Pular para o conteúdo principal

O Cobrador - Parte VIII



Já era noite quando os religiosos foram acolhidos à porta do hospital por Dr. João Jivago e pela enfermeira, Adelaide da Piedade, mais a equipe de enfermagem.
Imediatamente a chefe de enfermagem os conduziu ao quarto da enfermaria destinado aos “contaminados” pelo forasteiro.
Gementes e delirantes, nos corredores nada que diziam fazia algum sentido, mas quem perambulava por ali e ouvia os balbucios dos moribundos religiosos jurava ter ouvido coisas horripilantes.
Foram introduzidos no quarto que já estava lotado; ali dividiram espaço com cabo Antão e sua tropa, que já se encontravam internados, e além destes contaram com a companhia do também “enfermo”, delegado aposentado, Dr. Florisvaldo Bonaparte, cujo qual, na ocasião da entrada do “mendigo” na cidade, havia travado um breve contato com o forasteiro; tendo se aproximado e dito que seu município não era um bom lugar para vadiagem, ao que o “mendigo” teria permanecido calado e indiferente.
Logo após esta passagem curiosamente o delegado começou a apresentar fortes dores abdominais, ao que, a bem da verdade, já era habituado, pois tinha constipações intestinais que duravam às vezes uma semana, mas naquela ocasião a constipação veio acompanhada por febre, náuseas e uma flatulência de odor insuportável; algo semelhante ao cheiro exalado pelo forasteiro fétido.
E fora por este motivo que o ex-delegado fora internado. Logo estava melhor. Os médicos insistiram para que Dr. Bonaparte aceitasse a alta, mas o homem se recusava, argumentava que estava mais seguro no hospital, pois temia uma recaída, ao que achava que poderia ser fatal. Assim o homem ia ficando e se irritava grandemente se os médicos insinuavam ser mais que tempo para alta; estes, cautelosos, evitavam o embate.

Cabo Antão é que não estava nada bem. Catatônico, permanecia imóvel; não falava uma palavra, não emitia qualquer som que fosse; ardia em febre, mas sequer gemia.
Dr. Ernesto Guerra e Dr. João Jivago vinham muito atenciosos, se revezavam nas visitas e cuidados com os doentes. Examinavam a todos, tomavam notas, levavam informações a quem buscasse saber, evoluíam suas condutas; mas ao chegar ao cabo Antão faziam ares de lamentação, não dispunham de muitos recursos para aquele caso, então saiam silenciosos, cabisbaixos.
Porém, mesmo nestas ocasiões após visitarem o cabo Antão, antes de deixarem o quarto, a cada visita que realizavam eram obrigados a prestar um relatório completo, minucioso ao inquiridor delegado.
O homem, a despeito de sua avançada idade, pouca estatura, físico delgado, era realmente enérgico. Mesmo durante a enfermidade interrogava a cada pessoa que ali entrasse, fosse o doente colega de quarto, médico, funcionário ou visitante; para ele, todo civil lhe era seu subordinado. Além de interrogar não se acanhava, apesar da bata cedida pelo hospital, a qual expunha as nádegas de quem a trajava, em dar ordens; dizia que fazia aquele exercício para não perder o hábito, e que era a sua maneira de contribuir para manter a ordem do local.
Logo que os religiosos chegaram ao quarto o delegado saltou do leito e indicou as camas em que os homens de Deus deveriam ser colocados. Os auxiliares de enfermagem fizeram cara de desagrado, porém acabaram acatando mais aquela ordem.
Delegado Bonaparte frustrou-se grandemente ao ver que os religiosos não apresentavam condições de atender aos “interrogatórios”. Perguntou o que pôde aos auxiliares, porém estes já haviam sido orientados pelos médicos a não dar muita trela à autoridade, pois tinham muitas tarefas de primeira ordem para lhes tomar o tempo por demais escasso e o delegado inquiria demais. Sem dúvida que o delegado ficara desgostoso, e muito, ao não obter informações sobre o caso, tratava então de ocupar-se dos outros enfermos.

Por diversas vezes naquela noite o delegado dava ordens aos soldados para que verificassem qual era o estado de consciência dos religiosos, a fim de interrogá-los a cerca dos fatos ocorridos na praça. Dava ordens também aos mesmos para que mudassem a posição de cabo Antão no leito dizendo:
_Virem este soldado para o outro lado, uma vez que se encontra imóvel é eminente o risco de desenvolver as temidas feridas por compressão, as tais escaras, estes buracos onde se escondem as vis bactérias devoradoras de carnes.
Se acaso o soldado não apresentasse condições de desempenhar a ordem proferida a autoridade se irritava, puxava a campainha de chamado para a enfermagem e repetia a ordem à enfermeira que chegasse em um tom mais elevado; ao ver sua ordem ser executada regozijava-se grandemente de satisfação.
Aquela noite transcorreu quente, sombria e mórbida. Pela manhã, a notícia do agravamento do estado de saúde de ambos os religiosos fora mais um peso para a já combalida cidade.
Lado a lado, cada qual gemendo suas lamentações, confissões e delírios, ambos os homens de fé sucumbiam àquele terrível mal, que pouco a pouco ia ceifando um grande numero de vidas preciosas, deixando no ar o terror aderido ao odor e a fumaça.

Comentários

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c