Pular para o conteúdo principal

Cartas a Tás (34 de 60) Acidente com Felipe Massa.


A foto de Felipe Massa com o capacete avariado, o rosto sangrando e levemente desfigurado, e o olho direito expressando espanto, me causou grande mal estar.
Estou acostumado a vê-lo em seu ímpeto competitivo, com sua energia jovial, e de repente, por uma molinha saltitante na pista, a vida por um fio.
Lembra Tás, dos rachas na avenida Dr Soares de Oliveira? Lembra daquela ocasião em que você aceitou o desafio do Victor Vinícius Neto Sobrinho Junior, filho do prefeito?
Tudo apenas para impressionar a Luzia Picolezeira.
Você contava apenas 17 anos naquela feita, era o James Jim da Mogiana, em seu Maverick preto, causava terror aos moradores de nossa pacata cidade. A máquina possuía motor V8 envenenado, vidro fume, era o famoso Negão Bebum; como a cidade apelidara seu possante que lhes causava um paradoxo de medo e admiração.
Todos se benziam três vezes quando ouviam o ronco do motor, que precedia sua aparição. Parecia um anunciante do apocalipse, a verdadeira besta exalando fumo de seu escapamento.
Muito gumex no cabelo ruim, um jeans desbotado, cigarro de palha no canto da boca...
Lá estava Tás. Montado no Negão Bebum acelerava, acelerava, acelerava e, partia ao sinal de um disparo de 38; Tempos rebeldes aqueles!
Naquele racha você disse ao Vitor Vinícius Neto Sobrinho Junior, que lhe daria dez metros de lambuja (vantagem), ao que o jovem almofadinha recusou com ar de escárnio, pois o carro do papai dele era importado, e cheirava a novo, era o que havia de melhor na cidade, o único Dodge Super Bee da época.
Para você era o mesmo que um pangaré que ficaria comendo poeira após ser ultrapassado.
Aquela noite entraria para a história de nossa cidade como uma das mais sangrentas de todas.
Vocês na ânsia de vencer se esqueceram completamente que a avenida terminava num humilde casebre. Verdade que você não ultrapassou o Vitim sem dificuldades, e quando o fez, tomado pelo êxtase da vitória, esqueceu-se completamente de tirar o pé do acelerador, creio ter pisado ainda mais. O resultado foi uma tragédia. Ai de nós! Atropelou o menino que tomava banho naquele momento. Atropelou as outras quatro crianças da casa e os pais que jantavam uma sopa rala. Todos ficaram gravemente feridos, porém todos se salvaram graças à habilidade de nossos cirurgiões, que dizem ter usado até metal dos trilhos da companhia ferroviária para fazer os reparos ósseos. A população, enfurecida, quis lincha-lo, e só não o fez por que fora esperto e caiu na braquiária, aquele matinho famoso por estas bandas, antes que lhe avistassem.Literalmente vazou na braquiária, amigo.

Comentários

  1. Bom dia querido irmão, tudo bem? Suas cartas tem sido a diversão das minhas manhãs..Esse Tás..pena que era muito nova para lembrar dele montado no “Negão Bebum”...
    Bjos, saudades.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado linda! Espero continuar a alegrar as suas manhãs e as do nosso amigo Tás.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c