Pular para o conteúdo principal

VALENTINA, A ORQUÍDEA # 01

Uma orquídea é um ser capaz de gerar desavenças e, paradoxalmente, angariar simpatias e boas amizades? Não sei. Não estou aqui para dar respostas. Com sorte, serei capaz de gerar alguma interrogação, quem sabe? Às vezes penso que Valentina não é deste mundo. Somente uma criatura de outro mundo seria capaz de fender um inverno e fazer jorrar um fluxo intermitente hora primaveril hora de outono.
Por ocasião da data comemorativa do dia do amigo, recebi em um vaso muito singelo e bem arranjado um presente de amizade, é claro. O vaso de barro vinha trajando uma caixa de papelão xadrez quadriculada em branco e azul. Do vaso se erguia inclinando-se curvada e pejada por seis belas flores brancas a frágil e encantadora criatura. Risonha e formosa como um sonho colorido e maravilhoso, Valentina, a orquídea, não tinha como ser mais graciosa. Ela trazia um pouco acima da base de seu caule um laço de fita azul de cetim que combinava com imensurável perfeição com sua figura e personalidade. Da referida orquídea ignoro a espécie, a origem, os devidos cuidados, a expectativa de vida, os nomes científico e popular, ignoro tudo e mais algo que se possa ignorar para além do que se é possível ver com o simples olhar. Só não ignoro sua beleza e personalidade. Suas características mais fortes, misteriosas e marcantes, bem como são os maiores mistérios do universo.

Da ocasião em que fui nomeado tutor da flor posso assim narrar: a amiga estendeu-me a criatura um pouco antes de adentrarmos o salão no qual teríamos uma sessão de exercícios terapêuticos e disse que era um presente pelo dia do amigo. Tomei o vaso em minhas mãos, agradeci, recebi em partes as orientações de cuidados, informações que não absorvi por completo. Pois logo que tomei a flor e agradeci, fui furtado em minha atenção por uma leva de braços em abraços desferidos pelos demais participantes do grupo. Todos aproveitaram o ensejo da flor para ofertar um enlace e saudar à amizade. Foi aí que Valentina causou, pela primeira vez diante de meus olhos, comoção pública. Valentina foi parar em cima da grande mesa branca e vazia do auditório. E ficou ali quieta assistindo a nossa sessão enquanto me aguardava. Ao término do trabalho, a amiga que havia me presenteado com a flor aproximou-se e disse baixinho: “Apenas um detalhe: ela fala” e foi assim que eu conheci Valentina, a orquídea. 

Comentários

  1. OI, Jeferson! Só hoje vi seu comentário lá no blog. Obrigada pela visita. Vim só dar oi hoje porque estou com pressa, mas voltarei sim para apreciar e comentar. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é uma graça. Parabéns à Valentina inspiradora! :)

    ResponderExcluir
  3. Agora resta estar atento à sua "sabedoria".
    Mais um lindo texto (como sempre).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondade sua, Rosa. Obrigado pelo carinho de sempre. Beijo!

      Excluir
  4. Texto doce e suave, cheio de ternura como sua flor. Como é bom ter amigos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Jeferson, uma orquídea fala sim... e fala com classe e beleza, transmitindo recados puros de sentimentos.
    Algumas até ganham um nome elegante e forte, assim como "Valentina".

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você é quem complementa minha postagem. Não confesso, mas sempre aguardo seu doce comentário [sorrio]. Obrigado, JAN! Sua generosidade é um carinho a quem escreve. Beijo!

      Excluir
  6. Ela fala?! Como a Rosa do Pequeno Príncipe? *-*
    Curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilly, na verdade eu não sei. Ela ainda não disse nada... [sorrio]

      Excluir
  7. É incrível o dom da escrita que te faz tornar o mais simples objeto algo mágico. Que lindo personagem! Eternizou a florzinha-do-bem que, mesmo morrendo, deixou um legado. Quem diria?
    Incrível!
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Malu! Obrigado pelo carinho e generosidade do comentário. Um abraço!

      Excluir
  8. Vamos esperar que ela diga algo, então ^^

    Amei o texto, muito divertido. Eu gostaria de ganhar um flor. Seja qual fosse. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c