Pular para o conteúdo principal

PERUCA DE COBALTO

Descia pela rua adjacente. ‘Treze concursos públicos e nenhuma sorte’, pensava enquanto caminhava. Atravessou a rua a passo largo com sua peruca de cobalto, salto alto, mascando fumo, pisando forte, das atenções sendo alvo, desdenhando dos olhares com ares de deboche. Ganhou a avenida principal da pequena cidade esquecida no tempo, guardada no passado, de hábitos e costumes ultrapassados. Contou sete pessoas dentro de uma kombi amarela parada no cruzamento e que, de repente, começou a soltar fumaça pelas janelas e pelo escapamento. Estaria o motor fundindo ou estaria fundido o motor? A kombi não se movia, apenas tremulava.

Nas mesas dos bares, pessoas teciam conversas intermináveis entre um gole e outro de bebidas inesgotáveis. Senhores idosos acompanhados de moçoilas casadoiras riam da própria sorte que o dinheiro comprou entre talagadas de Martini e baforadas de fumaça feito dragões de komodo com suas línguas venenosas. Alguém toca um rock em alguma porta distante. É Pink Floyd.

O imperioso cheiro de bacon sendo frito se espalhava e domina aquele cruzamento daquela avenida. Ali, tudo é bacon frito, kombi fundida e velhos fumantes e moças demasiadamente perfumadas em fragrâncias acres e açucaradas. Outros casais em outras mesas e outras turmas em outras mesas. A pizzaria da esquina não é páreo para o carrinho de lanches e sua chapa aflita que tanto frita as proteínas como evapora a gota do suor do chapeiro que ali mofinha.

Passou e foi embora com seu gingado quadrado e pensando no azar de treze concursos públicos e nenhum sucesso. Seguiu pela outra calçada a passo lento com sua peruca de cobalto, salto, mascando chicletes, pisando manso, das atenções saindo fora, desdenhando dos que ficaram para trás.

Não viu o que todos que saíram às portas dos bares e outros estabelecimentos noturnos viram estupefatos. A kombi em chamas e os rapazes adormecidos, talvez, a ela atados de maneira irremediável. Mais uma queima de arquivos, quem sabe, mais uma peruca de cobalto de destino ignorado que vai pelas ruas mal iluminadas. 

Obs. Arte visual de Davi Santarosa. 

Comentários

  1. Gostei do fim que o dono da peruca de cobalto viu. O que todo mundo viu estará nos jornais.

    Bela crônica. Um abraço respeitoso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeferson, obrigada pela visita em meu blog, espero que volte mais vezes =D
    Adorei seus textos, já tinha lido dias atrás do Meninos Sem Rosto, mas por falta de tempo, acabei não comentando...
    Gostei muito do seu jeito de escrever, são textos detalhados, mas que fazem o leitor parar para refletir e tentar entender, pelo menos eu consegui imaginar direitinho as cenas, muito legal mesmo.
    Partindo para outro assunto, vc é de Ituverava? Tenho alguns parentes meus aí, será que vc os conhece? meus tios Maria José e Dorival, já foram diretores de escola, e minha tia e meus primos Fenerich que são donos da fábrica Nutrilar, comércio de alho.

    Bom enfim, parabéns pelo blog, sempre que possível retornarei aqui
    abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho da atenção e pelo generoso comentário, Andréa! E quanto aos seus tios, não apenas os conheço como também os admiro muito. Fui vizinho deles dos meus nove aos dezesseis anos de idade, ali ao lado da cadeia [sorrio]. Fui colega de infância do Luciano e aluno particular da Lú, acredita? Prazer te conhecer. Espero que andemos juntos aqui por muito tempo, Andréa. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Ah que legal Jeferson =D, até hoje eles moram lá, já faz uns meses que não vou aí na sua cidade, mas quando encontrar com meu tio vou falar que te conheci nesse cibermundo, rss
      Abraços e até mais!!!

      Excluir
  3. Seus textos sempre comovem pela poesia melancólica que embute em cada linha. A solidão das pessoas..... essa vida simultânea porém separada que levamos. Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Que lindo isso de "essa vida simultânea e separada"! Obrigado pelo carinho, Walkyria!

    ResponderExcluir
  5. Gosto das sequências em detalhes descritivos dos teus textos...

    continue sempre...te ler é saborear situações,
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Jeferson, muito legal a viagem que fiz nos caminhos traçados por vc. Instigaste! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. oiii Jefh, vc escreve muito bem! voltarei sempre...Adoro ler romance espero q vc publique algum, VOU SEMPRE DAR UMA PASSADINHA POR AQUI...Abraço,querido!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito Jefh, parabens pelo blog e pelos contos, com certeza voltarei logo tenha algo novo, sou uma leitora compulsiva, sucesso meu amigo, Deus o abençoe sempre. Me visite, esteja a vontade, mi kasa su kasa.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns cunhado, assim como você em sua profissão de oficio, o blog esta excelente, estarei sempre por aqui, showw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu cunhado! Bondade sua. Fico muito feliz com sua presença em meu blog. Sigamos em nossas jornadas. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c