Pular para o conteúdo principal

BRB - NECRÓTICO

O quê dizer? Como explicar o terrível fato ocorrido durante o período de não mais que quinze minutos de sua ausência? E de quem era a culpa afinal, se todos os dias Bob/Rock/Blues tomava o seu banho de sol das nove na cadeira de descanso da garagem que também é alpendre? E o fiel cão Kuduro sempre ficou ali ao pé do decrépito dono. Latia para todo e qualquer que por ventura se aproximasse do portão usando a calçada ou até mesmo a rua à frente da casa. Se o individuo parasse então, aí sim o cão desatava a ladrar numa histeria demasiada até mesmo para um bicho primitivo como aquele.

Macarrão, azeitonas pretas, manjericão, tomates maduros e o iogurte natural, e mais as laranjas que haviam acabado. Quanto tempo se leva para apanhar essa meia dúzia de itens em um supermercado aonde se vai ao menos duas vezes toda semana, mês após mês, por mais de três anos? E o supermercado ficava a apenas duas quadras e meia da casa do patrão. Cinco minutinhos para ir e, à passo apertado, instintivamente preocupada com o velho que ficara sozinho, olho no relógio, duas sacolinhas leves, uma em cada mão, em menos de outros cinco minutos já estaria de volta. No estabelecimento, não teria gastado mais do que cinco minutos. Terça pela manhã então, naquele horário, um pouco antes das nove, nunca havia ninguém, além dos funcionários, no supermercado. Jogo rápido.

‘Meu Deus do Céu!, não fiquei nem cinco minutos no mercado. [...] Como é que foi acontecer uma coisa dessas? [...] Que horror! Um horror!’ [...] ‘E como é que eu vou explicar pro doutor Olavo um negócio desses? É capaz do homem enfartar. Enfarta o filho e enfarta o pai. Os dois. Um em seguida do outro.’ [...] ‘Meu Deus! Logo agora que eu fiz aquela prestação da máquina de lavar ainda devendo cinco parcelas da televisão de plasma.’ [...] ‘Eu não vou só perder o emprego não, eu vou é pra cadeia, isso sim. Meu Deus do Céu, o que foi que eu fiz pra merecer um destino desses, Senhor? Misericórdia! Misericórdia, Pai!’ Conjeturava Dorotéia com as sacolinhas das compras nas mãos arrebatada e abatida pela perplexidade diante do iracundo patrão que vociferava contra o cão Kuduro que o teria acordado fuçando no curativo do seu pé.

Kuduro, ao ver Dorotéia diante de seu dono e receber pra si em sua direção o terror nos olhos da cuidadora, catou o que roia e correu para o quintal através da porta da garagem. ‘Tanto trabalho pra curar o dedo do homem... Cachorro miserável. ’ Pensou Dorotéia ao ver o animal fugir lépido e com ares de traquinagem quintal adentro. Havia seis meses que Bob/Rock sofria com uma necrose avascular no grande artelho do pé direito, o hálux. Estava preto e com forte odor o dedão do pobre. Necrótico, diziam os médicos. Tudo começou com uma unha encravada, uma que achou jeito de complicar mesmo sem o homem botar outro calçado que não as confortáveis sandálias de tiras de couro marrom. Seis meses de tratamento, e o dedão do velho só piorava. Talvez pelo diabetes, que nunca havia meio de controlar e permanecer controlado. O fato é que o homem não tinha suprimento sanguíneo para o dedo e nem sensibilidade no mesmo. Um caso bastante complicado.

Dorotéia conteve o choro. Ainda segurava as sacolinhas com a garganta nodosa, com os olhos marejados, peito sufocado, coração comprimido e angustiado. E disse com voz terna ao patrão: ‘Mas o senhor não viu quando o cachorro começou a fuçar o seu pé, seu Bob/Rock?’ ‘Eu já não disse, criatura, que o bicho me acordou? Quando vi, ele já tinha bagunçado tudo a faixa e arrancado o chumaço de gaze que você botou no meu pé. Você não deve ter colocado isso direito. Vai ter que fazer outro curativo. Não consigo ver daqui se ele desfez tudo, mas o que ficou ele babou. Vai ter que fazer outro sim. E vê se não fica aí parada feito besta, sua múmia. Ande logo com essas sacolas e curativo que eu quero tomar meu sol lá na calçada. E vai ver o cachorro que ele tá com um troço esquisito na boca. Deve tá aprontando alguma.’

Comentários

  1. Oh Jeferson, não consgeui não rir ao ler o texto..rs. Gostei.

    Estarei sempre por aqui, visitando-o.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefh!
    De repente minha "vidinha" ficou tão light!;-)

    Abração e bom domingo!
    Jan

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeph,

    Tudo bem? Obrigada pela visita no Navegando no Cotidiano.

    O seu texto, além de revelar o caráter intimista da vida como ela é, me permitiu revelações sobre o mundo do lado de quem controla ou pelo menos pensa.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeferson!
    Obrigada pelo comentário no blog!
    Olha..primeira vez que entro em seu blog e o adorei..já o estou seguindo (se puder me segue, também). Gostei muito da sua escrita, acho que poderíamos trocar idéias.
    Como você disse, Mãos de Teosura foi um ícone da década de 80, e ilustrou muito bem aquele "boom' da cena gótica na época, tanto que o personagem é fisicamente baseado no Robert Smith, vocalista do The Cure.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. hahaha, gostei da história e me fez rir um pouco com os nomes, parabéns, virei visitar mais vezes ^^

    girlfatemusic.blogspot....

    ResponderExcluir
  6. OI Jeferson, tudo bem , é um prazer tê-lo em meu blog, e assim conheci o seu, boas estórias e escrita recheada de boas palavras.
    Eu estou começando agora, resolvi escrever coisas e ensinos a respeito desse Deus maravilhoso que ainda anda fazendo maravilhas na vida de muitas pessoas inclusive na minha! forte abraço. se sempre que puder apareça para ler alguma novidade!

    Bruno Bittencourt

    ResponderExcluir
  7. Poucos textos me prendem até o final como o seu.
    Gostei bstante

    http://lary-di-lua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jeferson, gostei o seu blog e do texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu texto, Necrótico, um estilo intimista. Gostei muito. Agradeço por ter visitado meu blog e peço que vá mais vezes lá. Escrevi uma série de crônicas sobre acontecimentos que mexeram comigo e foi uma maneira de exorcizar os demônios interiores:psicologamarina.blogspot.com.br. Abraços,
    Marina

    ResponderExcluir
  10. Como dizemos em Portugal: foi de partir o coco a rir!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Olá Jeferson!
    Muito obrigada pelo elogio! Vejo que o que abordo ao blog é algo que a maioria das pessoas ainda não conhece muito..mas com o blog, consegui apresentar o universo cosplay para muita gente, e essa gente passou a admirar tal coisa.
    E eu acho que podemos trocar muitas idéias! Eu gosto de coisas antigas e meus gostos também são meio restritos...a maior prova disso são as bandas que eu ouço. Acho quep oderemos trocar diversas idéias..me parece uque você gosta de arte clássica. Já estou te seguindo no twitter! o/
    Tentando vender seu blog á um editor? Nunca ouvi falar isso..como funciona?
    abs!

    ResponderExcluir
  12. Kuduro foi ótimoooo! kkkk
    Parabéns pela criatividade!
    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Jeferson!...
    Verdade, requer muita sabedoria para ficar entre os sobreviventes.
    Obrigada. Fique a vontade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Farei outras visitas por aqui...Adorei o blog, é tudo de bom

    ResponderExcluir
  15. Vim retribuir a visita !
    E me deparei com essa historia , um pouco parecida com a que minha familia e eu estamos vivendo,virei varias vezes pois amo ler ,e vc é muito talentoso no que faz ,parabens ,ja sou sua seguidora ,abraços.

    ResponderExcluir
  16. Bem criativo! Curti! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  17. Retribuindo a visita e após ler seu texto me ocorreu o fundo musical e constatação de que cada uma leva sua vida como der ou puder ou quiser :)

    ResponderExcluir
  18. adorei,e tiro a seguinte conclusão nem tudo é ...
    nem tudo acontece ... do jeito que pensamos ou queremos.
    adorei sua visita, adorei sua literarias adorei seu jeito enovador de escrever ...vou estacionar aqui e lhe convido a fazer o mesmo , no meu blog,será uma grande honra.sinto que meu blog esta atraindo grandes personalidades,dia desses recebi a visita de um dj que fez autos elogios ao blog ,agora um grande escritor. obrigada,felicidades e que DEUS abençoe seus pensamentos pois precisamos de pessoas sábias e com propostas reais para pensarmos no melhor a fazer ao outro.
    volte quando desejar,nem que seja para me informar de novos contos.
    beijocas,fique bem.

    ResponderExcluir
  19. retribuindo a visita e olha, teu texto é muito maneiro, compartilhei no Google Plus (https://plus.google.com/103686347614075932303/posts)
    procurei pelo teu nome lá mas não te achei :(
    abraços!

    ResponderExcluir
  20. muito bom o blog, seguindo!
    beijo ;*

    http://lorena-flor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Seu texto é muito bom! Bem escrito, prende-nos a atenção e recheado de verdades vividas em algum momento de nossas vidas!
    Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá! gostei muito do texto, ótimo, parabéns!
    Estou curiosa para saber que troço esquisito há na boca de Kuduro kkkkk
    Gostei muito do seu blog! visitarei sempre! grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oi Jefh...
    Segundo Cristina Cairo, no livro "linguagem do corpo", unha encravada "simboliza tensão e excesso de preocupações com a própria individualidade e uma grande necessidade de segurança dentro do ambiente de atuação familiar"...
    Isso quer dizer que além de ser um bom escritor (eu consegui imaginar a cena e ficar com vários "urgs" rsrs), vc me rendeu algumas reflexões sobre como a "pré - ocupação" pode gerar um tanto de podridão e insensibilidade... Veio a calhar e acho até que vai render um texto no meu blog... hehe.
    Voltarei!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Há tempo nao passava aqui.....
    é sempre muito, muito bom te lerr!
    um beijo, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  25. Oi Jeferson!
    Você escreve muito bem.
    Parabéns viu? Ótimo texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Parabéns ao blog gostei muito já estou te seguindo me segue também,,,adorei o post,,,você tem um bom vocábulário escreve bem continue assim ...boa semana!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Jeferson, Mais uma vez, AGRADEÇO sua visita ao Blog desta caminhante da Terra..Você realmente sente,muito antes de pensar em escrever.Seu texto carrega infinidades de mensagens,de visões,de sentimentos..A "NATUREZA DO SER",está ali impressa.A NATUREZA NECRÓTICA, a NATUREZA DO SER ANIMAL HUMANO E DO HUMANO "ANIMAL"..O olhar através da Alma,que creio, fica por detrás do que se supõem "VER"..E, claro, a Dorotéia ,como Mulher, Mãe, e profissional neste Mundo de "TANTOS" Necróticos, e outros tantos "NÚCLEOS PSICÓTICOS" que o SER Humano, carrega 'ocultamente", ou explicitamente..Muito BOM seu texto!Sou uma eterna Aprendiz, de fato!Recém começo a expandir textos no blog.Escrevia também no Recanto das letras...'ENSAIOS'.Aguyjevete(agradecimento em Guarani)

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela visita ao meu blog, já estou a seguir aqui.
    Adorei o texto e o blog.
    pequenomuffin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. NOOOSSSAAA, EU AMEI ISSO AQUI, A MANEIRA COMO ESCREVE, E ME DEIXOU BEM PRESA NAS PALAVRAS, QUERIA SABER LOGO O DESFECHO, ADOREI.

    OBRIGADA PELO SEU CARINHO EM MEU BLOG E SE QUISER TE CONVIDO A PARTICIPAR DOS MEU OUTRO BLOG, O PHOTOSHOP E ARTE, ONDE MOSTRO ALGUMAS LOUCURAS DOS MEUS PENSAMENTOS COMO DESIGN GRAFICO.

    OBRIGADA, ABRAÇOS

    PATTY!

    ResponderExcluir
  30. ótimo texto..consegui vivenciar a angustia de ambos os personagens,o q é super legal! Obrigado pela visita

    Abraço

    ResponderExcluir
  31. Hahahahah adorei sentir o "desespero" na escrita!
    Gostei muito do seu blog e da sua camisa na foto do perfil ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Eu achei o máximo seu texto! Parabéns.
    Já estou seguindo seu blog!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Olá muito obrigada pela visita em meu blog!
    Parabens achei esse texto muito criativo e original...
    Volte mais vezes a me visitar.
    http://hmeducacaoinfantil.blogspot.com.br/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Olá Jefferson!
    Legal, vc ter retornado ao meu blog =)
    Opa? Eu não te add no twitter? Que estranho..bom me add no twitter então, @tsubs.
    Sobre Nárnia..ebom, esse é um verdadeiro clássico infanto juvenil que encanta adultos.
    Essa idéia de venda do blog é interessante, nunca havia ouvido falar disso. Ainda mais um blog como material impresso. Deveras interessante. Porém, penso que para isso seria necessário que o blog tratasse de um tema específico ou poderia ser variado?
    Hoje em dia, ao mesmo tempo que parece fácil podermos desenvolver um livro e lançá-lo ao mesmo tempo é extremamente difícil....
    bjs!

    ResponderExcluir
  35. Olá Jefferson!

    Fazia um tempinho que não te via... ou melhor, que não te lia!!!
    Muito obrigada pela visita em meu blog!
    Parabens, achei seu texto muito legal... aliás, acho que vc deveria publica-los. Vc escreve muito bem!!
    Volte mais vezes a me visitar.
    http://divagandoalto.blogspot.com.br
    Um abraço

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    amei o texto, muito bom, lembra aqueles bons textos que líamos nos livros didáticos de não tão antigamente assim.

    ResponderExcluir
  37. Jefh!!
    saudades daqui..
    que delícia te ler..
    claro que eu deduzi que o Kuduro estava comendo o dedão do velho..
    mas como tudo é possível na blogosfera, quem sabe vc continua este conto e coloca um desfecho inesperado hã?

    bjs.Sol

    passa lá..

    ResponderExcluir
  38. Se não for muito incômodo, muito me agradaria uma visita e um comentário lá no meu blog... Grato desde já!

    https://textosemaistextos.wordpress.com/2012/09/13/reviver

    ResponderExcluir
  39. Jeferson,
    Obrigada pela visita no nosso blog...
    http://garfadasblog.blogspot.com.br

    Sucesso para nossos blogs.
    Abraços
    Aline

    ResponderExcluir
  40. Jeff, querido!...que lindo está seu blog. Clean, chic. E como você criou um estilo com leveza, bom humor, mesmo quando o assunto é árido....enfim,você é prova cabal de como se apura a escrita quanto mais se escreve.Tornou-se um cronista contemporâneo que nada deve aos medalhões.
    Já votei em vc para o Top blog e estarei na primeira fila para que você novamente ocupe o podium.
    Beijo...e obrigado por estar no meu Dessossego.

    ResponderExcluir
  41. Olá Jeferson agradeço sua visita no blog d'As Cumades do RAP e te convido a conhecer mais sobre elas no facebook: http://www.facebook.com/ascumadesdorap e conhecer um pouco mais sobre o trabalho das meninas e nossas atividades. Estarei sempre por aqui visitando seu blog e participando do mesmo. Também tenho um outro blog o No Underground que Habito que também está super convidado a visitá-lo: noundergroundquehabito.blogspot.com.br
    Lhe ter por lá visitando e comentando será maravilhoso. Abraços!

    @jessica_alves_

    ResponderExcluir
  42. olá!!!!
    Obg. pela visitinha no meu blog, vi retribuir!!!!
    Meninoooooo q texto é esse? Trabalho numa agência de publicidade, vc é publicitário?kkkkkkkkkkkkkk
    Kuduro foi ótimo!!!!
    Blz.

    ResponderExcluir
  43. adooooorei seu texto!
    e muito obrigada por visitar o www.japaobrasilnoticias.com
    Grande beijo, sucesso! :*

    ResponderExcluir
  44. Olá, Jefh!
    Vim lhe retribuir a visita e me deparei com este texto maravilhoso que me fez relê-lo de tanto que me agradou. Parabéns pelo blog e pelo texto! Voltarei para um tour blog adentro. Abraço!betoacioli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. olá Jeefh!!! Li a Dorotéia e amei!!!! è realmente muito divertido!!!! Parabéns!!!!
    Um abraço!
    Profª Ana Lucia
    meu blog- http://escolaealunos.blogspot.com
    meu emai- analucyaprof@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Blog de cara nova!!! Adorei!!Como sempre me surpreende com seus belos textos. Andei mneio sumida porque depois da noticia da gravidez passei por um deserto terrível, mas já estou de volta para apreciar o blog dos amigos. Abraços e passe no meu cantinho para se informar do meu anjinho qque esta sendo gerado. sem mais

    ResponderExcluir
  47. Olá Jefferson, li 3 dos seus textos e achei ótimos, vc é um artista das letras, porque não dizer das ideias! e vamos seguindo com as artes nesta vida!!!!!voltarei outras vezes para ler mais.
    Parabéns!
    Edna (do blog de arte postal)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c