Pular para o conteúdo principal

Que Vença O Brasil!

Eis mais uma Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo. O clima está no ar. Como todos bem sabem, em nenhuma outra época o povo brasileiro é tão patriota quanto em época de Copa.
A televisão conclama a todos para que torçam, as pessoas vestem as cores da bandeira, todos se referem à seleção brasileira de futebol como ‘O Brasil’. ‘O Brasil’ vai jogar contra... ‘O Brasil’ está se preparando para enfrentar... ‘O Brasil’ terá dificuldades em... ‘O Brasil’ está forte no... ‘O Brasil’ está fraco no...
E eu, que sou apaixonado por futebol, pergunto: onde estava este Brasil tão bonito, colorido em verde e amarelo, apaixonado pelas cores da bandeira, patriota ao extremo? Onde?
Vamos torcer sim, mas vamos torcer sempre. Torçamos pelo Brasil nosso de cada dia. Pelo Brasil que joga futebol, constrói casas, pontes e cidades, opera máquinas, cria teses de mestrado e doutorado, escreve poesia, vende pipoca, planta, extrai, importa e exporta, varre o chão, faz cálculos, é aposentado, desdentado, faminto, pinguço, barrigudo, infrator, religioso, sem teto, desabrigado, vitimado, honesto, corrompido, bonito, rico, pobre, miserável, criança, idoso, feliz, triste, doente, saudável, verde, amarelo, azul e branco, preto, pardo, pálido...

Torçamos durante toda a Copa da África, local onde temos primórdios de nossa história, gênese de grande parte de nossa identidade, mas ao terminar a festa, seja em alegria ou lágrimas, seja cedo ou tarde, que as cores verde e amarela não fiquem por mais quatro anos guardadas, mas antes sigamos torcendo pelo Brasil nosso de cada dia. Pelo Brasil que joga futebol, constrói casas, pontes, cidades...

E que seja essa uma linda e inesquecível Copa de Futebol!

Obs. Quero aproveitar para pedir a sua contribuição em forma de comentário e, se achar que mereço o seu apoio, vote em meu blog para o Prêmio Top Blog 2010. Mas se você também estiver concorrendo na mesma categoria que eu (variedades), queira me desculpar.

Comentários

  1. E que vença o Brasil !!!!!
    Tem Selo pera vc na Gueixa

    ResponderExcluir
  2. Que vença o Brasil!
    Bela postagem...
    Bjs
    Mila Lopes

    ResponderExcluir
  3. Oi Jefh,

    mais uma vez vc arrasou com sua lucidez emblemática, sim, isso mesmo,
    porque todos que lerem hão de concordar que esta é a pura verdade. É a expressão maior do que vai dentro da maioria de nós.

    Eu já fui mais apaixonada por futebol do que sou hoje, quando o futebol ainda guardava resquícios do futebol arte, onde jogar pela camisa do clube ou defender o verde amarelo da seleção era mais uma questão de honra que financeira, mas esses tempos vão longe, não é mesmo?
    Mas, na hora do jogo esquecemos todas as conspirações e teorias a respeito do futebol e torcemos, e muito, porque isso parece que está no nosso DNA, é uma energia fortíssima que amarra quase uma nação inteira numa só emoção, é uma coisa de doido mesmo.
    Mas o outro lado da moeda é a realidade dura e crua que vc tão bem colocou.. se entendéssemos o quanto faríamos pelo nosso país se continuássemos unidos assim para combater os corruptos que solapam a dignidade desse país, só para dar um exemplo, porque são tantas as necessidades,
    mas continuemos, não percamos as esperanças de vermos dias melhores chegando para a nossa nação.

    Seu texto remete-nos a uma reflexão importantíssima e muito atual,

    Abraço fra-terno e fique com Deus, meu amigo!

    Ester.~

    ResponderExcluir
  4. Jefh, non son forofa de ninguén, pois é un deporte que vexo pero no me satisface tanto coma o baloncesto, aínda que pido que gañe o mellor e deséxolles a mellor das sortes a cada un deles.

    O meu apoio, o meu voto o teu blog para o Prêmio Top Blog 2010.

    Un placer leerte amigo.

    Unha aperta.

    ResponderExcluir
  5. Com a "disponibilidade" forçada, Bronson deve estar na África do Sul soprando a vuvuzela. Peço-lhe por isso a si: não há aí um cantinho para os verde-rubros?
    (Somos irmãos em tudo, não é?)

    Abraço
    João

    ResponderExcluir
  6. Torçamos para que o Brasil traga o Hexa e que nós povo brasileiro tenhamos orgulho de nossa Bandeira não apenas pela taça, mas pela riqueza que esse país tem, pelo povo solidário,trabalhador...por ser uma país abençoado por Deus.
    Parabéns por expor tão bem uma realidade que muitos preferem não ver,escondem em um baú velho,assim como escondem tudo que está fora de moda...que não seja preciso esperar por mais 4anos,que essa união,essa corrente pra frente e o grito de gol esteja sempre presente em nossas mentes e corações.
    Vamos lá meninos...o Hexa é nosso!!!
    Força e Raça Brasil...sempre!!!
    Um abraço...
    Eloá Marques

    ResponderExcluir
  7. bom texto, e é isso que é preciso. Torcer pelo nosso país e dar força à nossa nação, SEMPRE.

    eu cá estarei a torcer pela minha, Portugal, mas com um desejo que Brasil também progrida :D

    (e sei que irá longe, claro)

    Abraço.

    está votado.
    estejam à vontade para visitar o meu humilde blog ^^

    ResponderExcluir
  8. pensamento positivo nessa copa... vamus ke vamus...a taça do mundo e nossa... boa semana... bjoks

    ResponderExcluir
  9. Vamos torcer para o nosso belissímo pais: Brasil

    Vc merece sim amigo, tou indo votar lá.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post !!
    temos que aprender um pouco mais com os jovens, assim como vc, a torcer sempre pelo Brasil !!
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo e sempre concordei com o foi dito em seu texto.
    Sou brasileira fanática e apaixonada pelo país.
    O brasil em minha opinião é o melhor país do mundo. Pelas belezas naturais, clima, comida, dança, tradições, esporte e pelo povo brasileiro q sem duvida é o melhor de todos.
    Fico triste quando o Brasil só é visto lá fora como um país de problemas socio economico. E os brasileiros abaixam a cabeça para tal acusaçã e só se dão conta do orgulho brasileiro em tempo de Copa.
    Belo texto, ótima postagem, mandou bem!

    Todo meu apoio e voto em seu blog para o Prêmio Top Blog 2010.

    BjoooO

    ResponderExcluir
  12. Ah... meu camarada... eu sou intensamente brasileiro 100% do meu tempo, dia a dia, momento a momento!

    Tenho orgulho até de pagar impostos!

    hauhauahua

    mas é verdade!

    :P

    ResponderExcluir
  13. Bá,tchê!
    essa copa é do brasil..
    dalhe.. dalhe Dunga lo/

    ResponderExcluir
  14. En España pasa igual, no se habla de otra cosa que del Mundial de Sudáfrica y de repente todos se sienten españoles. Ojalá que cuando esto pase, ganemos o no, la bandera siga siento de todos.
    Suerte y que gane el mejor.

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente com vocÊ. Adoro futebol, mas acho triste ver o país assim tão verde amarelo, apenas em época de Copa. Tem fé que um dia ainda teremos uma mudança nesse quadro!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oiii, tudo bem?
    é sempre um prazer comentar por aqui.
    desculpe-me a ausência.
    é que sou estudante e estou em final de curso, etc.
    Meu nome é Daniela :)

    Adorei o seu texto,mesmo.
    e gostaria de publicá-lo em outro blog que tenho,com seus devidos créditos.
    Adorei e acredito que temos força para continuar e não manter camuflado essa união! Está na hora de fazermos a diferença! \o/

    Quanto a seu comentário...
    Tem razão. Todos gostariam de poder, pelo menos por um breve momento, ler o pensamento de outra pessoa :)

    Obrigada por sua atenção.
    Daniela ;*

    ResponderExcluir
  17. Desculpe Jef. No Top Blogue que ganhe o seu, mas na Futebol que ganhe Portugal, que também constróu casas, cidades, pontes até ao lado de lá do mar. Acima de tudo, que ganhe quem mais merecer. Abraço.
    FA

    ResponderExcluir
  18. Aplausos!!! Sim, eu sempre penso que sim: que tudo isso não esperasse sempre quatro anos para aparecer, que o verde-amarelo pulsasse sempre em nossos corações.
    Lúcido, sem deixar de ser BRASILEIRO! Parabéns.
    Abraços,
    Tânia

    ResponderExcluir
  19. Gueixa, agradeço por seu carinho e atenção, porém, devido a minha falta de habilidade para ações de internet, me vejo impossibilitado de resgatar o selo nesta ocasião. Mesmo assim lhe sou grato. Abraço!

    Mila, que vença! Abraço!

    Ester, que os tempos sejam outros. Sim, creio também que seja mesmo, para nós brasileiros, genético o futebol, e o clima de uma copa é arrebatador, porém não deixemos o gigante orgulho adormecido em berço esplêndido, pois já nem cabe mais. (sorrio). Muito obrigado por seu delicioso comentário. Abraço!

    El Ave, que coisa linda que é ver a diversidade de gostos pelo esporte. Muito obrigado por seu carinho e atenção. Abraço!

    João, muito bom, meu caro! (rindo muito). Tremenda figura esse Bronson. E eu que pensava estar ele curtindo uma fossa em um hotelzinho barato. João, meu avô era português. Imigrou aos 17 anos para o Brasil. Somos sim irmãos. Quando não torço pelo Brasil são as cores verde e rubra que me incendeiam a alma. Boa sorte à Portugal, João. E que sejamos os dois classificados do grupo. Abraço!

    Eloá, força e raça para o nosso Brasil sempre, sempre... E que sejamos hexa. Abraço!

    The RP, agradeço em nome de todo o povo brasileiro por seu carinho e atenção. Abraço!

    Camila, pensemos positivo sim. Vamos que vamos! Abraço!

    Pelos Caminhos, beijo e obrigado por seu carinho. Abraço!

    Solange, temos sim que aprender e torcer, torcer muito todos os dias, pois a vitória é ‘nossa’ quando nos unimos. Abraço!

    Jéssy, você disse que eu mandei bem, mas você mandou melhor ainda. É isso, é tempo de mostrar o nosso amor incondicional por essa magnífica nação. Abraço!

    Taw, orgulho de pagar impostos é puro fanatismo. (sorrio). Grande abraço, e muito obrigado pelo espírito compartilhado. Ótimo.

    Padero, troçamos. Abraço e obrigado!

    Mercedes, que ganhe o melhor. E obrigado por compartilhar uma realidade que também é da belíssima Espanha, que por sinal está cotada como poucas ao título. Sorte e belos jogos, é o que lhe desejo. Abraço e muito obrigado!

    Lara, obrigado. (sorrio). Abraço!

    Marina, eu sonho em ver uma bandeira nacional hasteada pacifica e espontaneamente em cada quintal de nosso país durante todo o ano. Abraço!

    Daniela, obrigado pela homenagem, pois me sinto homenageado quando alguém publica um texto meu e me credita. Obrigado por sua atenção e vamos que vamos com a seleção agora e com o Brasil sempre. Abraço!

    Alexandre, obrigado por sua generosidade. Abraço!

    Fernando, como eu costumo lembrar, sou neto de português, e sinto-me extremamente afeito a seleção e a nação portuguesa. Quando eu não estiver torcendo pelo meu Brasil, estarei torcendo por nosso Portugal. Abraço!

    Tânia, muito obrigado por compartilhar o seu sentimento aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Cheguei e coloquei meus comentários em dia.
    Vc ñ tem por hábito postar com tanta pressa,o tempo q vc dá é suficiente para ñ sair fora do ar,mas vejo q a copa o entusiasmou e acabei por me atrasar rs.
    Amei estar aqui,voltei no passado q nem encerrou direito rs.
    beijokas

    ResponderExcluir
  21. oooi vi seu comentario em um outro blog dizendo sobre o seu rs, me interessei e vim da uma olhada , muuito boom mesmo ,esta tudo muito lindo.
    beijos . T.

    ResponderExcluir
  22. Pérola, (sorrio), sim, o futebol me motivou bastante. Mas mais que o futebol foi um evento literário ao qual fui. Ali é que senti necessidade de postar com maior frequência. Abraço e obrigado, linda!

    Tays, obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c