Pular para o conteúdo principal

Cartas a Tás (58 de 60) "O Inicio"

Ituverava, 20 de outubro de 2009.
Sei que deve ter lhe causado estranheza saber que um conterrâneo, um Jefhcardoso, lhe renderia uma homenagem em 60 capítulos. Não pense que me escapa esta dosagem de esquisitice que há em uma obra tão inusitada. Até mesmo aqui em casa encontrei uma resistência inicial ao meu projeto. Déia que viu minha escrita pública nascer dizia: isso não é o seu estilo, ta “humorístico” demais. Tive que explicar por mais de dezena de vezes o propósito nobre de meu projeto.

Deve ter lhe causado espanto ainda maior o fato de ignorar eu ser um escritor em potencial. Sei que a língua pátria me é muitas vezes como um cavalo selvagem que salta, da coices e corre de meu alcance, mas não há cavalo indomável a quem esteja realmente disposto e razoavelmente munido de recursos físicos e cognitivos para tal intento.


Ao contrário de você que sempre se destacou na escrita e em tudo que envolvia comunicação eu era um menino quieto, um estudante modesto e muito tímido. Minhas redações não chegavam ao rodapé das tuas, mas eu tinha um segredo; se não era nas redações que eu dava vazão ao meu gosto pela escrita os diários eram meus fiéis confessores, ali eu me debruçava com alma e paixão. Não revelava isso a ninguém; nem a você, meu caro amigo. Diário, como todos bem sabem, não é lá objeto que um moleque de corridas na rua, de pés descalços no campão de terra, de brigas, carregue junto ao peito (riso). Mas era ali que eu exercitava uma escrita que aos 35 anos se tornou pública por uma fatalidade. Foi através de um texto muito comovido que escrevi na ocasião em que perdi um paciente muito querido, por mim e por todos que o conheciam, que minha escrita tornou-se publica em nossa cidade.
Meu texto fora imediatamente publicado em nossa linda Tribuna. Depois vieram outros textos, e outros. Passei a publicar no belo Progresso de nossa cidade, pois ali me deram um pouco mais de espaço para fazer “literatura”.



Decidi pelas razões que as cartas explicam lhe render uma homenagem.
Quando tomei conhecimento, através de uma pessoa que muito admiro, da existência de um livro chamado Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh, imediatamente minha imaginação traquinas parafraseou: Cartas a Tás! Com acento agudo para que todos saibam que não é você, porém um personagem inspirado em nossa cidade, em seu sucesso, em tudo que leio e em coisas que vejo; e qualquer semelhança é mera coincidência.
Propus-me, como forma de desafio e exercício de escrita, a criação de 60 cartas. Iniciei com a de numero um, e veja no que resultou (riso).
Que graça teria fazer uma homenagem e não a apresentar?
Por isso lhe enviei uma mensagem a cada texto, amigo.

Comentários

  1. A riqueza da escrita é invejável, e o sentimento contido no texto é indescritível... Não sei se vc tem algum livro publicado, mas creio que deva começar o quanto antes! Espero um dia mto em breve folear algo composto por tão inspirado escritor... Desculpe-me se pareço repentino na admiração, mas é que hj li com afinco a essa obra e percebi que não poderia calar-me diante dela, mas dar vasão ao sentimento que de mim tomou conta! Parabéns pelo trabalho, e esse comentário (rimou rsrsrs) é pq vc disse que não comentam o blog... Abrassss, de seu amigo Tom Galego (Wellington Unimed)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Wellington, muito obrigado! Creio que um comentário como este, tão lúcido e motivador, é o tipo de incentivo que todo aquele que se dispõe a compor uma obra ao público sente grande felicidade em receber. E quanto a um livro...Ah, um livro! Quem sabe?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c