Pular para o conteúdo principal

O Candidato

Num passado distante, num distante país de terceiro mundo, houve um homem a quem todos chamavam “O Candidato”; algo muito diferente de mais um candidato em meio à multidão de candidatos que existia por lá. Acertemos então que falo de O Candidato em pessoa, e não de um candidato qualquer.
Dava gosto vê-lo no exercício de seu ofício. Era um verdadeiro mestre. O império romano teria sido muito mais extenso se fosse ele um dos imperadores.
Criança suja com o nariz escorrendo de pingar, chorando, arredia, ele identificava a um quilômetro de distância. Podia estar se debatendo no colo, esperneando, nada disso o intimidava. Ia até a criatura e lhe arrancava da mãe e, na grande maioria das vezes, domava o bichinho. Para tal, trazia no bolso direito da calça um punhado de balas que era renovado pelos assessores de tempo em tempo. No bolso esquerdo, trazia apitos e línguas de sogra. Caso as balas falhassem, dificilmente os brinquedos fracassariam. Ele próprio inaugurava os brinquedos, já os oferecia lubrificados [...]
Caso falhassem os dois bolsos, entrava em cena um assessor rápido como uma bala, tomava o rebento no colo, e estrategicamente se encaminhava para o contra fluxo da aglomeração de eleitores ávidos por um contato. As velhas o amavam de paixão. Ele as abraçava, sacudia, beijava na face, não se importava em resvalar algum canto de lábio desdentado e enrugado, oferecia seu perfume aos olfatos sofridos, carentes, nada familiarizados com a fragrância de um bom perfume importado, criteriosamente reforçado a cada pausa de deslocamento para outro bairro.
Os homens também o amavam. Eles eram forte e calorosamente abraçados. O enlace durava um, dois, três segundos. Tempo o suficiente para exaltações de caráter ufanista, promessas improvisadas, calor humano [...] Como ele era bom de improviso e de promessas! Dava tapas sobre o peito dos trabalhadores, nas costas, nos ombros, arrochos nos pescoços finos e grossos, algo que em muito fazia lembrar as famosas chaves de braço, sabe? Era carisma que sufocava, acalentava, conquistava, arrebatava [...]
O Candidato era filho, neto e bisneto de candidatos renomados. Seus antepassados jamais trabalharam, veja bem, jamais [...], jamais trabalharam em outra coisa que não fosse a conquista e administração da coisa pública. Quatro gerações de um talento nato. O Candidato Patriarca, O Candidato Junior, A Candidata Filha, O Candidato Neto, O Candidato Bisneto, e até O Candidato Sobrinho, todos traziam e exibiam orgulhosos a sua grande herança, o DNA.Nenhum eleitor contestava as qualidades genéticas da família Candidato. Os genes dos eleitores também eram uma herança ancestral. Acontecia de algum eleitor vir a se tornar um O Candidato, mas isso era algo raro (uma mutação genética).

Certa vez, durante certa campanha, isso eu faço questão de narrar, tudo corria muito bem para O Candidato, quando, de repente, a necessidade lhe contorceu as vísceras e fez-lhe verter suor gelado testa abaixo. Pediu licença na primeira porta de barraco que encontrou pela frente. A dona, uma mulher larga e de braços grossos, com três meninos sujos a sua volta, e uma menininha no colo, foi quem mostrou num gesto amplo o caminho para a fossa.
Era o terceiro bairro que visitava naquela manhã. No primeiro, desjejuou pão, manteiga, café com leite e uma paçoca, cortesia do botequim, algo irrecusável. No segundo, provou com boca boa a especialidade do local. Sua boca, habituada à comida de restaurante fino, não entortava diante da rabada da comunidade. Já na terceira visita, a dobradinha da Dona Noca cheirava da entrada do bairro até o palanque improvisado de frente ao Matadouro Das Moscas. Irresistível.
Mas, por obra do destino ingrato, inventou de provar um quibe com ovo num boteco ao sair de Noca. Aquele quibe só poderia estar estragado. Bastou uma mordida para sobrevir uma cólica dos diabos. Coisa da oposição. Algo que seria perfeitamente resolvido pela vigilância sanitária como primeiro ato após a posse.
A pressa pro desafogo das obras dos intestinos irritados foi tamanha que o candidato não teve tempo sequer para arriar as benditas calças de corte italiano. As cuecas de cetim e as meias de seda contiveram parte do caldo. O que passou fora acomodado dentro do sapato alemão [...] Como diz o dito popular: “o que não tem remédio remediado está”. Aquele incidente não o impediria de atravessar o resto do trajeto nos braços fortes de seu fiel eleitorado. Seguiu firme até o fim como se nada tivesse acontecido. Era como se ele ainda cheirasse ao delicioso importado. Sorriu para todos, tomou mais uma dúzia de meninos de nariz escorrendo no colo, beijou outras tantas velhas encantadas, apertou mãos, retribuiu o calor, abraçou, travou e foi travado em gravatas de braço, discursou e, no final, partiu com a certeza de incontáveis votos. E o que importaria feder e estar sujo se obtivesse a vitória? Fora aplaudido, fora ovacionado, era “O Candidato”.

Obs. Clicando no selo do Top Blog, logo abaixo do meu perfil, e preenchendo os campos nome/email, você contribui para que este blog concorra ao Prêmio Top Blog 2010. E eu lhe agradeço grandemente.ObsII. Estou agora, no twitter. Tenho tentado falar com o Marcelo Rubens Paiva. Trata-se de um projeto: Será Que O Cara Responde? Se quiser falar comigo lá é @Jefhcardoso74.

Comentários

  1. Olá Jefh,vim retribuir a visita e agradecer o carinho,li o texto,adorei os textos,obrigada uma linda semana p/ vc,abraços

    ResponderExcluir
  2. O belo para descrever o feio. O que poderia falar? Deu um branco para o domingo. O desânimo não me deixa mentir.
    O candidato é a mais fiel descrição com o que nos representa. E o tal de ´voto protesto´só torna tudo mais sujo ainda.

    Enfim, só a crônica pode nos salvar.
    inté

    ResponderExcluir
  3. Olá querido tudo bom?
    Muito obrigada por visitar o Espelho!
    Parabéns pelo ótimo texto.

    Tenha uma sexta feira iluminada.
    Beijos,

    Sarah Vianna

    http://seuespelhomagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Há sempre candidatos com um grande passado pela frente...

    Abraço
    João

    ResponderExcluir
  5. Olá meu rei!! Bacana esse post, viu? Parabéns!! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto!
    Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência...
    Uma pena que o que cheira mal na vida real não tenha qualquer relação com as necessidades fisiológicas dos candidatos.

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Jefh
    vim agradecer e retribuir a visita.
    PUxa, vi de relance alguns textos que você postou, é claro, preciso voltar e com mais tempo para ler todos.
    e vou voltar, com certeza.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Mais um texto maravilhoso seu. Candidatos assim temos aos montes neste Brasil gigante...

    Beijos, adoro vir aqui,

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!!

    Que nossas consciencias possam nesse dia 3/10, escolher "O Candidato", para limpar a sujeira feita pelo efeito quibe, desses outros candidatos!
    Bj e shalom
    Que Deus nos abençoe e abençoe essa nação chamada Brasil!

    ResponderExcluir
  10. Você é muito bom de escrita Jeferson. Adorei! Já registrei meu voto no Top Blog.
    ABBÇão

    ResponderExcluir
  11. passei pra lhe desejar um otimo final de semana.mito inspirado assim como os seus textos.abraço.

    ResponderExcluir
  12. Ola, Jefh,

    Acho que já ouvi essa história... era uma vez, um país chamado Brasil.

    Bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  13. Olá Jefh! Gostei do estilo das suas crônicas, como um conto de "causo". Bem descritivo, me faz visualizar a exata cena. Gosto assim!
    Já estou te seguindo! Leitura de cabeceira com certeza!
    Otimo final de semana pra ti! E obrigada por me visitar lá no meu cantinho!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Realmente maravilhoso texto. Uma ótima história nas vésperas das eleições. Mas, não só uma história, uma reflexão, que nós eleitores deevemos fazer.

    Abraços,
    Nayara

    ResponderExcluir
  15. Narrativa sensacional. Uma ótima história, mas não somente uma história, uma verdadeira reflexão que cai como uma luva nas vésperas das eleições. Parabéns pelo blog.

    Abraços,
    Nayara

    ResponderExcluir
  16. tenho sentido falta da sua sensibilidade no meu blog!

    ResponderExcluir
  17. Uma excelente crônica, parte dos fatos e atos corriqueiros nesses tempos eleitorais para uma crítica, ácida e sutil na medida certa. A pergunta que fica é: o que podemos fazer, dizer ou aceitar em um tempo onde as aparências e a hipocrisia de alguns fazem as regras para tantos?

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  18. Pois é, todos estamos acostumados à verdadeira "essência" do Candidato. E esse "essência" é universal!!!
    Ah, é verdade! Naquela frase, que vem depois da outra e antes daquela, falta uma vírgula entre duas palavras. Entendeu? (desculpa, mas deu-me vontade para fazer uma brincadeirinha; vou entender se não publicar este comentário)

    ResponderExcluir
  19. A mais perfeita metáfora da "Ficha Suja" vista até hoje. Parabéns pelo texto, abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá Jefh,
    É sempre um grande prazer lê-lo! Parabéns pelo excelente texto! Adorei conher "O Candidato" e ver que determinadas atitudes são herdadas geneticamente, coisa de DNA! Apesar de uma vida de primeiro mundo, estar no terceiro mundo para ele é uma grande satisfação!..rs.. É um verdadeiro rei em seu mundo!
    Tenha um excelente Domingo meu amigo!
    Abração,
    Flávio Nunes.
    PS: Vi que conheceu minha amiga Clarissa! Ela é uma menina fantástica, possui uma sensibilidade extraordinária; além de possuir uma simpatia singular!

    ResponderExcluir
  21. Ah parabéns pelo seu blog, texto lindo :)
    Brigada por ter dado uma olhadinha no meu, é um prazer segui-lo.

    ResponderExcluir
  22. Porque em certas alturas dei o meu link a certas pessoas, mas quero que o meu cantinho seja privado, daí esta situação . Espero que compreenda, e se quiser deixar-me o seu email para adicionar fico agradecida :)

    ResponderExcluir
  23. Adorei seu blog.Escreves muito bem. Obrigado pela visita no meu blog. Tô seguindo (é uma honra).

    Bjos

    Nina

    http://doce-meio-amargo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Jefh! Texto muito bom, bem escrito. Nota-se que tens talento para crônicas. As linhas falaram bem do que é triste no Brasil. A política fede!

    Bom domingo pra vc! Eu amei sua visita no meu cantinho, seu comentário muito sensível com a perda do "meu" Thor.Muito obrigado.

    bjos

    ResponderExcluir
  25. Qualquer semelhança com a nossa realidade não, é mera coincidencia ..
    Parabéns pelo blog, é muito bom ..
    Seguindo .

    ResponderExcluir
  26. Foi um texto ótimo pro momento em que estamos vivendo!
    Gostei ;*

    ResponderExcluir
  27. Ola Jefh
    Muito bom seu texto.
    No Brasil, ganhar eleição é como ganhar na loteria, o cara fica milionário.
    Hoje vou votar em vc.! Agora mesmo.
    linda semana
    yvone

    ResponderExcluir
  28. Olá Jefh!!! Realmente, concordo com sua esposa. Desejamos aquilo que olhamos...e comida é fato, uma boa impressão, um detalhe na preparacao de algum prato ja faz a gente salivar a boca de tanta vontade. Muito bacana seu espaço, parabens....tem mtos textos, nao consegui ler todos mas ja estou como seguidora para voltar e ler mais. Interessante demais as suas publicações ...Sei que meu blog é voltado para o universo feminino, mas trato tbem de outros assuntos como vc msm viu (receitas, moda p homens...) quero fazer um blog com a minha cara, mas q eu consiga fazer com que todos os tipos de pessoas se envolvam com ele...
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  29. O mar é realmente fascinante. Obrigado pelo nseu comentário (:

    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Olá Jefh...vim retribuir a visita e amei...lindos textos...li alguns e voltarei tenha certeza, muito bom mesmo. Estarei te seguindo, para não perder novidades...abraços!
    Vana.

    ResponderExcluir
  31. é bem verdade muito obrigado pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  32. Oi,obrigada pela visita e comentário no meu blog,gostei muito do texto,seguindo...

    ResponderExcluir
  33. Muuuuuuito bom o texto, de verdade! E obrigada pela visita no meu blog, tenho um post novo, fique a vontade para visitas sempre que quiser :)

    ResponderExcluir
  34. Muito muito obrigada pelo seu comentário! :) Foi muito simpático! Você percebeu exactamente o que eu queria transmitir com o meu post. :)

    *Um beijinho! :)

    ResponderExcluir
  35. Olá Jefh!Obrigada por fazer do meu blog um sucesso, já estou seguindo vc também, bjks, Bela.

    ResponderExcluir
  36. Texto muito bem escrito!
    Mais prefiro não opinar sobre eleição!

    Ps: Te confesso que o meu texto não tem nada de ficção, a marcação foi só pra se caso alguém que não pode, ler! rs

    Beijos e otima semana!

    ResponderExcluir
  37. Criss, obrigado! Que bom que curtiu! Lindo fds pra você!

    Diu Mota, “só a crônica pode nos salvar”. Ótimo! Parabéns e obrigado!

    Sarah Vianna, olá! Tudo. Sou eu quem lhe agradece. Tenha um ótimo final de semana! Beijos!

    João de Souza, incrível essa frase, amigo. Mandou muito bem. Abraço!

    Luis Nantes, obrigado! Muito obrigado! Abraço!

    Dani Gomes, é verdade. Lamentável este fato. Abraço!

    Fabiana, será ótimo se vierem mais comentários seus. Estarei lhe esperando. Abraço e obrigado!

    Cê, que bom que gostou. Adorei a sua visita. Abraço e cuidado com os candidatos... [sorrio]

    Lugreen, ótimo. Muito bom! Que Deus nos abençoes a todos. Beijo e shalom!

    MarGGa Duval, obrigado por tudo! Você é muito gentil. Abraço!

    Duendes, como eu gosto de lhe ver por aqui. Com você o meu lugar fica muito mais mágico. Muito obrigado pelo cuidado. Abraço e ótimo final de semana!

    Ira Buscacio, que bom que veio. Infelizmente essas coisas acontecem ainda, mas tenhamos fé em Deus, no futuro, nos homens de boa vontade, na gente... Tem muita coisa boa pra compensar. Abraço e obrigado!

    Vanessa Yurie, é uma honra estar em sua cabeceira. Me esforçarei para compensar a sua atenção, linda. Um grande abraço e tenha um ótimo final de semana!

    Nayra Marques, obrigado por sua atenção. E pesemos no hoje com os olhos voltados para o futuro. Obs. Acabei postando os dois comentários. Achei válido, ok? Abraço!

    Fabita, eu sempre ando em falta com os amigos. Sou um eterno dependente da compreensão e carinho destes. Pode deixar que estou indo lá levar minha impressão. Antecipo que será um prazer. Abraço!

    Adriana Pólo, votou? No O Candidato? [sorrio, pois brinco] Obrigado pelo apoio, linda. Abraço!

    Aline Patrícia, em minha modesta opinião, penso que é preciso exercitar a consciência para nossas ações, afinal estamos falando de nós mesmos. Todo mundo ganha com um pouco mais de sinceridade e seriedade. Abraço!

    Rosa Carioca, eu jamais deixo de postar um comentário, e quanto àquela virgula... ixi!!! Deixa ela faltar, deixa ela sobrar, pois senão eu fico mudo. [sorrio]. Muito obrigado linda, adorei a sua brincadeira. Abraço!

    Lara., eu não tinha pensando nisso, mas é verdade, ficha suja, calça, meia, sapato... Desse candidato do meu conto não está sobrando nada. Abraço e obrigado!

    Flávio, a Clarissa me apareceu de um modo bem bacana. Achei incrível o comentário que ela deixou. Fez-me lembrar o Pessoa que tinha muitos pseudônimos. Cara, mais uma vez você vem e arrebenta com o seu comentário. Obrigado por sua atenção e cuidado, amigo. Forte abraço e tenha uma ótima semana!

    Silenciodosegredo, eu também. Abraço!

    Mirian Brandão, o prazer é todo meu. Obrigado e abraço!

    Verónnica, sim. Ótimo relógio por sinal. [sorrio]. Abraço!

    Biazinha, é chato isso. Perdemos a liberdade pelo excesso de espaço de alguns. Darei sim. Abraço!

    Nina, honra minha. Muito obrigado! Um enorme abraço!

    Jane, obrigado por sua atenção e força para superar a falta deste amigão, linda. Forte abraço!

    Leila Bicalho, seja muito bem vinda. Espero ter seus comentários sempre. Abraço e muito obrigado!

    Camila, obrigado por vir, e que bom que curtiu! Um grande abraço!

    Yvone, obrigado por sua atenção e apoio! Tenha você também uma linda semana. Abraço!

    Karen Coelho, obrigado por sua atenção e apoio! Sucesso em seu projeto e um grande abraço!

    Ameba, volte sim. Abraço!

    Catarina Bessa, sou eu quem agradece. Abraço!

    Vana, pois seja muito bem vinda! Obrigado por sua atenção e apoio. Abraço!

    DanielaF’, não há de quê. Abraço e obrigado!

    Viiviih, seja bem vinda! Abraço e muito obrigado por seu apoio!

    Evelyn., sou eu quem agradece. Abraço!

    Mafalda Gouveia, fico feliz. Abraço e obrigado!

    Bela, não estou com essa bola toda. Obrigado por seu apoio! Abraço!

    Ariana, pois bem. Seis meses e muito sentimento em seu texto. [sorrio]. Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Jefh, adoro tuas idéias, teus textos!!! Sempre maravilhoso passar por aqui...
    Bjok

    ResponderExcluir
  39. esperto eh o carangueo que anda de lado pra tirar o cú da reta..

    (retribuindo o comentário..)

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. adorei!!! Parabéns, seu blog é maravilhoso!
    bjos de luz...

    ResponderExcluir
  42. Olá!!!
    Retribuindo a visita e seguindo. Adorei seu espaço, parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  43. olá, adorei seu texto, mto bem escrito

    hehe
    obrigada pela visita em meu blog

    abraços e otima semana
    ^^

    ResponderExcluir
  44. .

    Eu não sou o seu candidato, mas
    estou seguindo o seu BLOG e gostaria
    muito de tê-lo seguindo o meu.

    silvioafonso.





    .

    ResponderExcluir
  45. Ih, deu tilt, estava escrevendo, o comentário voou...

    Jefh, ótima metáfora para a nossa política!

    Amigo, sem problema algum, muita paz!!

    Ótima semana, abraço,

    ResponderExcluir
  46. Olá Jefh! Obrigada por ir me visitar, pode me seguir se você quiser tá? Bjks, Bela.

    ResponderExcluir
  47. Muito obrigado :)
    Boa semana, beijo *

    ResponderExcluir
  48. Ótimo texto! Infelizmente, nessa segunda, percebemos que tal sujeira, com a qual muitos Candidatos se apresentavam, não foi suficiente para bani-los de nosso convívio político.
    E obrigado pelas visistas ao meu blog e o ótimo comentário no poema!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  49. retribuindo (:
    muito, MUITO bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  50. Nossa,
    adorei o comentário no meu blog.
    Muito obrigado pelos elogios!
    Vejo que todas gostam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  51. Olá Jefh
    Obrigada pela visita e pelo carinho,adorei seus textos.
    Uma ótima semana.
    Abraços.....

    ResponderExcluir
  52. Gostei muito do seu texto.
    Um abraço.
    Denise

    ResponderExcluir
  53. Olá boa noite!
    Muito obrigada por sua visita, eu já havia dado uma vista aqui na sua página, textos interessantes e de interesse coletivo. Parabéns pela a coragem de denotar aqui na sua casa virtual a sua postura.
    Grande beijo e de já é bem vindo ao meu coração.
    Eu! Leilinha

    ResponderExcluir
  54. que bom que gostou ! xD
    Pow, achei o texto mega fantástico! só que... como eu ainda sou novinha, prefiro não opinar sobre eleição! Porque quando começo, me dá dor de cabeça até.. essas leições, tão fogo esse ano! :S
    Mas.. seu texto ta muuuito Bom! Adorei! :) Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  55. Oie..obg pela visita e pelo comentario..
    apesar de esta no começo,também amo escrever,,
    e é sempre muito bom ver que esse mundo esta
    cheio de pessoas com esse mesmo vicio!
    bjs boa noite!

    ResponderExcluir
  56. você só esqueceu uma coisa Jefh..
    dizer que quando O candidato chega em casa,de mais um dia de "campanha" ,
    queima toda a roupa
    e toma banho com água sanitária..
    só a língua e consiciência que continuam sujas..
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  57. Olá, Jeph! Obrigada pelo comentário lá no meu blog. Acho que não te conheço, né? Como você descobriu o meu blog? Quanto ao seu "Candidato", você provavelmente já parou para pensar e percebeu que, infelizmente, a política no Brasil é feita, em grande parte, de "Candidatos"... E o povo, infelizmente, não consegue perceber isso... Abçs.

    ResponderExcluir
  58. Jefh,

    Adorei sua escrita. Simplesmente ímpar! Quantas e quantas famílias não identifiquei, mas uma em especial me chamou a atenção. Aqui no interior de São Paulo, onde moro (Marília, conhece?), consegui visualizar o tal "O Candidato" perfeitamente! Uma beleza de texto.

    Um beijo, e obrigada por sua visita. Venha sempre.

    Carla

    ResponderExcluir
  59. Olá!!
    Obrigada pela visita no blog.
    Gostei muito das suas crônicas.
    Estou lhe seguindo.
    Seja bem vindo também.

    ResponderExcluir
  60. Textos magníficos! Realmente obras que nos fazem pensar a respeito da realidade :]
    Gostei muito.
    Bjos, de uma aprendiz.

    ResponderExcluir
  61. Oi... só vi seu comentário hoje!
    muito obrigada, gostei! :D
    a dor é relativa e subjetiva...
    queria poder ter contato contigo!
    preciso de algumas dicas... aliás, você escreve muito bem! :D
    ate!

    ResponderExcluir
  62. Oi Jefh, vim visitar o seu blog e me deparei com tamanhos textos, ao ler ainda me deparei com indescritível intensidade, é realmente um belo trabalho, dá gosto de ler...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  63. Obrigada pelo comentario no meu blog !
    Adorei o post. Sensacional !
    Beijos*-*

    ResponderExcluir
  64. Obrigada pela visita viu!!!


    Espero que tenha uma ótima semana
    Te cuida
    Beijo!
    ; )

    ResponderExcluir
  65. oLÁ!!!Vim retribuir a visita.Gostei mesmo de 'O candidato'.Até imprimi.Vou votar no tp agora.Beijos.
    G. Magalhaes

    ResponderExcluir
  66. sei que faz tempo que perguntasses sobre o clube de leitura (pra vc ver como andava parado o assunto), mas enfim.. nós estamos pensando em voltar a nos reunir.. qlquer coisa me mande um email suzidaiane@hotmail.com

    Um abraço,

    Suzi

    ResponderExcluir
  67. Adorei o texto, é mesmo muito bom e com as suas palavras podemos mergulhar nos parágrafos e realmente entender a história e o propósito do porque você a escreveu. Li os outros textos do blog e curti bastante também, parabéns.

    ResponderExcluir
  68. Deborah Simões, você é muito gentil. Obrigado por sua atenção e carinho. Bjok

    Leila Bicalho, palmas para o caranguejo! Abraço e obrigado!

    Maria Janice, muito obrigado! Um grande abraço!

    Mônica Chaves, você é muito gentil. Bjos de luz...

    Renata, obrigado por sua atenção e apoio. Abraço!

    Ana, bondade sua. Muito obrigado. Ótima semana!

    Silvioafonso, agradeço a sua atenção e apoio. Voltarei ao seu. Um grande abraço!

    Biula, que prazer lhe receber novamente. Fico feliz que tenha gostado, mas se encontrar o comentário voador eu ainda quero saber dele, viu? [sorrio]. Aguardo. Abraço!

    Bela, obrigado! Voltarei ao seu. Será um prazer. Abraço!

    Verónnica, sou eu quem agradece. Abraço e boa semana!

    Rob Novak, bondade sua, cara. Tem sido um prazer ler aos seus comentários e comentar as suas postagens. Quanto aos candidatos, nada é perfeito. Não? Abraço!

    Mariana de Oliveira, gentileza sua! Abraço e MUITO obrigado!

    Lu Pourbaix, foi um prazer. Abraço!

    Nilarts, obrigado! Fico feliz que tenha gostado. Ótima semana também!

    Denise Porte, que bom! Obrigado! Abraço!

    Leilinha, minha postura é comum, é a de um cidadão comum, que trabalha, assiste televisão, lê quando pode... nada de mais, nada de novo. Fico muito honrado por ter alcançado a sua estima. Espero que isso se confirme a cada postagem, pois é motivador. Abraço!

    Suellen Cristina, legal! Que bom que veio e compartilhou. Quero receber mais comentários sinceros de sua parte. Muito obrigado! Abraço!

    Denise Rodrigues, sou eu quem agradece. A escrita é mesmo um doce vício. Continuemos. [sorrio]. Abraço!

    Mlady, mas e hoje? Será que vai chover?

    Solange, faltava você. [sorrio]. Que bom que veio. Nossa, hoje você pegou pesado, vejo que anda sem paciência para com O Candidato. [sorrio novamente]. Ficha limpa forever! Abraço!

    Raquel, a política aqui no Brasil é como em toda parte, o que acontece é que alguns sujam a imagem de muitos por não serem sérios. Encontrei o seu blog indo de blog em blog. Foi um prazer lhe conhecer. Abraço e obrigado por vir!

    Carla Farinazzi, Marília, sim, uma cidade fantástica. Já passei, e gostei muito. Legal isso de você ler e criar imagens a partir do texto! Você é muito gentil. Obrigado e um grande abraço!

    Ká, sou eu quem lhe agradece pela atenção e pelo apoio. Você é muito gentil. Abraço!

    Mariana, que bom que curtiu. Espero lhe ver muitas vezes por aqui. Beijos de outro aprendiz. Até!

    Janaina Estevam, sim. Você deve estar falando de “O Quinto Sinal Vital”. Sim, realmente, é subjetiva a dor. Obrigado por sua atenção. O meu contato é este email do blog, eu sempre checo. Jefhcm@netsite.com.br Aguardarei. Abraço!

    Nan, obrigado. Seguirei. Abraço!

    Priscilla Marfoni, o seu comentário é muito gentil. Obrigado. Venha mais vezes me agraciar com a sua presença. Abraço!

    Estrelinha, sou eu quem lhe agradece. Abraço!

    Evelyn Oliveira, obriado, linda! Abraço e tudo de bom! Até!

    G. Magalhães, que bom que curtiu! Obrigado por sua atenção e apoio. Abraço!

    Suzi, obrigado por sua atenção. Enviarei o email. Abraço!

    Ana Beatriz, muito obrigado por toda atenção. Você é muito gentil. Abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  69. Você escreve muito bem...
    De forma clara, onde consegue prender a atenção dos leitores.
    Eu tenho um outro blog onde exponho meus pensamentos...mas ele é novo.
    Para ter tantos adeptos só poderia ser bom.
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  70. Olá bom dia Jefh Cardoso!
    Como vai meu amigo?
    É uma satisfação tê-lo aqui.
    Você escreve muito bem, viu? Bênção de Deus pra você e nós também ver essa inspiração.
    Que Deus continue lhe abençoando.
    Um beijo no coração.
    Amigos?
    Eu! Leilinha

    ResponderExcluir
  71. ei,obrigada pela visitinha e pelo comentario =)
    aceitei seu convite e vim ler " o candidato" . . . acabei lendo outros textos tbm . .
    muito show seu blog, nao poderia deixar de te seguir. bjss.

    ResponderExcluir
  72. olá, vim retribuir sua visita ao blog consonância e lhe agradecer por essa.
    Gostei muito de visitar seu blog, há textos muito bacanas =]
    Continue escrevendo!
    Passarei por aqui sempre que puder.

    ResponderExcluir
  73. olha fiquei encantada com seu blog esta lindissimo muito lindo mesmo amigo e obg por ter visitado o meu ok boa tarde e bom sabado para você.beijossssss

    ResponderExcluir
  74. Alessandra, você é muito gentil, generosa. Quero conhecer o seu blog. Será um prazer. Muito obrigado por tudo, abraço!

    Leilinha, com tamanha delicadeza e afeição você vem e me propõe amizade, algo irrecusável. Amigos sim. Conto contigo. Recebo de coração aberto as bênçãos que me deseja e lhe desejo tudo em farta medida. Abração!

    Nayara Amora, que bom que veio! Que ótima a sua energia! Obrigado e um grande abraço!

    Luana Chaves, obrigado por sua visita e pela força. Continuarei sim. Um grande abraço, venha mais vezes, até!

    Adriana, foi um prazer lhe visitar, bem como lhe receber aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  75. Oi Jefh..eu aqui..de novo..rs
    Eu nunca deixei um texto seu pela metade. Você consegue tirar "leite" ( não sei se o termo é este). de pedra. Qualquer assunto fica interessante quando vc escreve.
    Consegue fazer uma narrativa que prende a nossa atenção do inicio ao fim.
    Este texto mostrou exatamente como funciona a tática dos candidados. Mas deixemos a politica de lado.
    É sempe motivo de felicidade para mim um comentário seu em meu blog. Estou super feliz porque ele ta crescendo e com pessoas ótimas, como vc.
    Sincronicidades sempre acontecem comigo. Mas naquela época aconteciam mais. Tenho mais histórias para contar. A medida que vir a inspiração vou colocando no blog.
    Se eu fosse contar minha vida inteira daria uma novela, não um filme.
    Estou muito inspirada com minha ceramica. Estou trabalhando feliz. Gostei dessa idéia de se ter um blog. Tenho mantido contato com ceramistas e sempre compartilhamos algo de bom.
    Engraçado este mundo virtual. Não conhecemos bem as pessoas e já os consideramos amigos.
    Um feriado cheio de inspiração pra vc!!!
    Meu amigo, Jefh.


    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  76. Bom dia Jefh, que o Senhor da Vida ilumine teu dia!Você merece todos os comentários aqui deixados...escreve e descreve o dia a dia... Estou lendo e visualizando a realidade em cada frase!!! Parabéns!!! Ousei segui-lo, posso?
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c