quinta-feira, setembro 30, 2010

O Candidato

Num passado distante, num distante país de terceiro mundo, houve um homem a quem todos chamavam “O Candidato”; algo muito diferente de mais um candidato em meio à multidão de candidatos que existia por lá. Acertemos então que falo de O Candidato em pessoa, e não de um candidato qualquer.
Dava gosto vê-lo no exercício de seu ofício. Era um verdadeiro mestre. O império romano teria sido muito mais extenso se fosse ele um dos imperadores.
Criança suja com o nariz escorrendo de pingar, chorando, arredia, ele identificava a um quilômetro de distância. Podia estar se debatendo no colo, esperneando, nada disso o intimidava. Ia até a criatura e lhe arrancava da mãe e, na grande maioria das vezes, domava o bichinho. Para tal, trazia no bolso direito da calça um punhado de balas que era renovado pelos assessores de tempo em tempo. No bolso esquerdo, trazia apitos e línguas de sogra. Caso as balas falhassem, dificilmente os brinquedos fracassariam. Ele próprio inaugurava os brinquedos, já os oferecia lubrificados [...]
Caso falhassem os dois bolsos, entrava em cena um assessor rápido como uma bala, tomava o rebento no colo, e estrategicamente se encaminhava para o contra fluxo da aglomeração de eleitores ávidos por um contato. As velhas o amavam de paixão. Ele as abraçava, sacudia, beijava na face, não se importava em resvalar algum canto de lábio desdentado e enrugado, oferecia seu perfume aos olfatos sofridos, carentes, nada familiarizados com a fragrância de um bom perfume importado, criteriosamente reforçado a cada pausa de deslocamento para outro bairro.
Os homens também o amavam. Eles eram forte e calorosamente abraçados. O enlace durava um, dois, três segundos. Tempo o suficiente para exaltações de caráter ufanista, promessas improvisadas, calor humano [...] Como ele era bom de improviso e de promessas! Dava tapas sobre o peito dos trabalhadores, nas costas, nos ombros, arrochos nos pescoços finos e grossos, algo que em muito fazia lembrar as famosas chaves de braço, sabe? Era carisma que sufocava, acalentava, conquistava, arrebatava [...]
O Candidato era filho, neto e bisneto de candidatos renomados. Seus antepassados jamais trabalharam, veja bem, jamais [...], jamais trabalharam em outra coisa que não fosse a conquista e administração da coisa pública. Quatro gerações de um talento nato. O Candidato Patriarca, O Candidato Junior, A Candidata Filha, O Candidato Neto, O Candidato Bisneto, e até O Candidato Sobrinho, todos traziam e exibiam orgulhosos a sua grande herança, o DNA.Nenhum eleitor contestava as qualidades genéticas da família Candidato. Os genes dos eleitores também eram uma herança ancestral. Acontecia de algum eleitor vir a se tornar um O Candidato, mas isso era algo raro (uma mutação genética).

Certa vez, durante certa campanha, isso eu faço questão de narrar, tudo corria muito bem para O Candidato, quando, de repente, a necessidade lhe contorceu as vísceras e fez-lhe verter suor gelado testa abaixo. Pediu licença na primeira porta de barraco que encontrou pela frente. A dona, uma mulher larga e de braços grossos, com três meninos sujos a sua volta, e uma menininha no colo, foi quem mostrou num gesto amplo o caminho para a fossa.
Era o terceiro bairro que visitava naquela manhã. No primeiro, desjejuou pão, manteiga, café com leite e uma paçoca, cortesia do botequim, algo irrecusável. No segundo, provou com boca boa a especialidade do local. Sua boca, habituada à comida de restaurante fino, não entortava diante da rabada da comunidade. Já na terceira visita, a dobradinha da Dona Noca cheirava da entrada do bairro até o palanque improvisado de frente ao Matadouro Das Moscas. Irresistível.
Mas, por obra do destino ingrato, inventou de provar um quibe com ovo num boteco ao sair de Noca. Aquele quibe só poderia estar estragado. Bastou uma mordida para sobrevir uma cólica dos diabos. Coisa da oposição. Algo que seria perfeitamente resolvido pela vigilância sanitária como primeiro ato após a posse.
A pressa pro desafogo das obras dos intestinos irritados foi tamanha que o candidato não teve tempo sequer para arriar as benditas calças de corte italiano. As cuecas de cetim e as meias de seda contiveram parte do caldo. O que passou fora acomodado dentro do sapato alemão [...] Como diz o dito popular: “o que não tem remédio remediado está”. Aquele incidente não o impediria de atravessar o resto do trajeto nos braços fortes de seu fiel eleitorado. Seguiu firme até o fim como se nada tivesse acontecido. Era como se ele ainda cheirasse ao delicioso importado. Sorriu para todos, tomou mais uma dúzia de meninos de nariz escorrendo no colo, beijou outras tantas velhas encantadas, apertou mãos, retribuiu o calor, abraçou, travou e foi travado em gravatas de braço, discursou e, no final, partiu com a certeza de incontáveis votos. E o que importaria feder e estar sujo se obtivesse a vitória? Fora aplaudido, fora ovacionado, era “O Candidato”.

Obs. Clicando no selo do Top Blog, logo abaixo do meu perfil, e preenchendo os campos nome/email, você contribui para que este blog concorra ao Prêmio Top Blog 2010. E eu lhe agradeço grandemente.ObsII. Estou agora, no twitter. Tenho tentado falar com o Marcelo Rubens Paiva. Trata-se de um projeto: Será Que O Cara Responde? Se quiser falar comigo lá é @Jefhcardoso74.

82 Comentários:

Blogger Criss disse...

Olá Jefh,vim retribuir a visita e agradecer o carinho,li o texto,adorei os textos,obrigada uma linda semana p/ vc,abraços

30 de setembro de 2010 18:51  
Blogger Diu Mota disse...

O belo para descrever o feio. O que poderia falar? Deu um branco para o domingo. O desânimo não me deixa mentir.
O candidato é a mais fiel descrição com o que nos representa. E o tal de ´voto protesto´só torna tudo mais sujo ainda.

Enfim, só a crônica pode nos salvar.
inté

30 de setembro de 2010 19:54  
Blogger A Dona do Espelho! disse...

Olá querido tudo bom?
Muito obrigada por visitar o Espelho!
Parabéns pelo ótimo texto.

Tenha uma sexta feira iluminada.
Beijos,

Sarah Vianna

http://seuespelhomagico.blogspot.com

30 de setembro de 2010 22:13  
Blogger João de Sousa Teixeira disse...

Há sempre candidatos com um grande passado pela frente...

Abraço
João

1 de outubro de 2010 01:35  
Blogger Luis Nantes® disse...

Olá meu rei!! Bacana esse post, viu? Parabéns!! Abraços

1 de outubro de 2010 04:46  
Blogger Dani Gomes disse...

Gostei do texto!
Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência...
Uma pena que o que cheira mal na vida real não tenha qualquer relação com as necessidades fisiológicas dos candidatos.

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

1 de outubro de 2010 06:23  
Blogger Fabiana disse...

Olá Jefh
vim agradecer e retribuir a visita.
PUxa, vi de relance alguns textos que você postou, é claro, preciso voltar e com mais tempo para ler todos.
e vou voltar, com certeza.
beijos

1 de outubro de 2010 09:09  
Blogger Cantinho da Cê disse...

Mais um texto maravilhoso seu. Candidatos assim temos aos montes neste Brasil gigante...

Beijos, adoro vir aqui,

1 de outubro de 2010 09:54  
Blogger Lugreen disse...

Adorei!!!

Que nossas consciencias possam nesse dia 3/10, escolher "O Candidato", para limpar a sujeira feita pelo efeito quibe, desses outros candidatos!
Bj e shalom
Que Deus nos abençoe e abençoe essa nação chamada Brasil!

1 de outubro de 2010 09:54  
Anonymous MarGGa Duval disse...

Você é muito bom de escrita Jeferson. Adorei! Já registrei meu voto no Top Blog.
ABBÇão

1 de outubro de 2010 10:48  
Blogger duendes disse...

passei pra lhe desejar um otimo final de semana.mito inspirado assim como os seus textos.abraço.

1 de outubro de 2010 12:07  
Blogger Ira Buscacio disse...

Ola, Jefh,

Acho que já ouvi essa história... era uma vez, um país chamado Brasil.

Bjs e bom fds

1 de outubro de 2010 15:18  
Blogger Vanessa Yurie disse...

Olá Jefh! Gostei do estilo das suas crônicas, como um conto de "causo". Bem descritivo, me faz visualizar a exata cena. Gosto assim!
Já estou te seguindo! Leitura de cabeceira com certeza!
Otimo final de semana pra ti! E obrigada por me visitar lá no meu cantinho!
Grande abraço!

1 de outubro de 2010 15:20  
Blogger Nayara Marques disse...

Realmente maravilhoso texto. Uma ótima história nas vésperas das eleições. Mas, não só uma história, uma reflexão, que nós eleitores deevemos fazer.

Abraços,
Nayara

1 de outubro de 2010 18:10  
Blogger Nayara Marques disse...

Narrativa sensacional. Uma ótima história, mas não somente uma história, uma verdadeira reflexão que cai como uma luva nas vésperas das eleições. Parabéns pelo blog.

Abraços,
Nayara

1 de outubro de 2010 18:13  
Blogger fabita . disse...

tenho sentido falta da sua sensibilidade no meu blog!

2 de outubro de 2010 06:51  
Blogger Adriana Polo.Demais pra minha Cabeça. disse...

Voteiiiiiiii! Demais

2 de outubro de 2010 12:39  
Blogger Aline Patrícia disse...

Uma excelente crônica, parte dos fatos e atos corriqueiros nesses tempos eleitorais para uma crítica, ácida e sutil na medida certa. A pergunta que fica é: o que podemos fazer, dizer ou aceitar em um tempo onde as aparências e a hipocrisia de alguns fazem as regras para tantos?

Abraços :)

2 de outubro de 2010 14:25  
Blogger Rosa Carioca disse...

Pois é, todos estamos acostumados à verdadeira "essência" do Candidato. E esse "essência" é universal!!!
Ah, é verdade! Naquela frase, que vem depois da outra e antes daquela, falta uma vírgula entre duas palavras. Entendeu? (desculpa, mas deu-me vontade para fazer uma brincadeirinha; vou entender se não publicar este comentário)

2 de outubro de 2010 14:59  
Blogger Lara. disse...

A mais perfeita metáfora da "Ficha Suja" vista até hoje. Parabéns pelo texto, abraço.

2 de outubro de 2010 17:14  
Blogger Flávio Nunes. disse...

Olá Jefh,
É sempre um grande prazer lê-lo! Parabéns pelo excelente texto! Adorei conher "O Candidato" e ver que determinadas atitudes são herdadas geneticamente, coisa de DNA! Apesar de uma vida de primeiro mundo, estar no terceiro mundo para ele é uma grande satisfação!..rs.. É um verdadeiro rei em seu mundo!
Tenha um excelente Domingo meu amigo!
Abração,
Flávio Nunes.
PS: Vi que conheceu minha amiga Clarissa! Ela é uma menina fantástica, possui uma sensibilidade extraordinária; além de possuir uma simpatia singular!

2 de outubro de 2010 18:45  
Blogger silenciodosegredo disse...

só escrevo o que sinto e penso.

3 de outubro de 2010 05:26  
Blogger Mirian Brandão disse...

Ah parabéns pelo seu blog, texto lindo :)
Brigada por ter dado uma olhadinha no meu, é um prazer segui-lo.

3 de outubro de 2010 05:33  
Blogger Verónnica ઌ disse...

ofereci um relógio da swatch *.*

3 de outubro de 2010 06:15  
Blogger biazinha disse...

Porque em certas alturas dei o meu link a certas pessoas, mas quero que o meu cantinho seja privado, daí esta situação . Espero que compreenda, e se quiser deixar-me o seu email para adicionar fico agradecida :)

3 de outubro de 2010 07:00  
Blogger Nina disse...

Adorei seu blog.Escreves muito bem. Obrigado pela visita no meu blog. Tô seguindo (é uma honra).

Bjos

Nina

http://doce-meio-amargo.blogspot.com

3 de outubro de 2010 07:06  
Blogger Jane disse...

Oi Jefh! Texto muito bom, bem escrito. Nota-se que tens talento para crônicas. As linhas falaram bem do que é triste no Brasil. A política fede!

Bom domingo pra vc! Eu amei sua visita no meu cantinho, seu comentário muito sensível com a perda do "meu" Thor.Muito obrigado.

bjos

3 de outubro de 2010 07:30  
Blogger Leila Bicalho disse...

Qualquer semelhança com a nossa realidade não, é mera coincidencia ..
Parabéns pelo blog, é muito bom ..
Seguindo .

3 de outubro de 2010 07:55  
Blogger Camila disse...

Foi um texto ótimo pro momento em que estamos vivendo!
Gostei ;*

3 de outubro de 2010 09:02  
Blogger Santinha disse...

Ola Jefh
Muito bom seu texto.
No Brasil, ganhar eleição é como ganhar na loteria, o cara fica milionário.
Hoje vou votar em vc.! Agora mesmo.
linda semana
yvone

3 de outubro de 2010 09:11  
Blogger Karen Coelho disse...

Olá Jefh!!! Realmente, concordo com sua esposa. Desejamos aquilo que olhamos...e comida é fato, uma boa impressão, um detalhe na preparacao de algum prato ja faz a gente salivar a boca de tanta vontade. Muito bacana seu espaço, parabens....tem mtos textos, nao consegui ler todos mas ja estou como seguidora para voltar e ler mais. Interessante demais as suas publicações ...Sei que meu blog é voltado para o universo feminino, mas trato tbem de outros assuntos como vc msm viu (receitas, moda p homens...) quero fazer um blog com a minha cara, mas q eu consiga fazer com que todos os tipos de pessoas se envolvam com ele...
Abraço!!!!

3 de outubro de 2010 10:45  
Blogger ΛмeвΛ disse...

Vou votar!!

Bom domingo!
ΛмeвΛ

3 de outubro de 2010 10:50  
Blogger Catarina Bessa disse...

O mar é realmente fascinante. Obrigado pelo nseu comentário (:

Abraço

3 de outubro de 2010 11:00  
Blogger Vana disse...

Olá Jefh...vim retribuir a visita e amei...lindos textos...li alguns e voltarei tenha certeza, muito bom mesmo. Estarei te seguindo, para não perder novidades...abraços!
Vana.

3 de outubro de 2010 11:19  
Blogger DanielaF' disse...

é bem verdade muito obrigado pelo comentário :)

3 de outubro de 2010 11:42  
Blogger Viiviih M. disse...

Oi,obrigada pela visita e comentário no meu blog,gostei muito do texto,seguindo...

3 de outubro de 2010 12:32  
Blogger Evelyn. disse...

Muuuuuuito bom o texto, de verdade! E obrigada pela visita no meu blog, tenho um post novo, fique a vontade para visitas sempre que quiser :)

3 de outubro de 2010 13:13  
Blogger Mafalda Gouveia disse...

Muito muito obrigada pelo seu comentário! :) Foi muito simpático! Você percebeu exactamente o que eu queria transmitir com o meu post. :)

*Um beijinho! :)

3 de outubro de 2010 13:21  
Blogger Bela disse...

Olá Jefh!Obrigada por fazer do meu blog um sucesso, já estou seguindo vc também, bjks, Bela.

3 de outubro de 2010 13:34  
Blogger Ariana disse...

Texto muito bem escrito!
Mais prefiro não opinar sobre eleição!

Ps: Te confesso que o meu texto não tem nada de ficção, a marcação foi só pra se caso alguém que não pode, ler! rs

Beijos e otima semana!

3 de outubro de 2010 16:40  
Blogger jefhcardoso disse...

Criss, obrigado! Que bom que curtiu! Lindo fds pra você!

Diu Mota, “só a crônica pode nos salvar”. Ótimo! Parabéns e obrigado!

Sarah Vianna, olá! Tudo. Sou eu quem lhe agradece. Tenha um ótimo final de semana! Beijos!

João de Souza, incrível essa frase, amigo. Mandou muito bem. Abraço!

Luis Nantes, obrigado! Muito obrigado! Abraço!

Dani Gomes, é verdade. Lamentável este fato. Abraço!

Fabiana, será ótimo se vierem mais comentários seus. Estarei lhe esperando. Abraço e obrigado!

Cê, que bom que gostou. Adorei a sua visita. Abraço e cuidado com os candidatos... [sorrio]

Lugreen, ótimo. Muito bom! Que Deus nos abençoes a todos. Beijo e shalom!

MarGGa Duval, obrigado por tudo! Você é muito gentil. Abraço!

Duendes, como eu gosto de lhe ver por aqui. Com você o meu lugar fica muito mais mágico. Muito obrigado pelo cuidado. Abraço e ótimo final de semana!

Ira Buscacio, que bom que veio. Infelizmente essas coisas acontecem ainda, mas tenhamos fé em Deus, no futuro, nos homens de boa vontade, na gente... Tem muita coisa boa pra compensar. Abraço e obrigado!

Vanessa Yurie, é uma honra estar em sua cabeceira. Me esforçarei para compensar a sua atenção, linda. Um grande abraço e tenha um ótimo final de semana!

Nayra Marques, obrigado por sua atenção. E pesemos no hoje com os olhos voltados para o futuro. Obs. Acabei postando os dois comentários. Achei válido, ok? Abraço!

Fabita, eu sempre ando em falta com os amigos. Sou um eterno dependente da compreensão e carinho destes. Pode deixar que estou indo lá levar minha impressão. Antecipo que será um prazer. Abraço!

Adriana Pólo, votou? No O Candidato? [sorrio, pois brinco] Obrigado pelo apoio, linda. Abraço!

Aline Patrícia, em minha modesta opinião, penso que é preciso exercitar a consciência para nossas ações, afinal estamos falando de nós mesmos. Todo mundo ganha com um pouco mais de sinceridade e seriedade. Abraço!

Rosa Carioca, eu jamais deixo de postar um comentário, e quanto àquela virgula... ixi!!! Deixa ela faltar, deixa ela sobrar, pois senão eu fico mudo. [sorrio]. Muito obrigado linda, adorei a sua brincadeira. Abraço!

Lara., eu não tinha pensando nisso, mas é verdade, ficha suja, calça, meia, sapato... Desse candidato do meu conto não está sobrando nada. Abraço e obrigado!

Flávio, a Clarissa me apareceu de um modo bem bacana. Achei incrível o comentário que ela deixou. Fez-me lembrar o Pessoa que tinha muitos pseudônimos. Cara, mais uma vez você vem e arrebenta com o seu comentário. Obrigado por sua atenção e cuidado, amigo. Forte abraço e tenha uma ótima semana!

Silenciodosegredo, eu também. Abraço!

Mirian Brandão, o prazer é todo meu. Obrigado e abraço!

Verónnica, sim. Ótimo relógio por sinal. [sorrio]. Abraço!

Biazinha, é chato isso. Perdemos a liberdade pelo excesso de espaço de alguns. Darei sim. Abraço!

Nina, honra minha. Muito obrigado! Um enorme abraço!

Jane, obrigado por sua atenção e força para superar a falta deste amigão, linda. Forte abraço!

Leila Bicalho, seja muito bem vinda. Espero ter seus comentários sempre. Abraço e muito obrigado!

Camila, obrigado por vir, e que bom que curtiu! Um grande abraço!

Yvone, obrigado por sua atenção e apoio! Tenha você também uma linda semana. Abraço!

Karen Coelho, obrigado por sua atenção e apoio! Sucesso em seu projeto e um grande abraço!

Ameba, volte sim. Abraço!

Catarina Bessa, sou eu quem agradece. Abraço!

Vana, pois seja muito bem vinda! Obrigado por sua atenção e apoio. Abraço!

DanielaF’, não há de quê. Abraço e obrigado!

Viiviih, seja bem vinda! Abraço e muito obrigado por seu apoio!

Evelyn., sou eu quem agradece. Abraço!

Mafalda Gouveia, fico feliz. Abraço e obrigado!

Bela, não estou com essa bola toda. Obrigado por seu apoio! Abraço!

Ariana, pois bem. Seis meses e muito sentimento em seu texto. [sorrio]. Abraço!

3 de outubro de 2010 16:59  
Blogger Déborah Simões disse...

Jefh, adoro tuas idéias, teus textos!!! Sempre maravilhoso passar por aqui...
Bjok

3 de outubro de 2010 18:10  
Blogger Leila Bicalho disse...

esperto eh o carangueo que anda de lado pra tirar o cú da reta..

(retribuindo o comentário..)

3 de outubro de 2010 20:42  
Blogger Maria Janice Vianna disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

3 de outubro de 2010 21:46  
Blogger Mônica Chaves disse...

adorei!!! Parabéns, seu blog é maravilhoso!
bjos de luz...

4 de outubro de 2010 04:47  
Blogger Renata disse...

Olá!!!
Retribuindo a visita e seguindo. Adorei seu espaço, parabéns.
bjs

4 de outubro de 2010 05:29  
Blogger Ana disse...

olá, adorei seu texto, mto bem escrito

hehe
obrigada pela visita em meu blog

abraços e otima semana
^^

4 de outubro de 2010 06:45  
Blogger silvioafonso disse...

.

Eu não sou o seu candidato, mas
estou seguindo o seu BLOG e gostaria
muito de tê-lo seguindo o meu.

silvioafonso.





.

4 de outubro de 2010 08:44  
Blogger Biula disse...

Ih, deu tilt, estava escrevendo, o comentário voou...

Jefh, ótima metáfora para a nossa política!

Amigo, sem problema algum, muita paz!!

Ótima semana, abraço,

4 de outubro de 2010 08:50  
Blogger Bela disse...

Olá Jefh! Obrigada por ir me visitar, pode me seguir se você quiser tá? Bjks, Bela.

4 de outubro de 2010 10:07  
Blogger Verónnica ઌ disse...

Muito obrigado :)
Boa semana, beijo *

4 de outubro de 2010 10:09  
Blogger Rob Novak disse...

Ótimo texto! Infelizmente, nessa segunda, percebemos que tal sujeira, com a qual muitos Candidatos se apresentavam, não foi suficiente para bani-los de nosso convívio político.
E obrigado pelas visistas ao meu blog e o ótimo comentário no poema!
Abraços!

4 de outubro de 2010 10:48  
Blogger Mariana de Oliveira Cotrim disse...

retribuindo (:
muito, MUITO bom, parabéns!

4 de outubro de 2010 11:07  
Blogger Lu Pourbaix disse...

Nossa,
adorei o comentário no meu blog.
Muito obrigado pelos elogios!
Vejo que todas gostam.
Beijos

4 de outubro de 2010 12:27  
Blogger nilarts.artesanato disse...

Olá Jefh
Obrigada pela visita e pelo carinho,adorei seus textos.
Uma ótima semana.
Abraços.....

4 de outubro de 2010 12:44  
Blogger Denise Portes disse...

Gostei muito do seu texto.
Um abraço.
Denise

4 de outubro de 2010 14:51  
Blogger Leilinha e meus Fragmentos disse...

Olá boa noite!
Muito obrigada por sua visita, eu já havia dado uma vista aqui na sua página, textos interessantes e de interesse coletivo. Parabéns pela a coragem de denotar aqui na sua casa virtual a sua postura.
Grande beijo e de já é bem vindo ao meu coração.
Eu! Leilinha

4 de outubro de 2010 15:23  
Blogger suellen cristina disse...

que bom que gostou ! xD
Pow, achei o texto mega fantástico! só que... como eu ainda sou novinha, prefiro não opinar sobre eleição! Porque quando começo, me dá dor de cabeça até.. essas leições, tão fogo esse ano! :S
Mas.. seu texto ta muuuito Bom! Adorei! :) Parabéns pelo Blog!

4 de outubro de 2010 16:13  
Blogger Denise Rodrigues disse...

Oie..obg pela visita e pelo comentario..
apesar de esta no começo,também amo escrever,,
e é sempre muito bom ver que esse mundo esta
cheio de pessoas com esse mesmo vicio!
bjs boa noite!

4 de outubro de 2010 18:29  
Blogger Mlady disse...

Está muito bom o tempo.

bj*

5 de outubro de 2010 04:49  
Blogger Solange disse...

você só esqueceu uma coisa Jefh..
dizer que quando O candidato chega em casa,de mais um dia de "campanha" ,
queima toda a roupa
e toma banho com água sanitária..
só a língua e consiciência que continuam sujas..
bjs.Sol

5 de outubro de 2010 07:58  
Blogger Raquel disse...

Olá, Jeph! Obrigada pelo comentário lá no meu blog. Acho que não te conheço, né? Como você descobriu o meu blog? Quanto ao seu "Candidato", você provavelmente já parou para pensar e percebeu que, infelizmente, a política no Brasil é feita, em grande parte, de "Candidatos"... E o povo, infelizmente, não consegue perceber isso... Abçs.

5 de outubro de 2010 08:08  
Blogger Carla Farinazzi disse...

Jefh,

Adorei sua escrita. Simplesmente ímpar! Quantas e quantas famílias não identifiquei, mas uma em especial me chamou a atenção. Aqui no interior de São Paulo, onde moro (Marília, conhece?), consegui visualizar o tal "O Candidato" perfeitamente! Uma beleza de texto.

Um beijo, e obrigada por sua visita. Venha sempre.

Carla

5 de outubro de 2010 15:49  
Blogger Kátia disse...

Olá!!
Obrigada pela visita no blog.
Gostei muito das suas crônicas.
Estou lhe seguindo.
Seja bem vindo também.

5 de outubro de 2010 16:15  
Blogger Mariana disse...

Textos magníficos! Realmente obras que nos fazem pensar a respeito da realidade :]
Gostei muito.
Bjos, de uma aprendiz.

5 de outubro de 2010 19:06  
Blogger Janaina Estevam disse...

Oi... só vi seu comentário hoje!
muito obrigada, gostei! :D
a dor é relativa e subjetiva...
queria poder ter contato contigo!
preciso de algumas dicas... aliás, você escreve muito bem! :D
ate!

5 de outubro de 2010 19:25  
Blogger †+† Nαη †+† яσ¢к iS ℓιfє¹²³ disse...

Excelente blog.... se puder seguir o meu, fico grato!

6 de outubro de 2010 04:10  
Blogger Priscilla Marfori... disse...

Oi Jefh, vim visitar o seu blog e me deparei com tamanhos textos, ao ler ainda me deparei com indescritível intensidade, é realmente um belo trabalho, dá gosto de ler...
Grande abraço.

6 de outubro de 2010 07:45  
Blogger Estrelinha* disse...

Obrigada pelo comentario no meu blog !
Adorei o post. Sensacional !
Beijos*-*

6 de outubro de 2010 09:45  
Blogger Evelyn Oliveira disse...

Obrigada pela visita viu!!!


Espero que tenha uma ótima semana
Te cuida
Beijo!
; )

6 de outubro de 2010 10:48  
Blogger G. Magalhães disse...

oLÁ!!!Vim retribuir a visita.Gostei mesmo de 'O candidato'.Até imprimi.Vou votar no tp agora.Beijos.
G. Magalhaes

7 de outubro de 2010 06:27  
Blogger Suzi Daiane disse...

sei que faz tempo que perguntasses sobre o clube de leitura (pra vc ver como andava parado o assunto), mas enfim.. nós estamos pensando em voltar a nos reunir.. qlquer coisa me mande um email suzidaiane@hotmail.com

Um abraço,

Suzi

7 de outubro de 2010 13:57  
Blogger Ana Beatriz disse...

Adorei o texto, é mesmo muito bom e com as suas palavras podemos mergulhar nos parágrafos e realmente entender a história e o propósito do porque você a escreveu. Li os outros textos do blog e curti bastante também, parabéns.

7 de outubro de 2010 15:32  
Blogger jefhcardoso disse...

Deborah Simões, você é muito gentil. Obrigado por sua atenção e carinho. Bjok

Leila Bicalho, palmas para o caranguejo! Abraço e obrigado!

Maria Janice, muito obrigado! Um grande abraço!

Mônica Chaves, você é muito gentil. Bjos de luz...

Renata, obrigado por sua atenção e apoio. Abraço!

Ana, bondade sua. Muito obrigado. Ótima semana!

Silvioafonso, agradeço a sua atenção e apoio. Voltarei ao seu. Um grande abraço!

Biula, que prazer lhe receber novamente. Fico feliz que tenha gostado, mas se encontrar o comentário voador eu ainda quero saber dele, viu? [sorrio]. Aguardo. Abraço!

Bela, obrigado! Voltarei ao seu. Será um prazer. Abraço!

Verónnica, sou eu quem agradece. Abraço e boa semana!

Rob Novak, bondade sua, cara. Tem sido um prazer ler aos seus comentários e comentar as suas postagens. Quanto aos candidatos, nada é perfeito. Não? Abraço!

Mariana de Oliveira, gentileza sua! Abraço e MUITO obrigado!

Lu Pourbaix, foi um prazer. Abraço!

Nilarts, obrigado! Fico feliz que tenha gostado. Ótima semana também!

Denise Porte, que bom! Obrigado! Abraço!

Leilinha, minha postura é comum, é a de um cidadão comum, que trabalha, assiste televisão, lê quando pode... nada de mais, nada de novo. Fico muito honrado por ter alcançado a sua estima. Espero que isso se confirme a cada postagem, pois é motivador. Abraço!

Suellen Cristina, legal! Que bom que veio e compartilhou. Quero receber mais comentários sinceros de sua parte. Muito obrigado! Abraço!

Denise Rodrigues, sou eu quem agradece. A escrita é mesmo um doce vício. Continuemos. [sorrio]. Abraço!

Mlady, mas e hoje? Será que vai chover?

Solange, faltava você. [sorrio]. Que bom que veio. Nossa, hoje você pegou pesado, vejo que anda sem paciência para com O Candidato. [sorrio novamente]. Ficha limpa forever! Abraço!

Raquel, a política aqui no Brasil é como em toda parte, o que acontece é que alguns sujam a imagem de muitos por não serem sérios. Encontrei o seu blog indo de blog em blog. Foi um prazer lhe conhecer. Abraço e obrigado por vir!

Carla Farinazzi, Marília, sim, uma cidade fantástica. Já passei, e gostei muito. Legal isso de você ler e criar imagens a partir do texto! Você é muito gentil. Obrigado e um grande abraço!

Ká, sou eu quem lhe agradece pela atenção e pelo apoio. Você é muito gentil. Abraço!

Mariana, que bom que curtiu. Espero lhe ver muitas vezes por aqui. Beijos de outro aprendiz. Até!

Janaina Estevam, sim. Você deve estar falando de “O Quinto Sinal Vital”. Sim, realmente, é subjetiva a dor. Obrigado por sua atenção. O meu contato é este email do blog, eu sempre checo. Jefhcm@netsite.com.br Aguardarei. Abraço!

Nan, obrigado. Seguirei. Abraço!

Priscilla Marfoni, o seu comentário é muito gentil. Obrigado. Venha mais vezes me agraciar com a sua presença. Abraço!

Estrelinha, sou eu quem lhe agradece. Abraço!

Evelyn Oliveira, obriado, linda! Abraço e tudo de bom! Até!

G. Magalhães, que bom que curtiu! Obrigado por sua atenção e apoio. Abraço!

Suzi, obrigado por sua atenção. Enviarei o email. Abraço!

Ana Beatriz, muito obrigado por toda atenção. Você é muito gentil. Abraço e até breve!

8 de outubro de 2010 16:56  
Blogger Alessandra disse...

Você escreve muito bem...
De forma clara, onde consegue prender a atenção dos leitores.
Eu tenho um outro blog onde exponho meus pensamentos...mas ele é novo.
Para ter tantos adeptos só poderia ser bom.
Parabéns !!!

8 de outubro de 2010 19:45  
Blogger Leilinha e meus Fragmentos disse...

Olá bom dia Jefh Cardoso!
Como vai meu amigo?
É uma satisfação tê-lo aqui.
Você escreve muito bem, viu? Bênção de Deus pra você e nós também ver essa inspiração.
Que Deus continue lhe abençoando.
Um beijo no coração.
Amigos?
Eu! Leilinha

13 de outubro de 2010 03:44  
Blogger Nayara Amora disse...

ei,obrigada pela visitinha e pelo comentario =)
aceitei seu convite e vim ler " o candidato" . . . acabei lendo outros textos tbm . .
muito show seu blog, nao poderia deixar de te seguir. bjss.

14 de outubro de 2010 16:05  
Blogger Luana Chaves disse...

olá, vim retribuir sua visita ao blog consonância e lhe agradecer por essa.
Gostei muito de visitar seu blog, há textos muito bacanas =]
Continue escrevendo!
Passarei por aqui sempre que puder.

23 de outubro de 2010 18:39  
Blogger ADRIANA disse...

olha fiquei encantada com seu blog esta lindissimo muito lindo mesmo amigo e obg por ter visitado o meu ok boa tarde e bom sabado para você.beijossssss

27 de novembro de 2010 07:11  
Blogger jefhcardoso disse...

Alessandra, você é muito gentil, generosa. Quero conhecer o seu blog. Será um prazer. Muito obrigado por tudo, abraço!

Leilinha, com tamanha delicadeza e afeição você vem e me propõe amizade, algo irrecusável. Amigos sim. Conto contigo. Recebo de coração aberto as bênçãos que me deseja e lhe desejo tudo em farta medida. Abração!

Nayara Amora, que bom que veio! Que ótima a sua energia! Obrigado e um grande abraço!

Luana Chaves, obrigado por sua visita e pela força. Continuarei sim. Um grande abraço, venha mais vezes, até!

Adriana, foi um prazer lhe visitar, bem como lhe receber aqui. Beijos!

27 de novembro de 2010 12:23  
Blogger Ma Ferreira disse...

Oi Jefh..eu aqui..de novo..rs
Eu nunca deixei um texto seu pela metade. Você consegue tirar "leite" ( não sei se o termo é este). de pedra. Qualquer assunto fica interessante quando vc escreve.
Consegue fazer uma narrativa que prende a nossa atenção do inicio ao fim.
Este texto mostrou exatamente como funciona a tática dos candidados. Mas deixemos a politica de lado.
É sempe motivo de felicidade para mim um comentário seu em meu blog. Estou super feliz porque ele ta crescendo e com pessoas ótimas, como vc.
Sincronicidades sempre acontecem comigo. Mas naquela época aconteciam mais. Tenho mais histórias para contar. A medida que vir a inspiração vou colocando no blog.
Se eu fosse contar minha vida inteira daria uma novela, não um filme.
Estou muito inspirada com minha ceramica. Estou trabalhando feliz. Gostei dessa idéia de se ter um blog. Tenho mantido contato com ceramistas e sempre compartilhamos algo de bom.
Engraçado este mundo virtual. Não conhecemos bem as pessoas e já os consideramos amigos.
Um feriado cheio de inspiração pra vc!!!
Meu amigo, Jefh.


Ma Ferreira

19 de abril de 2011 18:06  
Blogger Nyce Pinto. disse...

Bom dia Jefh, que o Senhor da Vida ilumine teu dia!Você merece todos os comentários aqui deixados...escreve e descreve o dia a dia... Estou lendo e visualizando a realidade em cada frase!!! Parabéns!!! Ousei segui-lo, posso?
Um abraço!!!

9 de junho de 2011 05:07  

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial