Pular para o conteúdo principal

Meu palpite falhou, mas a Ester acertou

O meu palpite falhou, mas isso não é importante. O Brasil venceu a Coreia do Norte por 2x1. Palpitei no intuito de brincar com os meus amigos do blog. De certa forma assistimos juntos à partida, e a seleção do meu país venceu e, isso sim é relativamente importante. Aqui em casa, todos ficamos felizes ao terminar a partida, exceto os nossos convidados, um casal de vizinhos norte coreanos, o Kim e a Sun. Eles possuem uma confecção e já estão no Brasil há 15 anos. Kim chorou juntamente com o atacante Tae-Se Jong durante a execução do hino nacional coreano. Ele comentou que é difícil pertencer a um povo dividido em duas nações. Declamou a sua paixão pela República Democrática Popular de Coréia, ou simplesmente Coréia do Norte; Sun, sua esposa, dizia que “Os Chollima”, apelido da seleção de seu país, certamente não venceriam, mas tampouco sairiam de cabeça baixa, pois “Os Chollima” são uma seleção apegada à honra, ela afirmou. Eu quis saber o que significava Chollima. Kim orgulhosamente explicou em seu português precário, não com a exatidão das palavras que seguem é claro: _Chollima, caro Jefh, é uma referência ao cavalo alado mitológico de nossa cultura, caracterizado por ser muito rápido para ser montado. Non!?
*
O jogo terminou, mas a amizade continua a mesma. A Ester (http://manifesto-interno.blogspot.com/) acertou, está registrado nos comentários da postagem anterior e, no próximo jogo eu certamente acertarei em meu palpite. (sorrio).

Obs. Quero aproveitar para pedir a sua contribuição em forma de comentário e, se achar que mereço o seu apoio, vote em meu blog para o Prêmio Top Blog 2010. Mas se você também estiver concorrendo na mesma categoria que eu (variedades), queira me desculpar.

Comentários

  1. Irei votar em seu blog sim...viu.


    abraços
    de luz e paz.


    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Ah, isso acontece!
    Mas eu acertei, rs...com certeza não é facíl uma seleção que é penta entrar de "salto alto", é muita pressão emocional, é o planeta de olho na gente ;)
    Vamos que vamos!!!
    Domingo vai ser melhor!
    Bjs Jefh
    Mila Lopes

    ResponderExcluir
  3. meu palpite também furou.. apostei com meu marido 3X1, mas o Brasil nem jogou direito... e, o primeiro gol ainda foi sem querer.. ( o proprio jogador confirmou na coletiva de imprensa que já estava super cansado e p/ não perder a bola resolveu arriscar)

    Acho que vamos ter um trabalhão com a Costa do marfin... eles jogaram bem hoje cedo, só não conseguiram finalizar no gol... mas também não deixou portugal fazer... sem contar que eles são bem melhores que o timeco da coreia... vmaos ver né!!!
    beijão

    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uau Jefh! nem acredito que vc fez uma postagem por conta disso :D

    Obrigada viu?! Me fez sorrir..

    Sugiro que nos jogos seguintes do Brasil vc peça o palpite das pessoas sobre o placar, como fez dessa vez, achei bem original!

    Abraços Verde e Amarelo!

    Ester.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu casal de convidados! Isso é que é uma amizade democrática! rs Também choraria com o Tae, foi emocionante!
    Mas, mais emocionante foi já começarmos com uma vitória, embora todos os "mesas redonda" da tv digam o contrário, deveria ter sido uma sova!
    Mania de brasileiro... querer sempre mais! rs
    Bjo
    http://futilidadesqueamamos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não dei nenhum palpite, mas tinha certeza de que ganahríamos, só não imaginei que seria apertado.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu teria errado o meu palpite (3x0). Por um lado isso foi até bom. Se o Brasil tivesse feito 3 a 0 eu me arrependeria amargamente por não ter participado do bolão.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigão! Vi o jogo! E gritei quando Brasil ganhou! Se Portugal não ganhar, que ganhe o Brasil cara! :)
    Achei muito interessante que você tenha visto o jogo na companhia de um casal coreano! (sorrio) ;)
    um beijo

    ResponderExcluir
  9. El deporte une a los amigos unos más que otros pero siempre al final si se es honesto resplandece las satisfacciones por el equipo ganador.

    Lo peor es cuando se considera como una lucha de poder llegando a veces hasta las manos eso es algo que no me entra en mi mente de ningún modo.

    Tu amigo saca a relucir a sus pasados poderosos representado en un halado caballo aún perdiendo para demostrarse a si mismo que son fuertes pero al final prima la buena amistad y eso es lo que cuanta un en momento de despartimiento y buen rollo.

    Un abrazo y felicidades por haber ganado.

    Marí

    ResponderExcluir
  10. éhhh ,,, mas a coreia quase que da um susto em nos... boa quarta.... bjoks

    ResponderExcluir
  11. Olá meu lindo, mais calmo agora!
    Sabe de uma coisa, eu adorei a Kim , e confesso que me emocionei ao ver o jogador da Coréia demonstrar seu patriotismo sem vergonha e sem pudor , isso sim é que chamo de sensibilidade nua e crua, lindo de se ver e sentir.
    Mais que saber jogar, é ter esse orgulho e conhecimento, coisa que muito admiro nesses povos onde a cultura e a disciplina estão para todos.
    Orgulhosamente explicou :_Chollima, caro Jefh, é uma referência ao cavalo alado mitológico de nossa cultura, caracterizado por ser muito rápido para ser montado. Non!?.
    Que lindinha...nossos jogadores coitados, em sua maioria sequer sabem o que é um cavalo alado.
    Bem, mas deixa pra lá.
    Vamos torcer pelo nosso país não é mesmo.

    Muita pipóca e guaraná pra você nos próximos jogos, seguido de um abraço mais que carinhoso.
    Beijinho.

    Ah é !!!
    VERIFICAR PALAVRAS, que saco.

    ResponderExcluir
  12. Oláááá!!

    A Santa veio pra avisar!
    Vc esta linkadinho em minha página ^^
    Assim todas as minhas amigas dançarinas de can-can vão conhecer sua página!
    http://santanocabare.blogspot.com/p/eu-linko.html

    =*

    ResponderExcluir
  13. hamm. o importante é que o brasil ganhou.. quse q sofridamente.. hehehe

    ResponderExcluir
  14. Achei o joguinho tão fraco!!!
    Desse jeito quando enfrentar as fortes já era!!!

    Hasta luego!!!

    ResponderExcluir
  15. Ola jefh...
    primeiramente obrigada pela visita em meu blog
    em relação ao jogo também esperava u plcar mais elástico, mas é assim mesmo, primeiro jogo, ansiedade, responsabilidade em ganhar bem...
    valeu pela vitória e a alegria de um país inteiro
    bjs

    http://abelaeabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Texto adorável, Jefh!
    Tema espetacular: sensibilidade de alguém que assiste ao futebol tendo como convidados pessoas que gostariam que seu país, que não é o nosso, ganhasse. Lindo deamis!!! Precisamos muito disso, nos dias de fanatismos
    que vivemos...
    Um relato encantador, de altíssimo nível!
    Grande abraço, amigo

    ResponderExcluir
  17. Hugo, muito obrigado, amigo. Abraço!

    Mila, eu espero que domingo realmente seja melhor. Abraço!

    Amanda, o Maicon deveria saber que sinceridade tem limite. (sorrio). E que venha a Costa do Marfim, pois até agora eu não vi nada digno de temor. Grande abraço, Luna!

    Ester, quem me faz sorrir é você toda vez que vem com o seu carinho e atenção tão presentes. Seguirei a sua sugestão. Estou adorando o retorno das postagens. Está sendo muito divertido. Abraço e obrigado!

    Lara, sim. Concordo. Mas vamos continuar na torcida, pois ninguém está jogando essa bola toda. A Alemanha não é um monstro só por que goleou a galinha morta da Austrália. (sorrio). Grande abraço!

    Ale, mania de brasileiro. Da maneira que a imprensa coloca não deveria nem haver jogo, mas apenas o Brasil indo para a coletiva de imprensa após uma goleada virtual. Abraço e obrigado, Ale!

    Isadora, eu também não esperava o aperto. (sorrio). Abraço!

    Trovador, fica aí a lição. Procure o cara do bolão o quanto antes e deixe lá um palpite mais certeiro para a próxima partida. Abraço!

    Cláudia, simpaticíssima Cláudia, eu também torço pela esquadra lusa. Sum e Kim são um barato. A Sum já foi casada com o Jim, mas o Jim morreu em um desastre aéreo de uma companhia australiana. Ela conheceu pela internet o Kim, que já vivia aqui no Brasil havia algum tempo, e então se uniram. Formam um belo casal. Abraço!

    La Gata, muchas gracias! Concordo que o esporte seja uma grande confraternização e que não caiba levá-lo para um lucha de poder. Que reine o despartimiento y buen rollo. Gracias!

    Angélica, é um prazer lhe receber aqui. Grande abraço!

    Camila, realmente. Os Coreanos correm muito e são muito aplicados e disciplinados. Foram bons adversários. Ainda tirarão pontos de outros do grupo. Pode apostar. Abraço!

    Fátima, que lindo o seu comentário! Eu também me emocionei com o rapaz que verteu lagrimas ao ouvir o hino de seu país. Nosso povo está evoluindo culturalmente. Este é um longo processo, mas a coisa já foi mais difícil. Hoje há muitos jogadores estudando nos próprios clubes, aprendendo outras línguas, buscando uma formação para quando pararem de jogar futebol. Fica para trás quem nada quer, mas isso há em todo seguimento. Obrigado pela pipoca com guaraná, é mesmo a melhor pedida durante os jogos – preciso mastigar durante a partida toda. (sorrio). Abraço!

    Brú, que lindo. Diz pra elas se identificarem ao vir. Será um prazer recebê-las aqui. (sorrio). Abraço e muito obrigado!

    Laélia, eu concordo. E seja como for, não há conquista sem sacrifício. Abraço!

    Junior, eu concordo que a nossa seleção deixou a desejar, mas é início e pode evoluir, e não achei a Coréia um adversário dos mais fáceis não. Abraço, amigo!

    Clítia, valeu sim. Continuemos. Abraço!

    Zélia, muito obrigado. E que a paz reine entre todos os povos! Abraço!

    ResponderExcluir
  18. oi jefh querido,
    até no texto de futebol você da um show hehehehe.
    ainda bem que amizade continua rsrsrs
    é so uma bola rsrsrs
    amigo eu não gostei da esteia da seleção.
    mas vamos ver domingo.
    tomara que melhore.
    bjos.

    ResponderExcluir
  19. Então tá meu lindo Jefh, se estão estudando e se preparando para quando a idade ou uma contusão os colocar fora dos campos, fico feliz pois até para saber gastar a fortuna que alguns deles recebem precisa ter conhecimento não é.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  20. Rita, a amizade deve ser preservada sempre. A seleção precisa melhorar muito. E irá melhorar. Acreditemos. Abraço!

    Fátima, você tem toda razão, e não são todos que estudam, mas muitos estudam e se formam após deixarem o futebol profissional. Essa coisa de apenas jogar está cada vez mais ultrapassada. Os caras sabem que a carreira é curta e quando não estudam ao menos se preocupam em ir preparando algum comércio e tal. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Jefh, famos fazer uma troca? (rs)... Estou brincando... Olha, meu blog está concorrendo também ao Top Blog, mas é na categoria 'Sustentabilidade'... Se você quiser votar...
    Quanto ao jogo, aqui em casa todos queriam 3 a 0!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Permitir q uma partida de futebol acabe com a amizade realmente é fim de carreira.
    Amei essa partida,e cada uma q passava mais pintada eu ficava rs.
    Eu queria q vc visse a minha situação.
    Ontem quando terminou o jogo eu tive q voltar a trabalhar,eu ñ tinha outra roupa para colocar e fui de verde e amarela mesmo,os pessimista de plantão zuaram comigo,mas q raio de Brasileira eu sou? Perdendo ou ganhando eu sou é brasileira e sinto orgulho disso.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  23. Pérola, comigo não foi diferente. No dia da derrota eu fui com a camisa da torcida. Não deixei de torcer. Apenas fiquei momentaneamente triste. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c