Pular para o conteúdo principal

Havia um cheiro de chulé no ar

Na repartição, no dia que seguiu ao dia do jogo do Brasil contra a Coreia do Norte, a partida fora o assunto das primeiras horas daquela manhã, e seria também o assunto da manhã inteira, e da tarde toda, porém, pairava um cheiro de chulé no ar. Todos sentiram o cheiro de chulé, mas nenhum colaborador da repartição ficou à vontade para comentar o odor; era muito cedo e quase ninguém queria indispor-se com algum colega e criar assim um clima desagradável para iniciar o dia pós vitória – afinal, ainda que magra, vitória é vitoria e, o assunto era mesmo o jogo da véspera.
Muitos disseram por de trás de suas mesas, nos corredores, ao lado do balcão da copa, que a seleção esteve muito fraca, que o Kaká esteve uma caca, e que o Ganso fez muita falta, bem como o Gaúcho e o Neymar, e o Hernandes... Poucos tiveram coragem de defender os comandados de Dunga. As mulheres, certamente sob a influência de maridos e namorados pessimistas, eram unânimes em dizer: _Não passa da primeira fase. E num segundo comentário, já não plenamente influenciadas pelo macho contaminante, diziam: _Tadinho do Kaká, ele está machucado, não jogou nada coitado!
Mas o cheiro de chulé pairava sobre as cabeças e todos sentiam, mas não comentavam o odor desagradável. Até que, uma moça, a mocinha estagiária, desconfiada de seu colega estagiário, decidiu romper com pacto de silêncio, e aproveitando-se da entrada do nariz fresco da copeira perguntou: _Dona Euclésia, a senhora está sentindo um cheiro estranho? Dona Euclésia sorriu, era sempre muito simpática a senhora, e colocou um fim no mistério que incomodava a todos e, apenas a estagiária havia ido à fundo na investigação: _Sim, Clarice. Está um cheiro esquisito. A estagiária, olhando para o colega estagiário, apelidado de Nanico pelos rapazes da repartição, exclamou: _Está um cheiro de chulé, não está, Dona Euclésia? Dona Euclésia sorriu novamente e explicou: _Não é isso não. É que ontem, o Senhor Asdrúbal não dispensou o pessoal da tarde, então, eles decidiram trazer um televisor e assistir ao jogo aqui mesmo na repartição, e o Paquito arrebentou pipoca de queijo e, é isso que está cheirando, o resto da pipoca que foi para o lixo, mas já vou recolher este saco.
Clarice, com as mãos na cintura e ainda com o olhar fixo sobre Nanico, fez um sinal de concordância com a cabeça e voltando os olhos para uma impressora, nada disse pelo resto da manhã. Clarice nunca foi fã de futebol, nem mesmo em época de Copa do Mundo.

Obs. Quero aproveitar para pedir a sua contribuição em forma de comentário e, se achar que mereço o seu apoio, vote em meu blog para o Prêmio Top Blog 2010. Mas se você também estiver concorrendo na mesma categoria que eu (variedades), queira me desculpar.

Obs.II Paulo Henrique Ganso torce pela Seleção Brasileira na foto do globoesporte.com

Comentários

  1. estou aqui para divulgar o projeto Papéis de Circunstâncias,
    Somos um projeto que tem o intuito de divulgar a nova poesia Brasileira atraves de um jornal Gratuito que o leitor recebera em casa, assine e receba, na opção assine do menu

    http://papeisonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. você é um homem que gosta de escrever de um jeito comum..
    e isso faz toda a diferença!!
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Ei Jefh,

    ora vejam, precisa ter mesmo domínio da escrita para escrever um texto assim, entrelaçando dois assuntos diferentes, e vc o fez muito bem!

    Fiz uma pequena homenagem aos amigos, depois passa lá!

    Abraços,
    Ester

    ResponderExcluir
  4. hahahaha
    Boa!
    Queijo quente tem mesmo cheiro de chulé!
    hahaha
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. amigo, tenho votado....

    estive fora dia todo acabei de voltar cansadinha.
    linda noite.
    bjos.

    ResponderExcluir
  6. hahahahaha muito bom, adoro os seus posts!
    Vou lá votar em vc que merece ganhar, beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  7. amigo tem um presente para você la no meu espaço.
    um lindo premio!
    espero que aceite.

    ResponderExcluir
  8. Hoy España está triste, como comprenderás, después de lo de ayer... Menos mal que yo me he librado, es lo que tiene que no te guste el fútbol.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkk

    Coitadinho do estagiário!!!Fiquei com dó dele!!!

    E quanto ao cheiro é horrivel mesmo!Pipoca e queijo nw faço em casa de jeito nenhum...
    Outra coisa q cheira igual é salgadinho de queijo da Elma Chips! Nem sei se ainda tem,estou a tanto tempo morando no exterior q só lembro do cheiro...

    Ah,ia me esquecendo,vou passar lá e votar tá!

    E por favor,tadinho tbm do Kaká....Ta dodóizinho!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. O Brasil fez a sua obrigação e ganhou que é o mais importante nesta fase. Obrigado pela visita no meu blog. Espero que volte.

    ResponderExcluir
  11. Amigooooo, tem promo no Milk Shake, participa!
    Bjs! Lu

    ResponderExcluir
  12. Uma delícia receber sua visita! Muito divertido o texto, tao divertido como assistir os jogos da copa na terra de los hermanos... hahahahahaha

    ResponderExcluir
  13. nhéca.......rs
    Por isso que não curto essas pipocas com sabor. A velha e tradicional pipoca na panela é tudo de bom. Em todo caso, no próximo jogo, acho que vou deixar a pipoca de lado....kkkkkkkkkkkkk
    Deu um embrulho de chulé,,,,rsrsrsrsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Esse cheiro realmente é de embrulhar o estômago, e o pessoal insiste em fabricar os tolos em comprar os sem noção em comer e os retardatários em cheirar , rs.
    Brincadeirinha.

    Já votei algumas vezes, as próximas vou cobrar, combinado.

    Beijinho querido Jefh.

    p.s. verificaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar......

    ResponderExcluir
  15. Papéis, ok. Obrigado!

    Solange, sou sim, se tentar inventar me complico. Só sei ser o que sou. (sorrio). Abraço e muito obrigado por sua generosidade.

    Ester, obrigado. Bondade sua. Você é sempre muito agradável para com o que escrevo, para comigo. Obrigado!

    Eneida, tem sim. (sorrio). Abraço!

    Sim, Rita. Bom te ver. Irei ver o que tem para mim em seu blog, mas já agradeço antecipadamente. Só não apanharei ser for selo, pois não sei trazê-los para cá. (sorrio). Tudo bem? Abraço!

    She, obrigado pelo apoio. Mesmo que eu não vença, o fato de pessoas terem me cotado já é uma vitória. Abraço!

    Mercedes, entendo a tristeza espanhola, mas ainda não está perdido. Vocês podem se reabilitar. Há muito para acontecer ainda. Abraço e boa sorte!

    Lilian, vocês e o Kaká, ora francamente! (sorrio). Espero que o Dunga não o ache gatinho e fique com peninha de sacá-lo da equipe. Lá na quadra onde eu jogo dariam um esculacho nele que ele ficaria com vergonha de aparecer na semana seguinte.
    Mas falando sério, o Kaká recuperado é ótimo jogador, porém precisa recuperar-se; até para preservar a sua imagem de grande jogador. Abraço!

    Ricky, voltarei sim, amigo. O importante foram os 3 pontos, padrão de jogo se adquire a medida que os jogos vão se tornando mais duros. Abraço e obrigado!

    Louise, obrigado pelo convite. Participarei. Abraço!

    Marina, você está na Argentina? Abraço e aguardo resposta.

    Cris, (sorrio), muito bom. Obrigado por compartilhar seu mal estar aqui. (sorrio novamente) Abraço!

    Fátima, se me cobrar não terei como pagar, pois atrás desta divida está uma muito maior, a que lhe deve pelo carinho e atenção com que vem me tratando, querida. Abração!

    ResponderExcluir
  16. Oi Jefh! Eu sou daqueles que acredita até o fim, pois o desengano da vista é furar os olhos.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  17. oi jefh, sempre muito bom te receber!
    amigo eu não entendo nada de chulé rsrsrs
    mas eu adorei sua escrita é show.
    você sempre sera lembrado merece muito mais.
    e vamos votar.
    esta preparado para domingo rsrsrs.
    um abraço com carinho.
    esta me devendo o almoço não esqueci não....

    ResponderExcluir
  18. Ei Jefh, gostei do "cheiro do chulé" (risos)... gostei muito do seu site, tá de parabéns.
    Sobre o Brasil que abra os olhos pois tem muito "Los Hermanos" com apetite de leão.
    O time de 2 bilhões de dólares já precisa, começar a pensar se quer mesmo levar a taça, pois o mero jogo contra a Coréia não é algo sustentável para enfrentar "leões" pela frente, abraços.... Carlos
    Paz,Perfeição e Luz a todos os seres humanos.

    ResponderExcluir
  19. Sobre o Brasil que abra os olhos pois tem muito "Los Hermanos" com apetite de leão.
    O time de 2 bilhões de dólares já precisa, começar a pensar se quer mesmo levar a taça, pois o mero jogo contra a Coréia não é algo sustentável para enfrentar "leões" pela

    ResponderExcluir
  20. haha adorei, me fez lembrar a barata da Clarice Lispector em A paixão segundo GH... Gostei muito do blog estarei aqui sempre que possível retribuindo seus comentários no meu blog...

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pela visita lá no Gigante Colorado!
    ;) Gostei bastante do seu blog, viu???
    To seguindo já!

    BEijooooo (Gabriela)

    ResponderExcluir
  22. Penso que isso das opiniõs de cada selecção são iguais para todas. No fundo as palavras que dizemos pode não ser o que realmente se quer dizer.
    A esperança e a fé cheiram sempre melhor que o chulé.

    ResponderExcluir
  23. Tratei de me apressar na leitura do bom texto, afinal meu nariz já ardia. Fiquei aliviado afinal foi só o cheiro do queijo na pipoca....

    Sds. Celestes

    ResponderExcluir
  24. Gracias por tus visita ao meu Blog.
    Sempre disponível, para quando entenderes desopilar um pouco.
    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Adorei a sua linguagem e seu conto.
    Obrigada por visitar ao Le Poete en Fleur!
    Já estou seguindo!
    Abs!

    ResponderExcluir
  26. Fala, Jefh! Realmente a galera ficou assustada com essa estreia da nossa seleção e acredito que a equipe precisa de um legítimo "camisa 10". Concordo com o Dunga em não ter convocado o Ganso e o Neymar. Eu teria levado o Ronaldinho Gaúcho e até, quem sabe, o Alex (ex-Palmeiras e Flamengo).

    Gostei muito do seu texto. Parabéns pelo trabalho.

    Leonardo Silva - Blog do Programa Bicuda na Bola

    www.bicudanabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Rosemildo, incrível isso! É seu? Obrigado por compartilhar, amigo. Abraço!

    Rita, (sorrio), o almoço será uma postagem. Estou guardando para depois da Copa. Muito obrigado por seu carinho e atenção que vêem nutrindo muito do meu ânimo nas escritas. Grande abraço, querida!

    Carlos, achei bom você tocar no que se refere ao que virá. Quero opinar: Penso que a fase de grupos seja a festa, o que não impede este ou aquele convidado de honra voltar mais cedo para casa. Creio que a Copa, aquela mais brigada, mais briosa, mais cobiçada, mais aflorada, mais afeita às grandes emoções, amiga das tradições e do talento comece mesmo a partir das oitavas. Concorda? Abraço!

    María, muchas gracias, linda!

    Wanessa, não conheço A Barata da Clarice Lispector, mas muito me honra por ter feito lembrar. Fiquei muito feliz que tenha gostado do meu blog. Será um grande prazer lhe receber aqui. Fiquei lisonjeado. (sorrio). Obrigado!

    Gigante Colorado, obrigado pelo apoio, amigo. Grande abraço!

    Psycho, sim. (sorrio). Obrigado por sua atenção. Abraço!

    Carlão Azul, obrigado pelo espirituoso comentário, amigo. (sorrio). Abraço!

    Jardineiro, obrigado. Foi um prazer. Abraço!

    Carol Sakurá, muito obrigado por sua atenção e apoio. Grande abraço!

    Leonardo, é isso aí. Obrigado, amigo. Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Fala Jefh.
    Queria agradecer a visita e o comentário lá no meu blog.
    Muito bom o post.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Oi Jefh, obrigado pela visita, mas quanto à seleção não temos a mesma opinião, achei uma droga, não dou crédito a eles, podem até ganhar a copa, mas estão longe de outras seleções que passavam segurança, se empunham em campo, esta não, não tem craque de verdade, nem de mentira, apenas bons jogadores, e está longe da seleção de 70, 82 (apesar de perderem a copa) e 2002.
    Falta o Ganso sim, o Victor (sou gremista) e muitos outros jogadores, mas cada técnico com sua panela, só acho que o Ronaldinho Gaúcho perdeu a vez na copa de 2006, e existem muitos outros no BRasil para representar o BRasil.
    Abraços, Mauro (MMS, e Koisas e Coisas)

    Vou votar!

    ResponderExcluir
  30. Votado!
    E estou te seguindo agora.
    Meu blog principal é o Koisas e Coisas, mas todos tem a sua importância, valeu a visita!
    Abraços e bom final de semana, Mauro

    ResponderExcluir
  31. amigo como estas? no podes escapar un rato del mundial, lo pregunto con una especie de humildad, sabes, creo que no es patrimonio de nadie, el ganar o perder, de mi parte NO me interesa,para nada, porque en el mientras tanto,hacen cada NEGOCIO, nuietros jefes de estado....en fin OJALA gane quien juegue mejor!
    un abrazo
    lidia-la escriba

    ResponderExcluir
  32. Deve ser beem complicado a situação da estagiária, mas admiro a coragem dela de abrir o assunto, resolvido com o comentário da dona Euclésia. Coragem, muuita coragem da parte dela !

    ResponderExcluir
  33. Luciano, que agradece sou eu. Grande abraço!

    Mauro, nem me fale da seleção de 82. Mas futebol pra mim, cada vez mais, se afigura como um jogo que premia o mais competente. Veja bem, vence aquele que faz melhor aquilo que se propõe a fazer, seja defender, marcar, atacar, anular, enfim, aquele que domina o adversário. Nossa seleção realmente é formada por bons jogadores apenas, eu não discordo, mas espero que na simplicidade deles eles consigam mostrar algo que não nos envergonhe. Se for para jogar na raça, que jogue com muita raça e assim não terão menos chance que os adversários, que até agora não mostraram um futebol melhor que o nosso. Abraço, amigo, e obrigado pela oportunidade de falar! Será um prazer passar pelo Koisas e Coisas.

    Lidia, eu estou bem; e você? Ojala gane quien juegue mejor. Você tem toda razão, e você é uma linda pessoa. É um prazer lhe conhecer e ver você compartilhar aqui a sua grandeza de espírito. Obrigado e um grande abraço desde Ituverava no interior de São Paulo.

    Will, muito bom. Valorizemos a coragem da Clarice. (sorrio). Abraço!

    ResponderExcluir
  34. sigamos caminando con paso firme y certero besitos gaviota

    ResponderExcluir
  35. Queijinho tem cheiro de chulé rs.
    Quer dizer:Alguns rs.
    Amado eu só quero te falar uma coisa,fala a verdade o Caca jogou igual a uma moça né,só faltou o salto rs.
    Mas ontem eu senti um esforço tremendo para continuar,ñ vou negar, eu chorei muiiiiiito,mesmo com a intuíção negativa acreditei q ela pudesse estar errada.
    Ainda ñ degustei a derrota.
    Eu ñ esqueço aquele Holandes com cara de bunda nas cara de uma câmera,tipo:Vai com Deus me enervou sabia!!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  36. Pérola, vejo que torceu com todos os seus nervos, querida. (sorrio). Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c