Pular para o conteúdo principal

Cartas a Tás (44 de 60)


Ituverava, 11 de setembro de 2009
Veja amigo Tás, na medida em que lhe escrevo estas cartas, na mesma proporção nos afastamos.
Por que digo isso?
Por uma razão muito simples: note que há uma resposta sua apenas para a carta de numero 2, as seqüentes, todas, sem nenhuma exceção, vão sem o menor indício de atenção de sua parte.
E é claro que não pretendo passar dos 35 aos 100 anos de minha vida lhe escrevendo cartas, amigo. Ora francamente! Era só o que me faltava! De mais a mais o conterrâneo há de convir que não é nenhum Sarney, Roberto Carlos, Pelé, Amado Batista ou Xuxa para que eu fique aqui lhe dando atenção como a um rei de algo.
Jogou onde afinal, amigo?
Bem, queira desculpar-me se nesta sou mais emotivo que racional, assim ficando destituído da própria razão.
É que nesta manhã ocorreu um fato delicadamente especial. Eu ia para o trabalho, peguei a rua que liga a avenida da represa com a rodoviária, a rua Luiz Aró. No caminho passei por várias pessoas que transitavam indo para ter com as mais variadas atividades; somos hoje uma cidade lépida, pulsante, movimentada, meu caro.
Chamou-me a atenção especialmente alguns tipos bem pitorescos. Ocorreu que entre crianças indo para a escola em vãs, serviçais da construção civil em suas bicicletas, trabalhadores de serviços burocráticos em seus belos e grandes carros e, grande numero de trabalhadores em seus veículos populares, todos trafegavam entre os “carroceiros”: veja você que em pleno século XXI, na era da informática, no mundo globalizado; homens de chapéu na cabeça, com suas colunas curvadas ao sentar-se nas tábuas que lhes servem de banco, com as rédeas a tocar seus animais modestos, de aparência apática até, trafegam como se os tempos modernos fossem mera ficção.
É isso que vemos aqui durante uma caminhada de mil metros, do trecho que liga uma grande periferia a um bairro de classe média, por volta das sete horas da manhã.
Nesta mesma manhã cheia de contrastes e cores avistei um senhor que carregava enormes pepitas de ouro de seu quintal para um depósito à 100m de distância. Ao me aproximar notei a grande familiaridade. Sabe quem era o senhor que carregava o ouro feito um duende das fábulas européias? Seu avô, meu amigo. Ninguém menos que o Sr Budaquidê Zumbi do Carmo. Ficou muito feliz ao me ver. Conversamos um pouco, ele contou-me até um causo a seu respeito, o qual contarei noutra feita quando dispuser de mais tempo, e quando eu disse que continuava tentando me corresponder com você ele admitiu que, apesar de você ser um bom menino, era um tanto orgulhoso, metido a besta. Mas louvou minha determinação e disse que o mundo dá muitas voltas, para que eu não tivesse desânimo em meu magnífico espírito. Foi o que ele disse. Agradeci e segui meu passo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c