Pular para o conteúdo principal

CARTAS A TAS (THE UNFORGIVEN)

Ituverava, 20 de Maio de 2009.

Caro Tas, és para mim o irmão que jamais tive nesta nossa terra de belezas únicas, inigualáveis: rubras, ocres e de tantas outras cores. Assim como eu, bebera das águas vermelhas e barrentas do nosso Rio do Carmo. Quando inocente e imberbe, fora batizado naquela manhã de sexta feira 13 nas mesmas águas em que tantas vezes se aventuraria em sua mocidade. Feioso e cabeçudo como poucos, fora a criança mais indômita a pisar por estas plagas. Feito um selvagem nativo, correste misturado com os lobos e cães do mato pelos matagais e florestas. Tas, quantas vezes sangrou e urrou açoitado por timbetes na face vadia durante as corridas em fuga? E eu contigo, lembra? Quantas vezes, amigo? Assim como eu, você soube como poucos as aventuras e desventuras de ser um moleque encardido de pés descalços a queimar a sola no solo incandescente de nossas ruas de asfalto e paralelepípedos. Sendo assim, e por muitas outras circunstâncias, vejo em você bem mais que um amigo de infância. Vejo um irmão para minha vida inteira. E somente agora entendo a finalidade e efeito das reguadas do Professor Tenório em sua cabeça durante as aulas de português. Você se tornou um grande comunicador, de relevância nacional, amigo. Um ícone icônico. Um avatar do saber. Uma celebridade com conteúdo, tutano. E hoje, quero em demasia resgatar tua identidade natal, amigo. Pare de vislumbrar o espaço, as naves! Pare com estes sonhos supraterrestres. Volte os olhos para nossa pequenina cidade, a bela morena da tez rubra. Quer saber afinal o que foi que me jogou nesta represa de nostalgia? É isso que se pergunta ao ler minhas palavras introdutórias, meu caro? Sim. Direi agora. Ocorreu o seguinte. Nesta semana, nossa cidade fora homenageada pela tevê. Falaram, dentre outras tantas coisas e pessoas, do nosso ouro branco, o algodão. Falaram do magnífico Gustavo Borges. Aquele mesmo. Aquele o qual ensinamos a nadar e tantas vezes salvamos de horríveis caldos nos córregos Calção de Couro e Lava Pés. Falaram inclusive do Vitor Martins, o Vitinho. De sua poesia, a qual toda ela está repleta de nossa influência, amigo; fato que não mencionaram. Lembra dos bares que nós três frequentávamos, do Largo Velho, da praça? Porém, de você propriamente, Tas, esqueceram por completo. Que lástima! Ai de nós! Isso não é justo, ou é. Mas quero te alertar. Você precisa resgatar sua origem com urgência. Tenha pressa. Pare e pense um pouco. Nossa cidade também não me atraía muito no começo, é preciso acostumar-se a ela, como disse Vincent certa vez. Contudo, existem aqui figuras exóticas e interessantes, e belos retratos de mulheres que você deve ter gravado na memória, e que certamente dariam belos quadros se fossemos pintores. Belas esculturas, caso fossemos escultores. Há muito que ver e produzir aqui. Pense. Quando puder, escreva-me. Sei existir aí figuras até mais interessantes do que as que habitam aqui, mas aqui estou. Conforta-me ver em seu blog que você se interessa um pouco por nossa cidade, e isto é uma boa coisa, já é alguma coisa... E agora encerro esta pedindo para que jamais se esqueça de que as morenas daqui são mesmo magníficas, são belas figuras, capazes de despertar poesia no coração de qualquer poeta. E gostaria de falar sobre este tipo de arte contigo, no entanto por ora só nos resta escrevermos bastante. Quando revelei a Vincent minha intenção em lhe escrever, ele pediu que lhe transmitisse um singelo recado; sabe bem como ele é simplório; ele disse: “Ache belo tudo o que puder, a maioria das pessoas não acha belo o suficiente.”* Bonito, não?

*Frase de Vincent Van Gogh em carta destinada ao irmão Theo.

Obs. O texto foi inspirado e possui citações do livro “Cartas a Théo”, de Vincent Van Gogh)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c