Pular para o conteúdo principal

Um Abraço

Um Abraço


No enlace de um abraço,
O cheiro que sente no peito afagado,
O calor que dissipa da sua roupa,
Algo se desprende de tua alma;
Palavra mutua que se diga ao pé do ouvido,
Quase nunca é inteligível.

Apure o sentido tátil e olfativo,
Firme-se no enlaço desse abraço,
Tenha por um momento um tronco amigo;
Seja senhor e cativo,
Viva na prisão de um eterno abraço,
E sinta a matéria do espírito:
Abrace forte, abrace com carinho!

“Imploda” no enlaçar do abraço,
Estremeça neste bom amparo,
Sustente e seja sustentado,
Perdoe e seja perdoado,
Amarre bem amarrado,
E abrace novamente apaixonado.

Que o abraço lhe sufoque,
Sua alma ele toque;
Ainda que venha regado em densas lágrimas:
Acolha e seja acolhido.
Abraço intenso que mate uma saudade,
Recomponha e proteja a alteridade.

Abrace a mãe, o pai, e o filho;
Venha de mansinho,Abraço de bicho preguiça.
Abraços comoventes, comovidos, condolentes e condoídos.
Viva na eternidade de um abraço inesquecível,
Sinta o bem de sentir quem se tem;
Como é bom poder abraçar alguém!!!

Abrace o teu bem, para o teu próprio bem:
Liberte-se nesta prisão de outrem,
Seja eterno e eternize, enfim:
Bom pra você e bom pra mim,
Mas nunca, nunca participe de um abraço fingido;
Colha o do urso, porém, do rato e da serpente, se desvie


Comemore este momento de vitória,
E seja o apoio no fracasso.
Cumprimente e seja cumprimentado,
Console essa dor de perda que quase mata;
Sufoque uma solidão,
Prove o sabor da sinceridade.

Abrace a tua causa, tua peleja, tua gloria;
E que este abraço enriqueça a tua estória.
Abrace como se não houvesse mais ninguém;
Corra para o abraço e largue todo enfado:
Como criança abrace feito carrapato,
E com o abraço da jibóia, muito cuidado!

Para mim e para você: aquele abraço!!!


Por Jéferson Cardoso de Matos.

Comentários

  1. Oi jeferson esse seu texto do abraço foi o melhor.lembrou-me o Espírto de Litiel,anjo que fez com que Gabriel e não Miguel fosse o que desceu dos céus a anuncia a imaculada conceição.Ele é bastante curioso como um caipira(Litiel)com rimas feitas que se arrependeu do que fezquando Cristo secou a figueira estéril,protegida por ele mesmo,o dito anjo,que teve as asas quebradas por Miguel por não deixar a dita árvore frutificar para afastar o cálice amargo da crucificação.Com a sua mensagem de solidariedade humana,se encontrar um menino ou menina que com um olhar lembre-lhe da caridade tenha compaixão,não olhe para trás e siga o seu caminho e apresente-se a Jesus na derradeira hora em que a Morte podar uma rosa vermelha.

    ResponderExcluir
  2. Cara, obrigado por sua visita. Legal ver que um texto pode remeter a tantos outros. Espero continuar a escrever coisas que lembrem as pessoas de outras coisas que já tenham lido, até o momento em que ao ler algo, se lembrem de ter me lido, rsrs. Obrigado cara!

    ResponderExcluir
  3. Um abraço tem que ser Terno E Longo.
    Étore.
    PS: O endereço que estou usando é da turma de direito da Janaína... falou Marcão do Palmeiras.

    ResponderExcluir
  4. Cara, obrigado pela visita e pelo comentário, e para você, meu amigo e colega de profissão: Aquele abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. abraçar é deitar na alma de quem se ama.

    ResponderExcluir
  6. Os comentários enriquecem cada vez mais esta postagem.
    Obrigado, Myrian!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Jefh , vim te agradecer pela visita, estou te seguindo pois tem muito o que ler por aqui, mas hoje feriado , momento família, vou voltar outra hora ok?.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Rejane, obrigado por sua atenção. Espero que tenha tido um ótimo feriado curtindo a família. Aguardarei as suas leituras e comentários. Ok? Abraço e tenha um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  9. As vezes como nos falta o abraço amigo para continuarmos sonhando...obrigada pela visita, vou favoritar seu blog ao meu adorei. Ah e ja votado. quanto eu continuar sonhar....desisti faz tempo

    ResponderExcluir
  10. Lilian, o abraço é fundamental para todas as nossas lutas nessa vida. Quanto ao sonho, não desista nunca, pois mais essencial que o abraço é sonhar. Abraço e muito obrigado pela atenção e carinho que me dispensou!

    ResponderExcluir
  11. Foi muito promissora tua visita ao meu espaço, mas, por que? Porque me fez conhecer o teu, ler sobre algo que tanto amo, que tanto faço, e que tanto preciso: o abraço. Gosto de abraçar as pessoas, consigo sentir a força, ou a fraqueza delas, e passar um pouco de mim, o que é bom de mim. Nossa, adorei, de verdade! Muito bom conhecer, muito bom! Tenha um excelente final de semana, cheio de abraços!

    ResponderExcluir
  12. Fabiana, que gracioso o seu comentário! Senti-me abraçado. [sorrio]. Obrigado e venha abraçar-me mais vezes, muitas vezes mais.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Há algum tempo visitei seu blog e copiei o texto O Abraço, nas minhas postagens "rascunho".. hj ao retornar gostei mais ainda do espaço de boa leitura... Parabéns! Qnta inspiração!

    ResponderExcluir
  14. ah! esqueci de dizer q postei o texto definitivo.. com a devida citação do autor.
    Um gde abraço!

    ResponderExcluir
  15. Nidi, obrigado pelo carinho e atenção. Um Abraço! [sorrio]

    ResponderExcluir
  16. Não posso deixar de dizer estou precisando fisioterapia urgente

    ResponderExcluir
  17. Olá Jefh, muito obrigada pela visita no Blog no dia do meu aniversário,sempre tão querido e terno...Hoje eu voltei bastante no tempo, postagem de 2009... Mas foi esse um retorno muito bom, ler "UM ABRAÇO" me fez muito bem, nós gauchos temos o hábito do forte aberto de mão e do abraço apertado...como é bom abraçar e ser abraçado!!! Como você diz:
    "Comemore este momento de vitória,
    E seja o apoio no fracasso.
    Cumprimente e seja cumprimentado,
    Console essa dor de perda que quase mata;
    Sufoque uma solidão,
    Prove o sabor da sinceridade."
    Deixo aqui então, um grande ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  18. Amei esta poesia!!!!!!!!!!!!!!Ela é maravilhosa!Passeia pelos vários tipos de sensações e nos dá um poco da dimensão da sua sensibilidade e da veis poética que corre em suas veias.Parabéns pelo talento que Deus lhe concedeu e você ao longo de sua existência aprimora.

    ResponderExcluir
  19. CARO AMIGO QUE POESIA LINDA!!!!DIANTE DISTO SÓ TENHO A DIZER....AQUELE ABRAÇOOOOO... PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir
  20. Voltei aqui...

    "Abrace a mãe, o pai, e o filho;
    Venha de mansinho,Abraço de bicho preguiça.
    Abraços comoventes, comovidos, condolentes e condoídos.
    Viva na eternidade de um abraço inesquecível,
    Sinta o bem de sentir quem se tem;
    Como é bom poder abraçar alguém!!!"

    Um imenso abraço...

    Parabéns! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c