Pular para o conteúdo principal

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO

Um amigo leitor me perguntou por que é que eu não tratava em meu blog de assunto tão urgente em nossos dias como este que vem dominando os noticiários nas últimas semanas. Eu respondi que todos já haviam tratado o suficiente. De mais a mais, eu não queria mesmo falar do narcotráfico, da guerra do tráfico, das tropas de combate de elite ou de araque. Afinal, as ervas que servem de matéria prima para o produto final continuarão recebendo insumos agrícolas; continuarão sendo plantadas e cultivadas; colhidas e beneficiadas, processadas; transportadas e distribuídas; comercializadas no atacado e no varejo; e finalmente consumidas por consumidores ávidos, viciados ou os tais que fazem uso “recreativo”. Então, meu amigo insatisfeito questionou-me; “Mas e o Rio de Janeiro?”
Bem, eu preciso dizer que, com uma estrutura dessas que acabei de citar, ninguém precisa do Rio de Janeiro para traficar?
E já que eu toquei no assunto, disse ao meu amigo que acho a sociedade muito tendenciosa. Diante dos monstros da nossa própria criação* tendemos a ficar estarrecidos, perplexos, horrorizados. Então, perguntamos onde foi que erramos. Negamos a verdade eminente. A verdade que, por mais que tentemos omiti-la, vem à tona. Fomos nós quem criou e alimentou os monstros que agora preponderam à cena; corre-corre, tanques nas ruas, soldados. Fugas tão espetaculares quanto uma corrida maluca de personagens de chinelos, descalços, sem camisa, de metralhadora em punho, gente caindo baleada, prótese de perna sendo esquecida em meio ao tumulto dessa São Silvestre dos horrores...
E o cidadão comum se pergunta por que é que não tomaram essas medidas antes. Mas é que a sociedade convive muito bem com o que a tal opinião pública acha plausível. Aceitamos perfeitamente a ampla apologia ao consumo de álcool, uma droga lícita; louvamos ao consumo indiscriminado dos fármacos, viciantes, porém lícitos; há poucos anos, vendíamos cigarros de chocolate para o deleite das crianças futuras fumantes, até descobrirem que se gastava mais em saúde pública para tratar os males do vício do que se arrecadava em impostos. A sociedade consolida e propaga a violência através de desenhos, filmes e jogos, e depois não entende por que há tanta barbaridade acontecendo. Pedi ao meu amigo que não reparasse, mas em minhas horas vagas eu prefiro trabalhar um conto, ler um pouco de Literatura, curtir a família, ao invés de ficar ruminando as novidades desse velho circo de tragédias anunciadas. E para finalizar a conversa, eu saí com uma do Rubem Alves: “Se não queremos a violência, como conviver com a hipocrisia de gerar riqueza com instrumentos de morte?”
<>
Obs. O título remete à canção Aquele Abraço, de Gilberto Gil
*Frase da canção Será, da Legião Urbana
@Jefhcardoso74 no Twitter.

Comentários

  1. Gostei do que escreveu... penso da mesma forma.
    Desculpe a ausência, estou de volta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. E eu, cá do meu cantinho na Favela dos Macacos, assino embaixo disso tudinho que vc disse.
    Rio, Recife, Sampa. Tudo tá na mesma situação.


    Abç fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente essa é a realidade do nosso país. Fazer uma varredura em parte do tráfico por dinheiro (no caso, o que vai lhes proporcionar dinheiro é a Copa do Mundo e as Olimpíadas).
    Pena que isso só dificulte a verdadeira solução para isso: investir em educação. Apenas isso irá acabar com esse e todos os outros problemas de nosso país.


    Muito bom seu blog., vou passar por aqui mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, esses são os monstros de nossa própria criação(assim como já dizia legião urbana). O tráfico é ruim, mas não seria a luta contra o tráfico uma ação pior? Ainda mais quando tal luta usa da violência indiscriminada, por ambas as partes?
    Nossa concepção do que é bom e ruim deve ser mais elaborada, do contrário, seremos pessoas manipuladas pela mídia.

    Gostei do seu texto!

    ResponderExcluir
  5. Jefh, vc escreveu tudo que penso.
    Muito blábláblá em torno dessa velha e surrada história de horrores no Rio de Janeiro que se depara com a nossa velha e surrada atitudes de todos os dias ao longo de anos.
    Seu post me fez lembrar do cigarrinho de chocolate que eu comia quando era criança....rs
    Achava o máximo! Eu e minha irmã antes de comer o chocolate imitávamos os adultos( que absurdo)....e fingiamos que estávamos fumando.
    Somos responsáveis por esse cenário absurdo e por essa nossa aceitação mais absurda ainda de um governo sem vergonha que não atende as necessidades vitais de seu povo. Educação é o milagre que precisamos.
    Amei seu post!
    Beijão Querido e uma linda semana...apesar dos pesares!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jefh. O RJ é a prova de que já estamos em guerra e nós (mais uma vez) nos tornamos espectadores das trágicas cenas de violência e de desespero de nossos irmãos cariocas. Até quando conseguiremos sobreviver diante de tantas barbaridades??

    ResponderExcluir
  7. Sou tricolor de coração, boa noite...

    ResponderExcluir
  8. O Rubem Alves tem toda a razão!
    Achei interessante a observação dos cigarros de chocolate, eu nem sabia que não eram mais vendidos! Quando criança eu gostava muito deles, me "aproximava" do mundo real, agora entendo como um ítem assim pode ser prejudicial. Felizmente, ele não me influenciou tanto assim, pois não sou uma fumante.
    Boa semana
    Adri

    ResponderExcluir
  9. Ola!! bom dia!! Jefh semana maravilhosa pra vc, o Rio de Janeiro cotinua lindo .... bjinhoss se cuida.

    ResponderExcluir
  10. Amigo,
    Passei para agradecer a visita.Muito obrigada.Gostei muito do texto e queria deixar aqui q o Rio de Janeiro sempre será lindo...=)

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo totalmente com vc Jef! Número, gênero e grau! Devemos andar com boas sintonias e não ruminar as más! Isso não quer dizer que ignoramos os fatos e nem que deixamos de lamentá-los, mas agradecemos por não fazer parte desse tipo de violência! Muito Obrigada! abraços

    ResponderExcluir
  12. OI Ñ SOU BOA NESSE NEGOCIO DE BLOG MAIS PRECISO TE DEIXAR ISSO

    http://alagoinhaemfoco.blogspot.com/2010/12/sistema-de-ensino-educativo-parabeniza.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Quando é interessante estou sempre presente rsrsr.. belíssimo texto.. infelizmente não seria possível em poucas palavras expor meu ponto de vista em relação a isso... adoro um bom debate rsrsrs.. mas o espaço por aqui certamente não seria suficiente.. o Rio é um caso sério a se pensar.. que isso não tenha sido feito apenas por causa dos novos eventos que estão para chegar.. é necessário combatermos situações como essa que ocorrem no Brasil todo.. algumas regiões de forma mais intensa, outras nem tanto.. e o pensamento com o qual vc encerra, diz tudo mesmo... Sempre há os jogos de interesses que por consequência chegamos ao estado atual. Uiaaa.. que eu desembestei a escrever rsrsr.. hummm vou parando por aqui e parabenizando-lhe pelo belíssimo post!

    Beijinhos em seu coração...
    *verinha*

    ResponderExcluir
  14. Sabe Jefh, eu acredito que a culpa toda é do consumidor. Ou seja só existe traficante, porque alguém consome, só existe ladrão por ter aquele cara que acha que é legal combrar um celular de R$2.000,00 por 200, com os outros crimes é a mesma coisa. Creio que a solução virá no momento que o cidadão comum assumir a sua responsabilidade social,parar de achar que a culpa é do outro, talvez não acabe com a criminalidade, mas certamente reduzirá e bastante. E o Rio de Janeiro também acredito que contina lindo.
    E qto ao tema do momento, concordo em usar o tempo de maneira mais sábia, afinal a mída já nos bombardeia por dias a fio com o mesmo assunto, como se nada mais importante estivesse acontecendo no mundo...ninguém mais passa fome, não existe outros Estados no Brasil, nos últimos dias o mundo era cariocas....rsrs.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Muito bom,estou contigo e não abro.
    Poxa,vc sumiu heim!!!
    Beijokas mil.

    ResponderExcluir
  16. YO IGUAL SUEÑO CON IR UN DIA.
    Besos para ti.
    mar

    ResponderExcluir
  17. Caro Jefh,

    também cansei do blá, blá, blá redundante sobre a questão da violência no Rio. Sobretudo essa baseada na pirotecnia de uma mídia fundada no espetáculo, seja ele mortificante for como for.
    De fato o Rio sempre continuará lindo e isso não se trata de uma visão "polyanna" da vida, mas sim, a constatação básica de que a vida segue e o que está em curso é simplesmente nosso modo brasileiro de ser.
    Não temos escapatória frente a isso.
    E as pequenas coisas, que na verdade são as maiores,acabam ficando de lado quando embarcamos com tanta ânsia no acompanhamento de certas canoas furadas que alguém vendeu bem pela televisão.
    Mas sem querer me alongar, me pergunto, e o resto da Brasil, o exército vai fazer o quê mesmo?...
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog e pelos comentários pertinentes, afinal é tudo um ciclo vicioso.
    E obrigado pelo comentário em meu blog
    =D

    ResponderExcluir
  19. Ei, Jefh! Tudo bom, amigo? Olhe, te convidei ao Facebook e... precisei deletar minha conta, por motivos pessoais. Mas reativei meu blog que, agora, está com músicas e vídeos também!!! Dê uma passadinha por lá. Serás, sempre, muito bem vindo. Abração!

    ResponderExcluir
  20. A verdade é que somos vítimas do nosso próprio (e talvez insustentável) modelo de sociedade. Por isso, prefiro tratar das amenidades... ;) Obgda pelo comentário no meu blog. Estou ainda engatinhando nessa coisa de blogar... Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Jovem Jefh, as barbáries cometidas pelo uso de drogas estão totalmente fora de controle do o estado e também da união, então como estamos prestes a promover dois eventos mundiais não ficaria bem para o Brasil ser visto pelo mundo como país violento, perigoso e sem controle por parte dos governos, pois bem, agora criou-se esta "ação" contra o tráfico no (entorno) ou no complexo de favelas do Alemão, e nos outros estados, o que será feito ? A FIFA deixa bem claro em seu enorme estatuto ou livro de regras que para acontecer um evento tipo COPA DO MUNDO, o país sede deve promover segurança,será que esta segurança irá continuar após a COPA DO MUNDO ? No RIO DE JANEIRO um policial ganha em torno de 900R$, mora na favela pois não tem condições de pagar um aluguel, muito menos comprar uma casa parcelada,aí vem o traficante e lhe oferece por exemplo 2.000R$ para que feche os olhos para o tráfico naquele local, claro que a maioria dos policiais irá se corromper, espero ver a realidade do Brasil mudar e mudar muito nestes próximos dez anos, caso contrário veremos uma verdadeira guerra em nossas megalópoles.

    ResponderExcluir
  22. Vou ter que voltar aqui com muito mais tempo pra ler tudo de bom que vc escreve, muito obrigado pela visita no meu blog. Até mais
    Paula
    http://desaltonacidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. A violência é geral,mas o Rio está no foco porque vai receber dois eventos mundiais.
    beijos
    http://mulhersoefielamoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Obrigada por ter comentado no meu Blog, fiquei muito agradecida de coração!
    Adorei seu Blog, e esse Post é muito interessante pelo fato de estarem acontecendo tantas coisas no Rio de Janeiro, vc disse tudo o que eu penso aqui.
    Bjus e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  25. realmente a situação do rio é deprimente...e pior ainda eh sabe q isso provavelmente não tem conserto =/

    parabens pelo blog...tds os textos são muito bem escritos....bjoo

    ResponderExcluir
  26. Pat., que bom que compartilha. Seja bem vinda. Senti sua falta. Abraço!

    Eurico, é uma honra recebê-lo. Nada é fácil. Obrigado, abraço!

    Jaky, quando o bem comum estiver acima do interesse individual, aí sim teremos educação de qualidade. Abraço e obrigado por compartilhar aqui!

    Flamy7, senso crítico para todos nós. Essa é a única forma de cobrarmos políticas mais sensatas. Fico feliz que tenha gostado. Obrigado por vir. Abraço!

    Cris, educação é a saída para nossa nação. Aqueles cigarrinhos de chocolate... [sorrio]. Obrigado por compartilhar aqui, linda. Uma ótima semana também!

    Valéria Campos, até quando? Essa é a questão. Abraço e obrigado por compartilhar aqui!

    Herberth, então você está nas nuvens, amigo. Eu também torci pelo Flu. Além de simpatizar muito com o clube, eu sou palmeirense, oras.[sorrio] Abraço!

    Jacque, bom te ver! Boa semana! Abraço!

    Joyce, foi um prazer. Você é muito gentil. Espero falarmo-nos mais vezes. Abraço!

    Adriana Alencar, pois é. Cigarrinhos danadinhos. [sorrio]. Também não sou fumante, mas a campanha era forte. Isso era. Abraço e obrigado por vir!

    Dja, boa noite! Ótima semana também! Viva o Rio! Abraço!

    DeTudoUmPouco, sim, é verdade. Obrigado por vir, e um grande abraço!

    Eliana Romeu, este é o espírito. Obrigado, linda! Abraço!

    Bela, irei ver. Obrigado! Abraço!

    Verinha, que bom que veio! Sim, a questão exige um longo debate. Mas fico feliz que tenha gostado da maneira como tratei. Você é muito gentil. Muito obrigado e beijo no seu coração também! Abraço!

    Adelaide, a mídia vai na base do “quanto pior melhor”. A sociedade na base do “eu não tenho nada haver com isso”. E nós aqui vamos blogando e trocando idéias de paz. Selecionemos o que consumimos de informação. Usemos melhor o nosso tempo. Abraço e obrigado, linda!

    Pérola, que bom que está aqui. Sim. Tenho andado sumido. Bem, isso não significa que não senti a sua falta. Seja bem vinda, linda! Abraço!

    Larissa Tenório, que bom. Obrigado, linda! Abraço!

    Mar, seguro que les encantará porque es uno de los lugares más bellos del mundo y en paz ahora. Abrazo y gracias, hermosa!

    Vancarder, nem preciso dizer que o seu comentário arrebentou, né? Esse lance de visão “polyanna”. Fiquei meio bolado. Acho que às vezes sofro disso. [sorrio]. Abraço e muito obrigado! Valeu!

    Rico Alves, não deve agradecer por nada. Eu é que sou grato. Abraço!

    Janaína Cordeiro, lamento por sua facebook. Que bom que reativou o blog. Será um prazer visitar-te. Abraço!

    Flor do Dia, a liberdade é o bem maior. Também curto as amenidades, mas tem dias que fico meio mal humorado. [sorrio]. Abraço!

    PM de Malta, o que mais me incomoda é saber da situação na qual foram colocados os agentes da segurança pública (policiais) e a população. Medidas de combate vão muito além de medidas ocasionais. Impostos nós pagamos. Não é? Abraço e obrigado pelo comentário que só fez enriquecer a postagem. Até breve!

    Paula, eu lhe aguardarei com carinho. Espero que venha mesmo. Abraço!

    Lívia Inácio, que bom que gostou! Conto com sua atenção. Abraço!

    Virginia, você está com a razão. Obrigado por comentar. Abraço!

    Thayanna, fico feliz que tenha se identificado com o texto. Obrigado por vir. Abraço!

    Ariane Garcia, tenhamos esperanças sim, linda. Obrigado pelo carinho. Você é muito gentil. Abraço!

    ResponderExcluir
  27. com certeza se o Governo investisse em mais educação,a situação no Rio e no mundo hoje seriam bem diferentes !

    ResponderExcluir
  28. Oi Jef, sou defensora dos animais e luto por eles o quanto posso! Obrigada pelo comentário no meu blog, já estou te seguindo aqui e vou ler alguns posts teus e comentar. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi, retribuindo a visita e comeceu a te seguir, mas gostaria que seguisse o meu também!!! Obrigada pelo comentário que fez!!

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Obrigada pela visita, adorei o seu espaço e estou seguindo.
    Bem... é complicado falar sobre tudo o que vimos nos ultimos dias na TV, Rio de Janeiro a Cidade dos Contrastes. Continua linda, lindissima.

    bjs

    ResponderExcluir
  31. oi obrigada pelo comentario. Parabens pelo blog. Vou seguir seu blog ok? Renata Birchal

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela coerência da opinião. Muito antes de vencer a violência, não só o Rio de Janeiro, mas, também nosso país, precisa vencer a hipocrisia que mantém acesa a chama da violência e de tantos outros males que assolam silenciosamente nosso povo.

    Um abraço dos que fazem o Blog Mari Fuxico - www.marifuxico.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  33. Usei hoje, em sala de aula esse seu "desabafo".
    Obrigada por me ajudar na tarefa árdua de educar e fazer das "minhas crianças" cidadãos que criticam o que está à volta e que não aceitam tudo aquilo que lhe és imposto.
    Sabemos muito bem que a mídia e os nosso governantes manipulam boa parte das informações e cabe à nós refletirmos e tomarmos uma postura diante dessas atrocidades.
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  34. A parte final do seu acutilante e belo texto, deixa no ar uma pergunta cuja resposta é a tal do milhão de dlrs!
    :)
    O problema é que há muitas respostas que parecem certas...
    :(
    Quem poderá decidir a que vale o prémio?

    Abraço,
    António

    ResponderExcluir
  35. Não há o que expor, quando você já disse tudo. Realmente... Adorei seu texto e curti muito seu blog :)

    Voltando sempre,

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Eu também concordo com vc, o assunto já está mais do que explorado, e o seu blog tem outros objetivos, muito bem dito!!
    Maura

    ResponderExcluir
  37. Sou carioca, nascida na Tijuca, criada na baixada Fluminense e refugiada da gritante violência, durante longo tempo na região dos Lagos( Cabo Frio) e a 2 anos residindo em Campinas-SP. A maioria dos bairros do Rio de Janeiro, principalmente Baixada Fluminense e Zona Sul, conheço bem, posso e devo dizer que, as cenas de trafico não são para nenhum carioca, nenhuma novidade, tirando as cenas barbaras de GUERRA, não existem nestes últimos fatos muita diferença do cotidiano, entretanto aproveito para deixar minha indignação, afinal, tudo bem que agora o foco do momento é o Rio de Janeiro, porém não se pode deixar de lado de dizer, que o trafico e seus horrores não são um problema isolado do Rio, e disto ninguém pode se esquecer! O que na verdade quero realmente deixar aqui, é que é doloroso ver o Rio sendo tão mal falado por um fato que já se faz rotineiro, é triste afinal todo carioca que ser lembrado como morador da terra do sol, da garota de Ipanema, do Cristo Redentor e de tantos outros lugares e pessoas que fizeram e fazem do Rio de Janeiro, um lugar maravilhoso. E com um misto de emoção e tristeza declaro a todos que me quiserem e entender: Amo o Rio! muito além do fato de ser nascida lá, mas principalmente pelo fato de que o povo sofrido e ainda assim feliz, é um povo otimista, que passa por tudo, e ainda consegue ver no amanhã, mas um lindo dia de Sol e calor...

    Kcriska *** http://bloggerdeideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Desculpe me, apesar de tudo, beijos a todos.

    ResponderExcluir
  39. Vencemos a febre amarela, vencemos a ditadura do tráfico, venceremos a desordem urbana. É isso aí, salve a Cidade Maravilhosa! Os cães ladram e o Rio de Janeiro passa...

    ResponderExcluir
  40. infelizmente no Brasil temos que conviver com a hipocrísia de muitos. Uns reclamas com a atual situação,mais nada fazem para mudar.
    Os que reclamam são os mesmos que criticam os outros só pelo simples fato de se vestir diferente,ouvir músicas que não são do seu agrado.
    Se com simples fatos acontece isso imagine com algo maior.
    Outra coisa, nos acostumamos com o comodismo.. deixa tudo como está e se piorar a gente toma uma atitude. POr isso que chagou a esse ponto.
    Agora é esperar para que isso se resolva.. utopia talvez.

    Belo post...adorei
    Obrigado pelo comentário la no blog.. apareça sempre que puder..beijos

    posso lhe da uma sugestão?
    como seu blog é de leiitura,o fundo preto cansa a vista. Desculpa ficar me metendo no seu blog.
    Não me leve a mal.. NO mais,o conteúdo é otimo.
    beijos
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Jefh..
    de vez em quando, vc se encontra com alguns autores e lhes entrega alguns textos de sua autoria..

    este que acabei de ler, seria digno de estar na mesa de alguns poucos (ou muitos) que lucram com essa fábrica de horrores..

    aqui dentro, prefiro teus contos!!
    bjbjbjbj. Sol

    ResponderExcluir
  42. Ei, menino branco!

    Obrigado por visitar meu blog, muito gentil.
    Comungo com seu texto.
    Ninguém nasce ou escolhe ser bandido (com raríssimas exceções). O que ocorreu recentemente foram medidas focadas única e exclusivamente na Copa do Mundo e Olimpíadas. A gênese dessa marginalidade da qual a sociedade nutre raiva e, inclusive apoiando uma ilegalidade (o uso das Forças Armadas feriu a Constituição mas vai a Globo dizer isso?), foi uma ausência completa de política pública na Educação mais a indiferença da classe média e rica e, finalmente, os meninos brancos que sobem os morros pra "se divertir", como dizia a Legião Urbana.
    Bom que vc gosta de Xadrez! Aqui no Rio há um movimento chamado CONVERGÊNCIA que se propõe a uma maior e melhor produção enxadrística no Estado do Rio de Janeiro.

    Grande abraço.

    Eduardo Maia.

    www.maiakowsky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Posicionamento político e senso de humor são fundamentais para a sobrevivência...parabéns pelos escritos e dito.
    Obrigada pela visita...volte sempre!!!rsss
    muita luz em seus caminhos

    ResponderExcluir
  44. Você escreve muito bem querido! Parabéns! Retratou a realidade e faltam tantas coisas a serem mudadas no País, não é mesmo? A começar pela educação, aí vem leis etc...Beijos pra você!!!

    ResponderExcluir
  45. vim retribui sua visita muito bom tds os posts parabens !!!!

    ResponderExcluir
  46. Gostei, pior que é verdade, a gente pensa que do nada a sociedade se torna violenta, mas não percebe de onde começou: dos desenhos, filmes, cigarros de chocolate... Não devemos aceitar tudo o que nos é jogado pela televisão! Obrigada pelo comentário do centrinho. vlw!

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pelo blog e pelo texto! Precisamos refletir mais sobre nós mesmos!

    ResponderExcluir
  48. Então, esta realidade do nosso Brasil é realmente uma coisa incrível e é preciso parar e refletir bem, o que estamos fazendo pra mudar esta realidade??
    É triste!

    Visitem:
    http://lysmelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. Obrigada pela visita no meu blog e pelo comentário...
    Coloquei uma frase sua lá...espero que não se importe, caso contrário é só falar que tiro.
    Muito bom seu texto, infelizmente é a verdade nua e crua, ao mesmo tempo que não podemos nos alienar, não aguentamos mais ver as mesmas noticias muitas vezes mascaradas mas que no fundo são a mesma coisa.
    O Rio de Janeiro continua lindo (até quando?)

    ResponderExcluir
  50. Você pensa como a maioria das pessoas lúcidas deste País, isto é algo tão profundo quanto imaginar o que se teve fazer, mas, como você, eu prefiro agir tal qual você age, pois ler um bom livro, ver um bom filme, está com minha família me dar muito prazer.Ao invés de olhar estes noticiários e mergulhar na depressão, pois que a própria sociedade não resolve, entrego nas mãos do Criador.Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Te achei, adorei, não teve como não te seguir!
    surpreendente!!

    ResponderExcluir
  52. ADOREI O CONVITE E AMEI TUDO FOI UM PRAZER ...VER O SEU COMENTARIO EM MEU BLOG BJS....

    ResponderExcluir
  53. Primeiramente fico grata pela gentileza em me dar boas vindas a esse mundo interativo novamente. Quando digo novamente é porque quando não completava meus 15 anos, já vivi parte deste mundo, que com passar do tempo, descobri que ainda não era o momento para explorar este meu lado. Agora aos 22 anos, vejo que estou pronta pra encarar esse desafio de escrita que nos traz várias recompensas.

    A sensatez do seu texto não me aplica dizer mais nada. Parabéns vejo que por prazer da escrita consegue expor seu conhecimento claramente.

    Sucesso sempre..

    ResponderExcluir
  54. Jefh, primeiramente obrigada por sua visita no blog Tripolar e por ter deixado a sua bela frase. Muito bem escrito o seu post, concordo com todas as suas idéias, principalmente quando você menciona que o tráfico não será combatido assim tão fácil. Sinto uma sensação de uma falsa segurança, mas o pior é que isto me conforta. Muito mediocre da minha parte! mas fazer o que? Niguem nunca me ofereceu coisa melhor. Também prefiro outras histórias do que retratar a atual realidade que todos nós vivemos.

    ResponderExcluir
  55. Aline Rodrigues, com certeza... Abraço e obrigado!

    Catia Cacau, parabéns pelo belo trabalho do seu blog em defesa dos animais. Sou eu quem lhe agradece. Até breve!

    Grazi, agradeço por sua atenção e convite. Um grande abraço!

    Iara, sim. Contrastes... E continua lindo. Abraço e obrigado!

    Renata, seja muito bem vinda. Um grande abraço! Obrigado!

    Neo Fuxico, é isso aí. Obrigado pela atenção e comentário. Um grande abraço!

    Escritora Moderna, fico honrado. É um prazer “estar” em sua sala de aula. Envie meu abraço aos seus alunos. Obrigado por sua atenção. Beijos!

    Antonio Tapadinhas, prazer em rever-te aqui, amigo. Obrigado por seu gentil comentário. Penso que a questão das drogas seja um problema mundial. Quem ganha eu não sei, mas quem perde somos nós, cidadãos comuns. Abraço!

    Criiiis, obrigado! Conto com sua atenção. Abraço!

    Maura, obrigado! [sorrio]. Grande abraço!

    Kcriska, aceite a minha sincera compreensão. O Rio de Janeiro continua lindo apesar de todos os pesares. Tenho por certo que o sofrido povo carioca não mereça essa exposição sensacionalista, tanto quanto não mereça ser vítima do comodismo para com a violência. Abraço e muito obrigado por compartilhar aqui. Até! Beijos!

    Ivo Korytowski, parabéns ao Rio! Parabéns ao povo carioca. Tenha a certeza de meu sincero respeito. Abraço!

    Débora Raysa, obrigado por seu sincero comentário, tanto sobre a questão do rio quanto ao meu blog. O fundo preto eu já tentei mudar, acredite, várias pessoas já fizeram esta sugestão, porém não consegui me acostumar com outra cor. Mas continuarei tentando melhorar. Penso em colocar outro fundo neste próximo ano. Abraço!

    Sol, muito obrigado por suas sinceras e construtivas palavras. Estou com um conto quentinho, esperando para pousar no blog. [sorrio]. Algo que fala sobre uma pintura, uma rachadura, um drama. Creio que irá gostar. Abraço, linda!

    Eduardo, muito bom, amigo! Meninos brancos gostam de se divertir, depois acontece o que temos visto. Vai a Globo dizer isso? Nada. Viva o xadrez! Viva a dignidade! Abraço e obrigado!

    Denise Zanelli, Obrigado por sua atenção! Muita luz! Abraço!

    Kátia Hashimoto, obrigado! Sim, a educação é a base para uma nação desenvolvida de fato. Abraço!

    Suelen, obrigado! Um grande abraço!

    Tamar, temos que estar atentos aos conteúdos que são oferecidos às crianças. Obrigado! Abraço!

    Laura Luna, sim. É certo. Abraço!

    Lysmelo, sim. Obrigado por vir! Abraço!

    Saninha, somente o Cristo Redentor sabe. Oremos. É uma honra ser citado em seu blog. Abraço e obrigado!

    Complemento Ativo, sim. Eu penso que saber dos fatos é natural, agora consumi-los até as carcaças é que são elas. Beijos!

    Bruna Rafaella, você é muito gentil. Seja bem vinda! Um grande abraço! Obrigado!

    Solelua, prazer o meu. Um grande abraço!

    Nathália Guimarães, então a sua blogagem trata-se de uma retomada? Muito interessante. Obrigado por tudo! Você é muito gentil e atenciosa. Um grande abraço! Sucesso!

    Tripolar, entendo perfeitamente, e acho plausível a sua postura. Obrigado por sua atenção. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  56. Parabéns pelo blog e pelo texto! Precisamos refletir mais sobre nós mesmos!

    ResponderExcluir
  57. JEFHCARDOSO, parabéns crônica. olha Sempre que poder visitarei seu blog gostei ainda não vi as outras postagens mais com certeza é um nivel tão bom quanto essa. Abraços! Felicidades...
    Luis Melo.

    ResponderExcluir
  58. Como sempre, muito boom!
    Parabéééns!

    Atualizei o meeu, comenta láa? *-*
    http://musicindveins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. É jefhcardoso...a situação do nosso país é bem critica!infelizmente..
    o BR não se preocupa com o que deveria, e nao adianta falar que não é verdade...pq se fosse mentira pessoas como o Tiririca, Dilma...não seriam eleitas!
    Tudo gira em torno do comércio!Não sou contra o capitalismo mas o consumo exagerado, essa busca extremamente exagerada pelo dinheiro virou DOENÇA!
    Brasileiro deixa tudo pra última hora...deixa a situação ferver pra depois tomar alguma providência...e ainda deixa rastros.
    O povo tem o que pede!
    em jornal só passa desgraça...pra falar a verdade nem assisto mais!porque acho que a grande mídia, o quarto poder, também está envolvida em todos esses acontecimentos.
    É mídia, polícia, gente que acha que não tem nada a vê com isso...é um grande ciclo...um ciclo vicioso!
    é...como diz o capitão nascimento do tropa de elite... O SISTEMA É FODA!
    e vai demorar pra tudo isso ficar em ordem :/

    ResponderExcluir
  60. Concordo com nosso amigo dono do blog; prefiro falar do Rio lindo, dos bares em Sta Isabel; as rodas de samba, os velhinhos contando piadas e tomando cerveja, as crianças brincando por ali, as praias lindas, a natureza exuberante, o povo alegre e rindo à toa...O Bonde de Sta Tereza, a vista chinesa, a floresta da Tijuca....tanta coisa linda no Rio, não vou me perder no que de errado tem lá, pq não vou mudar isso, já aconteceu e provavelmente nada vá mudar...infelizmente!

    ResponderExcluir
  61. Oi Jefh!
    Coisa boa ler teus textos(tuas crias)...fazia muito tempo que não parava por aqui.
    Ah, lembrei do meu tempo de criança...rs rs rs, eu adorava ganhar cigarrinhos de chocolate, eram deliciosos.
    Um forte abraço repleto de PAZ.

    ResponderExcluir
  62. Sabe, o que me irrita mais é que a qualidade de vida do ser humano está cada vez pior... não temos tempo para nossa família, para nossos amigos... trabalhamos ou estudamos como loucos para alimentar a corrupção do país. Fico triste muitas vezes poq percebo q sou jovem e estou perdendo muito das coisas boas da vida, com medo da violência e estudando muito para depois trabalhar para pagar impostos. E acho que todos queriam fazer algo para melhorar... mas não sei, parece que tudo o que podemos fazer é nos refugiar das coisas ruins com a nossa família... Sabe, concordo com vc. E já estava na hora do governo do Rio de Janeiro tomar vergonha na cara e meter polícia nos complexos... eles não fizeram mais que a obrigação. Chegou nesse estado poq o governo sempre fez vista grossa.
    Parabéns pelo blog, é mt interessante!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  63. Caro, Jefh,
    Questão polêmica esta que aborda aqui, mas, por isso mesmo, de abordagem tão importante. Difícil saber onde começa a corrupção, a violência que atormenta o Rio de Janeiro, que, felizmente, ainda continua mesmo lindo.
    Eu, tenho certeza de que como você, espero que haja como tornar a vida dos moradores da cidade, principalmente dos aglomerados que sofrem com a guerra do tráfico, menos árdua.
    Bom ter vindo aqui, conhecido um pouco de você e seus belos textos!
    Obrigada pela visita e pelas palavras gentis!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  64. Belo texto!!Concordo com vc...é uma rede..onde contribuímos de alguma forma..porém...até quando não nos importamos. Muito obrigada pelo comentário no meu blog!

    ResponderExcluir
  65. MUT BOA A CRONICA! INTEREÇANTE; E OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS NO MEU BLOG, NUNCA ESPEREI QUE ALGUEM FOSSE LER UM DIA.!!

    ResponderExcluir
  66. Muito interessante os teus textos'
    (a sociedade ensina muita coisa e quando tenta combater nao conhegue pois ela mesmo que criou' ela mesmo que mostrou como fazer e como se protejer pra que nao acabe,
    dai tem que usar estrategias de guerra pra tentar amenisar o que vem se criando a anos)

    ResponderExcluir
  67. Muito bom texto.. hoje mesmo sonhei com o Rio de Janeiro.. e ele continuava lindo, Mesmo com os acontecidos que nunca deixaram de existir e que já não é e nunca foi novidade.
    :D e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  68. concordo plenamente com todas as afirmações e criticas a droga nunca tera o determinado "FIM"
    o negocio e nos fuma tudo elas e isso ai! Vamos usar drogas mais usar mesmo tipo pa acaba com o estoque kkk (zoa e galera o tal nome DROGAS ainda vai da muito pano pa manga :/

    ResponderExcluir
  69. Muito iteressante seu Post!

    Por favor apláudam esse cara!

    Ah, e o Rio de Janeiro mesmo com todas essas coisas acontecendo, sim, ainda continua lindo!

    ResponderExcluir
  70. Jefh,
    Esses temas de violência também não me exercem nenhuma atração. Porém, diante da realidade gritante que vive o RJ é plausível o seu texto. Difícil se colocar de fora desta hipocrisia, não acha? É repensar tudo!Profundamente...Um abraço!
    P.S: Obg por visitar meu blog.

    ResponderExcluir
  71. O que posso dizer depois de setenta e poucos comentários? Mais nada! Resta-me concordar e admirar um texto exato no que se propõe a dizer! Ou talvez não. Não houve proposta, e sim, naturalidade... Espontaneidade e coerência!

    Parabéns Jefh!

    ResponderExcluir
  72. Infelizmente essa é a realidade. Concordo com você, a mídia e a educação de pais atualmente andam juntos, construindo um futuro com violência, em toda parte.
    Continue assim Jefh, escreva aquilo que mais te satisfaça, pois assim é uma maneira de nos abstermos um pouco dessa cruel realidade.

    Tudo de bom a você.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  73. Nossa, adorei seu blog. Seu texto retrata a infeliz realidade de nosso país. Obrigada por comentar em meu blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  74. Oi Jefh,parabéns pelo conto!
    Simplesmente concordo com você em cada frase...Principalmente nesta:

    “Se não queremos a violência, como conviver com a hipocrisia de gerar riqueza com instrumentos de morte?”

    A nossa sociedade atual é tão consumista...Algumas pessoas só se importam em conseguir mais e mais capital,sem se importarem se estão fazendo algo de útil ou destrutivo...É uma lástima...

    Fiquei adimirada!
    Espero um dia poder escrever assim tão bem quanto você :)

    Bjs
    Melissa

    ResponderExcluir
  75. Concordo plenamente com tudo o que escreveu. Infelizmente a realidade do nosso pais é muito cruel ;s . De todas as crueldades cometidas todos os dias , devemos sim continuar olhando pelo lado da grande beleza brasileira !

    Afinal cidade mais linda do que o rio não há !

    Um grande abraço , adorei sua visitinha , volte sempre que quiser ! meu blog é seu blog!

    beijos :p

    ResponderExcluir
  76. Olá, obrigada pelo seu comentario no meu blog (http://harize-rose.blogspot.com/). Amei a sua crônica e concordo, pois se ficarmos falando de todas as tragedias ficaremos todos loucos, alimentando nosso cérebro com problemas que não atrabalham os nossos governantes. E aquando começa a atrapalhar a eles, aí eles fazem algo!
    Suas crônica é foi muito bem escrita. Até mais

    ResponderExcluir
  77. Eh meu novo amigo, Como no Rio de Janeiro, Recife não está à salvo da nossa própria ignorância, que preparamos como uma escola técnica os novos militantes do crime organizado!!! Parabéns pela postagem!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  78. Você conseguiu em suas palavras descrever o que nós pensamos a respeito da nossa sociedade hipócrita e alienanda.

    É uma utopia acreditar que as cenas de filme no Rio são a solução para o nosso país.

    UTOPIA E A SOCIEDADE TEIMA EM ACREDITAR.

    ResponderExcluir
  79. tudo verdade infelmente poderia ser de outra forma não essa guerra que acontece todos os dias,pessoas morrendo sem serem culpadas de nada precisamos de muitas coisas para melhor o nosso país .E muito bom o seu blog (: concordei com tudo .
    Abraço !

    ResponderExcluir
  80. Então Jefh, obrigada pela sua visita. Estou te visitando também e gostei desse seu texto. Também acho que o Rio de Janeiro continua lindo...adoro essa cidade e acho uma pena a imprensa enfatizar tanto o lado ruim...mas que com certeza vende mais que passar uma semana inteira só mostrando as belezas do Rio rsrs. Vou continuar lendo seus textos...Abraços

    ResponderExcluir
  81. Olá...
    Estamos vivendo em uma selva,onde perdemos o direito de se expressar,o mundo teme
    suas criações.O egoísmo tem dominado uma sociedade que tem perdido direitos, até mesmo de sobreviver!E seria hipocresia,apontar situações diversas ou causadores,o homem se esconde atráz de suas próprias máscaras, e nessa guerra de poder inoscentes morrem todos os dias.A culpa seria de suas ambições do seu ego! Não podemos mudar o mundo,comportamentos,culpar pessoas se não mudarmos,primeiro o nosso interior!!!
    O segredo das nossas vitórias e fracassos estão dentro de cada um de nós.
    O Rio de Janeiro,será lindo,independente de quaisquer opiniões.Um abraço!

    ResponderExcluir
  82. Jefh, adorei sua visão literária dos fatos... tá entranhada em vc tal linguagem e isso o torna único como autor.. Parabéns por tanto talento.. obg pela visitinha, só hj pude retribuir.. um abração, colega blogueiro.

    ResponderExcluir
  83. Geovannalb, obrigado! Abraço!

    Luis Melo, muito obrigado! Seja bem vindo, amigo. Abraço!

    Lêeh, obrigado por vir. Comentarei sim. Abraço!

    Entra Na Bolha, eu também sou favorável ao capitalismo consciente e menos voraz. Quando é que vão perceber que consumir sem medida é uma coisa terrivelmente cafona? Grande Capitão Nascimento, jovem figura de nosso mais recente folclore. Abraço!

    Danielle Agra, obrigado! Grande abraço!

    Bella, que lindo o Rio que você trouxe ao meu blog! Ao nos emprestar os seus olhos, nos deu um delicioso passeio. Grande abraço, linda!

    Dóris, que bom te ver! Sim, eram deliciosos, mas perversos. [sorrio]. Se não mataram quando adultos, engordaram enquanto crianças. [sorrio novamente]. Abraço!

    Bruna Rocker, obrigado por sua atenção. Abraço!

    Gabs, fico muito feliz que tenha compartilhado aqui o seu sincero desabafo. Temos que cobrar das autoridades o bom emprego de nossas contribuições. Quando tivermos consciência de que eles, os governantes, são nossos funcionários, teremos mais voz ao reivindicarmos nossos direitos como cidadãos. Abraço e muito obrigado!

    Lu, sim. Eu espero que seja resgatada a dignidade daqueles cidadãos, trabalhadores, que vivem nos morros por falta de melhor opção. Muito obrigado por sua atenção. Um grande abraço!

    Joana Francesca, você é muito gentil. Obrigado por sua atenção, linda. Abraço!

    Rosânia Costa, sou eu quem lhe agradece por seu apoio e atenção. Um grande abraço!

    PHA channel, os blogs são uma janela para o mundo. Pessoas que sequer imaginamos estão nos lendo. É assim. Abraço e obrigado!

    Fernanda Mamedes. Obrigado! Um grande abraço!

    Rafaela Alves, sim, é essa a verdade. Obrigado por vir! Um grande abraço!

    Roberta Valle, o Rio e os cidadão são vitimas desse descaso que levou a essa situação. Abraço!

    Eduardo Alexandre, obrigado por expressar a sua opinião aqui. Abraço!

    Wynne Melo, obrigado! Abraço!

    Patty, sim, é difícil. Ninguém é totalmente inocente, de alguma forma todos acabamos sendo omissos. Obrigado por vir, e um grande abraço!

    Isabella Morais, obrigado por sua atenção! Você é muito gentil, linda. Um grande abraço!

    Vá, obrigado por sua atenção e apoio. Um grande abraço!

    Adriana, sou eu quem agradece. Um grande abraço! Até!

    Melissa, você é muito gentil. Obrigado! A frase que mencionou, essa de Rubem Alves, é mesmo fantástica. Ela encerra com um sentimento que é comum a muitas pessoas. Abraço!

    Larissa, muito obrigado pelo carinho e por seu comentário. O Rio é lindo! Fato. Abraço!

    Harize Rose, obrigado por sua atenção. Temos que evitar nos contaminar com tanta poluição que nos oferecem. Existem coisas boas também e não só as ruins. Abraço!

    Anderson Fernando, lugar algum está livre dessa contaminação. Esse mal é cultura, é a falta que a cultura e a educação fazem. Abraço e saudações à cidade de Recife!

    Paula Marques, é preciso educação, cultura, esporte, para que os nossos jovem possam ser aproveitados pela sociedade, e não pela criminalidade conforme temos visto. Abraço!

    Miichelle, fico feliz que tenha curtido a postagem e o blog. Espero nos falarmos mais. Abraço e obrigado!

    Anitta Renzo, você tem toda razão. É triste, porém coisa ruim vende muito mais. [sorrio]. Abraço!

    Ândrya Sant, sim. Estamos perdendo caca vez mais o direito a paz. E o Rio de Janeiro é infinitamente maior que qualquer momento difícil que atravesse. Abraço!

    Nidi, você é muito gentil. Fico feliz e agradeço muito por ter vindo. Abraço!

    ResponderExcluir
  84. Concordo com você amigo.
    A sociedade se preocupa tanto com o aumento da violência, mas não percebe que ela mesma gera suas preocupações através dos conteúdos que a mesma divulga em seus meios de comunicação.
    Crianças e adolescentes tem acesso a violência cada vez mais fácil. Eles convivem tanto com a violência no dia a dia que, quando tem acesso a internet não se ocupam em ver algo construtivo, mas sim, em ver violência de todas as formas como jogos e vídeos...

    Aproveito o comentário para agradecer a gentileza dos seus comentários em meu blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  85. Perfeito! É só o que posso dizer.
    Infelizmente nós construímos esse circo de horrores, só espero que algum dia possamos concertá-lo.
    Venho tbm informar que estarei fazendo uma pequena pausa até dia 27, por conta das festas, desde já desejo-te um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegrias e muita paz!
    Bjos carinhosos

    ResponderExcluir
  86. Jefh,
    Obrigada pelo convite.
    Adorei seu blog e a crônica "O Rio de Janeiro continua lindo".
    Parabéns!!!
    Um abraço,
    Ana Luiza Favato

    ResponderExcluir
  87. Jefhcardoso estou gostando muito da forma com que des-escreve os contos, mas nesta postagem que relata a sua opinião diante da nossa sociedade abaixo a cabeça e digo: meus respeitos;
    e daqui torço para que o maior numero de pessoas possam lê-lo e refletir sobre...quem sabe assim no outro século as coisas sejam realmente diferentes das que foram até os dias atuais:sem praticamente nenhuma real mudança.

    Tudo de melhor na sua vida.
    Boa sorte, saúde e prosperidade em seus caminhos e aos que lhe são importantes
    Felicidades em 2011

    Daiane Costa

    ResponderExcluir
  88. Thiago Mélo, precisamos trazer este assunto às discussões. Já é tempo. Amigo, sou eu quem agradece por sua atenção. Um grande abraço!

    Agatha. Éh... [sorrio] Abraço!

    Arigi Kuwanna, sim. É verdade. Boas festas! Abraço!

    Ana Luiza Favato, sou eu quem lhe agradece. Um grande abraço e feliz 2011!

    D’Acosta, muito me honra o seu comentário. Você foi muito generosa para com os meus escritos. Espero que venha mais vezes e traga os amigos. Faço os mesmos votos para a sua vida, linda. Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  89. desculpe a demora, não tive tempo para comentar antes. Mas achei os seu texto super enteresante e realista, e concordo com tudo o que fala. Sim é nossa a culpa do Rio está assim, apesar de ser carioca, não concordo com muitos atos de alguns moradores. Gostaria muito que me seguisse no blog e adoraria ver mais comentários seus em meu blog, obg. E um Feliz 2011 !

    ResponderExcluir
  90. Jefh, vejo que vc é mais um desses seres especiais, tipo anjos que preferem habitar o Planeta Terra, para ficar bem pertinho do começo e o fim de tudo. Amei teu Blog. \ultimamente, tenho me ocupado com as apresentações teatrais,produções de bonecos de manipulação direta, máscaras para bonecos vivos... Com tudo isso, após passar por duas cirurgias, estou afastada do consultória, onde meus pacientes necessitam de dedicação plena. Podemos trocar idéias (claudete_tm@hotmail.com). Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  91. Dominick Mastrianni, obrigado por seu comentário e atenção, linda. Continuemos nos falando. Grande abraço!

    Claudete T. da Mata, você é doce e gentil, e eu estou muito longe dos anjos ou de habitar planetas que escolho. [sorrio]. Não dizem desde sempre que errando é que se aprende, pois é, eu vou errando. Boa recuperação pra você e vamos trocar idéias. Grande abraço e muito obrigado pelo carinho e atenção dispensados!

    ResponderExcluir
  92. Há algumas semanas atrás, você postou um comentário no meu blog http://livroslegaisdeler.blogspot.com/ pedindo para que eu comente esse seu artigo, e você tem total razão. A culpa é nossa. A situação já estava ruim antes e deixamos o problema queito, agora temos que aguentar as consequências do caminho que escolhemos.

    Gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  93. Você escreve muito bem... seus textos são incríveis Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  94. Adorei seu blog!E bom saber que temos um espaço como este em que podemos ler coisas interessantes e não massificantes.
    Seus textos são muito bons. Parabéns!

    ResponderExcluir
  95. Seu Blog é excelente, eu estou ainda tateando, obrigada pelo incentivo...A frase é perfeita...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c