Amigos

sábado, março 19, 2016

ARMELAU – O MESTRE TAXIDERMISTA BRANDON

Brandon, escriturário e mestre do ofício da taxidermia, um homem dotado de extrema magreza e aspecto frágil, o qual naturalmente compensava com a cara de ódio como se desse ao mundo o recado de sua real ferocidade, era todo ele uma imensa contradição entre a delgada solidez física e a subjetividade da personalidade inflada.

A despeito de sua aparente fragilidade, o homem cria-se uma fera e tentava convencer todos à sua volta do quanto nada significava aquela aparência. Aos finais de semana, ocupava-se em dar trato aos bichos mortos e passear com seu poodle pelo bairro em atitude vigilante. Mantinha também na rede social um grupo no qual se compartilhava toda e qualquer presença e ou atitude suspeita nas imediações.

Certa vez, quando Armelau atravessava o portão de sua morada para sair em uma caminhada, o poodle de Brandon invadiu sua garagem. Antes mesmo que o sonâmbulo voltasse o rosto para o interior da área, a fim de ver aonde ia o pequeno invasor, Brandon, sem pedir licença, invadiu a casa de Armelau sob pretexto de resgatar o animal e perscrutou cada canto visível, o lixo e cada entrada da residência do vizinho. Satisfeito após a sondagem, Brandon voltou para a calçada e com um breve assobio teve o bichinho de estimação a seus pés se contorcendo e abanando o cotozinho obedientemente.

Armelau então fechou atrás de si o portão, volveu a chave e teve sérias dúvidas se aquilo não era mais uma peça onírica pregada por outro incômodo pesadelo. Mas não. Brandon fez um comentário sobre o quanto o poodle era traquina e perguntou se o vizinho estaria saindo em caminhada, alinhou passo e ambos partiram para um passei pelo ensolarado bairro.

Naquela manhã, nasceria uma amizade que traria à monótona vida de Armelau um contato mais estreito com a ameaça da criminalidade ao bairro e propiciaria também os primeiros passos na arte da taxidermia. Foi este o assunto que despertou o interesse de Armelau pela contraditória e enigmática figura de seu vizinho Brandon.

Empolgado, o homem magro revelou ao vizinho seu gosto pela taxidermia e ódio pelos bandidos, infratores e contraventores. Disse ser capaz de dar vida eterna às formas de qualquer criatura morta ou viva sobre a face da terra, de bem ou não. Armelau apenas assentia com a cabeça e parecia vagar distante com a ideia e possibilidades contidas nela.

Aos finais de semana, em suas caminhadas solitárias, vez ou outra Armelau deparava-se com algum pequeno pássaro falecido sobre uma calçada, a rua ou algum canteiro. Aquela ausência de vida sempre intrigou Armelau. Indagava-se de como teriam sido os momentos finais daquele ser capaz de voar sobre todos os outros seres. Era mesmo uma incógnita a circunstância do óbito. Perguntava-se se seria o caso de o pequeno já ter aterrissado agonizante e expirado sobre a superfície na qual fora encontrado. Ou quem sabe a criaturazinha tivesse sido acometida por um mal súbito enquanto cantava lugubremente empoleirada num galho ou fio de telefone ou eletricidade. Ou ainda, num ato carregado de dramaticidade, o pequeno ser sentira o fel do grão envenenado da lavoura envenenada espremer o seu canto e constringir sua glote até a escuridão tomar por completo as cores do dia por de trás de suas pequeninas pálpebras. Ou talvez, enquanto planava uma massa de ar aquecida e confortável, teria sentido a ardência que antecede o coração que para e faz com que os pássaros deixem seu corpo abandonado em um último rasante atingir o chão sem sequer estar presente para sentir o próprio baque na solidez do asfalto.

Armelau sempre quis fazer algo que imortalizasse aquelas criaturinhas em seus dias dotadas da mais divina graça, a de voar pelos céus. Interessou-se pela taxidermia de Brandon, que era infinitamente mais ambicioso em seus planos na arte do que seu primeiro e único pupilo. Armelau iniciou pelos mais comuns, os pardais.

sábado, março 12, 2016

ARMELAU - LÁGRIMAS DE MORÉIA

Pela porta entreaberta, era possível ver Moréia. Revoltada, ela chorava sobre a sequidão de suas carnes, soluçava com os anos acumulados nas papadas de seus lábios e tremelicava comprimindo as rugas incrustadas no entorno de seus olhos. Cada vez mais seca, cada vez mais rude, cada vez mais amargurada.

Bildo já não trazia alento algum às frustrações da gerente. O rapaz estava demasiadamente envolvido nos cuidados do recém nascido Musca e em seus projetos pessoais de provar ao pai que jamais deveria ter sido qualificado como um bastardo. Corria o dia todo feito um louco atordoado. Incansável, a todos os lugares passíveis de vendas visitava abraçando mais compromissos do que seus braços eram capazes de sustentar. Deixava atrás de si um rastro de incontáveis clientes insatisfeitos. Chegavam reclamações de todas as partes á ZT3, as quais Moréia ocultava carinhosamente em sua caixinha de segredos.

Era a versão mais triste possível da caixa de Pandora a caixeta de Moréia. Enquanto Pandora abrigava em sua caixa todos os males do mundo ocultos aos inocentes e esperançosos olhos dos homens, tudo que Moréia trazia em sua caixinha era o bolor do desalento e a sequidão da desilusão, o vazio existencial e os rancores dos relacionamentos desastrosos, os desamores platônicos e as frustrações das mais ínfimas mazelas mundanas.

Wilson José era um funcionário público da gráfica do município. Dotado da força de um burro e da inteligência de um asno, Wilson José desfrutava com grande avidez as vantagens de um cargo de confiança concedido pelo chefe do município por conta de favores inescrutáveis devidos ao seu pai.

Certa vez, a gráfica do município contratou os serviços da ZT3 para o fornecimento de matéria prima para uma ação panfletária em resposta às revelações supostamente levianas da oposição. A empresa de papéis enviou Moréia e outra funcionária para tratar o montante e fechar o contrato. Diante à mesa de Wilson José, Moréia imaginou assentar-se frente a frente com um homem de poder. Sentiu comichões de agarrá-lo pelos colarinhos altos da camisa a fim de atracarem-se ali mesmo como dois cães desvalidos. Descobriu o telefone pessoal do rapaz e passou a comunicar-se com ele, diariamente, através da rede social. Como ocorria em todo encontro casual, Moréia começou a acreditar que Wilson José seria a solução de seus sérios problemas de relacionamento.

Wilson José, por seu turno, passou a frequentar a ZT3 Paper Company sob os mais variados pretextos de acerto. Parava diante à porta de Moréia e olhava para a senhora senhorita como quem encarasse uma torta de amoras maduras amanhecida. Moréia retribuía com o langor de uma tórrida coxinha de codorna restante em um imenso prato branco de porcelana.

Passavam longos minutos assim, como a exibir apetites voluptuosos um sobre o outro. Para Wilson José, aquilo era o exercício pleno de sua condição de garanhão fidalgo e dono de posto de serviço público de lugarejo. Quanto à Moréia, era a grande oportunidade de ir à forra para com aquelas que sempre caçoavam dela pelas costas e provar que despertava mais do que desinteresse e sono nos homens.
 
E como já era de se prever, o relacionamento entre ambos não foi além das insinuações de um morno enlace amoroso no gabinete e de meia dúzia de encontros matutinos das saídas das baladas nas quais ambos eram figuras desenquadradas e deslocadas por conta do atraso no andamento da cronologia de suas vidas.

Como ambos sendo livres e desimpedidos, não havia qualquer pretexto plausível a favor de Wilson José para sair fora de Moréia. Foi então que o funcionário público se saiu dizendo que Moréia era muito pra ele, que, como tendo três mamilos, se sentia totalmente inadequado dentro de uma eventual relação com a senhora senhorita. O fez via rede social. Naquele exato minuto no qual Armelau avistou a gerente esvair-se em lágrimas assentada em seu posto de trabalho.

sábado, março 05, 2016

ARMELAU – A FRESTA SOMBRIA

Era uma manhã chuvosa. Os funcionários da ZT3 Paper Company chegaram de todos os lados com suas capas impermeáveis, galochas, capotes e capacetes, guarda-chuvas, cremes hidratantes de uso diário com óleo na composição.

Armelau vinha de uma noite de sono intermitente e estava extremamente sonolento naquela ocasião. Sorvia um copinho de café, quando notou que o cadarço de seu sapato preto estava em desalinho, quase desamarrado. Afastou um pouco a cadeira e abaixou-se para atar o cadarço. Percebeu algum movimento vindo da parede lateral. Notou a fresta escura entre o piso e o rodapé daquela parede. Foi ali que o movimento se encerrou com a evasão de um pequeno vulto para dentro da estrutura da edificação.

O funcionário então retornou aos seus trabalhos. Trinta minutos mais tarde, levantou-se da cadeira e usou toda a possibilidade de abertura da porta de seu gabinete, a fim de observar as outras duas portas à sua frente. A da esquerda, abrigava Moréia em seu tailleur azul marinho e com os saltos agulha Luis XV de todos os dias. A gerente administrativa se encarregava do computador à sua frente e da rede social no celular ao seu lado.

A maior parte de sua vida social ocorria dentro daquela pequenina tela. Nas redes sociais, a mulher encontrou vazão à sua solidão e fantasias de ascensão. Algumas das funcionárias compartilhavam essa visão de mundo, outras, além de refutar, sentiam pena da gerente e ofertavam alguma atenção ao seu discurso raso. Ela falava às suas subalternas da rede social como se aqueles fossem assuntos da maior relevância e grande importância: empolgava-se com fofocas, disseminava intrigas, comentava como informação dada a rotina de pessoas que ela sequer conhecia pessoalmente e menos ainda era conhecida das personagens em questão.

Armelau teve a impressão de notar uma outra fresta bem no canto da parede na qual estava assentada a mesa da gerente, entre o piso e o rodapé. O que chamou a atenção de Armelau para a imperfeição do edifício foi novamente um ágil movimento de uma pequena mancha para dentro da fenda. Ponderou que ZT3 Paper Company estava necessitando de uma dedetização.

Já a porta à direita da visão de Armelau, abrigava Bildo e Musca lutando arduamente com os fardos de papel. Em apenas uma semana a criatura assumiu o porte de seu progenitor, e criador e criatura alcançavam praticamente a mesma estatura. Ao notar o fato, Armelau ficou maravilhado com o fenômeno, porém não conseguiu concluir em tempo se a estatura de Bildo era de fácil alcance ou se Musca, o filho de Bildo, era um gênio transmutado.

Sob pretexto de descansar por dez minutos após cinquenta de atividade ininterrupta, Armelau levantou-se e seguiu pelo corredor à direita, a fim de apanhar mais uma abastada dose de café. Na volta da cafeteira, estacou diante à porta de pai e filho e disse olá, ao que ambos responderam sem erguer o olhar em direção à face do taxidermista amador. O sonâmbulo tentou iniciar uma conversa sobre a chuva copiosa, porém ficou igualmente com a indiferença de outra resposta curta e de concordância como um lacônico é. Gastou algum tempo ainda de pé à porta da sala de Bildo e Musca soprando e sorvendo o café e perscrutando com o olhar a junção do piso dos quatro cantos visíveis da sala, a fim de encontrar alguma fenda como as descobertas em sua própria sala e na de Moréia. Não encontrou nenhuma. No entanto havia a possibilidade de algum dos fardos ou das caixas de papel estarem em posição de ocultar a imperfeição. Mesmo insatisfeito, o prestidigitador sonolento retornou ao seu posto de trabalho, e porque não dizer, observação.

A caminho de seu gabinete, Armelau avistou Croco sentado diante à mesa de Moréia. Ambos estavam envolvidos em uma conversação híbrida de formalidade e descontração usada em anos por ambos sem jamais ser renovada. Sob o efeito Dopller, Armelau se aproximou da porta ouvindo em som crescente a mesma piada simulacro de deboche de Croco e se afastou ouvindo em tom decrescente a piada ser seguida pela mesma risada simulacro de reprovação de Moréia.   

Como sendo a porta de Armelau dotada do dobro da largura de cada porta situada à frente de sua sala, após sentar-se em sua cadeira, o sonâmbulo ainda lançou mais um olhar para dentro da sala à direita. Riu ternamente quando notou Bildo, que havia deixado a extenuante tarefa da preparação das caixas de papel para galopar de um lado a outro do gabinete com o já crescido e sorridente de dentes cerrados Musca sobre seus ombros. Ambos pareciam se divertir à grande. Porém, ao passar o olhar de retorno diante à sala de Moréia, foi com estranheza que notou, além da ausência repentina de Croco, a imagem de um vulto circular e denso espremer-se contra a fresta ao pé da parede até desaparecer por completo na brevidade de um segundo. 

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