Pular para o conteúdo principal

ESPERANDO A VIDA

“No final do mês,...” “De qual mês?” “O mês que finda, este.” “Ah.” “Posso continuar?” “Sim, por favor.” “Pois bem, no final deste mês, a nossa editora começa a reedição dos melhores e mais importantes textos dele.” “E como se elege os melhores e mais importantes textos de alguém?” “Tem certeza de querer mesmo sustentar esta pergunta? Não lhe parece óbvio?” “Não. Não me parece.” “Pesquisa, oras. Através de pesquisa é que se chega aos textos de maior relevância de um autor durante sua vida produtiva.” “Mas e se ele, por ventura, se ainda estivesse vivo, descordasse dos textos eleitos?” “Como saber? Eu sei lá! Você tem cada pergunta. Ele que proteste então das profundezas ou das alturas.”

Enquanto os homens de negócios discutem o destino do autor finado, eu falo das coisas mais imediatas, das coisas mais corriqueiras. Eu conhecia o autor e gostaria de agora registrar um ultimo relato. Algo bem simples e pitoresco, bem ao meu estilo. Fato é que, em determinado momento de sua vida, tomou muita cachaça, é verdade. Mas a pinga ele só consumiu durante os anos em que dispunha de vigor físico e disposição à embriaguez. Para grande surpresa dos familiares, abandonou o hábito do consumo da maldita sem o menor estardalhaço. Nunca foi um bebum de fato. Bebeu durante algum tempo mais pelo costume do consumo do que pelo prazer que a bebida lhe proporcionava.  Mais tarde, porém, resignou-se ao consumo do tabaco por único vício. Dizia que o cigarro era seu companheiro das horas mortas. Por fim, eram enormes os prejuízos que seu amigo fumo havia lhe causado. Para locomover-se dentro de sua própria casa, era um custo; tudo que fazia o deixava arfante, exausto. Tinha então que deitar-se e inalar oxigênio do cilindro à cabeceira de sua cama por várias vezes ao longo do dia para realizar as pequenas tarefas das quais se ocupou até não ter mais como levantar-se da cama.

Foi uma espécie de herói sem grandes livros, textos e ou façanhas. Viveu uma vida comum e sucumbiu sem alterar o andamento das coisas cotidianas nas imediações de sua casa, as coisas da ordem do dia seguiram como se sua morte fosse um evento corriqueiro. Verdade é que, apenas a família o pranteou. Os amigos, como normalmente ocorre com todos que passam dos oitenta, em sua maioria já haviam expirado, e os poucos que ainda restavam já estavam maduros demais para chorar pelo mal inevitável e único destino tido como cem por cento certo na vida de qualquer ser humano.

Da última vez que o vi com vida, a morte já estava sentada ao seu lado. Era um fim de tarde ordinário e ele observava o movimento dos trabalhadores que iam e retornavam diante sua casa, no banco de praça frio de concreto que ali os filhos instalaram justamente com a finalidade daquele desfrute contemplativo. Recebeu-me com sua alegria triste, com seus modos discretamente festivos e evidentemente melancólicos. Eu sabia que ele tinha prazer em me ver, mesmo assim não conseguia ficar muito tempo junto dele. É que a morte não nos deixava à vontade para conversar sobre a vida. O saudei sorrindo e ele respondeu com um muxoxo, mas sorriu. Perguntei o que ele fazia, então ele olhou disfarçadamente para o lado, de rabo de olho, soslaio, e, como que provocando a morte que estava sentada ao seu lado, também olhando os passantes, disse-me: “Esperando a vida.” Entendi a deixa. Era a rara manifestação de seu dom de ser cínico. Perguntei por todos da casa, estavam bem. Falamos do livro que ele, na verdade, apesar de sempre dizer estar trabalhando na obra, não havia escrito uma linha sequer. Ele disse que ia bem, carecendo de algumas modificações, mas bem. Conversamos mais um pouco sobre amenidades; até de futebol falamos. Então nos despedimos sem marcar um próximo encontro.

Dias depois, eu soube do fato. Em meio a uma devastadora crise de falta de ar, a morte pôs termo em suas histórias. Morreu no meio da madrugada. Sozinho no quarto. Com o cateter de oxigênio posicionado nas narinas e um cigarro entre os dedos consumido até o filtro. Foi encontrado pela manhã, pela esposa, que dormia no quarto ao lado, não sei por qual motivo.

Agora um editor acostumado a retirar seus provimentos dos mortos discute acerca da publicação de seus melhores textos com o seu chefe de oficina. Afinal, os homens vão e a indústria fica.

Comentários

  1. Bonito texto, nos faz refletir sobre nossa vida.

    http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/2013/03/blog-post.html
    *Se puder fazer uma visita, ficarei feliz!

    ResponderExcluir
  2. Os homens vão e a industria fica, perfeita colocação, gostei muito da sua página...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, vou acompanhar a página.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto! Faz-nos pensar...!

    Veja este link, poderá interessar-lhe.
    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/2013/03/campanha-de-incentivo-leitura.html

    Jovita Capitão.

    ResponderExcluir
  5. Gostei de seu blog,abraços!Maristela

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por ter visitado e comentado no meu blog.Eu só posto os que mando,mas também recebo só que por falta de tempo ainda não postei todos.Não sou eu que escolho a quem envio os postais.No site:www.postcrossing.com ao fazer o registo ficamos com 5 moradas e conforme alguém recebe um nosso,podemos pedir outra morada.Quando nós registamos o postal de alguém,outra pessoa fica com a nossa morada.Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigada pela visita e comentário no Brasil do Bem, seja sempre bem-vindo! Seu texto é muito bom, e permite uma profunda reflexão.
    Grande abraço,
    Janeisa Tomás

    ResponderExcluir
  8. Oi, poderia seguir por favor? http://lala-mh-ecologico.blogspot.com.br/ Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Tudo bem. Sou Ulisses Sebrian e sou escritor vim apresentar os meus livros . Basta dar um click no link para ler http://migre.me/dRVge
    Ou entre no blog http://truquedevida.blogspot.com.br/ e na a barra lateral tem a capa do livro só dar um click. Tem vários títulos e vários gêneros. Você vai gostar. Abraços. E sucesso

    ResponderExcluir
  10. Olá Jef, vim retribuir a visita, agradecer o comentário e tive uma grata surpresa: Esperando a vida. Gostei muito do blog. Voltarei. Um ótimo feriado pra ti. Paz e bem!
    Será sempre bem-vindo ao preteritosmatinais!

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA, ESTÁ É A MAIS PURA DAS VERDADES OS HOMENS VÃO E SEUS FEITOS FICAM ,ESCRITOS, DESENHADOS,COSTURADOS,PINTADOS ENFIM DE TODAS AS FORMAS NÃO SE LEVA NADA E O QUE OS OUTROS PUDEREM TIRAR PROVEITO O FARÃO.OBRIGADA PELA VISITA

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu blog e obrigada por visitar o meu! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Querido amigo, "muito obrigada" por tu visita a mi blog y tu gentil comentario. He leído, con bastante dificultad, tu triste historia sobre aquel hombre que murió tan solo y tan enfermo. Me dió pena no saber portuguez, porque aunque entendí el sentido completo, no pude disfrutar de tu estilo o de la poesía que tus palabras seguramente encierran. Me admira que tú hayas entendido mi cuento. Talvez sabes algo más de castellano que yo de tu idioma.
    Gracias por visitar mi blog. Vivo en Santiago de Chile. Lillian

    ResponderExcluir
  14. E lá vem mais uma excepcional postagem!!
    Amei....

    bjsss

    ResponderExcluir
  15. Excelente blog! Belo texto! Parabéns pelos 4 anos de história, que venham mais 4.000! Boa sorte!
    Estou seguindo!
    Abraço,
    Jana Soggia
    http://total-glam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto, voltarei para ler outros. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo, tudo bom?
    Espero que sim!!
    Fiquei muito feliz com sua visita lá no meu blog!
    Volte sempre, serás sempre muito bem vindo!

    Parabéns pelo post, adoreii!
    Sucesso pra voce sempre!
    Estou seguindo e
    Voltarei mais vezes!

    Tenha uma Páscoa abençoada!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo aniversário do blog.. abraços !

    ResponderExcluir
  19. Ta certíssimo Jeferson, MOVA-SE ! Tai a palavra pra felicidade e aquele sorriso estampado no rosto. Parabéns mais uma vez pelo blog!

    ResponderExcluir
  20. Belo texto e parabéns pelo blog!!!Abraços!!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo blog e a também pela sua criatividade, bom texto!

      Excluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c