Pular para o conteúdo principal

APENAS ESCREVER E NÃO SER UM CACETE

Embora não alcance bem ao certo qual o motivo, tenho comigo que jamais deixarei de escrever e publicar. Tampouco sei se o que escrevo é qualificado ou vulgar. Confesso que, às vezes, quando leio algo que escrevi, acho meio esquisito o escrito.

Tenho um amigo que sempre diz que eu deveria publicar um livro. Eu digo que o farei, um dia. Ele diz que me negligencio e que deveria acreditar mais em minha própria escrita, investir. Então eu digo que tenho já profissão, família, religião, time do coração, esporte, compromissos e que a escrita é algo que faço por prazer, pelo gosto que há em criar algo e compartilhar. A internet me deu isso. Talvez, se não fosse pela internet, eu jamais seguiria escrevendo por anos a fio, ininterruptamente.

O fato é que escrevo, embora não alcance bem ao certo o motivo, conforme já dito. Agora, da embromação para uma publicação, não explico. Desconfio, mas não quero explicar. Não quero conjeturar sobre isso. Parece-me assunto pessoal em demasia, uma maçada, um cacete para quem leia.

Talvez eu tenha medo que me critiquem de modo que eu adoeça da escrita e perca a vontade de escrever. Seria uma desgraça. Nunca antes de escrever foi tão divertido viver. Era bom também, admito. Sou desses que gosta de alegria e festeja o dia, contorna o mau humor e se atém às minúcias das entrelinhas. Mas escrever é sal na vida; às vezes pimenta. Açúcar. Dá mais sabor.

E vai que eu publico um livro e me aparece pela frente um crítico tão enérgico quanto um Álvaro Lins, um sujeito capaz de reconhecer o talento e a originalidade de um contista como Murilo Rubião, porém também capaz de lhe apontar imperfeições que não permitiriam que o escritor se realizasse plenamente.

Críticos são perigosos. Quanto mais respeitados no meio, mais perigosos são. Talvez tenha sido um crítico quem motivou Aluísio Azevedo, o autor do clássico O CORTIÇO, a abandonar a literatura e ingressar na carreira diplomática ainda aos trinta e oito anos de idade. E olhe que o homem nunca mais publicou nada, até sua morte aos cinquenta e cinco anos de idade. 

Mas enquanto nada publico em papel, é no espaço virtual que me divirto. Vou seguindo os mestres que tanto me fascinam e tentando dar um colorido a mais no dia, na vida comezinha. E como disse certa vez Dostoiévski: “O melhor caminho, para um contador de histórias, é restringir-se ele à simples narrativa dos fatos”. 

Comentários

  1. Adorei! Escrevemos porque sentimos prazer e isso é tudo!

    ResponderExcluir
  2. Eita quanto tempo eu não passo aqui pra deixar um recado. Mas esse texto me pediu pra vir aqui e nem precisou falar duas vezes. Simplesmente me traduz um pouco também (inclusive a parte do amigo que nos diz para publicar um livro,rs).

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sendo por prazer, pq nao escrever um livro? se tem algo para compartilhar escreva! E quem sabe onde vai dar?

    ResponderExcluir
  4. O prazer de ler e escrever deve ter um DNA indecifrável... Mais ou menos como um filho parido.
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  5. Escrever é como todas as profissões: é necessário ter vocação. Para mim, escrever é uma profissão (apesar de não viver dela, infelizmente)porque exige dedicação e tempo. Acho que você deveria selecionar aquilo que julgar de melhor nos seus escritos e tentar publicar. A crítica é dualista, mas se a sua escrita é útil nem que seja para uma pessoa; o que importa a crítica?

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas estórias também faço meu blog por puro amor e estou muito feliz. Não tem coisa melhor do mundo que fazer o que se gosta. Continue. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Un texto fantástico! Placer leerte, abrazos infinitos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Jefh!

    Sua profissão é meio... pesada. Escrever é meio que uma catarse, né?
    Além disso tem algo que nos eleva...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  9. Você tem uma veia poética , cara, que é de arrepiar. Tu escreve muitooo bem mesmo !
    Parabéns pelo blog e eu vi que ele é MUITO grande haha
    Abç
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-legend.html

    ResponderExcluir
  10. Também escrevo pelo prazer de escrever. Acho interessante levantar a questão da profissão. Quando me tornei fotógrafa profissional, vivia em uma relação de amor e ódio com a fotografia. Agora que não faço mais fotos em troca de dinheiro, veio a real satisfação. Gostei daqui, visitarei mais vezes seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jeferson parabéns pelo blog, obrigado pelo comentário, estou participando do seu curti o meu depois =D, Muito bom esse prazer que você tem em escrever, é marcante tudo que você escreve, parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde querido amigo Jefh!!!
    Estava com saudades...
    Hoje aproveitei o feriadão para te visitar.
    Entendo seu posicionamento quanto a publicação de um livro.
    Mas seus textos são dignos de um livro.
    Penso que já deve ter ouvido falar no Clube de Autores.
    Se não veja a página no Facebook, talvez resolva.
    Link: https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/cdautores
    Quando der venha me visitar, no menu do meu blog: Pequenos Grandes Pensantes tem meus textos. Também ando escrevendo quando o coração pede para desabafar.
    Tenha dias felizes...
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  13. Jeferson, concordo em tudo com você! Escrever é um ato espontâneo, não tem que se prestar a prazos ou imaginar o que pode ser publicado.
    E quando eu penso que Proust foi recusado por editoras em Paris e Drummond teve que pagar a primeira publicação porque não encontrava editora que o fizesse... Tenho até medo de me deparar com esse mercado editorial que parece não entender bulhufas de literatura.
    Abraço
    Tati

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu texto.
    Escrever faz bom as vezes é melhor do que falar.
    bjos.

    ResponderExcluir
  15. È isso ai Jefh, escrever sem pretensão é a melhor maneira de passar seu recado, ' ter' que escrever é algo chato, massante e acaba com toda a espontaneidade. Adoro ler o que vc escreve, justamente por isso pela despretensão de querer agradar.
    Tdo de bom, paz e bem, sempre...
    Carla
    http://jeitofelizdeser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Confesso que te apoiaria veemente se decidisse publicar um livro. Pelo pouco que li aqui no seu blog, posso com certeza dizer que compraria um exemplar. Mas também confesso que concordo com você, escrever aqui, por prazer e sem muitas responsabilidades deve ser bem melhor.

    Ps: Acabou de ganhar uma seguidora no blog!

    Dear Bella

    ResponderExcluir
  17. Oi Jefh!
    Dom é dom, vem de Deus e não podemos ocultar. É aquela parábola do tesouro escondido, onde o dono volta e vê quem multiplicou.
    Em contrapartida, existe a dor. Percebo que há sofrimento. Adélia Prado em uma de suas entrevistas diz que ficou com depressão... Particularmente, acredito que escrever é dar a luz, e isto dói...
    Dói, porque nos expomos. Dói, porque nos revelamos ao outro, ainda que nem em meio a devaneios.
    Escreva sim, sem se preocupar.
    De repente,no dia em que nem mesmo vc entenda o que quis dizer,
    alguém se identificará. Esquenta não...(digo isto, pq me pareceu apreensivo por isso).
    Lembre-se: artista é artista, é excêntrico. Tudo em nome da arte!
    Gostaria de deixar uma dica, se me permite. Assista alguns vídeos do programa "imagem da palavra". Busque no youtube. São entrevistados vários escritores, inclusive a Adélia.
    Desejo-lhe sucesso, sempre!
    Maga

    ResponderExcluir
  18. Jeferson, aqui estou eu lendo e comentando sua infausta corrida. Após dar uma lida em algumas de suas publicações, seu elogio em meu blog tornou-se muito mais válido. Parabéns e obrigada.

    Ah... Circus Contraption é maravilhoso, rs. ^^

    ResponderExcluir
  19. Lindo! E, parabéns pela escrita que tão bem sabe fazê-lo. Obrigada por ir ao meu espaço já tão relegado pelo tempo que me consome em preocupações, que certamente passarão. Abraços

    ResponderExcluir
  20. Acho que todos devemos escrever inicialmente por prazer, mas acho que deveria publicar algo. Mesmo que encontre um critico durão, sempre haverá alguém para apreciar o que você escreve.
    Sou da opinião que somos tudo o que queremos ser.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  21. Comecei a ler um pouco o seu blog e já estou gostando muito, você escreve lindamente. Parabéns.

    ResponderExcluir

  22. Olá Jefh.
    Vim agradecer sua visita lá no meu cantinho e de acordo com o convite li O Jogo dos Lenços, gostei e fui lendo mais algumas de suas postagens.
    Como falou seu amigo, você deve colocar seus contos em livro. Acho que vai agradar a muitos. São muito bons.
    Abraço.
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  23. Jeferson, adorei o seu blog e, principalmente, essa postagem! Encontrei muito de minha pessoa nesse texto. Amei!

    ResponderExcluir
  24. Apesar da frase de Dostoiévski, porque com gênio não se discute, acredito que sua escrita seja algo necessário a ser dividido com outros amantes da leitura. Lindo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c