Pular para o conteúdo principal

CHÁ DE INVISIBILIDADE

Imediatamente, Igor Socolov depositou a caixa de bacalhau norueguês na pilha, lavou as mãos e os braços na pia do barracão e foi até a sala do patrão que o aguardava com o telefone colado junto ao ouvido, falando e gesticulando. Tsarov fez um gesto breve com a mão esquerda direcionado ao rapaz para que este entrasse e outro ainda mais breve para que fechasse a porta atrás de si. Antes de fechá-la, foi possível ver Fedosov, o gerente bedel, sobressaltado, com o pescoço esticado e os olhos arregalados, a meio caminho para sua mesa postada diante à porta da sala do patrão. Tsarov, vendo que o empregado entrou porém não se sentou, fez outro gesto curto para que ele se sentasse e continuou ao telefone.

Falava de uma carne seca. Dizia que a carne seca estava toda bichada e que não haveria como aproveitá-la de modo algum. Fazia uma pausa como que para ouvir seu interlocutor e repetia toda a história da carne seca que ficara exposta e teria contraído larvas. ‘Dimitri, a carne seca está podre. Tá que é só bicho, meu amigo. Só jogando fora mesmo. Se quiser eu deixo num canto do depósito pra que você veja na próxima semana, mas tá nojento. Podre e que é só bicho!’ Dizia e ria um riso solto de ar maléfico como se encontrasse prazer no prejuízo de seu fornecedor.

Tsarov não evoluía no dialogo ao telefone e, ao mesmo tempo, tinha o funcionário diante de si ao seu dispor. Ora ouvia o homem do outro lado da ligação, ora repetia seu enredo pobre e previsível. Igor, em princípio, escolheu um canto da sala e fixou nele seus olhos imóveis enquanto inevitavelmente ouvia à conversa do patrão. Algum tempo seguinte, perscrutava toda a mesa do chefe com seus olhos mansos, as mãos entrelaçadas no colo, as pernas cruzadas na altura das tíbias. Os segundos de espera foram ficando longos. Transformaram-se em enormes minutos. Isso fez com que o rapaz balançasse os pés em intervalos regulares.

Não sabia o que o patrão teria a tratar com ele, mas o ar sombrio com que fora convocado por Fedosov não o deixou otimista, nem muito pessimista. Não era dotado de uma natureza pessimista. Além do quê, era costume de Fedosov agir de maneira sombria a fim de deixar a todos apreensivos por qualquer assunto relacionado ao patrão. Todos na empresa conheciam o caráter mesquinho e malicioso do bedel, que era sempre o primeiro a noticiar a má sorte alheia, e fazia com nítido gosto. Dizia que este ou aquele havia se danado e acrescentava ao final um ‘coitado!’ sarcástico acompanhado de um sorrisinho jocoso.

Num dado momento, a conversa sobre carne seca bichada destravou e enveredou por frangos de granja congelados e carne bovina embalada à cryovac. Yuriy Tsarov revelava seus planos para o futuro da empresa ao seu interlocutor e se empolgava com a conversa como se o funcionário, àquela altura, tivesse ingerido um poderoso chá de invisibilidade. ‘Dimitri, eu estou te falando, rapaz, é o futuro! Farei uma câmera fria! É o futuro, Dimitri!’

Igor já havia visto tudo que os seus olhos podiam alcançar ali dentro do recinto patronal por mais de cinco vezes. Já não tinha mais para onde olhar. Transcendeu. Foi até sua casa e encontrou as bochechas rosadas e o lindo sorriso de Ekaterína, grávida de trinta e quatro semanas. Cheirou seus perfumados cabelos longos, ondulados, dourados. Passou a mão sobre o ventre da esposa e fora puxado num repelão para de volta à sala do patrão que batia com o telefone na base e recolhia o sorriso úmido por entre os dentes amarelos.

Devo informar que as postagens anteriores são partes deste mesmo conto e que a parte final ainda está por vir. Obrigado por sua leitura! Um grande abraço!

Comentários

  1. Simplesmente delicioso! É assim que posso descrever suas crônicas, marcadas pela criatividade e sensibilidade. Obrigada, Jefh, pelo gentil comentário. Sempre que quiser, pergunte. Estarei pronta a servir. Um grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefh!!! Muito interessante o seu Blog, fiquei encantada!!! *__*
    Obrigada pelo contato, estou aprendendo esse mundo Blogger ainda, e vou coloca seu blog na minha lista, acomanharei seu conto, fiquei curiosa...
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Jeferson, vim retribuir a gentileza da visita e o teu comentário no meu cantinho. Achei interessante a crônica, começando pelo título, sugestivo e curioso...voltarei para ler o final.
    Teu blog é muito legal! Parabéns pelas premiações!!!
    Sucesso e felicidades!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Jeferson!

    Obrigada pelo comentário!Fico feliz de estar tendo a oportunidade de visitar seu blog, lendo essa história que nos prende a atenção, até mesmo, por mostrar a relação entre patrão x trabalhador desrespeitosa, o que de fato acontece atualmente em muitos casos, além de outros pontos sobre as relações sociais, muito interessante... Estarei atenta a sequência!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Jeferson!

    Obrigada pela visita e fico muito feliz por está tendo a oportunidade de conhecer seu blog. Ler essa história que revela a relação patrão X trabalhador desrespeitosa e, que de uma forma sutil traça outros pontos das relações sociais dentro da nossa realidade, é muito interessante! Estarei atenta a sequência...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Jeferson!
    Retribuindo a visita... E conhecendo seu criativo recanto.
    O Drink POesia & Cabana de Versos estão de braços abertos.

    abç
    .
    LiZa

    ResponderExcluir
  7. Olá, amigo Jeferson!
    Vim retribuir seu carinho e visita.
    Estou a te seguir e te aguardo como meu seguidor tbm!!
    Amei seu blog e crônica.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. o meu deuss agora fikei curiosaaa aff kkkk vou ser oobrigada a voltar aki hein... gostei
    !!!

    ResponderExcluir
  9. vejo que você é um escritor. Que surpresa agradável! Obrigada pela oportunidade de conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Roendo-me de curiosidade para ver o que vai acontecer ao caro Igor , por quem já tenho estima .
    Abraços , Jefferson , que também já é estimado (:

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do seu conto. Voltarei para continuar a leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Hummmm interessante... amo esses detalhes de expressões e comportamentos. A observação é o que há de mais poético, rs
    Gostei, é curioso e viciante!
    Tá aí meu comentário!

    ResponderExcluir
  13. A carne seca estava feia mesmo. Isso deu pra ouvir.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do seu blog, o conto é muito interessante e cheio de riquezas verbais, quero acompanhar o desfecho. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do conto e destaco o momento em que ele 'transcendeu' rs,é uma ótima escapada daquilo que nos aborrece,
    espero voltar , nem sempre o tempo coopera,
    deixo abraços e agradeço a presença

    ResponderExcluir
  16. Fiquei curiosíssima :)
    Ótima crônica.
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  17. Estou retribuindo tua visita ao "escola". Se não és um escritor de carreira em breve poderás sê-lo. O conto é muito interessante, voltarei para ver o desfecho. Abraço!
    Sonia
    P.S. Tenho um outro blog http://www. mattiva.blogspot.com se despertar teu interesse acesse,vou apreciar tua visita.

    ResponderExcluir
  18. Les visito de El Salvador Centroamerica,desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    COMPARTO MI TESTIMONIO PARA LA GLORIA DE DIOS.
    RECIBAN MUCHISIMAS BENDICIONES DE NUESTRO PADRE CELESTIAL

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Jeferson, pelo aniversário hoje do teu Blog. Te desejo muito sucesso. Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Jef, pelo aniversário do blog e pela visita que fizeste ao meu. Parabéns também pelo conto, voltarei para ler o desfecho. Abraços

    ResponderExcluir
  21. OLá Jeferson!

    Boa tarde amigo!

    Meus parabéns pelo aniversário do seu Blog!
    Muito belo e bem elaborado!

    Aplausos também para este conto marvilhoso!
    Prendeu a minha atenção, você escreve muito bem!

    Vim retribuir a visita ao meu Blog!
    Muitíssimo obrigado!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. não é um conto, né? É praticamente um livro
    :-)

    ResponderExcluir
  23. Muitooo bom! Parabéns pelo excelente trabalho.
    Se puder e dar sua opinião nos meus pequenos ficarei muito honrada!
    http://www.entreeoucaminhaspalavras.blogspot.com
    http://www.cartasparaantonio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Jeffffff!!!!!!!!!!!!! Que delícia vir aqui!

    Primeiro, porque você persistiu e difundiu seu talento para escrever. Quem disse que é preciso escrever um livro para ser feliz?...Escreve-se e basta. Nossa alma agradece.

    Você é impar. Que maravilha tantos amigos... ( a pequena cidade onde eu nasci, bem perto da sua, tem pouco mais que isso de habitantes...rsrsrs).

    Parabéns, parabéns, parabéns! Continue.
    Feliz por você e por mim que o conheci.

    Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  25. Em tempo...não faltarei. Estarei presente na festa do blog e em todas as outras.

    mais beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c