Pular para o conteúdo principal

TRÊS RUBLOS A MAIS TRÊS RUBLOS A MENOS

Igor tomou o envelope contendo seu salário e, mais tarde, partiu para sua casa a levar o fruto de um mês inteiro de esforços para depositar nas mãos de sua esposa gestante já em tempos de dar à luz. Confiava em Yuriy Tsarov, seu patrão, de um modo pleno, amplo e irrestrito. Imaginava que Tsarov, sendo dono de patrimônio considerável para os padrões da pequena Uglich, sendo homem de grande prestígio local, figura bem quista, bem vista e influente na sociedade, jamais seria capaz de fraudar os vencimentos de seus pobres e dedicados funcionários.

Antes de seguir com a narrativa, gostaria de aqui registra um pequeno à parte: como isento narrador que me pretendo, Deus permita-me não julgar este ou aquele personagem por suas boas ou más ações assim tomando partido na narrativa em favor de um ou de outro, pois que eu narre apenas e tão somente os fatos em essência e originalidade o quanto possível, e da história tire você mesmo, leitor, suas próprias conclusões com as ferramentas morais das quais dispõe para o momento.

Aquele rigoroso inverno parecia que não teria mais fim. Enquanto Igor trabalhava com o máximo empenho e todas as suas forças pensando em bem servir para levar o sustento com dignidade à sua humilde casa, Tsarov andava pelo armazém com as mãos para trás a fazer incessantes cálculos dos lucros que germinavam feito sementes de sonhos dentro de sua cabeçorra descomunal. Engendrava argumentos plausíveis para poder reduzir ao mínimo possível o salário de seus funcionários e assim aumentar sua vantagem de forma justificada e incontestável. Excetuando a cabeça enorme e em forma de um ovo orizontalizado, Yuriy Tsarov era um homem miúdo, de mãos miúdas e de caráter dúbio. Certamente Gall, o pai da frenologia, em posse do avantajado crânio de Tsarov traçaria obscuras conjecturas da personalidade daquele estranho e misterioso senhoril.

Mantinha em elevada estima e especial atenção dentro do estabelecimento certo Sergey Fedosov, funcionário antigo, dono de língua felina e olhar malicioso. Este acumulava na empresa as funções de um falho subgerente e competente bedel. Tsarov se agradava de Fedosov não apenas por seus bons préstimos, mas especialmente por seu talento nato aos mexericos, fofocas e maledicências em geral.

Nas horas vagas, com grande ardor, Fedosov tratava da vida alheia dos cidadãos da pequena Uglich para deleite de Tsarov. Igor jamais participava de tais palestras que ocorriam, em verdade, à portas fechadas ou em cantos sombrios onde a luz jamais incide e cochichos nunca ecoam.

Os modos sérios e resignados de Igor perturbavam sobremodo a Fedosov. De certa forma o bedel parecia se incomodar com a conduta do colega que lhe confrontava com a baixeza de seu próprio espírito. Mas todo este incômodo evaporava-se imediatamente diante à aprovação do patrão que o buscava com gozo e incessante interesse para atualizar-se das questões da delação interna e dos noticiários populares informais da pequena comunidade de Uglich.

Todos os meses, Fedosov trazia e distribuía os envelopes com os nomes dos funcionários e seus respectivos vencimentos.  Naquele frio novembro, Igor tomou o envelope da mão de Fedosov e o meteu no bolso sem nem mesmo conferir os créditos e a soma, dado que estava extremamente ocupado empilhando caixas no depósito e sem tempo nem mesmo de parar para esticar as costas e ou aliviar-se no banheiro. E só foi tomar novamente o envelope em casa, ao tirá-lo do bolso e entregá-lo a Ekaterína, que o esperava com uma sopa de couve sem carne. 

Antes do jantar, enquanto Igor praticava sua toalete, Ekaterína orava em agradecimento e conferia os vencimentos do marido. Espantou-se e achou ter errado a conferência ao dar falta de exatos três rublos. Recontou. Obtendo o mesmo resultado, recontou novamente. Ficou quieta. Não tocou mais no assunto durante todo o jantar e só rompeu o silêncio ao perguntar das coisas do trabalho ao marido, mas este só queria falar dos planos para a chegada do pequeno Nikolay ou da pequena Evgeniya, conforme fosse a vontade do bom Deus. E quando terminaram o jantar, Ekaterína fez o marido saber da diferença no cotejo do pagamento. Aquilo lhes impediria de dar a entrada do berço do rebento. Era sexta feira, na segunda Igor falaria com o patrão e tudo estaria resolvido.

Yuriy Tsarov não demonstrou surpresa diante do fato levado por seu funcionário, mas antes tratou de tomar o envelope do vencimento e comprometer-se a conferir ele mesmo. Fez uma cara indescritível e recolheu-se no interior de sua sala. No final do dia, Fedosov devolvia o envelope a Igor sem dizer nada além do que se referia ser uma ordem do patrão. Decorrido mais um mês, eis que vieram os novos vencimentos. A exemplo do mês anterior e por um mau vício, Igor, no árduo labor da faina, meteu novamente o envelope no bolso sem prestar-se a conferir as contas de seu novo vencimento, confiou. Coube a Ekaterína mais uma vez, e com um sorriso jocoso, comunicar ao marido o novo erro de cálculo; mas agora o famélico salário do homem viera acrescido de três rublos a mais.

Ironias à parte, no dia seguinte, Yuriy Tsarov recebia com visível e patética simulação de surpresa o excedente do pagamento ao funcionário das próprias mãos de Igor, que sorria discretamente. 

Comentários

  1. Olá Jeferson, muito boa tarde!

    Passando pra retribuir a visitinha. Muito interessante seu blog viu!

    Abraços e um ótimo fim de semana.


    Fllor *-*


    ResponderExcluir
  2. Olá Jeferson.
    Um conto muito interessante. existem pessoas inescrupulosas e outras tão ingênuas que ficamos pateticamente a pensar no porque de uma pessoa ser tão confiante né? Um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. e assim podemos perceber que o pequeno Nikolay ou a pequena Evgeniya terão um berço novo nesse próximo mês de pagamento.

    dizem por aí que honestidade é algo que vem de berço, mas sei lá, acho que Igor vai ser o responsável por colocar isso lá dentro, como um presente de boas vindas ao filho ou filha. =]

    magnífico conto, Jefh, parabéns!!
    já estou te seguindo, virei sempre aqui!!
    muito obrigada pela visita!

    beijos, beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeferson!
    Será que entendi direito???????
    Se sim, estou horrorizada... será que existe alguém tão "desligado" assim?;-)))

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da narrativa. EXCELENTE!
    Desperta atenção e prazer pra concluir a leitura.

    Reflexivo e intrigante...
    Parabeens :D

    ResponderExcluir
  6. seja bem vindo!
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Teu estilo de escrita é muito interessante; conheci teu blog pelo neverland da Vick. Gostei!

    ResponderExcluir
  8. Você pode ser escritor, escreve muito bem.. Só que muitas palavras eu não consegui entender, entendi mais ou menos, mas eu amei! Bj
    PimentaCupcake

    ResponderExcluir
  9. adorei a visita no meu blog e adorei o conto. Ainda prefiro ser ingenua a ser inescrupulosa. Mas não podemos confundir ingenuidade com ser desligado e nem falta de escrúpulos com esperteza. Princípios acima de tudo.
    Mega beijo pra ti

    ResponderExcluir
  10. Sempre há aquele que quer nos derrubar, se não ficarmos espertos, nem sequer saberemos de onde vem o golpe.

    Gostei do conto e da sua narrativa, Jeferson.

    Abraço

    Nanda Meireles

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante, e bem centrado seu blog, adorei !
    Retribuindo a visita e te seguindo tbm.
    Até
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Interesante a história, porém a conci~encia e a cabeça no travesseiro a noite tem que estar em paz, não conseguiria fazer este tipo de coisa.

    ResponderExcluir

  13. Gostei muito do conto,como também gostei de seu blog. Por isso estou á segui-lo. Um abraço e obrigada também pela sua visita em meu blog. Beijos e boa sorte! :)

    ResponderExcluir
  14. Muito agradável a forma como conduzes a escrita e o leitor. Continuarei por aqui ;) Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por visitar meu blog, gostei muito do seu. Esse conto é bastante interessante e mostra claramente o que vive acontecendo por ai...Não devemos confiar em ninguém.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Jeferson, obrigado pela visita ao meu blog, é um prazer...
    Adorei o texto, muito bem escrito e um assunto para reflexão...Ainda bem que ainda existem pessoas dignas neste mundo né...
    Virei sua seguidora...
    Abç e boa semana.

    Marcela

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Jeferson, que bom que gostou do meu blog, e que bom ele ter passado pra vc tanta alegria, também gostei muito do seu e por isso decidi ser sua seguidora, beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela visita amigo. Vou agora passear
    pelo seu cantinho... muita paz no seu dia, bjks!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Passando para retribuir sua visita lá no blog.
    Ótimo post!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  20. Oiie!!
    Gostei do texto. É algo que vivenciamos todos os dias ^^
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  21. Olá Jeferson! Agradeço sua visita em meu blog, venho aqui prestigiar seu trabalho também!
    Estes textos nos fazem pensar em algumas situações do nosso dia a dia... que rendem mesmo milhares de histórias! E algumas lições de vida rsrs

    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Jefherson !
    Passando por aqui para retribuir a sua visita ao meu blog !
    Amei o seu !
    Muito bom o seu post !
    Agradeço o carinho e volte sempre que quiser ao meu cantinho !
    Bjkas !

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Jeferson!!! Gostei do conto e da forma em que foi narrado. Excelente para reflexão. No mais agradeço sua visita ao meu blog. Abs

    ResponderExcluir
  24. Olá querido.
    Adorei seu conto, você escreve muito bem.
    Obrigada pela visita :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Excelente texto... e faz-nos pensar, qdo nos falta algo de direito sempre estamos prontos a reclamar, mas será que todos nós estamos prontos para devolver o que não nos pertence??? Já passei por situação parecida com troco de supermercado, e não tive dúvidas em devolver o dinheiro que não era meu... Adorei mesmo seu texto, e são todos muito bons... Parabéns pelo seu blog... abraço... e ótima semana curtinha pra vc...

    ResponderExcluir
  26. Oi Jeferson, retribuindo a visita. Seu blog é muito legal. Ótimos e inteligentes textos. To te seguindo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite!
    Obrigado pela visita e comentário, seu blog é bem interessante. Passarei mais algumas na visita pra simplesmente chegar a conclusão que seu blog é genial!

    ResponderExcluir
  28. achei bem interessante o teu blog

    floresdemarshmallow.tk

    ResponderExcluir
  29. Vim agradecer sua visita no meu blog.
    Achei interessante o que postou. Gostei da foto.
    Seguindo seu blog.
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. eu do site rastreamentodecelular.net Estou aqui denovo comentando,por que adoro esse blog,bom demais,muito bom msm!!!!!!me recomendaram e até hj acompanho,mais ai queria tirar uma duvida sera que esse site é bom http://detetive-particular.com ? se alguem souber me falar,e continue com mais post!! fuuuuuuuuui

    ResponderExcluir
  31. Escreve muito bem, parabéns!!!
    Ah,obrigada pela visita...

    ResponderExcluir
  32. Oi, adorei o seu conto, e gosto muito de ler alguns as vezes. Gostaria de poder escrever desse jeito :)
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Honestidades à parte, meu caro!

    Todo santo é de barro e quando caem,
    sempre quebram!


    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  34. Eu votaria nesse Igor..rs Honestidade é o que caracteriza a decência da alma humana. Bons textos, também tenho uns no 'Alma Andarilha',mas não tão elaborados como estes.Agradeço a oportunidade de conhecer seu blog =) Parabéns!
    Abçs

    Ana Cláudia Lara
    do poesiandoumpouco.blogspot.com.br/ e do
    Alma Andarilha(dacigana.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  35. Grande sujeito, esse Igor Honestidade é artigo em falta hoje em dia.
    Agradeço a visita ao meu blog, caro Jeferson. E respondendo à pergunta que me fizeste, embora creia não ter compreendido tuas razões para fazê-la, não, nunca passei por situação moral ou financeira delicada até agora, Graças a Deus.
    Obrigada pela cordialidade. estou seguindo teu blog, gostei do teu jeito de escrever. Abraços, e volte sempre!

    ResponderExcluir
  36. Olá! adorei muitos seu conto, parabéns sem dúvida estarei visitando mais vezes seu blog para ter a oportunidade e ver mais.
    E ainda agradeço sua visita ao meu blog:janainafurquim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá Jéferson! Li a adorei, sensacional seu conto, também sou contista e uso meu blog para postá-los. Fiquei até com vergonha dos meus, depois que li o seu lindo trabalho.
    Parabéns, tece seu texto de maneira tão peculiar... adorei. Obrigada por apresentá-lo a mim. Beijos Lilian Reis.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Jeferson, interessante o começo dessa série de narrativas. Chamo narrativas por ser um rótulo mais genérico, onde contos estão incluídos. Chamou-me a atenção os nomes de alguns personagens e percebe-se que o autor (neste texto) preocupou-se com a escolha e lapidação das frases, o leitor treinado em romances e contos percebe o trabalho por trás. Parabéns pelo trabalho até aqui. No que se refere à linguagem, eu revisaria o uso de 'diante à aprovação'. Não sou especialista em Português mas achei estranho esse padrão. Aguardo seus comentários em Distraído. Interessa-me muito a reação do leitor após a primeira leitura, sem o refino do julgamento ou floreios do raciocínio, sincero como o olhar infantil. Um abraço fraterno, até!

    ResponderExcluir
  39. Agradeço por sua visita em meu blog. Você escreve muito bem! Desejo-te o maior sucesso do mundo!!
    Abraços, Márcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c