Pular para o conteúdo principal

GAROTA FROM IPANEMA

Na manhã da última terça, a caminho da casa onde faria minha primeira visita do dia, não me preocupava o resultado das eleições municipais realizadas no último final de semana, mesmo ocorrendo que em minha cidade tudo se resolva em um só turno. O que me preocupava, motivado pela canção que ouvia no rádio, era saber que a garota de Ipanema já ia com sessenta e sete anos pela vida a fora. Egoísmo meu andar perdido assim em pensamentos banais quando o futuro das cidades acaba de ser traçado nas urnas donas de emissões virtuais? Talvez sim. Contudo não é algo tão particular e pessoal o meu pensamento, se considerarmos o fator efemeridade do tempo do qual absolutamente ninguém está livre.

Dona Heloisa Eneida Menezes Paes Pinto, vovó Helô, na ocasião em que teria servido de musa à célebre canção hino da Bossa Nova, contava apenas verdes dezessete aninhos de idade e, segundo a própria, era ainda virgem. Uma menina, como diz a própria composição. E o tempo não perdoa mesmo nada nem ninguém. Se fosse hoje, em tempos de vigoroso politicamente correto, Vinícius de Moraes e Tom Jobim seriam considerados uma triste dupla de pedófilos digna de punição e pena.

Vinícius foi um homem do mundo, não no sentido religioso pejorativo da coisa, mas é que as coisas passavam por ele e ele as devolvia de um jeito próprio, melhorado. Dizem que ele levou três anos para revelar quem era a coisa mais linda e cheia de graça, ela, a menina que vinha e passava no doce balanço, a caminho do mar. E um dia revelou, quando ela já havia alcançado a maioridade, e isso mudou a vida de dona Heloisa para todo o sempre. Ela e a canção são o que restou do momento mágico em que pessoa e olhares se cruzaram. O poeta e o músico estão mortos e enterrados há tempos. E que falta nos fazem! Ficaram a canção, as obras, as saudades, a Bossa Nova e a musa.

A musa ainda colhe os frutos. É parceira em uma grife de moda para jovens senhoras e está lançando uma biografia “A Eterna Garota de Ipanema”. Mas quem é que garante que era mesmo dona Heloisa o objeto da canção no momento da concepção? Se o poeta revelou somente três anos após a gravação, como afirmar que não tenha mentido sobre a musa inspiradora e a atribuição tenha ocorrido somente posteriormente ao ato da criação? Vai que a verdadeira musa fosse apenas uma passante que uma única vez surgiu e desapareceu nas brumas daquele mar carioca em um dia de nevoeiro, incertezas, melancolias e ausência de sol. Sendo tudo então fruto da poderosa imaginação do poeta. Imaginação extremamente germinativa e fértil. E se olharmos as fotos de dona Heloisa em sua mocidade, se olharmos com espírito crítico e sem o carinho do costume, veremos que é uma moça bonitinha, mas bem comum, mesmo para a época. Sem medidas exuberantes, com uma vasta cabeleira castanha, um jeito tímido captado nas imagens, uma moça de fato sem nada de extraordinário.

Mas é claro que neste quarto período do texto eu só quis gerar polêmica (não sou nenhum santo, nunca fui). Não duvido que dona Heloísa seja de fato a senhora de Ipanema. Duvido completamente que os candidatos eleitos no último pleito resistam tanto tempo no imaginário popular quanto a musa resiste na canção em nossas memórias de eleitores desmemoriados. Foi em agosto de 1962 que Garota de Ipanema de Vinícius e Tom veio ao mundo para nos dar paz, inspiração, beleza e alegria. Há cinquenta anos.

E agora eu passo de malicioso e dissimulado a pretensioso e pergunto: Quem é mais sério, eu com minha canção na cabeça ou você com os resultados das últimas eleições? Perguntar não ofende, não é?

Comentários

  1. Oi Jefh, existe um traço de união vivo e verdadeiro entre o poeta, a jovem "linda e cheia de graça" e as urnas eletrônicas... a Dona Jan;-)
    Será que Dona Heloísa é aquela mesma garota?
    Como será a gestão de cada novo prefeito?

    A música composta por Vinicius e Tom é um legado de valor.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Essa canção é mundialmente conhecida e a garota* agora é vovó e "tudo mudou" e virgens com dezessete anos não existem mais; o poeta q eternizou a musa e a linda canção suas já foi poetizar no Além*...
    Hoje é só maldade e o resultado das "eleições pra piorar "é só decepção, pois nesse caso "nada muda" continuam os mesmos corruptos da Nação.
    Abraços.
    Amo textos assim cronicas do dia a dia dizer do que passa no mundo e tal.
    Amei te ler!
    "hoje nesse feriado com chuva no RJ.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que ela é sim, a Garota de Ipanema. Eleita mais por nós do que pelo próprio Vinícius.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Jefh, como sempre você nos transporta no tempo com seus escritos... Garota de ipanema, cheia de graça, pureza e beleza aliadas, mas e as urnas, a eleição... sem comentários, para não ser maldosa(sorrioooo). Um abraçãoo e tenha um feliz finalzinho de domingo...

    ResponderExcluir
  5. Jefh, após 12 meses ausente do mundo dos blogs, pouco a pouco retorno. Dei uma parada tecnica para ficar so cuidando da nova cria que habita este mundo, minha filha Leticia hoje tem 13 meses, ja dorme melhor e cá estou eu, atualizando meu blog e passando nos blogs amigos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, vc escreve muito bem, brigadu por visitar meu blog e no dia de hoje, só posso agradecer a todos os mestres que cruzaram meu caminho por ser o que sou e eu tive a alegria de ensinar pessoinhas a enfrentar o mundo de hoje.
    Boa semana!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Jefferson, adorei a sua visita pois me propiciou o prazer de conhecer seu blog e o belo dom que tens em escrever, com certeza voltarei aqui mais vezes para contemplar a beleza de suas palavras...Tenha uma ótima semana....


    !!!!beijokas!!!!


    .

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jeferson, agradeço sua visita no meu Blog, gostei muito do seu texto pois me fez refletir sobre tudo isto.
    Quanto ao resultado das eleições, meu filho se elegeu vereador pela primeira vez , e espero que ele possa contribuir para uma cidade cada vez melhor, trabalhando em benefício do povo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jefh,

    Tudo bem? Vale a pena falar que a garota de Ipanema, mesmo vovó continua linda. Quanto ao resultado das eleições, após uma semana, nem lembramos.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  10. A garota de Ipanema continuará uma eterna musa!

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua visita e o artigo. Com certeza a garota de Ipanema será eterna. Quanto ás urnas sem comentários kkkkk...

    ResponderExcluir
  12. As eleições já estão esquecidas..só nas cidades que terá 2º turno é que estão sendo lembradas.
    Vim conhecer seu blog,gostei!To votando nele!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  13. Sobre as eleições, sem comentários a unica coisa que nos edifica é a leitura. Adorei seu texto e seu blog. bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Jefh obrigada pela visita,espqero q volte e fique na minha lista ok???...Me fale melhor dessa votação quero entender pra poder votar. Abraço. Trícia.
    http://delicinh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião uma das coisas mais legais de ter um cérebro é poder se deixar levar por correntes de pensamentos que nos levam de A para C de C para E e só depois voltando para o B e D.. Sem contar todas as outras letras do alfabeto! Explico:

    O que quero dizer é que por mais que seu texto estivesse falando da garota de Ipanema e das eleições o que me fez lê-lo até o final foi reparar no fluxo de pensamentos que leva de um ponto ao outro, com a liberdade de ir até onde o raciocínio quer levar.. rsrs (Acho que acabei de fazer o mesmo né? rsrs) Em resumo, me diverti muito!

    Vê se continua escrevendo tá? abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi,Jeferson,vim retribuir sua visita e conhecer seu blog.Parabéns!Estarei sempre por aqui.Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Jeferson,vim retribuir sua visita,obrigada pelo carinho do comentário.
    Você escreve muito bem adorei o texto.Legal o Blog.
    Voltarei para ler outros.
    Um belo dia para você.
    Abraço,
    Izabel

    ResponderExcluir
  18. Olá, Jeferson! Veja bem... Acho que os nossos saudosos poetas levavam a arte mais a sério que os nossos políticos levam seu povo. Infelizmente. Mas deixando nossa política falidade de lado, só me resta agradecer pelo seu excelente texto de grande sensibilidade e sabedoria! Grande Abs!

    http://contoseuconto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Jeferson, cá estou eu a te visitar.
    Excelente trabalho, asim que eu tiver um tempinho maior, prometo ler mais postagens e voltar a esse espaço.
    Abraço
    Stela

    ResponderExcluir
  20. Estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens , e falando daquilo que Deus tem feito em sua vida, que a graça e a paz de Jesus continue a ser derramada em sua vida, e o fogo do Espirito Santo continue a usar sua vida.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se seguir meu blog, leia com atenção, pois só vou seguir blogs que possa encontrar, não sigo blogs de pessoas anónimas, ou que não deixe forma de encontrar seu blog.
    Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  21. Nossa!! Me encantei com seu blog..
    Bom demais da conta..
    Depois volto com mais calma pra ler mais..
    Que sua tarde seja especial..
    Sucesso viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  22. Olá amigo, obrigado pela visita que fez no meu Blog, vou votar em vc, parabéns manda muito bem nos escritos, qdo fui ao Rio, fiz questão de almoçar no Restaurante Garota de Ipanema, achei interessante estar ali onde Tom e Vinicius admiravam a moça que passava a caminho do mar, e ela já tem tudo isso de anos?! rsr fiz até um artigo no Blog a respeito do local! Acho que vc não pecou tanto assim em pensar nela ao invés das eleições rsr abraçosss

    ResponderExcluir
  23. a ladainha que ouvimos dos políticos, nos mesmos 50 anos, de nada se parece com a linda melodia de tom e vinícius..
    ao contrário da musa inspiradora, que até hj encanta a todos com sua beleza, os políticos cantam desafinados, o hino da impunidade, tentando enganar a todos nós..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  24. Agradeço por demais a visita feita ao meu blog e o seu precioso comentário sobre a importância da escritora Francisca Clotilde.
    Quanto ao seu texto sobre Garota de Ipanema, achei excelente. Parabéns! É, 50 anos se passaram e a Garota de Ipanema ainda vive, e viverá eternamente nos corações apaixonados. Quanto aos políticos, esses estão ficando cada vez mais desacretitados. Um abraço acadêmico.

    ResponderExcluir
  25. Ola Jeferson, lindo seu blog, palavras verdadeiras de um brasileiro pensativo, ai se todos parassem 2 minutinhos para dar uma pensadinha, acredito que muita cosia mudaria neste nosso Brasil. Mas por atitudes e palavars como as suas, que não perdemos a esperança de dias melhores.

    Estou deixando o endereço do meu blog por aqui, caso voce tenha interesse em fazer alusão a beleza e maquiagem pode usar nosso nome.

    www.casamartinezbelezaimportada.blogspost.com

    Se voce puder nos dar uma forcinha na divulgação ficamos agradecidos desde ja.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. A garota de Ipanema não tem idade!
    Bjs
    Luísa

    ResponderExcluir
  27. Vim retribuir sua visita :) já votei tbm :) Infelizmente a política é um mal nescessário, sim! Fico inojada de ver uns atacando os outros, ao invés de usar o tempo e energia para mudar de verdade o nosso País. Beijo.

    Ruthinha Cardoso
    www.ruthinhacardoso.com

    ResponderExcluir
  28. Música boa a gente nunca esquece. A Helô sera sempre lembrada como a Garota de Ipanema.
    Quanto aos politícos, são póliticos, a grande maioria querem o poder. O povo eles só lembram na hora de pedir o voto.

    Estou aqui retribuindo sua visita e já fui lá dar o meu voto.
    Que você tenha muito sucesso.

    ResponderExcluir
  29. Devaneios a parte, o fato é que o olhar do poeta vê o que mais ninguém vê e faz, inclusive, do comum o extraordinário.

    ResponderExcluir
  30. Jefh

    Como vai você?
    Fazia tempo que não o visitava. Você continua com sua brilhante e criativa literatura. Parabéns é um lindo trabalho, com esse dom da escrita e do sentir, já pensaste em transformar o blog em livro? Nâo! Devia! Abraços

    ResponderExcluir
  31. E já votei. Sucesso para você! Merecido! Abços

    ResponderExcluir
  32. Olá caro Jefh. Não sei se me reconheceria, mas vi somente hoje um comentário seu em um dos meus blogs "Jéssica Art".
    Desculpe-me a ausência! Houveram tantas coisas em minha vida que acabei deixando um pouco o artesanato de lado.

    Hoje escrevo histórias para crianças e jovens, no intuito de uma campanha que estimula a leitura entre os jovens, mas confesso que escrever histórias é algo que me agrada muito!

    Caso queria vê-lo, este é meu atual blog, atualizado com frequência ~~ http://historias-sims3.blogspot.com.br

    Também gosto de escrever sobre minhas reflexões, não tão frequentemente, neste blog ~~ http://sonhos-decrianca.blogspot.com.br/ ~~ a tempos não atualizo, mas hoje o farei, sinto-me um tanto inspirada.

    Mas talvez eu volte a postar mais coisas sobre artesanatos... Ou não hehehe ~~ Tenho um sério problema de começar coisas e não terminá-las rs (a não ser minhas histórias, essas eu faço gosto em finalizá-las sempre)

    Agradeço sua visita ao blog, mesmo que atrasadamente! Seu blog também é bem agradável, gosto de ler e tomarei um pouco do meu tempo para ler suas postagens.

    Grande abraço ~~ Jeh♥

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem? então muito bom mesmo, gostei do q li e gostaria de trocar ideias com vc, um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Agradeço a visita em meu blog. E gostei muito do seu!!!
    Ja vou la dar meu voto!!
    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  35. Oi jeferson, retribuindo sua visiata ao Brasil do bem, vim conhecer seu blog e gostei muito do que li. teu texto também me deixou com a pulga atrás da orelha, mas a esta altura do campeonato, que a Helô Pinheiro continue fazendo muitos gols.
    Bjs
    Janeisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c