Pular para o conteúdo principal

XONGAS

Sua ausência lhe causava um vazio. Esse vazio era preenchido por saudade e tédio. Muita saudade, e todo o tédio do mundo. Não havia como atravessar àquela rua sem lembrar-se das vezes em que a atravessaram juntos, sorrindo e se resvalando nas mãos, nos antebraços, braços, nos ombros, quadris, coxas, pés, nos troncos, nas faces, nas frontes, nas cabeças, nos cabelos um do outro. Praticamente se embolavam diante do trânsito nervoso, tenso, bem como dos transeuntes apressados de caras amarradas. Naquelas ocasiões, nada importava de fato, senão o amor que os envolvia e os movia na travessia daquela rua, e na travessia de todas as ruas que cruzavam juntos.

A química do amor... A química do tédio... A química da saudade... Quem é que nunca provou dessas poções mágicas e transformadoras? Quem? Quem?


Ele sentia vontade de escrever. Escrever era a única maneira barata e acessível de espiar aquele tumulto de sentimentos à deriva no marasmo dos sentidos em que vivia seus dias. Mais uma vez pensou nas palavras de João Paulo Cuenca durante um bate papo na feira literária de Paudalho, Pernambuco: “Eu precisava escrever para dar conta daquele momento, e assim eu comecei a escrever num velho computador”. O escritor disse esta frase quando se referiu a um momento muito difícil de sua vida onde morou em um minúsculo apartamento em um conjunto residencial que mais parecia uma colméia superlotada.


Pensativo, preparava-se para atravessar a rua. Tinha em sua mão um copinho plástico de água fresca que acabara de extrair do bebedouro dentro da pequena loja. Já deixava na calçada o pensamento e a química da saudade. Agora sentia seu corpo reagir ao pensamento e à química da angustiante solidão que pairava sobre sua cabeça. Sabia que, ao chegar em casa, era a casa vazia, poeirenta e mofada que lhe aguardava. De longe, avistou uma figura que se aproximava lhe dirigindo a palavra e enlanguescendo o passo, ao mesmo tempo em que aumentava a oscilação dos braços a roçar o abdome roliço e globoso. Cumprimentaram-se. Era o Xongas, João Xongas. Perguntou de como ia sua mãe. Ele, o Xongas, detalhista como poucos, decidiu explicar. Explicou. O outro ouviu. Na boca de Xongas, perdigotos eram vírgulas, pontos, e pontos e vírgulas. Sentiu medo do amigo. Como tomaria sua água depois daquela conversa? Perdeu um copo de água fresca. Despediu-se, e partiu.


Gostou desta humilde postagem? Não? Tudo bem, eu entendo. Mesmo assim, obrigado por ler! Este conto continua em AMÉLIA É QUE ERA MULHER DE VERDADE

Comentários

  1. Hello, Jeferson Cardoso.

    The excellent and lovely work.

    The autumn profound, painted space

    The prayer for all peace.
    from Japan, ruma ❋

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentario tão carinhoso em meu blog gostei muito das tuas postagens e voltarei assim que tiver novidades, te linkei na barra lateral do meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jeferson,agradeço a visita em meu blog,e seu comentário que muito me honra.
    Li,gostei e me identifiquei com seu texto.
    Quando a gente vive algo que deixa nosso coração marcado,é assim que a gente fica,com saudade e com tédio...
    Mas enfim,agradeço e retribuo o abraço.

    Gostei do seu blog.
    Vou colocá-lo em minha lista com certeza.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  4. oiee bom diaaa...gostei da postagem..seu blog é muito show viu...um dia chego lah tbm

    ResponderExcluir
  5. QUÍMICA DE... XONGAS :-)))))))
    FAZ BEM, PRA MIM, QUE VC ESCREVA;-)

    ABRAÇÃO
    JAN

    ResponderExcluir
  6. Jefersom postagem maravilhosa essa postagem pode ser um enredo para um grande filme
    Feliz por acompnhar seu blog
    Abraços fraternos e muitas felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  7. muito bom, li várias vezes, interessante essa visão.
    paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde querido Jefh!
    Espero que esteja tudo bem com você.
    Honestamente, desta vez me perdi em seu texto.
    Percebi que tenho que estudar mais.
    Um abraço e muita felicidade sempre!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  9. Jef, Jef,
    Como não gostar dos teus textos? Simples, detalhistas, vivazes e nos remetem à ele. Sempre fã e claro que meu voto é seu.
    Esse Xongas deve ser do tipo que a gente precisa de um guarda-chuva pra poder conversar frente a frente, senão sai toda babada. Ecaaaaaaa
    Beijokas doces

    ResponderExcluir
  10. Não tem como não gostar de suass matérias amo histórias como humor e amores, com certeza meu voto vc já tem .Abraços Boa noite***

    ResponderExcluir
  11. Belo post, adorei, e fico feliz em ver que ainda há pessoas como voce que conservam esse sentimento lindo ,e escreve muito bem sobre !
    Votarei no seu blog,Boa sorte !
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito bommmmmm! adoro vc! beijos Andressa

    ResponderExcluir
  13. "Gostou desta humilde postagem?" Claaro que sim. haha. Posso pedir pra ter esse texto no A Vida é Minha?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Jeferson!
    Obrigada pela visita! Parabéns pela matéria! Hoje em dia como dantes há que se sentir amor e um desejo de entrega. Atualmente, muito se torna tão ríspido e cruel que se carece de amor e de paciência, bem como de posicionamento político diante de tantos acontecimentos.
    Estou começando um percurso com o blog Em Formação. Estarei a postar mais matérias que possam ser relevantes e do seu interesse. Quando dispuser de tempo visite o http://roberta-aldry.blogspot.com
    Agradeço sua participação e incentivo.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da ideia de escrever como uma maneira de espiar os sentimentos confusos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Jeferson!
    Não sabe como me alegra saber que meu blog está sendo lido e comentado por pessoas da maior qualidade como você! Concordo com tuas palavras, por isto não podia deixar de fora de meu blog esta publicação do Momento Espírita.
    Adoro teu blog também! Meu sonho é ter um número de seguidores igual a você.
    Muita paz e bem para ti!

    ResponderExcluir
  17. Oi Jeferson, vim conhecer esta pessoa que brinca,com as palavras ao reproduzir o nosso cotidiano de forma tão humorística.


    Em relação a transformação, acredito que só acontece com o nosso consentimento.
    Obrigado pela visita;

    Tania oliveira ( puraartesanatos.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  18. "Blogueiro Navegante"... Li alguns dos seus textos, acabei me perdendo nas suas palavras, frases envolventes e poções mágicas... Adoro isso... Saber que ainda existem pessoas que acreditam em algo tão utópico, como a tal da poção. É um deleite para minha mente (em ler um texto tão bem escrito) e um conforto para o meu coração (ainda há quem sinta emoções tão intensas)... Obrigada por me permitir essa leitura,realmente suas palavras são um presente! Em um universo onde tudo é tão descartável, ainda posso me surpreender no mundo virtual! Beijos no seu coração, Karyna

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Jeferson!
    Parabéns pela publicação!
    Obrigada pela visita ao meu blog Em Formação (http://roberta-aldry.blogspot.com).
    Aguardarei sua visita nas próximas publicações! Estarei acrescentando postagens que possam ser interessantes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Jeferson, gostei bastante do seu blog e já estou seguindo... e caso queira seguir o meu fico muito feliz e visite sempre que puder! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  21. oiiiiii!!! lindo esse trecho: "Sua ausência lhe causava um vazio. Esse vazio era preenchido por saudade e tédio. Muita saudade, e todo o tédio do mundo."
    "Naquelas ocasiões, nada importava de fato, senão o amor que os envolvia e os movia na travessia daquela rua, e na travessia de todas as ruas que cruzavam juntos."
    Quem nunca sentiu a química do amor, do tédio e da saudade??
    beijos e ótimo fds.

    ResponderExcluir
  22. Olá Jeferson, vi seu comentário e passei pra ler mais um texto e adorei! Você foi agraciado com o dom da escrita. Rogue todo dia a Deus para que continue te dando esse dom tão raro.Sempre que me sobrar um tempinho passarei pra me deliciar com seus textos. Gosto muito de ler, e ter conhecido seu blog foi maravilhoso ! Irei fazer propaganda dele para meus amigos mais próximos e pedir alguns votos para vc. Conte com o caminharnamissao.Atenciosamente, Ceiça

    ResponderExcluir
  23. Bom dia amigo! Passando para desejar sempre um feliz final de semana, com muita alegria, companhia e amor...sei que isso não lhe falta nesta família linda que tem... Jefh...agora lendo o texto fico aqui pensando e,usando frase sua: "A química do amor... A química do tédio... A química da saudade... Quem é que nunca provou dessas poções mágicas e transformadoras? Quem? Quem?..." Lindo! As vezes (poucas é verdade) sinto essa "saudade" e esse "tédio"...(sorriooo) Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Estou dando uma passadinha e ontem votei. Tire-me uma dúvida :Quantas vezes podemos votar? É por textos ou não?Um abraço

    ResponderExcluir
  25. Ou muito me engano ou seu texto "Xongas" tem um qu~e de machado de Assis..talvez vc até nem saiba,talvez saiba..enfim,agradou-me,como fâ ardente e conhecedora da obra deste que lhe citei.

    Abraços \o ,Bia.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde querido Jefh!
    Voltei sim e resolvi dar mais algumas lidas e com calma. Agora conseguir entender seu texto. Um momento, um instante, uma lembrança boa em que o mundo passa em nossa mente, depois notícias detalhadas da família de um amigo tudo isto em uma esquina onde a água ia se esquentando.
    Um forte abraço e obrigada pelo carinho constante.
    Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  27. Jeff,
    Obrigada você por visitar sempre meu blog, gostar e comentar as postagens e, principalmente, ser instrumento de incentivo.
    Muita paz e bem!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  28. A propósito, adorei este conselho...
    “Mesmo que a felicidade lhe caia do céu é preciso estar na hora e no lugar certo. Mova-se!” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  29. O amor é que move o universo sem ele somos nada.
    Que cada um aroveite a máximo o momento que esta perto de quem se ama,para que depois ,não se arrependa,para o resto da vida,ou viva so de saudades.bj

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pela visita Jeferson,não entendí como voce foi parar no meu blog de artesanatos, mas tudo bem, que bom que foi lá (rsrsr)!Também gosto de escrever, tenho também um blog:misticpoesia.blogspot.com
    Espero que goste.Parabéns pelo seu trabalho, muito bom;passarei por aquí mais vezes!

    ResponderExcluir
  31. A química do amor... A química do tédio... A química da saudade... Que linda matéria,essas químicas fazem grandes transformações na nossas vida, traz em aguns momentos tristezas mas tambén muitas felicidades, tenha um ótimo domingo***

    ResponderExcluir
  32. Amei teu BLOG e agradeço por comenta em meu BLOG é uma pena que vc não seguiu estou te seguindo e amando tudo isso aqui...Bjus

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Jeferson.
    Agradeço a visita em meu blog, espero que volte mais vezes.
    Tô sem palavras para esse seu texto, é uma poesia, perfeito.

    Um abraço !
    E por favor, continue à escrever :D

    ResponderExcluir
  34. Oi Jefh

    Xongas...esse nome combinou tanto com a figura!

    Muito boa a sua crônica, um final inusitado, é pra ver que quando nossa energia é de solidão e de mofo em casa, a gente atrai muitos xongas e perde muitos copos d'água.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Como sempre, oq vc escreve, enche meu coração!
    Parabéns, querido!

    ResponderExcluir
  36. Foi na riqueza dos detalhes, nos mais pequenos pormenores deste maravilhoso texto, que eu me encantei!
    Com perdigotos ou não, o que interessa é que quem lê, para além de ler um texto bem escrito, consegue no fim soltar um sorriso!
    Beijo Jeff, e uma linda semana

    ResponderExcluir
  37. ola meu querido, muito obrigada pela visita, quem nunca sentiu nao mesmo, tenha uma otima semana!!!!
    Fagnara

    ResponderExcluir
  38. Obrigada querido por ser sempre carinhoso.
    Um abraço fraterno da Bia!
    Excelente e abençoada semana!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  39. Obrigada ^^
    http://stupedodesejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. oi Jeferson! obrigada pela visita no blog! gostei do seu texto, belas palavras! se puder volte sempre no blog!

    ResponderExcluir
  41. O limite entre o que temos de mais precioso no momento,
    e os vários Xongas que por acaso encontramos,
    é somente de uma rua movimentada..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  42. Meu querido.
    Como sempre, me perco e me transporto pra dentro de suas palavras. Que coisa maravilhosa seu jeito de escrever.

    "A química do amor... A química do tédio... A química da saudade... Quem é que nunca provou dessas poções mágicas e transformadoras? Quem? Quem?"

    Amei isto!

    Ótima semana meu lindo amigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Mto bom Jeferson Cardoso seu blog. Segue tbm o meu. Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Olá amigo. Parabéns novamente pelo texto, como sempre, muito detalhista e realista: "A química do amor... A química do tédio... A química da saudade... Quem é que nunca provou dessas poções mágicas e transformadoras? Quem? Quem?"
    Valeu a pena esperar pelo proximo post, excelente texto. Parabéns! Fique com Deus! Abraços...

    ResponderExcluir
  45. Retribuindo a visita .
    E sinceramente com humildade te digo que fui procurar o significado da palavra xonga.
    Bem mais uma no meu vocabulário.
    E vou votar na sua xonga.

    ResponderExcluir
  46. Oi querido! você sempre me alegra com sua visita e seus comentários.Já dei meu voto lá tá?
    Abraços!
    avidaemversos-clopestsouza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. já cheguei e amei..vou ler com calma..tudo..e..tô seguindo!!!um grande abraço

    ResponderExcluir
  48. "O XONGAS" é simplesmente espetacular!
    Parabéns "Poeta" Jeferson.

    ResponderExcluir
  49. Ok, gosto de algo assim meio inacabado fazendo o outro tentar deduzir o "e depois"... Li com bastante calma e intensa compreensão a dica que deixo é - Não deixe o amor passar..
    Obrigada pela sua visita ao meu blog sou nova por aqui mas conto com vc!
    Boa Semana..

    ResponderExcluir
  50. Eita Jefhão!! Seu texto me trouxe tanta coisas...tantas...que coisa...[revendo]..

    Abração!!

    ResponderExcluir
  51. Gosto dos que escrevem palavras vivas. Então seguidores um do outro, em palavras escritas, de agora em diante.

    ResponderExcluir
  52. Olá amigo.Obrigada pelas palavras ao blog. Já acrescentei seu link ao meu. Também adoro, mas por enquanto as minhas próprias não tenho tempo. Ainda vou começar a fazer também que adoro.

    Abraço
    LUCINEIDE MEDEIROS

    ResponderExcluir
  53. caro Jefh, vc ainda pergunta se pode contar cmg p ler seu blog?! obvio q pode contar cmg, ñ precisa nem pedir q jáh estou aki lendo, ñ ñ foi apenas carinhoso de minha parte, realmente você tem um dom, fala de coisas tão interessantes de uma maneira q as faz parecer mais interessates ainda...
    bjão

    ResponderExcluir
  54. Uau, adorei o post rs.
    Meu blog que você disse ser lindo parece brincadeira de criança perto do seu hein!
    Adorei, adorei, adorei *--*

    ResponderExcluir
  55. Os posts sao maravilhosos ! Parabéns!
    Muiiito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário, fico muito agradecida ! :)
    Tudo de bom para voce!
    Beijos !

    ResponderExcluir
  56. Oi Srº Jefh, passei para fazer minha leitura, melhorar meu vocabulário e aprender um pouco mais das coisas da vida. Sua forma de escrever é muito simples e complexa ao mesmo tempo, as vezes sinto uma profundidade em seus textos que nos faz refletir sobre os fatos diarios de nossas vidas. Mais uma vez parabéns uma boa noite e até breve.

    ResponderExcluir
  57. Olá Jefh passei para uma visita e amei a sua postagem, mensagens transparentes e explicitas, gostei do que li.

    deixo te um abração
    Giovanna

    ResponderExcluir
  58. "XONGAS": De tanto lê-lo, vou acabar decorando. Você será o vencedor porque é o melhor.
    Quanto a Salvador/Ba, até eu fico encantada com tanta beleza, é tudo aquilo e muito mais que você verá lá pra frente. Obrigada pela sua visita.
    http://www.lelia-dourado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Olá Jeferson...
    Obrigado com atraso,,,rsrsrs...pela visita em meu blog.O seu é uma maravilha.Que Deus continue te abençoando ricamente.Que bom que gostou da xícara rsrsrsrs...Bjs

    ResponderExcluir
  60. Ola... Passando para conferir as novidades do seu blog, como sempre ótimo. Sempre com uma boa leitura. Sempre aqui... Até mais...

    ResponderExcluir
  61. Obrigado pelo comentario tão carinhoso em meu blog gostei muito das tuas postagens :)

    ResponderExcluir
  62. Oláa obrigada pela visita ♥
    http://stupedodesejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. A química do amor... A química do tédio... A química da saudade... Quem é que nunca provou dessas poções mágicas e transformadoras? Quem? Quem?
    De todas essas quimicas fico com a quimica do amor é gostoso e faz bem! beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  64. Oii, passando pra deixar um otimo fds .Abraço
    OBS: Parabéns seu blog tá oteeemo.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde Jefersom, um fisioterapeuta sensível, e isso é ótimo!!!
    Você é muito bom como escritor e vou divulgar seu trabalho sim, porque ralamente é bom, parabéns.
    Beijos,
    Roberta.
    http://robertapsicologa-rp.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  66. João...João, nome do meu amado pai, muito obrigada por ter comentado em meu blog, ainda só sou uma iniciante e, a minha busca ainda é constante. Fico feliz, que tenha se identificado com a minha postagens, que só são pensamentos paralelos, o qual, decidi dividir, com o público. A propósito, gostei muito do seu post, é rico em detalhes e emocionante. Afinal, somos movidos pelos nossos pensamentos, né? E, pode deixar, que ajudarei a divulgar também ;) espero, o mesmo de você...^^

    ResponderExcluir
  67. obrigada pelo comentário e pela visita!
    Muito interessante seu blog :D
    já votei lá!

    ResponderExcluir
  68. Boa noite Jefh!

    Tudo lindo por aqui como sempre!
    Passei para deixar uma mensagem:
    Exclua os problemas da mente, valorize as coisas boas que te acontecem durante o dia, a semana...
    Pense nelas...
    espere coisas boas...surpresas agradáveis..
    Faça por onde..
    Lembre-se as vezes é sorte, mas na maioria das vezes é merecimento!
    (Renata Medeiros)
    Ótimo final de semana!
    Beijos da Bia com muitas bençaos!!!

    ResponderExcluir
  69. Olá Jeferson (é assim que se escreve?)...
    Grata pela visita no Dona Sinhá, votei, li prá caramba e adorei sei blog; tanto que esou seguindo.
    Um abraço
    Ig.

    ResponderExcluir
  70. É para ler e reler. Parabéns, belíssimo poema.

    ResponderExcluir
  71. Fique encantada com o poema, até chorei #bestaeu
    você escreve muito bem e transmite todos os sentimentos que deseja através das palavras.
    você falou de uma forma que eu me identifiquei com o poema.
    realmente me impressionou (:

    fiquei muito feliz com sua visita em meu blog, o espero mais vezes por lá. você acabou de ganhar mais uma seguidora e leitora, espero que eu também ganhe :D

    http://leideanediniz.blogspot.com :*

    ResponderExcluir
  72. Caro blogger,
    gostei das suas publicações alusivas ao 3.º aniversário do seu blog. Achei-as super interessantes. Continue com essa dinâmica...nem sempre é fácil. Obrigada pla visita e plo comentário no meu blog "angochina".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c