Pular para o conteúdo principal

O CASAMENTO DE SEU TURÍBIO

Paulo Cesar atravessou a rua e conduziu papai à praça conforme pedi. Posicionou a cadeira de rodas de modo que sentado no banco tivesse o velho de frente para si. Tirou do bolso o iPhone e digitava uma mensagem quando sentiu de súbito forte sonolência e torpor. Mais tarde nos contou que olhava para papai parado ali em sua frente, contudo não se recordava de quem era papai, tampouco de já tê-lo visto antes - soube tempos depois, pela boca de um profissional, que naquele momento Paulo Cesar fora acometido por uma sensação de “jamais vu” seguida por convulsão.

Um minuto depois, Paulo Cesar recobrava a consciência. Sujo, ralado e amarrotado, visivelmente constrangido, o rapaz apresentava pequenas escoriações na fronte e na face, no dorso da mão e no antebraço, e tudo apenas do lado direito do corpo. Disse se recordar ter visto pequenos pontos luminosos que começaram a piscar e se fundir à imagem repentinamente e estranhamente desconhecida de papai que agora ele reconhecia perfeitamente, como sempre.

Alguns garotos que estavam do lado de fora da igreja rodeavam Paulo Cesar quando cheguei a tempo para ajudá-lo a erguer-se do chão. Riam e, eufóricos, comentavam a cena que presenciaram um minuto antes:

_Meu, o cara correu muito doido pra frente, cê viu?! Ele tipo atropelou a cadeira do velho e só parou por que bateu no carro do pai do Tavinho.

_Nossa, véio! Amassou a porta do carro do Tavinho; o pai dele vai ficar muito loco.

_O cara virou tipo um zumbi, cê viu? Nossa, véio!...

_Meu, que loco! O cara tipo surtou, véio! Muito doido! Nossa!

_E a ora que ele caiu no chão e começou a estrebuchar então? Achei que ele fosse morrer, meu!

_Eu também pensei: “Já era esse cara!”

_Ficou roxo da cor da camiseta do Franco e babando, véio!

_Meu, será que não espirrou baba na gente? Eu ouvi falar que quem leva baba dum cara assim fica tipo igual ele, é tipo mordida de zumbi, tá ligado?

_Se liga, véio! Vamo lá pra dentro que o troço já começou...

Paulo Cesar sofria de múltiplos tipos de epilepsia. Naquela noite, em especial, fora acometido por um episódio de epilepsia cursiva, e por isso correu inconsciente durante a crise parecendo não se dar conta de qualquer obstáculo.

Eu queria chamar um taxi para encaminhá-lo ao hospital, porém ele se recusou dizendo que aquilo acontecia às vezes, e que havia se esquecido de tomar o remédio naquela noite, no entanto tinha uma cartela consigo e tomaria ficando bem. Peguei eu mesma a cadeira de papai para conduzir de volta à igreja, e pedi a Paulo Cesar que ficasse conosco, contudo sem qualquer incumbência para com o papai. Ele aceitou. Foi ao banheiro no interior da catedral para lavar o rosto e o braço, e quando retornou encontrou uma brecha entre os presentes para assistir à continuação da cerimônia, isso do lado oposto ao que estávamos eu e papai. Entendi perfeitamente. Papai estava mesmo exaustivo com o seu persistente Asmodeu e agora com os olhos mais arregalados que o habitual.


Este conto é a continuação de “O Casamento de Sarah”. Aceito comentários críticos, não tenha receio em dizer o que achou.

Comentários

  1. Guerreiro esse Paulo, claro, tem que honrar o nome!
    Eu tive um amigo que tinha epilepsia também, as crises eram assustadoras.
    Jefherson,és um excelente escritor.
    Gostei.

    Abraço'

    ResponderExcluir
  2. Jeferson... Seus contos são fantásticos, menino!
    Tens uma capacidade de envolver o leitor no enredo de uma forma... Estou penalisada com o o "Paulo"!*__*
    Impossível vir aqui, ler seus contos e não seguir seu blog!
    Parabéns. Tens o dom lindo da palavra.

    Obrigada por sua visita e gentil comentário em meu blog.

    Bj grande,

    Tânia

    ResponderExcluir
  3. Jeh.. tipo assim..adorei..
    Li sorrindo..pq esse vocabulário de adolescente é mesmo hilário. Eu falo pra Bruna..é feio. Menino ainda vá la.. ( olha o preconceito ).

    Tipo assim..ó mano..véio..
    as vezes depois do mano ainda por cima vem o véio..
    e o tipo assim explica tudo..genericamente..
    E a linguagem de msn então é um tal de suahsushs
    aff..
    Bom vc é pai de menino..com eles acho que estes termos ainda ocorrem com mais freuquencia.
    Como sempre, mano, sua escrita, é tipo assim..deiz véio..rs

    Bjkas e obrigada pelo carinho de sempre no meu blog.

    bj

    Ma

    ResponderExcluir
  4. Olá "artesão da palavra"! Menino, não é que o Paulo tinha problema mesmo... Tadinho do seu Turíbio!O ajudante era mais doente que ele...e o casamento hein?Que novidade foi essa? Seu Turíbio bem que tava de olhos abertos! Asmadeu! Tá na horade voce levar seu Turíbio pra Igreja...Vamos lá! Bjus, Josi. Tenha um final de semana cheio de Paz, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Poxa Jefh... tadinho do Paulo Cesar, e você só ficava falando mau dele, lembra? Poxa... rsrs(brincadeira, viu?)rsrs.
    Como sempre: Maravilhoso texto! Extraordinário Jefhcardoso!!!

    Tenha uma ótima noite!!! Um abraço. Eliana

    ResponderExcluir
  6. Quero te parabenizar pelos lindos textos que escreves e agradecer tua presença no meu humilde espaço.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jefferson. Você visitou meu blog dia 8, estou passando aqui para retribuir a visita e conhecer seu blog. Gostei muito dos seus textos. Você é fisioterapeuta, mas deveria ser escritor também. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Jefferson,,, Eu já havia lido o Casamento de Sarah, e por coincidência, ontem estava pensando no que eu havia lido e pensei' poxa!! Aquele 'cara' não escreveu mais'. Fico feliz que vc nos presenteou com mais um conto, realmente vc escreve muito bem, são contos inteligentes,prático e o que é mais importante, agradável de ler.
    Adorei, não demora muito para postar mais contos, tá.
    Um abraço e Parabéns

    ResponderExcluir
  9. A língua adolescente ficou bem interessante e real e, ainda, me levou a refletir sobre o seguinte questionamento: - Onde vamos chegar com essa juventude?

    O amor está diminuindo! Vamos cultivá-lo!

    Abraço, @JefhC74!
    Espero novos convites ao mundo dos seus contos.

    http://dilkinha.blogspot.com/2011/07/cenas-da-vida-real-educacao-x-prisao.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeh,
    Amanhã venho com calma para apreciar e degustar seu texto,
    Bom domingo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. PÔ VÉIO!!! TÔ ASSIM... TIPO PLÂNCTON, TÁ LIGADO?

    JEFH, HOJE É DOMINGO, TÁ CHOVENDO E ESTOU PIJAMANDO E O CACHORRINHO BIDU TÁ DORMINDO AO MEU LADO... HOJE ME DEI FOLGA DE CUIDADORES, CADEIRA DE RODAS, E OUTROS "PAULOS CESAR" DA VIDA.
    AMANHÃ VOU PENSAR NO ASSUNTO DO SEU TEXTO;-)

    ABRAÇÃO

    JAN

    ResponderExcluir
  12. Parabens jefh, você e um escritor de muito talento, nos surpreende a cada crônica. Uma semana de muita inspiração, para enriquecer nossas vidas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ri as pampas com o "Jamais Vu" kkkkk. Texto divertidíssimo, a galera que se cuide com a saliva do Paulo...ahahahaha. Muito bom Jeferson! Abração!

    ResponderExcluir
  14. Olá, agradecemos pelo seu convite. Já estamos segundo seu blog.
    abraços.
    Juliana
    Blog www.familiapechincha.blogsopot.com

    ResponderExcluir
  15. Amigo querido, passei rapidamente para lhe desejar uma linda semana.
    Volto depois, com tempo, para te ler com calma, como é merecido.
    Beijos lindo.

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso... Parabéns pelo blog e pelo dom!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Boaa noitee...Não permita que alguém venha lhe roubar os seus sonhos.Este mundo está repleto de pessoas que terão um imenso prazer de lhe falar que os seus sonhos nunca poderão se concretizar.Elas irão lhe zombar porque você tem demonstrado uma ousadia e determinação de sonhar grandes sonhos. As pessoas poderão questionar a sua insanidade mental simplesmente porque você está determinado a alcançar os seus alvos. Não ignore essas pessoas, mas – decididamente – ignore as convicções delas.Lute pelos seus sonhos!!! e vença … e seja feliz!
    Deus lhe abençoe muito neste dia!Uma semana lindaaa com muita paz bj!

    ResponderExcluir
  18. OI JEFH, HOJE CONSEGUI PENSAR;-) E ACHO QUE NOIVA E NOIVOS SÃO APENAS COADJUVANTES, ASSIM COMO "PAPAI". A CERIMÔNIA E A IGREJA SÃO "PANOS DE FUNDO" E O PERSONAGEM CENTRAL É O PAULO CÉSAR... SE FOR (SOU SUSPEITA), MAS EU NÃO CONTRATARIA UM CUIDADOR EPILÉTICO, QUE ESQUECE DE TOMAR A PRÓPRIA MEDICAÇÃO...
    ESTOU ENGANADA?
    SEI LÁ...SE FOR ASSIM, PARABÉNS PELO DESFECHO NADA ÓBVIO.

    ABRAÇÃO
    JAN

    ResponderExcluir
  19. Boa noite amigo...Interessante como você consegue virar um "menino" quando escreve, cheguei a vê-lo com 16, 18 anos...será que falava assim?? Não sei nem porquê, acho que não...(pretenciosa, acho que te conheço risossssss)Também aprendi mais essa "sensação de jamais vu” ... vamos lá...tem mais estórias por ai? Um abração e muita luz na tua vida sempreeeeeeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Jefh! Vim agradecer o comentário em meu blog e retribui-lo (:
    Nunca conheci alguém que sofresse de epilepsia, deve ser muito ruim mesmo, mas adorei a abordagem ao tema e a forma jovem com a qual escreveu este conto.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Paulo Bouvier, obrigado, amigo! Sei que o tema é sério, mas a abordagem que faço tem o objetivo de trazer fatos reais de modo atenuado, eu creio.

    Tânia Camargo, você é muito gentil. Espero que venha mais vezes e me dê o prazer de seu comentário. Abraço!

    Ma Ferreira, como me diverti com o seu comentário [rindo muito]. Você se revelou mais espirituosa do que eu imaginava. Achei lindo isso. Venha brincar tipo mais vezes! Abraço, querida amiga blogueira!

    Josinete Beatris, Asmodeu! [rindo muito]. Abraço, linda!

    Eliana, o Paulo Cesar é ótima pessoa; um tanto problemático, é verdade; mas um ótimo sujeito e isso eu não omito. Abraço e sorriso!

    Prof. Juvenal, prazer meu ter estado em seu blog! Obrigado por sua atenção! Abraço!

    Patrícia, obrigado! Sim, sou fisioterapeuta; e Deus livre os pobres leitores de um dia eu me tornar um escritor [rindo]. Abraço e obrigado!

    Carla, você é muito gentil! Suas palavras são música para os meus ouvidos, jazz. Abraço, linda!

    Wedla DiLkinha, onde vamos parar com essa juventude, moça? Abraço e obrigado por ter vindo ao meu convite!

    Mi, boa semana! Beijinhos!

    Paula Moraes, estou lhe esperando, linda. Abraço! Boa semana!

    JAN, você matou geral. Não tive outra intenção na vida senão dar o palco ao Paulo Cesar. Ele é o cara do meu conto. Abraço, linda! E obrigado por ter tido o capricho de vir novamente para comentar o conto! Abraço de plâncton!

    Evany Bastos, você é muito gentil. Não sou talentoso não, mas tenho me esforçado. Boa semana!

    Mara, pobre Paulo Cesar! Os garotos tipo não perdoam. Abraço! [sorrio]

    Juliana do “Família Pechincha”, obrigado! Abraço a todos!

    Janaína Pupo, como sei que é mulher de palavra, ficarei lhe esperando. Abraço!

    Heloisa, obrigado! Abraço!

    Valquíria Silveira, sonhar é tudo. Obrigado, linda! Abraço!

    Nyce Pinto, tenho uma garotada em meu redor, sei um pouco como são seus maneirismos. Obrigado pelo carinho! Cuidado com o “jamais vu”! Abraço!

    Marie, que bom que gostou! Obrigado por ter vindo! Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Paulo Cesar, porque que essas coisas só acontece com ele, esse acidente nossa,mais gosto dele mesmo com esse jeito assim meio esquesito.
    Jefhcardoso, já estou de volta ao meu blog, adorei as férias, beijos.

    ResponderExcluir
  23. Uma narrativa perfeita, com personagens, diálogos e um tico de poesia, amei!

    ResponderExcluir
  24. Jeferson, adorei o texto!!! Parabéns!!!
    Obrigada pela visita! Volte sempre lá no blog!!
    Abraços, Lu

    ResponderExcluir
  25. Caracas véi... Fiquei ligada na parada do Paulo Cesar sacô? Pô e us manos confundiram o ataque epilético do brother Paulo Cesar com as parada de zumbi??? Isso foi hilário.
    Quando criança eu também morria de medo de chegar perto de uma pessoa em convulsão, pois tinha medo que se babasse em mim eu ficaria doida... Quanta ignorância né?
    Sinceramente Jef, adorei seu texto, pois você tem uma maneira muito gostosa de contar detalhes. Eu se o fizesse, ficaria enfadonha.
    Beijokas doces e meu novo blog tem o seguinte endereço:http://www.palavrasaobelprazer.blogspot.com/
    Quando puder, dê-me o ar da tua graça.

    ResponderExcluir
  26. nossa jefh..
    criativo como nunca! parabens ! ^^
    ei da uma passa no meu blog para ver : chefe é chefe
    http://imprecionivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. oi jeferson obrigada pela visita no meu blog diario artes em si seu blog e maravilhoso e ja to te seguindo visite me em www.blogsfera-bysimone.blogspot.com deixei seu link la..valeu..boa noite...

    ResponderExcluir
  28. obrigada pela visita e pelo recadinho no blog :)
    Rosana

    ResponderExcluir
  29. Olá Jeferson !!!
    Adorei esse conto... o vocabulário dos adolescentes é muito engraçado mesmo, me lembrei do meu filho que vive dizendo: Nossa véio !!! rsrsrsr.
    Muito obrigada pela visita e elogio em meu blog, volte sempre !!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. jefh, e ai? Meu, que loco!nossa, véio a continuação do casamento tá massa. Muito doido!
    Rindooo muito ! Voltando a normalidade, ta legal gostei e espero a continuação do próximo episodio. Beijos amigo e ótima noite! Smareis

    ResponderExcluir
  31. olá,
    vim matar minha curiosidade (caso raro, homem em blog sobre maternidade) e percebi que preciso voltar aqui com mais calma para fazer críticas impiedosas como desejas. acabei que fiquei ainda mais curiosas com os textos e tal.
    abraços...
    vou e volto!

    ResponderExcluir
  32. Meu...irado véio!!!! kkkkk...Lindo como sempre Jefh, depois de um tempo ausente, volto aos lugares que me são caros e não poderia, é claro, deixar de vir aqui, onde sempre me emociono de alguma forma. Gosto de ler bons poetas, bons escritores e vc é uma junção de tudo isso. Faz vôos encantadores, um verdadeiro banquete de palavras nascidas nos jardins do seu céu... Beijo grande meu querido.

    ResponderExcluir
  33. Olá..Obgda pelo comentário no meu Blog... Me segue!!! hehe =)

    ResponderExcluir
  34. vimM TE CHAMAR PARA VC RIR COM MINHA PROXIMA POSTAGEM. NÃO A DE HJ..A DE HJ VC PODE VISITAR QUE ESTA BACANA..MAS A DE AMANHÃ RSRS ATÉ EU RI!!!

    VAI LÁ BRINCAR.. NA VIDA Ó QUE SE LEVA..
    BJ

    MA

    ResponderExcluir
  35. Olá Jeferson!!!
    Ta cada vez melhor meu véio.....rsrsrs..to amando vir aqui ler seus textos...ta demais cara!
    Abraços Keli.

    ResponderExcluir
  36. Olá Jeferson!
    fiquei muito feliz com sua visita e vim retribuir :) e adorei o seu blog!!! seus textos são fabulosos parabéns.

    Bjos
    Dai

    ResponderExcluir
  37. Parabens pelo blog estou seguindo! Muito legal o post .

    Janaína Pereira O
    Rosa & Pink by Jana
    _________________________________

    Blog : (www.rosaepinkbyjana.com)
    Twitter:@blogjanna

    ResponderExcluir
  38. Oi Jefh... o prazer é todo meu em receber sua visita.
    Adoro sua forma de escrever e sempre dou uma passadinha por aquí.
    Fui uma das PRIMEIRAS SEGUIDORAS DO SEU BLOG...!!!
    Amei o seu presente para sua amada... fui sincera {(até demais (sorrio)} no meu comentário.
    Sou casada há 31 anos, somos eternos namorados e para que isso perdure, temos que fazer como Vinícius de Moraes diz em seu Soneto :

    Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.

    É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor... etc...etc...

    Beijos querido Poeta... somos vizinhos sim Ituverava/Orlandia - tenho uma grande amiga de Ituverava (Raquel e Serginho, proprietários da Boutique Nana) - sim, somos "CAIPIRA CHIC COSMOPOLITAN".
    Sempre que possível, passe lá no Blog, tá...???
    + Bjs.
    Vanda Siqueira
    www.achadosdamoda.com

    ResponderExcluir
  39. Sensibilidade latente que transpassam os teus dedos e impregnam o papel.
    Muito bom seu texto.
    Passe por lá:

    http://robsondibrito.blogspot.com/p/impressoes-de-um-assistente-de-legista.html

    ResponderExcluir
  40. Jeh,

    Li um monte e de post e, conforme o combinado, vou te dizer o que achei: o texto é muito bom, interessante, envolvente, li vários posts de uma tacada só...

    Agora a crítica implacável (rá!):
    - peguei em alguns textos alguns errinhos de português, concordância e tal... nada que uma revisão cuidadosa não resolva, coisa normal para quem escreve na tela do blogger (tenho arrepios lendo meus textos antigos). uma dica é editar no word passar um corretor atualizado, afinal, isso aqui é literatura, ou não é? enfim, pela criatividade dos textos, acho que é literatura e vale à pena ter esse trabalho...

    - outra coisa, fiquei me perguntando porque você não 'se implicou' no post esquizofrenia... tipo: '_eu não, cara pálida! eu não estava anotando minha quilometragem! foi você!!!'

    usar a palavra você foi um recurso consciente que você usou para colocar o leitor no lugar da personagem?
    ou você teve dificuldade em assumir que teve aquela atitude, aquele comportamento, ou, pior, aqueles pensamentos?
    enfim, fica a pergunta! se foi um recurso: funcionou? afinal qual brasileiro não viveu uma situação como esta?

    ao final de ler um pá de post interessantes, fiquei chateada de não ter conhecido seu blog antes e com vontade de alcançar o passado, de futucar tudo até a primeira linha... vamos ver se dou conta!

    enfim, achei você bom e penso que deve investir muito nesse talento. aliás, acho que você já sabe disso, tem aí mais de três mil carinhas quadradinhas para provar!

    adorei e sou a nova carinha presa naquelas janelinhas lá de cima!

    abraços...

    ResponderExcluir
  41. jeh,
    você é uma quIrido! muito atencioso...
    li também o do leite e percebi a estratégia: só queria confirmar... aliás já li outros, vou buscar comentar mais.

    olha o que te falta em formação, sobra em talento! sei que brevemente, sua veia de escritor falará mais alto que a de fisioterapeuta!

    tentarei estar sempre aqui. passe lá de vez em quando para "me lembrar" porque esta vida de mãe, profissional e blogueira é uma loucura... nem sempre consigo ler todas as atualizações e acabo me restringindo a retribuir visitinhas.

    bem, gostaria que você lesse este comentário e apagasse, estou sendo meio intrometida, né!

    abração!

    ResponderExcluir
  42. Me vi na cena...queria até ajudar o moço...por fim você chegou.
    Fantástica a sua narração.
    Siga em frente, tem talento de sobra.
    Um lindo amanhecer.
    Um despertar caloroso.
    Abraços meus.

    ResponderExcluir
  43. Opa,obriga pela visita em meu espaço.

    Sua escrita é bastante envolvente. Parabéns! Visitarei seu espaço mais vezes!

    ResponderExcluir
  44. Oi!!! Obrigada por visitar o meu blog!! Você escreve mto bem!!! Parabéns!

    mosaicodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Vim te dar um olá querido!

    =*

    Bom texto!

    Você foi o primeiro blog que visitei! E você fez o primeiro comentário no meu blog.
    http://bruhfloripa.blogspot.com

    Me visita, fiz melhorias! =D
    Comentário de experientes me anima! E ajuda tb! =D

    Tudo de bom hj e sempre! =*

    ResponderExcluir
  46. Jefh, gosto quando te vejo por lá.Ja atualizei quando puder passe por lá. Poeta como tu, logo está de livro na mão. Um beijo no coração!

    Smareis

    ResponderExcluir
  47. Caro amigo Jefh, convido-lhe para comentar "Sonho ou Pesadelo?" quando tiver um tempo.

    Agradeço!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  48. Jefh, assim vou chamá-lo desde já....navegando no seu blog perdi a hora....me empolguei com a sua linguagem, o jeito de lidar com as palavras, a maneira de abortar os temas...me diverti a beça!! Adorei!! Cheguei aqui através do blog da querida Ma e pelo comentário que fez a respeito do Romero Brito.Paeabéns peo blog...já estou te seguindo!! bj

    ResponderExcluir
  49. Você é bem visitado, hein cara?!
    (=

    passo com mais calma despues.
    tchauzinho^^

    ResponderExcluir
  50. Adorei o conto e seu estilo literário.
    obrigada pela visita nos meus olhares.
    Volte sempre que quiser.
    Beijos

    ResponderExcluir
  51. casamento é tudo de bom, ainda mais assim..

    ResponderExcluir
  52. Jefh..

    to morta de saudade daqui...
    estou em viagem..
    quando chegar em casa, passo por aqui com calma..
    (passa lá)

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  53. Oi Jefh, passando só para te desejar muita saúde e um ótimo fim de semana!!! Um abraço

    ResponderExcluir
  54. Olá Jeferson, obrigada pelo convite e pela oportunidade de conhecer seu blog.
    Gostei muito da naturalidade de seus textos, da riqueza dos detalhes. (nos prendem do começo ao fim), você tem mesmo o dom da escrita.
    Parabéns!
    Ah!Obrigada por visitar o meu blog!!
    Já estou fazendo como o ratinho, viu?
    Desejo o mesmo pra você:
    “Colha bons dias! Tenha um abençoado agosto!”.

    ResponderExcluir
  55. Olha eu aqui outra vez!! Mas tmbm impossivel não ler seus contos, são maravilhosos!
    E essa parada dos adolecentes deu um ar muito engraçado véio.(risos)
    Parabéns sempre voltarei . a sim voltarei ...

    ResponderExcluir
  56. Achei interessante saber mais sobre epilepsia através de um conto! Não conhecia este tipo (cursiva).

    As luzes são marca registrada, e é por isso que muitos videntes são confundidos com epilépticos.

    Parabéns pelo trabalho!

    Quanto a sua vista ao Múltiplas:

    A técnica nem é tão nova, mas um pouco desconhecida...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  57. Obrigado pela atenção em meu blog.
    Convido-lhe para ler meu novo post. "Ser Escritor", e comentar.
    Obrigado.
    paulobouvier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  58. Obrigada pela visita ao meu novo espaço. Viu que mudou tudo né? Até meus cabelos rsrsrsrs
    Pois é meu amigo, eu ainda cometo gafes homéricas, só não me envergonho tanto como antigamente. Por causa daquele maldito bife de fígado eu perdi o namoradinho... Recusei a voltar na casa dele de tão envergonhada que fiquei, pois até a cortina levou suco_lento...Tenho esse bife de fígado pra sempre na minha mente, embora nao me lembre mais do nome do rapaz! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijokas e estamos esperando mais um capítulo da saga Casamento. Aliás, se nao me engano você prometeu a si mesmo, atualizar o blog todo fim de semana, não me lembro se sábado ou domingo...
    beijokas doces pra você e uma maravilhosa segundona!

    ResponderExcluir
  59. È meu caro Jeferson. Esse casamento demonstra um pouco da cultura da nossa sociedade. Um pouco desprovida de conhecimento e muito provida de preconceito, cito o caso da epilepsia.

    ResponderExcluir
  60. obrigada pelo comentário li seu conto e também gostei do seu estilo espero ter sucesso no meu blog como você está tendo no seu .

    ResponderExcluir
  61. Oi Jeferson muito obrigada por estar sempre deixando suas palavras de carinho. Gosto muito de estar sempre te lendo. Seus contos são maravilhosos. Desejo uma ótima semana cheia de coisas boas. Aguardo o próximo capitulo. Beijim no coração.

    Smareis

    ResponderExcluir
  62. Olá, Jeferson! Obrigada pela visita. Parabéns pelo blog! Estarei acompanhando seus contos.
    Abraços!
    Juliana Marcelino
    www.depoisdajanta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. Meu amigo querido, passando para lhe desejar uma linda semana!
    Beijo

    ResponderExcluir
  64. O que posso dizer?
    Continuo a sentir um enorme prazer ao ler seus textos.

    Rosa Carioca (PensaSentimentos)

    ResponderExcluir
  65. Fui introduzida a um conto sem muito nexo, pois desconheço ainda o inicio da história; entretanto, me apaixonei com a maneira óbvia e transparente que escreve. De fácil entendimento, mas sem perder o brilhantismo das palavras. Parabéns! Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  66. Top de linha, adorei seus textos e já votei no seu blog é claro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  67. Obrigada pelo carinho e pela sua recordação, sinto me assim tb!
    Adorei seus contos e já sou uma seguidora ok, continuarei sempre lendo suas histórias...
    beijinhos Camila

    ResponderExcluir
  68. Retribuindo a visita que fez ao meu blog
    O seu está ótimo!!! Belos textos!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  69. Meu querido,meu amigo e agora meu irmão de jornada.Tudo que v/c escreve me aquece e me embala.Que jamais v/c perca essa cabeçinha,iluminada por "Deus".E continue me aquecendo com seus contos tão meigos.Beijinhos desta vovó feliz porque estava no lugar certo e conheceu(Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  70. Obrigada pela visita!
    gostei do texto...

    Beijo Grande!

    ResponderExcluir
  71. Poxa muito legal eu gostei, viu? Parabéns pelo seu trabalho! Eu acho q vc deve gostar do Michael Jackson tbm né? kkk Pois estava no meu blog!

    Quer fazer parceria cm meu blog?
    Me add nesse orkut; nairajackson@live.com

    Muito bom msm seu blog! :)

    Naira

    ResponderExcluir
  72. Cara, parabéns de verdade, e obrigado por comentar no meu blog. Assim que recebi o seu convite para fazer a leitura do 'casamento de seu turíbio' não pude deixar de lê-lo. Quando quiser aparece de novo por lá: www.akitanda.blogspot.com
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  73. Olá, adorei o blog, vou visitar sempre com certeza! Já estou te seguindo

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  74. Oi Jeff,
    Mas em primeiro lugar quero agradecer a visita e o comentário no meu cantinho! =)
    Seu texto é muito bacana, e as gírias deram um "ar de graça" no texto... muito bem escrito! Parabéns!
    Tenho um sobrinho que sofre de epilepsia (e sofre muito!). Mora em cidade pequena, e vira e mexe ouve alguma gracinha... os amiguinhos se afastam, os pais mandam "ter cuidado"... Aff! Mas vou te dizer, para quem nunca viu uma convulsão severa, é realmente um choque! =/
    Depois volto para ler os dfemais "casórios" rs
    Bjks!

    ResponderExcluir
  75. Primeiramente gostaria de agradecer sua visita em meu blog, é uma honra receber comentário de um homem, tá... e parabenizá-lo pelos seus contos, são fantásticos. Um abraço
    Andréia

    ResponderExcluir
  76. "Escrever" é um dos talentos mais lindos que existe. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  77. Olá... passando para agradecer o carinho... meu blog é novo por isso estou um pouco perdida ainda... seja sempre bem vindo. BjãoOoO

    ResponderExcluir
  78. Jefh, obrigada por comentar meu post. Acabo de ler o posto indicado. Nossa, adorei. Gostei muito do seu conto. Nos faz pensar que é preciso ver além das palavras e fatos. Me lembrou também os escrito do meu irmão Henrique que escreve o Castelo de Palavras.
    Já estou seguindo.
    Parabéns pelo Blog.
    Eu também amo escrever.
    Ah, e amei sua frase. Vou indicá-la no meu Facebook.

    ResponderExcluir
  79. Oi Jeferson, tudo bem??
    Não basta ter uma boa história. Tem que saber como contá-la. A riquesa da sua escrita prende a atenção. Estou enveredando pela literatura também, porém, a infantil. Ainda estou aprendendo. Faço mil revisões e alterações. Escrever é arte para poucos e você escreve de forma brilhante. Parabéns pelo conteúdo do seu blog.
    Ah só mais uma coisa... agora sei porque ninguém mais comentou no meu blog (aliás, nada em dia)...estão todos aqui.rsrsrs
    Vou ficar por aqui também. Aprendendo com você!!
    Até mais!
    Juli

    ResponderExcluir
  80. retribuindo o carinho vlw pela visinha em meu blog muitooo fofos os seus textos e volte sempre em meu blog ok s bjinhos

    ResponderExcluir
  81. adoro ler, adorei seu texto ta de parabens com ctz voltarei mais vezes!!! segue meu blog para não perdermos contato! bjuus Isis

    ResponderExcluir
  82. Olá Jeferson, como vai?!

    Vim retribuir a visita e me deparei com um cara que escreve livremente e de um bom gosto apuradíssimo.

    Obrigada pela visita e pelo convite.
    Voltarei outras vezes para me divertir e degustar um pouco mais dos seus contos...

    Beijos - Karla Laura

    ResponderExcluir
  83. Muito obrigada por visitar meu blog!
    Aqui é muito lindo!

    ResponderExcluir
  84. Olá Jefh!
    Voltei e estava lendo seus últimos post, que história linda. Parabéns, vc está tratando de um assunto muito delicado. Nem sempre pensamos que possa ser uma doença e sim já levamos para maldade, já presenciei um ataque qdo estava no magistério, tivemos a sorte de socorrer a garotinha e levá-la a tempo para o hospital. Mas me diga, vc já publicou ou pensa em publicar algum livro, pense nisso, pois suas histórias são muito boas de ler. Se tiver algum livro me passa o nome, vou procurar para comprar e ler com calma.
    Abraços da Bia.

    E ....

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho." (Gandhi)

    Abraços e ótimo final de semana.
    S2!!!!!

    ResponderExcluir
  85. Oi! Estou retribuindo a visita. Obrigada pelo comentário no meu blog, volte sempre que tiver vontade. Adorei por aqui e voltarei mais vezes... :)

    ResponderExcluir
  86. caraca Jefh..

    to imaginando o cara tendo epilepsia, e o velho gritando..Asmodeu!!!

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  87. Agradecemos a sua visita e seu comentário em nosso blog, arquinformatica.blogspot.com. E o seu blog é muito rico, adorei a história recomendada e as outras tb.
    Dani

    ResponderExcluir
  88. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Olá bom dia e aí tudo bem? Quanto tempo né...Espero que esteja tudo bem com vc...Olha já voltei ao blog e estou desejando um Maravilhoso Final de Semana!
    Eu tenho alergia a casamento...hahaha, adorei o texto, vc é maravilhoso...bjo Jefh
    Bjo

    ResponderExcluir
  89. obg pela sua visita ... adorei seu blog...
    um abraço para você e volte sempre...
    beijosss

    ResponderExcluir
  90. oi tudo bem passando adorei seus textos continue assim bjos bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  91. Oi Jefh, um ótimo finalzinho de tarde para você! Um abraço

    ResponderExcluir
  92. OLA JEFHCARDOSO,OBRIGADA POR SER O PRIMEIRO A VISITAR E COMENTAR EM MEU BLOG,COM CERTEZA IREI LER SEUS TRABALHOS ,TENHA UMA LINDA NOITE!

    ResponderExcluir
  93. oi jefhcardoso obrigada pelo seu comentário!!! valeu
    tamisie

    ResponderExcluir
  94. ....Jefh, os meninos da porta da igreja penso que eram amigos íntimos da noiva. kkkkk, E esse Amosdeu,..., tadinho do Papai, ..., cheio de problemas sendo cuidado por Paulo César que também necessita cuidados. E ninguém da família percebeu isso? Estranho mesmo.

    ResponderExcluir
  95. Eu vim!
    Como já foi dito acima, os seus contos são ótimos, embora esse não seja o tipo de texto que eu estou acostumada a ler, mas é ótimo variar!
    Só acho que faltou um pouco no "vocabulário de adolescente". Mâs... =]

    ResponderExcluir
  96. Obrigado pela visita,fico muito feliz por ter tido uma visita de um blogueiro fantástico como você... mas como você descobriu meu blog ??

    ResponderExcluir
  97. Bom dia, tudo bem?
    Andei um pouco sumida mais estou de volta. passei para deixar um beijinho. òtima semana.

    ResponderExcluir
  98. ...Ah véio, que loco! Tipo assim, você surta. Muito doido. Nossa! rs

    Brincadeiras a parte, parabéns "artista" ... você consegue expressar, como poucos, toda sua sensibilidade, ora de forma leve e descontraída, ora mais dramática e emotiva!
    Um grande abraço!
    Estarei sempre por aqui lhe fazendo uma visita.. e espero receber a sua em meu blog...

    studiocarlavazarin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  99. Bom dia Jefh! Poxa vida esse Paulo César novamente tirando a atenção à cerimônia de casamento ! Acho que ele deve evitar multidões, se cuida homem! E houve realmente o casamento do Turíbio? Por favor escreva um casamento sem esse Paulo César!( Sorri)Gostei muito! Um dia maravilhoso para vc. Que as graças e o Amor de Deus estejam contigo! Um abraço!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c