Pular para o conteúdo principal

A ONÍRICA VIDA DE ARMELAU

Era um dia comum como tantos outros dias de trabalho comum na vida do funcionário Armelau. Com o céu nublado, caía uma fria garoa intermitente sobre os telhados marrons lodosos e o pavimento cinza escuro. A sala de Armelau ficava onde fora a sala de estar de uma antiga casa adaptada pela empresa de papeis na qual ele trabalhava.

Sentado em sua mesa, Armelau ajeitou alguns papéis, abriu uma pequena gaveta da sua escrivaninha, da qual retirou um pequeno embrulho em papel kraft. Em seguida, fechou-a e volveu a minúscula chave, duas vezes. Fechou também algumas páginas em que navegava na web. Deixou carregando um programa de dados que estava baixando desde a primeira hora de serviço. Naquela manhã a internet estava especialmente mais lenta do que de costume. Com um esforço das pernas, empurrou a cadeira com rodízios para trás, descalçou os sapatos, depois desafivelou o cinto. Também afrouxou o nó de sua gravata enquanto observava fixamente a barra de progressão do download do programa. Desabotoou o punho da camisa e puxou a barra para fora da calça... Teve a impressão de cochilar por algum tempo, por muito tempo. Levantou-se lentamente com as mãos sobre os joelhos e com os olhos fixos na tela do monitor. Espreguiçou-se longamente e bocejou feito um leão sonolento.

Após algum tempo mais, deixou sua sala e entrou pelo corredor. Caminhou macio até a pequena cozinha com o piso frio sob os pés. A faxineira, Rosalva, vinha logo atrás com um pano quase seco no rodo esfregando o chão embaçado. Ela levantou os olhos para Armelau e pareceu surpresa com o que via, espantada. Parou de esfregar o chão de súbito e passou a olhar fixamente para o rapaz. Almelau abriu o embrulho do qual retirou de dentro um enroladinho de queijo e presunto e colocou no forno de microondas, fechou a portinhola e programou o aquecimento e o tempo.

Vendo que era encarado insistentemente por Rosalva, fingiu não notar. Abriu a porta da velha, barulhenta e antiga geladeira azul, apanhou uma lata de néctar de manga. Ao ouvir o alarme do cronômetro do forno disparar, retirou o salgado e colocou-o no prato. Com o suco na mão esquerda e o salgado na direita, encaminhou-se para a recepção, onde havia uma televisão; queria assistir ao noticiário esportivo, ver se seu time dava algum indício de que escaparia do rebaixamento no ano corrente.

A secretária, ao ver Armelau adentrar com a lata de suco e o salgado no prato, também pareceu surpresa em um primeiro momento e espantada a seguir. Ele mais uma vez achou ser adequado fingir não notar o comportamento estranho das mulheres. Sentou-se na poltrona que ficava posicionada de frente para o aparelho televisor, cruzou as pernas, depositou o prato no colo e a lata de suco no chão e pediu para que Adalgisa aumentasse um pouco o volume, “se possível, por favor.”. Adalgisa aumentou o volume mecanicamente como se não entendesse algo.

Antes mesmo que Armelau terminasse o seu almoço, chegou o diretor geral da empresa, Osvaldo Graça, seguido por Rosalva, e estacou ao lado da poltrona do rapaz. Encarou-o firme e reprovadoramente dizendo “O senhor poderia, por gentileza, acompanhar-me agora mesmo até a minha sala, seu Armelau?”. Armelau depositou o restante do enroladinho no prato, a lata de suco e levantou-se ainda sob o olhar do diretor. E indagou serenamente, como que lamentando grandemente o presságio de algum fato vindouro: “Então eu não estou sonhando, Sr. Sigismundo?”. O diretor apenas repetiu o convite para que o rapaz o acompanhasse até sua sala estendendo a mão espalmada e indicando a direção. Armelau seguiu com um semblante apático e derrotado. Ao passar pela porta deslizante, pode ver no vidro a sua imagem refletida. Viu que era branca a cueca que usava, e mais nada.


Obs. A foto que ilustra a postagem fora realizada, com permissão da secretária, dentro da Galeria Municipal de Arte de Itajaí S.C, em Janeiro deste ano. O quadro fotografado é de autoria do artista Venâncio Domingos Neto. E a canção que eu recomendo para acompanhar o todo é Fantasia, da obra de Heitor Villa Lobos.


Comentários

  1. Meu caro, gostei do texto, um texto muito bem escrito, boa ligação entre parágrafos, boa fluidez. Vou passar a visitar seu blog mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Muito legal Jefh, bjs!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs ahhh Jefh.. juro que agora eu quis te matar rsrsrrssr.. tudo isso por ser uma cueca branca? rsrsrsr... com essa vc nos pegou direitinho rsrsrrss...

    Beijocas super em seu coração meu menino criativo [:)]

    Verinha

    ResponderExcluir
  4. Oi Jefh, gostei muito da cronica!
    Pode continuar me avisando quando escrever outras!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela crônica. Uma leitura muito gostosa de se fazer. Que Deus o abençoe! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Super interessante.

    Quando esperava a bronca pelo fato de estar se alimentando, o cara se vê de cueca.

    MUITO BOM!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  7. Obrigadinho pela visita e pelo carinho.
    Parabéns pelo blog e pelos textos maravilhosos. Adorei... Já estou te seguindo.

    Fica com Deus.

    Débora Tolardo
    http://artesmisturadas.blogspot.com/
    http://mariakakareko.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Jefhcardoso.
    Meu nome é Mariana e sou colunista do jornalzinho ArtNews.Obrigada por visitar o nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá Jefhcardoso.
    Eu me chamo Michelly e sou a diretora financeira do jornalzinho ArtNews.Eu gostei muito do seu blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ele só tava de cueca? =O
    Ahh, adorei. envolvente.

    Caro amigo, muito obrigada por me mandar a história, ja que não tenho como vê-la no twitter. "devo providenciar uma para mim, urgente", sinto-me lisonjeada em ajudar na inspiração!
    Obrigada mais uma vez por sua atenção e visitas!

    Abraços, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Jef..também o que poderíamos esperar de alguém com o nome de "Armelau"".
    Lá fui eu no google pra ver o significado da palavra onirico. Agora eu sei...risos.
    Vc assistiu o filme "Um lugar Chamado Notting Hill "?. Seu personagem me lembrou AQUELE AMIGO
    do personagem vivido pelo Hugh GRant, que morava com ele e vivia no mundo da lua.

    De onde vc tira tanto assunto?? risos
    Parabéns mais uma vez!!!!

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  12. Mais uma crónica/história muito bem tecida e de boa leitura. Parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. o pobre armelau estava viajando e só ele não sabia. Doença que tá pegando muita gente, o stres! alto nível seu textos jefh,bj!

    ResponderExcluir
  14. "Nosso Coração é Uma Casa onde ninguém entra e sai, com ou sem nossa permissão, sem deixar marcas nas paredes."

    (Letícia Thompson)


    ...........|""""""""""""""""""""""""||_
    ...........|Neste "♥" tem amizade, |||"|""___
    ...........|________________ _ |||_|___|)
    ...........!(@)'(@)""""**!(@)(@)***!(@)

    Trago um caminhão de sucessso e alegria pra tua semana.
    Beijo da amiga.

    ResponderExcluir
  15. É isso que dá viver no mundo da lua. Esquecer de vestir as calças não é normal a não ser para um onírico como o seu Armelau.
    Adorei sua crônica Jef.

    ResponderExcluir
  16. Jef...obrigada pelos comentarios tão carinhoso em meu blog. Escrever daquela maneira sobre não ser poeta ou escritor...pode. Lembra Fernando Pessoa.
    Na ultima postagem do meu blog, estava sem texto te convido a voltar lá ( risos ) e ver a "obra" completa.
    Abraço,
    Ma

    ResponderExcluir
  17. Ahahahahahah... BOA! Surpresa BOA! Muuuito BOA! Enganou a gente direitinho, hein?

    Veja esse meu (curtinho e antiguinho):

    http://prosopoetica.blogspot.com/2006/06/12-de-junho.html

    Foi meu PRIMEIRO post no Prosopoética...

    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Eu juro que queria ver através dos seus olhos... são muito precisos, parece que nada escapa, e tudo tem sua importância... queria ver como você! Às vezes tenho a estranha sensação de estar perdendo alguma coisa simplesmente por não conseguir ver! Não tô falando de olhar, passar os olhos e sim de ver mesmo. Você parece que está sempre ligado, vendo tudo! Deve ser muito observador, isso sim... :)

    @nannycorreia

    ResponderExcluir
  19. Olá Jefh!
    Texto genial, muito bom...
    Já pensou se a moda do Armelau pega?

    Abração

    ResponderExcluir
  20. Muito bom ,e pensar que isso pode mesmo acontecer na vida de qualquer um, dependendo da situação, eu acredito! rsrs Visitei seu blog e fiquei admirada com tão belos escritos que por aqui eu li, parabéns e estou te seguindo, voltarei sempre! Obrigada pela sua visita! beijos

    ResponderExcluir
  21. já aconteceu de eu estar dirigindo, e de repente olhar para meus pés pra verificar se estou de sapado ou havaianas...rs

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  22. Olá, Jef!

    Adorei o texto com a pitada necessária de um realismo estressante da mesmice!

    Obrigada, também, por comentar incrivelmente o meu blog, ainda em fase inicial.

    Prazer em tê-lo como leitor e como inspirador!

    Abs, Mel (http://melikai.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  23. Um texto muito bem escrito . . parabens ! gostei :D

    ResponderExcluir
  24. Tantos detalhes me fizeram entrar no cenário e assumir, ora a figura de Armelau, ora a figura de Rosalva. Se olharmos para o cotidiano, muitas vezes nos sentimos desnudos, mesmo estando vestidos, nos sentimos nus, mesmo estando encobertos. Serão nossos olhos, impressões, visões que nos faz enxergar o mais e o menos? Serão nossos tabus, nossas críticas, nossas exigências querer ver o outro como se nossa imagem e semelhança fosse?

    Parabéns pelo blog, serei mais uma seguidora a acompanhar os seus escritos e participar, comentando. :)

    ResponderExcluir
  25. Interesante texto... Será mesmo onirismo do protagonista? ou ele estava mesmo de cueca? Lembra-se daquela história "O rei vai nu"???
    Pois este texto fez-me lembrar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Agradeço a visita no meu blog e o convite para vir aqui. Uma surpresa muito agradável, tua crônica é deliciosa e envolvente.
    Parabéns pelo blog.

    http://marthahelenaperdaseganhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. muito bom mesmo. @gerlaniomuniz no twitter.

    ResponderExcluir
  28. Bacana o texto Jefh. Prende a atenção do leitor, é bem detalhado e tem um final inusitado. Parabéns. Abço

    ResponderExcluir
  29. olá Jefh!!
    Parabéns pela Crônica.. Muito bom... Grande Armelau, e seu fantástico mundo rsrs
    com certeza, venho mais vezes por aqui!!

    bjos Beatriz!

    ResponderExcluir
  30. Caro Jefh,
    Sua crônica foi muito bem elucida. Contexto brilhante! Precisamos de pessoas assim, a cada dia, a cada instante, entre a poesia e a prosa, entre a crônica e o discurso indireto livre...Parabéns! Acompanhar seu blog será um prazer! Abs, Aparecida Pimentel - http://ensinoaprendizagemdigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Sim gostei do seu Armelau pelado(pareceu indecente isso rs). Delicio-me com crônicas, adoro ouvir causos, acho que devido ao meu pai que era um bom contador de histórias, e olha que cada uma mais mentirosa que a outra. Aliás, de 6 filhos eu era a que ficava horas sentada ao lado dele ouvindo ele falar. Adoro!
    Parabéns Jef e sempre que tiver uma boa virei correndo ler. Seguir-te-ei.

    ResponderExcluir
  32. Jefh,

    Muito bom seu texto.
    Super criativo e de leitura fácil , leve ...



    Bjo e uma Noite de Paz.

    ResponderExcluir
  33. Jef não venha defender esse onírico!! Apareça no teu serviço vestido de camisa azul e cueca branca pra ver! Vão dizer: "O jef está louco, veio peladão pro trabalho!".
    Ao menos o Armelau tinha um corpito saradão, daqueles que vale a pena ter que olhar??? Faltou essa informação... Sabe como é a mente quando o leitor entra no texto né?? Rsrsrsrs
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. Que envolvente narrativa. Fui lendo ansiosamente cada frase pra saber o que de fato estava acontecendo com Armelau.E confesso que ao chegar no final comecei a rir sozinha imaginando a situação.
    Gostei muito do blog.

    beijo!

    ResponderExcluir
  35. Vim visitar.........só isso...........
    ! Mentira ! Vim visitar porque estava com saudades !

    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Oi Jefh, como vai? Obrigada pela visita e convite! Estou curiosa para saber o restande da história de Armelau! Você escreve muito bem e com detalhes. Dificilmente vejo esse detalhismo em outros escritores e pareceu estar na sala com o protagonista, vendo exatamente o que fazia! Parabéns, quero ler o restante,um abraço Nina

    ResponderExcluir
  37. Olà Jefh, eu vi o seu comentario em meu blog somente agora, me desculpe...eu sou novo nesse lance de blog e estou aprendendo ainda, mas quero agradecer o carinho e a sua visita, gostei muito de vr seu interesse em meu blog, eu adorei o seu, adoro ler e sei que poderei usufruir muito deste blog, vou seguir vc e gostaria que tbm me seguisse, ta bom? te desejo o melhor...Deus abençoe vc!

    ResponderExcluir
  38. Amei suas crônicas. estou seguindo.
    obrigada pelo elogio ao meu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  39. Muito obrigada pelo comentário q vc fez no meu blog... a respeito da sua crônica... adorei!!

    ResponderExcluir
  40. "Olá Jefh,
    Gostei mto de sua crônica, o suspense inial, e o humor do final, revelam um genero autentico de escrever e prazeroso de ler...

    Parabéns!!!Estou seguindo seu blog estaremos conectados... até os proximos posts!!!
    bjs e abrax!

    ResponderExcluir
  41. Olá Jefh, a garota da foto sou eu sim, quem tirou a foto foi meu irmão, então que bom que gostou da foto, e obrigada (: Bom, sobre o meu texto, ele é em relação a eu mesma, eu sou super volúvel, mas ano passado, eu estava sempre isolada por motivos pessoais, e decidi mudar, sair da toca, me mostrar, entende, foi dificil, mas fui tão bem recebi que fiz em agradecimento a todos (:
    Sobre o seu texto, eu realmente gostei, e achei divertido o fato de ele achar que estava sonhando, ir ao trabalho de cueca branca e só, é muito estranho, adorei realmente o texto, muito bem escrito, parabéns.

    ResponderExcluir
  42. Alô Jefh,

    Prazer em tê-lo no meu blog. Adoro visitas, quando puder será sempre bem-vindo.
    Adorei, também,o convite para comentar sua crônica. Quanto a ela, percebo que Armelau o personagem central, vive uma espécie de delírio, é isso? Gosto bastante da flutuação entre realidade e sonho, onde está mergulhado Armelau.
    Parabéns pelo texto, de ótima qualidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Meu caríssimo Jefh, gostei muito desta divertida crônica, o "Armelau" é nome que deveria ser batizado em muitos rebentos. Acredito que temos o mesmo estilo de escrita, crônicas, envolvendo vários assuntos e histórias para descontrair nossos muitos amigos virtuais. Deverei vir constantemente por aqui, muito agradável este teu espaço. Até a próxima meu caro, saúde!

    ResponderExcluir
  44. Armelau estava cliando um clima para dizer adeus aquele lugar inóspido de funções automáticas. Na verdade, Armelau é escritor e quer tentar viver sua vida vendendo suas histórias (e sonhos).

    Sempre bom compartilhar experiências literárias. Apareça lá nos meus blogs Mr. Cardoso, gostei muito da surpresa! Abraço,

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito da crônica.
    Parabéns por escrever tão bem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  46. Ameei muito seuu blog,ta de parabéens ;

    Tôo seguindo,me segue tmb ?!

    ResponderExcluir
  47. Boa noite! Passei aqui só para lhe informar que inauguramos o blog ArtNews, By Morangos!

    Um abraço
    Janaina Ligorio

    ResponderExcluir
  48. Simplesmente amei!Cômico e interessante.")

    ResponderExcluir
  49. afinal a questão é aprender a ter prazer com o que se é. veja lá nas cartas de amor se podemos viver sem : www.penelopemartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Gostei da crônica...passarei sempre para ler outras!=)

    ResponderExcluir
  51. Conforme solicitado por você, estou aqui ... hehe! E adooooooorei conhecer seu blog!
    Parabéns! Muito bom seus textos! Gostei da maneira como você escreve e nos coloca em sintonia com os personagens.
    Desejo de coração que continues a utilizar seu talento de maneira tão brilhante!

    Seja também sempre bem vindo ao meu cantinho!!!
    Espero que visite mais vezes e enriqueça esse espaço com seus comentários!

    Abraços perfumados,

    San ( http://cantinhosanliep.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  52. Oi!
    Primeiramente quero agradecer sua honrada visita em meu espaço que amo escrever.

    Nossa! Armelau com certeza estava passando uma crise de "bipolaridade", porque saiu totalmente fora do que costumamos dizer "da casinha".

    Enfim... Amo pessoas que amam escrever. E portanto, vc já me atraiu para seu Blog.

    E quando vi a tela a reconheci imediatamente.

    Vc não pode nem imaginar... Sou "prima" do autor da tela. A mãe dele é irmã do meu pai.
    A família dele é privilegiada. São todos artistas. O pai dele é um artista de renome.

    Me senti bastante orgulhosa. Que bênção!!!

    Jefh, sinta-se bem recebido em meu coração. Em Nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  53. Belo texto, leitura que prende desde o primeiro parágrafo, parabéns pela narrativa! Gostei mto.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns pelo Blog, você escreve muito bem. Gostei muito da crônica, pra quem tem uma geladeira azul, se importar com uma cuequinha branca né? hahahaha. Muito bom!

    ResponderExcluir
  55. Oi meu querido, voltando pro aconchego das palavras que sempre estão aqui, para nos abraçar. Beijos.

    ResponderExcluir
  56. Novamente eu. Nossa. Agora com tempo estou vendo seu Blog. É muito bom.

    E confesso que fui no dicionário para saber o que significava "onírica".

    Seu texto é bem inteligente. Amo ler uma boa leitura. Quem escreve com inteligência. É amor a primeira vista.

    Mt bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia querido e mais novo amigo Jef, posso lhe chamar assim????
    Estou fascinada com o teu trabalho, confesso que terei que estar mais vezes em sua casa para deliciar-me e beber de tamanha sabedoria.
    Muito bom receber de ti tantas riquezas.
    bjs no core
    Isabel

    ResponderExcluir
  58. puts kkkkk,entrem no meu blog http://instoeincrivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  59. Tem surpresa para você no meu blog – um selo de reconhecimento. Passa lá e pegue-o.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  60. Muito bom. Muito obrigada por visitar meu blog. É um prazer ver o seu trabalho. =)

    ResponderExcluir
  61. Olá, Jeff! Euy gosto muito de estudar, mas não se iluda: tenho um sério problema em começar algo para terminar! hehehehehe

    Começo várias coisas e termino poucas! Dizem que isso é DDA, déficit de atenção... e tenho quase certeza que sofro desse mal rsrsrsrs Mas acho que não é nada que não possa ser superado. Assim espero :)

    Mas tou obstinada a terminar minha faculdade de Secretariado Executivo Bilíngüe! Assim que me formar, quero tentar a sorte no mundo afora: Emirados Árabes, Barein, Catar, Austrália, África do Sul e por aí vai :D

    ResponderExcluir
  62. Sobre o teu post.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    Isso consegue ser pior que andar com uma toalha enrolada na cabeça pelas ruas ou sapatos de cores diferentes!

    ResponderExcluir
  63. Um domingo cheio de alegria e paz na Pessoa linda e amada do Espírito Santo.

    Venho lhe dizer que tanto me alegrou com o quadro que vi em sua postagem (e por incrível que pareça, meu preferido) já pelo msn conversei com a mãe dele. Minha titia de 76 anos. E ela como eu, na verdade, muito mais que eu, sentiu-se honrada com sua homenagem.

    Tanto que já queria saber o seu endereço. (hehehe) com certeza, vc terá novos visitantes.

    Obrigada por seu um querido. Continuo lendo suas outras postagem mais antigas. E realmente vc escreve mt bem.
    Para vc meu querido Jefh e sua preciosa família fique na paz do Senhor Jesus Cristo.
    Bjo no seu precioso coração.

    ResponderExcluir
  64. ola, vou tentar seguir seus conselhos e... a mel vai se sentir muito feliz :D

    ResponderExcluir
  65. texto excelente, gostei das ligações que tu criaste com o real e o ilusório.
    Adorei ler!

    ResponderExcluir
  66. adorei a crônica. Boa semana, um abraço!

    ResponderExcluir
  67. OLá Jefh!!! Vim conhecer o seu espaço, pode deixar que passarei por aqui outras vezes!
    Abraços, sucesso!! Obrigada pela visita no cantinho de um rosto...!!

    ResponderExcluir
  68. Jefh adorei seu blog.

    To te seguindo...

    Beijokas

    ResponderExcluir
  69. Bom dia Jeff! Vim retribuir e agradecer a visitinha no Sonhos e Artes! Gostei da crônica e fiquei pensando no pobre do Amelau!!!De cuecas... viajou demais! Li outros escritos e gostei, por isso, estou seguindo seu Blog! Parabéns!Abços.Josi

    ResponderExcluir
  70. Olá! Obrigada pelo convite. Gostei muito do texto, bem atual.
    Parabéns e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  71. Olá Jefh, obrigada pela visita no blog!

    Gostei bastante do seu texto e da forma envolvente como escreves.. E o final foi surpreendente!

    Abraços

    ResponderExcluir
  72. Muito bom, sempre bom.
    Ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  73. gostei do seu blog e do seu comentário. vlw

    ResponderExcluir
  74. Olá,voltei para te ler,cara como vc escreve bem

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  75. Gente to super chocado com esse conto.
    Adorei de verdade.
    vou te seguir, forte abraço

    ResponderExcluir
  76. eheheheh... eta Jefh danado hein?! eu lendo esta crônica me senti um Armelau!! eheheheh
    Parabéns Gurí, muito legal!

    ResponderExcluir
  77. Jeff:
    Antes de mais nada, obrigada pela gentil visita.
    Seu mini-conto é formidável e me fez dar boas gargalhadas. Parabéns! O abraço amigo da,
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  78. Parabéns pela crônica.
    Voce escreve muito bem...
    Obrigada pela visita, adorei.

    Volte sempre e tenha uma ótima semana!!!

    http://paixaofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  79. Muito bom conto! Espera tudo no final, mesmo isso! O que é mais legal em ler algo é se surpreender com o final, o que aconteceu aqui. Parabéns!

    ResponderExcluir
  80. Oi lindeza, obrigadooooooooooo pelo toque, já mudei.
    Acontece né? rsrrsr
    Bjos e espero vc lá mais vezesssss.

    ResponderExcluir
  81. Jefh..
    Hoje estou passando para lhe avisar que tem um presentinho para você lá no meu cantinho [:)]

    Beijocas em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  82. hehehhehe,meu comentário foi tão simplista uai,meu nome...olha o suspense...me deram o nome nada comum de Nathália...

    Agradecida por sua visita...Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  83. olá! estou aqui retribuindo a sua visita ao meu blog e como eu adorei ter feito isso! Seu texto me prendeu da primeira a ultima palavra.
    parabéns
    abraços

    ResponderExcluir
  84. Olha 20 textos já é sacanagem...rsrrss
    Mas uns 19 eu venho sim..rsrsr
    Bj

    ResponderExcluir
  85. Hey valeuu...

    Se for boa quem sabe escrevo sobre tal...

    Beijos

    ^^

    ResponderExcluir
  86. Retribuindo a visita e passando para conferir.
    Parabéns pela crônica, adorei o modo com o qual escreves.
    Voltarei mais vezes, certamente!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  87. Essa transição de realidades pela qual passa Armelau, não é difícil encontrar fora do mundo ficcional. No mundo dito "real" são muitos os Armelaus encontrados e portanto, essa ponte entre a ficção e a realidade, além de outros predicativos, tornou seu texto uma leitura prazerosa. Parabéns...

    ResponderExcluir
  88. Olá Jefh,
    Agradeço seu comentário sobre meu trabalho.É muito bom conhecer pessoas sensíveis,e que conseguem manifestar seus sentimentos.O seu texto sobre Portinari,salienta valores não materiais.Os seres de almas grandiosas são geralmente muito simples,o que lhes importa é o que está em seu coração e não no externo.Você conseguiu transmitir isto.Muito bom!ingrid

    ResponderExcluir
  89. Oi Jef..gostei da crônica..muito boa!
    Bjoss
    Roberta

    ResponderExcluir
  90. Oi Jef, estou passando para lhe avisar que tem um presentinho para você lá no meu blog ;)
    Beijosss
    Roberta

    ResponderExcluir
  91. Ola...Obrigada pela visita! Volte Sempre!

    Seu blog é bem interessante...bom de se ler!

    Há muitos Armelau nesse mundo a fora.

    Boa semana!!

    http://petalasdelis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  92. Ótima história.
    Gosto de ler e conseguir imaginar a cena.
    Não acharia ruim te-la presenciado.
    Obrigada pela visita!
    Voltarei pra ler mais.

    ResponderExcluir
  93. kk oi jeff...!
    gostei da cronica, rs

    bjins no ♥

    ResponderExcluir
  94. Muito bom seu texto, como sempre!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  95. Wow! Adorei seu blog! E obrigada por visitar o meu, mesmo que seja um cantinho meu intimo q as vezes fica sem sentido... rsrs Bjos

    ResponderExcluir
  96. olha so ja postei outro video porem ja estava gravado entao eu nao segui suas dicas mas no proximo, eu melhoro :http://instoeincrivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  97. Oi Jefh,
    Vim retribuir sua carinhosa visita no nosso Simples Assim.
    Não conhecíamos seu blog, vamos nos tornar seguidoras.
    Ele é muito bom e vale a pena ser acessado. Parabéns!
    Até as próximas visitas.
    Abraço,
    Lylia e Eliana

    ResponderExcluir
  98. Seu blog é maravilhoso, estou te seguindo. Fico até sem jeito de te pedir pra seguir o meu. Mas se puder siga-me, é simples mas estou amando fazer. Tenha uma ótima noite! Aí está o meu link http://palavrasqueabracam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  99. Obrigado pelos comentários, amigos! Estou indo aos respectivos blogs para manter contato e agradecer. Abraços!

    ResponderExcluir
  100. JÁ ESTO SEGUINDO SEU BLOG, VOLTO COM CALMA PARA LER, ABRAÇOS, DENISE.
    WWW.DENISEFARIAFESTAS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  101. Oi JefhCardoso!
    Vi seu comentário no meu blog (Eu escrevo, você lê? - prestes a mudar de nome) e, além de esclarecer que eu não odeio os fotógrafos tanto assim ^^, a poesia Fotogenia foi escrita num momento de intensidade sentimental, por assim dizer, li seu Armelau, como pedido.
    Confesso que esse não é meu tipo de texto, de história - não sou muito fã dessas que se referem ao cotidiano (você pode ver isso em meu blog, em "Vaidade" e "Rabanete e o Príncipe Desencantado"). Apesar disso, seu texto é bem escrito. Meus parabéns.

    Érika

    ResponderExcluir
  102. Você escreve muito bem Jefh. É um talento que deve ser sempre praticado. Um grande amigo me disse: Não basta escrever bem é preciso ter boas idéias. E quando se tem os dois... Sucesso garantido!! Abco!!

    ResponderExcluir
  103. Olá Jefh!!

    Obrigada pela visita!!
    Bom, encontrei a foto em uma pesquisa que fiz à procura de algo que me traduzisse, queria há muito tempo fazer uma tatuagem, mas não sabia na verdade se teria coragem de fazer algo tão grandioso como a foto que encontrei....Me identifiquei tanto com a tatuagem e a pessoa que a carregava que senti como se fosse eu. Por isso coloquei em meu perfil, simbolizando a busca pela liberdade........ para mim é carregada de significados.......

    Encaminho em anexo caso queira usar

    Visitei seu blog, li o texto que me recomendou, e quero dizer que é uma leitura apaixonante, das que me prendem, adorei!!!
    E como disse, tornou meu domingo mágico!!
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  104. Jefh!!
    Deixei coloquei uma postagem em meu Blog intitulado CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE - DEDICO A TODOS MEUS AMIGOS-FELIZ PÁSCOA!
    De tiver um tempinho, de uma passadinha por lá!!

    Um abraço,

    Ma

    ResponderExcluir
  105. haha... a tal cueca branca! rs muito bom!

    ResponderExcluir
  106. Muito bom!!!!

    Saudades daqui, adorei o final, kkk cueca branca

    ResponderExcluir
  107. muuito bom texto! a história toda é muito divertida e você é muito criativo!
    adorei :D

    ResponderExcluir
  108. Olá de onde tirou o "Armelau"?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c