Pular para o conteúdo principal

A ONÍRICA COMPETIÇÃO DE ARMELAU

Ao saber que havia outro trabalhando em seu lugar, Armelau sentiu a fria sombra do fantasma do desemprego pousar sobre sua pessoa.

Quando deixou a empresa por síndrome do túnel do carpo bilateral, saiu convicto de que aquela era a decisão mais acertada. E nos primeiros dias até achou confirmar-se o acerto de sua decisão. Contudo, com o passar do tempo, – e o tempo é o senhor absoluto de todas as ações humanas – Armelau viu pouco a pouco enfraquecer-se a convicção em seu propósito.

Distante da movimentada rotina de trabalho, Armelau encontrou-se ocioso e solitário. Logo lhe sobreveio uma sensação de vazio, de improdutividade, de tédio... Os dias tornaram-se longos e enfadonhos, monótonos, medonhos.

Nas cadeiras de espera para a perícia médica, sentiu-se humilhado – não que lhe impusessem algum vexame naquelas ocasiões. Seu mal estar provinha mesmo era da ação de ir até ali provar a veracidade de sua incapacidade para o trabalho, de sua invalidez temporária, justamente em dia e horário de trabalho.

Pesou também o fato coincidente de ser um ex-colega dos tempos do ensino fundamental o sujeito responsável por tomar sua ficha e introduzir-lhe à sala do médico. Nunca houve empatia entre ele e o Aroldo Antunes, o sujeito em questão.
Armelau era capaz de jurar ter notado qualquer coisa de uma dissimulação de escárnio nos modos expansivos com que Aroldo Antunes o recebeu da primeira vez em que esteve ali naquela situação, e nas outras vezes inclusive.

A coisa ficou ainda pior quando Armelau se viu interrogado e examinado pelo jovem médico perito da “divina previdência social” (conforme Armelau se referia ao serviço do governo). O médico lhe pareceu mais um investigador de policia do que um agente promotor de saúde.

Ao ser informado de que teria que retornar dali a três meses para nova perícia, Armelau sentiu saudades da empresa. Três perícias e nove meses depois, Armelau viu seu céu escurecer ao saber por um colega ao telefone que havia outro agente administrativo trabalhando em seu lugar.

Naquela noite, Armelau teve dificuldades para dormir. Entre leves cochilos, encontrou-se em sua sala na empresa, bebendo café em grandes vasos de cerâmica. Em seguida, dirigiu-se ao corredor principal da empresa, onde se perfilou aos colegas que ali estavam apostos para uma prova de trinta metros rasos sem barreiras. Todos estavam às portas de suas salas e aplaudiram efusivamente ao ver chegar o corredor Armelau trajando apenas sua cueca branca. Largaram e, antes da conclusão da prova, estando Armelau em desvantagem para os demais competidores, ele chocou-se contra um bebedouro de água.

Acordou angustiado. Acendeu a luz, inclinou-se sobre o criado à cabeceira da cama, abriu a gaveta e retirou de dentro sua carteira de trabalho. Ficou folheando-a lentamente. Parou os olhos em uma pagina:

“Trabalhador, esta é a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, instituída pelo Decreto...”

Obs. A foto que ilustra a postagem fora realizada, com permissão da secretária, dentro da Galeria Municipal de Arte de Itajaí S.C, em Janeiro deste ano. O quadro fotografado é de autoria do artista Venâncio Domingos Neto. E a canção que eu recomendo para acompanhar o todo é Fantasia, da obra de Heitor Villa Lobos.

No Twitter: @Jefhcardoso74

Comentários

  1. E a saga do Armelau continua. Jef eu pensei que o pobre homem tivesse algum distúrbio mental e não síndrome do túnel do carpo. Ou ao menos não justifica ele esquecer de vestir as calças. Eu tenho essa síndrome e ao menos no meu caso só sinto dores e formigamento nas mãos e nunca tive ímpetos de ir trabalhar vestida somente de langerie. Mas... a síndrome, tem síndromes que a própria medicina desconhece, e se você está dizendo eu acredito (risos).
    Quando você vai dar fim ao sofrimento desse pobre desempregado, tonto e com dores nas mãos?
    Um abraço e feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  2. a maior doença do trabalhador não é a do corpo físico é a da mente que dificilemnte alguém vê, é a do dever cumprido e a cumprir independente do que digam a seu respeito, mesmo quando o corpo não corresponde mais tão bem, estar doente para o trabalhador é ter um defeito grave, inadmíssivel, sua vida e seu lugar é lá onde está o trabalho. A doença que ninguém vê, a da mente é devastadora! o trabalho quando vira vício provoca tanto malefício quanto qualquer outro.
    desejo santos dias nesses dias santos de Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. sabe o que é jef? Uma vez te disse que eu adoro crônicas, entro nos personagens, tal qual um spectro, e estou sentindo a tristeza do Armelau e desse jeito você vai deixá-lo depressivo... Não quero que ele veja isso, mas eu penso que ele é meio idiota, além de ter dores nas mãos(o que não justifica esse tontice dele... Eu tenho e não sou)...
    Bem, eu queria interceder em favor dele e pedir que você o ajude a melhorar, sei lá, alguém que o ame, porque ele parece ser umas dessas pessoas tristes e mal amadas. [Um suspiro profundo pra não chorar...]
    Please por amor que você tem às crônicas ajuda o Armelau.
    Aff se me der corda vou longe!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jef!
    Obrigado pela visita no meu blog! E aproveitando tomei a liberdade de adicionar o link do seu blog lá...

    qto ao post.. vida de trabalhador, ainda mais qdo se tem que passar pela perícia, um descaso total!

    bom é isso!
    boa pascoa e parabens ai!
    abs

    ResponderExcluir
  5. acrescentaria a sua descrição: "um homem comum que gosta de escrever, incrível pela palavra, juntando letras até formar imagem"

    beijos,
    do homem-menino

    te seguindo pra não perder de vista...

    Jesus te ilumine!

    continuemos...

    ResponderExcluir
  6. Hoje passando para desejar uma Páscoa Feliz, cheia de amor e paz, junto de todos que amas.

    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  7. Eitaaaa nada melhor do que acordar de um pesadelo hein? rsrrsrs.. Uiaaa.. criatividade a todo vapor por aqui [:)]

    Beijocas super em seu coração Jefh!

    Verinha

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Agradeço sua visitinha ao neu blog!

    "O que é o homem sem um emprego..." A carteira de trabalho assinada atesta o emprego, o amor ao trabalho é coisa enterrada fundo e em momentos de ameaça brota, ou mesmo sensação de ciúme, desvalorização...Ela diz não quem se é, mas como se está.

    gostei de seu texto

    ResponderExcluir
  9. Olá Jefh!!
    Conto novo..que bom!!!

    Coitado do Armelau. Se não bastasse o onerismo ainda com sindrome de policarpo. E ainda ausente do seu trabalho e ficando a Mêrce desses peritos do INSS. Que humilhação ao pobre homem!!
    História que se repete a milhões de brasileiros.
    A parte que mais gostei do conto..foi quando ele sonhava que estava tomando café em um jarro de cerâmica. ( rindo ).
    Eu sinto uma imensa simpatia por Armelau..Por isso vou te pedir.. Não aposente precocemente esse moço.
    Aposentadoria do Brasil é tão complicada!!!

    Um beijo..parabéns pelo conto e fiquei muito feliz com seu comentário em meu blog.

    Uma Feliz Pascoa VC a a toda sua familia!

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  10. A gente só enxerga a importância de coisas cotidianas depois que as perdemos...

    Obrigada pelo recadinho nas entrelinhas!

    Feliz Páscoa!

    Beijooooons.

    ResponderExcluir
  11. Intrigante, mais devo admitir extremamente bem escrito...obrigado por sua visita ao nosso blog...volte sempre!!!!

    ResponderExcluir
  12. Pobre Armelau... isso é que é tormento, viu? Além do físico o psicológico... eita que a mente humanda é assim mesmo!!!! :( owwwwwwww se é, mais uma vez gosto do seu texto,leve, objetivo e enfático, sem deixar de ser intenso.


    Tenha uma ótima semana,
    Suy

    ResponderExcluir
  13. Oi Jef!
    Gostei do Armelau, mas pelo que percebo, "meio que peguei o bonde andando" rs
    Bem espero que visite meu blog pessoal:
    http://deianovosares.blogspot.com/
    Aguardo sua visita!
    bjs e Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  14. Adoreiii! É minha 1° visita e encontro um texto ótimo como este!! Sabe a verdeira doença é estar sem fazer nda! Nos sentimos humilhados qdo não trabalhamos mesmo que aquele "beneficio" tenha sido pago com "suor e lágrimas" por ele antes de utiliza-lo. É este 8 ou 80 moral da sociedade brasileira que nos faz pensar e ficar "moralmente atordoado" em situações em que deveriamos nos preocupar com nossa saúde.

    Ganhaste uma fã jefhcardoso!!!

    Um abraço e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante seu texto,Jefh...
    Parabéns!Você escreve muito bem!
    Como já dizia,Fernando Pessoa:
    "Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.O que confesso não tem importância,pois nada tem importância.Faço paisagens com o que sinto".
    Abraço,Jany

    ResponderExcluir
  16. vaya amigo,que hermosura!bellos trabajos!
    me gusta como escribes!
    te dejo un abrazo inmenso,y pasa por mi blog a comentar...nunca lo has hecho,
    yo te sigo....
    lidia-la escriba



    http:www.deloquenosehabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Jefh,

    Há algum tempo já acompanho, com prazer, o seu blog. E é com muita alegria que passo por aqui para agradecer-lhe pela cumplicidade permitida, e claro, em data festiva, convidar você para seguir o Caminhar & Ruminar, que ontem completou o seu primeiro ano de vida.

    A festa será maior com você, com a sua presença e amizade que puder emprestar! Tenha certeza, significa muito!

    Receba o meu fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito dos seus textos Jefh. Fica sempre um gostinho de quero mais. Bjusssss

    ResponderExcluir
  19. Bom dia!
    Caro Escritor!

    Mais uma semana está começando, e a rotina volta a tona!
    Triste a vida de quem depende de INSS, médicos, pericia, fila de espera! Só JESUS na causa rs!
    Suas palavras faz como se estivéssemos presente junto com o Armelau, os detalhes são reais...
    Gostei muito!

    Tenha uma ótima semana na doce paz do Senhor Jesus!

    Muito obrigada pelo carinho no meu cantinho!

    Fica com Deus!

    Abraços!

    Priscila!!!!

    ResponderExcluir
  20. "...Um homem se humilha
    Se castram seu sonho
    Seu sonho é sua vida
    E vida é trabalho...

    E sem o seu trabalho
    O homem não tem honra
    E sem a sua honra
    Se morre, se mata..."

    É ISSO ,JEFT!GONZAGUINHA TINHA RAZÃO!

    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Olá Jefh! Ainda bem que era um sonho!! Espero que Armelau não fique desse jeito , desanimado, sem futuro... ele tem que sair desse abatimento!! Aguardo próximo capítulo ansiosamente!! Boa semana e abraços, Nina

    ResponderExcluir
  22. Adorei te visitar. Já estou te seguindo. Visite meu site, se gostar, me siga. Vou adorar. Tenha uma ótima semana! Forte e iluminado abraço. Felicidades mil.
    João.

    ResponderExcluir
  23. Olá... que maravilha de blog! Aproveito para agradecer a visita... É muito bom encontrar pessoas como vc... Jesus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  24. Síndrome do túnel do carpo bilateral, minha mãe sofre disto.
    E fiquei angustiada pelo o Armelau...
    Querido, tu encantas sim, viu?
    Grande beijo e linda semana.

    ResponderExcluir
  25. Olá,li o seu recado hoje que voce deixou no meu blog rs , estou seguindo gostei desse espaço aqui, fica com Deus ! me segue tb beijos

    ResponderExcluir
  26. Jefh!

    O maior desespero é a condição de desempregado. Disso não tenho dúvida nenhuma. E essa síndrome do carpo permite licença ao trabalhador. Mas.... muitas chuvas cairão até que ele possa explicar o porque da ausência das vestes sociais.

    Desejo boa sorte ao Armelau. Acaba que a gente se apega ao vilão. Sugiro à ele umas boas caminhadas e meditação. Ele há de conseguir voltar ao trabalho.

    Fantástico texto!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  27. Oii!!
    Borboleteando por aqui para agradecer a visita e suas belas palavras...
    Quando as pessoas derem mais valor as pequenas coisas da vida, perceberão que delas dependem as grandes...
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Jefh!Na verdade não sou muito boa com a escrita das palavras, mas gosto de apreciar um bom texto, por sinal esse que vc postou é muito lindo, inclusive seu blog também.Olha vá no blog http://asenhoradosacores.blogspot.com, com certeza vc vai gostar e para divulgação do seu blog visite o blog Blogueiras Unidas, tenho certeza que a Siglea e sua equipe vai adorar te conhecer.Abraços fraternos grande sonhador e fazedor de palavras.

    ResponderExcluir
  29. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Tinha escrito um comentario enorme, deu erro e perdi tudo, inspiração não vem quando quer né!!KKK foi mal, mas resumo tudo em, adorei os dois textos, e o comentario completo eu fico lhe devendo! Abraços!

    ResponderExcluir
  30. "Você é eternamente responsável por aquilo que cativas..."
    Eu sou uma mocinha (eu, generosa comigo mesma nesse "mocinha")romântica e quero o melhor pro Armelau, pois ele me cativou, pela instabilidade emocional, pelo estado desprotegido, e porque sei que dói muito estar incapacitado (fisicamente ou psicologicamente). E como o Armelau não pode mudar sozinho seu rumo, apelo ao criador dele, que o ajude. Fiquei feliz em saber que vais dar uma viagem para ele, talvez ele melhore, mas que seja uma viagem maravilhosa, coisa boa tá?
    hauhauhauhauhau Eu metendo a minha caneta na escrita do outro. Liga não Jef, eu adoro escrever e quando acho um que leia eu me esbaldo. Vou esperar ansiosa para saber o que vai ser do Armelauzinho...(quase íntima dele)
    Abraços Jeff e uma semana maravilhosa pra você.

    ResponderExcluir
  31. Jefh...Precisa te contar...estou super feliz..agora além do meu blog pessoal o mdfbf.blogspot.com, estou num blog coletivo:
    http://ceramicacontemporaneabrasileira.blogspot.com também.

    Espero que volte logo.

    Um abraço,
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  32. Abracos a ti tambien me gusta tu blog A ONÍRICA COMPETIÇÃO DE ARMELAU mas, eres un poetico con tus historias buena noches

    ResponderExcluir
  33. Parabéns, parabéns e parabéns... é o que sinto vontade de dizer sempre que venho aqui. Pois tudo que você escreve é maravilhoso, então, não tem como não te dizer... PARABÉNS!!!

    Fica com Deus, tenha um ótimo dia.

    http://palavrasqueabracam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. egunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

    FUNDAMENTAL? SERÁ?
    OI FHCardoso!
    Em primeiro lugar, minha reverência perante um visitante -cronista da melhor estirpe, porque, ao que me pareceu, as suas crônicas vêm das entranhas, dos mais escondidos recônditos da sensibilidade e da sabedoria de quem não veio ao mundo de passeio.
    Parabéns, construtor da esperança!
    A respeito de "fundamental" não me parece que seja suficientemente fundamental.
    Estou longe da sala de aula há muito tempo. 7.2 é tempo suficiente para viver de recordações.
    Não sei como faremos, mas ainda acho que a Escola deixou definitivamente de ser o centro de interesse dos jovens.
    No meu tempo,era e não me fez mal nenhum.
    Embora as propostas educacionais venham escoradas em "fantásticos" argumentos filosóficos, pedagógicos e outros que tais, o que ocorre, de fato, é que a educação foi sucateada.
    É mais barato assim.
    Acredito que "FORA DA EDUCAÇÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO"
    QUE O MESTRE DOS MESTRES ILUMINE A TODOS OS EDUCADORES.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  35. DESCULPE O ATRASO. ESTA POSTAGEM, COLOCADA EM LUGAR ERRADO, EM FEVEREIRO.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    PEDIDO:
    ORE POR MEU MARIDO, GERALDO CALLEFE, SENDO SUBMETIDO HOJE A UMA CIRRUGIA.
    DEUS SEJA O SEU FAROL. OS PASSOS SER]AO NOSSO, SEMPRE.

    ResponderExcluir
  36. Novamente agradecemos a visita em nosso blog.
    Além de retribuirmos o comentário, gostaria de parabeniza-lo. Agora somos seus seguidores também e de vez em quando publicaremos seus posts lá também... são muito bons!
    Grande abraço e sucesso.

    Bruno Bento.

    ResponderExcluir
  37. Que prazer receber um comentário no meu blog tão carinhoso. É sempre uma alegria quando abro meu blog e vejo essas coisas! Sem contar que vindo de um homem que gosta de escrever é um prazer maior ainda.
    Estou a lhe seguir também. Visitarei com frequencia, pode esperar meus comentários xD

    Beijos*

    ResponderExcluir
  38. ja tá nos meus favoritos!
    =)
    obrigada pela visita... assim q eu arrumar um tempinho aqui, lerei seus posts com ceteza!

    forte abraço!

    ResponderExcluir
  39. Retribuindo sua visita. Gostei da história (ou parte dela) Pretende publicar um livro?!

    Se puder siga tbm o meu blog!!
    Obrigada e ótima semana :)

    Beijo beijo

    ResponderExcluir
  40. ESSE "ARMELEU" SENTIU-SE COMO EU, DIANTE DE UMA "DEVARDICE" IMINENTE;-)
    SEI COMO É ESTE TIPO DE PESADELO... DE CUECA OU SEM NADA...

    ResponderExcluir
  41. Olá

    Agradeço a visita ao meu Blog.Passarei a ler seus textos...E continuemos a cumprir nossa misão: escrever e escrever!

    ResponderExcluir
  42. no vídeo falei que eu ia por quantos segundos foi mas esqueci, na verdade eu cortei o vídeo em um programa que eu uso cortei o quando eu coloco e quando eu tiro a cabeça e deu 38 segundos, quanto ao armelau a historia vai continuar né? seu blog é muito bom parabéns!!!

    ResponderExcluir
  43. Nossa vocÊ é um cara que escrevi muito.. e realmente a historia é fascinante.

    adorei sua visita e suas palavras... irei te seguir me segue!!! abraços

    ResponderExcluir
  44. Oi,Jeft

    Pobre Armelau !Nem dormindo teve sossego!
    Posso tentar sentir o que aconteceu com ele.
    As pessoas não perdoam ,quando a gente está por baixo.Pena!
    Abraço

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite!
    Obrigada pelo carinho sempre presente no meu blog!

    Tenha uma ótima noite na doce paz do Senhor Jesus!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  46. sempre um prazer lê-lo...o trabalho dignifica ao homem...

    Hasta luego!!!

    ResponderExcluir
  47. Gostei muito dos seus textos...Parabéns!!
    E que vida desse pobre neh?!?! rs

    ResponderExcluir
  48. Olá Jefh...fiquei triste pq não vi meu comentário aqui,procurei e não encontrei...acho que não disse nada demais disse? rsrs...ah e qt ao meu amor eu "ainda" não o encontrei mas sei que vou encontrá-lo...bjs e um ótimo dia...

    ResponderExcluir
  49. olá Jefh!!
    Vim mais uma vez saber notícias do Armelau e ver seu blog tão aconchegante....mas que fase dificil o pobre Armelau está....parece que presenciei tudo que você escreveu!! É real!!! Mais uma vez..parabéns pelo seu dom com as palavras!!

    ResponderExcluir
  50. Oi Jef fiquei muito feliz com seu comentário em meu blog Essencia da Alma, são poucas palavras que vem de dentro da minha alma e que gosto de postar para não deixar passar em branco.
    Acredito que quando a alma fala com a gente é porque ela têm algo muito importante para deixar registrado...Você deve saber do que estou falando...rsrsrs
    Tenho outro blog que se chama Alma do Mar, http://almaemar.blogspot.com/ espero que gostee seja meu seguidor nos dois...rsrsrs
    Com certeza eu curti seu blog e adorei o que você postou. Virei mais vezes aqui. Um abraço e obrigada

    ResponderExcluir
  51. Apreciável leitura. Gostei muito de ter visitado o seu blog, estarei marcando presença sempre. Muito obrigada pela a sua visita conto com ela sempre, pois irei ter novidades. Tenho outros blogs também. www.estacaosaudade1.blogspot.com esse com certeza você vai gostar. Inté a próxima!

    Samara Santana

    ResponderExcluir
  52. ...Acho que a cabeça vazia foi muito mais dolorida do que a tal síndrome.

    Conhecendo o blog!
    Achei um conto bem realista!
    Abç!

    ResponderExcluir
  53. Oie...
    Faz muito tempo que não nos falamos, quase não estou entrando no msn. Vou voltar a usar os seus contos nas minhas aulas.....Adoro mentes criativas, pois facilitam o meu trabalho.
    Bjs e bom final de semana...

    ResponderExcluir
  54. Obrigado, Jefh,
    Pela gentil visita ao meu blog.
    Adorei seus coments. Seja sempre bem-vindo, a casa é sua, viu? No meu blog tem postagens novas todo santo dia. Venha, não precisa bater na porta, entre sem medo, pois vai encontrar muita poesia. Venha nem que seja para um bom dia! Adoro abrir meu site e ver as críticas, os comentários. Isso só me incentiva a escrever mais e mais. Obrigado, pela força e pelo carinho. Te desejo muitas alegrias, hoje e sempre. Não esqueça de me visitar. Sou mais um amigo no seu rol de amigos. Pode acreditar. Hper abraço iluminado. João.

    ResponderExcluir
  55. Jefh,
    Concordo com a Mari que concorda com o Gonzaguinha: sem o seu trabalho, um homem não tem honra...
    Mas, às vezes, trabalhar é uma triste tarefa...
    Durma-se com uma dúvida dessa na cabeça...
    Prazer estar-me aqui de novo, amigo...

    Abraço mineiro,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  56. obrigada pelo "linda", eu sou apenas bonitinha (risos).
    Jef tenho que aprender contigo a preservar a vida dos meus personagens. Eu escrevi, sobre o "Ingênuo tio Zeca" e ficou bom, mas o matei logo na primeira crônica. Então, descobri que eu poderia ter deixado ele viver mais...
    Espero que o Armelauzinho viva muito ainda.
    Assim que sair a próxima saga estarei lendo e claro enfiando meu bedelho como sempre. Se eu não comentar é porque não vi nas minhas atualizações, portando se eu demorar me avise da postagem tá?
    Beijokas e fique na paz.

    ResponderExcluir
  57. Estou passando para te desejar...
    UM ÓTIMO DIA!!!

    ResponderExcluir
  58. Olá... adorei seu blog...obrigada pela visita no meu..http://duasmeninasmakeup.blogspot.com/ indique para suas seguidoras..vai ter vários sorteios ..bjuxxx

    ResponderExcluir
  59. Olá Jef, pobre Armelau...mais um a engrossar as estatísticas daqueles sofredores que aguardam ser periciados, muitas vezes por outros tantos incompetentes "doutores", comuns à rede pública de saúde!
    Gostei de teu estilo de escrever e passarei a te seguir mais de perto!
    abraços e obrigada pela visita!
    Dolly

    ResponderExcluir
  60. Obrigada pelo seu comentário...e não poderia deixar de colocar meu ponto de vista referente ao texto!!.. não sou especialista em pessoas...mas seu texto é real...
    As pessoas hoje, quando são despedidas ou despensadas por invalidez, ficam frustradas e muitas vezes depressivas. O sentimento de inferioridade toma forma em seus pensamentos, e esquecem que talvez seja uma forma de Deus dar-lhes algo melhor!
    Precisamos acreditar mais em nós mesmos...somos capazes de conseguir empregos melhores...
    Otima reflexão...

    ResponderExcluir
  61. Olá! Jefhcardoso

    Muito bom seu texto. Obrigado pela visita em meu blog.

    Ju Matoso

    ResponderExcluir
  62. Oi Jefh, a quem fala é branquinha, gostei da históri do Armelau, pois é assim que é o dia a dia das pessoas, parabéns,
    um abraço, branquinha!

    ResponderExcluir
  63. Ola Jef ; Obrigada pelo seu recado na minha pagina fiquei mto feliz! Nada melhor mesmo ter a presença do senhor na nossa vida..

    Me seguee ; estou seguindo você !!!!

    http://criis-luzpravoce.blogspot.com/

    Valeu...

    A Paz !!!

    ResponderExcluir
  64. Caríssimo Jefh, preciso confessar que estou me simpatizando muito com o Armelau. De fato a inatividade para aqueles que sempre tiveram a vida voltada ao trabalho é assustadora, principalmente em nosso país em que o aposentado vive de migalhas. Mas acredito que se ele não recuperar sua posição na atual empresa, profissionalmente deverá se recolocar em outro local mais aprazível. Novamente bela crônica meu caro, logo mais retornaremos para acompanhar a saga do sr Armelau. Abração, inté.

    ResponderExcluir
  65. Ahh se Armelau tivesse buscado compreender o propósito de sua vida...
    Cabe a nós encontrar o Caminho e a Razão de nossa existência!!!!
    compartilho contigo Jefh esta palavra de grande sabedoria: "O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?
    Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descrevê-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir...
    Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.
    Então pensei comigo mesmo: O que acontece ao tolo também me acontecerá. Que proveito eu tive em ser sábio? Então eu disse no meu íntimo: Isso não faz o menor sentido!
    Nem o sábio, nem o tolo, serão lembrados para sempre; nos dias futuros ambos serão esquecidos. Como pode o sábio morrer como morre o tolo?
    Cheguei ao ponto de me desesperar por causa de todo o trabalho em que tanto me esforcei debaixo do sol.
    Durante toda a sua vida, seu trabalho não passa de dor e tristeza; mesmo à noite a sua mente não descansa. Isso também é absurdo.
    Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus.
    O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço?
    Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens.
    Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
    Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.
    Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus. Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles" (Eclesiastes)
    Amei seu blog!♥ Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  66. Meu caro Jefh, novamente grato pela sua atenção. Meu caro, em virtude da minha vida um tanto atribulada, não tenho twitter, facebook, e outras do gênero. A única comunidade que pertenço é a dos meus fantásticos amigos blogueiros, com os quais tenho aprendido muito. Já estou tendo algumas dificuldades para construir textos mais elaborados, e principalmente, para visitar todos os meus grandes amigos da comunidade. Mas ficamos trocando figurinhas por aqui. Abração meu velho, até outras.

    ResponderExcluir
  67. Passando para lhe desejar um ótimo fim de semana...
    Abraço

    ResponderExcluir
  68. Amigo querido gostei muito do teu texto...Que todos os dias quando você acordar...
    receba dos Céus a bênção de ter
    sempre por perto as pessoas que te amam...
    Um final de semana com toda sorte de benção bjs!!!

    ResponderExcluir
  69. Olá, Jefh! Tudo bom?!
    Como sempre, belos textos para nosso deleite. Vir aqui é sempre muito bom!
    E mais uma vez ler sobre a vida de Armelau, como disse o Miguel (aqui em cima) "estou me simpatizando muito com o Armelau", pois eu também, até do nome dele estou gostando mais, ushsuhsu.
    Obrigada a sua visita no meu ultimo post, volte sempre!
    beijo, Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  70. Oie..
    Bom final de semana!!! Aproveita!!

    bjkas

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  71. “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Adooreei ! Ficará nas minhas melhores!
    Obrigada,

    Alix

    ResponderExcluir
  72. Olá! O mesmo decreto que regulariza a carteira de trabalho de Armelau, é o mesmo que pela lei, o aposenta por determinado tempo de serviço contribuido a empresa... Curioso as coisas da vida, de como e quando elas acontecem. O desafeto de Armelau tomou o seu lugar na empresa, foi aposentado por tempo de serviço, seria a vida engarata com o Armelau? O a vida é a mesma para todos nós, que querendo ou não, nos vemos atados a aceitar as coisas que naturalmente são empurrdas para nós? Fica a pergunta... Obrigado pelo comentário no meu blog.
    =)

    ResponderExcluir
  73. Olá Jefh! Obrigada pela visita! Adorei a frase que lá deixou! Queria saber se posso fazer um post com ela, com seus créditos,claro!
    Qto ao texto, achei bem real, gostei tbém.
    PARABÉNS, VC além de gostar, tem o dom ...
    Até!

    ResponderExcluir
  74. amigo, yo comprendo tu lenguaje,el portugues,así que pasa cuando quieras,podes traducir mi pagina,con las millones de banderas,que están al costado derecho...
    muchas gracias,por compartir!
    un abrazo,bello post,
    lidia-la escriba

    http://www.deloquenosehabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  75. Ae o teu blog ta show,se quizer dar uns Risadas da uma passada no meu blog=funny-br.blogspot.com Flw =D

    ResponderExcluir
  76. Oi, um ótimo primeiro de maio para você e para todos trabalhadores do país!

    http://palavrasqueabracam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  77. Pobre Armelau, estou torcendo por ele!

    ResponderExcluir
  78. A-d-o-r-e-i-!
    Muito obrigada pela gentileza, em admirar meu "singelo" blog...simples, realmente é minha extensão...uma pisciana nata!Obrigado , e seu blog e ses posts são sem palavras! Siga em frente com belas idéias assim!
    bj
    Karina

    ResponderExcluir
  79. Esta crônia é maravilhosa e neste nosso Brazil há muitos e muitas ARMELAU...
    Parabéns!
    Paz e Luz.
    Fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  80. Olá!!! Obrigada por sua visita ao meu iniciante e singelo blog sobre estética. Adorei o seu blog! Parabéns!!! Ganhou mais uma nova seguidora e leitora assídua.

    Bju

    Camila

    ResponderExcluir
  81. Gostei do artigo, mesmo porque passei por isso no meio do ano passado, mas ao contrário do personagem da história, pedi demissão e até o momento não arrependo da atitude tomada caso contrário iria acabar no hospital, mas coloco as pessoas que por obrigação e necessidade tem que continuar na caminhada adquirindo forças sabe-se lá de onde...realmente trabalho dignifica o homem mas que seja feito com amor e atenção se não acaba ficando igual no filme do Charlie Chaplin "tempos modernos", agindo no "piloto automático" sem saber o porque.
    Abraço + bj

    ResponderExcluir
  82. O trabalho é nossa força, nossa vida!!!!!
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  83. Fiquei triste =/
    Lembrei de minha mãe, trabalhou 21 anos numa universidade, e teve q se aposentar por invalidez. Lembro das vezes q fui com ela às tais perícias médicas, na tristeza q eu via nos olhos dela...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c