Pular para o conteúdo principal

O ARTICULISTA PSICOGRAFADO

Eu nunca havia publicado um texto em um jornal. O primeiro foi por acaso. Morreu uma pessoa muito querida, fiz um poema de despedida, compartilhei com os colegas, eles decidiram publicar. Fiquei surpreso. Fiquei ainda mais surpreso quando o jornal me convidou para assinar uma coluna em sua contracapa. Disseram que eu seria ‘articulista’. Então, eu pensei: “Nossa, serei um articulista do jornal de minha cidade...” E em seguida concluí o pensamento: “Mas o que é o um articulista?”. Bem, até aquele momento eu ignorava que havia um termo que denominava o cara que escreve artigos.


Ar.ti.cu.lis.ta s2g. Autor de artigos de jornal, revistas, e o caramba (Aurélio).


Durante algum tempo, - por pouco tempo na verdade - foi legal esperar chegar o jornal em casa para ver como o meu texto havia ficado nele. Mas havia um problema grave nisso. Toda vez que eu relia um texto de minha autoria, como ocorre ainda hoje, descubro algum problema, alguma imperfeição. No blog, eu tento arrumar, no jornal não dava, ficava conforme estava, e paciência.


Como viram, comecei com um poema, mas na sequência escrevi para o jornal umas duas crônicas, contudo não eram as crônicas que me tinham a alma. Eu queria mesmo era escrever contos, criar estórias, inventar e misturar, iludir, reorganizar, imaginar, voar...


Tentei um ou outro conto, mas estes eles guardavam; e a pessoa que era responsável pela edição tinha o azar, uma espécie de maldição, de encontrar-me em tudo que era lugar da cidade. Incrível como a coincidência nos atraía para nos confrontarmos em toda parte! Na rua, nas lanchonetes, nas lojas, na fila do banco, na recepção do hospital, na sorveteria... Era mutuamente constrangedora a situação de eu ter um texto aguardando sua publicação. A pessoa já se explicava antes mesmo de eu perguntar qualquer coisa sobre a publicação do texto. Em verdade, eu nunca perguntava. Continha-me, à grande custo, mas continha-me. E a pessoa dizia: “Seu texto está lá. É ótimo! Sairá neste final de semana.” Eu falava alguma coisa sobre o mote do texto, o processo pelo qual o concebi. Eu parecia até um escritor falando da cria, ou um pai falando do texto, como queira.


Depois de alguns textos publicados mais adiante, cheguei a enviar um ou outro poema, alguma crônica. Até que um dia, e tudo um dia termina, perdi minha vaga.


Mas não perdi para um concorrente comum. Perdi para um escritor póstumo. O meu lugar de articulista fora ocupado por uma pessoa que enviava suas mensagens via psicografia. Respeito profundamente a memória desta pessoa. Aceitei com resignação a perda do espaço. Não enviei mais textos para aquele jornal. Mais tarde, uma pessoa influente do mesmo jornal me revelou que gostavam de meus textos, mas aquilo que eu fazia era Literatura, e que não havia ali espaço para Literatura. Disseram que era até uma falha não ter tal espaço, mas era aquilo no momento. Compreendi.


O fato de eu perder meu posto para um escritor póstumo fora algo, com o devido respeito, inusitado. Mas Machado não escreveu as Memórias Póstumas de Brás Cubas dedicando a obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes do cadáver do protagonista do livro? Portanto, não seria este um motivo para que eu desistisse de escrever. Continuei. Sou determinado. Perdi alguns concursos. Tive textos recusados por outro jornal e até por uma revista. Vou colecionando os nãos. Isso não me aflige. Na escola, nunca tive uma redação elogiada. Nunca fui o melhor aluno em Português. Sou uma espécie de anti-herói. Em minha infância, em casa, tínhamos uma bíblia ilustrada, um livro sobre hortaliças e seus efeitos medicinais, e revistas de vidas de celebridades descerebradas, e mais nada. Mas nada disso me aflige. Escrever, para mim, é uma necessidade. E publicar é um gosto. Eu gosto. Um dia ainda escreverei algo que me permitirá escrever ainda mais, e espero que não seja via psicografia.


Obs. Esta postagem foi escrita com o intuito de descontrair meu pensamento em um momento que eu poderia ter optado pela contração do mesmo. Hoje vivo algo mais feliz. Estou em vias de ter meu primeiro livro publicado. Mas a tudo agradeço pela cota que caiba. Obs.II Na foto o farol de Itajaí




Twitter @Jefhcardoso74

Comentários

  1. É Jefh.. são coisas difíceis de serem entendidas.. lendo aqui seu relato.. fico a pensar.. como será que pode um jornal não ter um espaço para a literatura?.. isso me leva a crer que cada vez mais a cultura neste país está em baixa.. depois me vem a mente.. como uma pessoa que escreve de forma tão cativante e que nos prende a atenção até a última linha, nunca teve um reconhecimento em tempo escolar?.. realmente imperdoável.. Desculpe-me.. mas adoraria ver a cara de "bolacha" dessas pessoas após a publicação e sucesso de seu livro [:)] .. e por falar nisso, não se esqueça, um exemplar é meu com direito a autógrafo hein? rsrsr.. disso não abro mão rsrsrs.. bricadeiras a parte, desculpe se fui um pouco rude.. mas tem coisas que não compreendo e quando não aceito.. eitaaaa que me dá nos nervos rsrs
    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  2. Jefh.............. Vim dar um beijo.........

    ResponderExcluir
  3. bem acho q compartilhamos o mesmo sonho
    rsrsrs tbm queria escrever para um jornal ou coisa do tipo
    os elogios q recebo são unicamente no meu blog
    de q cidade vc é?
    itajaí?
    se for já passei por lá
    abçs ate +
    ops tem continuação la no meu blog

    ResponderExcluir
  4. Pois eu lhe digo Jefh: continue escrevendo, no blog, no guardanapo, na agenda, no pc, na mente...não pare. Você tem o dom da palavra. Tenho "feeling" e se eu fosse dona de um jornal te contratava agorinha para ser um "articulista" (palavra que eu desconhecia). Acho que já te disse: você escreve com o coração e é disso que leitores precisam. Te gosto de graça e não é só porque vc é de Ituverava (tenho muitos familiares morando lá) mas é porque vim um dia e finquei com amor, os pés nesse chão. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Jefh
    O caminho é esse, escrever para satisfazer-se a si próprio, de nada adiantaria você ter mil textos publicados e não sentir prazer em tê-los escrito. O reconhecimento uma hora chega, não é por acaso que seu blog tem tantos leitores e seguidores. Reitero o que já disse certa vez, sua escrita flui livre, mas é criativa. O fato de ser literatura deveria ser um motivo a mais para aceitação, afinal é algo novo.
    Mas contentar críticos é uma tarefa árdua. Continue sempre em frente, você tem talento. Eu, por exemplo, só consigo escrever algo quando recebo um insight e isso tem que satisfazer a mim. Aliás o blog foi um teste do qual ainda não desisiti.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Jef..fiquei extremamente envolvida com a sua história, e o quanto você é uma pessoa exemplar, concordo plenamente em você continuar, e pode ter certeza que terás espaço em jornais, revistas, e quem sabe escrever uma obra, vc já escreve várias, né!! Aguarde tranquilo e confiante ..rs!
    Senti através desta escrita uma sintonia forte!
    Bjoss
    Boa Noite
    Roberta

    ResponderExcluir
  7. Vc não deixou de ser 'articulista'...seja o que isso for!
    Abçs*

    ResponderExcluir
  8. oi
    que seria do vermelho se todos gostassem do amarelo?
    no meu tempo de professora eu achava que uma boa aula eu só encontraria em livros, procurava, procurava e não gostava, pensava até, como é que aguém ganha dinheiro vendendo um livro destes. Continuava procurando até me dar conta de que o que eu procurava estava dentro de mim. Eu ficava tão feliz com o tal plano de aula que chegava a acordar durante a noite e ia reler o que eu fizera, às vezes queria até que não existisse a noite para eu ir direto pra escola, chegando lá ansiosa em passar pro alunos, passava e o retorno da bela aula não era o que eu esperava. Conclusão: nem todos tem a visão e a sintonia para aquilo que criamos, mas é assim mesmo, neste mundo tem lugar e oportunidade pra todos, os grandes nomes que lemos hoje já se foram há quanto tempo? continue amigo, isso que você faz, o que muitos de nós fazemos, primeiro tem que agradar a nós mesmos, isso é o que importa, isso é identidade, se não qualquer um poderia escrever qualquer coisa ou fazer, mas o que cada um faz e faz de diferente é que é a "diferença"
    ...nossa!!! ainda vou escrever um livro!!!
    bjão! ah, o coelho da Páscoa tá te esperando lá na minha página! faça seu pedido!!!

    ResponderExcluir
  9. Poxa... ler o que você escreve é realmente, ma-ra-vi-lho-so! Parabéns mais uma vez.

    Te agradeci lá no blog pelo comentário.

    Uma ótima noite pra você!

    ResponderExcluir
  10. Jeff,,gosto da sinceridade com que você escreve.
    E estou torcendo para que você publique seu livro. E que ele seja motivo muitas alegrias.
    Ter um sonho realizado é uma alegria. Ter um sonho realizado, que de alguma maneira contribui para agregar algo a vida das pessoas,
    melhor ainda.
    Publiquei hj no meu blog como titulo de uma postagem: Tudo vem na hora certa.
    E quando não vem , ou porque não era a hora certa ou porque algo melhor ainda esta por vir.
    Ninguém tira de mim essa crença.
    Quero ser convidada para noite de autógrafos.
    Vou postar a foto no meu blog, que ja virou menininho.
    Bj
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  11. Oi Jef, esta história é realmente muito envolvente! Senti uma sintonia muito forte!
    E percebi o quanto você é uma pessoa exemplar..que confia e sabe que teu lugar esta reservado em jornais, revistas..e para livros, afinal você já é..um escritor!!
    Gostei muito de ter lido a sua história!!
    Estarei sempre por aqui te visitando!
    Bjosss
    Roberta

    ResponderExcluir
  12. “Mesmo que a felicidade lhe caia do céu é preciso estar na hora e no lugar certo. Mova-se!”
    Depois de ler suas "angústias" e pegando naquilo que você escreveu, acrescentarei: quando acontecer a felicidade não lhe cair do céu, mover-se, pode ser pouco...pois pode mover-se, apenas, em torno de si próprio... saia do seu eixo... procure outraos mares, outros faróis!!! Entretanto, enquanto não encontra, permita-se continuar crescendo, aprenda com os outros (mesmo com os póstumos...lolol), ouça os "nãos" e aprenda a transformá-los em "sim" se reverter a seu favor essas angústias como oportunidades para se desenvolver...
    PS: isto não são conselhos... por favor, longe de mim ensinar alguém que não conheço... isso seria arrogância da minha parte... acredite que isto foi um monólogo tb dirigido a mim a partir das suas palavras... quem já não vivenciou destas coisas "atire a primeira pedra"....
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. O que importa, Jefh, é a constância de propósitos! Isso nos define em múltiplos aspectos. Importa ainda, e sobretudo, não permitir que o "ideário" feneça, seja por tropeços que fazem sangrar, seja por muros que cerceiam horizontes e principalmente, por inanição.

    Tropeços, muros, barreiras e tantas mais, ocorrem ao arrepio das idiossincrasias humanas, nos seus plurais contextos. A inanição, ao contrário, vincula-se à sua abnegação e vontade plena. E este ideário, ao sabor dos ventos da vontade, nas velas da imaginação, criatividade, alegria e competência, permitirá a exploração de outros mares consolidadores dos seus projetos e sonhos.

    E se há algo que lhe pertençe, além da vontade, é a competência.

    Então, meu caro, como gosto de dizer, avante, sempre!

    Fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  14. ficou legal, e achei sua opnião legal por isso vou segui_la é sempre bom ter a opniao de outras pessoas e... fique a vontade para fazer sua "chamada" em meu blog...
    obs: mandei outro desse mas acho que voce nao recebeu se tiver recebido exclui este comentario...

    ResponderExcluir
  15. Gostei de seu blog. Fotos mis vc encontra no site photo.net . No meu blog apenas arquivo o que li, vi ou lembrei. Interesso-me por cinema, literatura, publicidade e comportamentos. Não tenho religião nem time, nem sexo.
    Tenho link com vários pasicanalistas. Não trato de política nem assisto TV. Enfim, vivo meio nas estrelas mesmo....

    ResponderExcluir
  16. JEFH
    Fiquei muito contente por ter comentado meu poemas, que bom que gostou!!!
    Eu também gosto muito de escrever,como você!!!
    me segue no twitter @maryahpinheiro
    Boa Quinta- feira!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Sua Atitude radiante modifica o ambiente
    Pensando e agindo sempre positivamente,
    tudo a sua volta se ilumina.

    ResponderExcluir
  18. Jefh permita-me chamá-lo assim, amei seus artigos parabéns! Torno-me sua seguidora. Abraço. Claudia

    ResponderExcluir
  19. Eu particularmente gosto quando descarregam uma situação aqui, coisa que muitos chamam de "desabafo" mas não considero assim.
    Bom, saiba que em mesmo número dos "nãos" que você recebeu de jornais e revistas, terás meus "sim" em aplauso a sua arte. Adoro isso aqui. Grade abraço

    ResponderExcluir
  20. Obrigado por visitar meu blog! Adorei seu texto. Sobre seu conteúdo, eu sou o tipo de pessoas, que faz um poema, ou um texto como quem pinta um quadro. Me expresso, e uso tudo que conheço, que vivi para isso. Com o tempo, a tendencia é apenas ter mais recursos e me expressar melhor. Concluindo, escrevo para mim mesma, como diz Mário Quintana - Quem faz um poema salva um afogado!

    Parabéns... E a casa do http://amorcafeeoutrosvicios.blogspot.com/
    esta aberta para vc!

    ResponderExcluir
  21. Oi Jefh,
    Vim retribuir sua visita ao meu blog e adorei seu canto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Oi Jefh...

    Obrigado pelo convite...eu nunca comentei sobre cronicas...ou sobre algum texto...pois minha área é outra.Mas confesso que senti muita verdade nas suas palavras...pelo memos vc me passou isso...eu li e reli...persistência já percebi...que é um fato em vc...Estou aqui torcendo pelo seu sussesso...me avise quando publicar seu livro...Eu quero um exemplar!!
    Eu gosto muito de ler...Um Lindo Final de Tarde pra vc!!

    ResponderExcluir
  23. Olá,JEFH
    Gosto muito do que vc escreve..Vc não só um belo articulista,mas bem articulado..rs
    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Oi Jefh, tudo na vida vale como experiência e quando voce menos esperar ...seu sonho se realizará. Desde já desejo sucesso em seu novo livro! Tenho certeza de que virão muitos e outros tantos em seguida.
    Abraços.
    MUITA LUZ DIVINA!

    ResponderExcluir
  25. Jefh, ja te devia uma visita ha tempos..
    Engraçado, também sempre tive mais gosto e prazer em escrever histórias, contos.. fiz alguns bons, outros nem tanto mas é sempre fantástico se deixar levar pela imaginação. Cronicas fiz poucas e tenho feito ultimamente o que eu menos acho faço bem, poesia!
    vou continuar por aqui, em silencio, a ler...
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Jefh...
    simplesmente me envolvo com tudo que vc escreve..
    mas confesso que hj gostei mais das letras miúdas no final do texto.
    PARABÉNS!!!
    você merece, e vai ter muito mais!
    quando lançar, comprarei um e quero autogradado..rs

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  27. Oi Jefh!

    Conheci seu blog através do blog da Adinety, fiquei curiosa e vim te conhecer, e adorei, você se expressa muito bem, adoro pessoas que como eu lidam com as palavras com tanta intimidade com tanto amor, também gosto muito de escrever, mas mais ainda de ler!!! Espero sua visita!!!

    bjs

    Vivi

    ResponderExcluir
  28. Mais que paixão, necessidade de escrever. Apenas.
    Adorei sua historia.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pelo comentario, gostei muito daqui ! beijos !

    ResponderExcluir
  30. Jefh .... Obrigada pela visita, pelas palavras...... Claro que sempre lembro de VCCCC!!!! E já estou aqui denovo...........
    Eu vim convidar pra ver meu último vídeos, no Blog SENTIMENTOS.
    http://sentimentos-jacque.blogspot.com/

    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Meu querido,viver não é tarefa fácil e essa nossa vida esconde e ao mesmo tempo nos revela mistérios que em muitos casos foge da razão.Eu costumo disser que esperemos sempre o próximo minuto , pois trará algo novo mesmo que repetitivo , mas não será igual...

    ResponderExcluir
  32. Olá Jefh

    Não importa quão grande é o seu sonho, o importante é que independente do que lhe dizem, tente realizá-lo.( Adriana Queiroz)

    Se o seu dom é escrever continue,a maior felicidade de um ser humano é poder fazer o que gosta,e se esse é o seu caso Parabéns, pq vc o faz muito bem!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  33. Olá Jefh tudo bem?
    Muito obrigado por visitar meu blog e comentar, fiquei surpresa ao ver uma pessoa que não é do mundo da maquiagem visitar meu blog. Fiquei muito feliz viu! Graças a você fiquei sabendo o que é um articulista, volte sempre e adorei seu blog, vou voltar mais vezes aqui. Boa sorte!

    Abraço da Paulete!

    ResponderExcluir
  34. Olá Jefh...

    "A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando
    a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos,
    mas o que o outro gostaria que fôssemos."
    (Pe. Fábio de Melo)
    Um Fds maravilhoso pra tí...

    ResponderExcluir
  35. Sempre sou atraídos por Blogs de excelente conteúdo. Gostei daqui.

    De jornal não sei, mas a nível de internet tem muito pra crescer.. O Jornal envelhece, aqui sempre estará publicado a qualquer momento e para todos.

    ResponderExcluir
  36. Jefh, o fato de você sentir que seu texto no jornal era imperfeito, se devia ao fato de você não ser o mesmo que o escreveu. Após escrevê-lo, já era outro. O pensamento muda, mudamos a todo instante, minuto, segundo.
    O prazer que você tem de escrever e colocar em seu blog, no momento lhe basta e assim espero, pois estou gostando muito de seus textos. Abraço Nina

    ResponderExcluir
  37. Não sabia que escrevias para um jornal, meus parabéns (atrasados).
    Mas a vida tem destas coisas, não é?
    O que posso dizer diante de uma situação destas... conitnue semeando, com certeza a colheita será farta.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Oi!!! Na verdade é uma letra de música sim, mas de uma cantora chamada MEGH STOCK. Ela é ex vocalista de uma banda chamada Luxúria. E a letra é uma dedicatória a alguém bem especial! =)

    ResponderExcluir
  39. Olá, querido!
    O prazer é todo meu.
    Como é bom encontrar pessoas que gostam de escrever e o façam tão bem.
    Seja sempre bem-vindo lá na aentrudeira.com.
    Te aguardo!

    ResponderExcluir
  40. Oi, obrigada. E fico feliz que tenha me visitado e gostado. Fico agradecida. Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  41. O ser e o não ser.
    Jefh! Obrigada pela visita e comentarios sempre tão carinhosos.
    Imagina este mundo um palco. Onde somos atores que desempenhamos vários papés: de pai, de filho,
    de aluno. de professor, de escritor, de sindico, de amigo, de esposo...sei lá...diversos papéis que repreentamos em cada contexto de nossa vida.
    Um papel não anula o outro. Vc pode amar sua profissão de terapeuta, mas nem por isso anula vc seu papel de escritor.
    Vc é ESCRITOR. é um dom. ACEITA.
    Quando aceitamos o nosso dharma as coisas chegam até a gente de maneira mais fácil.
    O universo conspira a nosso favor. Acredite.
    Um bom final de semana!!!
    Um batcho meu amigo escritor.

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  42. so passei para dizer que estou arrumando algumas coisas e umas delas é que eu mudei o site: http://istoemuitoincrivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. trabalhei até agora em um projeto de maquiagem aqui e entrei no meu blog muito pelo hábito de entrar antes de desligar o computador...e me deparei com seu post, com sua sensibilidade, com seu poema, com os meus sapatinhos mágicos! :) Que lindo presente. Você não imagina como isso me arrancou um soriso surpreso e intenso. Obrigada pelo carinho, por tantas palavras gentis também! Uma super beijoka pra você em seu coração e um fim de semana cheio de surpresas boas. um fim de semana repleto de cores pra você! :*

    ResponderExcluir
  44. gostei muito do seu texto vc fala com o coração, é triste mas nao podemos a gradar a todos... mas a vida e´assim colecionar "não" é um fato, e muito facil de ter dificil é colecionar "sim' pois sim é a conquista de todos, e sempre o mais dificil se torna prazeroso...
    parabens pelo seu blog...
    "ha... e com certeza logo vc publicará um bom livro para todos nós saborearmos suas palavra e claro nao será um psicografado rsrs"

    ResponderExcluir
  45. a já ia esquecendo nao esqueça de me seguir rsrs no meu blog e sempre que puder visite-me

    http://maryhelenarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Jef,

    Pois eu adoro literatura e confesso que o anti-herói tem seu charme literário :)

    beijokas procê
    Suyanne Correia
    @nannycorreia

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pelo Blog, Jefh:
    Seus escritos são agradáveis e de fácil leitura. Vá em frente e acredite em seus dons.
    Convido você e seus amigos a conhecerem o blog MARCAS FORTES. Um espaço dedicado a falarmos sobre marcas, com ênfase na marca pessoal.
    Sua companhia será bem vinda.
    Um abraço especial.

    Mauricio A Costa
    Autor de O MENTOR VIRTUAL

    ResponderExcluir
  48. Jefh... Obrigada querido... Eu não sei muito de espanhol, mas aqui no Sul a gente tem muito contato com os Uruguaios e Argentinos... na fronteira os idiomas se misturam. Eu ía muito pra lá. Moro em Porto Alegre...

    Beijo

    ResponderExcluir
  49. Ainda bem que vc não ficou aborrecido, pois vc escreve bem. Essas coisas acontecem e para que posasamos dar outras oportunidades a nós mesmos e não se acomodar. Mas a literatura deveria ser obrigatória em todos os jornais, mas infelizmente são poucos que a absorvem. bjs

    ResponderExcluir
  50. Parabéns pelo Blog, eu particularmente tenho mania por leitura. Na verdade gosto da BOA leitura e é isso que encontrei aqui.
    Esta é a primeira vez das muitas visitas que lhe farei.Um abraço e continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  51. Tenta escrever seus textos pra você e não para os outros. Com certeza, o resultado será bem melhor. Quando escrevemos pensando no que os outros vão achar daquilo, ficamos com um certo bloqueio de escrever o que estamos sentindo e desejando e aí que o texto acaba perdendo um pouco o sentido. Acho que escrever para nós mesmos sem se importar se será aceito num jornal, revista ou qualquer outro lugar é a melhor forma de se auto descobrir. Não desista, você tem potencial!!

    Obrigada pelo carinho no blog.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  52. vooc tem um otimo blog antes dever seu blog eu so postava coisas ilaria e engraçadas mais vejo q devo me inpira em pesso inteligente e q sabem escreve como vooc

    ResponderExcluir
  53. Obrigado, fico feliz por saber que pessoas inteligentes como você visita meu blog. :)

    Obrigada pelas palavras. sei que são sinceras e de coração.

    Adorei sua frase “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Irei Blogar com certeza. :)

    Volte sempre ao meu blog, e seremos grandes amigos virtual, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  54. Entre Rio e Floripa?!?! É mesmo! Não posso reclamar da vida, ela tem sido generosa comigo nesse sentido. Beijo. E obrigada também.

    ResponderExcluir
  55. Oi Jefh,
    Vim retribuir sua visita ao meu blog e adorei seu espaço.
    Graças a Deus que não se aborreceu, escreve bem. Sempre acontece esse tipo de coisa, mas é bom para ativar a criatividade.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  56. Jefh..Obrigada pelos comentarios inteligentes e criativos que vc faz em meu blog.Vc sorri ai e eu aqui!! A sua sugestão de contar minhas histórias de sincronicidades acontecidas com a ceramica, foi ótima. Meus seguidores adoraram.
    Vou postar outras.

    Respondendo ao seu ultimo comentário:

    Vitor Hugo eu sei que era tido a várias amantes.
    Cá entre nós..se a esposa dele, usasse um de meus colares, talvez ficasse um pouco mais atraente!!
    Quem sabe as amantes, se tivesem a opção? Um colar sacro ou um de ceramica? ( Ma Modesta )

    Vou usar uma frase de Vitor Hugo a vc:

    "Escritores, meditem muito e corrijam pouco. Fazei as vossas rasuras no vosso próprio cérebro

    O Problema coma gramática é o mais fácil. Contrate alguém para revisar o seu texto.
    E voce nem precisa colocar foto com pose de escritor. Esta do blog está ótima.

    Certo JEFH MODESTO!

    Um abraço,

    Ma

    ResponderExcluir
  57. Olá..acho que de repente você até perderia sua autenticidade se fosse obrigado a escrever coisas pra agradar. Assim tá ótimo; escreve por você, o que quer. E agrada muito.

    ResponderExcluir
  58. É meu caro, comigo também acontece o mesmo. Um texto que a princípio me parece bom, ao revê-lo como um leitor crítico vejo detalhes que poderiam estar melhor redigidos, mas enfim, já o publiquei no blog e agora seja o que Deus quiser. Não desista meu caro, continue perseguindo teu sonho que logo mais coisas boas ocorrerão, algo já está acontecendo, teu livro a ser publicado. Também já enviei contos e crônicas para um concurso e não foram publicados, continuarei enviando, que sabe, não é mesmo? Grande abraço amigo, logo mais retornaremos.

    ResponderExcluir
  59. Vc é uma pessoa ímpar...amei te ler,obrigada pela visitinha...é Artesanal sim.




    Um grande abraço*

    ResponderExcluir
  60. Quando crescer quero ser igual a vc...parabéns escreve muito bem...seus textos são envolventes prendem a atenção dos leitores...obrigado por alimentar a minha mente de palavras sábias sinceras e inteligentes!

    Ótima semana...

    Hasta luego!!!

    ResponderExcluir
  61. Oi Je!!!! Vim retribuir a visitinha no Woman's muito bom seu espaço.

    Adorei!!

    Abraços, Grazi!

    www.graziiangeloni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Voltei, pra te desejar uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  63. Tu é muito bom...adorei o modo como escreve. Parabéns!
    Adorei "Um belo dia, 37".
    Faz a gente parar e pensar no que realmente vale a pena...Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
  64. Parabéns pelo texto. Você tem o dom da escrita.Abraços.

    ResponderExcluir
  65. Oiiii,
    É tão bacana te ler!
    O mais gostoso de escrever é poder criar, inventar, misturar, viajar, fazer estória.
    Escrevr por obrigação, com temas definidos, ah é tão chato.
    Você irá plublicar um livro? nossa que legal, é sobre oque? Saiba que de algum modo ja tem uma leitora garantida! =D

    muito bacana o post, gostei!
    Grande abraço, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  66. Que isso cara, é sempre um prazer vir aqui

    ResponderExcluir
  67. Muito Boa tarde!
    Caro escritor...

    Em meios a blogs de artesanatos ( como o meu por exemplo rs), um em especial me chamou a atenção, O SEU!
    Nada na vida é por acaso!
    Li seu texto e me coube muito bem, quantas vezes temos que ganhar um "NÃO" para depois levar um sim...
    Aprendi uma coisa com as respostas negativas:
    TUDO É PARA NOSSO CRESCIMENTO, seja em qual for a área da nossa vida.
    Somos PROVADOS para ser APROVADOS!
    Por isso é importante persistir!
    Há um texto na bíblia que acho muito legal, que diz: HÁ UM TEMPO PARA TODAS AS COISAS!
    Nós só devemos saber esperar esse momento né!

    Quando puder faça uma visitinha no meu Atelier, será muito bem vindo!

    ateliersorria.blogspot.com

    Abraços... Fique com DEUS

    Priscila!!!!!!!

    ResponderExcluir
  68. Nunca páre! Escreva sempre e muito. Da minha parte, eu agradeço. Abraço.

    ResponderExcluir
  69. Oiie adooreei seu blog!
    Obrigado por te me vizitado no http://garota33.blogspot.com/

    Beeijoos

    ResponderExcluir
  70. pois é nao desisti do blog, pelo menos por enquanto, estou preparando muita coisa para o blog, mudei de site por um erro de ortografia no endereço do site (www._______.com.br....)quanto ao gatinho do blog, ele continua la, assustado... to pensando em trocar, e enquanto ao seu blog vai ter auguma novidade? um abraço...

    ResponderExcluir
  71. vim retribuir a visita..... e claro ddeixar meu coments;concerteza seu espaço no jornal, esta garantido....belas palavras, muito bem postas.. em sintonia e esclarecimento...com o meio...o espaço...eo leitor.. um abraço!

    ResponderExcluir
  72. logo... logo vc entrarar pro top de mensagens de reflexao mais famosas......!

    ResponderExcluir
  73. faço relações públicas, mas adoroo escrever, queria trabalhar em revistas de moda, mas é super difícil! você teve sorte de começar, já é algo para o seu portfólio!
    desejo muitoo sucesso, muito mesmo!
    e não se deixe abalar pelo texto psicografado te roubado o seu lugar, tá na moda por causa do
    Chico!
    adorei o post e o blog todo, vou visitar sempre!
    obrigada pelo comentário lá no blog, adorei!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  74. Oi Jefh!
    Como vai?
    Li seu comentário em meu blog e vim retribuir a visita. Adorei seus textos e de sua maneira de escrever. Seu espírito é avançado e com um olhar voltado para o futuro e é original, excêntrico e não parece ser nada convencional.
    Espero ter um livro seu, autografado, quem sabe?
    Um abraço!
    Desejo muitas realizações com suas estórias!

    ResponderExcluir
  75. Obrigada pela visita, Escritor!
    Já faz parte dos meus blogs preferidos, amo ler, e tenho absoluta certeza que esse será um ótimo lugar para me deliciar com ótimos textos!

    Fica com DEUS!

    Abraços...

    Priscila!!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. Ahhh, ja esta garantida sim!
    Com um altógrafo ainda, eim?!! hsuahushaus


    Hoje postei um texto da Clarice Lispector - que amo - também sobre a arte de escrever, acho que você vai gostar!

    beijos.

    ResponderExcluir
  77. E quem precisa de um jornal, revista ou concurso quando se tem a alma, ou um pedaço de papel para desabafar...
    Acho que escrever é isso...
    ps: obrigada pelo comentário no meu blog!

    ResponderExcluir
  78. Olá Jefh!agradeço pela visita!
    e lendo seu texto me identifiquei um pouco com seu relato.Não é lá muito fácil fazer com que nossos "escritos", sejam aceitos por todos, e como é o seu caso, publicados.Nunca passei por isso mas deve ser um tanto ruim!Mas pelo que li abaixo, já se foram a época de más marés não é mesmo?Que bom, sucesso com seu livro viu?
    Gostei bastante de seu blog!Parabéns!
    seguindo!
    bjs!

    ResponderExcluir
  79. Jeft!

    Já vivi esse filme. Não em jornais e revistas que era meu sonho. Mas quando escrevi e publicaram meu primeiro livro, ele não estava pronto, era um esboço. E fiquei super envergonhada quando li. Escondi. Mas numa doação, que fiz para ajudar uma causa, me descobriram.

    As coisas vão acontecendo. E psicografia, sinceramente, você ganhou. Só acredito no Chico Xavier, pelo que ele dizia. Sempre sobre o bem, sempre na mesma linha.

    Você é um vencedor!

    Parabéns!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  80. eheheheh pois eh ,muito legal seu blog parabens,aiai essa vida eh mucho loca mas vale a pena
    abracos

    ResponderExcluir
  81. Olá!
    Muito obrigada pela sua visita e por ter deixado um comentário... realmente eu me auto-mediquei ontem, mas porque não estava aguentando o meu pulso latejar, tomei um cataflan e só, não tomo medicamento forte e nada com paracetamol, sou alérgica. Há alguns anos atrás eu tive uma inflamação nos ombros devido a má posição na hora de amamentar (amamentei minha filha até os 3 anos e uns 2 eu amamentava deitada, com um braço para cima e isso acabou com minhas articulações). Depois de quase 1 ano fazendo pilates fiquei super bem, na verdade na 2ª aula eu já me senti curada, as dores se foram sem eu tomar nenhum medicamento. E agora só sinto essas dores quando faço muito esforço, ontem exagerei e foi isso. Eu amo escrever, mas não posso exagerar se não fico com o pulso dolorido depois. Sei que isso não é normal.
    Também não sabia que existia um nome para quem escreve artigos num jornal, pensei que fosse só escritor e pronto, rs. E o pior é saber que o jornal da sua cidade não tem espaço para literatura, isso é mau, talvez eles precisem mudar esse conceito para adquirirem "bons" leitores também. Eu não leio jornal, odeio, é só desgraça e mais desgraça, ah, e fofocas, claro. Prefiro ler um bom livro, ouvir uma boa música e escrever.
    Estarei sempre aqui.
    Boa sorte com seu livro.
    Graciane.

    ResponderExcluir
  82. Valeu a visita e não, meu marido ainda não está empregado. A coisa 'tá braba!

    ResponderExcluir
  83. Você não imagina como fico quando leio seu comentário em meu blog. Como você não imagina... vou te dizer... feliz, feliz, feliz!
    Porque é um privilégio imenso ter qualquer coisinha escrita por você. Obrigada e parabéns!!! Tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  84. Oi Jefh!

    Essas coincidências de encontros em supermercado, fila de banco, etc também acontecem muito comigo e acredito que elas não aconteçam por acaso. Consegui minha vaga aqui onde eu trabalho por meio de um encontro desses, com um ex-colega de faculdade.

    Adorei o texto!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  85. Jefh, que bom que você foi lá no meu blog, porque pude conhecer teu texto. Adorei, me identifiquei com vários trechos. Posso voltar, né?
    Será um prazer!

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  86. Engraçado como consigo escrever pouquíssimas coisas que não falem do que eu sinto. Talvez porque alivia um pouco, né ? É o coração falando em letras.

    Beijos da Flor

    ResponderExcluir
  87. Passando pra deixar beijos e sorrisos !

    ResponderExcluir
  88. Bom dia, licença... vou deixar meu link.
    http://palavrasqueabracam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  89. Muito bom este texto Jefh!

    Hilário, divertidíssimo!

    Ainda bem, que inventaram umas coisas no Brasil de lá prá cá, desde mais ou menos setenta e seis? Biblioteca, teclado, blog, estes apetrechos úteis sem os quais ficamos sem ar.
    É, que caderno não serve!... não sobram páginas, que arrancamos tudo! E teclar é mais rápido que escrever a caneta (prá quem fez datilografia claro, no meu tempo fazia...).
    Bom mesmo é a última tecla: "Publicar"!
    Mas...
    E quando recebemos umas visitas inesperadas como esta tua então!
    Aí sim!
    Enchemos o peito, e no "ser ou não ser", existimos!
    Super!

    Auristela

    ResponderExcluir
  90. É uma honra receber a visita de um estranho com tantos seguidores. Gostei do estilo literário. Abraços.

    ResponderExcluir
  91. Olá Jefh,
    Adorei sua visita no meu cantinho. Você é o primeiro homem a deixar um recadinho pra mim. Fiquei bem feliz. Seu blog é um luxo e seus posts mais ainda. E pela quantidade de seguidores e comentários estou vendo que é um sucesso também.
    Sempre que der estarei por aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  92. É UM PRAZER ESTAR AQUI. LI SEU POST E AGORA SEI O QUE É "ARTICULISTA". NUNCA TIVERA CURIOSIDADE... OBBRIGADA!
    POR OUTRO LADO, GOSTEI MUITO. É ASSIM MESMO, OUVIMOS MUITOS NÃOS, MAS...
    PARABÉNS!
    GOSTEI MUITO DO SEU BLOG TODO.

    ResponderExcluir
  93. Sempre ouvimos: "O sol nasce para todos", "Tudo tem seu tempo", "Juntando as pedras no caminho, construiremos um castelo", blá, blá, blá... Todos ouvem, mas poucos percebem a verdade. Taí, belo testemunho, valiosa experiência e reflexão! Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  94. Caro Escritor,
    Com certeza estarei aqui, SEMPRE!!!!!!

    " Que proveito lhe vem de haver trabalhado para o vento? " Eclesiastes 5:16

    Não deixe as palavras dirigirem a sua vida, antes, preste atenção aos fatos.
    Antes de correr como louco para examinar o mapa, trace uma rota, e sem afobação, chegue seguro ao destino.
    Não fique ouvindo notícias ruíns, não deixe que elas se instalem no seu coração.
    Antes, leia algo proveitoso, que fale da vida, que enumere as vantagens do amor, da lealdade, e antes de acreditar que o mundo é de todo mal.
    Descubra a poesia da vida, e enfeite a sua alma.
    Não permita que ninguém te menospreze!
    Não se deixe abalar por comentários vulgares.
    Ninguém veste o seu sapato, nem vive a sua dor.
    Por isso procure melhorar-se a cada dia.
    Diga sim, quando desejar sim.
    Diga não, quando não quiser sim!
    Mas, quando afirmar, que seja a verdade, e quando negar, seja a sua sinceridade.
    E para que tudo, seja gentil, e para todos, seja amor.
    E Deus, que nos ouve no sussuro, que lê nas entrelinhas, saberá perfumar a estrada da sua vida, e por onde você passar deixará um rastro adocicado de saudade.
    Muitos serão esquecidos, outros virarão nome de rua, mas os que vivem no amor, os que distribuem o seu melhor, serão eternizados por gerações, virarão estrelas na constelação Divina, e porque Deus é Amor, os que amam incondicionalmente, são INESQUECÍVEIS...

    VIVA O SEU DIA COM TODA A CERTEZA DE TER NAS MÃOS O PERFUME DE DEUS...

    UM EXCELENTE E ABENÇOADO FERIADO!!!!!

    Priscila!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  95. A tempos que eu não venho por aqui! Fico triste por ter perdido sua vaga nor jornal, e entendo muito bem porque escreveu isso, é assim mesmo, as vezes a cabeça está cheia demais, e esvaziar um pouco com boas palavras é sempre bom, e mais, me identifiquei com outra coisa, quando disse que suas redações nunca eram elogiadas na escola, que não era um bom aluno de portugues, digo que nunca fui bom e matematica no colegial, sempre sofri com decepções na mesma, e hoje sou aluno de engenharia, estou terminando de pagar todas as cadeiras do básico de matemática, na verdade esse periodo termino de pagar a ultima, e o que isso nos diz (momento auto-ajudaKKK), que ao não nos deixarmos abater ficamos ainda mais fortes, vai nessa cara, vc merece muito mais que um pedacinho de jornal!Abraços!!

    ResponderExcluir
  96. Oi Jefh.
    Olha só... Quanta honra! O farol de Itajaí.
    E quanto honra poder chegar até vc e ler seu talento. Vc é bom. Isso é o que realmente conta em tudo que vc postou.
    Vc escreve. Escreve por prazer. Por amor a literatura. E falando nisso... Não consigo imaginar que um "bom" jornal possa desprezar a "literatura". Na verdade, não consigo entender como pessoas possam desprezar a literatura.
    Colecionar "nãos" fazem parte de um grande sonho a ser realizado.
    E acredito que é o que já está acontecendo com vc. Seja "articulador" de suas próprias escritas. Da sua alma de escritor. Do seu talento.
    Viver o "algo mais feliz" é exatamente o "Dom" que Deus lhe deu. Uma dádiva!
    Essa é toda a diferença do "articulista psicografado".
    Não tenho o mesmo talento de escrever (embora ame escrever), contudo, Deus me deu o "dom" de apreciar a boa leitura. Amo!!!
    Espero em Nome de Jesus Cristo um dia chegar em seu blog que admiro e respeito e vc postar que seu livro foi publicado. Glória Deus!
    O jornal meu caríssimo amigo perdeu e nós seus leitores é que ganhamos. Obrigada.

    "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE." Fp 4. 13

    Beijo no seu coração. Em Nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  97. Querido Jefh,
    Como diz a Bíblia, "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu".(Eclesiastes 3-1). Acredito tanto nessa palavra que ela é real em minha vida. Há tempos esperava por uma oportunidade na minha àrea e cheguei a desanimar, pensando que nunca iria acontecer, parecia que ninguém enxergava nada em mim. Pois então, no ínicio deste ano, Deus me mostrou e mostrou principalmente a outras pessoas o valor que eu tinha e tenho. Agora ganho para fazer o que realmente gosto e te digo que você tenha fé e continue sua luta, pois para Deus nada ´tudo é possível.
    Abraço fraterno,
    Silvinha

    ResponderExcluir
  98. Oi querido!
    Primeiro quero agradecer sua visita ao meu cantinho, por isso vim conhecer o seu!
    E me senti privilegiada de receber seu comentário, pois escreve muito bem. Apesar de ainda duvidar, pelas negativas do caminho. Mas, tudo acontece ao seu tempo. Se é o que gosta, não desiste nunca!
    Estarei sempre por aqui, te acompanhando.
    E será sempre um prazer te receber no meu cantinho também.
    Aproveitando desejo a você uma Páscoa cheia de luz e renovação!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  99. Oiee, fiquei muito feliz com seu comentário no meu blog. E parabéns pelo seu trabalho. Eu vivo escrevendo artigos p o jornal da minha cidade, mas eles nunca publicam...rs Já no seu caso, foi convidado, isso é maravilhoso!
    Fico bastante feliz por vc!
    Estou te seguindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  100. Jefh, vim retribuir a visita e aproveito para parabenizá-lo pelo seu bom gosto e talento. Já sou seu seguidor. Um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde Jefh, passei para conhecer seu blog.
    É maravilhoso cheio de assuntos bom pra se perder na leitura.
    Bjus no core

    ResponderExcluir
  102. Jefh sempre veinho para atualizar minha leitura adoro teus textos e creio que sua coleção de "nãos" tenham lapidado seu estilo, eu acredito que tudo vem no momento certo, e também prefiro que a realização dos desejos não seja através de psicografia...rsrs
    Boa sorte em seu lvro.
    Desejo-lhe uma Feliz Páscoa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  103. "Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez." Caio Fernando Abreu

    ResponderExcluir
  104. Bom dia passando pr ti desejar um lindo feriado de pascoa com toda sorte de benção fica com papai do céu!!!

    ResponderExcluir
  105. Obrigado pelos comentários, amigos! Estou indo aos respectivos blogs para manter contato e agradecer. Abraços!

    ResponderExcluir
  106. Jefh, adorei sua visita... Amei seu relato!Beijos

    ResponderExcluir
  107. Jef, eu posso te garantir que seus textos são maravilhosos. E sabe qual é o ponto mais alto deles? A sinceridade com que os escreve, a maneira simples de deslanchar o assunto, a fluidez. E não estou sendo leviana quanto ao elogio, sou professora de Língua Portuguesa, redatora de trabalhos acadêmicos e de redações nesses concursos da vida(de Brasília para ser mais exata. E haja concursos).
    Se não deslanchou é porque ainda não teve o encontro com a pessoa certa. E como você mesmo se auto definiu como uma pessoa que vai atrás dos seus ideais, eu te digo que por esse vale a pena você lutar. Escrever não é somente uma arte, é um dom. E quando somos malucos pela escrita, acaba sendo uma compulsão.
    Que seja Jef, arte, dom, maluquice, compulsão, siga seus sonhos, pois sonhar faz parte dos planos de Deus na nossa vida.

    ResponderExcluir
  108. Estou esperando vc seguir o meu blog. Será um prazer tê-lo no meu Espaço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  109. Obrigada pela a visita ao nosso blog, belas as palavras, percebemos que você tem alma de educador e isso é maravilhoso.
    Só para te esclarecer, Cleonice é a professora homenagiada com o nome do centro municipal de educação Infantil. Eu sou Ana Albuquerque é estou na gestão do centro. Nosso blog está em processo de construção em breve estaremos com novidades. Valeu

    ResponderExcluir
  110. Gostei muito deste post. Obrigada pela visita ao meu blog. Abraços!!

    "Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto
    É como se abrisse o mesmo livro
    Numa página nova..."

    Mário Quintana

    ResponderExcluir
  111. Parabéns pela determinação e pela atitude positiva!Vou aguardar a edição de seu livro. Avisa qd sair! Abraço.
    Bia.

    ResponderExcluir
  112. OI, JEFH, OBRIGADA PELO COMENTÁRIO NO MEU BLOG.
    EU ESCREVO PARA NÃO ENLOUQUECER, AS PALAVRAS FAZEM "BUNG JUMP" EM MINHA MENTE, ATÉ QUE EU AS DEIXE FLUIR NO TEXTO... RISOS. JÁ VI QUE COM VC TAMBÉM É +OU- ASSIM.
    ADOREI "O ARTICULISTA PSICOGRAFADO"!
    LI ALGUMAS COISAS, AFINAL VOCÊ É UMA TORRENTE DE CRIATIVIDADE!
    TALENTO VOCÊ TEM DE SOBRA. DEUS JÁ O ABENÇOOU. SÓ FALTA SUA ESTRELA BRILHAR MAIS FORTE E UM BOM PEIXÃO, NÃO IRIA MAL, NÉ AMIGO...RISOS. SU-CE-SSO!!

    ResponderExcluir
  113. Meu amigo... As coisas estão assim... Um picareta qualquer faz algo e todos comparam com uma coisa de qualidade. Ocupam o mesmo lugar... O negocio é ser cara de pau, quem tem vai longe, mas não se preocupe um dia você vai ter valor...
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  114. Voltei! Dei uma orelhada nos teus textos e fiquei no psicografado, lá do jornal. Jornal quer textos enxutos, curtos!E Crônicas são assim. Realmente, és escritor, teu texto é literatura, para contos, romances, livros! As editoras só publicam livros com no mínimo cinguenta páginas,sabes. Esse não será teu problema!O brasileiro tem preguiça de ler. A grande maioria só lê as manhetes rsrsrs Abração!

    ResponderExcluir
  115. Olá Jefh, Parabéns . Você é um ótimo escritor . Mais uma vez parabéns . BJos...

    ResponderExcluir
  116. Obrigada pelo retorno Jefferson!

    Você disse: "Prazer imenso estar novamente aqui! Obrigado por sua atenção ao meu blog! Não utilizo o modo público para seguir meus blogs amigos, isso para evitar que algumas pessoas fiquem aborrecidas comigo. Mas sempre estou presente onde me chamam... [sorrio] Um grande abraço e obrigado ao New Emporium! "
    Entendo-o. Mesmo assim, estou seguindo-o. Não sei porque, mas minha foto não está aparecendo no blog de ninguém. Sei que estou seguindo as pessoas, pois quando clico novamente em "SEGUIR" aparece a seguinte mensagem: - Deseja parar de seguir esse blog?".
    Sinceramente, não sei porque o meu blog está assim.
    De qualquer forma, obrigada pela visita! Apareça sempre! Tenha uma linda semana!
    Abraços,
    Veruschka
    http://new-emporium.blogspot.com/

    Nem essa mensagem está aparecendo o meu perfil... Afff!

    ResponderExcluir
  117. Eu fiquei emocionada com esse texto, infelizmente eu me aflijo, eu não deveria nem sequer escrever uma frase, pois sou carente da língua portuguesa só carrego essa necessidade de escrever e uma coisa inexplicável, sempre escrevi dês de nova mais nunca tive coragem de mostrar logicamente nada intelectual apenas pensamento. Mais depois de ler esse texto vejo que nunca e tarde e a esperança e a única que resta. sei que ler è a melhor coisa para melhorar mais por umas e outras que não vale a pena dizer parei por força maior de ler por quase 15 anos retornando agora.não tenho pretensão de publicar livro nada do gênero apenas amo poesia e escrever e mais que uma necessidade
    E respirar seja o que for o sentimento aflora e tudo flui.Parabéns querido deus te abençoe porque talento e o que te sobra e todos seus desejos vão ser realizados o céu conspira ao seu favor mesmo que encontre uma poeirinha aqui outra ali você e aquele que a gente diz nasceu para isso. beijosss

    ResponderExcluir
  118. Bom dia querido Jefh! Luz na tua vida sempre! Generoso é você visitando páginas de iniciante como eu... Muitas coisas me encantam aqui no teu Blog mas, tua determinação e firmeza de propósitos ficou muito claro nesta mensagem... Também penso assim, nunca desisto, aliás isso é que me faz feliz todos os dias...me anima, entusiasma...liberta para ser "o que deve ser, dando aos os outros o direito de serem da forma que quiserem"...Para todos que chegam aqui você é com certeza ESPECIAL!!! Feliz em segui-lo... Que o Senhor da Vida te envolva em infinita paz...Abração...até breve...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c