Pular para o conteúdo principal

A CASA DE PORTINARI

A arte que um homem faz pela vida a fora é nada mais que sua reação diante de todas as coisas que lhe chegam aos sentidos. Um dom é uma coisa maravilhosa. Uma atribuição divina. O artista é todo aquele que existe. O artista que alcança frutos e fama através de sua arte é um afortunado, um privilegiado, pois tudo neste mundo é arte e ele obteve a sorte de conquistar o mundo através da sua. Deus premia quem cria com fidelidade a Ele, com perfeição e paixão, mesmo na imperfeição. Um homem tem que saber de si, tem que admitir-se, pois se não, passa a ser uma imitação de algo, uma fraude, uma cópia. Abre mão de si próprio para agarrar-se a uma imagem que não é a dele.


Diante da casa de Portinari pude ver que a ostentação é uma ilusão barata que abriga alguma falha, é a fachada de algo inconfessável, talvez de uma falta de alegria diante da própria vida, a qual se tenta suprimir com ricos adornos, objetos caros. A casa de Portinari é simples como as casas de minha infância. As casas de aluguel nas quais vivi os meus dias de menino pobre. As casas de meus tios e tias, de meus amigos. A Casa de Portinari é casa sem luxo, sem ostentação. De luxuoso só o valor de suas pinceladas em um ou outro afresco repousado numa parede de um cômodo. De riqueza somente o valor claro que é atribuído à família. De sofisticada somente a presença dos modernistas e suas declarações fixadas nas paredes.


É bom perder-se pelos cômodos da casa de Portinari em uma tarde chuvosa de final de verão e descobrir que ele era poeta e ilustrador. Descobrir em seus versos que ele conservava sua alma de criança. Atestar que sua casa crescia e ganhava um cômodo em cada tempo, pois era um bom anfitrião. Ali podemos ficar perplexos diante da complexidade de um ateu muito religioso, um comunista muito cristão. Ou como disse Antonio Callado em Retrato de Portinari: “um ateu saudosista dos tempos de crença, um comunista incapaz de arregimentação”. Portinari foi um bom filho, um bom neto, um grande amigo, um grande irmão. Em casa de Portinari, é forte a presença de toda sua família e principalmente de Dona Dominga, sua mãe. Isso fica muito claro ao ver ascender o retrato que conta coisas sobre os Portinari imigrantes italianos. É fascinante ler o quarto onde as paredes são cobertas por poesia. Leia o quarto e depois diga que leu certa vez não uma carta, um texto, um livro, como é o costume, mas um quarto inteiro de poesias. Vá ao jardim, e veja que DIO habita ao lado de roseiras centenárias, goiabeiras ao fundo e simplicidade em toda parte. Caminhe até a capela e veja as imagens sacras, presente para avó enferma, que já não mais podia deslocar-se à igreja para professar a sua fé católica. Contudo, não se iluda. Ali é tudo muito simples e é preciso desprendimento para sentir o privilegio de estar naquele lugar. Se é luxo que procura, melhor ir à casa de gente mais sofisticada. Em casa de Portinari só há Portinari, família, simplicidade, história e arte.



Obs. No texto O Caminho Para Casa de Portinari: A primeira foto é da placa que fica à entrada da casa. Essa placa, como podem ler na foto, fora uma homenagem do Governo Abreu Sodré. A segunda foto é uma escultura realizada por seus concidadãos em homenagem ao pintor. A terceira foto é da fachada da Igreja de Santo Antônio, onde o pintor retratou Santo Antonio e sob a condição daquela imagem jamais deixar o interior da igreja. No texto A Casa de Portinari: As fotos são da fachada da casa e do exterior da mesma, incluindo o jardim e quintal. Não era permitida a realização de fotos no interior da casa. Sendo assim, resisti à tentação e não transgredi em momento algum.


No Twitter @Jefhcardoso74

Comentários

  1. muita riqueza escondida na simplicidade...
    ótima semana

    Hasta luego!!!

    ResponderExcluir
  2. Jefh,

    que casinha mais linda! Faz relembrar minha infância quando viajava para casa do avó no interior de Minas...
    Ai que saudade boa...De uma infância muito gostosa de pé no chão, correndo pelas ladeiras abaixo...
    Hummmmmmm...
    Abraços,
    Suzana Drummond

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, lindas fotos, lindo lugar.
    Traz um "quê" dos dias antigos, do tempo que não vivi, mas que parece que tudo era mais feliz...

    Tempos que vc não passa no meu blog hein?? rsrs

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Jefh que postagem singular sobre a casa de Portinari, você conseguiu fazer com que eu andasse nela através de suas palavras.
    Parabéns por seu estilo único!!!
    Gostaria de postá-la no meu blog com os devidos créditos é claro!!!
    Entre em contato se for possível!!!
    Um grande abraço poeta.

    ResponderExcluir
  5. Jamais imaginaria a casa dele com tamanha simplicidade, é admirável! Obrigada por compartilhar isso conosco, é um grande exemplo de humildade.
    Um abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Jefh,
    A simplicidade na arte e no viver é um dos predicados básicos para a felicidade.
    Abração,
    Eró

    ResponderExcluir
  7. Queria eu ir lá tbm *--*. rsrs. Olá Jefh. seguindo... teu blog ai que já aprecio :). enquanto não posto contos mais serios, dar uma olhada nesse texto que sei que você deve ter uma boa visão de literatura. "Som Da Despedida" e comenta o que pode achar.

    http://leiaemcasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Curti o txt!!!
    Quando tiver oportunidade, também vou conhecer este lugar!!! ^^
    abraços

    João Fábio Sommerfeld

    ResponderExcluir
  9. Oi Jefh, muito sensível seu texto, nos dá vontade de ir até lá. Eu cortaria apenas o primeiro parágrafo...Blogueiros unidos. Namastê. Anasha

    ResponderExcluir
  10. "Um homem tem que saber de si, tem que admitir-se, pois se não, passa a ser uma imitação de algo, uma fraude, uma cópia. Abre mão de si próprio para agarrar-se a uma imagem que não é a dele."

    Tão simples e ao mesmo tempo tão intenso... gostei da sua escrita autêntica e sem "fraudes" :P
    Adorei você ter me atraído até seu blog, parece que eu fiquei no lucro podendo te ler! :D

    Boa noite procê e muita inspiração pra que eu tenha sempre motivos pra me surpreender em cada uma das minhas visitas aqui...

    Já estou seguindo...

    ResponderExcluir
  11. Olá Jefh, obrigado pela visita e comentario. Postei um conto mais serio agora. Queria q vc dessem uma olhada nele e comenta-se o que acha.

    PS: Acho que esse não é tão autobiografico quanto o ultimo rexto. rsrs.

    http://leiaemcasa.blogspot.com/2011/03/insucessiva-criacao.html

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita.Gostei de como escreve.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse texto. Há alguns anos ajudei uma criança a fezer uma pesquisa escolar sobre Portinari e fiquei surpresa com a simplicidade que descobrimos sobre sua vida pessoal.

    ResponderExcluir
  14. Obaaaa finalmente rsss


    Que lindo esse Jefh

    "Um homem tem que saber de si, tem que admitir-se, pois se não, passa a ser uma imitação de algo, uma fraude, uma cópia. Abre mão de si próprio para agarrar-se a uma imagem que não é a dele."

    Vou guardar pra colocar lá no meu cantinho, com seus devidos creditos.

    Poxa que pena não poder tirar as fotos no interior da casa, mas vc a descreveu de uma forma que posso bem imaginar.

    Adorei e dái fomos pra onde? já que tô nesse passeio rsss.

    beijos
    Carinho sempre.

    ResponderExcluir
  15. Que fantástico Jefh.. há coisas que realmente valem a pena e certamente se tornam inesquecíveis. Ao ler sobre sua visita ficamos aguçados a conhecer essa maravilha!
    Beijocas em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  16. Poxa, adorei a casa. Parece mesmo aquelas casinhas antigas que dá um ar de simplicidade e paz. Queria conhecer tbm...rs

    ResponderExcluir
  17. olá mt bom a sua iniciativa de propagar a riqueza da cultura brasileira em seu blog!
    parabéns por seu trabalho
    abçs

    tem + uma continuação no meu blog e talvez vc achara semelhanças com esse seu texto

    ResponderExcluir
  18. Ótimo texto Jefh,
    acho que o mais impactante da casa, é perceber que existe aquele chão de barro vermelho que ele pintou em tantos quadros.

    ResponderExcluir
  19. Olá, amei, pois é na simplicidade dessa casa, que observamos a riqueza e a criatividade desse grande artista. Parabéns, conseguistes me remeter a de minha infância.Portinari tem isso nos faz lembrar de nossa infância. Abraços e boa semana para você.

    ResponderExcluir
  20. O seu texto é de uma profundidade e de uma riqueza nas informações. Com certeza vou utilizá-lo em um momento oportuno com meus alunos.
    Uma ótima semana para você!

    Janaina Cristina.

    ResponderExcluir
  21. Este texto está recheado de conhecimento... e você tem uma escrita muito cuidada... já fui espreitar na net as pinturas de portinari e gostei... principalmente dum quadro com trabalhadores num campo de café... Esta expressão acho muito significativa, num mundo onde a falsidade e o fingimento são constantes...

    "Um homem tem que saber de si, tem que admitir-se, pois se não, passa a ser uma imitação de algo, uma fraude, uma cópia. Abre mão de si próprio para agarrar-se a uma imagem que não é a dele."

    PS: pode adicionar-se como meu seguidor? é que assim é mais fácil ver os seus post do que buscar o endereço... Se não se importar, claro...

    ResponderExcluir
  22. Que belo texto! Além do conhecimento, me fez lembrar da minha infância no interior.
    Adoro Portinari.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Foi com prazer que recebí seu carinhoso comentário em meu blog. Parabéns por seu artigo, tão rico qto o acervo de Portinari. Da simplicidade do lugar nasceu um dos mais "ricos" artistas, um ícone. Aos poucos vou ler todos os seus artigos e os comentarei. Um abraço e bem vindo, obrigada pela visita, apareça sempre, ok?

    ResponderExcluir
  24. Olá Jefh Cardoso!

    ..É com imensa alegria que agradeço sua visita e ao seu belo comentário!

    É uma honra conhecer um Blog com tamanha beleza e informações importantes como o seu...

    Seguindo com enorme prazer!

    Boa noite :)

    ResponderExcluir
  25. Ah Obrigado Jefh, porque nunca parou com um cafézim a noite pra escrever ? rsrs. Durante a noite escrevo sem café msm, mas isso sempre parece "romantico" \o/. Obrigado pela atenção ao ler. tem algum contato que possamos nos falar melhor ?. Segui o blog ?. Mto boa noite pra vc. Abraço

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela visita e comentário.
    Fico imaginando quantos mistérios envolvem esta casa repleta de histórias. Um passado que se faz tão presente...
    Seu blog está lindo, em aparência e conteúdos inteligentes. Parabéns!
    Como gostei do seu blog vou seguir.
    Fike com Deus

    ResponderExcluir
  27. A arte que um homem faz pela vida a fora é nada mais que sua reação diante de todas as coisas que lhe chega

    "LHE CHEGAM" - SUJEITO É "COISA" - PLURAL

    "ASCENDER" - É SUBIR - DIFERENTE DE ACENDER. O QUE VOCÊ QIER DIZER?
    FICO TÃO ENCANTADA COM SUAS CRÔNICAS QUE PRRECISO ME POLICIAR PARA VER OUTRAS COISAS.
    PARABÉNS, CRONISTA.
    VOU LER UMA CRçONICA POR DIA.
    DEUS O ILUMINE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito desse texto, Jefh! Lindo. Quase tao prazeroso quanto ir pessoalmente à casa de Portinari. "a ostentação é uma ilusão barata que abriga alguma falha" (!)

    http://bernardoececilia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Filhos que levantam cedo ? :O rsrs. vc perguntou o que eu tava lendo atualmente nem respondi(esqueci, rs). Bom eu não tou lendo mto, tenho poucos livros =/. Então tou mais escrevendo do que lendo, ultimo livro q tentei ler q não terminei ainda foi um de contos de terror e misterio do Edgar Allan Poe *--*. Vou seguir no twitter :)

    ResponderExcluir
  30. OLÁ JEFT, TUDO BEM????

    VIM AGRADECER SUA VISITINHA AO MEU BLOG... JÁ ESTOU TE SEGUINDO... MUITO RICO O SEU BLOG... PARABÉNS!!!

    PAULINHA SALES
    flordechitadeamargosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ahhh, amei a postagem!
    E todo o blog. O tipo de blog que gosto de seguir, então é o acabei de fazer, ta?!
    Ah principalmente gostei o seu comentario lá no meu. Que bom que gostou! Normamente escrevo solitária. São poucos os amigos que me visitam e que comentam, mas amo escrever e escrever então...
    Volte sempre!
    Abraços e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  32. A riqueza e sua formas...Minha andança por aqui hoje foi maravilhosa. Sucesso.

    Bjk Poética,

    ResponderExcluir
  33. Amigo que postagem !!!
    Creio não ter lido em nenhum blog ,e, nem ter visto tantas fotos da casa de Portinare imaginava uma casa antiga sim mais grande e imponente em sua arquitetura.
    Sem palavras,beijos no coração,Evanir.
    http://aviagem1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Lindo texto! Portinari é isso mesmo... o simples, que via beleza na simplicidade.. Saudades de quando passava as tardes na Pinacoteca, sempre ia dar um oi para o "Mestiço", de Portinari... Tanta dignidade e firmeza traduzidas em pinceladas...

    ResponderExcluir
  35. Olá, Jeff!
    Encontrei seu blog nas andanças pela internet. Simplesmente amei seu jeito de construir dos textos e a escolha das imagens.
    Abraços e sucesso!
    Juliana

    ____
    http://extensaosaladeartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Oi Jef, não só fiquei feliz em saber esses detalhes sobre Portinari como fui capaz de me sentir lá na casa tamanha foi a sua capacidade de descrever os detalhes... senti até o cheiro de chuva batendo na terra e me remetendo a miha infancia, também pobre, mas de qd ia pra casa dos meus avós e brincavamos na terra molhada. Portinari teve essa infancia, um provilégio de quem viveu em lugar como esse que vc visitou e quanto a mim, artista como Portinari, posso dizer que, como ele, tive essa contato especial com um lugar simples pra depois saber representar coisas outras em nossas telas...

    ResponderExcluir
  37. Olá Jefh! obrigada pela sua visita. Gostei mto do seu escrito sobre Portinari. Ele era especialmente simples, pois levava uma vida pacata em torno de seus pincéis e tintas, não obstante, seu imenso legado para a arte brasileira q colocou o Brasil na rota cultural do mundo. Belo blog, abraço volte sempre. Tb sou um pouco paulistana pq vivi na capital durante 26 anos de minha vida.

    ResponderExcluir
  38. muito bom... visite meu blog... coloquei mais videos

    ResponderExcluir
  39. Jef...parabéns mais uma vez.

    "A beleza da verdade é tão simples! Funciona como alquimia. Não importa quantos disfarces possam vir a sua frente, a luz da verdade não pode permanecer oculta. Ela atingirá as pessoas com uma linguagem simples e profunda. O mensageiro da verdade sempre incorpora formas comuns, leva vida simples e traz beleza à vida dos outros.
    Portinari é como um joalheiro que torna preciosa cada jóia impecavel, mas permanece recolhido a sua simplicidade.
    Este pensamento eu tirei do Livro a Paz de Todo dia, do Brahma Kumaris.

    Portinari era um HOMEM DA VERDADE.

    Hoje aprendi mais um pouco sobre ele. Obrigada por compartilhar.

    Um abraço amigo. Ja te considero!!

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada pela quase inauguração em meu blog, afinal, você foi a segunda pessoa que comentou... Como professora de Letras (português, inglês e literatura), devo dizer que "a casa de Portinari" também foi muito edificante pra mim... tendo vindo ele de familia humilde e sido um brasileiro espetacular em suas obras, meus parabéns pela dedicação! PAZ!

    ResponderExcluir
  41. Olá, te lendo lembrei da fascinação que tenho por casas antigas,essas casas que sobrevivem as monstruosas construções que temos nesste grande mundo da Era dos homens,rs...casas que contam histórias e guardam segredos...É maravilhoso lembrar da minha infância vivida na minha casa engraçada que tinha muitas coisas,menos o nada,rs.Obrigada por escrever esse texto e passar no meu Blog,beijos

    ^^

    ResponderExcluir
  42. Amém! Bom, obrigada e eu também estarei por aqui... PAZ!

    ResponderExcluir
  43. Ola jefh, obrigada pela visita, agradeço.
    So um artista pode pensar e ver o mundo atraves de uma casinha azul tão simples .Voce é um artista com muita sensibilidade e inteligencia suficiente para poder ter tantos comentarios não é?Nunca perca esse seu amor interno "forte".

    ResponderExcluir
  44. Realmente!grande é o ser que sabe fazer de sua própria arte ,uma estrada a ser seguida.Que possamos fazer de nossos dons algo positivo que sirva de lição e aprendizagem para outras pessoas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  45. Olá Jefh tdo bem ?
    então eu estudei um semestre em artes visuais e fiquei encantada em poder ver essa imagens da casa de portinari! impressionante !
    mto bonito e simples como vc descreveu !
    grande beijo

    ResponderExcluir
  46. Teu texto ilustra teu pensamento de forma clara e objetiva. Muito bom encontrar consciências como a tua. Obrigada por visitar e comentar no 'Traços'. Segue o link de meu outro Blog, com uma singela homenagem ao mestre Portinari: http://blogillustratus.blogspot.com/2010/05/candido-portinari.html

    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  47. Eiiiiiii,
    vim aqui conferir se ja tinha postagem nova. E dar OI.
    Lá no meu tem post novo, beijosss!!!

    Fique com Deus, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  48. mostrar um constatar a vida com a arte,uma expressiva contraste da vida portinari,uma beleza em um simples poste,achei muito bom,expressa a vida de um excelente artista clássico do contemporâneo brasileiro.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite :D
    Obrigado pelo recado, fiquei feliz em saber que você gostou do meu blog !!! To seguindo você me segue tambem http://lettymorenaa.blogspot.com/
    Adorei o seu blog vou vim aqui mais vezes !!
    Abração

    ResponderExcluir
  50. Jeff,

    Obrigado pela visita. Vc não sabe como é importante para mim, sua presença em meu mundo virtual. Como chegou nele? Rssss...

    Sobre esse post: vc é um poeta que escreve em prosa, amigo. As sensações que vc deixa transparecer entre as linhas são deliciosas. Senti-me perambulando pelas áreas citadas, como se eu fosse parte da paisagem. Tentador, diria. Fiquei com muita vontade de respirar esses ares.

    Mais uma vez, obrigado pela visita. Meu período "mais fértil" no blog foi entre 2008 e 2009. Se puder, passa por lá e veja as poesias. E sobre as músicas, obrigado tmb! Foram feitas sem pretensão nenhuma. Apenas um "ensaio" que puxou outro... e outro... e mais outro... e por aí vai. Rsss...

    Um abraço,

    Isso pode ser o início de uma bela amizade,

    Guilherme.

    ResponderExcluir
  51. Lindo texto, gostei da sua maneira de escrever... Tenha um ótimo findi.
    Bjos

    http://praticaecriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Ah! Vc se refere a "Samsara: os Filhos do Sempre"! É... Um sonho-meio-verdade meu. Rssss... Um dia eu termino esse livro. Mas preciso me esforçar mais! Rsss... Tá demoraaaando... Grande abraço! De vez em quando mando um link, sim. E vamos nos falando! É sempre bom fazer novas amizades. Ainda mais quando encontramos amigos-irmãos-de-arte! :))))) T+!

    ResponderExcluir
  53. ola, fiquei feliz em saber q vc compartilha das minhas ideias, gostei da forma como vc ve a vida e vou t seguir sem culpa, ate mais

    ResponderExcluir
  54. Obrigado por visitar o "Roberto Piva".
    Percebi a necessidade de um espaço para homenagear esse poeta da transgressão. Nosso Walt Whitman e Álvaro de Campos.
    Assim que puder, publicarei mais.

    Já estou te seguindo. Este é meu blog: http://cinzaemedo.blogspot.com/

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  55. Obrigado pelos conselhos...mas não dirijo não eu vou numa splinter para o serviço...ae vou e volto dormindo rsrs abração...ótimos final de semana

    ResponderExcluir
  56. Parabéns, muito bom seu blog!!!!
    Uma palavra tem o poder de fazer:Sorrir,Chorar, Amar,perdoar,Matar,Salvar. É isso aí Amigo continue usando seu talento!!!!

    ResponderExcluir
  57. Jefh

    Vim retribuir a visita e agradecer pelas palavras deixadas em meu blog.
    Achei interessante as diferentes temáticas que desenvolve por aqui.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  58. Oiiiiii.
    Obrigada!
    Queria há um bom tempo colocar pra fora o que coloquei em meu ultimo post. Sinceridade? Um desabafo quase. Obrigada.
    Mas saiba que eu sou adimiradora de sorrisos, os faceis então...
    Tem bastante gente a minha volta que não economiza o sorriso, e eu adoro isso neles. Eu que sou seria demais (defeito), mas tento consertar!
    Inspirado em mim, vai twitar aquela frase?
    Ahhh, ainda não tenho twitter, não me adaptei e fexei ele. quero ver se me animo novamente!

    beijosss, e obrigada denovo!

    ResponderExcluir
  59. Obrigada pela visita no meu blog e parabéns pelo seu!

    ResponderExcluir
  60. Jeff:

    O livro foi "Amar Pode Dar Certo" (Roberto Shinyashiki & Eliana Bittencourt Dumêt)

    De fato, o curso é muito bom! São 18 meses de estudos profundos, autoconhecimento, vivências ... entre tantas outras coisas.

    Nossa próxima leitura será: "A Linguagem dos Sentimentos" (David Viscoti, Ed Summus Pensamento). É preparar-se para novos desafios... Autoconhecimento dói, hein? Rssss...

    Abração!

    ResponderExcluir
  61. Olá, Jefh!

    Obrigada pela presença em meu blog e pelas palavras carinhosas! Gostei de ler tuas impressões sobre a Casa de Portinari. Nossa casa reflete muito do que somos, e fiquei impressionada (muito bem impressionada) com a simplicidade da casa dele.

    Ostentação, tô fora!

    Um abração,
    Neli

    ResponderExcluir
  62. Jefh parábens pelo blog, tá maravilhoso!
    Adorei este post, muito bom! Rico nas palavras, nas informações.. einfim! Muito bom.

    um bj

    ResponderExcluir
  63. Estive a ler as crónicas anteriores e esta, claro.
    Fiquei encantada. OS temas maravilhosos. Sou grande admiradora da pintura de Portinari.
    Beijo

    ResponderExcluir
  64. Olá, Jeferson!

    Primeiramente, obrigada pela visita no Viagens e Vivências...

    Adorei seu blog, há grande diversidade de assunto... e diga-se que todos são muito interessantes!

    Já estou seguindo...

    Abs,

    ResponderExcluir
  65. ola obrigada pelo seu comentario em meu blog.
    sim e mt interresante sim o seu blog, sim sobre a casa de portinari e a primeira vez que leio algo e que e mt profundo, esclarecedor e lindo .
    parabens

    ResponderExcluir
  66. Parabens pelo trabalho meu amigo jefh! seu blog é realmente maravilhoso, fiz o link e estou seguindo tbm ok
    ah! muito obrigado pela visita e pelo comentario lá no meu humilde espaço.
    um grande abraço meu caro!
    sucesso pra nós! que Deus lhe abençoe cada vez mais, vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  67. Nossa, gostei demais do seu blog e do modo como escreve. Estou seguindo você.
    Gostaria que convidá-lo para visitar meu cantinho também. Comentários são muito bem vindos.

    ResponderExcluir
  68. Olá Jefh que linda crônica, que momento extraordinário este de encontrar na rede um artista valorizando o talento de outro. Parabéns pela sensibilidade e muitíssimo obrigada pela sua visita.
    Realmente Portinari é um ícone.
    Escreva sobre outros pintores, estarei aguardando suas postagens.
    Abraços e muito sucesso, estarei lhe sequindo.

    ResponderExcluir
  69. Oiii...
    É sempre bom vir aqui e receber essas energias que fluem de suas palavras.
    Energias que inspiram e acalmam, que agitam e nos poe pensamentos e ideias na cabeça.
    Bjos no coração e tudo de bom pra vc. É bom poder estar aqui...

    ResponderExcluir
  70. Gostei muito da forma que vc escreve.
    Conheci a casa de Portinari ano passado. Senti que faltava alguma coisa, talvez muita coisa, pois Era A Casa de Portinari, mas parecia que ninguém se importava com a importância cultural, poucas pessoas, carinhas de pouco caso... Enfim, faz parte de nossa cultura.

    ResponderExcluir
  71. Jefh, se me permite chamar assim...

    Adorei como você encanta com as palavras... Consegui até sentir a paz que deveria predominar neste ambiente... Pois família é isto... é simplicidade..é a possibilidade de sentir a presença Dele em todos os locais para onde os olhos conseguem enxergar... é sentir as lágrimas de pura felicidade e de encontrar a paz tão estimada... e procurada...
    Agradeço a sua visita no meu blog...

    Abçs

    Arlete

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. OLÁ Jefh gosto do seu bloge do que voce mostra! estas casas antigas são muito bonitas lembra a casa dos meus avós e o passado volta a tona!fico com muitas saudades..
    Parabens pelo o seu trabalho... Bjoss no seu coraçao....

    ResponderExcluir
  74. A história me fez lembrar os próprios mineiros que dizem "logo ali" o que pode significar quilômetros de distância ou em qualquer lugar.
    O seu texto também me faz refletir sobre o gostar das coisas simples, longe do contexto onde são colocados os grandes artistas. Parabéns! Muito bacana!

    ResponderExcluir
  75. Oi Jefh
    Obrigada por comentar a munha ilustração para minha amiga Deusa.N verdade eu copiei o desenho e só fiz alguns ajustes.
    Já conheço a casa de Portinari e me emociono de saber que um artista com tanto talento representa nosso país muito bem em suas obras pelo mundo.Continue escrevendo sobre ele
    Ah! vou seguir voce agora,tá?

    ResponderExcluir
  76. Que casa maravilhosa, sua simplicade me faz lembrar algumas casas em que vivi minha infância, também de garoto pobre, na cidade de Jaboticabal-sp. No caso específico da casa de Portinari, a simplicidade talvez trouxe a imensa inspiração para aquele gênio. Belíssimo texto meu caro, logo mais estaremos retornando. Inté.

    ResponderExcluir
  77. Olá Jefh, obrigada pela visita no meu blog.

    Muito bom o texto, fez jus a obra do artista. Lindas palavras, muito bem colocadas. As fotos da casa de Portinari mostram a simplicidade de sua vida, talvez este sendo o segredo de sua arte.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  78. Olá

    Obrigada pela visita no meu blog, adorei a postagem sobre a Casa de Portinari, me deu vontade de ir também...mas deu para fazer uma viagem só com o que você nos mostrou, muito bom!

    Parabéns pelo blog!
    Até mais;)

    ResponderExcluir
  79. Obrigado pelos comentários, amigos! Estou indo aos respectivos blogs para manter contato e agradecer. Abraços!

    ResponderExcluir
  80. Bacana o texto Jefh.
    Principalmente por se tratar de algo ou melhor de um pintor que não teve o devido valor enquanto estava vivo, é um dos meus favoritos alias *-*

    E achei super interessante, parabéns (:

    Bjo :*

    ResponderExcluir
  81. oiee!!!
    adorei seu texto e imagens.
    Parabénsss!!
    Não deixe de visitar meu blog também...
    www.sylasemfoco.blogspot.com
    www.galeriadeartecib.blogspot.com e
    www.novaitariri.blogspot.com
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  82. Olá, amigo!
    Que delícia é a internet, não?!?!
    Poder trocar experiências, compartilhar saberes, pensamentos, sensações, contos, arte!
    Que privilégio o seu! Adoraria também sentir na pele a simplicidade não só da casa mas também das obras de "Candinho"!
    Concordo quando você se expressa em "A casa de Portinari" dizendo que "o artista é todo aquele que existe". Todos somos artistas? O que torna um homem que existe um artista?
    Quando paramos para analisar vida e obras de artistas renomados como Candido Portinari percebemos que toda a ostentação, grandiosidade, perfeição, genialidade presentes em suas produções têm como pano de fundo a simplicidade, aquela que você encontrou na casa do artista. Deve ser justamente esse o x da questão: algo só se torna luxuoso se for simples.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  83. Olha a casa do portinari, eu visitei ano passado, adoro o jardim... parabéns pelo blog super legal

    ResponderExcluir
  84. Simplesmente maravilhoso!!!abraços

    ResponderExcluir
  85. oi, Jefh,
    tudo bem?
    obrigada pela visita lá no Ciclicca...
    conheço a família Portinari, mas não conhecia a casa dO Portinari... rs.
    muito legal sua postagem.
    grande abraço,
    Cris

    ResponderExcluir
  86. Agradecemos o incentivo que nos deu. Aceitámos o convite e visitámos o seu blog. Parabéns pela iniciativa na divulgação da cultura brasileira, apesar dela ser mais divulgada em portugal do que o contrário.

    ResponderExcluir
  87. Oi :D
    Adorei esse lado cultural do seu blog. Continue assim
    Abraço, Camilla

    ResponderExcluir
  88. Muito legal seu post, tenho muita curiosidade em conhecer, quem sabe um dia né!
    Obrigado, Beijos!

    ResponderExcluir
  89. Oi estou passando para agradecer a visita ao meu blog e dizer que sou apaionada pela obra de Portinari. Gostei do seu jeito de escrever e vou acompanhar seu blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  90. Ola Jeff,obrigada pelo comentario no meu blog. e tambem pela materia sobre a casa de Portinari.
    Nos 450 anos de Sao Paulo fiz um "oratorio de viagem" referente a obra de candinho fiquei muito curiosa para conhecer a casa de Portinari. Legal vc retrata-la para nós. Valeu! Lucia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c