Pular para o conteúdo principal

HÓSTIA SAGRADA E ÁGUA BENTA

O fato é que o homem estava cada vez mais prostrado. Já não reagia à presença de quem quer que fosse. Decidiram que o melhor seria chamar um padre para que lhe ministrasse a eucaristia e, quem sabe, assim por acaso, a extrema unção divina.

O padre veio de boa vontade. Dona Elvira fez questão de recebê-lo pessoalmente à porta, contrariando as recomendações de Cleuza.
Ao ver o padre Bento, dona Elvira encheu-se de alegria. Tornou-se radiante. Beijou-lhe a mão, agradeceu por diversas vezes seguidas a prontidão com que ele atendeu ao seu chamado. Fez com que ele se sentasse à mesa para desfrutar um café como há muito não era servido naquela casa, e proferiu as mais variadas ordens à Cleuza, que não ficou parada por um segundo sequer durante a hora e meia que durou a visita.

Cleuza, vendo que Dona Elvira não finalizava nenhum assunto que iniciava, tratou de interromper a patroa perguntando se ela queria que vestisse seu Honório também com a parte de cima do pijama; caso o padre quisesse vê-lo naquela hora. Dona Elvira disse que sim, e logo em seguida guiou o sacristão até o aposento onde repousava o enfermo.

_Aí está ele, senhor Padre. Daquele bruto homem que o senhor conheceu no vigor de seus dias de lida de roça só restou este caquinho aí largado. Ele já não reconhece ninguém. Outro dia, o filho trouxe a netinha, por quem ele tinha verdadeira paixão, mas foi o mesmo que nada. Nem sinal de entendimento.
_Pobre seu Honório! Disse o padre, enquanto tirava do bolso uma pequena bíblia e uma caixinha de madeira contendo hóstia e um pequeno frasco com água benta. Dona Elvira pediu para que o padre ficasse à vontade para usar o pequeno oratório para depositar os seus objetos. Ele agradeceu. Depositou os objetos e iniciou a oração enquanto aspergia a água benta sobre o enfermo.

Seu Honório começou a tossir. Possivelmente alguma gota de água benta lhe entrou pelo largo orifício de uma das narinas. Tossia e não parava mais. O padre ficou assustado. Cleuza se apressou em sentar o enfermo para que ele parasse de tossir e recobrasse o fôlego. O Padre rezava compulsivamente. Cleuza gritou para que ele batesse nas costas de seu Honório. Padre Bento parecia petrificado com a situação. Cleuza gritou novamente, agora dizendo para que ele acudisse 'pelo amor de Deus!'. Então o pároco estapeou violentamente as costas do enfermo. Dona Elvira pouco viu e pouco ouviu de toda cena ocorrida diante de sua face. É que ela rezava em alta voz e comprimia os olhos o tempo inteiro. E quando viu o marido recobrar o fôlego, agradeceu ao Padre que, segundo ela, fora o responsável pela recuperação de seu Honório, que, ainda segundo ela, certamente teria morrido se não fosse a presença de espírito daquele santo homem.

O padre puxou um lenço do bolso e enxugou o suor da testa, retomou o ritual e ministrou a eucaristia à dona Elvira, que já não mais ia à missa devido ao marido enfermo, e então se valia daquelas visitas mensais para entrar em comunhão com o sagrado. Cleuza não participou do ritual. Foi para o tanque lavar umas pecinhas de roupa. E já era quase a hora de ela ir embora.

Com o auxílio de dona Elvira, o padre introduziu a hóstia na boca de seu Honório. Seu Honório já quase não deglutia os alimentos, estava em vias de colocar uma sonda para a alimentação.

Vendo que o marido não havia engolido a hóstia sagrada, Dona Elvira pediu ao padre Bento para que segurasse a cabeça de seu Honório erguida para que ela lhe desse um golinho de água para ajudar a descer a hóstia.

O Padre cumpriu o que lhe fora ordenado, e ainda segurava em suas mãos a cabeça de seu Honório quando, ao ver o homem com a face azulada, notou que ele havia se afogado pela segunda vez.

Desta vez o padre valeu-se da primeira experiência e começou a gritar desesperado por Cleuza. Quando Cleuza adentrou o quarto, seu Honório já não estava com a face azulada, mas tinha o rosto, as mãos e os pés roxos.

Dona Elvira ligou para a filha, a filha ligou para o médico da família, e o médico da família estava em um congresso e ligou para um colega.


Comentários

  1. Estou movida! Espero! Te quero! Te amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, olá Jefh. Bem, fico feliz que tenha gostado do comentário no tepegoas7 e do meu blog, e ainda mais por ler lá, pois é um blog q recomendo.
    Obrigada pelo comentário, e vim aqui com todo o prazer sim, para retribuir.
    Beijos, e não deixe de confirir meus posts, ficaria feliz com mais comentários seu.

    ResponderExcluir
  3. oi quero primeiramente agradecer a visita..olha estou lendo seu blog nste momento..e quero convidar vc a seguir meu blog..será uma honra..vc sera o primeiro...o número 1
    té++

    ResponderExcluir
  4. ha queria te fazer uma pergunta..como achou meu blog?? abri a pouco tempo.ainda nao sei mecher com isso direito..mas estou aprendendo..

    ResponderExcluir
  5. Costumo dizer a meus amigos, que nada na vida acontece por acaso, tudo tem seu porque, sua hora e seu momento.

    ResponderExcluir
  6. o.O
    a salvação é uma coisa! muito interessante!

    ResponderExcluir
  7. ola Jefh, bom dia! obrigada por sua visita...
    sim, concordo com seu comentário la!
    vim retribuir seu carinho e gostei do que li!
    abraço fraterno e um semana de luz e paz. carinho meu

    ResponderExcluir
  8. AAAAAA cadê o resto!!!!KKKKKK maldade parar assim de vezKKK(brincadeira), quando vi nas atualizações parei o código de programa que estava digitando e vim ler, kra, é pois é, espero o resto! Sim adorei! Te mais! abraço!

    ResponderExcluir
  9. Jef

    Vamos postar delícias para o Carnaval numa BLOGAGEM COLETIVA?
    Para quem está se preparando para cair na folia, ou simplesmente tirar essa folga para descansar, muitas delícias - leves e fáceis de preparar.
    Publique alguma receita ou dica relacionada com o assunto.
    Espero você junto comigo nesta blogagem.
    Veja lá.
    Bj
    Deborah

    http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-coletiva-carnaval.html

    ResponderExcluir
  10. Primeiro obg pela visita e o comentário no meu post; gostei muito do que li aqui e me aguçou a curiosidade pra ficar lendo sempre, agora terá q me aguentar por aqui...kkk
    Fique c Deus.
    Abçs

    ResponderExcluir
  11. ola, gostei muito, interessante nao sou de ler mas gosto de ler aqui... é curioso e sempre fico esperando mais...obrigado por me avisar...tenha um lindo dia. abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá, excelente crônica meu caro, parabéns, ótima história.
    Obrigada por seu comentário em meu blog, queria frisar a você que estarei disponível para responder voçê e outros leitores, em questões auto ajuda, estudo psicologia na ufjf e estou no primeiro período, faço estágio e sou capaz de ajudar beneficamente. Obrigada, fique com Deus..

    ResponderExcluir
  13. Olá meu querido, vim lhe retribuir a visita, conhecer seu espaço ( que diga se de passagem esta muntíssimo aconchegante) e lhe fazer um novo convite, quando puder venha trazer suas idéias ao Blogger de idéias, onde será um prazer te lo como convidado, um abraço..
    http://bloggerdeideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. JEFH, CONSINTO DE FORMA PLENA COM O QUE DISSE PRA MIM: A vida é a colheita dos dias! “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    PORTANTO VAMOS SONHAR NO PERCORRER DE NOSSOS DIAS!!! MAIS E MAIS...
    DESEJO QUE VC FAÇA SEMPRE MUITO BONS PLANTIOS NO SOLO DO SEU BLOG E QUE A COLHEITA SEJA SEMPRE BOA E PROVEITOSA. FOI UM PRAZER RECEBÊ-LO NO BLOG: SERFELIZDEBEMCOMAVIDA E VISITE QTAS VEZES DESEJAR. O SEU VOU PASSEAR COM CALMA E APRECIAR... VALEU! TUDO DE BOM, TÂNIA

    ResponderExcluir
  15. Estou visitando seu blog e fazendo o comentário.
    Agradeço a visita e o comentário postado lá no blog "Quando Tudo é Importante".
    Quanto à "Hóstia Sagrada e Água Benta" a redação é excelente, o texto muito bom, e o final ficou para o próximo capítulo?
    Um abraço e visitarei mais vezes e pretendo ver outras matérias.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Adorei seu blog!

    Já estou te seguindo...

    http://simararosado.blogspot.com/

    BeijO!

    ResponderExcluir
  17. Retribuindo a visita, JefhCardoso. Nossa! Dessa vez, eu nem conseguí me deter muito na Elvira ou na Cleuza, porque a situação do enfermo me deixou muito comovida! Coitado!

    Pense bem: Na verdade, parece que ele era o mais prejudicado alí, porque nem uma e nem outra (e muito menos o pobre padre ou o médico que ainda não chegou) estava sendo útil. =/

    Todos alí estavam atrapalhando o doente e não ajudando-o. Ele precisa de carinho e cuidados, coitado. Elas não estavam sendo úteis e nem carinhosas. =/

    Talvez, o enfermo nem tivesse ficado nessa situação (engasgado) se cada um não tivesse se considerado a alternativa para a salvação dele, concorda?

    Eu acho que eu também me sinto como um estorvo na vida das pessoas que amo.. Mesmo quando eu quero ajudá-las. Talvez, a melhor maneira de curá-las, seja deixá-las sozinhas. "A super-proteção, desprotege", ne? Ela causa dependência no 'protegido' e pode acabar atrapalhando, ao invés de ajudar. =/

    Obrigada por compartilhar, Jefh.

    ResponderExcluir
  18. Interessante ponto de vista, meu amigo! Adorei o blog!

    Tô seguindo já, com vontade de ver o final da crônica!

    ResponderExcluir
  19. OI, SEU BLOG É MT INTERESSANTE, CHEIO DE CONTÉUDO E MT MAIS, ADOREI. :)

    ResponderExcluir
  20. Jef, seu blog está DIVINO!!!! Que lindo!!! Que sensibilidade refinada vc tem para nos ver a vida real com muito humor! OBRIGADA pela força lá no meu, me enconrajou a prosseguir, ainda nesta semana coloco alguma novidade lá. Estou te seguindo e continue enriquecendo minha vida com seus toques de histórias aqui. Bjões!!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Como vai?
    já estou seguindooo!
    tÔ adorando seu blog!
    muito bom seu texto!

    Beijos
    Maih Ferreira

    http://ithecloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Caríssimo e querido Jeph
    Passei pra ler essas belas crônicas e deixar um beijo.

    ResponderExcluir
  23. Ando muito em falat com você... Eu sei! E te peço perdão. A vida tem estado tão corrida que não tenho tido muito tempo para leituras que tanto aprecio.
    Espero que com a finalização da faculdade meu tempo volte a ser como antes.
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  24. coitado do padre..
    ele deve ter pensado (poderia ter-me atrasado um pouquinho)
    hehehehe..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  25. Caro Jefh
    Que conto ótimo para ler uma, duas ,três, muitas vezes. É uma história cômica, como são cômicas o ambiente familiar. A pessoa ri, chora e não acredita nas coisas que só acontecem dentro de casa. Acho que quem matou o Sr. Honório foi a própria Dona Elvira (sem querer). Quem mandou ela chamar o Padre Bento (lembra do filme: Fé de mais Fede?). No fim, aposto, que vão culpar é a pobre da Cleuza.
    Obrigado pela postagem no Escritas de Si. Sou uma pessoa que encontrou na leitura e escrita a paixão de viver.

    ResponderExcluir
  26. Olá amigo!

    Venho agradecer o carinho deixado no Alma do Poeta!

    Como convidado aqui estou!

    Bom... não sou adépto de religião e seus afins.
    Acredito no homem, em tudo que ele promove ao longo de toda uma vida.

    Não tenho sentimentos menores como pena, sinto que tudo é merecimento, colhemos exatamente aquilo que plantamos, diagnosticar os fins é o problema!

    Deitar-se a uma cama e virar espectador do próprio sofrimento, deve ser uma lição dolorosa mas ainda sim- uma lição.

    Sentir-se aprisionado por uma doança, ver nos olhos de amigos e familia interrogações, é o verdadeiro inquerito de como administamos todos a nossa volta.

    O fim talvez seja um recomeço, ou a possibilidade de...

    Gostei muito do post!

    Um forte abraço!

    Espero ve-lo novamente no Alma!

    Vinicius.

    ResponderExcluir
  27. Oi amigo... que bom que gostou do meu blog, http://markaoadm.blogspot.com/.
    Estou lendo seus textos e estarei acompanhando, obrigado.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  28. Anônima, obrigado por seu carinho e atenção! Grande abraço! Amo-te igualmente!

    Larissa Cruz, muito obrigado! Feliz fiquei eu com sua delicada atenção. Um grande abraço!

    NuncaDestruaUmaFamília, agradeço ao convite e tenha certeza que sempre estarei lhe acompanhando. Encontrei o seu blog durante visitas. Um grande abraço!

    Luís Ricardo, não duvido que isso seja uma verdade. Um grande abraço e obrigado!

    Clau, é sim. Obrigado! Grande abraço!

    Vera Lucia, obrigado! Carinho pra ti também!

    Elvin, alguma coisa ainda está por acontecer ali. [sorrio]. Um grande abraço, amigo!

    Deborah, não sei não. Não levo jeito pra cozinhar. Até tentei algumas vezes, mas sempre acabo empacando. [sorrio]. Tentarei. Prometo. Grande abraço e obrigado por vir!

    Flávia Corrêa, será um prazer lhe ter por aqui. Obrigado por seu carinho e atenção! Um grande abraço!

    Elisana, que coisa incrível. Fico lisonjeado com seu comentário. Um grande abraço!

    Roberta Vargas, agradeço por seu carinho e atenção. Pode deixar que, precisando não me acanharei em lhe pedir algumas dicas. Grande abraço!

    Kcriska, agradeço muito! Quero compartilhar sim. Irei até lá. Um grande abraço!

    Tânia, muito obrigado por seu carinho, convite e sua atenção! Um grande abraço! Espero que goste de sua estadia.

    Jamir, obrigado por sua atenção, amigo! Sim, o final está por vir. [sorrio]. Um grande abraço!

    Simara Rosado, seja muito bem vinda, linda! Um grande abraço e obrigado!

    Samy, legal a analise que fez dos fatos. É muito interessante ver as diversas reações que um mesmo texto pode causar em pessoas diferentes. A situação apresentada no conto é fictícia desde o início, porém não falta com o relato da complexidade das relações humanas em ambientes restritos.

    El Bardo, obrigado! Conto contigo! Abraço!

    Deborah Golçalves, você é muito gentil. Obrigado por sua atenção!

    Carine Cardinale, muito obrigado! Você me enche de ânimo com seu comentário. Um grande abraço e conto com você para tudo que vier a postar. Até!

    Maih Ferreira, muito obrigado pelo carinho e atenção! Seja muito bem vinda!

    Bete, muito me alegra a sua visita. Um grande abraço, querida!

    Tatiana, venha quando puder. O importante é que está bem, progredindo, realizando. Será sempre um prazer lhe receber. Um grande abraço!

    Solange, é certo que o padre tenha se lamentado. [sorrio]. Abraço, linda!

    Leandro Toral, obrigado por seu divertido e generoso comentário, amigo! Não conheço o filme, fiquei curioso. Lindo isso que disse sobre a escrita! Grande abraço!

    Vinicius.C, realmente, tudo na vida é parte de um aprendizado. Meu caro, conte com minha presença no Alma. Grande abraço e muito obrigado por sua atenção!

    Marcus Vinicius, obrigado por vir. Espero que goste da leitura. Um grande abraço e aguardo os comentários!

    ResponderExcluir
  29. OLÁ JEFH OBRIGADO PELA VISITA E PELO CONVITE.
    ADOREI SEU BLOG ESTÁ DE PARABÈNS IMAGENS LINDAS.
    SEREI SEU SGUIDOR.
    FICA NA PAZZZZ BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
  30. Olá Jefh,
    Adorei os textos de seu Blog, são interessantes e divertidos. Já me tornei seguidora. Obrigada por visitar o meu Blog sobre o Tarot, vamos continuar essa viagem...risos.
    Um grande abraço.
    Fátima Barreto

    ResponderExcluir
  31. Uai, não entendi direito não rsrs... Achei o homem um pouco azarado! Kkkkkkk
    Parabéns pelo seu blogue!

    ResponderExcluir
  32. Jefh
    Fernando Pessoa disse: "Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos, ou quando menos, os seus companheiros de espírito?" Cleuza, D. Elvira, Padre Bento e muitos outros companheiros de espírito lhe acompanhem e protejam
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Na hora em que a história começava a ficar interessante, a linha caiu (rs). Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Muito interesante seu site, que Deus continue lhe inspirando bela histórias e crônicas, para que através delas muitas pessoas venham ter uma reflexão sobre a vida.

    ResponderExcluir
  35. Jefh, obrigada pela visita lá no Corpoemimagem. Vim aqui ler os escritos deste homem que diz que gosta de escrever: você. Muito boa a história sagrada e água benta, final inusitado este que você preparou para o Seu Honório. Bravo. Abraço, Ines

    ResponderExcluir
  36. Poderoso!!!! Gostei muito do seu blog...parabéns!!
    Ah! Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá.
    Tudo bem?
    Obrigado pela visita lá no ''Luiz Carlos, o velho''.
    Minha luta é com a saúde pública, pois, quem se aposenta pelo INSS não consegue mais ter um convênio. Acima dos 59 anos, o menor preço de um plano gira em torno de 800 reais/mês.
    Do mais, seja o que Deus quiser.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  38. PASO LEO, COMENTO...ME PARECE MUY BUEN POST!GRACIAS!
    UN ABRAZO ENORME,BESOS
    LIDIA-LA ESCRIBA


    TE INVITO A MI BLOG,NUNCA PASASTE

    ResponderExcluir
  39. Meus parabéns Jefh!!!

    Só uma pessoa muito determinada e especial pra adquirir tantos amigos... Abraços e vê se não me esqueça, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  40. Obrigada! Vou acompanhar seu blog! E se também desejares acompanhar o meu, estarei postando mais temas das cultura cigana...

    Bar Tai Sastimôs! (Sorte e Saúde!).

    ResponderExcluir
  41. oi.
    passando para avisar que meu blog death angel e o flor de lotus vão ser excluidos. me segue no meu outro blog, o amor imortal.assim poderemos manter o contato.
    beijos

    ResponderExcluir
  42. Oi?! Obrigada pela visita! As coisas que vc escreve são muito boas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  43. Impressionante é ver como as palavras são capazes de nos transportar para um mundo paralelo. Por um instante juro que me senti orando com Dona Elvira. Parabéns pelo texto e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Oi Jefh!
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Não conhecia seu blog. Agora que conheci, estou te seguindo.
    besitos (:

    ResponderExcluir
  45. Oiiii,
    Td bem?
    Amanhã venho com calma para ler essa crônica, o título aguçou a minha vontade (que já existe), título legal é assim, faz-nos ler o texto sem ler.
    Ah, o que vc comentou lá no meu blog não é cartão...rss...mas sim um Layout, ou melhor, uma página de álbum de scrapbook artesanal. Compliquei?rss...então vai sempre me visitando e leia as definições ao final da página de início do blog.
    Grande beijo e maravilhosa semana.

    ResponderExcluir
  46. Muito bom Jefh, vou pegar emprestado para meu blog; depois devolvo...
    Já adicionei na minha lista de blogs e estou também (per)seguindo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  47. Gostei demais do blog. Tanto que resolvi convida-lo a postar no meu e criar links para o teu. Caso aceita envia email que mando convite.
    Abraços, saúde e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  48. HOLA,NO SE SI TE INTERESA,IGUAL TE LO DEJO,AHORA LOS VEO DESDE EL EXCRITORIO,
    MI CUENTA DE BLOG,ESTÁ EL NUEVO EMAIL.CON FEED,Y VARIADAS MANERAS DE COMENTAR!
    AUNQUE NUNCA HAS COMENTADO!
    NO IMPORTA,YO LO HARÉ,COMO PUEDA!
    ABRAZOS
    LIDIA-LA ESCRIBA

    ResponderExcluir
  49. Muito bacana o seu blog!!!
    Estou seguindo!!! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  50. Querido Amigo, obrigada pelo carinho em me visitar e deixar seu comentário!!! Seu blog é um encanto e sobre as suas crônicas sempre gosto do que leio. Agora a que você me indicou HÓSTIA SAGRADA E ÁGUA BENTA me deixou intrigada para saber o final! Hi,hi,hi,hi!!! Sou muito curiosa! Beijos no coração e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  51. Olá, Jefh

    Vi seu recadinho no blog, to passando aqui pra retribuir o meu.
    Quanto a história: seria cômico se não fosse trágico.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  52. Rellou, thamks pelo comentário :) Estou seguindo seu blog, e não tem problema em me comentar no twitter (menos comentários ruins ): rs)
    Kisses

    ResponderExcluir
  53. Olá,
    Retribuindo sua visitinha, vim conhecer seu espaço. Parabéns!
    Sua crônica deixa uma mensagem interrompida, faço eu o final? rsrs
    abraços.

    ResponderExcluir
  54. Rapaz tu escreve muito bem... É bem certo em dizer que de agora em diante estaremos acompanhado seu trabalho...
    Sorte e Sucesso...

    http://sempremaisdomesmo3.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Olá Jefh, obrigada pela visita em meu blog. Espero que volte e me siga. Li sua história sobre a hóstia sagrada e a água benta o caso não é de rir, mas não aguentei e dei boas gargalhadas. A fé nem sempre move montanhas e sim pode destruí-las. Como li em um gibi de Maurício de Souza uma vez, Chico Bento pedia para Deus passá-lo na prova, então Deus lhe respondeu: _ Estude mais e reze menos!

    ResponderExcluir
  56. Jefhcardoso,

    Deixando minha marquinha , foi a forma que encontrei p/ cobrar sua visita.. rs
    Quaresma abençoada! beijos!

    ResponderExcluir
  57. Confesso que gostaria muito de saber o final da história.

    Acredito que a verdadeira salvação vem de Jesus Cristo!

    Obrigada pela visita e volte sempre, sempre estarei por aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  58. Jefh!

    MUITO BOM! um conto que encanta em todos os sentidos. Pelo carisma do escritor, dona Cleuza, acaba bem depois de ser abençoada. Na hora certa o Sacramento que renova e devolve a vida, mesmo que eterna.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  59. Ahh..ha...adorei!!! A salvaçõ muita vezes é nossa perdição...kkk. Super legal!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  60. Adorei a visita no meu blog, volte sempre. Beijos!

    ResponderExcluir
  61. Lidia, por favor, perdone mi ausencia. No dominan el idioma. Y esto es muy triste. Me gustaría hablar en su lengua, para poder expresar mi afecto.Gracias! Un abrazo grande!

    CentralConexões, muito obrigado! Você é muito gentil. Grande abraço!

    Sarah Romi, estarei sempre conferindo. Obrigado e um grande abraço!

    Giza, obrigado por se lembrar em me avisar! Grande abraço!

    Heloisa de Mesquita, obrigado! Grande abraço!

    Gabi Grzegorz, muito obrigado! Fico feliz que o texto tenha lhe pego. Grande abraço!

    Bianca Poppi, seja muito bem vinda! Obrigado pela atenção e apoio! Grande abraço!

    Gi, não repare, tenho mania de chamar tudo que é layout de cartão. Mania de simplificar nomes. Desculpe. Grande beijo e tudo de bom!

    Zcarlos, fico muito honrado em saber que está divulgando um texto meu. Muito obrigado, amigo! Venha sempre! Um grande abraço!

    Briguilino, fico muito grato e honrado com a oportunidade que me oferece. Contudo não tenho disposto de tempo para além de minha atividade profissional e os dois blogs que gerencio. Espero que mantenhamos contato, e quando quiser usar algum texto de minha autoria fique à vontade. Abraço! Obrigado, amigo!

    Bella Guedes, seja bem vinda! Um grande abraço!

    Adoleta, obrigado pela atenção e carinho! A continuação está prontinha. Aguarde... [sorrio]

    Natasha Domingues, é verdade... Obrigado por vir! Grande abraço!

    Dani, só tenho bem a dizer. Grande abraço! Obrigado!

    Regina Coeli, aguarde. [sorrio] Obrigado pela atenção! Grande abraço!

    EnsaioSobreoTédio, muito obrigado! Conto com vosso apoio e atenção. Grande abraço!

    Beatriz, quem está rindo agora sou eu. Grande Maurício! Quantas lembranças isso me trás! [sorrio]. Obrigado por seu carinho e abraço!

    Maria Catherine, pago agora. Bênçãos sem medida! Abraço!

    Professora Márcia, logo estarei postando o final. Mas veja bem, é ficção. Não se preocupe com o desfeche. Também creio na salvação por Cristo. Grande abraço e obrigado por sua atenção!

    Mirze, você é linda! Que bom lhe ver aqui! Cleuza Forever!

    Gi, muito obrigado! [sorrio]. Abraço!

    Thaise, adorei sua retribuição! Muito obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir
  62. Gostei de receber sua visita no meu blog...
    Espero que visite mais vezes, pois estarei sempre dando uma volta por aqui...

    ResponderExcluir
  63. Caro amigo Jefhcardoso, parabenizo-o por tão grande idéia em fazer um Blog com boas histórias (sacras) e afirmações positivas. Precisamos acreditar em nossos próprios ideais.
    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  64. Vou lá pra cima saber o que aconteceu.
    Saiu água dos meus olhos se vc quer saber,já me engasguei assim é terrível.
    Beijosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  65. Belissímo!!!!
    Isso mostra com maestria o amor de uns e o descaso de outros...
    Ainda bem que existem pessoas com seu talento!!!
    Muito Obrigado pelo comentário em meu blog...
    Estou lisonjeada!
    Tb amo o Doors, pois ele tb exercia o poder de escrever nas entrelinhas,aquilo que para alguns soaria como o caos!!!!!!
    Prazer meu novo amigo em estar aqui e em poucas palavras mostrar a minha admiração pelo seu trabalho..
    Sucesso...
    Paz,amor e rock and roll!

    ResponderExcluir
  66. Acabei de ler a trilogia, muito boa crônica! Você escreve muito bem!
    Um beijão, estamos conectados.

    ResponderExcluir
  67. Viu, por isso que eu não comungo. rs*

    ResponderExcluir
  68. muuuito bom seu blog heeein !
    e obrigada por visitar o meu,
    muito bom mesmo seu blog, contiinue escrevendo assim :D

    ResponderExcluir
  69. Bom dia Jefh, toda paz neste dia!!! Depois da tua visita, já faz parte do meu dia a dia visitá-lo...Me faz bem, ilumina mais ainda as minha manhãs...Aos poucos vou lendo e comentando, encantada com a leveza dessas crônicas... Personagens ou pessoas reais? De tudo um pouco com certeza...Que você tenha querido, a harmonia da fonte que sedenta a sede e a claridade do Sol em você e, distribua com os que compartilham contigo a existência... Um grande abraço!!! (sei que já faz isso...sinto aqui no Blog...)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c