Pular para o conteúdo principal

CRÔNICA CRÔNICA

Gosto das coisas de caráter visivelmente evolutivo. Gostaria de transformar tudo que vejo, leio, ouço, aprendo, penso, em uma obra única – talvez seja justamente eu esta obra única; afinal, cada pessoa trás em si o resultado das próprias experiências vividas. Ou não é? Diria mais. Diria que cada pessoa é resultante de suas experiências. Sendo assim, cada pessoa é única. E isso não é novidade alguma. Então, onde quero chegar com essa prosa? Eu direi:
É que hoje sinto estar muito próximo de encontrar a fórmula para o texto que melhor me satisfará em tê-lo feito. Será o “meu” modelo de texto ideal para um blog. Penso que a crônica seja o molde perfeito para a prosa escrita em tempo real. Ela abrange todas às outras formas de texto. Aceita tudo, contanto que não infrinja os limites do contexto.
Por exemplo: se você escreve hoje uma crônica que fale sobre pássaros, amanhã você pode perfeitamente escrever uma que fale sobre futebol. Você não possui obrigação alguma de continuar em um mesmo assunto por mais de um texto. Sem falar que você pode perfeitamente misturar os dois assuntos em um mesmo contexto. Afinal, são tantos os jogadores com apelido de pássaro e os pássaros mascotes dos clubes.
“Felizes são os cronistas que voam com a escrita feito pássaros e jogam futebol para relaxar após escrever!”

Crônica que te quero Crônica!
Segundo o Aurélio, crônica seria uma narração histórica, por ordem cronológica. Ou um pequeno conto de enredo indeterminado. Podendo ser também um texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal. Ou simplesmente uma seção de revista ou de jornal. E por último, porém não menos importante, pode ser um conjunto de notícias sobre alguém ou algum assunto.
Não é tudo de bom! este modelo de texto? Pois bem, não abandonarei os contos que me servem como território para emendar verdades com inverdades e arquitetar o mundo conforme me venha à cabeça. Não abandonarei os poemas que me servem para dizer tudo que não consigo dizer formalmente. Mas hoje, assumo que, a crônica é minha formula ideal para o blog.

Obrigado por sua atenção! Continuarei este papo, se assim quiser, nos comentários desta postagem. Abraço!

Comentários

  1. Pedro você quer me levar? eu vou! Pare aqui em frente pra tu saber bem direitinho se eu num vou!
    Agora eu não sei de nada! Não entendo esses sinais, pra quer celular, porque não liga pro celular. Pedro será que você duvida de mim? Eu vou te dar tanto beijo! Tanto abraço! Vou te apertar tanto! Eu te amo meu filho! Meu namorado! Meu charmoso! Eu sinto tua presença toda hora!

    ResponderExcluir
  2. Chega mamãe dar beijo! Vamos? Beijo na boca! Vamos! Sinta meu amor! Sinta!Sinta eu tambem! Sinto! Sinta! Vamos! Beijo no rosto! sinta! Sinta! Eu sinto com você! Vamos? Beijo nos olhos! Sinta! Sinta! Sinta meu amor! sinta! Sinta! Sentiu? Beijo no nariz aceso! sinta! sinta! sinta meu amor! Sentiu? Te amo!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo.

    Cresci lendo aquela coleção do "Para Gostar de Ler " e o livro "100 Crônicas" de Mario Prata.

    Melhor leitura que fiz na infância.

    Gosto da ideia.
    Crônica é uma delícia escrever.

    ResponderExcluir
  4. Jeftcardoso!

    Pessoalmente aprecio tanto a crônica como a poesia. A crônica dá margens à muitos textos que a poesia suprime. Acredito, no entanto que devam ser relativamente curtas, como esta que você fez. Nesse corre-corre, nem todos conseguem assimilar grandes crônicas.

    Valeu a idéia!

    Abração!

    Mirze

    ResponderExcluir
  5. É como sempre disse e volto a dizer.. entrar aqui em seu cantinho é como viajar em uma bela leitura.. tem o dom de nos entreter e deixar sempre ao final um gostinho de "quero mais" [:)]

    Uma super beijoquinha em seu coração!!!
    *verinha*

    ResponderExcluir
  6. Lindas crônicas!Estava visitando outro blog e ví o seu,resolvi dar uma olhadinha.Amei! adoro ler,Parabéns pelo blog vou segui-lo.Abraço.

    ResponderExcluir
  7. e eu não abandonarei vc!

    afinal, com esta crônica, vc me inspira a escrever um conto..
    já tentei, algumas vezes, mas desisti no meio do caminho..
    tinha uma pedra..rsrs

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  8. oláa, vim agradecer a visita em meu blog e dizer que já estou seguindo o seu. As fotos que postareido spfw não foram tiradas por mim, até por que, por mais que seja o meu sonho ir na spfw, os ingressos para assistir aos desfiles são apenas para a imprensa e para convidados. Mas um dia ainda estarei lá, hahah!
    Um abraço ...

    ResponderExcluir
  9. Realmente encontrar o seu modelo de texto que lhe agrade não é uma tarefa fácil, muito menos encontrar um texto que agrade os leitores do blog. Concordo com você, crônica é um estilo maravilhoso, é uma maneira muito bela de expressar o que se pensa com palavras. Apesar de ser nova no meio do blog, creio que caminharei para esse estilo também.

    ResponderExcluir
  10. Hey Brother... valeu pela visita no meu blog Subir Quadrado!

    Só vi seu comentário esses dias, mas mesmo bem atrasado também desejo que 2011 seja um ano especial pra ti.

    Curti seu Blog, vou passar aqui mais vezes..

    Um abraçãoo

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela sua visita,concordo com você as coisas devem realmente ter um caráter evolutivo, a vida é dinâmica e muito rápida, muitas vezes, mesmo se quiséssemos não poderíamos ficar muito tempo no mesmo assunto, absorvemos tudo que vemos, ouvimos, sentimos e vivenciamos, isto é crescer e aprender, compartilhar este conhecimento é viver intensamente.

    ResponderExcluir
  12. Olá, muito obrigada, muito sucesso ao seu blog também, nossa fiquei admirada quantos seguidores você tem, sinal do quanto seu talento é admirado, parabéns !...
    Abraço: Jú.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto, parabéns!! Sucesso para o blog tbm!! :)

    ResponderExcluir
  14. Muito legal!:)

    Virei sempre por aqui, a partir de agora. Bons conteúdos devem sempre ser visitados!

    Abraços,

    Jackie

    ResponderExcluir
  15. Apesar de não contar novidade nenhuma você despertou um pensar interessante sobre essa forma tão bonita e livre que é a crônica. Gostei do texto, voltarei mais vezes, parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela visitinha, Jefh, adorei seu blog, voltarei mais vezes para comentar os textos especificamente falando..hehehe..Beijos..:*

    ResponderExcluir
  17. Queria eu escrever bem como você. Muito legal.

    ResponderExcluir
  18. Jef,
    Fico feliz q vc tenha encontrado seu gênero de escrita perfeito. Lendo esse post, percebi q vc escreve com mta coerência, gostei do modo como abordou o tema achei bastante original. Lembrando que que ainda dentro de cada gênero cada um possui um estilo próprio de comunicação escrita, e pelo q eu li seu estilo é rebuscado, porém sem ser careta. O que torna o blog bem interessante, mas é só um palpite ainda não passeie mto por aki rsrsrs.

    Bjoss
    Mi

    ResponderExcluir
  19. Sua crónica é envolvente, e tem o resultado pedagógico de contagiar outros. Vai nessa!

    ResponderExcluir
  20. Adorei... irei vltar mais vezes para ler mais.

    ResponderExcluir
  21. Não existe uma fórmula ideal para um blog. O ideal mesmo: é que sejas sempre você. Obrigada por postar no meu blog. Conto que você se alie a causa e graça de ser também Dono do Senado Federal.

    http://adonadosenadofederal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Jefh Cardoso, agradeço muito a felicidade de poder desfrutar de suas obras literárias. Há uma perfeição em tudo que escreves. Comentar é pouco, achei melhor me tornar seu seguidor e continuar desfrutando deste vinho de palavras e idéias. Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde, Jefferson, tudo bem?!?!?

    Obrigada pela postagem... Claro que não incomoda!!!! Como assim ninguém possui tempo para desperdiçar?!?!? Vamos mudar isso?!?!?! Então... Sou novata nesta história de blog...Gostaria de ajuda, será que pode me ajudar?!?!?!? E vamos combinar que irei ler seus posts sempre que me conectar a internet......
    Bjooooo

    Se Cuidaaaa

    ResponderExcluir
  24. Olaaaaa
    Um brinde à liberdade da escrita !!
    tim tim

    ResponderExcluir
  25. Anônimo que enviou um comentário para o Pedro da Pedra, pare Pedro, Pedro pare. Não sou de confusão nem de armação. Admirei esta singular construção. Parabéns Anônimo! Parabéns Pedrão!

    Dizcorra, legal! Maria Prata é show! Lembrei-me também dos tempos de ginásio. Valeu demais. Abração! Obrigado!

    Khmer Guy, hugs!

    Mirze, a idéia foi essa. Você curtiu então? Que bom! Continuemos tentando em nossas buscas. Abraço e muito obrigado por seu apoio constante!

    Verinha, eu estou tentando. Que bom que gostou. Muito obrigado! Grande abraço!

    Josy Antunes, que bons são os ventos que lhe trouxeram, linda! Obrigado pelo carinho! Grande abraço!

    Solange, pois não chute essa pedra. Ela pode ser o fundamento de uma enorme construção. Escrever é tropeçar, enroscar-se nas palavras, e, no final, dizer o que não havia meio de dizer. Não é? Abraço!

    Nise Crizol, legal! Obrigado pela atenção e pelo esclarecimento. Grande abraço!

    Fernanda Zamboni, você é uma simpatia. Espero que seu caminho pelas crônicas seja de muita felicidade e satisfação. Carpe Diem!

    Diego Ruas, venha sim, amigo. A sua presença será sempre muito festejada. Grande abraço e obrigado!

    Deca Ferraz, concordo muito com você também. Obrigado por sua atenção! Grande abraço!

    Juliana Gonçalves, a verdade é que muita gente é generosa e simpática para comigo. Obrigado por sua atenção. Grande abraço!

    Nana Piacente, obrigado por sua atenção! Grande abraço!

    Jackie, obrigado por sua generosa atenção. Você foi muito gentil. Conto contigo. Abraço!

    JA1, obrigado! Grande abraço!

    DeTudoDeHelena, obrigado por sua atenção e aguardo seu retorno. Abraço!

    Grasiela Welter, você é muito gentil. O seu comentário muito me honra. Muito obrigado e um grande abraço!

    Mi reabilite, nossa! Então passeia. Por favor. Pois quero que comente mais. Pode ser? [sorrio]. Obrigado! Abraço!

    PingosdoSer, obrigado pela força! Grande abraço!

    Paulinha, que bom que gostou! Conto com você. Grande abraço!

    Anna Flávia Schimitt, muito nobre a causa. Obrigado por sua atenção! Um grande abraço!

    JoséVasconcelosPaiva, você é muito generoso. Fiquei muito grato e emocionado com seu comentário. Conto com você, amigo. Grande abraço!

    Mari Rossi, muito bom, linda! Conto com sua gentil atenção. É uma honra receber suas leituras a cada conexão. Grande abraço!

    Deusa, tim tim! [sorrio]. Obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir
  26. nossa mt bom seu blog
    queria aprender a fazer crônicas tbm
    rsrs bem agora eu estou seguindo vc
    há a Danielle já esta acabada
    ate +

    ResponderExcluir
  27. Aqui, agradecendo sua visita e comentário... Sigo-o, para voltar sempre!
    Abçs*

    ResponderExcluir
  28. Agradeço a visita e parabenizo pelo teu blog, encontrar um homem c sensibilidade p escrever é como agulha no palheiro. Q Deus continue te iluminando e alegrando coraçoes. Abçs!

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pelo comentário no Poses!

    Sobre o post, bom, eu sou fã de crônicas (mais ler do que escrever) e é uma ótima forma de expressão principalmente para blogueiros, pois se trata de reflexões inteiramente ligadas ao cotidiano de cada um.

    Grande abraço, e continue contribuindo no Poses e Neuroses.

    ^^

    ResponderExcluir
  30. Obg pela visita, sucesso tb!

    ohfashionmodel.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Jefh, saudades!!!! Que venham as crônicas, mas como vc disse, sem abandonar os contos ok???? Gosto de crônicas por serem textos rapidos. Vc tem q registrar os textos de sua autoria????? Tenho uma idéia para um história mas não sei se conto em pequenas crônicas ou em um livro completo, o que vc acha?!?!?!??!?!?!?

    ResponderExcluir
  32. Olá Jefh Cardoso, gostei da sua escrita, tem bastante personalidade, parabéns pelo blog! Agradeço pela visita e pelo comentário no pontodomapa!

    Quando quiser visitar-nos será sempre muito bom vindo no http://pontodomapa.blogspot.com!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Caro Jefhcardoso,
    Um abraço agradecendo sua visita ao EmDia.
    Sensacional seu Blog, mais ainda sua crônica.
    Tanto é que vou postar no emdianoticias.blogspot.com, com seu aval claro, e passarei a tê-lo como seguidor. Ok?

    EmDia/Marcus Galvão.

    ResponderExcluir
  34. bom jefh... gostei de suas cronicas pois uma delas me mostrou algo sensacional, todo mundo pode fazer cronicas mas as suas estão em primero lugar e com certeza esse dom que você tem é perfeito. so um outor da sensibilidade pode escrever algo fantastico. obrigado pela visita..

    ResponderExcluir
  35. você escreve muito bem! Parabéns pelo seu blog
    obrigada por ter visitado o meu, é uma honra te seguir... um beijo!

    ResponderExcluir
  36. gostei muito do seu blog, parabéns pelo talento! vou passar por aqui mais vezes.
    e obrigada pelo comentário! eu adoro escrever poesias, poemas [...] to seguindo e se quiser seguir ficaria feliz também! sucesso pra ti (:
    www.alemdoinfiniito.blospot.com

    ResponderExcluir
  37. ótimo texto, você tem um humor natural!! Além deste blog tenho outro de reflexões minhas, quando quiser visitar esteja a vontade: apensadoraserenissima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Jef, obrigada pelas visitas em meu blog... adorei o seu também, e podes ter certeza, que darei sempre uma espiadinha.. hihi incrivelmente perfeito esse texto, amei o modo como voce passa sentimento em suas palavras, show de bola...
    Conto sempre com suas leituras em meu blog, e conte sempre comigo..
    Obrigada querido.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  39. Kara, sei lá, fiquei sem ter o que dizer agora, mas acho que o inicio explicou algo como se explica o teorema fundamental do cálculo(rsrs sou aluno de engenharia) procuramos fazer o melhor possivel, como obra, mas nós somos a coisa mais perfeita que podemos fazer, sei lá, é isso mesmo, te mais abraço!!

    ResponderExcluir
  40. Messias, irei conferir. Grande abraço! Obrigado por vir!

    Franck, muito obrigado por sua atenção e apoio. Grande abraço, amigo!

    Claudia Pires, obrigado por seu generoso comentário. Deus contigo também!

    @JuniorAd, continuarei. Obrigado por sua atenção e comentário! Abraço!

    Monique, obrigado! Sucesso! Abraço!

    Eliana Romeu, penso que seja prudente registrar seus textos antes de qualquer publicação. Quanto ao projeto de um livro, isso é algo muito pessoal. Se você tem este objetivo é importante que concentre suas energias nele. Ao meu vem, escrever um livro é dos projetos mais lindos que alguém pode ter.

    Livia Schneider, muito obrigado! Visitarei sim. Você é muito gentil. Grande abraço!

    Marcus Galvão, é uma honra figurar em seu blog. Muito obrigado, amigo! Conto com seu apoio. Grande abraço!

    Acácio Araújo, você é muito gentil, amigo. Muito obrigado por seu generoso comentário! Abraço!

    Amanda Luiza, honra minha lhe receber, linda! Um grande abraço e obrigado pelo carinho!

    Milla, sou eu quem agradece por sua delicada atenção. Estarei lhe acompanhando. Mantenhamos o contato. Abraço e ótima semana pra você!

    Profª Norielem, obrigado! Estou indo conferir. Até!

    Dani Moraes, estamos juntos nessa, linda! Conte comigo que eu conto contigo. Um grande abraço! Obrigado!

    Elvin, o teorema fundamental do cálculo? Ai de mim! , que sou assim, tão simples! Achei incrível seu comentário, gostei muito. Te mais e abraço!

    ResponderExcluir
  41. OLÁ JEH CARDOSO, O SEU PEDIDO FOI ATENDIDO E SEU BLOG ESTA ACESSÍVEL ATRAVEZ DO MEU PELA SUA SOLICITAÇÃO, OK?
    VEJA EM:
    http://corneliojosewiedemann.blogspot.com/
    E
    http://corneliocjwiedemann.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. A crônica permite o "bater de asas das ideias" e a liberdade de expressão. A falta de forma fixa é um alento, pelo menos pra mim, que não sou, como você, poetisa e contista.
    Parabéns por ser tudo isso, cronista, poeta e contista.
    Abçs,
    Raquel

    ResponderExcluir
  43. Jefh..
    Conto, cronica, poesia....Que bom que vc se encontrou. Todo caminho tem ida e volta. Pra mim, sua leitora é indiferente o que vc escreve. Lerei do mesmo jeito. Pq vc tem muito talento
    em toda forma de escrita. Não fico me peocupando, isso é cronica, isso é poesia..
    Eu na ceramica vou e volto. Gosto de experimentar.
    Eu te faço falar e você me faz escrever...(rindo)
    Obrigada pelos comentários sempre acolhedores em meu blog.
    Um dia de inspiração e paz a vc!!
    Abraço,
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c