Pular para o conteúdo principal

CONSUMISMO

Faz tempo que a violência do consumismo chegou até mim. O meu amigo levou um tiro. Ficou paraplégico. Mas antes havia enlouquecido. Decidiu ser bandido. Invadiu casas vazias e roubou bens de consumo, porcarias. Maldito consumismo! Ele sim foi consumido por toda essa porcaria. (Enjoy The Silence – Depeche Mode)

Era filho de família humilde. Tinha tudo. Era até sócio do melhor clube da cidade... Poderia ter feito faculdade. E nunca precisou trabalhar. Seu pai lhe bancava com modéstia, mas em tudo que realmente precisava. Seu pai era operário. Sua mãe costurava para fora. Morava em casa própria. Sem luxo, tinha uma vida tranqüila.

Na adolescência ele roubava era a atenção nas festas do clube. Era ele quem lançava os passos de dança que acabavam de surgir. (Blue Monday – New Order)

No serviço militar obrigatório era um cara que agradava a todos. Presença certa nos churrascos, alegria nas guardas, um bom camarada. Dono de um sorriso largo. Sorria fácil. O cara também fazia sucesso com as gatinhas. Era um grande cara. (West End Girls – Pet Shop Boys)

Mas houve um distúrbio. Um amigo lhe convidou para algo estranho, acenou com a possibilidade de dinheiro fácil, poder, aventura... Foi aí que ele se perdeu e começou a morrer. (Running – Information Society)
Não sei como o meu amigo se deixou seduzir por tal ilusão. Mas foi por vontade própria de encontro à má fortuna.
Terminado o serviço militar, muitos foram para a faculdade. Eu fui. Retornei após algum tempo. Não tinha mais notícias do cara. Se quando sumido dos contatos drogava-se, embrigava - se, não sei. Desapareceu.

Tempos depois, soube que não freqüentava mais os lugares do pessoal tranqüilo, não aparecia mais para os amigos da adolescência. Disseram que ele agora era sujeira.
Havia deixado a prisão. Disseram que se envolveu em roubo, fora pego em flagrante, preso, sentenciado, encarcerado, e libertado. Mas não sem mácula. É realmente difícil a vida de um ex-presidiário.
Numa noite qualquer, cheguei a falar brevemente com ele. Achei-o estranho mesmo. Não me importei. Era meu amigo. Contudo havia mesmo muita sujeira nele. Era uma crosta grossa de revolta. Um olhar contaminado por malícia e raiva, culpa, ou sei lá. (A Little Respect – Erasure)

Naquela mesma noite ele não suportou ficar no lugar onde estava o pessoal conhecido de outras épocas. Foi pra uma quebrada. Envolveu-se numa briga. Comprou as dores de um cara. Levou um tiro que entrou por entre as costelas, atravessou a coluna, feriu a medula. Foi aí que o meu amigo, o dançarino maior de minha geração, agora se tornava paraplégico.

Ficou muitos dias morre e não morre em uma UTI. Teve pneumonia, feridas profundas (escaras), infecções várias. Um primo dele, gente trabalhadora como toda a família, dizia quando me via: “Dessa o Zé não escapa.”

Mas ele escapou. Ganhou rodas. Adotou uma toca na cabeça, óculos escuros, e a cara de poucos amigos que assumiu ao deixar a prisão. (Boys Don’t Cry - The Cure)

Após um longo período de recuperação com Fisioterapia, medicamentos para combater as infecções recorrentes, treinamento para o controle dos esfíncteres, começou a aparecer novamente nos lugares onde havia música alta. Dançava com a cabeça e os braços na cadeira. Tomava destilados. Sempre chegava em sua casa completamente embriagado. Sua mãe é quem dizia e lamentava. Bebia para esquecer. Não raro, esquecia até o dia e horário da Fisioterapia. (Pump Up The Jump – Techno Tronic)
Queria ser jogador de basquete adaptado para cadeirantes. Não deu certo. Uma infecção encontrou caminho aberto em seu ser para lhe ceifar a vida, a qual ele já não mais tinha apego algum. Morreu cedo. Viveu pouco. Mas foi, sem dúvida alguma, o maior dançarino de minha geração.
Sabe o que eu acho do consumismo? Eu acho que o consumismo é perverso e muitas vezes nos consome.
Vivamos a vida, e... Consumamos com moderação. (I Beg Your Pardon – Kon Kan)

Obs. Foto ilustrativa: Jardim do Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

@Jefhcardoso74 (Twitter) Jeferson Cardoso (Orkut e Facebook). Feliz 2011!

Comentários

  1. Olá Jefh!
    Nossa, eu adorei esse texto... de verdade!
    "Vivamos a vida, e... Consumamos com moderação"
    adorei isso.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. El consumismo en estas fechas es superfluo...a pesar que este año parece mas moderado...

    Te deseo un ¡Feliz Año Nuevo!!!

    Saludos fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Consumismo e ganância desenfreada andam sempre de mãos dadas!.. E são sempre os responsáveis pelo caos na vida do ser humano.
    Já lhe disse e volto a dizer.. seus posts são sempre fantásticos!

    Um beijinho em seu coração..
    *verinha*

    ResponderExcluir
  4. Esse consumismo desenfreado é mesmo o mal do século, infelizmente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Jefh, feliz natal :)
    um ótimo 2010! obrigada por visitar meu blog.
    adorei esse post !
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Texto forte!
    Ficou reverberando em mim...

    Abraço-te!

    ps:. seguindo vc também no twitter.

    ResponderExcluir
  7. Uma bela história de consumismo. Nunca tinha pensado dessa forma. Eu sai dessa doença há dois anos já. Sem vocação para roubar deixei de dar presentes e comprar coisas que eu queria,não podia me endividar e não o faria. Confesso que a doença deixou sequelas. Nesse Natal optei por ficar em casa sozinha. Não pude consumir cabeleireira, manicure, vestido e sapato novo, nem presentes para quem mais amo. Nada.Fiz uma pequena sceia para mim cuja foto está no meu blog, Chamei Jesus a sentar-se e conversamos longamente. Não fiquei triste tâo pouco rancorosa ou revoltada. Agradeci tudo de bom que me restou. Evitei sentir-me humilhada na troca de presentes e curti a casa que pintei por fora,o que me deu muito prazer. Não roubei piedade,nem vitimismo. Fiquei bem melhor do que se tivesse saido. O consumismo deixa suas marcas, mas, é curável. rs... Feliz Ano Novo amigo e que seja de inspiração, paz, saúde, alegria, propsperidade e muito amor pra colorir toda a felicidade qque lhe desejo. Montão de bjs e abraços da amiga sumida,porém, viva!

    ResponderExcluir
  8. Jeth

    Você está coberto de razão, quantas coisas são boas na simplicidade, em valorizar coisas que vão perdendo o valor diante do consumismo.
    Nada como uma vida simples.
    Ótimo depoimento, só serve para dar um alerta a todos nós.

    Abs e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  9. Olá jefh, como vai ?
    Adorei o seu blog, seus textos estão ótimos.
    Você tinha passado no meu blog desativado, meu blog atual é este http://weekmod.blogspot.com/, mas obrigada.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Somos todos feitos de escolhas. É preciso perspicácia para descobrir o que queremos ser, e muita audácia para assumir quem realmente somos, enquanto existirem pessoas que escolham se fazer instrumento de luta contra esse sistema, consumista, pradatório, existirá, também, quem escolha as escutar, ouvir e seguir.
    Parabéns, seu blog é muito bom. Continuemos ...

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Jefh... que história...

    Eu estou oferecendo minha lembrancinha de aniversário, no meu BLOG AGUA DE ROSAS... apareça !
    Postei antes do dia do aniversário, porque vai ser dia 1° de janeiro...

    FELIZ ANO NOVO !

    JACQUE

    ResponderExcluir
  12. Querido, te desejo um 2011 repleto de alegria, paz, prosperidade...

    Um bjo

    ResponderExcluir
  13. É engraçado como todo tipo de diversão está ligado ao consumismo. Todo programa para fazer com os amigos envolve consumir: ir ao shopping, ao cinema, a um bar... Até ir à praia é um programa consumista (comprar um biquini novo, uma prancha legal, sorvete e brinquedos para as crianças). Hoje em dia, centenas de praias particulares estão aí para o consumismo (a natureza nos deu a praia de graça, nós que cobramos para as pessoas entrarem nela).
    Enfim, nós crescemos rodeados de diversões consumistas, e não sabemos mais como passar o tempo de formar agradável sem gastar.
    Muito legal a postagem, me fez refletir sobre esse assunto tão comentado, mas muitas vezes comentado de forma superficial. Vc foi mais fundo.
    Bjs ;**

    ResponderExcluir
  14. Olá Jefhcardoso,
    Obrigada por visitar meu Blog e pela mensagem!
    Gostei muito do seu Blog e também te desejo um ótimo 2011 para você!!!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom!!!! Tem uma percepção espetacular e sua escrita flui tão natural, envolve o leitor .
    Parabéns!!! Sucesso! Tenha um 2011 fabuloso.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Oi de novo!
    Eu queria te pedir uma coisa... mas fico meio sem graça. É que vc deve ter tantos seguidores e deve seguir muitos blogs... Vc poderia seguir o meu blog? é q eu estou começando e tenho tão pouca gente lendo ele que fico até sem graça =P
    Mas se vc não tiver tempo para seguir ele, tudo bem =D
    Bjão ;**

    ResponderExcluir
  17. Passei para deixar o meu abraço e os melhores votos para 2011. Que o melhor aconteça e que tenha saúde e paz junto aos seus.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Jefh,

    Obrigado pela visita no meu blog, e adorei o seu, você realmente escreve muito bem. Vou add seu blog nos meus favoritos.
    Orgulho e preconceito é um romance de epoca maravilhoso, adoro a linguagem usada em livros antigos, e Jane Austen é uma escritora maravilhosa, creio que você vai gostar. Tem um filme falando dos livros dela, dá uma assistida: O clube de leitura de Jane Austen.

    Beijos e feliz ano novo.

    Isis Silva - Felicidade nos livros

    ResponderExcluir
  19. Jefhcardoso, muito obrigado pela visita e pelo comentário, história linda, realmente o consumismo vai dilacerando a pessoa devagarmente, Feliz 2011 pra vc e toda sua família.

    ResponderExcluir
  20. Bem, eu faz tempo que sou uma adepta do consumismo consciente, adoro o conforto sem a ostentação, mas (sempre tem um mas)como toda mulher me amarro numa loja, shopping...e confesso que olho mais do que compro...rsrs.
    Amigo, estou passando para desejar que o ano de 2011 seja repleto de muita saúde,luz, paz e muito amor. Abraços
    http://euseivoucontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado pelo seu comentário. Espero que você tenha um ano novo cheio de harmonia, saúde e paz... um abraço... seguirei seu blog!
    Adriano (Drixs)
    http://br.myspace.com/anarkaosbrasil

    ResponderExcluir
  22. Bom dia querido, retribuindo sua vista e conhecendo seu blog que é maravilhoso , seus textos originais.
    Parabéns.

    E que venha 2011

    Um bju

    ResponderExcluir
  23. Poxa... curti seu blog e obrigada pela visita. Jah sou seguidora sua! Beijos e um ótimo ano novo!
    www.thabocalouca.blogspot.com
    www.twitter.com/thafergui

    ResponderExcluir
  24. Lari, fico feliz que tenha gostado. Um grande abraço. Vivamos a vida! Feliz 2011!

    El Ave Peregrina, sí. cierto. Le deseo lo mismo para usted. Gracias! Feliz 2011!

    Edu, vivamos. Abraço e Feliz 2011!

    Verinha, você é muito gentil, linda. Beijo em seu coração também. Feliz 2011!

    Crisvassalo, com certeza, amigo. Abraço! Feliz 2011!

    Alina Sérvio, obrigado por sua atenção! Feliz 2011!

    Beta, abraço e Feliz 2011!

    Angélica Lins, fico feliz que o texto tenha lhe alcançado reflexões. Obrigado por compartilhar. Um grande abraço e Feliz 2011!

    Elaine Barnes, festejo à sua presença. Sem vocação para o roubo, é preciso é preciso conformar-se. [sorrio]. Muito bom! Obrigado por compartilhar aqui este lindo depoimento. Cuidar de nossa casa é sempre algo muito prazeroso, dá conforto para nós e para quem amamos. Parabéns por sua atitude perante a vida, e que seu ano novo seja de força, paz, alegria, entendimento, sabedoria, e que Deus cuide de você e dos seus, linda. Feliz 2011!

    Gilson, fico feliz que tenha gostado. Fiquemos alertas. Obrigado! Abraço e Feliz 2011!

    Rosa Carioca, que bom lhe ver por aqui. Sempre atenciosa e gentil. Você me incentiva há muito tempo, e por isso lhe sou muito grato. Tenha um ano novo mágico. Feliz 2011!

    Thaiza Chiara, visitarei o endereço atual. Obrigado! Feliz 2011!

    Inácia, não sou um engajado, mas o consumismo é algo que me salta aos olhos todas as vezes que denoto a loucura do consumo desenfreado, ao que chamo de consumismo. Consumir é natural, o que não é natural é o ato de usar a vida apenas para consumir. Abraço e Feliz 2011! Continuemos...

    Jacque linda, feliz aniversário! Obrigado pelo carinho! Visitá-la-ei. Feliz 2011!

    Jana, obrigado! Desejo-lhe o mesmo. Abraço e Feliz 2011!

    Gabi =D, fico feliz que o texto tenha lhe alcançado em suas reflexões. Consumir é natural, só consumir é que é o exagero em nossos tempos. Obrigado por seu carinho e toda a atenção. Eu acompanho muitos blogs. Pessoas daqui se tornaram verdadeiras amigas minhas. Estarei lendo você. Mantenhamos contato. Sucesso ao seu blog! Abraço! Feliz 2011!

    Lili, obrigado! Feliz 2011!

    AcessóriosCarolinaFerriolli, obrigado! Feliz 2011!

    Professora Aparecida, você é muito gentil. Obrigado! Um grande abraço e Feliz 2011!

    Stella Tavares, muito obrigado! Feliz 2011!

    Isis Silva, irei conferir o filme. Obrigado por sua atenção e cuidado. Vou ler Orgulho e Preconceito. Um grande abraço e Feliz 2011!

    Marcos Lobato, fico feliz que tenha gostado do texto. Obrigado pelo comentário. Feliz 2011!

    Adelaide, muito lindo o seu depoimento. Acho natural isso que disse. Obrigado por compartilhar aqui. Um grande abraço e Feliz 2011!

    Lany, gracias! Le deseo lo mismo para ustede. Feliz 2011!

    Adriano Drixs, obrigado por sua atenção e apoio, amigo! Felicidades! Feliz 2011!

    Andréa Álvares, obrigado! Que venha 2011 repleto de vitórias. Feliz!

    Thaís Guimarães, você é muito gentil. Obrigado! Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  25. Oi Jef olha só tive um primo que fez o mesmo caminho!!!! Assaltou um banco e foi pra casa!!!! Dificil né?? Foi encontrado enrolado em um tapete na beira da Fernão Dias!!! Foi muito triste!! Era um gato e fazia o maior sucesso com as mulheres enfim......... a opção foi dele não é???? VIVAMOS A VIDA!!! Feliz Ano Novo!!! Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá querido amigo, venho pedir desculpa pelo saludo trocado, como já era tao tarde e somente passei para saludarte, q nao me dei conta do falho, e coloquei querida, e antes d dormir pensando....achei q talvez tinha me equivocado com o saludo, e vim ver e efetivamente....peço mil e uma desculpas....

    Meu querido,
    T desejo um feliz ano 2011!!!!!

    Beijos,
    Lany

    ResponderExcluir
  27. Ola!

    Belíssimo texto sobre o consumismo, infelizmente o mundo é capitalistas e poucas são as pessoas que não são.
    Obrigada pela visita ao meu blog http://mxiquinha.blogspot.com/

    FELIZ 2011, cheio de coisas boas.

    PS. testa o Lotus Shield, vc vai gostar sim!!!!

    Bjks
    Van!

    ResponderExcluir
  28. Oiiie ! adorei sua visita no meu blog...continue indo lá,estou preparando uns posts para homens !!!
    Parabééns pelo blog!!!!
    Isah do Glam4us

    www.glam4us.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Tu escreve bem pakas viu! Tem cara de jornalista. Amei o texto!

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pelo seu comentário!
    Ainda não tinha achado o teu blog mas li e gostei bastante a forma como escreveu sobre consumismo, simples e objetivo! Parabens pelo texto !

    Feliz 2011 para ti e tua familia!

    ResponderExcluir
  31. Opa, mesmo assim vlw pela sua visita, já me adicionei como seu seguidor, sou novo aqui e ainda nem comecei a desenvolver, siga me ai e assim ja me ajuda a começar bem como blogueiro tambem.
    vlw Aquele abraço e Feliz ano novo

    ResponderExcluir
  32. Agradeço a atenção !
    Espero que várias pessoas pensem do mesmo jeito que nós.

    Até mais!
    Abs.

    ResponderExcluir
  33. Olá!! Vim agradecer a sua visita e dizer q adorei a frase! Q o seu novo ano seja maravilhoso e vc consiga realizar muitos dos seus sonhos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. obrigada pelo comentário sobre o meu texto. A vida realmente é agora, e não podemos perder tempo vivendo coisas banais. Estou te seguindo. Bj bj

    ResponderExcluir
  35. Há tempos não lia um post inteligente(fora os meus)...brincadeira. Sinceramente, gostei muito do que li,fez-me questionar sobre muitas coisas, principalmente sobre a "MODERAÇÂO". Não só no consumismo, mas de maneira generalizada. Parabéns, já estou seguindo !

    ResponderExcluir
  36. Olá, obrgada pelo post no meu blog. O consumismo do meu amigo é o egoísmo, ele não foi para o mesmo lado que o seu, vai viver muito tempo fazendo pessoas chorarem... mas é isso... bom texto. E viva esse capitalismo desenfreado para "infelicidade" geral da nação $$$$$
    Eliete

    ResponderExcluir
  37. Olá querido! Passando para te desejar um feliz ANO NOVO que ele seja especial e cheio de coisas boas pra vc e as pessoas que vc ama. Obrigada pelo carinho e cia no decorrer do ano de 2010!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  38. Olá Jefhcardoso, obrigada pelo carinho no meu blog, desejo a vc um Feliz Ano Novo, repleto de realizações e muito sucesso pra vc tb!
    Abraços
    Kety

    ResponderExcluir
  39. Interessante seu blog! Bem lindo.
    Que vc tenha um 2011 promissor e que tudo que você deseje se concretize!

    Me segue? Vou te seguir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Texto muito bom!
    Obrigada pelo elogio!
    FELIZ 2011

    ResponderExcluir
  41. Eliana Romeu, coloque triste nisso. Ninguém precisa de fato do dinheiro de um assalto. Vendem a vida. É isso que fazem. Vivamos. Feliz2011!

    Lany, não se preocupe. Acontece. Obrigado por seu carinho! Abraço e Feliz2011!

    Vanessa, obrigado por sua atenção. Abraço! Feliz2011!

    Isah, legal! Abraço! Feliz2011!

    Verbalize Idéias, obrigado! Venha mais vezes. Grande abraço! Feliz2011!

    Gabriel Mizael, obrigado! Feliz 2011 para vocês também!

    Harry, seja bem vindo! Seguirei sim. Feliz2011!

    Mariana Scarpinatte, sou eu quem agradece. Abraço! Feliz2011!

    Luciana Gomes, muito obrigado! O seu também! Feliz2011!

    Jacqueline L., obrigado por vir! Seja bem vinda! Abraço e Feliz2011!

    Albano, fico feliz que tenha gostado e refletido sobre o texto. Sigamos blogando, amigo. Um grande abraço, obrigado, e Feliz2011!

    Eliete Torquato, o capitalismo não é o problema, o problema é a avidez com que se consome. Precisamos cuidas mais da vida, do planeta, do próximo, e por aí vai... Abraço e Feliz2011!

    Deni Maciel, muito obrigado! O seu comentário sim é revigorante. Conto com você. Abraço e Feliz2011!

    Cantinho She, você é mesmo linda, né? Obrigado! Desejo-te o mesmo. Abração e Feliz2011!

    Kety, muito obrigado! Desejo-te o mesmo. Abraço! Feliz 2011!

    Camila Barbie, muito obrigado! Sigo sim. Estou no modo privado. Abraço e Feliz 2011!

    Ana Luísa, sou eu quem lhe agradece. Foi um prazer lhe visitar. Abraço e Feliz2011!

    Bruna, obrigado! Visitarei sim. Abraço! Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  42. oi. muito bom o seu blog, vc visitou o meu e deixou o link, continua escrevendo cara. parabéns. abço fik com DEUS. visita lá... http://reinaldobentaja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Sem dúvidas um texto muito bonito,tocante e que nos faz pensar nos principios que a sociedade atual prioriza.


    Parabéns pelo texto e pelas belas palavras

    ResponderExcluir
  44. Jefh, seus textos/crônicas são ótimos parabéns!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  45. Manuella Huygens, obrigado! Abraço!

    Reinaldo Bentaja, obrigado pela força, amigo. Grande abraço!

    Billa, fico muito feliz que tenha gostado do texto. Obrigado por sua atenção! Grande abraço!

    Polli, você é muito gentil. Obrigado! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  46. , nam esse tal consumismo e até agora nos consome.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c