Pular para o conteúdo principal

A CRUEL VINGANÇA DE SEU IGNÁCIO/PARTE I

Seu Ignácio foi realmente cruel quando soube que Dr. Israel Bravo era bisneto de Seu Licurgo. Ao menos foi essa a impressão que ficou para Dr. Israel, tempos depois de ter ouvido em detalhes a história de seu antepassado contada na versão sem cortes de Seu Ignácio.
Ele não sabia das particularidades nem dos pormenores da história. A família sempre evitou o assunto, tratava por cima. Talvez por zelo. Ou então a fim de não molestá-lo com tal desagrado. Ou até mesmo, quem sabe, na intenção de poupar as novas gerações. Ou ainda evitassem tratar o assunto por simples vergonha dos fatos.
Eu diria, diante do narrado póstumo, que Seu Ignácio foi maquiavélico - caso eu achasse Nicolau Maquiavel um sujeito maquiavélico; mas longe disso; Nicolau, para mim, ao menos em seu tempo, foi muito mais um cientista político, um teórico, um estrategista, do que um sujeito astuto, velhaco, pérfido, como ficou sugerido na expressão que leva o seu nome.
Portanto, seu Ignácio foi apenas cruelmente vingativo. Fato que sua ação foi de cunho passional.
Seu Ignácio casou-se de segundas núpcias com uma bela jovem chamada Lorena. Lorena era alegre, bonita, expansiva, comunicativa, muito dada... A moça tinha vinte e seis anos quando fora acometida por uma grave pneumonia, que por pouco não lhe ceifa a vida em pleno esplendor de sua formosura.
Seu Inácio a levou do hospital sob a condição de receber e arcar com as despesas diárias das visitas de Dr. Israel.
Dr. Israel era um homem polido. Tinha um jeito nobre. Mantinha sempre uma boa postura. Era vigoroso e bem cuidado em seus quase quarenta anos de idade. Cabelos grisalhos sempre bem aparados. Roupa branca reluzente. E movimentos ágeis, fáceis. Elegante. Falava com grande desenvoltura. Sempre muito simpático e bem humorado.
Lorena não lhe poupava elogios durante suas visitas. Afirmava Seu Ignácio, após o médico partir, que a moça agradecia mais ao médico que a Deus por sua boa recuperação.
Seu Ignácio começou a implicar até com a tosse da jovem esposa. Dizia que esta cessava durante as visitas do médico, e após o mesmo partir, se intensificava como que anunciando a indispensável próxima visita.
Lorena dizia para a velha enfermeira que lhe assistia, que Dr. Israel era o arquétipo de um príncipe moderno. Dizia isso a todo instante.
Foi esse elogio, sem dúvida alguma, que fez com que Seu Ignácio tivesse sede de vingança.
O homem não suportou ter Dr. Israel frequentando o seu aposento a tirar mais do que inspirações profundas, mas também suspiros de sua jovem esposa.
Ficava ao lado do médico durante cada visita. Não arredava o pé por nada. Nem mesmo para apanhar um copo com água que o médico lhe solicitasse. Antes, ordenava secamente à velha enfermeira para que o buscasse.
Ao final de cada visita de consulta, fazia questão de perguntar diante de Lorena qual era o preço pelo trabalho. E invariavelmente sacava um bolo de notas do bolso, retirava algumas, que em nada diminuía o volume do bolo, e estendia ao médico sem dizer nada além de “toma seu dinheiro”.

Obs. Sei que não possui todo o tempo do mundo para a minha escrita. Mas este conto ficou mais longo que o costume. Portanto, o postarei em duas partes. Sendo esta a primeira, e a segunda será publicada no próximo sábado, dia 27 de novembro.
ObsII. Foto realizada por mim no interior do Theatro Pedro II em Ribeirão Preto.
ObsIII. Para quem quiser me acompanhar também no twitter @Jefhcardoso74.
Obrigado por sua atenção!

Comentários

  1. Vou espaerar ansiosa Jefh...

    Bjs e um ótimo domingo!

    Mila

    ResponderExcluir
  2. Está fácil de ler,inteligente, irônico,tem um ritmo cativante que nos faz questionar que tipo de vingança podemos esperar do senhor Ignácio, o que mais posso dizer enquanto o sonho ainda esta em curso??? Só seguindo a viagem e esperando o próximo capítulo.
    Boa sorte e obrigada pelo comentário no meu blog!

    ResponderExcluir
  3. Ei, obrigada :)
    Muito sucesso para o seu blog. O blog que você me recomendou é muito bom, eu ja conhecia mas eu me inspiro em muitas coisas assim que vejo em blogs femininos. Obrigada por visitar e comentar. Abraço .

    ResponderExcluir
  4. Antes mesmo do final de seu conto pensei, inevitavelmente, no Felicidade Conjugal, de Tolstói, que folheei pela primeira vez hoje. Vou lê-lo e depois volto para confirmar essa intuição. Obrigada por sua visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei de ver o seu comentário deixado no meu blog. Sou professora de Português de um Colégio particular. Gostei muito dos seus contos, vc escreve muito bem. Parabéns!
    Caso queira manter contato podemos trocar "figurinhas".
    Abraços
    Raquel Ellen ( Escitora Moderna)

    ResponderExcluir
  6. Ok! Mas fiquei curiosa: o que será que vai acontecer com Seu Ignacio, Lorena e Dr. Israel? Enfim, dia 27 vamos descobrir...

    ResponderExcluir
  7. Caro JefhCardoso, é bom saber que nossos leitores se indentificam com nossos posts :D
    continue lendo nosso blog, postaremos muitas coisas engraçadas!
    até a proxima :D

    ResponderExcluir
  8. Olá vc comentou esses dias no meu blog, vc tbm é ituveravense isso é legal, depois você me add no msn: wellingtonsilvamedrado@hotmail.com depois agnete troca umas ideias, e você tambem tem um talendo pra ser um grande escritor, gostei dos temas abordados aqui

    ResponderExcluir
  9. Oi colega Fisio! Espero para ler a segunda parte e fazer meu comentário final.

    Gostei muito do seu blog e voltarei várias vezes, procurei aquele widget SEGUIR mas não achei. Seria bom se tivesse, dai receberia suas atualizações...

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou aqui para retribuir a sua visita e o seu comentário na postagem do grande Bob no meu blog. Amei a sua postagem...

    Beijoooooos!

    ResponderExcluir
  11. Putz! Quando eu já estava animado, a primeira parte havia acabado... =(

    ResponderExcluir
  12. Quero ler logo... tô curiosa... rsrs

    Como sempre,um ótimo conto, Jefh!!

    te deixei um selinho em meu blog... passa la!

    ResponderExcluir
  13. Estou curiosa para ver o final do conto!
    Boa semana!
    Adri

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela visita no meu blog !
    amei o texto !

    ResponderExcluir
  15. OLÁ Jef,
    Muito bom esse conto, gostaria muito de saber como continua.
    Confiança é uma das chaves para se ter um bom relacionamento.
    "O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso. Nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa".

    Veja em meu blog os artigos relacionados as Chaves da Felicidade no Casamento.
    http://sulamirian.blogspot.com/2010_08_22_archive.html


    Tenha uma semana mega abençoada!!

    ResponderExcluir
  16. Queria eu saber escrever contos.

    Estou ansiosa pra ver a continuação. Talvez Lorena não seja aquilo que a gente espera.

    ResponderExcluir
  17. essa Lorena desconserta o leitor.
    quero ver como vai acabar...

    ResponderExcluir
  18. é engraçado, sempre tem alguma coisa, um jeito de expressar, falar, escrever seu que me chama atenção - num bom sentido.
    da 27 venho eu aqui, mais uma vez, ver o resultado!
    ah, twitter haha, vou seguir *-*
    @claradepau - o user sugere minha personalidade - segue?

    ResponderExcluir
  19. Valeu pela visita ao meu Blog, ainda nao tive tempo de fazer a mudança do Blog pro site, e também estou escolhendo uma outra forma de expressar abrangendo mais pessoas, o Zé o so um marco do novo inicio

    Valeu por tudo Vinicius T. Castro Blog Típico dos Obvius

    ResponderExcluir
  20. Muito bom, Jefh. Me fez lembrar do Paulo Mendes Campos... até pensei que fosse uma crônica, não um conto. Vou esperar a segunda parte. Agora veja: deixar a parte boa, que é saber que história negra é essa do Seu Licurgo, é mais coisa da pena de um noveleiro do que de um contista. Me fez lembrar Júlio Diniz.


    Marcelo Hagah
    João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  21. Oi,Jefh...Obrigada pela visita e pelo comentário em meu blog...
    Eu estou te seguindo agora,achei muito interessante este conto,agora fiquei ansiosa pela parte final...
    Quando vc postar,por favor,me deixe um recado no meu blog ou mande para meu e-mail o aviso:
    morena.tropikana@hotmail.com
    Bjao e boa semana pra vc.

    ResponderExcluir
  22. Gostei do Blog e agradeço a visita feito ao meu... Parabéns pelos textos, convido a me seguir caso deseje. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Rosa Carioca, será um prazer postá-la para sua leitura. Obrigado por sua atenção, linda! Abraço!

    Herberth, sou um eterno devedor para com os amigos. Não me tome por mau. Aparecerei sim. Abraço e obrigado por vir!

    Mila, será um prazer lhe receber para a conclusão do conto. Ótima semana! Abraço!

    Márcia Barreto, a vingança do homem foi tão cruel que tenho certeza que você ficará surpresa. Aguarde. [sorrio]. Obrigado por sua atenção. Você é muito gentil. Abração, linda!

    Doing Makeup, sou eu quem lhe agradece. Um grande abraço!

    Nilza Prata Bellini, eu ainda não tive o prazer dessa leitura, que certamente lhe será muito enriquecedora, considerando o alto conceito literário da obra de Tolstoi. Boa leitura! Abraço e guardo o seu retorno. Até breve!

    Raquel Ellen, foi um prazer lhe visitar. Agradeço muito o seu atencioso e gentil comentário. Gostaria sim de manter contato, porém o seu comentário não deixou link, temo não reencontrar o caminho. Tentarei, mas se acaso você ler esta resposta queira deixar por gentileza o seu link. Será um prazer. Abraço!

    Valquíria Rita, eu tenho uma surpresa para todos. [sorrio] Abraço e obrigado por sua atenção!

    vdc, foi um prazer. Um grande abraço!

    Wellington Silva, obrigado por vir; você é muito gentil. Prazer em conhecê-lo, conterrâneo. Espero que continuemos nos comunicando. Um grande abraço!

    Fernanda Luiza, cara colega, seja muito bem vinda. É um prazer lhe receber. Quanto ao widget, deve ter sido omitido quando você via a pagina, pois ele existe logo acima do quadro de incentivadores. Aguardarei ansioso por seu retorno e suas considerações finais sobre o conto. Prazer! Um grande abraço!

    Larissa linda, obrigado por sua atenção e carinho. Um grande abraço!

    O Trovador, prazer em recebê-lo, amigo. Não se “desestabilize”. A segunda parte guarda uma grande surpresa. [sorrio]. Um grande abraço e obrigado por sua atenção!

    Kamomylla linda, você é muito gentil. Espero que venha para a continuidade. Obrigado pela atenção e carinho do selinho. Irei lá. Abraço!

    Adri, você não perde por esperar. O tal Seu Ignácio é um homem surpreendente. [sorrio]. Abraço!

    Julianna Basilio, que bom que curtiu. Obrigado por vir. Um grande abraço!

    Guilherme Studart, obrigado por vir, e continue firme. Abraço!

    Jroemi Style, obrigado pelo convite. Verei os artigos sim. Parecem bem interessantes. Espero lhe receber na ocasião da conclusão do conto. Surpresas ocorrerão. O amor realmente tem que andar acima das picuinhas, do egoísmo, da pequenez de espírito. Abraço e obrigado por tudo!

    Daine, Lorena é uma incógnita. Surpresas aguardam para romper ao desfeche do conto. Aguarde. [sorrio]. Abraço!

    Daine, essa Lorena... [sorrio]. Abraço!

    Clarapatriiopg, prazer imenso ler o seu comentário. Desculpe, mas não consegui alcançar o final. Como assim o user sugere? Bem, obrigado por toda a sua atenção e espero que curta o twitter. Estou tentando o atualizar diariamente com frases minhas e de outros autores, além de microcontos. Abraço!

    Vinicius, prazer conhecer, cara. Sucesso nessa empreitada. Vida longa ao site. Abraço!

    Marcelo, muito bom cara. [sorrindo]. Espero lhe ter aqui para a leitura da conclusão. Obrigado pelas alusões! Fico honrado. Um grande abraço, amigo!

    Suellen Flopý, pode deixar. Você é minha convidada para a continuação. Um grande abraço!

    Fernando Teixeira, muito obrigado, amigo. Obrigado por seu gentil comentário, atenção e convite. Até breve! Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Seu conto tem uma escrita contemporânea, q instiga e aguça a curiosidade do leitor, me fez lembrar um pouco da histoira do livro de Machado de Assis "Dom Casmuro"
    Gostei muito...estou ansiosa pra ver o final do conto.
    Obrigada pelo comentario em meu blog. Espero que acompanhe mais vezes as minhas postagens são serenas, saudosas, mas verdadeiras.
    acompanhe-me http://butterfly-solitaria.blogspot.com/
    bjim!!
    Borboleta

    ResponderExcluir
  25. Então fico aguardando a segunda parte.

    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá, Jefh!!! Você esteve em meu Blog, o que agradeço! Entrei a partir do link e descobri esta maravilha que é o teu!!! Muito booooom! Vou vir aqui sempre...! e estou te seguindo!


    Abraços! E parabéns!

    ResponderExcluir
  27. É, talvez me falte humildade para dar as pessoas novas chances, mas... e os que me decepcionaram mais de uma vez?
    Espero não contagiar-te com a minha melâncolia, são fases, e a minha não é das melhores,
    agradeço muito pelos comentários sabe, eles realmente ajudam

    ResponderExcluir
  28. Jefh..
    estou ansiosa pela segunda parte..
    quase 2 mil seguidores..parabéns!!

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito do seu blog.. li com muita atenção...e obrigado por comentar meu blog.. abraços ...

    ResponderExcluir
  30. oi tudo bem? Vim agradecer a visita fiquei muito feliz. Gostei muito do seu conto e espero ansiosa e curiosa pela continuação,já me tornei uma seguidora do seu blog. Estarei sempre por aqui e mais uma vez obrigada pela visita e comentário.
    Beijos!
    Rafaelle

    ResponderExcluir
  31. Olá colega fisioterapeuta! Escrita refinada...talento mesmo! Aguardando a segunda parte!!

    abs

    Luciane
    http://lucianeferreirafisio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Olá jefhcardoso, amei o conto, simplesmente magnífico! gostaria de convidá-lo a ler "A Busca" que estou postando todas as sextas, por sinal, o capítulo final será sexta agora, dia 26, me agradaria muito a opinião de um escritor, assim, posso availar-me e saber se estou seguindo pelo caminho certo.
    Bjos se cuida.

    ResponderExcluir
  33. Obrigado pela visita em meu blog e fiquei feliz por isso, gostei muito da estória do ignácio, vou acompanhar...

    ResponderExcluir
  34. haha,valeu pela visita!
    Homens comentando lá são sempre bem vindos!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo seu blog, gostei muito!!
    Muito sucesso e obrigado por visitar o Portal Araçagi!!
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  36. Estou curiosa para ver o final.. E já o estou seguindo, sei que irei vim lhe visitar sempre.
    Beijos.
    Obrigada por postar em meu blog!

    ResponderExcluir
  37. olá meu caro! Pois é nos dois por uma paixão o FUTEBOL! Estou aqui para lhe agradece por ter visitado o meu blog, mesma coisa faço no seu. Parabéns! Ficou lindo o texto, vou esperar a segunda parte. E fique a vontade quando quiser ficar bem informado sobre futebol, sabe onde encontrar o melhor Você, a Bola e Eu! obg!

    ResponderExcluir
  38. Nossa jef,encantei-me com toda essa sua criatividade *-*
    vs realamente eh um grande escritorm aposte nesse seu talento q vs vai longe,eu tbm estarei aki anciosa aguardando a segunda parte do seu conto.
    mt obg pelo comentario q fez ao meu blog,
    e deixo desde ja os meus parabéns pelo seu *-*

    ResponderExcluir
  39. Olá Jefh, está se saindo um ótimo contista!
    Interessante esta primeira parte e também fiquei curioso para ler a segunda parte para ver o que vai virar. Lorena, pelo jeito, está encantada com o Dr. Israel, para desespero do Ignácio, pelo visto, cheio da grana, mas bem mais velho que a esposa. Teria Lorena abandonado, depois da cura, o velho marido e seguido em companhia do Dr. Israel? Ou teria Ignácio botado o médico pra correr? Vamos esperar...

    Abraços, amigo!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  40. Parabéns, vou inclu-i-lo em meus blogs, para que meus alunos tenham mais um bom referencial de escritor.
    Sucesso e felicidades sempre

    ResponderExcluir
  41. Curioso para saber a segunda parte da história!!! Bom saber que alguem que não conheço possa saber um pouco da minha vida, ou pelo menos do meu momento... Surpreso com isso! Fiz esse BLOGGER mais como uma forma de depositar um pouco de mim, dos meus pensamentos, mais sem a necessidade de um retorno ou algo semelhante, embora possa dividi-lo com todos! voltarei a visita-lo (principalmente para saber a segunda parte da história rsrs) caso queira me seguir, fique a vontade... Um abraço.

    ResponderExcluir
  42. Otimo texto o que vamos esperar do Senhor Ignácio, vamos ver a segunda parte parabens pelo texto
    Euricojr

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pela visita no meu blog. Parabéns pelo seu blog e também pelos seus Contos, li alguns que foram postados e achei bastante interessante.

    ResponderExcluir
  44. No melhor estilo novela global.... estou imaginando as cenas do próximo capitulo....rsrs Afinal o suspense se instalou...Volto para ler a segunda parte.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  45. Muito bom texto... estou ansioso esperando a segunda parte... Um abraço!

    ResponderExcluir
  46. Parabéns, adorei !
    e obrigada por ter dado uma visitinha lá no meu =)


    puxaaobanco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Olá!!
    Gostei do comentário no meu blog... e também do conto. Vou aguardar a segunda parte!
    Te seguirei agora!

    abraços!

    ResponderExcluir
  48. Olá, estou aqui lhe retribuindo a visita, gostei muito do seu blog, voltarei sempre *-*
    Beijos ...

    ResponderExcluir
  49. Muito interessante,
    ansiosa pela segunda parte , kkk
    Parabéns = P

    ResponderExcluir
  50. Luciana Cavalcanti, muito obrigado por seu gentil e atencioso comentário. Espero ter o prazer de lhe receber muitas outras vezes. Abraço!

    Belenâmbulo, conto desde já com sua leitura. Ok? Obrigado por vir e um grande abraço!

    Clapatriciopg, foi um prazer ter estado em seu blog. Sabe, fases são mesmo passageiras. É preciso manter a fé e a esperança. Em Deus, na gente, e nos outros também. Somos todos da mesma família. [sorrio]. Abraço!

    Sol, você brilha! As pessoas têm sido generosas para comigo. Conto com sua leitura na continuidade. Abraço!

    Borboleta, a verdade é tudo quando escrevemos. Parabéns! Muito obrigado por seu gentil comentário. Fiquei honrado por ter lhe feito lembrar um pouco do mestre Machado. Muito honrado. Um grande abraço!

    Ricardo Marques, é um prazer lhe receber aqui, bem como foi um prazer estar em seu blog. Obrigado por sua atenção e um grande abraço!

    Rafaelle, sou eu quem lhe agradece. Conto com sua atenção para a continuação. Um grande abraço!

    Luciane Ferreira, você é muito gentil, colega. Conto com sua atenção. Abraço e muito obrigado!

    Arigi Kuwanna, não nos percamos de vista. Meu tempo anda meio maluco, é Fisioterapia, casa, blog... Mas quero ler o seu texto sim, não como escritor, pois não sou, mas como participante desse imenso movimento chamado blogosfera.

    Alexandrefaria, sou eu quem lhe agradece. Contarei com sua atenção. Sim, haverão surpresas na conclusão do conto. [sorrio]. Aguarde.

    Tacyla, foi um prazer. [sorrio]. Abraço e obrigado por sua atenção!

    Portal Araçagi, foi um prazer. Prazer também lhe receber aqui. Um grande abraço!

    -Yuh Rodrigues, fico honrado! Conto com sua atenção. Sou grato. Abraço!

    Geano Rodrigues, foi um prazer. Irei sim. E obrigado por sua atenção. Conto com sua leitura para a continuação. Abraço!

    Amanda Luísa, você é muito gentil. Obrigado por tamanha força. Algo tão carinho é alimento para minha alma. Um grande abraço e creia que conto contigo. Até!

    Edward de Souza, maravilha, amigo! [estou sorrindo]. Meu caro, não duvide. Haverão surpresas. Conto com sua atenção. Um grande abraço, e saudações aos francanos!

    Deto, você é muito gentil. Não creio que eu mereça tamanho elogio. Porém, aceito e fico muito honrado. Um enorme abraço, amigo!

    Thiago Felipe, agradeço por toda a sua atenção, por seu convite... Bem, blogar é mesmo dividir. Isso define a blogagem em seu mais amplo sentido. Conto com sua atenção para a continuidade. Um grande abraço!

    Eliane Ratier, oi linda! Você apareceu? [sorrio]. Que bom te ver aqui. Olhe, não duvide, o conto apresentará algo surpreendente. Agora leia a imaginando a voz do Cid Moreira: “éhhhh... mistério!”

    José Eurico, obrigado por sua atenção, amigo. Aguarde e verá que existem mais coisas entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia imagina, como diria Shakespeare. Abraço!

    Prazer em Educar, obrigado por sua atenção. Um grande abraço!

    Adelaide, [sorrio], sim. Conto com sua atenção. Abraço!

    Augusto Araujo, até eu estou ansioso para portar a segunda parte. [sorrio]. Obrigado e abraço!

    Joyce Pontes, foi um prazer. Um grande abraço, linda!

    Clareanna V. Santana, seja muito bem vinda! Conto com sua atenção. Obrigado e abraço!

    Fhiama, fico feliz que tenha gostado. Conto com sua atenção. Abraço!

    Carol dos Santos, aguarde. [sorrio]. Abraço!

    ResponderExcluir
  51. olá, legal seu blog.
    visite o meu: ateliedasletras.blogspot.com
    bjo

    ResponderExcluir
  52. Voltei....rs
    Reabri geral por mais um tempinho meu blog e...vim "ler vc" !
    Lendo a primeira parte e amando. Vem coisa pela segunda....rs
    Vingança?.....rsrsrsrs

    Como sempre, vc é mestre em contos!

    beijo grande

    ResponderExcluir
  53. Ao término do conto, saberei o que dizer. Mas, no momento, achei muito pequena a razão pra Ignácio ficar com tantos ciúmes e armar uma vingança. A não ser que existam realmente boas razões pra ele se vingar. Vamos ver no que vai dar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  54. Olá. Gostei do seu blog. Estou seguindo. Beijo

    ResponderExcluir
  55. Ótima escrita,moço!

    Nos prende até o último instante!

    ResponderExcluir
  56. Alem de Retribuindo a sua visita e comentário, quero fala de seu blog muito legal mesmo, e como a idéia e contribuir com os outros divulguei ele nas minhas redes sociais e tambem estou seguindo-lhe.
    Muido Obrigado Amigo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  57. Caro e querido amigo
    parabéns pelo seu trabalho,seus textos me convidam refletir e reler para melhor entender. Algumas situações tem sido a minha copanhia, sempre interessante e agradável. Obrigado pelos bons momentos proporcionados.
    Teu sucesso é a minha alegria. Abraço amigo e fraterno (paterno na fisio)

    ResponderExcluir
  58. Super legal, amei! =)
    Obrigada pelo carinho no meu blog,
    Participa do sorteio de tiaras, você pode dar de natal para sua filha, esposa, namorada..

    Beijos Káh,
    www.universoblue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Acho interessante as diferenças e comparações, é um verdadeiro Tabu, é um paradigma desvendado quando nós se deparamos com situações inusitadas para nós mas para outros povos é apenas natural.

    Na minha opinião seu Inácio tava com medo de levar um par de chifre desse doutor que a tratava muito bem e ele sentiu algo estranho no ar entre ela e ele, no popular ele ficou com a mosca na orelha....

    seus contos é um vicio de quem pensa e sabe trasmitir..
    Att.
    Medinho

    ResponderExcluir
  60. Oie Jefh, estou retribuindo a visitinha lá no meu blog e comentar aqui no seu. Gostei muito do texto e acho super bacana blogs assim,que prezam pela cultura e escrita. Pode ter certeza que ficarei visitando!!!! Parabêns e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  61. Fiquei curiosa para a segunda parte. Me parece o começo de um romance histórico. Muito bom de se ler, detalhes bem descritos...pode ser o começo de um livro. Por que não?

    ResponderExcluir
  62. Obg pelo comentario, td de bom pro seu blog tb, vc escreve otimas frases!
    Mas... da onde vc conheceu meu blog?

    www.bellateen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. Oi Jehf, fico feliz que tenhas gostado do meu post.

    Aeternum = Eterno em Latim.
    Assums = Plural de Assum, tenho quase certeza que você ja viu a música Assum Preto não é?
    Os sertanejos antigos tinham o costume de cegar os pássaros para estes não fugirem, e continuarem cantando, sempre por perto, alem de que de acordo com a cultura popular, o canto do pássaro ficar mais belo.

    Vou comentar esse conto na sua continuação.

    Acompanharei seu blog, e comentarei também, e espero seus comentários também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  64. Muito interessante seu blog, seus escritos são criativos e cativantes, parabéns.

    ResponderExcluir
  65. Estou achando interessante! E pode me aguardar que voltarei pra ver o final.
    Gostei do seu jeito de ser!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  66. Lindo conto, Jefh.
    Muito obrigada por suas palavras.
    Hoje tive uma recaída, mas já estou melhor.
    " Não é porque você não me vê, que não estou aqui..."
    Carrego isso comigo sempre.
    Belo blog, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  67. Gostando. O nome já deixa a curiosidade de acompanhar, voltarei pra segunda parte.

    Abraço. :)

    ResponderExcluir
  68. Nossa!
    Muito bom!

    Voltarei para ler a segunda parte! *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  69. Oi Jefh... Muito bom seu conto! Curiosa para saber o final! =D beijos.

    ResponderExcluir
  70. Edelise Gabardo, obrigado! Visitarei sim. Abraço!

    Cris, oi! Você é uma gracinha. Aguarde e terá sim uma surpresa. Só não sei se gostará. Abraço!

    Jackson, contarei com a sua leitura e espero que aprove mais que as razões de Ignácio, mas as razões do conto. Grande abraço e obrigado por sua atenção e sincero comentário, amigo!

    V. Tosta, boas vindas! Obrigado pela gentil atenção e apoio! Abraço!

    Lívia Inácio, muito obrigado! Um enorme abraço!

    Dário Cardoso, quem lhe agradece sou eu, por toda essa força e atenção. Ao divulgar o meu trabalho você multiplica o alcance dos meus textos, me oferece mais leitores. Isso é de um valor incalculável. Obrigado. Reverencio-lhe. Abraço!

    Estimado Professor Sergio Mingrone, um homem trabalha por diversas razões. Uma das mais fortes é o sustento, porém a mais nobre é o servir, e a mais secreta é o reconhecimento. Quando me instruiu nas primeiras lições de fisioterapia proporcionava-me o meio para o meu sustento, a oportunidade de servir, e hoje veio trazer-me a alegria da realização de uma ambição que guardava em meu íntimo. Obrigado, meu mestre!

    Káh Menezes, que bom que gostou! Obrigado por seu convite. Participarei sim. Ana e Andréia certamente vão adorar se eu vencer. Abraço!

    Medinho, muito me honra e instiga o seu comentário. A cada dia fico mais ansioso para lançar a segunda parte e receber as impressões dos amigos leitores. Conto com sua atenção. Um grande abraço e muito obrigado!

    Sayo Costa, muito obrigado por sua atenção. Você é muito gentil. Um grande abraço!

    Rebeca Thaiana ;p, que bom! Obrigado por vir! Abraço!

    Camilla Tebet, que linda a sua sugestão! Obrigado por tamanho carinho. Conto com o seu apoio. Pensarei com muito zelo sobre a possibilidade. Abraço!

    Bella Teen, prazer em lhe receber. Bem, eu conheci o seu blog durante uma navegação pela blogosfera. Um blog de um amigo leva a outro, a outro... Foi assim. Abraço e obrigado por vir!

    Aeternum, já ouvi a canção sim, e agora me recordo de ter ouvido falar sobre este procedimento. Fantástico esse universo. Muito complexo. Uma crueldade para com os bichinhos, mas muito complexo. Obrigado por sua atenção e espero que nos falemos mais. Abraço!

    Pastor Cícero, muito obrigado por sua atenção! O senhor é muito gentil. Espero que retorne. Um grande abraço!

    Marta Veríssimo, fico feliz que tenha se agradado. Conto com seu apoio. Um grande abraço!

    Lívia Cirilo, obrigado! Sim, há dias em que as coisas não estão conforme gostaríamos. O importante é manter a fé. Abraço!

    Roberto, conto com a sua atenção para a sequencia, amigo. Abraço e obrigado por vir!

    Renatinha Araújo, obrigado! Aguardo-lhe. Beijos!

    Murii, que bom que gostou. Conto com sua atenção. Abraço!

    ResponderExcluir
  71. Olá ! boa madrugada!!!
    Retribuindo a vizitinha ! abraço!
    adorei seu blogger, muito bom !
    tô te seguindo .

    ResponderExcluir
  72. olá, primeiramente quero agradecer pela visita e pelo comentario, rs....muito obrigado
    Bom, li e gostei muito, e olha que nao sou de ler livros em!!! rsrs, estou curiosa para ver a segunda parte espero que me avise!!! estarei esperando tá...

    obs: vc que escreve? vc tem dom...

    ResponderExcluir
  73. Olá, obrigado por visitar e se encantar com meu blog, é Paraíba pura,mas a arte é isso, tem o poder de atrair pessoas que nela se identificam,
    seja no objeto como nas palavras.
    Gostei do conto,lembrei (Tolstói)mas vou esperar o final pra fazer melhor o comentário.
    Seja bem vindo a arte da Paraíba.

    ResponderExcluir
  74. Rapaiz, eu gostei pra caramba desse teu blog!!!

    ResponderExcluir
  75. Já estou esperando a 2ª parte do conto! E, ratifico, obrigado pela visita na Lupa do Turismo e pelo conforto rsrsrs.
    Apareça aqui na Paraíba, encantos não faltarão.

    ResponderExcluir
  76. Olá abençoado amigo amei o texto e estarei aguardandoa 2ª parte prometida.
    Muito interessante.
    Deus abençoe teu trabalho e que flua em ti toda arte em escrever.

    Abraços. Estarei visitando diariamente seu espaço espero encontrar Vc tbm lá no meu Blog (rsrs) troca de favores? Não !!! Devemos honrar quem nos honra. Xau, xau.

    ResponderExcluir
  77. Oi, Jefh! Estou aguardando (curiosa) a segunda parte para comentar o conto, como me convidou... Obrigada por acessar o www.brilhodelis.blogspot.com e ter deixado aquele comentário tão singelo. Me deixou feliz!

    ResponderExcluir
  78. Texto bem escrito. Enredo que leva o leitor a esperar com curiosidade a segunda parte.

    Blog do joseliocarneiro

    ResponderExcluir
  79. Meu querido Jefh, me add no seu msn para q possamos conversar sobre a Paraíba. Abs > beijogirl@hotmai.com

    ResponderExcluir
  80. Olá Jefh,
    Gostei do seu conto inacabado. Você consegue prender o leitor, deixá-lo curioso. O conto está ficando muito bem alinhavado e você tem pano nas mangas para um ótimo arremate.
    Em frente!!!
    Dalinha Catunda

    ResponderExcluir
  81. Muito bom o conto, e aguardo o final. Engraçado....lembrei de Dom Casmurro algumas características, um bom livro diga-se de passagem. Obrigado por comentar meu blog. e até mais!
    a outra parte....
    abçs

    ResponderExcluir
  82. Oi Jefh!
    Estou ansiosa pela segunda parte! Um conto q conseguiu me cativar e prender minha atenção, parabéns!

    ResponderExcluir
  83. Oi Jef... posso chamá-lo assim??
    Obrigada pela visita, as portas sempre estarão abertas.
    Pena que vi o seu comentário só agora a noite e, como já é tarde e minha coluna já está reclamando do dia de trabalho, voltarei amanhã para ler alguns dos seus contos. Pois vendo rapidamente os títulos, fiquei bastante curiosa, assim como estou para ler a segunda parte da Cruel Vingança de Seu Ignácio.
    Agora estarei sempre te seguindo.
    Fica com Deus.
    Carol Viégas

    ResponderExcluir
  84. Antes de mais nada agradecer o comentário postado no meu blog. Obrigada!

    E sim, gostei muito do seu jeito de contar histórias, estou aguardando a segunda parte.

    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  85. Jefhcardoso,

    desde já agradeço a sua visita ao Crítica Sagrada.

    O texto acima foi muito bem escrito. Você conseguiu cativar a minha atenção. Por isso estou desejoso de ler a segunda parte.

    Continue se dedicando a essa arte que te faz peculiar.

    Abraço.

    Leo.
    http://criticasagrada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  86. Jefh, olá!
    Quero te agradecer pela sua visita, na qual deixou-me muito feliz.Que bom que tenhas gostado. Nossa, que legal, um escritor..que bom, de agora em diante estarei aqui para ver teus contos, ok? Parabéns , está uma beleza e por você, escritor. Tudo de bom para si e um grande abraço.
    beijos, Gilsa

    ResponderExcluir
  87. Obrigada por comentar o meu Blog. O seu é realmente maravilhoso. Fiquei ansiosa pela II parte da crônica. A priori lembra Dom Casmurro de Machado de Assis. Vou seguir vc, pois, não posso perder o final. Leia no meu "A lenda de Caturité" e me diga o que achou. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  88. Olá Jefh,

    Antes de mais nada, gostaria de comentar sobre sua excelente estratégia de divulgação do blog. Veio até meu blog,chegou de mansinho, me fez uma visita e um comentário carinhoso...

    Você é atencioso, dedicado e principalmente, escreve com talento e perspicacia.
    Nos deixou realmente curiosos pelo próximo capítulo do conto.
    Parabéns!!!
    Virei sempre por aki, adooorei.
    Ah... e espero contar com sua presença luxuosa no Prato do Dia.
    Bjs Dani

    ResponderExcluir
  89. Jefh obg pela sua visita e por sua crítica também,adorei seu conto e estou curiosa para saber oque Seu Ignácio vai fazer com o médico srsrs...Você sabe como fazer um leitor ficar preso a sua história,ate porque eu adoro ler, é um hábito muito bom,pena que ultimamente não está me sobrando tempo.Aguardando anciosamente a parte II

    ResponderExcluir
  90. olá! nossa, eu gostei muito desse conto, estou curiosa pra saber do final.

    eu amei seu blog ja sou seguidora sempre eu puder darei uma passadinha por aqui. obg! pelo comentário no meu blog uma otima noite pra vc,bjs

    ResponderExcluir
  91. Ótimo artigo!Desde já te agradeço pela visita ao "Raiscrevendo",permanecerei visitando seu blog,é de um bom gosto e criatividade imensuráveis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  92. :O
    aguardando as cenas do próximo capítulo!

    ResponderExcluir
  93. Oii, Jefh!

    Que bom que tem conhecido uma Paraíba diferente. Realmente, nosso estado vai bem além do que muitos conhecem ou imaginam.

    Fiquei curiosa pra saber o resto do conto.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  94. Prazer o MEU,sr Jefhcardoso! Obrigada.Muito obrigada.Desde já espero a segunda parte anciosa. Parabéns!

    Abs!

    ResponderExcluir
  95. Acho que a felicidade de qualquer escritor é sentir as impressões do escrito verbalizado pelo leitor. A palavra cria e recria mundos, e o Demiurgo não é senão, o próprio escritor. E o mundo de seu Ignácio, acredito eu, está apenas começando. PARABÉNS! Vou aguardar a continuação. Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  96. ah, que legal. Fico feliz com a visita e venho agradecer.
    Aproveito para dizer que, realmente, aqui na Paraíba existem alguns pontos encantadores e que valem a pena receber uma visitinha.

    Bom, uma coisa é certa, você sabe como escrever e nos deixar com uma curiosidade para o final da trama hehe
    parabéns!
    e, mais uma vez, obrigado pela visita, volte sempre.
    Ingrid Brasilino

    ResponderExcluir
  97. Cara obr mesmo por ter mim dado a oportunidade de ler este texto tam primo e atual em pleno seculo XXI parabéns mesmo. e ja gostaria de lhe convidar para postar alguns de seus textos em meu blog colocando apenas parte do Texto e depois o endereço do seu blog para o leitor vir a continuar ler em teu blog obg mesmo...
    Felipe Bernardo

    ResponderExcluir
  98. Jefh..Você sumiu, mas adorei voltar aqui e encontrar uma bela história. Parabéns pelo blog tão acolhedor e rico em palavras bem escritas! Abraços! ;)

    ResponderExcluir
  99. Brian, boa noite! Fico feliz que tenha gostado e esteja apoiando. Obrigado! Abraço!

    Elisana Trinck, que bom que lhe ganhei a atenção. Sou eu quem escreve os contos sim. Conto com sua atenção. Obrigado!

    Tathiana, será um prazer ter sua leitura novamente. Abraço e obrigado!

    Alaila Resende, estou cada dia mais encantado com a blogosfera paraibana. Que bom que lhe fiz lembrar-se Tolstoi. Isso é fantástico. Muito obrigado, linda!

    Flavinha, fico grandemente feliz por isso. [sorrio]. Doravante contarei com a sua atenção. Abração!

    Bruno Machado, que convite fantástico. Tenho certeza que não faltam encantos nessa fantástica Paraíba. Parabéns por seu estado, Bruno! Obrigado por vir. Um grande abraço!

    Miss. Jaciara, sim. É preciso honrar a quem nos honra. Conte com minha atenção. É um prazer lhe ter aqui. Um grande abraço!

    Lívia Cajueiro, foi um prazer lhe visitar. Obrigado por ter vindo. Conto com sua atenção. Abraço!

    Josélio Carneiro, muito me honra o seu comentário. Essas palavras ditas pelo senhor, são um prêmio aos meus esforços. Obrigado! Um grande abraço!

    Explore, raramente entro no MSN, mesmo assim lhe add, e assim poderemos conversar. Obrigado por seu convite. Abraço!

    Dalina Catunda, obrigado por sua atenção. Sobre o conto, ele já está terminado. Eu o dividi em duas partes para não tomar muito o tempo dos leitores. É que postagens muito longas acabam sendo pouco comentadas, as pessoas preferem textos mais curtos, leituras mais rápidas. Coisas da nossa modernidade. Aguardo-lhe para a conclusão. Abraço!

    Lady Bárbara, fico muito honrado por ter lhe feito lembrar o livro de Machado de Assis. Isso é fantástico. Um grande abraço e conto com a sua atenção. Até!

    Angélica, hoje estarei postando a conclusão. Espero que goste. Abraço e obrigado por sua atenção!

    Carol Viégas, à vontade. Obrigado por sua carinhosa atenção. Conto com suas leituras. Um grande abraço e melhoras para sua coluna. Até!

    Claudiafux, obrigado! Espero que goste da conclusão da história. Abraço e até breve!

    Leonardo, foi um prazer visitar-lhe. Obrigado por suas elogiosas palavras. Espero seu comentário para a conclusão. Um grande abraço!

    Gilsa, muito me honra ser tido como um escritor. Obrigado por sua atenção e carinho! Foi um prazer lhe visitar. Até breve, linda!

    Rosélia Santos, é uma honra fazer-lhe lembrar-se de Machado. Muito obrigado por sua atenção e convite. Lerei sim. Um grande abraço!

    Dani, [sorrio], você é muito gentil. Foi um prazer lhe visitar. Espero sim continuarmos nos comunicando. Conto com a sua atenção para a conclusão que postarei hoje. Um grande abraço!

    ÉNósNaCrítica, foi um prazer. Obrigado por sua atenção e carinhoso comentário. Espero que goste da conclusão. Abraço!

    Lindiane Artesanato, contarei com suas visitas. Obrigado por seu carinho e atenção. Abraço!

    Raiscrevendo..., você é muito gentil. Foi um prazer lhe visitar e lhe receber. Conto com sua atenção. Beijos!

    Um Céu Lilá, pois já estão no ar. [sorrio]. Espero que curta. Abraço!

    Ingrid Alves, estou apaixonado pela blogosfera paraibana. São muito agradáveis os amigos e as postagens. Obrigado por sua atenção. Espero que curta a continuação. Abraço!

    Dona Casmurra, é uma imensa honra recebê-la em minha humilde “casa”. Espero que desfrute da singela hospitalidade. Conto desde já com sua atenção para a conclusão. Um grande abraço!

    Vitrine Profissional, obrigado por compartilhar aqui. Lindo isso sobre o poder criativo da palavra. Eu que lhe ofereço parabéns. Um grande abraço e obrigado por sua atenção!

    Ingrid Brasilino, você é muito gentil. Espero que sua curiosidade lhe traga de volta para a conclusão do conto. Um grande abraço e viva a bela Paraíba!

    Felipe Bernardo, é uma honra o seu convite. Agradeço pelo espaço oferecido. Não vejo problema nenhum em um blogueiro postar o texto de outro com o seu consentimento. Pode escolher, amigo. Será um prazer. Um grande abraço!

    Michelle Nazar, prazer em lhe ter aqui! Obrigado por seu generoso comentário e atenção. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  100. Obrigado por visitar meu blog,e aproposito gostei muito do seu,muito sucesso pra você.
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  101. Olá, Jefh!
    Primeiramente obrigada por seu comentário no meu blog, e espero que sua passagem pelos blog's paraibanos esteja sendo feliz.
    Parabéns pelo seu trabalho literário, muito bom. A arte de escrever é realmente ímpar, e como dizemos aqui popularmente: " não é pra quem quer", hehe'
    Pra mim é uma paixão desde criança, tenho uma certa " quéda" por poesias e artigos, e poucas vezes me aventuro em contos, mas pra mim tudo conta. + 1 vez, parabéns pelo seu trabalho, continue firme, que é edificante.
    Costumo dizer que o escritor nunca é como uma árvore estéril, porque quando agente menos espera alguém passa, olha, e acha algum fruto, ou mesmo uma folha que chame atenção... Deus lhe abençoe sempre! Abraço.
    Chrissie, Patos-PB

    ResponderExcluir
  102. Um conto realmente intrigante; aprecio muito o modo primoroso como você guia seu espetáculo. Tem alma, respira. Longa vida aos seus escritos. E obrigado pela visita! Uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  103. Olha eu por aqui outra vez....
    Pois é, gostei de verdade dos seus contos. Agora com a chegada do final do ano vou ler cada um deles com calma e selecionar os melhores pra trabalhar com eles no começo do ano ( e isso não vai ser fácil, pq eu adorei a sua escrita).
    Vou te add e conversamos melhor.
    Abraço e boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  104. - Mtoo Criativo e bem legal suua históriaa!!
    Briigaduu pelo carinho e visita!! Voltee sempre que quiser...
    Bjs

    ResponderExcluir
  105. cade a segunda parte do cobto estou curiosa!! 27/11 já passou

    ResponderExcluir
  106. caramba e agora,to ansiosa quero ler mais ,to roendo as unhas muito muito bom ♥

    ResponderExcluir
  107. oiii..adorei o teu blog
    muiito legal teus texto.
    confeço que ja lii um monteee.hehehe
    escritor nato você hem??
    parabéns..bem legalll

    ResponderExcluir
  108. Oi Jefh!
    Sou a dona do blog Cantinho de Ideias e estou atendendendo o seu pedido de olhar e comentar sua postagem. Gostei muito do seu modo de escrita, que em particular me persuade muito, mas acho que não fui a única que pensou assim. Parabéns pelo seu trabalho, e a história é muito interessante :)
    Aguardo seus novos comentários em meu blog :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  109. Fernanda Mamedes, prazer lhe visitar e lhe receber. Um grande abraço! Até!

    Pessoal do Barra é Notícia, muito obrigado. Sejam bem vindos. Abraços!

    Chrissie Britto, amigo, fiquei comovido com as suas palavras. Essa alusão que fez à árvore é muito linda. Quero dizer que foi um prazer lhe visitar, e que está sendo muito enriquecedor o meu contato com os amigos paraibanos. Gente sincera e amiga. Incrível. Sucesso pra você, e todas as bênçãos de Deus também. Abraço!

    Robson W., queira me desculpar. Por um erro eu acabei respondendo ao seu comentário nas respostas da postagem acima. Obrigado por suas palavras. Um grande abraço!

    Escritora Moderna, é uma imensa honra receber a sua atenção desta maneira. Fico muito lisonjeado. Espero que goste dos textos. Abraço e nos falamos mais. Até!

    Flor do Oriente, muito obrigado! Foi um prazer. Voltarei sim. Abraço!

    Eliana Romeu, sim. A segunda parte já está postada. Irei ao seu blog e lhe convidarei. Ok? Abraço!

    Melaine, que bom! Quero que leia mais. Ah, e não deixe de comentar. Essa é a melhor parte. Abraço!

    A Bella Margarida, que bom que gostou. Muito obrigado pelo escritor nato. [sorrio]. Você é muito gentil. Abraço!

    Ana Beatriz, muito obrigado! Você é muito atenciosa e gentil. Comentarei sim. Abraço!

    ResponderExcluir
  110. ola! obrigada por passar no meu blog e passar essa dica espero que seja meu seguidor bjuss parabens! otima postagem http://semprelinda-andressa.blogspot.com me siga beijinhuss querido

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c