Pular para o conteúdo principal

MILTON HATOUM

Adentrar os labirintos da memória é como entrar numa selva. Você caminha por suas brechas, abre passagem através da densa vegetação, e jamais sabe se retornará com uma flor na mão ou com um corte a sangrar por ter resvalado em uma erva espinhosa. Você pode também encontrar um fruto nativo, algo cujo sabor seja único, ou ser surpreendido pelo bote da serpente, que, até então adormecida, desperta e alveja o seu desguarnecido tornozelo. Ou quem sabe, nas piores e mais drásticas hipóteses, você pode ser devorado por uma onça, ou se perder e jamais retornar. No entanto, pode também com sorte encontrar o caminho de volta são e salvo, e em um feliz e bem sucedido regresso trazer consigo belos relatos que lhe rendam um livro espetacular.

Milton Hatoum, nascido em Manaus em 1952, adentrou e retornou de sua selva, que não era selva selvática, diga-se, mas sim uma Manaus de alma libanesa, de dentro de seu passado, do passado que ouviu de seus antepassados, e trouxe consigo o fascinante “Relato de um certo Oriente” (Prêmio Jabuti 1990 de Melhor Romance).
Naquele livro eu conheci uma Manaus que eu jamais havia imaginado. Fiquei fascinado por Emilie, a extraordinária matriarca de uma família libanesa há muito radicada ali. Apaixonei-me à primeira vista (leitura) pela pequena Soraya Ângela, que tanto me faria sofrer um pouco depois de conhecê-la (lê-la).

Este ano, estando eu na feira literária de Poços de Caldas, tive a sorte de conhecer pessoalmente o autor. Bem, conheci? Não é bem isso. Estive em um bate papo com ele. É assim que os escritores gostam que chamem suas entrevistas abertas às perguntas do público, bate papo. Ali ouvi o homem contar toda sua trajetória; sua vida em Manaus, onde deu aulas na Universidade do Amazonas, seu período na Espanha, onde lavava pratos e esteve com Roberto Bolaño, nos EUA, onde deu aulas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, falou também sobre o longo tempo que seu romance permaneceu guardado após ter sido escrito, oito ou dez anos, não me lembro exatamente, revelou seu processo criativo, e afirmou que Literatura é trabalho, muito trabalho e nem tanto inspiração.

Amigos, o homem vem ganhando tudo que é prêmio com suas obras. É um dos maiores escritores brasileiros vivos. São três Prêmios Jabuti, um Bravo!, um APCA e Portugal Telecom... E não é que foi super receptivo à minha abordagem! Entreguei-lhe os meus humildes textos, disse-lhe que era leitura para a viagem que faria de retorno. Ele aceitou o calhamaço de folhas, sorriu, agradeceu, disse que leria, foi muito simpático.
Se realmente leu, eu não sei, mas que foi uma grande honra falar com o cara, isso foi. [sorrio].

ObsII. Estou no twitter @Jefhcardoso74.
ObsIII Essa é a foto que fiz logo após entregar-lhe os meus textos.

Comentários

  1. Passando por aqui...Fazia tempo que eu não vinha aqui...
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelas palavras gentis!

    Tô linkada aqui!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não deixe de alimentar a fé que consegue nos levar com muita força, onde queremos chegar.

    ResponderExcluir
  4. Que honra conhecer um escritor tão premiado! Fiquei curiosa com o romance em questão e vou procurá-lo em nossa biblioteca.
    Em tempo: adorei a tua descrição da viagem aos labirintos da memória!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Pode parecer um lugar comum (e é) mas os encontros na vida não são por acaso. Esse episódio ainda renderá bons frutos. Aguarda e depois conta!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Passei aqui e gostei do seu blog. Agradeço por passar no meu e deixar um bom comentário haha beijos!

    ResponderExcluir
  7. Fala brother tudo bom, mudei de casa deixo aqui o endereço do meu novo blog http://herberthreis.webnode.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  8. queria eu ter a sorte de conhecer um autor assim.. obg pela visitaaa..

    ResponderExcluir
  9. Jefh..
    muitas vezes, os bons textos são como os melhores vinhos..
    quanto mais curtidos em tonéis de carvalho (famosos aos quais vc entraga seus textos), melhores degustados quando postos à prova..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  10. oi vim dizer que tem um presente pra vc no meu blog. beijos!

    ResponderExcluir
  11. É sempre bom encontrar as pessoas que admiramos. E se, de alguma forma, ainda possam nos prestigir com a leitura de nosso trabalho, então, é, por si só, um grande êxtase.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá, obrigada pela visita! Vou indicar seu blog para meu marido que tem muito interesse quando assunto é leitura, quando devia ser um costume de todos nós, mas é sempre bom encontrar pessoas que nos incentivam a uma boa leitura assim como você. Bjos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  13. thanks for sweet comment, so nice of you!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, vc escreve muuito bem!
    Acho que vc só tirava 10 no colegial né?
    haushushaush
    obrigada pelo comentário lá no blog!

    BJBJ RAQUELVELOSO http://ilovekawaiii.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. A-D-O-R-E-I! Olha Jef, estou seguindo se não for encomodo segue? Hihi obrigada! http://inthisfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Retribuindo a visita...
    Gostei, e
    vou passar mais vezes
    por aqui.
    Inté...

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelas palavras e por estimular “sonhadores em curso”.

    Gostei do blog, admirar e retratar o que se passa no presente é muitas vezes posto de lado.
    Parabéns pelas “canções” atuais.
    Aliás, não conhecia Milton Hatoum, vou dar uns bons tragos


    Abç

    ResponderExcluir
  18. Olá Jeh !
    desculpe a demora para retribuir a visita, ando meio doente e a internet não vem sendo um dos meus melhores atrativos.
    Mas venho agradeçer sua visita em meu humilde blog e agradecer suas palavras que serviram como uma luva.
    estou dizendo dessa frase que você deixou:

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Otima, parabéns pelo seiu blog...muito legal vou passar a seguir também, abraços.

    Renato Alexandre

    ResponderExcluir
  19. Olá, obrigada pela visita!!
    Gostei bastante do blog!
    Já estou seguindo ok?
    Beijos, Mari.

    dicasparatodas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. - Nossa, que perfeito’

    A loja Zart esta com remarcação de preços...
    Da uma passadinha lá, a liquidação e por tempo limitado’
    Xerinho flor..

    ResponderExcluir
  21. Jefh,

    Obrigado pela visita e comentários.Estou te divulgando lá e em breve voltarei a postar alguma coisa. Tb estou no twitter e geralmente posto apenas microcontos.

    Abraços
    @mat_hr
    Do cronicas de elevador

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado, visite meu blog sempre! Adorei o seu :D
    Beijinhos da Naty artesanato

    ResponderExcluir
  23. olha me identifikei muito com o primeiro paragrafo do seu post,gostei muito do q vc escreveu,contudo que vc escreveu sobre esse escritor eu fiquei intrigada em saber sobre os conteudos dos livros deles,vo ver se encontro algum por aqui e ver se realmente é tão bom como vc descreveu,e a respeito das coisas q vc escreveu e entregou a ele,aposto que ele leu sim,um bom escritor reconhece outro.Bjs

    ResponderExcluir
  24. Poxa, nunca li nada do cara... Tava pensando em ler Dois Irmãos, é bom?
    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da sua visita. Bom retorno. Amei.

    Como é bom abrir as portas do blog e te encontrar. Nossa amizade é um raio de luz.. Um sol sempre a brilhar.
    É como semente de Girassol, sempre está a favor do sol. Assim a nossa amizade estar a favor do bem e do afeto. Amo quando vens. Me perdoem por não estar te visitando. Sei que as vezes o tempo nos rouba o tempo. Mas venho de coração agradecer todo o seu carinho. A alegria de te receber em minha casa é imensa. Nossa amizade é como o Girassol esta sempre a favor do sol para ter mais luz e brilho. Muito obrigado pelo carinho, pela amizade. Amigos para sempre é o que nós iremos ser. Na primavera, no verão e em todas as estações. Obrigada pela visita e companhia. É sempre um grande prazer te receber. Tenha um lndo dia.
    A vida é feita de momentos muito especiais, assim como este: nossa a AMIZADE..COMPANHIA E ALEGRIA DE NOS VISITAR.
    AMIGO É AQUELE QUE FICA SEMPRE MUITO FELIZ COM A PRESENÇA DO OUTRO. MAS QUE NÃO VIVE COBRANDO MOMENTOS.. SIMPLESMENTE FAZ ACONTECER.
    Muito obrigada de coração.
    VOCÊ é muito ESPECIAL para mim.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o blog! Gostei mesmo.
    Estou te seguindo.
    ^^

    ResponderExcluir
  27. primeiramente, o blog tá liindo
    parabéns pelos posts ;]
    e, obg peela visita ao meu blog :D
    beeijo, sucesso aqi ;*

    ResponderExcluir
  28. Oi Jefh!
    Vim lhe agradecer a visita ao meu blog.
    Eu tive a oportunidade de conhecer pesoalmente Mario Quintana, ele era amigo do meu avô e eu muito pequena, acho lindo, poder conhecer as pessoas que nos levam à imaginação e nos faem viajar entre as letras e a fantasia. Apesar de não conhecer pessoalmente, tenho mantido contato com Jorge Du Val, outra coisa que acho muito importante, quando o autor se deixa comunicar com seus leitores e não se enfia dentro de uma redoma literária.
    Gostei de ter estado aqui!
    BJOS
    Lena

    ResponderExcluir
  29. Olá, Jefh. Vim retribuir sua visita e agradecer o comentário simpático.
    Gostei do seu blog. Depois, com a devida atenção, lerei os seus textos.

    Saudações poéticas,
    Margot Félix.

    ResponderExcluir
  30. Eu sempre digo e reafirmo que no mundo das letras, nós somos os melhores porque compartilhamos e dividimos as melhores histórias. "Um dos riscos de escrever máximas é que nos colocamos na condição de sermos citados. "(Jean Rostand)

    ResponderExcluir
  31. Agradeço o "convite" e aproveito para mostrar que também "aceitei". "Apareça" mais vezes!
    Abraços literários!

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigado pela sua simpatia :D
    Como é claro não poderia deixar de seguir o seu blog :P Muito giro.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  33. Ola :D Obrigada pelas suas palavras e ter visitado o meu cantinho! Bem gostei do seu espaco e irei sempre que puder! Desde ja, refiro, que os seus textos estao magnificos.Gostei! E verdade, o que se quer e simplesmente a felicidade, embora as vezes a tristeza teima em ficar!!Mas iremos sempre conquistar a felicidade!:D Bem obrigada também desejo muitas felicidades, e que continue a escrever bons textos!!!

    Joana Luz

    ResponderExcluir
  34. Cantinho She, que bom que veio. Você está linda na nova foto do seu perfil. Parabéns! Beijo! Venha mais vezes. Abraço!

    Carol Freitas, sou eu quem lhe agradece. Abraço!

    Cadinho Roco, obrigado, amigo. Palavras de força motivam sempre. Grande abraço!

    Tuka Siqueira, o livro vale muito à pena, e que bom que gostou. Um grande abraço!

    Gisa, lindo isso. Sinto o seu torcer por mim. Muito obrigado, espero que suas gentis palavras venham a tornar-se uma profecia cumprida. [sorrio]. Abraço!

    Allyce Teixeira, foi um prazer comentar em seu blog. Muito obrigado por vir. Abraço!

    Herberth, estou bem, brother. Obrigado pelo convite. Irei conhecer. Abraço!

    Viviane Magalhães, foi muita sorte que tive. Obrigado por vir. Abraço!

    Solange, incrível isso. Nunca havia pensado assim. Muito legal! Obrigado pelo carinho costumeiro. Um grande abraço!

    Aleska, irei conferir, mas já agradeço de antemão. Obrigado! Abraço!

    Rob Novak, é isso mesmo. Foi exatamente isso, um grande êxtase. Valeu, amigo. Um grande abraço!

    Elizabete, aguardarei a visita dele. Diga para ele comentar. Terei prazer em responder. Obrigado por sua atenção, e um grande abraço!

    Rosa Carioca, sim. Mais um. [sorrio]. Abraço, linda!

    Estilo Único, obrigado por sua atenção e convite. Um abraço!

    Irina, tanks!

    RaquelVeloso, muito pelo contrário. [sorrio]. Obrigado por sua atenção, e um grande abraço!

    Beatriz Barros, obrigado por seu carinho e convite! Um grande abraço!

    Mary, obrigado! Inté!

    Mijado, sou eu quem muito lhe agradece. Irá gostar do Hatoum com certeza. Abraço!

    Renato Alexandre, muito obrigado por sua atenção. É muito bom quando algo que escrevi assume significado para alguém. Fique feliz. Abraço e muitos sonhos!

    Mariane, obrigado por sua atenção, carinho, e apoio! Conto com você. Abraço!

    Haylla, oi! Obrigado pela dica. Abraço!

    Matheus Hruschka, cara, isso é fundamental. Muito obrigado, amigo. Conto com você. Abraço!

    Naty Artesanato, visitarei sim. Obrigado e um grande abraço!

    Jaquellinee, nossa! Eu devo ter corado. Minha escrita é muito simples, mas o seu carinho e sua intenção são sublimes. Você é linda. O livro o qual li eu achei muito bom mesmo. Uma grande obra. Um grande abraço!

    Rafael, eu não posso falar sobre Dois Irmãos, mas tenho o palpite de que deve ser muito bom sim. Leia. Depois me diga. [sorrio]. Abraço!

    Rodrigo Passos, que bom! Obrigado por vir, abraço, amigo!

    Sandra, obrigado por vir. Abraço!

    R. Vicenth, muito obrigado! Conto com seu apoio. Abraço!

    Ritchy, obrigado! Um grande abraço!

    Lena Lopez, sim, é sempre muito bom. Mas, que coisa fantástica você ter conhecido Mario Quintana, e se comunicar com Jorge Du Val. Quero que me conte mais. Voltarei ao seu blog para saber. [sorrio]. Obrigado. Abraço!

    Margot Félix, que bom que gostou! Estarei lhe esperando. Abraço e obrigado!

    Rosiane Braga, que loucura essa frase de Jean Rostand! Obrigado por me trazer este conteúdo! Obrigado por sua atenção! Um enorme abraço!

    Rúbida Rosa, [sorrio], sim. Apareço. Um grande abraço!

    DiogoAlves, bondade sua, amigo. Você é que é muito generoso. Um grande abraço e muito obrigado!

    Joana Luz, obrigado por sua atenção e carinho, você é muito gentil. Um grande abraço e xô tristeza, achegue-se oh felicidade! [sorrio]. Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Cá estou para retribuir sua visita em meu blog. Obrigada pelo comentário deixado. Quero lhe dizer que gostei do seu espaço, dos textos, e com certeza, vou voltar aqui mais vezes.

    Deixo-te a ternura de um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Olá, passando para retribuir a visita, e me deparo com um blog maravilhoso!
    bjosssssssss

    ResponderExcluir
  37. Olá Jefh!
    Obrigada pela visita e comentário!
    Já tem muito tempo que o sigo!
    Me siga também!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Hi there! thanks for checking out my blog. follow you now... You can drop by and follow me back if you like at

    http://voguishdoodles.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Obrigada pela a visita no meu blog!
    E claro não poderia deixar de te parabenizar pelo o seu blog, é maravilhoso. Quando eu crescer quero ser como você (risos).
    Você escreve super bem!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Ei Jefh!
    Primeiro me encantei com a doçura do seu comentário no meu blog. Depois me choquei com sua quantidade de seguidores. Aí então, me deliciei com seu post!
    E que legal você ter conhecido o autor de um livro que gostou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Legal seu blog amigo parabéns depois vou ler com mais calma ,um abraço

    ResponderExcluir
  42. Olá Jeh!

    Gostei do seu blog!
    Bons textos.

    E obrigada pela visita ao meu blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. hahaha,você é um rapaz de sorte,sinta-se honrado,faz bem pra alma!Obrigada pela visita jefh!

    ResponderExcluir
  44. valeu por passar lá no eternizado!

    Abraço do rafah...

    ResponderExcluir
  45. Ola Jefh,
    Vim agradecer sua carinhosa presença no meu blog. Quando cheguei aqui, fiquei boquiaberta... Excelente tudo o que vi, e ansiosa para ler o que ainda não deu tempo.
    Volterei sempre!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  46. Agradeço sua visita venho retribuir sua gentileza ! depois me segue la no meu blog :)

    ResponderExcluir
  47. Fascinante!!! A sua história, a dele e a de voces dois!!! rs. Fico muito feliz por ti, pois sei como é esse encontro com alguém que voce admira de longe e de repente está ali, "batendo um papo" com eles, principalmente quando somos recebidos com simpatia e educação, a admiração só cresce né?!! Espero que Ele tenha lido seus escritos, e se não o fez, faça com carinho e respeito.

    Super Origada pela simpática visita!!!
    Parabéns pelo teu blog!

    Abraços!!! :D

    ResponderExcluir
  48. Oie, vim por aqui de novo, ah obrigadinha pelo elogio, eu amei esse seu post, e vim reler...
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  49. http://www.khurula.blogspot.com/

    pronto! ja estou seguindo suas palavras! muito bom o que voce escreve. e obrigada tambem pela passagem la no meu canto, estou de volta as atualizacoes,

    um abraco

    maria

    ResponderExcluir
  50. QTOS COMENTÁRIOS O:
    NÃO TENHO QUASE NENHUM RS
    MAS ADOOREI QUE PASSOU NO MEU BLOG...
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  51. Pedido feito, pedido aceito, votado!!!

    Mais nobre do que o artista, é aquele que consegue reconhecê-lo!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  52. Querido, primeiro obrigadíssimo pelo comentário carinhoso em meu Blog, já votei com todo prazer no seu e virei uma seguidora.
    Boa sorte e nos vemos por ai.

    ResponderExcluir
  53. Like it! Thanks for your comment! xoxo

    ResponderExcluir
  54. Olá! Muito obrigado pelo seu comentário e já deixei lá meu voto, espero que ajude. Aliás, gosto muito do Milton! Legal seu blog, até mais

    ResponderExcluir
  55. Estou retribuindo a sua visita no meu blog, e adorei ele. Tem bom conteúdo e sem falar que é muito bem escrito.
    Espero que passe outras vezes pelo meu blog.
    E já estou seguindo-lhe ;*

    http://anacarolinevale16.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  56. Mto bom esse espaço maravilhoso...Estou estudando o livro Cinzas do Norte desse maravilhoso autor =)
    Votei no top blog..teu blog merece ganhar. \0
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  57. Olá! Obrigado pela dica,sim,vou ler...
    Realmente preciso..
    Abraços

    ResponderExcluir
  58. Nossa muito legal a postagem!

    Beijos...Ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  59. Gostei do seu blog!!!


    http://todaestranha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  60. Tô eu de novo aqui pra te dizer que tem um presente pra vc lá no meu blog. Passa lá depois. ( http://bit.ly/9azfWi )

    Abraços

    ResponderExcluir
  61. Retribuindo a visita no meu cantinho, agardecendo o comentário fofo, te seguindo e convidando para aparecer lá quando quiser ok? :D Abracinho!

    ResponderExcluir
  62. Olá Querido Jeferson!!!
    Fiquei Lisonjeada com sua visita ao meu blog, e ainda mais pelo o que escreveu.
    Hoje em dia o que é mais dificil é ter pessoas que se interessem pelo planeta, e sabe onde eu tenho certeza disso pela falta de comentário nas postagens, eu fico muito feliz qndo se tem uma comentário...
    E mais ainda vindo de uma pessoa assim como vc, eu li seus textos e são excelentes sem palavras para eles. me identifiquei muito com tal palavras.

    Há eu votei no seu Blog para o Top, e agradeço pelos parabéns, esse é o 1º ano que participo pode-se ver pela quantidade de pessoas que segue o blog.


    Bom está de Parabéns não apenas pelo topblog e sim pelas belas palavras que constituem esse blog.

    Beijos

    Espero te ver sempre por Lá...

    Bom Find Semana!!!

    ResponderExcluir
  63. Helena Castelli, agradeço-te por ter vindo. Fico feliz que tenha gostado. Recebo seu terno abraço. Até!

    Rosana Ventura, generosidade sua. Um grande abraço!

    Marlaine Garcês, é bom lhe ter aqui. Fico muito grato por seu carinho e atenção. Obrigado pelo convite. Abraço!

    Lizelisabeth, tanks, hug!

    Madonna Turnner, pura generosidade sua. Obrigado por este carinho, um grande abraço!

    Ana Lu, sim, foi muito legal. Legal também foi ter estado em seu blog e conhecer a Anna. Abraço e obrigado por sua atenção!

    CF, sim. [sorrio]. Abraço!

    Hayrthom Bhitthencourtt, ok. Sei como é corrido o tempo, aguardo. Obrigado por sua atenção. Abraço!

    Kate Batista, sou eu quem te agradece. Beijos. Até!

    Aprimeiraestrela, sinto-me. Tenho muita sorte mesmo. [sorrio]. Obrigado por vir! Abraço!

    Rafah, sou eu quem lhe agradece, cara. Foi um prazer. Abraço!

    Mayara Di Manno, fico honrado. Aguardarei o seu retorno. Espero ter mais de suas impressões aqui. Abraço!

    Deiny, obrigado por sua atenção e pelo gentil convite. Um grande abraço!

    Melanie Brown, sim, minha admiração pelo escritor só fez aumentar. Sou eu quem lhe agradece por tamanha atenção e carinho. Muito obrigado! Um imenso abraço!

    She, você é linda, me faz lembrar a música do Gren Day. [sorrio]. Abraço!

    Maria Quadros, sou eu quem lhe agradece grandemente. Até breve! Abraço!

    CabanadeIdéias, os comentários vieram com o tempo. “Aquele que muito comenta, por muitos é comentado”. [sorrio]. Obrigado por vir, um grande abraço!

    *lua*, que lindo isso que você disse! Muito obrigado por seu apoio e carinho. Abraço!

    Fabiana Guaranho, obrigado por seu carinho, atenção e apoio. Até a vista. Abraço!

    Ann, thanks. Hug!

    Bruno Batiston, valeu! O Milton é mesmo fantástico. Que bom que você também curti. Abraço!

    Ana Carolina Vale, muito obrigado! Você é muito gentil. Abraço e até!

    Najhara Alves, bom estudo! Maravilha isso! Obrigado por seu carinho e apoio. Mesmo que eu não vença o concurso já sinto um agradável sabor de vitória por este carinho. Abraço!

    Grasi Herold, boa leitura. [sorrio]. Abraço!

    Tatiane Lemos, que bom te ver (ler)! Abraço e obrigado! Ótimo fds!

    Amanda Lopes, fico feliz. Obrigado por vir. Abraço!

    Tuka Siqueira, muito obrigado linda. Já estive lá e deixei registrada a minha gratidão. Abraço!

    Tati, linda, obrigado por seu carinho e por seu apoio! Apareço sim. Um grande abraço!

    Thais, obrigado por seu atencioso e gentil comentário. Seu trabalho é fundamental. Essa consciência precisa ser desenvolvida o quanto antes. Parabéns! Espero que nos leiamos mais vezes. Abraço e bom Find também!

    ResponderExcluir
  64. Grata pela visita e pelas palavras gentis. Continuarei postando sim... passe por lá sempre que quiser, será um prazer...
    Adorei seus escritos. Estarei sempre por aqui.
    Grande abraço. Namastê!

    ResponderExcluir
  65. C****** nem acredito. ja li os romances dele todos: Relato, dois irmão, cinzas do norte, orfãos do eldorado, a cidade ilhada. Nunca fui a manaus mais me apaixonei pela cidade atraves dos livros de Hatoum, fiz até uma apresentação sobre a busca da identidade dos narradores em relato de um certo oriente e dois irmãos.

    :)

    ResponderExcluir
  66. Costurando-Marias, o prazer foi meu. Muito obrigado! Abraço! Nemastê!

    Gislãne, poxa! Muito legal. Ele possui uma obra fantástica. Prazer imenso receber este seu comentário. Muito obrigado por sua atenção! Diga-me, como se deu essa apresentação sobre a busca da identidade? Abraço!

    ResponderExcluir
  67. Nooossa!!! amei muitos textos que li...passarei por aqui sempre,e obrigada pelo comentario no meu blog.Um abraço Yone

    ResponderExcluir
  68. To gostando de ver heim!!! Mais uma pessoa a ter acesso aos seus textos,garoto de sorte.
    Daqui a pouco vc vai estar mais conhecido do que tudo.
    Ñ esquece do meu autógafo ok.
    Ai meu Deus,vc é um homem cheio de cultura rs.
    Beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  69. Obrigada pela visita. Realmente emocionante a Casa de Portinari. Muito interessante suas crônicas. Que vc consiga tudo de melhor que seu coração, sua mente e sua alma possam alcançar.

    ResponderExcluir
  70. Eu também já conheci o Milton num lançamento de livros, aqui em Manaus e o encontrei numa palestra, mas naturalmente nem sei se lembra de mim Uma pessoa especial e um escritor maravilhoso. dele também já lï " Os dois irmãos" que é uma leitura e tanto. bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c