Pular para o conteúdo principal

É Primavera

Era uma manhã de setembro quando o velho Alincourt chegou diante do belo lago de minha cidade, estacou sobre um terreno baldio sito à margem direita, ergueu ao alto os dois braços com ambos os punhos cerrados e vibrou de modo indescritível.
No punho esquerdo o velho trouxe uma porção de terra em pó, poeira formada por noventa dias de estiagem. Ao abrir aquela mão, os vigorosos ventos de setembro levaram consigo a terra, que se desprendia e esvaía pelos ares, formando uma fina nuvem de poeira vermelha a andar no ar. O céu tornara-se vermelho, assim como a própria terra do lugar. Da mesma mão desprenderam-se folhas secas. Incontáveis folhas em tonalidades marrons, beges, amarelas. Um enorme urubu, atraído por um odor propagado pelo vento, passou a oferecer uma sombra circular sobre a cabeça do velho. Após a primeira ave, vieram outras da mesma espécie. Em pouco tempo eram seis, vinte e duas, trinta e cinco, cinqüenta e uma, mais de cento e três. Os ventos anunciaram uma carcaça canina em estado deplorável. Podre e inchada, a carcaça serviu de alimento para as aves, que disputavam tenazmente um naco da carniça vindoura. Curvadas a devorar os restos do animal, formavam uma imensa capa preta sobre o solo. Após despejar noventa dias de poeira sobre os ventos, o velho baixou a mão esquerda junto a sua coxa. Os urubus alçaram vôo, deixando a mostra apenas o esqueleto do animal.
Agora o velho tinha somente o punho direito erguido ao céu. Sentiu grandes gotas de chuva arrebentarem em sua face. Sua mão e seu braço tornaram-se trêmulos. Uma semente esforçava-se para germinar envolta em uma pequena porção de terra dentro do punho do velho. Mais gotas. Logo a mão do velho estava encharcada. Foi possível ver um pequeno broto superar o vão dos dedos indicador e médio de sua mão ossuda. Em seguida, longas raízes surgiram e se esforçaram para alcançar o solo agora úmido pela água da chuva, enquanto folhas rompiam pelos vãos de todos os dedos. Sorrindo, baixou-se e depositou a planta no solo. Esta sorvia voluptuosamente toda água que alcançava, e fincava na terra as suas raízes cada vez mais profundas e grossas. No ar agitavam-se suas folhas numerosas e verdejantes. Cresceu, cresceu, cresceu e logo desprendeu flores e mais flores amarelas. A chuva cessou. O sol brilhou novamente em tons de dourado. E o ipê amarelo apresentou-se majestoso diante dos olhos embevecidos do velho. Um sanhaço azul veio para contrastar com as flores da bela árvore. E o velho Alincourt, no instante seguinte, deitou-se sobre o manto de terra vermelha, forrado por flores amarelas, e com ambas as mãos espalmadas sobre o peito, suspirou, secou, petrificou, esfarelou, juntou-se ao solo e sucumbiu com a chegada daquela primavera.

*A primeira referência à cidade de Ituverava S.P, minha cidade, aparecida em obra impressa, é a de Luiz D’ Alincourt (nome que dei ao personagem do conto como singela homenagem), em sua “Memória”. Disse ele: “...existe agora uma capela sita em terreno desafogado, com mais de quinze moradas de casa, o que não havia em 1818; chamam a este lugar simplesmente Capela”. Esta referência eu encontrei no livro do Professor José Geraldo Evangelista (Crônica de Ituverava, espaço e tempo 1750 – 1950). Hoje Ituverava é uma pequena cidade com cerca de 40 mil habitantes, situada ao Nordeste do Estado de São Paulo.

Obs. Clicando no selo do Top Blog, logo abaixo do meu perfil, e preenchendo os campos nome/email, você contribui para que este blog concorra ao Prêmio Top Blog 2010. E eu lhe agradeço grandemente.ObsII. Estou agora, no twitter. Tenho tentado falar com o Marcelo Rubens Paiva. Trata-se de um projeto: Será Que O Cara Responde? Se quiser falar comigo lá é @Jefhcardoso74.

Comentários

  1. Minha nossa! De onde será que você tira idéia pra escrever coisas assim... Achei bem interessante e você narra os acontecimentos muito bem, o modo como você usa a gradação fez com que eu me sentisse ali, vendo as coisas acontecerem. O desfecho da narrativa também foi bem legal... só não entendi muito bem quem sobre o velho. Eu achei que ele fosse o fantasma das estações passadas, algo assim... Depois li a informação que você deu ao final e aí boiei geral... Mas de qualquer forma gostei do post. xD

    ResponderExcluir
  2. Menino como eu gosto do que você escreve.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. "O sol brilhou novamente em tons de dourado"

    meus dias ainda estão chuvosos, mas logo logo passa...e viv a primavera
    texto ótimo

    ResponderExcluir
  4. Ei...Jefh, fui embora e não te desejei...uma linda primavera!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. ahhh... a primavera!
    Inspira recomeço!
    Lindo texto Jheff!
    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    minha primeira vez aqui
    Gostei do blog, obrigada por visitar o meu!
    Volte sepre ;D
    PS: estou segundi voce já

    Bom final de semana
    ;*
    Marina

    ResponderExcluir
  7. Ipê
    Sinais de tempos vindouros em que as terras estéreis irão brotar novas vida e trazer uma nova estação a primavera. Felicidade pelo ar. Bjs Lu saldanha

    ResponderExcluir
  8. "Bom seria se a primavera acontecesse o tempo todo, em todos os corações humanos..."

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Você não deve lembrar, mas me deixou um comentario, dizendo que o meu blog tem atmosfera de sonho XD
    essa era a imagem que eu queria passar e não sabia ate então :D
    eu te segui depois e votei em você.

    Adorei o post.
    beiijos !

    ResponderExcluir
  10. Sumiu! tenho passado sempre aki e lido os textos, mas não tenho comentado!abraços!! Daise.

    ResponderExcluir
  11. Grande Jefh....essa é a primavera despontando grandes inspirações...muito bom!! gostei!!

    []s

    ResponderExcluir
  12. interessantes o texto!!! =) Parabens!

    ResponderExcluir
  13. Impressionada com suas palavras. Confesso que li umas 3 vezes. E todas de um fôlego só. Palavras conexas e arrebatadoras. Vejo que tenho muito a aprender contigo.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela visita e pelo recadinho...

    Dolores

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Parabéns pela inspiração do belo texto e por obras tão criativas!
    Agradeço a visita.
    Abç.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Jefh, boa noite!

    Bem, eu não conhecia seu blog, obrigada pelo convite.

    Sou professora de língua portuguesa e literatura, considero seu texto bem interessante, vc vai na linha do realismo fantástico, é isso mesmo?

    Jefh, se me permite, recomendo que vc faça pequeninas correções que podem comprometer um tantinho do seu trabalho, por exemplo, no final do primeiro parágrafo vc escreveu "punhos serrados", acredito que vc queria dizer punhos cerrados, fechados e não cortados fora.
    Penso que seu texto pode ganhar mais clareza e ficar mais convidativo à leitura se vc fizer mais parágrafos, textos em "blocão" cansam o leitor pq de certa forma embaralham as ideias, faça pequenas pausas.

    Desejo que vc tenha todo o sucesso na sua vida de escritor, parabéns pelos textos e obrigada pelo convite!

    Abraço, bom final de semana,

    ResponderExcluir
  17. Ana Paula, o seu comentário foi um prêmio para mim. Muito obrigado. Já providenciei melhor explicação para a citação que faço à minha cidade. Abraço e muito obrigado!

    Joyce Carvalho, que bom! [sorrio]. Um abraço!

    Rosane, como eu fico lisonjeado. Uma linda primavera pra você também! Obrigado!
    Abraço!

    Tiabetok, que bom que veio. Espero que a sua primavera brilhe muito. Abraço e muito obrigado!

    Evelin Pinheiro, muito obrigado por sua atenção, linda! Um grande abraço!

    Menias de Benetti, que bom que gostou! Obrigado por seu apoio. Um grande abraço!

    Lu Saldanha, como vai! Ipês são mágicos. Não duvido disso. Que sua primavera seja ótima, linda. Saudade! Abraço!

    Cris Teles, que viva a primavera em nossos corações! Abraço e muito obrigado!

    Patricia, lembro sim, linda. Muito obrigado por tudo! Conto com você. Abraço!

    Daise Daiane, o seu silêncio silencia em mim. Não deixe de dizer que passou. Sempre colho os comentários como se fossem flores. Abraço, linda!

    Rafael Castellar, muito obrigado, amigo. Um grande abraço, e ótima primavera. Até!

    Fri, muito obrigado! Abraço!

    Viva., que fantástico isso. Leia mais, leia os outros textos também [sorrio], e me conte tudo o que achar. Abraço e muito obrigado! Você é muito gentil.

    Dolores, sou eu quem agradece. Abraço!

    Beth, obrigado! Venha mais vezes. Um grande abraço!

    Biula, obrigado aceitar o meu convite! E obrigado por restabelecer e preservar os punhos do meu personagem. [sorrio, meio sem graça; é natural].
    Quanto às pausas, os parágrafos, já me disseram isso, mas não sei se posso mudar. Escrevo conforme penso. A gramática sai mesmo imperfeita, mas o pensamento é aquele que registrei. Não quero escrever como nas redações dos concursos onde exigem clareza para facilitar o trabalho dos examinadores. Porém, pensarei com muito cuidado no que você disse.
    Preciso de algum tempo para melhorar minha gramática, porém as idéias não me deixam parar de escrever para estudar. Além do que, sou fisioterapeuta, pai de família, e atleta amador, tudo isso me toma bastante tempo. Penso que um escritor não deixe de ser por ter erros, pois existem os revisores, posso estar enganado quanto a isso, contudo, não sou escritor.
    Gostaria que você lesse outros textos meus; um, dois, quantos o seu interesse permitir. E gostaria também que apontasse outros erros. Não tenho tido esse tipo de ajuda, e isso me faz muita falta.
    Biula, muito obrigado, e estarei torcendo de olhos atentos e lábios cerrados para que você retorne. Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá Jefh!
    Adorei o texto.
    A primavera é a estação mais linda!!!
    Sua beleza consegui me emocionar muito, adoro observa-la.
    Fico em estado de graça quando passo horas admirando esse jardim da natureza.
    Obrigada pela visita.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente, pq sou chata mesmo e corrijo o que julgo deva ser corrigido, mas sem pretensões de didáticas ou coisas do gênero, pq não sou professora. rs

    "estacou" não seria, na verdade, estancou?
    "...um naco da carniça vindoura", não entendi a razão do vindoura nesse contexto, já que a carniça está mais do que presente, já aliemtna os bichos!
    "...o velho baixou a mão esquerda..." no caso o baixar tem sentido diverso de abaixar, que acredito seja o que quis dizer.
    "... deixando a mostra apenas..." tenho a impressão de há a necessidade de crase, ou não?
    "...grandes gotas de chuva arrebentar em..." preste atenção à conjugação do verbo, acho que é arrebentarem.
    "...Sua mão e seu braço tornaram-se trêmulas" aqui o prevalece o masculino trêmulos
    "Uma semente esforçava-se para germinar envolta em uma pequena porção de terra que lhe envolvia dentro do punho do velho.' Achei linda essa idéia, mas a reorganizaria, quem sabe assim: Uma semente esforçava-se para germinar na mão, ainda fechada, do velho". Porque já sabemos que há o punhado de terra nela.
    ",,,punho do velho. Mais gotas. Logo a mão do velho estava encharcada..." cuidado com a repoetiçãod e palavras muito próximas, torna o texto cansativo! Que tal: Logo sua mão estava encharcada...

    Well, mas chega de apontamentos, né. rs
    O texto é bem interessante, e o mote ainda mais! ;oD

    Espero que aprecie minha participação por aqui! ;oD

    Abraços
    Paty

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jefh!

    Rapaz, perdão, não queria que vc ficasse com essa impressão, não há erros, por favor. Exatamente como vc disse, há revisores para esses pequenos descuidos que o escritor não percebe por estar mergulhado no texto, na trama, nos personagens, etc.
    Eu tenho o vício, vida de prof, sacomé, mas no dia a dia, na conversa informal tb me distraio, é normal, sem grilos.
    Então, vc escreve muito bem, sim, senhor, parabéns!
    Mas não pense que revisar (não procurando falhas de ortografia ou pontuação, mas vendo se tua ideia ficou do jeito que vc queria) o texto, vc mesmo, seja tirar o brilho ou o jeitão espontâneo da sua obra, é ilusão pensar que os grandes escritores escrevem tudo assim de primeira, não funciona desse modo, o trabalho do escritor é de garimpeiro e de ourives, tenho certeza que vc sabe disso, vc escreve bastante.

    Jefh, eu é que estou assim, com cara de prof chata, desculpe, por favor.
    Olha, achei um barato vc ter na tua vida uma boa mistura de atividade intelectual com atividade física, deve dar um bom equilíbrio.

    Sucesso, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  21. Que maravilhoso... Adorei seu blog.
    Um grande abraco, e se curte se aventurar na cozinha, dá uma olhadinha no meu espaco depois!
    Tata

    ResponderExcluir
  22. Oi muito obrigado pela visita gostei muito do teu blog, e da poesia tbm, achei muito bonita as forma de expresar o outono e a primavera, a forma em que se vai e a forma em que brota de novo uma nova vida, a árvore as raizes, a terra seca e depois molhada, acho que é uma poesia muito linda, eu que sou fan de poesia dou minha opiniäo,rsd! obrigado mais uma vez tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia aceitei seu convite e vim conhecer o seu blog já estou te seguindo suas historias são otimas até mais

    ResponderExcluir
  24. Oi Jefh,
    vim ler e depois que comecei não consegui parar, queria chegar ao fim para saber o desfecho. Amei o texto e principalmente o fim. É tudo muito realista e contado de uma maneira muito bonita.
    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Olá! Parabéns!!!Seu texto está simplesmente maravilhoso!!!!Você deveria escrever um livro!
    Vou te seguir e quero te convidar para conhecer o meu blog: http://cacaujafet.blogspot.com
    bjosss

    ResponderExcluir
  26. Keylla Góes, é mesmo magnífica a primavera. Obrigado por compartilhar aqui. Um abraço!

    Dona Amélia, a sua resposta está embaixo, pois não coube neste espaço. Ok? Entendeu?

    Biula, não há por quê se desculpar. Foi ótima. Gostaria que viesse aqui mais vezes. Com sua ajuda eu poderia sim melhorar os textos. Pensarei muito no que disse. Tenho postado sem revisar. Vou lendo durante a semana e aí é que faço algum reparo. Mas nem sempre percebo tudo. Seria ótimo se você me visitasse com freqüência. Estou muito grato. Abraço e tenha um ótimo final de semana, linda!

    Tatá Nani, que bom que gostou. Será um prazer ir ao seu blog. Um grande abraço e um ótimo final de semana!

    Lililooks, eu tentei colocar no texto tudo o que vejo aqui no lugar onde vivo. Aqui temos apenas duas estações, porém há muitas sutilezas que podemos captar entre as duas. Eu tentei. [sorrio]. Obrigado por seu carinho e atenção. Abraço!

    Alessandra, muito bom que tenha gostado. Obrigado por seu apoio. Abraço!

    Nayume, muito obrigado. Você é muito gentil. Tenho muito pra melhorar ainda. Abraço!

    Viviane, que bom que curtiu! Venha mais vezes. Um grande abraço e muito obrigado!

    Cacau, obrigado pela força! Contarei com a sua atenção sempre. Obrigado pelo convite. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Dona Amélia, há textos que escrevo, guardo, reviso, e só após muitos dias eu posto no blog. Outros eu crio e posto em seguida.
    Durante a semana, quando possível, eu faço releituras e, em todas às vezes que releio, percebo que precisa de reparos. No caso deste texto, “É Primavera”, realmente há correções por fazer. No meu caso, como pessoa que gosta de escrever, há muito que aprender sobre gramática e escrita. Tenho tido a compreensão de muitas pessoas que aqui vêem, lêem e me tratam com respeito e carinho, mesmo eu cometendo erros de escrita. Sou muito grato por isso. Devo afirmar que, jamais pedi para uma pessoa seguir o meu blog. Tampouco excluo comentários. Estou aqui para ser o que sou e enfrentar minhas dificuldades, limitações. Acredito que “somente a verdade liberta da ignorância”.

    O velho não poderia ficar estancado, uma vez que não sangrava nem desaguava, e estacar é o mesmo que parar. Baixar, este vtd, segundo o dicionário, possui também o significado de abaixar, descer... entre outros.
    O urubu, não estando ainda em posse da carniça, e numa disputa encarniçada, vê na possibilidade de conseguir um naco do alimento uma refeição vindoura, pois ainda não a fez. Terá que “disputá-la” naco a naco com seus 102 irmãos.
    Você deve saber que, com o punho cerrado podemos manter razoavelmente seco algo que tragamos dentro da mão, pois, não estando submersos, isso é perfeitamente possível.
    Agradeço grandemente por seu empenho em tentar apontar erros no texto. Alguma repetição é um recurso de fala. Não há regra quanto a isso. Há mito. Um texto é exaustivo quando a leitura não prende. Ah! Sim... a crase; sempre esqueço de colocar esta travinha sobre os “As” que se fundem. Well, você tentou, mas não é fácil estancar os problemas gramaticais dos outros, bem como os de interpretação de texto. O importante é não perder o respeito, a amizade, a ética. Apreciei a sua visita, espero lhe ter aqui em muitas outras ocasiões. Sempre ficarei grato, e estarei pronto para corrigir o que precisa ser corrigido. Abraço! Tenha um ótimo final de semana, linda!

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Vim agradeçer a sua visita e já li alguns dos seus textos. Você escreve muito bem ! já estou te seguindo. Abraços,
    Anabela.

    ResponderExcluir
  29. Jefh, primeiramente cheguei a conhecer e a ler o seu texto aceitando um convite feito por você em meu blog. Vim com a maior boa vontade, porque adoro ler e também escrevo, no meu caso escrevo mais poesias e tenho um blog chamado Alma do Meu Sonho, além de participar de algumas comunidades de escritores, dentre elas a Bar do Escritor no Orkut, onde aprendi que gostar de um texto, seja ele em prosa, prosa poética poesia, conto, nano o que for, independe de erros gramaticais, ortografia e afins. Não cheguei aqui à procura de erros, ao contrário. Como eu gosto que apontem meus erros, quando estes existem, achei que poderia fazer um favor dessa forma. Mas tudo bem, Nem sempre uma boa ação é recebida bem, ainda mais quando mexe com nosso ego, sei bem como é.
    Você escreve bem, e desejo que continue assim, e tudo o que aqui falo, não faço uso da ironia, pois não preciso dela. Falo o que sinto e penso sem constrangimentos.
    Se você se sentiu agredido de alguma forma, peço desculpas, porque não foi a minha intenção. E da mesma forma que há a licença poética, que é uma incorreção de linguagem permitida na poesia. Em sentido mais amplo, são opiniões, afirmações, teorias e situações que não seriam aceitáveis fora do campo da literatura, cada texto traz em si sua escência, que na maioria das vezes só é 100% conhecida pelo autor, que sabe exatamente o que escreveu e o porque de ter escrito. Ainda mais em poesia, que esta sim carrega muito mais significados em suas entrelinhas.
    E o seu texto não é poesia! é uma prosa poética!
    Bom, mas desculpe-me pela sinceridade e boa intenção, mas é bem como diz o dito popular: de boas intenções o inferno está cheio, não é?

    Atenciosamente
    Patrícia

    ResponderExcluir
  30. Oi
    Muito interessante a hítoria!
    Adorei,To tentando votar em vc aqui e torçom para que ganhe.
    Confiri aqui q é possível!ficou ótimo

    Bjos;*

    ResponderExcluir
  31. Adorei seu texto!
    To te seguindo... Vou ler seu blog.
    Vamos nos visitar mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Acho que consegui votar,só botei meu nome e email,só isso né?

    Bjão, boa sorte

    ResponderExcluir
  33. Seu texto inspira florescimento. Espero sempre florescimentos, mesmo em plenos invernos.

    Obrigada pela visita, e não, falo de amor mesmo sem o estar apaixonada. Rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  34. Belo texto, pude presenciar a linda cena como se estivessde ali ao lado, conforme ia lendo.
    Parabéns e obrigada pela visita =D

    ResponderExcluir
  35. Obrigada pelo convite para conhecer seu blog. muito rico em contos, e palavras.
    Viajei no texto, muito legal,é como se fosse um filme, adorei.
    andreaquitutes.blogspot.com/

    Andréa...

    ResponderExcluir
  36. Super legal seu texto...quem me dera saber escrever assim, sou péssima com isso.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  37. E por aqui começou o Outono.
    Gostei muito do seu texto, aliás, gosto do jeito com escreve.
    Aliás, como sou Professora, certa vez distribui um texto (ocultando o autor, da mesma forma que oculto agora) e pedi que fizessem a revisão, anotando possivéis incorreções gramaticais, de estilo, etc.
    Todos os alunos identificaram variadas incorreções.
    De quem era o texto? É claro que não vou mencionar seu nome, nacionalidade, nem época em que viveu/vive, apenas que recebeu o Nobel da Literatura.

    ResponderExcluir
  38. Oi, Jefh
    Primeiramente quero agradecer pelo convite para conhecer o seu espaço, que é óóótemo!!! Adorei!
    Passarei sempre que tiver um tempinho.
    Parabéns, sorte e sucesso, sempre, em seu caminho! bjns

    ResponderExcluir
  39. boa noite, td bem?
    passei para agradecer e retribuir a visita.
    gostei do que vi por aqui,parabéns.
    fica bem,jinhos***

    ResponderExcluir
  40. Que lindo! Fazia tempo que nã lia um texto tão bom! Parabéns!! Adorei seu blog, estou seguindo!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  41. JEF vim agradecer pela visita,Adorei o que li...quando estava lendo pensei..como Deus é bom...o homem,a terra,as flores,as raízes,o ar,o urubu,e enfim a primavera!!!

    bjos...parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  42. obrigada pelo convite
    ótimo texto
    gostei de saber sobre sua cidade tmbm
    uma boa noite pra vc
    bjs

    ResponderExcluir
  43. Olá!!! Parabens pelo blog e pelos textos!!!

    ResponderExcluir
  44. Obrigada pelo convite!

    Adorei...

    Espaço, tempo... que coisa linda... que riqueza de detalhes...

    Um grande abraço,

    Mary do Fabricio.

    ResponderExcluir
  45. olá;
    belissimo texto, e a primavera é uma estação tão linda, que tudo sobre ela fica lindo, as flores a despertar depois de longo inverno(ao menos aqui no sul) vão nos dando novo animo, e espalhando um colorido contagiante.
    que a primavera seja muito doce, e florida para ti.

    beijo

    ResponderExcluir
  46. Olá Jefhcardoso,
    Bom, creio que você acabou de fazer poesia com urubus e carcaças, e pq não? tudo é poesia, tudo vira poesia em mãos e mentes abertas para isso. Há beleza em tudo o que vemos e sentimos, em tudo...
    Achei lindo, e bom estarei seguindo p/ ver o q mais de bom vem por aí.
    Se cuida.

    "... A verdadeira beleza está nos olhos da alma..."

    ResponderExcluir
  47. Ergamos as mãos, como este velho. pedindo aos céus, que nos coloque nelas, as ferramentas certas para usarmos na hora da estiagem (solidariedade)
    e quem sabe aprendamos, como ele, que é preciso morrer para renascermos.
    Belo texto!!!
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  48. QUANDO O QUE SE DIZ VEM DA ALMA jEFH,
    É COMO A LÍNGUA DOS SINAIS (LIBRAS)..
    SÓ ENTENDE QUEM LÊ COM O CORAÇÃO..
    QUE ULTRAPASSA A CHATISSE DE QUALQUER CONCORDÂNCIA GRAMATICAL..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  49. Olá Jefh,

    Muito obrigada pela tua visita no meu blog, e pelo convite d conhecer o teu....é incrivél o poder da primavera, verdade????...gostei da historia.
    Encantada d t conhecer.....
    Beijos,
    Lany

    ResponderExcluir
  50. Belíssimo texto!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  51. jefh, como sempre, isso aqui está mais cheio que boite gay em dia de Lady Gaga Cover.
    Que bom poder contar com comentários técnicos, vou convidar suas amigas para palpitarem no meu blog, http://elianeratier.blogspot.com. Menino, você precisa se programar e aparecer por aqui. Fabrício foi bom como sempre e o melhor, pelo menos para mim, é que acabei sendo a mediadora dele no espaço do shopping, super público, mas foi uma delícia. Ele veio com a namorada Cíntia que é uma simpatia.
    Quanto ao seu texto, foi muito oportuno citar a origem do nome. Estava matutando o porquê da escolha de um nome tão difícil para o personagem. Beijo

    ResponderExcluir
  52. Anabela, sou eu quem lhe agradece. Muito obrigado. Você é muito generosa. Obrigado por seu apoio. Um grande abraço!

    Dona Amélia!? Bem, se foi de boa intenção ou não, isso não importa. O importante é que foi bom. E eu já disse que apreciei. Quando digo que tentei fazer poesia no meu “É Primavera” eu não especifico se é em prosa ou em verso, ok? Tentei responder ao comentário dentro do contexto em que fora realizado, certo? Mas temo não ter sido claro o bastante. De qualquer forma, eu gostaria de ter outros comentários seus em outras postagens. Como lhe disse, sou grato. Abraço!

    Elen Abreu, fico feliz que tenha gostado. Obrigado por sua atenção e apoio. Um grande abraço!

    Bia Prado, que bom que adorou! Leia tudo. [sorrio]. Vamos sim. Beijo!

    Alice, pois parecia. [sorrio]. Um grande abraço e viva as flores e o florescer! Até!

    Cris, sou eu quem lhe agradece. Um grande abraço!

    Andréa, que bom que curtiu! Um grande abraço! Até!

    Janete Stella, eu sou um modesto aprendiz. Se você quer, basta aprender. Queremos podemos. Não se iniba por nada. Abraço e muito obrigado por suas gentis palavras!

    Rosa Carioca, muito obrigado por este carinho e cuidado. Você é linda! Desde que comecei a publicar, isso faz 2 anos, eu também passei a observar a vida e o trabalho dos escritores. Sei que o trabalho dos escritores firma-se na criação e expressão. Sei que o trabalho dos revisores firma-se nas normas da linguagem. O sol nasce para todos, só não sabe quem não quer. Abraço, linda!

    Loor, obrigado! Você é muito gentil. Venha sim. Abraço!

    Maria Lúcia, obrigado! Um grande abraço!

    artes_romao, boa noite! Sim, está tudo bem. Sou eu quem agradece. Obrigado! Até!

    Bruna – A Bonitinha, que bom que curtiu. Você é muito gentil. Obrigado pela atenção e apoio. Abraço!

    Fernanda Fernandes, muito obrigado por sua atenção. Sim, Deus é a perfeição. Ela se manifesta em toda criação. Abraço!

    Rascunhos Dìtala, sou eu quem lhe agradece. Seja muito bem vinda, ao meu blog e, se vier, à minha cidade também. [sorrio]. Abraço!

    Mary, que bom que gostou! Você é muito gentil. Abraço a você e ao Fabrício! Até!

    Rosan, pra ti também. Obrigado! Abraço!

    Arigi, sim. Lindo isso “... A verdadeira beleza está nos olhos da alma...”

    Solange, você é o anjo que sempre vem me visitar. Não pretendo omitir o quanto suas gentilezas me agradam. [sorrio]. Sabe, linda, se eu fosse dar atenção a quem se afeta por “erros” alheios, eu seria mudo por imposição. Errar é humano, e eu, sem nenhuma modéstia, sou muito humano. Abraço, querida. Enquanto você não aparece a postagem segue incompleta.

    Lany, o encanto fui eu que senti em lhe conhecer. Você é doce e a primavera é mágica.

    Flor de Lótus, muito obrigado. Você é muito gentil. Um grande abraço!

    Eliane, “...mais cheio que boite gay em dia de Lady Gaga Cover...” [rindo muito/muito bom!].
    Sim. Convide. [rindo ainda mais].
    Eliane, incrível isso. Você mediou o bate papo do cara. Fantástico! Parabéns! Você merece. É a Literatura acontecendo, e passa por você, linda.
    Obrigado por sua leitura em meu texto. Espero que tenha gostado. Abraço e logo estaremos juntos aí nos eventos literários.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Jefh,

    Bem, agradeço a visita ao meu blog. Vim retribuir e fiquei encantada com seu texto sobre a primavera...digamos que estou até agora saboreando o texto. Já estou lhe seguindo, já votei, já tenho seu twitter...o encantamento foi total...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  54. Vivo buscando coisas absurdas para transformar em poesias,mas não consigo,apesar de feliz,só consigo fazer poesia com a dor do amor,dor que já vivi muito...Vc fez o que eu desejo,extraiu poesia.Pouca gente extrai poesia de qualquer coisa.Estou encantada com seu blog.Encantada com a coragem.Eu não sou tão corajosa.Ainda sinto vergonha das minhas.Ainda fico de rosto vermelho ao postar algo meu.Tenho medo.Sei disso.Um beijo

    ResponderExcluir
  55. Ei parece que a primarera, floresceu ainda mais a sua mente, com este otimo texto parabens, que fosse assim com todos os seres humanos, muito obrigado por mais esta excelente postagem abraço
    Eurico Ituverava SP

    ResponderExcluir
  56. AMIGOS SÃO COMO PRESENTES..
    É SEMPRE UM GRANDE PRAZER EM RECEBÊ-LOS.
    Amizade

    A verdadeira amizade é uma pérola
    de valor inestimável.

    Cultive a amizade.
    Corresponda às gentilezas.
    Não se encolha.
    Nem se afaste dos outros.
    Aproxime-se.
    Há muito de amor trancado em você.
    Procure ser o amigo das horas difíceis.
    Dê demonstrações de sua amizade,
    mas não espere ser correspondido(a).
    Compreenda que nem todos
    são como você.
    Tolere as faltas dos seus amigos.

    Tenha amizade pura e desinteressada.
    Não deixe que o tempo a consuma.

    Não pode ser amigo,
    quem não AMA INCONDICIONALMENTE.

    Texto do Livro
    Gotas de Esperança de
    Lourival Lopes

    ResponderExcluir
  57. Voce tem muito talento. Vai encontrar o escritor Marcelo.
    Vou torcer por voce.
    Apareça sempre
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  58. Que bela surpresa- sua visita e o texto. Penso em quantos, tão bons como este, perdi.Agora,não mais.

    inté

    ResponderExcluir
  59. texto LINDO ! (:

    divulgando :

    http://easy-happiness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. É um encanto. Dificil identificar um texto e me encontrar nele. A narrativa é ótima, parece que nós é que sentimos, o vento, o toque. Temos a visão.
    Parabéns e continue a nos encantar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  61. Gostei muito de sua visita e ao retribuir recebo outro presente.que post maravilhoso . é um dom de Deus. parabens.

    ResponderExcluir
  62. Bom, primeiro eu queria retribuir a visita feita no meu blog, fiquei muito feliz espero que volte lá sempre que puder! :) E eu não poderia deixar de dizer que estou anestesiada até agora com a leitura deste poema, a forma com que você escreve nos rouba toda a atenção, eu não consegui nem piscar os olhos enquanto não chegou ao fim. Parabéns, sério! E aproveitando pra dizer que eu tenho um primo que mora em Ituverava e vez ou outra eu passo por lá, é uma cidadezinha bem pequena, mas é gostoso o clima de lá! Gostei muito do seu blog, vou vir aqui sempre pra conferir as novidades, beijos e bom início de semana pra você!

    ResponderExcluir
  63. Olá! Vim retribuir a visita e conhecer o texto mencionado. Adorei! Muito bem escrito.
    Primavera é tempo de mudança. É época de luz, de alegria, de flores.
    Primavera em nós!
    BeijO*

    ResponderExcluir
  64. Oiii Adorei o blog, já faz tempo que estou te seguindo, obg pela visita ao meu blog, volte sempre, ah adorei seus textos super inspiradores e interessantes!

    ResponderExcluir
  65. Conforme fui lendo cada palavra de seu texto, me envolvi como me envolvo nos contos de Stephen King. Gosta?
    Tem muito dele.
    Quase pude sentir a chuva batendo em meu rosto...
    Beijoss

    ResponderExcluir
  66. Lindo texto e blog...que a cada dia sua mente brilhe mais e mais...e sempre com tanta sensibilidade. Abraço,

    ResponderExcluir
  67. Olá!! Passando pra agradecer a visita, espero q faça o nhoque... eu postei a receita pq meu marido me pede desde q mudamos pra casa nova, ainda não batizamos a casa com uma receita especial...(Aquela foto é da net mais assim q eu fizer vou postar a minha foto do meu nhoque, rsrs)Um abraço!! Ta ótimo seu Blog.. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  68. Cê, totalmente encantado estou eu com tamanha delicadeza. Seja muito bem vinda a este lugar, que agora também lhe pertence, e espero que saboreie muito mais. Beijos!

    Adriana Polo, não deixe se inibir. Sinta orgulho de suas produções, afinal você teve coragem e ímpeto para produzir, e isso é o mais importante. Sinta muito orgulho, linda. E faça poesia com tudo o que quiser. Afinal a poesia é muito pessoal. Abraço e muito obrigado!

    Zéo, quem agradece sou eu por sua generosidade para com os meus humildes textos. Um grande abraço, amigo!

    Sandra, muito bacana este trecho do livro. Obrigado por compartilha aqui conosco. Um grande abraço!

    Mônica, muito obrigado, você é muito gentil. Sim, eu encontrarei o cara. [sorrio]. Abraço!

    Diu Mota, leia tudo. Não perca nada. Adorarei responder outros comentários seus, mesmo nos textos anteriores. Obrigado e um grande abraço!

    Raissa Iurkiv, muito obrigado! Sim, divulgue à vontade. Divulgar é preciso, querida. Abraço!

    Cíntia, você é que é um encanto. Obrigado por suas gentis palavras! Venha sempre. Um grande abraço!

    Rosimeyre, nossa! Muito obrigado, linda. Você é muito gentil. Abraço!

    Ana Menezes, que legal você ter parentes aqui. Aqui é bem gostoso. É um lugar muito rico em clima, solo, pessoas... Obrigado por seu delicioso comentário! Você não faz idéia do quanto fiquei feliz com suas palavras. Abraço!

    Poupée Amélie, primavera é tudo de bom. Obrigado por sua atenção! Um grande abraço!

    Emily Ferreira, fico muito feliz que goste e me apóie há tempos. Continuarei contando com sua atenção e carinho. Obrigado! Abraço!

    Rê, sim, sim, o mestre do suspense. Não sou leitor dele, mas curto muito a infinidade de adaptações que ele possui no cinema. Sou fã dele sim. Fico muito honrado com seu comentário. Um grande abraço, linda!

    Ingrid Silverol, você é uma linda. Gracinha! [sorrio]. Muito obrigado, um imenso abraço!

    Faelaartes, nhoque é uma das delícias dessa vida, especialidade de minha mãe. [sorrio] Felicidades pra vocês em sua nova casa! Que o amor seja o prato especial e o arroz com feijão de cada dia. Abração!

    ResponderExcluir
  69. Que texto lindo, suas palavras são incríveis.
    Obrigada por ter passado em meu blog mais tarde, amei o seu.
    Voltarei aqui sempre que der.

    Beijos, Dreams.

    ResponderExcluir
  70. Poxa, amei.. Parabéns! De onde você tira tanta ideia para escrever essas coisas maravilhosas.. Minha opinião? Você escreve MUITO bem, parabéns.

    ResponderExcluir
  71. Jefh,

    Narrativa empolgante, que prende o leitor, do início ao fim. Parabéns!

    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Sigo-te pra outras leituras.
    Bj

    ResponderExcluir
  72. Olá Jefh,
    Como sempre FANTÁSTICO! Parabéns pelo belo texto amigo!
    Tenha uma excelente semana!
    Abração,
    Flávio Nunes.

    ResponderExcluir
  73. Nossa Jefh, me senti tão leve com seu texto, mas estressada com os comentários.
    Tudo bem, concordo que todas as pessoas que te corrigiram, queriam sua evolução, o seu bem, mas pegaram muito pesado. Pareciam suas professoras corrigindo uma prova de redação da 5a. série. Pareciam não demonstrar qualquer sensibilidade à essência do que você escreveu. Parece, também, que só leram o texto a fim de encontrar erros.
    Eu também encontrei alguns errinhos, mas jamais seria tão indelicada de metralhar você ou outra pessoa que fosse, após receber um convite tão carinhoso.
    Existem revisores sim viu? Não se preocupe.
    O mais difícil você já tem de sobra: a inspiração.

    Forte abraço querido.
    Bj

    ResponderExcluir
  74. Ótimo texto! Desenvolver tantas imagens em poucas linhas dessa forma não é para qualquer um.
    É o início de primavera mais criativo e interessante que li até agora, vagando pela Internet :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  75. Simplesmente maravilhoso!
    Você tem muito talento.
    Gostei tanto que me tornei seguidora do seu blog!
    Beijos e continue com o óptimo trabalho ;)

    ResponderExcluir
  76. Palavras para quê???
    Concordo com os comentários já aqui escritos!!
    O texto é mesmo muito bonito! Parabéns e continue assim a escrever lindamente!!!

    ResponderExcluir
  77. Oi Jefh, primeiro gostaria de falar que não me acho muito expert no assunto, mas já li muito, sou formada em história na UnB, mas tenho um passado político intenso, a maioria dos livros que li tinham esse cunho, pouco tempo me dediquei aos romances e poesias, o seu texto me parece um mini conto, é bem interessante vc rebusca bem (é isso mesmo rebusca?), o começo meio nojento, mas o final bem conduzido, acho que vc tem futuro, vc seguiu a estrutura do começo meio fim, isso foi o que eu senti, no fim gostei, só uma perguntinha: aquela quantidade de urubus era no sentido figurado??rs! bom vc pediu a minha opinião né?!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  78. Vim agradecer a visita e dizer que seus textos são ótimos ! Parabéns.

    Um abraço !

    ResponderExcluir
  79. Amiguxo Jefh.Olá! Vim retribuir a visita e conhecer o texto mencionado. Adorei! Muito bem escrito.Lindo texto e blog..seus textos super inspiradores....Voce tem muito talento.Parabéns, sério!beijinhos na amada e nos bbs. beijinhos no seu coração.

    ResponderExcluir
  80. OIIII Parabéns pelo blog.....muito bom.....

    www.mdemulhermoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  81. Oi Parabéns pela postagens, a história magnífica, nada melhor que passar viver com intensidade todas as estações do ano, parabéns.
    Ah, vou votar no top blog em vc, em troca vote no meu blog também. Nossas categorias são diferntes.

    ResponderExcluir
  82. OLÁ VIM AGRADECER A VISITA... ADOREI O TEXTO, BELÍSSIMO!!! VOU LÁ NO LINK VOTAR EM VC!!!

    BJKSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  83. Texto lindissimo!!!

    Muito obg pela visita no meu blog.

    beijo

    http://byfabyfalcao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  84. Bom demais ler tuas palavras.
    Obrigada por compartilhar a beleza do mundo comigo.

    ResponderExcluir
  85. Vim conhecer seu blog e dizer que amei o texto e sua sensibilidade.
    O velho Alincourt nos ensina que a Natureza é o maior exemplo vivo de gratidão.
    Seja muito bem vindo!
    yvone

    ResponderExcluir
  86. E que seja bem-vinda a primavera!
    Gostei do modo como você escreve, e obrigada pelo elogio lá no blog!
    Vou te acompanhar por aqui!

    Abraçoss!

    ResponderExcluir
  87. É possível vivenciar os textos que escreves, de tanta qualidade que encontramos neles.

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  88. E que além de ser linda a primavera, devemos tb percebê-la melhor.

    ResponderExcluir
  89. OLa Je obrigada pela sua visita no meu blog, fiquei feliz por ter gostado do meu cantinho, espero que volte mais vezes, assim como eu tbem virei mais vezes aqui prestigiar esses lindos textos! E abraços aos ituveravenses kkkkkkkk, que bom que somos visinhos, pois a maioria q me segue no meu blog é de portugal acredita??

    Espero te ver no meu cantinho novamente
    lucianisss.blogspot.com
    com minhas RECEITAS GIGA-DIVERTIDAS, rssrsrs
    ate mais

    bjaooo

    Luciani.

    ResponderExcluir
  90. Olá!
    É um prazer conhecê-lo!
    Adorei estar aqui, o texto é maravilhoso! Obrigada pela visita ao meu blog.
    Abracinhos floridos
    Sue

    ResponderExcluir
  91. Meus parabéns,meu caro! Obrigado pelo convite!
    Realmente a primavera é bela..

    ResponderExcluir
  92. Oie!!
    Pela primeira vez visito teu blog,e confesso que já estou aqui a um bom tempo te lendo.
    Tua escrita é daquelas que faz a gente querer ir até o final,sabe?Surpreendente mesmo.
    Parabéns!Tudo lindo aqui.
    EStarei te seguindo :)
    Agradeço também por tua visita.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  93. Uau depois do que li fica difícil encontrar palavras. hehehe Belo texto...conciso !!! E de onde é que vc tira essas "idéias" ?!? :)

    Abraços

    Ana

    ResponderExcluir
  94. Jef! Primavera é pura inspiração!! Literatura, poesias, flores, yoga, natureza, nostalgia, pura magia!

    Obrigada pela visita! Adorei sua forma de expressar os sentimentos e sentidos, passarei a acompanhá-lo..

    Boa noite p/ ti!

    ResponderExcluir
  95. Olá Jefh...fiquei muito feliz com sua visita no meu cantinho e extremamente satisfeita em conhecer as coisas lindas que escreve....amei tudo....não sairei mais daqui...
    Beijos

    ResponderExcluir
  96. Dreams, fico muito feliz que tenha gostado. Quero que volte. Estarei lhe esperando. Abraço!

    Haylla, muito obrigado. Você é muito gentil. As idéias, elas acontecem e eu escrevo. [sorrio]. Abraço!

    Ira Buscacio, muita gentileza sua. Seja muito bem vinda. Obrigado por sua atenção e apoio. Um grande abraço!

    Fávio Nunes, muito obrigado, amigo. Seu apoio sempre é muito bem vindo. Excelente semana pra você também. Abraço!

    Flávia Shiroma, sei lá. No início é meio constrangedor, mas logo depois é possível perceber o quanto as críticas são importantes. Essas pessoas que vieram e me corrigiram são boas pessoas. Cada qual tem um jeito, suas limitações. É preciso saber extrair o que há de bom em cada um. Sou grato a elas. Serei mais ainda se retornarem para corrigir mais. Flávia, não se iniba em comentar algum erro que tenha notado. Com sua delicadeza e elegância será um grande prazer responder, do início ao fim. Abraço!

    Rob Novak, muito obrigado, cara. Você foi muito generoso para com o meu texto. Fiquei muito feliz e honrado. Valeu! Abraço!

    Fênix, você é muito gentil. Agradeço grandemente o seu apoio. Um grande abraço!

    Li [sorrio], muito obrigado! Um grande abraço!

    Maura, que delícia de pergunta! Fantástico! Bem, o texto eu construí partindo de vivências. Eu queria dizer algo sobre o início da primavera, que coincidiu com o dia que atualizo o blog. Fiz o seguinte: No formato do Times New Roman “12”, as primeira 3 frases são uma introdução, depois seguem dois textos, um é um inverno de cão, o qual tivemos este ano aqui em minha cidade, o fiz em 15 linhas, o segundo é o início da primavera, que tanto me comoveu, o fiz em 14 linhas, queria fazer em 15, mas não consegui no dia, pois tinha pressa. E no final eu fechei concluindo o texto com outras 3 linhas. Então não sei se saiu bem à fórmula começo meio e fim. Creio que são quatro quartos. Não sei se rebusco, creio que mais busco mesmo. [sorrio]. Muito obrigado por sua pergunta. Um grande abraço. Quero você mais vezes aqui. Pode ser?
    Sim, os urubus do meu texto! [sorrio] Que cabeça aminha...
    Os números são mera questão de estilo. Eu não quis colocar as estimativas em números redondinhos conforme costuma fazer. Eu quis causar um efeito no leitor. Foi isso. [sorrio]. Mai um abraço!

    Ana Carla Benet, muito obrigado. Sou eu quem agradece. Abraço!

    Laurabeu, muito obrigado por tudo. Fico muito grato por seus mimos e atenção. [sorrio]. Um grande abraço!

    Alessandra, obrigado! Abraço!

    Andreza S F Melo, se as categorias são diferentes... está feito o trato. [sorrio]. Boa sorte e muito obrigado!

    Bárbara Rezende, vote linda. Vote em mim que pior que ta não fica. [pode umas coisas dessas?] Abraço e muito obrigado. Não repare a brincadeira, é que esse Tiririca é de... Então aproveitei a chance de brincar.

    Faby Falcão, sou eu quem agradece. Um grande abraço!

    Denise Silva, muito obrigado. Você é linda. Um grande abraço!

    Yvone, muito obrigado. Um grande abraço!

    Nara Fernandes, sou eu quem lhe agradece. Obrigado pela companhia. Abraço!

    Pat., você... sempre gentil. Outro beijo!!!

    Mary West, é isso aí. Olhos atentos nas cores da primavera. Abraço!

    Lu, agradeço a sua visita, o seu convite, a sua atenção. Curioso isso de portugueses serem maioria entre os seguidores de seu blog. Legal. O abraço está entregue, e um abraço para você também. A gente se fala. Até!

    Sue Paula, prazer o meu. Que bom que gostou! Sou eu quem agradece. Abraços floridos então...

    Pegadas do Coração, obrigado! E viva a primavera! Abraço!

    Patrícia Vicensotti, sou eu quem lhe agradece. Que bom que você foi pega. [sorrio]. Venha mais vezes sim. Muito obrigado! Você é muito gentil. Abraço!

    Faniquito, legal! As idéias são tudo que vejo, penso, sinto, vivo, leio, assisto, ouço... Muito obrigado! Um grande abraço!

    Profª Carina Picolo, essa sua descrição de primavera está show, tudo de bom! Obrigado e contarei com sua atenção. Abraço!

    Rê (Regina Artes), seja muito bem vinda. É um prazer lhe ter aqui. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  97. Oi...obrigada pela visita...e tb pelo comentário...seja sempre muito bem vindo!

    Adorei seu texto...precioso...e conhecendo a história...fica ainda mais interessante!

    bjos...votando em vc...

    Zil

    ResponderExcluir
  98. Olá Jefh.
    Vim retribuir a visita e agradecer o convite.
    Adorei o teu texto! Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  99. Oi Jefh, obrigada pela visita, vim retribuir e acabo de ler um texto fantástico, parabéns!Bjs

    ResponderExcluir
  100. Que história maravilhosa. Adorei como você narrou todos esses detalhes.
    Como a Primavera é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  101. Vc escreve super bem! Parbéns!
    beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  102. ohhh Jefh primeiramente obrigada pela sua visita no meu Blog.
    Segundo, me encantei fácil por aqui...Não me surpreende tantos seguidores. Seu Blog é maravilhoso...A forma como vc escreve é de cativar.
    E mais uma seguidora presente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  103. Olá! Vim retribuir a visita! Seu blog é muito interessante, parabéns! Realmente, essa postagem sobre a primavera nos faz refletir.
    Um abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  104. Olá Jefh!
    Em primeiro lugar, gostaria de destacar que vc escreve divinamente bem, teu texto é quase uma expressão poética, gostoso, suave e agradável de ler. Estarei aqui sempre. Em segundo lugar, estou retribuindo a visita e estou lhe seguindo tbm ...

    Mais uma vez obrigada!

    Abraços e muito sucesso.

    'Glenda Barros

    ResponderExcluir
  105. Jefh, agradeço a visita, adorei conhecer seu blog e seus textos são muito inspiradores ,insisti lá com o marcelo sei que ele vai responder boa sorte abraços.

    ResponderExcluir
  106. Jefh
    Que legal então nós dois somos Cardoso, legal isso, olha adoreiii esse dom de escrever não é para qualquer um não.
    Parabéns e muito obrigada pela visita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  107. Oi Jefh, parabéns pelo blog, ótimos textos vc escreve! Aprecio muito a leitura.
    Já estou seguindo :)

    Obrigada por sua visita
    Beijos

    Michelle

    ResponderExcluir
  108. Olá, obrigada pela visita.
    Seu blog é muito interessante, adorei o texto.
    E quanto ao bolo é comestível, a receita esta aqui: http://blogsaborear.blogspot.com/2010/06/arte-na-cozinha.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
  109. Texto excelente.
    Caso sobre um tempo, visite!
    Bruno Lima do:
    http://brunolimaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  110. Olá Jefh, lindo texto.
    Apesar da minha falta de tempo consegui lê-lo todinho e gostei, rs...obrigada pela visita, volte sempre.
    Acabei de votar no top blog, boa sorte. Abs,
    Rose.

    ResponderExcluir
  111. Olá Jef,
    Muito obrigada pelo convite, realmente valeu a pena!
    Adoro ler contos como este, sua criatividade e entusiasmo são nítidos no texto^^
    Parabéns!!
    Já estou te seguindo e volto mais vezes!!
    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  112. OI JEFH!!!VIM RETRIBUIR A VISITA E PARABENS PELO TEXTO!! DEUS TE DEU O DOM DA PALAVRA. E VOCE A USA DE FORMA MAGISTRAL!!!PARABENS!!!FLOR.

    ResponderExcluir
  113. Parabéns!!! Belos textos.... tou seguindo!!!!!!

    ResponderExcluir
  114. Olá! Ando um pouco afastada da blogosfera, mas, não resisti ao seu convite e vim verificar "É primavera"! Sempre que termino uma leitura agradável, suspiro profundo...
    suspirei!
    Obrigada pelo convite, voltarei mais vezes!
    abraço.

    ResponderExcluir
  115. realmente estavamos em sintonia escrevendo nossos textos.
    :)
    o que nos diferencia escrevendo, é que você escreve histórias e eu sou mais direta, mais as duas formas são únicas e belas.
    Quelle Carina
    http://memoriasquelle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  116. Lindas palavras.

    Aproveitando para agradecer a visita e o comentario no meu blog

    ResponderExcluir
  117. olá! obrigada pela visita no meu blog! gostei muito do seu texto e das suas fotos. sou apaixonada por flores, então a primavera p/ mim é mágica mesmo, um renascimento.
    a foto que coloquei eu peguei na net, mas existe como aqueles sim! Moro em Floripa mas sou de Porto Alegre, lá tem muitos Ipês como este pela cidade.
    Abçs!
    Paty

    ResponderExcluir
  118. Jefferson, amigo, finalmente deu pra passar por aqui.. Parabéns pelo texto é de uma verdade grandiosa, um abraço e até breve!
    Tom Galego

    ResponderExcluir
  119. Nossa que lindo isso aqui!
    Jefh vc é muito criativo...viajei
    no seu texto...estou encantada com
    tanto dom e talento.
    Obrigada pela visita no meu simples blog, pra mim foi uma honra...fiquei feliz com seu comentario, me sinto privilegiada por ter recebido um comentario seu.
    Pois vc tem alma de escritor!
    Fiquei emocionada por estar aqui...tenha
    certeza que vou voltar sempre...!

    Tenha otimo dias, com muitas alegrias!

    PARABÉNS PELO SEU BLOG!!!

    Seguindo vc com toda honra...

    Beijos com carinho e um abraço de alma!

    ResponderExcluir
  120. Zil Mar, muito obrigado por tudo. Venha sempre. Abraço!

    Renata Reginato, sou eu quem agradece. Que bom que gostou! Abraço!

    Vera Ferraz, você é muito gentil. Obrigado! Abraço!

    Butterflies, que bom que curtiu! A primavera é mesmo fantástica. Abraço!

    Garota Veneno, obrigado! Você é muito gentil. Abraço!

    Ynna, obrigado! Fico muito feliz com suas palavras. Conto com o seu apoio doravante. Beijos!

    Adri Alencar, obrigado! Quero que venha mais vezes. Abraço!

    Glenda Barros, você é muito gentil. Obrigado por sua atenção e apoio. Um grande abraço!

    Rosangela, eu continuarei sim. [sorrio]. Fico feliz que tenha curtido. Um grande abraço, linda!

    Raquel, será que somos parentes? Obrigado! Um grande abraço!

    Michelle, você é muito gentil. Abraço e obrigado por seu apoio!

    Taís Marçal, legal esse bolo! Obrigado por vir. Abraço!

    Bruno Lima, ok, amigo. Visitarei. Abraço!

    Rose Oliveira, muito obrigado por sua atenção. Esse lance de tempo nos aprisiona. Não é fácil não. [sorrio]. Obrigado por seu apoio também, viu? Abraço!

    ^^Vivis Angel^^, você é muito gentil. Um grande abraço! Obrigado por seu apoio!

    Rosane Marega, beijão, linda! Abraço!

    FLOR, obrigado! Você é muito gentil. Um grande abraço!

    Fabí, obrigado por sua atenção e apoio. Um grande abraço!

    Ronilda Reis, o seu suspiro, além de lisonjeiro, renova o meu fôlego. Um grande abraço e obrigado!

    Quelle Carina, e viva a sintonia dos blogueiros! [sorrio]. Abraço e obrigado por vir!

    Carla, sou eu quem lhe agradece. Abraço!

    Paty, aquele Ipê é sem dúvida o mais lindo que já vi em uma foto. Floripa deve ser linda. Sempre vejo em fotos e na TV. Já estive em Navegantes e nas cidades vizinhas, mas Floripa ainda não rolou. Abraço e obrigado por sua atenção!

    Tom Galego, é um grande prazer lhe receber. Não perco de vista que você foi um dos primeiros incentivadores deste espaço. Por isso lhe sou sempre grato. Abraço!

    Elzira Dourado, a honra é minha. Você é extremamente generosa e gentil. Ao dizer que possuo alma de escritor sinto-me premiado. Muito obrigado, linda. Esteja sempre por aqui. Um grande abraço e foi um grande prazer ter estado em seu blog. Até!

    ResponderExcluir
  121. Obrigada a visita ao meu blog. Passei aqui para retribuir e me deparei com este lindo texto sobre a primavera. Amo esta estação, pois nasci nela. Para mim é a mais linda de todas. Como diz meu primo: "Tenho apenas duas mãos, e o sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade). Você demonstrou ser assim...

    ResponderExcluir
  122. Jeff... Tenho lido vários dos seus textos ( digo textos, pq nunca sei diferenciar cronica, conto, poesia, prosa ). Este especiamente tocou meu coração.
    Você é uma dessas pessoas que Deus usa para tocar o coração das pessoas com sua escrita.

    "Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria. "

    (Rabindranath Tagore)

    Um grande abraço e muito obrigada pelos comentarios que faz no meu blog.

    Um grande abraço,

    MA Ferreira

    ResponderExcluir
  123. Bom dia lindo amigo!!! Hoje chego na tua casa com muitas flores e desejos de maravilhosa PRIMAVERA! Interessante é que buscando um texto para ler e comentar, escolhi setembro...E você, com riqueza de detalhes havia deixado, a um ano, algo que nos deixa pensando...pensando...
    Não vamos esquecer que importa é não desistir, apesar das dificuldades, desáfios e obstáculos que encontramos no caminho...Tudo, sem excessões, floresce!"Cresceu, cresceu, cresceu e logo desprendeu flores e mais flores amarelas. A chuva cessou. O sol brilhou novamente..." Felicidades sempre!!! Abraçosssss!

    ResponderExcluir
  124. Obrigada por ter compartilhado comigo a tua experiência deste dia amigo!!!Acontecem coisas no dia a dia que quem não está presente jura ser uma "estória" apenas...Deve mesmo reeditá-lo, viva cada dia mais esse lindo dom que Deus te ofertou!!!Você escreve e nós (seus seguidores)"entramos" na cena...vivendo as paisagens...tudo!
    Grande abraço! Luz sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c