Pular para o conteúdo principal

O Amor É O Dom Supremo

Sobre o amor, de tudo que se diga, ainda resta tudo a aprender. Muitas pessoas compartilharam suas experiências, expuseram seu ponto de vista, falaram livremente e com “paixão” sobre o tema. (sorrio). Foi lindo! Sinto-me como se “Monte Castelo” da Legião Urbana estivesse dentro de mim agora. Tirei algumas conclusões até, mas a que mais me impele a falar é a que distingue amor e paixão. Estar apaixonado definitivamente não significa estar amando. São coisas que podem caminhar juntas sim, contudo são entidades distintas. Estar apaixonado não é bom, é ótimo, maravilhoso. Mas o amor é o dom supremo. E agora eu deixo de falar do amor entre casais, do qual tanto falei, e *passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente. Misturo gotas de minhas palavras ao rio que transbordou de Paulo: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o metal que bate e retine. E nada que eu faça se aproveitará de fato. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência do mundo; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso terá valor verdadeiro. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não é orgulhoso e não humilha ninguém, não se conduz inconvenientemente, não é egoísta, não se revolta, não deseja mal. Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos, mas quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte... ah! será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. E tudo que eu possa dizer sobre o amor, nada é comparável a este texto que Paulo escreveu à igreja de Corinto. Usei esta carta, pois não houve uma única vez que eu a lesse e não me sentisse tocado. I Coríntios 13 é isso, meus amigos; é o amor supremo. A partir do asterisco começo a expor o texto do apóstolo Paulo, permeado por pequenas adaptações que tomei a liberdade de fazer como modo de tecer a minha composição do texto. Espero que não se desagrade o leitor.

Obs. Clicando no selo do Top Blog, logo abaixo do meu perfil, e preenchendo os campos nome/email, você contribui para que este blog concorra ao Prêmio Top Blog 2010. E eu lhe agradeço grandemente.ObsII. Estou agora, trôpego e errante, no twitter. Se quiser falar comigo lá é @Jefhcardoso74

Comentários

  1. Soneto 5:

    Amor é um fogo que arde sem se ver,
    é ferida que dói, e não se sente;
    é um contentamento descontente,
    é dor que desatina sem doer.

    É um não querer mais que bem querer;
    é um andar solitário entre a gente;
    é nunca contentar se de contente;
    é um cuidar que ganha em se perder.

    É querer estar preso por vontade;
    é servir a quem vence, o vencedor;
    é ter com quem nos mata, lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    nos corações humanos amizade,
    se tão contrário a si é o mesmo Amor?

    [Luis de Camões]

    Jefh, e tem tradução melhor do que essa?

    Este soneto de Camões e a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, inspiraram o grande Renato (o Russo)em Monte Castelo, foram citados, praticamente, na íntegra. Acredito eu, que nem o Renato, como excelente letrista, conseguiu encontrar palavras mais perfeitas para definir o controverso amor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jefh!!

    Sou uma assídua e fiel seguidora do seu blog e não meço palavras para falar o que penso dos seus escritos, mas tenho que abrir um grande parênteses aqui para dizer que este foi o melhor de tudo o que já li aqui, mesmo sabendo que o autor da carta tenha sido o apóstolo Paulo na sua inspiração divina. O seu mérito Jeft está em saber distinguir entre o amor humano e o amor universal, amor ágape, que uni tudo em todos e nos reconheçamos como irmãos e iguais.
    Esse amor que não nos dá margens para vermos um melhores que os outros, que nivela e nos coloca do mesmo tamanho aos olhos do Pai. Um amor que encobre milhões de defeitos e deixa a mostra apenas o que ser humano tem de melhor aquilo pelo qual foi matéria prima para fazê-nos a imagem e semelhança do Criador.
    Fico igualmente tocada com a leitura desse texto de coríntios 13, porque é o coração de Deus exposto aqui em tentativas de atrair-nos, nós que somos tão distraidos no dia a dia, tão romanticamente envolvidos com uma vida que passa como uma chama de vela, ou uma flor do campo que nasce de manhã e a noite já morre. Que esse texto possa morar em nossos corações como um deflagrador de coisas boas coisas que virão pela frente,

    forte abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jefh...o amor é o dom supremo, lindo demais esse texto. Gosto muito da sua escrita.

    Obrigado pela explicação em relação ao enxerto ósseo, viu. Amanhã eu completo 01 mês de cirurgia, estou bem graças a DEUS. Dobro o joelho e aguardo a revisão médica para saber do médico se já posso voltar a fazer fisioterapia.

    Ah...eu te adicionei no msn...viu.

    abraços
    de luz e paz

    Hugo

    ResponderExcluir
  4. Belo texto. Agradeço por sua visita ao meu blog. Sigo lhe acompanhando, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sigo acompanhando seus escritos...Parabéns pela composição de seus belos textos! Obrigado pelo comentário em meu blog!

    ResponderExcluir
  6. "Sem o amor, eu nada seria..."

    Muito bom o texto... segue lá!

    Natashe Iasmin do http://natyiasmin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Jefh, essa passagem bíblica é mesmo maravilhosamente inspiradora. Convida, a cada um, que permita-se a si e a outro, desarmado de rancores ou suspeições, simplesmente pronto a compartilhar...

    Na sua frase inicial eu diria ainda que, de tudo que se diga do amor, ainda restará tudo a ser dito!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Moço! Que intensidade ao escrever sobre o amor...

    Coisa que só quem ama de verdade sabe...


    beijos meus!

    ResponderExcluir
  9. Paixão e Amor de fato são sentimentos distintos, mas eu os conheço melhor juntos! Mesmo com toda paixão, sem Amor nada somos...

    Meu carinho e admiração meu amigo!

    ResponderExcluir
  10. Olá Jefh,

    vim agradecer a visita e comentário e conhecer o teu espaço.
    Gostei muito e passo a seguir-te. A votação também está feita e desejo-te felicidades.
    Li alguns textos e gostei da forma clara como expôes ideias e sentimentos.
    Em relação a este texto que vem encadeado ou dar seguimento aos dois anteriores, concordo plenamente que amor é bem diferente de paixão. No entanto não sei viver sem sentir esse sentimento avassalador, pelo menos até agora... :)
    O Amor é um sentimento maior com uma força extraordinária e que vence todas as barreiras, aliado a outros sentimentos que se prendem com amizade, respeito e companheirismo. Esta é a minha opinião que penso, concordas.
    Vou linkar o teu blog no meu para estar sempre presente.
    Beijos, Ana Casanova.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Jefh,

    Vim agradecer sua visita ao blog e pedir desculpas pela demora em responder seu comentário! São as ocupações diárias... O sapateado perticularmente me atrai, pela sua beleza, ritmo, origem... enfim, tem uma atração pela dinâmica que apresenta. E este grupo é fantástico. O texto é apenas informativo e coletado de outras publicaões com uma finalidade de contextualizar o leitor.
    Parabéns pelo seu blog. É bem diferente, lembra algo do tipo "contador de histórias".
    Um grande abraço,
    Dagmar

    ResponderExcluir
  12. É impossível chegar aqui e não me encantar com seu texto Jefh..
    Esta carta de Paulo é absurdamente aniquilante..
    consegue acabar com todo o mal que possamos sentir, e nos põe a refletir sobre o real motivo de convivermos com as pessoas.

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog! Belos textos!
    E Monte Castelo é uma grende música!
    Obrigado por acessar meu blog.
    Abraço!
    Te sigo!

    ResponderExcluir
  14. Jefh, Jefh...
    Sempre nos mostrando sua forma particular e bela de enxergar o amor! Mais uma vez obrigada!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. jef,amigo que esplendido trabajo,el tuyo,te felicito de corazón, a veces paso y no dejo comentario...eso no se debe hacer,con los poetas,ni narradores!
    un abrazo enorme
    lidia-la escriba

    ResponderExcluir
  16. "mas quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte... ah! será aniquilado".
    E é por esse 'perfeito' que muitos anseiam!

    Adorei o blog. Mesmo não gostando dos 'blogs pretos', esse eu vou seguir. rs.

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Lindo o sobre o amor.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  18. oi Jefh,
    novamente, belíssimo... de aquecer o coração!
    não tem como não seguir.
    ;)

    ResponderExcluir
  19. Pérola Anjos, Renato Russo é lindo, é poesia na música pop dos anos 80 e 90. Legal você lembrar das fontes que inspiraram o poeta letrista em sua linda composição. Assim você mais uma vez enriqueceu este lugar. O amor é a complexidade extrema do ser. Abraço!

    Ester, tenho conhecido através de suas palavras a beleza ímpar de seu ser. É uma honra receber seu tão sincero elogio para esta postagem, na qual nada mais fiz que participar o que comove o meu coração. Fico feliz e me sinto compartilhando o meu próprio coração quando leio que você se comove igualmente a mim com este texto de Paulo. Que Deus reine em nossas vidas e que o amor supremo desafie todo pessimismo, fatalismo e tudo mais. Forte abraço, linda!

    Hugo, que o retorno médico seja muito feliz e que a Fisioterapia possa lhe ajudar em mais esta fase, amigo. Obrigado por sua atenção, por sua carinhosa leitura, e por sua progressiva amizade, meu jovem! Grande abraço e nos falamos no MSN, meu caro.

    Priscila Sant’Anna, obrigado por sua atenção e apoio! Grande abraço!

    Sérgio Augusto Sant’Anna, o que você é da Priscila? (sorrio). Sou eu quem lhe agradece, amigo. Grande abraço!

    Naty Iasmin, obrigado por sua atenção e por seu convite. Grande abraço!

    Gilmar, é um prazer compartilhar com você este texto que vem marcando a minha vida, amigo. Obrigado por seu carinho e sua frase perfeita, Gilmar. Abraço, e conto com você!

    Ava, que o amor nos mova. Abraço e muito obrigado por seu carinho!

    Pat., muito obrigado, linda! Amor, paixão, paixão e amor, tudo cabe. Grande abraço!

    Ana Casanova, é uma honra ser linkado por você, amiga. Concordo com sim com as suas palavras. O amor é o dom supremo. Abraço!

    Dagmar, fico feliz que tenha vindo. Espero contar com outras leituras suas. Aquele vídeo é mesmo muito legal. Abraço e obrigado!

    Sol, você brilha! (sorrio). Obrigado, linda! Fico feliz que minha postagem tenha lhe alcançado o coração, querida. Grande abraço!

    Adriano B, obrigado por seu comentário, apoio e atenção, amigo. Conto com você. Grande abraço!

    Dani Gomes, (sorrio), sou eu quem lhe agradece. Grande abraço e sucesso, linda!

    Lidia, qué bueno verte. Estoy contento y halagado de que haya disfrutado mi puesto. Usted es un gran amigo. ¡Gracias!

    Corrinha Rodrigues, (sorrio), que bom que a escuridão do fundo do meu blog não lhe desestimulou a ler-me. Grande abraço e obrigado por sua atenção e apoio!

    Maria Lucia, beijos. Muito obrigado, linda!

    Roberto Blatt, não entendi cara. Falou? Abraço!

    Roberta Sobreira, que bom que não resistiu. (sorrio). Abraço e obrigado por sua atenção e apoio!

    ResponderExcluir
  20. Já conhecia o texto..E acredito no amor supremo..E paixão não tem nada haver com amor!

    ResponderExcluir
  21. Jefh..
    eu sou apenas o reflexo
    de tudo o que leio e absorvo
    quando entro aqui..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  22. Oi Jef, vim retribuir a visita e bisbilhotar por aqui, perdi as horas rsrsrsrrss vou voltar pra ler mais, gostei!
    Falar de amor é sempre bem vindo, ainda mais nos dias de hoje onde parece que isso se perdeu.
    Tenho orgulho de dizer que fui mãe aos 16 anos, porque todos diziam que eu tinha um futuro pela frente e que estar grávida seria a minha ruína. Na verdade foi quando comecei a viver!

    Fiquei honrada pela tua visita.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Ah propósito, também sou Cardoso hehe vamos verificar nossa árvore genealógica :D

    ResponderExcluir
  24. Oi Jefh.
    O amor é mesmo um dom supremo.
    Somente o verdadeiro amor liberta e compartilha ao mesmo tempo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde! Obrigada pelo comentário em meu blog! Fico agradecida! Adorei este teu escrito e lerei mais... vou me casar e te digo - realmente o amor é o maior dom q podemos possuir. O amor nos transmuta, transcede! Que maravilha de texto! parabéns....

    Já estou seguindo o blog!

    Abç...

    Mi

    ResponderExcluir
  26. Olá.

    Cheguei ao seu blogue por meio do blogue da Sheila. Adorei tudo por aqui!

    O texto, meu Deus! Nem preciso dizer que é maravilhoso, né?

    A parte ruim é que lendo-o dei por mim que se o amor é de fato assim, eu nunca amei então: "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não é orgulhoso e não humilha ninguém, não se conduz inconvenientemente, não é egoísta, não se revolta, não deseja mal."

    Que difícil é amar!
    Belo texto, querido... me fez pensar bastante.

    Beijos,
    Patrícia Lara

    ResponderExcluir
  27. Olá, Jefh! Primeiramente, agradecer sua visita em meu espaço. Também dizer que não me surpreendo com o sucesso do seu blog. Lindo post! Abço

    ResponderExcluir
  28. Vi seu comentário lá no meu blog, e vim conferir o seu....
    e adorei, simplesmente!
    :*

    ResponderExcluir
  29. Amor é mesmo tema universal. Obrigada por essa linda reflexão!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo seu blog !!!
    Lindas palavras que enchem a alma de paz e amor !
    Um domingo iluminado !
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. OiJefh!O amor é um sentimento tão nobre,mas que parece estar tão esquecido nesse mundo tão louco em que vivemos, onde numa simples briga de trânsito as pessoas se matam.Falta amor no mundo, até porque muita gente acabou banalizando essa palavra, falando eu te amo como se fosse um simples bom dia.Mas é claro que existem as exceções as pessoas que acreditam e vivem uma vida de amor e doação, pois amar é doar um pouco ou muito de si ao outro.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  32. Amor sentimento jamais traduzido ainda que por belíssimas palavras se faça o ouvir ainda assim não saberíamos explica-lo.

    Adorei teu blog, forte abraço!

    ResponderExcluir
  33. olá, Eu fiquei muito Feliz recebendo seu comentário !! =). Muito bom o Texto.. e eu votei em vc . Parabens pelo seu Dom com as palavras .
    Bjnhoos:*

    ResponderExcluir
  34. Jefh,
    Gostei muito do seu blog, desculpe-me a demora para responder, mas como eu estava viajando era muito complicado ficar postando nos meus blogs,
    Seu texto é realmente reflexivo, eu considero o amor algo tão sublime, superior, que esse Dom de amar, imagino eu , não é para todos, feliz de quem tenha esse Dom, e você deve ter por repassa-lo de forma tão sublime!
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Amor e paixão são realmente muito diferentes. Contudo, acredito que a principal distinção seja quanto à durabilidade, tempo e paciência, para transformar uma tórrida paixão, em amor.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  36. Oii, voltei :D
    Sim, estamos casados e temos mais uma filha - se chama Amanda.
    Meu Cardoso também é de Portugal, por parte do meu avô materno. Mas, sinceramente não sei dizer quem foi o primeiro a vir para o Brasil rsrsrsrs porque meu avô faleceu quando eu tinha 12 anos e antes disso eu não me interessava por este assunto. Uma pena, devia ter perguntado à ele.
    Mas agora eu fiquei empolgada, vou lá minha mãe ver se ela guarda algum documento, fotos... coisas que possam me levar ao início.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Desculpa pela demora, mas só tomei coragem de postar agora hahahaha. Enfim, obrigada pelos comentários e parabéns, você tem o dom.. escreve muito bem! beijos

    Estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  38. retribuindo a visita e ja to seguindo tbm. xD

    lindo texto!

    beijoes! =**

    ResponderExcluir
  39. Na Bíblia diz que o amor de muitos com o passar do temo se esfriará.
    E assim está se cumprindo as escrituras.
    O amor não é pra qualquer um, somente quem tem o toque de Deus na vida esse sim sentirá e dará um amor verdadeiro.

    Um beijo querido, boa semana !

    ResponderExcluir
  40. Voce arrebenta nas suas postagens. Muitas musicas da Legião Urbana estão na minha alma.

    ResponderExcluir
  41. Da forma como é dita, e desta maneira, nosso top em literatura, em nos mostrar, a verdadeira, condição e a real situação de como é como pode ser o amor, o que dizer obrigado por este belo e ótimo texto, tenho muito orgulho de fazer de certa forma parte da vida deste, otimo e verdadeiro escritor e que logo, esperamos ver seus otimos texto, em todas livrarias do todo este brasil, que passa a ser cada vez, maior a cada conhecimento por aqui tomados, somente agradeço e sempre pedindo para que ilumine sempre para postar otimas obras como mas esta obrigado Doutor.

    ResponderExcluir
  42. Entenda-se por amor, a caridade.
    Esse é um dos textos mais bonitos da bíblia.

    Agora, vejo em partes...

    bj
    Rossana

    ResponderExcluir
  43. Ola amigo, e ai... gostando do Twitter? (rsrs)
    Abraços, passe la depois ;DD

    ResponderExcluir
  44. É com um certo atraso que visito sua morada virtual e confesso que fiquei feliz com a surpresa de um texto tão bom.

    passe lá na minha:

    www.sambasuburbano.blogspot.com

    Abs

    ResponderExcluir
  45. Jefh, vim agradecer sua visita, suas amáveis palavras no meu Blog e também te conhecer...muito lindas suas palavras...assim como você vejo como bem diferentes a paixão e o amor...paixão é como uma loucura...como um vício, por mais deliciosa que seja, se não vier acompanhada do discernimento do amor, provavelmente fará mais mal do que bem...já o Amor...é calmo...faz bem, nos leva a crescer...é algo maravilhoso a ser cultivado seja a dois ou pelo próximo, pelo universo...por Deus...
    Tenha uma linda semana!
    Um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  46. querido amigo jefh,
    super feliz com os seus correndinhos faz toda a diferença.
    aprecio muito suas opiniões.
    nossa que encanto...seu texto...
    saio daqui de alma mais leve

    Uma semana cheia de luz pra você

    beijos

    ResponderExcluir
  47. "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino": Isto é nostalgico. Muito bom.

    ResponderExcluir
  48. Lara Mello, tudo à ver, tudo verdade. Abraço!

    Solange, isso é forte demais. Você é linda e adora me agradar. (sorrio). Muito obrigado!

    Anita, lindo o que compartilhou sobre sua vida! Muito obrigado! O futuro é agora e nossa vida somos nós quem escreve; todos os dias. Abraço e honra minha ter lhe recebido! Quem sabe não sejamos parentes. O meu Cardoso veio de Portugal com meu avô Ernesto. (sorrio). E o seu?

    Dóris, desejo todo o amor do mundo para a sua vida. Obrigado por seu cuidado em vir marcar sua presença aqui. Grande abraço! Você é linda!

    Mih, felicidades para você. Que seu casamento seja feliz na alegria e na tristeza, saudável na saúde e na doença! Abraço e obrigado!

    FilhadoSoldoEquador, obrigado! Fico feliz. (sorrio). Abraço!

    Patrícia Lara, deste modo que o texto define o amor, eu creio que somente Jesus nos tenha amado assim. Para nós resta apenas amar da maneira mais sincera possível. Abraço e muito obrigado!

    Sheila S.S., muito obrigado por suas gentis palavras. Conto com você. Grande abraço!

    Amanda Trindade, você é muito atenciosa. Obrigado! Grande abraço!

    Márcio Luz, sou eu quem agradece por sua atenção, amigo. Grande abraço!

    Isa, muito obrigado! Uma semana inteira de luz para você, linda. Grande abraço!

    For de Lótus, você está com a razão. Banalizaram total. Vai chegar o dia em que amar será algo piegas. Obrigado por compartilhar aqui. Grande abraço!

    Glebson Dllima, é tudo verdade. Grande abraço e obrigado por compartilhar aqui!

    Laari, obrigado por sua atenção! Você é muito gentil. Abraço!

    Beeta, deste modo que o texto define o amor, eu creio que somente Jesus nos tenha amado assim. Obrigado por vir. Grande abraço!

    Camila Paier, falou com autoridade. Pensarei muito em suas palavras. Obrigado por compartilhar aqui. Grande abraço! (sorrio).

    Anita, que legal! Você pode conseguir até dupla nacionalidade. Abraço e obrigado por vir!

    Thais Luquez, você é muito gentil. Obrigado por sua atenção e apoio. Conto com você. Abraço!

    flah ;) , que bom que gostou. Obrigado por seu apoio. Abraço!

    dear Sarah, sim. É verdade, infelizmente o amor no mundo se esfria cada vez mais. Abraço, obrigado e boa semana também!

    Leonardo Silva, que bom essa identificação. Isso é muito gratificante. Obrigado, amigo. Um grande abraço!

    Zé Eurico, sou eu quem lhe agradece pelo carinho e atenção para com meus textos, amigo. Muito obrigado e conto com você. Abraço!

    Rossana, que bom que você também gosta. Eu concordo com você, é mesmo um dos mais lindos. Abraço e obrigado por sua atenção, linda!

    Wevertton, achei o twitter fantástico. Não estou me saindo muito bem, mas vou aprendendo. [sorrio]. O twitter é meio que o filho do meu blog. Abraço e muito obrigado, amigo!

    Rodrigo Braga, obrigado por vir, obrigado também pelo convite. Será um prazer. Abraço!

    ValeriaC, linda. Muito obrigado por compartilhar aqui. Concordo com o que disse. Tenha também uma ótima semana. Grande abraço!

    Rita, que bom que gostou. Espero que sua semana seja toda iluminada. Grande abraço e continuo grato sempre. Até, que seja breve!

    Antonio César, essa é um dos versos que mais me toca nesta carta de Paulo. Abraço e muito obrigado por sua atenção!

    ResponderExcluir
  49. Adoreeeeei o post !
    http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. Oi, Adorei seu blog. Estou te seguindo. Obrigada pela visita na minha página!

    ResponderExcluir
  51. "É só o amor, é só o amor
    Que conhece o que é verdade"

    Concordo plenamente. Acho que aquele que não sabe diferenciar o amor da paixão, é aquele que nunca amou. Lindo teu texto.

    =*

    ResponderExcluir
  52. Nunca nos cansamos de escrever sobre o amor, e por mais que continuemos jamais pensaremos ter escrito o bastante.

    Jefh,
    Passei para agradecer pela visita e pelo comentário lá no meu espaço
    diogoninguem.blogspot.com
    e dizer que é sempre bem vindo,
    estarei passando por aqui sempre.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog, um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  53. Quem usa a alma para escrever, sem duvida alguma tem o coração aberto e a mente iluminada!!

    Parabéns ótima reflexão!!

    ResponderExcluir
  54. Camões, Renato Russo e Jefh Cardoso, unidos por Paulo aos Corintos, fantástico meu querido.
    Quem sou eu então para não concordar total e plenamente!
    Assinado sem restrições.

    Beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  55. Olha eu aqui novamente..

    Bem pelo contrario amigo,suas pequenas adaptações, me agradou muito.
    Tentamos descrever o amor, as vezes conseguimos.. mais sempre falta algo, pois ele nasceu para ser sentido. E ao ler seu texto pude sentir suas palavras "adaptadas" sobre o amor.

    Muito bom,
    Parabéns mais uma vez pelo excelente texto.

    Te seguindo(não sei pq ainda não tinha feito isso).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  56. Adoro seu jeito de escrever. Foram lindas essas postagens sobre o amor. Parabéns!
    Visitem o meu blog: http://larissatenorio.blogspot.com
    beeeijos

    ResponderExcluir
  57. aaah, sou fã da carta aos Coríntios. Sugiro a carta aos Filipenses 1,3-11;essa passagem também é linda! :)

    ResponderExcluir
  58. Olá, passando para retribuir sua visita, maravilhoso seu blog, tb adoro poesia.

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  59. Un bello aire sacudió mi cuerpo al leerte.

    Un abrazo
    BB

    ResponderExcluir
  60. Olá Jefh,
    Muito lindo o texto. Para mim, a essência está aqui: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o metal que bate e retine. E nada que eu faça se aproveitará de fato". Esse é o norte e é por aqui que devemos caminhar. Bjssssssss

    ResponderExcluir
  61. Obrigada pela visita.
    Vim aki retribuir.
    Sobre o amor realmente é um dom supremo.
    Deus é qm nos ama verdadeiramente.

    Eu te peço um favor,pra vc votar no meu blog no concurso q estou participando, é só clikr no logo q está na postagem ou na lateral.

    Obrigada
    @vanimonique
    :*

    ResponderExcluir
  62. ótimas palavras.
    o amor textualizade de uma esplendida e sentimental maneira.
    parabens.


    abraços
    obrigado por tudo
    e feliz dia da planta carnívora
    herbívora...regime for all neh xD
    atééé *-*

    ResponderExcluir
  63. querido jefh, bom dia!!
    Amo cada detalhe desse Blog. As postagens, as fotos... é tudo tão bem escolhido, tão agradável.

    Aguardo sempre ansiosa por suas atualizações. :)

    Um abraço bem grande. :*

    ResponderExcluir
  64. Olá Jefh,
    Adorei! Você tem uma ótima escrita e uma grande sensibilidade. Coríntios 13... me movimenta, me mantém conectada à minha essência humana... me fez lembrar de Moraes...

    "De tudo, ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure."

    (Vinícius de Moraes - Soneto de Fidelidade)

    Abraços,

    Mallu

    ResponderExcluir
  65. "Usei esta carta, pois não houve uma única vez que eu a lesse e não me sentisse tocado."
    Somos 2

    não há texto que expresse melhor o Amor que esse.

    Qd era criança pensava que o Renato Russo que tinha feito... hehe.
    Achava (e acho) uma perfeição de texto.

    ResponderExcluir
  66. A poetiza Ziris já dizia:

    "Cada palavra que se completa no papel, uma peça que faltava cola novamente ao coração."

    Pensei nisto, depois de ler o seu texto.


    Um abraço poético.

    ResponderExcluir
  67. Meu amigo, toda forma de amor é louvável, bem vindo, e mais que nescessário!
    Porém há formas de amar, que acabam por matar o próprio amor!
    Há que se buscar no entanto, o Amor Ágape, tão pregado pelo grande apóstolo. Esse amor que não tiraniza, que não é egocêntrico, e que respeita seu semelhante.
    E quando esse amor é mesclado com o amor à quem amamos, acredito que fecha-se um círculo da mais pura essência divina.
    Pois o amor Ágape, dilacera toda rusga, todo ciúme, toda contenda.
    Parabéns pelo texto, um abraço.

    ResponderExcluir
  68. Só quando conseguimos nos abster do amor egóico que nos traz a Paixão, é que conseguimos meio que recuperar a noção de Amor Universal, Amor pelo Todo, uma pequena pontinha miniaturizada do Amor que pulsou e pulsa sem cessar do Coração do Universo, onde Tudo verte-se em uma Fonte de Água Viva e fresca!!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  69. Oi!

    Maravilhoso texto, estar aqui é sempre um momento de reflexão, emocionante!

    Obrigada p/ visita, beijos!

    ResponderExcluir
  70. Adoro esse capítulo.
    Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  71. Ana Carolina Garrana, que bom que gostou! Visitarei. Abraço!

    Andréia Sieczko, obrigado por sua atenção e apoio. Grande abraço!

    Amanda Arrais, o que você é do saudoso Pai Arraia? [sorrio] Obrigado por seu carinho e atenção. O que disse é tudo verdade. Abraço!

    Diogo S. Campos, foi um prazer estar em seu blog. Você é muito gentil e atencioso. Venha sempre, amigo. Grande abraço!

    Caxias do Surf, muito obrigado. Muito bom isso: coração aberto e a mente iluminada. Abraço!

    Fátima, você é muito linda e gentil para com meus textos. Quero mais de sua atenção sempre. Abraço e que seus dias sejam sempre mágicos!

    Guilherme Fraga, que bom que aprovou o meu trabalho. Que bom que quer ficar aqui. Minha responsabilidade cresce a cada dia que sou lido. Agradeço por isso. Grande abraço!

    Larissa Tenório, visitarei o seu blog com o maior prazer. Obrigado pela sugestão de Filipenses, irei conferir. Abraço!

    Juliana, fico feliz que tenha gostado. Poesia é tempero para a vida. Abraço!

    BB, muchas gracias!

    Marliborges, concordo demais com você. Obrigado e abraço!

    Vanessa Monique, sou eu quem lhe agradece. Pode deixar que irei para votar sim. Abraço!

    Deni Maciel, dia da planta carnívora herbívora? Essa planta é humana? [sorrio]. Obrigado! Feliz dia para você também!

    Rita, Rita, Rita... Você sempre me agradando. Que bom que gostou. Já estou com outra. Dessa vez me atrasei com as respostas. Abraço e muito obrigado. Obs. conto com sua leitura. [sorrio].

    Mallu Maia, minha nossa! Que sorte a minha em lhe fazer lembrar Vinícius. Ganhei este lindo poema para deleitar-me nessa hora sagrada de descanso. Muito obrigado, linda. Abração!

    Talita do Vale, eu não era criança naquela época. [sorrio]. Sempre soube. Talita, obrigado por seu carinho e atenção. Fico muito feliz que tenhamos o apreço por este texto comungado. Abraço!

    Pipa, que coisa linda! É por essas e por outras que amo estar aqui. Grande abraço!

    Vozes de Minha Alma, muito bem mencionado! Já assisti a pregações sobre o Amor Ágape, e é tudo isso mesmo. Tem mesmo tudo haver com a minha intenção. Obrigado por tornar mais completa esta postagem. Grande abraço!

    Ebrael, sempre forte, emocionante e contundente as tuas palavras. E que viva eternamente em nossos corações o amor compartilhado! Abraço, amigo, e muito obrigado!

    Maria Catherine, obrigado por seu carinho. Fico muito feliz que tenha gostado. Um grande abraço e conto com você.

    .Sté. , que bom! Sou eu quem lhe agradece. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  72. O texto é perfeito, concordo com cada palavra.

    Obrigada pela visita, adorei o seu blog e vou te seguir.

    Beijo.
    E que seja amor.

    ResponderExcluir
  73. O amor é universal.

    E cada amor é único.

    ResponderExcluir
  74. Já escrevi sobre essa música, mas lendo sua postagem, a minha ficou tão infantil, kkk, olha tenho muito orgulho de ter vc na lista de pessoas que seguem meu blog... bjs e super abraço. aaaahh votei e estou participando do concurso "Eu vivo + sustentavel" vamos torcer...

    ResponderExcluir
  75. Obrigada pelo elogio ao meu texto sobre os escorpiões.
    Obrigada por ter me visitado e me oferecer o prazer de ler esse texto adaptado que vc construiu com louvor, sobre a carta de Paulo.
    Tornei sua seguidora e gostaria demais, que vc opinasse sobre os meus textos iniciais.
    Comecei agora... na novidade do mundo dos blog's.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  76. amei este testo pois sei que está na bíblia pois sou evangélica e estava comentando com meu marido o mundo sem amor é como um barco sem rumo eu amo porriso vivo quem não ama, não vive vegeta parabêns pelo poste e obrigado pela visita bjus!!!!

    ResponderExcluir
  77. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não é orgulhoso e não humilha ninguém, não se conduz inconvenientemente, não é egoísta, não se revolta, não deseja mal. Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba;

    PERFEITO!!
    AMEI SEU BLOG. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  78. Nadine, obrigado por sua atenção e carinho! E que só seja amor. [sorrio]. Abraço!

    Vanessa Souza Moraes, sim. O amor é tudo. Abraço e obrigado!

    Celinha, eu sigo a todos e a nenhum. Visito todo mundo que vem aqui e deixa algo de si. É um prazer estar lhe recebendo novamente. Fico feliz que tenha gostado do meu texto, e digo que todo texto tem seu apreço. Muito obrigado por sua atenção e apoio! Estarei torcendo por você, que é muito simpática. Abraço!

    Denise Gattolin, sou eu quem agradece por sua atenção e generoso comentário. Obrigado pelo apoio, e será um grande prazer ir ao seu blog para ler mais textos. Abraço!

    ACegonhajáchegou, eu gosto muito deste texto. Ele sempre me comove. Eu sempre quis escrever algo sobre ele. Aconteceu. Também tenho a minha fé, sou presbiteriano e acredito que o amor é o sal da vida. Abraço pra você e para o seu marido, e obrigado por sua atenção e apoio. Até!

    Aline, fico muito feliz que tenha gostado. Espero receber outros comentários de sua parte. Um grande abraço! Obrigado!

    ResponderExcluir
  79. estou aqui primeiramente para lhe dizer que estar parabéns pela palavra do texto de paulo aos coríntios"AMOR É UMA GRANDE VIRTUDE QUE DEUS NOS DEU" que você interpretou muito bem. a palavra fala:"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Amarás,pois,ao senhor teu DEUS de todo teu de de toda tua alma e amarás o teu próximo como a ti mesmo" O senhor nos pede para AMAR .Isso mostra que o amor é uma virtude divina dada por DEUS. Que DEUS faça você um homem abençoado .

    ResponderExcluir
  80. è cheguei aqui por uma amiga Veronica é olha acabei me apaixonando ...você é maravilhoso espero ser assim um dia ...

    ResponderExcluir
  81. Willian, obrigado por sua atenção muito especial, amigo. Grande abraço! E que Deus esteja conosco o tempo inteiro. Até breve!

    Carla Muniz, obrigado por seu generoso comentário! Você é muito gentil. Grande abraço, linda!

    ResponderExcluir
  82. Eu tenho tanto para aprender meu querido.
    Sou uma simples mortal,será que um dia eu hei de alcançar a perfeição desse amor tão sublime?
    Muito lindo seu texto.
    Beijokas.
    Subindo snif snif,me emocionei ñ tenho culpa.

    ResponderExcluir
  83. Corintiuns 13..sempre toca meu coração. Salmo 23 então...

    "Entender o amor verdadeiro é conhecer o amor de Deus: Um Oceano que toca a terra, mesmo que não haja ninguém navegando em suas águas. O amor verdadeiro ultrapassa todas as diferenças percebidas pelo nosso sentido e toca direto ao coração, a parte mais valiosa e indefinível do ser humano. É para todos, não há hierarquia nem status. Sentimento puro, sem qquer objetivo ou julgamento. Amor que da tempo para a amizade crescer mesmo com todos altos e baixos."
    Texto tirado da paz de Todo dia, do Brahma

    Kumaris.

    Obrigada pelo doce comentario que vc deixou em meu blog. Realmente eu sou iluminada. Tenho a sorte de atrair boas pessoas ao meu convivio. mesmo que virtual.
    É como a história do Vaga-Lume..que passou seu brilho a estrela deixando-a mais iluminada e ela..retribuiu....Olhe para o céu!
    esta mais brilhante, esta mais radiante.

    Muito obrigada pela sugestão que vc mencionou em meu blog. Tenho tanto a contar.
    Vou seguir a sua sugestão.

    Meu amigo Jefh..Um domingo iluminado pra vc!!

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  84. Bom dia querido amigo...é muito bom "beber" o que você escreve...sacia a sede espiritual de todos os seus seguidores! Essa mensagem é bela, completa! Me foi apresentado o maior dos livros, a Biblia Sagrada, aos 7 anos, meu avô (por quem fui criada até os 9 anos)e minha avó, tinham esse cuidado, criaturas simples e sem religião mas, uma religiosidade que auxiliam na minha vida até hoje...Agora sigo a Doutrina Espírita, estudo a codificação e pauto minha existência terrena, tão fugaz, relacionadade a vida imortal do espírito, nos ensinamentos dos invisíveis... Mas nunca abandonei a leitura do livro sagrado...sou muito "amiga" do "Lucas"(sorrio) suas colocações me tocam, ele é terno, meigo no que transcreve, lembrando nosso Mestre Jesus... Tenho profunda admiração por Paulo de Tarso, ou Saulo de Tarso antes da tomada de consciência em relação ao Nazareno, leio Mateus, embora em algumas frases eu tenha com ele algumas "broncas" pois, na minha humilde opinião, ele é um tanto "duro"...mas é precioso!
    Não sei se vc acredita, mas isso em nada muda... O respeito pela crença dos outros é fundamental...Meu lindo amigo se um dia você tiver curiosidade (e tempo) sugiro o Livro Paulo e Estevão, pelo espírito Emmanuel, psicográfia do Chico xavier...Contada (por ele mesmo) a história de suas existências terrenas! Senão gostar, delete o que disse, apenas um sugestão...AMEI SUA MENSAGEM E JÁ ESTOU AMANDO VOCÊ AMIGO, POR DIVIDIR COM TANTO CARINHO O QUE SABE! Abração e até amanhã...

    ResponderExcluir
  85. Olá! Boa tarde!
    Concordo em gênero,número e grau!
    O texto bíblico que vc citou,é realmente tocante! Acredito que o amor é dom supremo! Por que somos capazes de um sentimento tão bonito,profundo e NESCESSÁRIO!
    Sem amor,o mundo seria um tanto quanto ruim,apesar de sabermos que alguns milhares de SERES HUMANOS,que possuem apenas o AMOR PRÓPRIO! Ao invés de dividí-lo com tantas pessoas ao seu redor!
    Creio no amor quando este é incondicional,que não haja Nescessidade de trocas,para que seja amado! Assim como mães!! O filho nada mais é que uma continuidade de amor e que quando ele(filhos) exitem, o amor se multiplica,se transfoma num sentimento ainda maior,visto que é de tamanha superioridade que a mãe é capaz de doar-se,entregar sua própria vida para que o filho viva,exista! Simplesmente pelo amor que há entre ela e o ser que gerou. O filho!

    Abços

    ResponderExcluir
  86. Querido amigo jefh, voltei nesta linda mensagem, por ter certeza que o Dia dos Pais é um dia de muito amor...e como o AMOR É O DOM SUPREMO... que você sinta mais do que nunca esse amor de todos os que te seguem, te admiram, amigos, familiares em especial dos teus filhos amados...Carinho e FELIZ DIA DOS PAIS!!!"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não é orgulhoso e não humilha ninguém, não se conduz inconvenientemente, não é egoísta, não se revolta, não deseja mal. Não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba..."

    ResponderExcluir
  87. Para ser poeta, há que se ter antes de mais nada um coração apaixonado, apaixonado pela vida, pela beleza, pelas palavras, pelo próprio amor. E você tem que ter alma de pássaro, tem que saber voar, tem que saber planar sobre o céu dos pensamentos, dos sentimentos dos sentidos. Revirar o baú das palavras e construir com ternura e muita imaginação, pequenas frases e rimas, e aí erigir sobre essa base um texto harmonioso e belo, que faça, assim com que outros sintam o mesmo prazer que você sentiu na construção...e que ele possa voar como você voou entre os sentimentos entre os pensamentos, e que seus sentidos sejam tocados.
    Deus é o maior poeta do Universo, suas poesias estão escritas na beleza de suas criações....
    Desculpe a demora.
    Obrigado amigo, por suas palavras sempre tão gentis.

    ResponderExcluir
  88. Olá! Fico muito contente que tenha gostado do meu blog. Dei uma visita leve ao seu e não pude deixar passar este seu post sem o ler por completo. Gostei imenso do que escreveu e por serem palavras tão sábias e tão completas quando se fala de amor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c