Pular para o conteúdo principal

Rubem Alves

Hoje eu gostaria de florear, inventar, gastar o seu tempo, caro leitor. Mas não farei isso. Direi apenas a verdade. O assunto é muito agradável e mágico, dispensando-me do trabalho da invenção. Não inventarei nada. Farei mais uma crônica e nada contarei além do ocorrido. O que tenho para falar é algo que há algum tempo atrás seria inimaginável para mim, pois a minha rotina de vida, de trabalho, me afastava completamente deste tipo de acontecimento que aqui trago para compartilhar hoje. Amigo leitor, no dia que seguiu o dia em que conheci o Carpinejar, haveria uma palestra de Rubem Alves. O que eu ainda não havia contado é que, eu já conhecia o Rubem Alves antes mesmo de Ribeirão Preto. Sim, é isso mesmo. Eu conheci o nosso ilustre escritor brasileiro Rubem Alves, mineiro de Boa Esperança, nascido no dia 15 de setembro de 1933, teólogo, mestre e doutor em Filosofia e Psicanálise, ex-professor na Unicamp e na Unial Theological Seminary nos Estados Unidos, autor de inúmeros livros, colaborador em diversos jornais e revistas, cronista de grande sucesso, esse é o Rubem Alves que conheci na cidade de Poços de Caldas em abril deste ano.
Eu sempre ouvia falar sobre Rubem Alves, até que uma amiga me disse: _Jeferson, você já leu Rubem Alves? Eu respondi que não. Então ela me enviou o conto “O Sonho dos Ratos”, ao qual li com muito prazer, e achei magnífica a maneira crítica e romântica com que ele retratou a essência humana. Tornei-me fã imediatamente.
Em abril deste ano seria realizada a Flipoços, e Rubem Alves estaria lá. Era o patrono do evento e receberia uma merecida homenagem. Fui assistir ao evento e, o que vi me deixou muito comovido. Um grupo teatral da cidade representou para a platéia, e diante do próprio escritor, várias de suas crônicas. Foi sem qualquer dúvida uma linda homenagem. Creio que uma das mais belas que um escritor possa receber. O clima da ocasião era de grande descontração, e antes da apresentação, num dado momento, eu pude falar com ele. Apresentei-me, disse que em minha casa eu havia separado textos para entregar para ele pessoalmente, ele sorriu, apanhou os meus textos, e simpaticamente agradeceu-me dizendo que os leria com carinho. Pedi para tirar uma foto, e ele foi gentil e cortês consentindo. Conversamos até o início da cerimônia de homenagem. Aproveitei e fiz uma pequena brincadeira. Usando um trecho do início de seu livro ‘Se eu pudesse viver minha vida novamente” eu perguntei: Como é que o senhor planejou a sua vida para chegar onde chegou? Ele sorrindo e batendo em meu ombro respondeu-me tal qual está no livro: “Eu estou onde estou por que todos os meus planos deram errado, Jeferson.”
No dia seguinte ocorreu o mais incrível. Eu e Andréia tínhamos que partir, porém antes decidimos passear um pouco e fazer algumas fotos da fantástica Praça Pedro Sanches. Descemos a rua do pequeno hotel no qual nos hospedamos, atravessamos uma rua larga com uma imensa faixa de pedestres, chegamos à praça, e foi quando, ao atravessarmos a ponte da Praça, avistei um senhor na outra extremidade da mesma, eu abri os braços e exclamei a todo pulmões: _Mas ora se não é Rubem Alves! O homem sorriu ao ver meu gesto natural e expansivo, me abraçou, conversamos um pouco ali parados sobre a ponte e, falamos sobre a beleza de Poços, eu disse que os textos que eu havia lhe entregado na véspera foram preparados em minha casa, porém, eu não havia dito onde era minha casa, e então eu disse: _Minha casa fica a uns 300 quilômetros daqui, fica em Ituverava, Sr. Rubem. O homem cantou um trecho da música que tem por letra o poema minha Ituverava do ituveravense Vítor Martins. Conversamos mais um pouquinho e cada qual seguiu o seu caminho. Dois meses depois ele lotaria o Theatro Pedro II ao proferir a sua palestra, mas dessa vez eu não tive como chegar próximo dele. Ele deixou o palco imediatamente após terminar a palestra, e disse que não estava bem da coluna. Não pude perguntar o que ele achou de meus textos. Mesmo assim foi ótimo revê-lo.
*
Obs. Vote neste blog para o Top Blog 2010. Basta clicar no selo do blog, logo abaixo do meu perfil. Preencha os campos nome/email. Obrigado!
ObsII Adicione o Jeferson Cardoso ao seu Orkut e amplie os nossos contatos.

Comentários

  1. oi passei para te deixar um beijo com amizade e votos de um bom fim de semana na paz de Deus saudades beijos xauu vou votar

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Kury Port9 de julho de 2010 às 12:56

    Mestre! Belo blog, vim visita-lo e gostei de ver seus post com os grande Rubem Alves e Carpinejar! Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Fostes mesmo presenteado pela vida...Que honra!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Bom texto e as fotos também estão bem bonitas :)

    ResponderExcluir
  5. Adoro Rubem Alves, Jefh!
    Faz maravilhas!
    Escreve como ninguém...
    Belo post!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. de tudo que vivemos nesta vida..só nos lembramos em detalhes das coisas que valeram a pena..
    e certamente, esta foi uma delas..
    bom ler vc..bom estar aqui..
    bjs...Sol

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jeferson, obrigado pela visita ao Fio de Ariadne. Gostei muito do seu blog e vou linkar para não perder de vista. Por que não coloca o gadget de seguidores ?

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Sempre muitíssimo bem acompanhado, heim Jeff? Suas histórias são deliciosas, descrevendo lindos e inesquecíveis momentos.

    Beijos e um fim de semana cheio de boas surpresas.

    ResponderExcluir
  9. Passei para agradecer a visita e o comentário. Adorei e fiquei curiosa para saber como me encontrou na blogosfera.
    Gostei muito do post do sobre o Carpinejar, pq conseguiu retratar bem o que ele é. Já o conheço há algum tempo, inclusive fiz oficina e o curso na unisinos com ele e posso afirmar que taí alguém que sabe cativar as pessoas. Gostei muito do seu blog e vou voltar mais vezes. Tbem vou gostar se voltar ao morena de pintas. abs

    ResponderExcluir
  10. queria ter compartilhado esse momento!!! inveja branca!

    ResponderExcluir
  11. Beijo Anita linda! Obrigado!

    Alexandre, tenho tido muita sorte em minhas andanças. Obrigado, amigo. Grande abraço!

    Angélica, sim. Tenho tido muita sorte, presentes de Deus na verdade. Abraço!

    Araúja, muito obrigado, linda! Abraço!

    Zélia, ele é mesmo incrível. Não paro de admirar-me dele, das citações, das analogias... Abraço, linda!

    Solange, este foi mesmo um momento cujo qual tive o cuidado de guardar na memória, e em alguns escritos também para ajudar a primeira. (sorrio). Abraço.

    Vanessa, obrigado. Nunca pensei em colocar este gadget, não sei como faz. Eu sou mais o tipo que escreve, visita, responde. Não sou muito bom com as configurações. Mas agradeço muito por sua dica. Verei o que consigo fazer. Abraço!

    Pétala_Rosadinha, muito obrigado por seu imenso carinho e generosas palavras. Você é linda. Abraço!

    Ângela Dal, encontrei o seu blog através do blog de amigos. Muito legal isso que você compartilha aqui. Essa oficina que fez deve ter sido mesmo muito proveitosa. Agradeço também por você enriquecer a minha postagem com o seu relato pessoal. Voltarei ao seu blog com toda certeza. Será um enorme prazer. Abraço!

    Tatiana, (sorrio), inveja branca é do bem, que mal tem, né? Linda. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. “Eu estou onde estou por que todos os meus planos deram errado, Jeferson.” - Ele é magnifico! Que sorte a sua, hun.
    Muito obrigada pelo comentário lá no blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela visita ao me blog, vida longa ao seu, escreve muito bem!

    Grande Rubem Alves!

    Grande abraço.
    Jana Santiago
    http://viajanasantiago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Dois lindos livros que todos os professores deviam conhecer:
    - "Estórias para quem gosta de ensinar" e
    - "Conversas com gosta de ensinar".
    Grandes ensinamentos, grandes reflexões.
    Grande Rubem Alves. (como gostaria de ter vivido esse encontro...)

    ResponderExcluir
  15. Li 2 livros desse grande Rubem Alves:
    - Estórias para quem gosta de ensinar
    - Conversas com quem gosta de ensinar.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado por sua visita e comentário, apareça a casa é nossa e sem "nós" não existe "eu".Que tal na próxima deixar uma janelinha pra pitacos de gente entrona que nem que eu,rs, por isso deixo aquele mural e aí fica mais fácil das pessoas interagirem com vc. Mesmo que as vz venha uns malhos, a maioria se torna amigo e vc realiza seu desejo com mais facilidade, afinal nem todos gostam ou sabem interagir, mas depois que começam ficam a vontade como vc ficou e me fez muito feliz.
    A dica do mural é prq sou assim mesmo, não intrometido, mas trato quem me trata bem, da mesma forma, e como não sei o que fazer pra ajudar dou uma dica que pra mim serviu ok? Não leve a mal por favor heim?
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por visitar o meu espaço. ceitei o seu convite e vim visitar o seu espaço também, mas eu para ficar.
    Vou voltar com mais tempo prometo! :D

    ResponderExcluir
  18. Olá Jefh!

    Agradeço sua singela visita ao meu blog!
    Sou a Ester do antigo Manifesto Interno que vc visitou tantas vezes, lembra? Só que agora
    estou mais afastada, querendo escrever
    apenas para mim mesma, é uma fase,

    mas vejo que vc continua com uma vida socio-intelectual bem ativa, isso é ótimo e estimulante, sempre torci por vc, mesmo sem
    o conhecê-lo, deve ser por causa do seu
    sorriso e a sua despretenciosa maneira de
    ser,
    continue.. e felicidade sempre!

    ResponderExcluir
  19. Que incrível! Que sorte também ein? Adoraria conversar assim com a Thalita Rebouças, minha inspiração *-*

    Obrigada pelos elogios e pela visita também *-* Volte sempre que puder, viu? Estarei esperando.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Deve ter sido um presente conhecê-lo...
    Votei no seu blog tá? Boa sorte!
    Obrigada pela visita no meu
    Bom findi pra vc
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  21. Muito legal o teu espaço. Voltarei outras vezes. Abraçp,
    Terráqueo

    ResponderExcluir
  22. Jeferson, que privilégio o teu! Sou fã do Rubem Alves.

    vim, como tu mesmo disseste, ampliar o horizonte. E gostei! =)

    um abraço pra ti
    e obrigada por tua visita

    ResponderExcluir
  23. Passei e não pude deixar de entrar;
    AMEI

    VOU VOLTAR

    ResponderExcluir
  24. Alice, sou eu quem lhe agradece. O Rubem Alves é mesmo espetacular. Abraço!

    Jana Santiago, muito obrigado. Você é muito generoso. Desejo o mesmo ao seu blog. Abraço!

    Rosa Carioca, que legal que você admira o trabalho de Rubem Alves. Ele realmente é incrível. Em sua palestra ele expôs os seus conceitos sobre educação, os quais eu achei bastante inteligentes e modernos. Diferente do vigente que requer reformas. Abraço!

    Dead or Alive, não sei muito sobre as facilidades das ferramentas do blog, na verdade sou mais um tipo que escreve, posta, visita, comenta, responde.
    Mas me senti interessado por sua dica. Se não for pedir muito, gostaria que me explicasse melhor sobre o mural que permite interação maior. Agradeço desde já.
    Abraço!

    Kafia, que estes sejam os primeiros de inúmeros contatos. Agradeço por sua atenção e pelo carinho que dedicou ao meu blog. Grande abraço!

    Ester, como não me lembraria. Você é uma pessoa de suma importância para este blog. Espero que esta fase mais sem si passe logo e assim você volte a trazer a sua doçura e amizade com que sempre me brindou. Muito obrigado linda. Você é sempre muito generosa para comigo. Grande abraço e imenso prazer em lhe encontrar assim, ao acaso.

    Esmaltólatras, sou eu quem agradece por sua visita. Abraço!

    Terráqueo, fico feliz que tenha gostado, pois o seu espaço também é muito legal. Obrigado por sua atenção e apoio. Grande abraço!

    Andrea, fico feliz que tenha aceitado ao meu convite. Muito obrigado por sua atenção! O Rubem Alves é mesmo um ser iluminado. Abraço!

    VascodaGama, fico feliz em receber-te aqui. Espero que volte muitas vezes. Um grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  25. http://www.cbox.ws/ Jeff basta vc abrir uma conta qqr lá, aí o site se abre e vc vai no simples mesmo, é fácil mesmo em inglês, mas tb não to dizendo que vc não entenda, é que eu sei algumas linguas mas não sei nada e as vz me embanano nas explicações e lá é facil ok? basta vc copiar pra dentro do seu blog em adicionar html como vc já fez com outras coisas e pronto, seu mural tá ali, não é um chat, mas acho mais discreto eu pelo menos prefiro assim , um simples local de recados e de fácil acesso até pra vc deixar algum recado.Depois de acessar vc tem uma série de itens começando pelo publish e daí vc vai testando que é fácil ok? http://www.dicasparablogs.com.br/ esses caras tb tem um trabalho legal, lá vc encontra muitas respostas, eles são meio sei lá, cheios de contra pirataria, mas blogs são o que? segundo a lei piratas, e se eles se dedicam a isso, bem, fora isso as idéias lá são fáceis de se usar e até o mural vc encontra lá, apesar que na minha época dos dinossauros num tinha isso,rs Vai na paz, qqr coisa manda um email que recebo mais fácil ok?
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Imagino que um encontro assim deve ser muito emocionante. Pena que meus autores preferidos já morreram, assim, torna-se impossível dialogar. rs

    ResponderExcluir
  27. que pessoa sortuda que és!!!!

    Rubens alves, mais que uma pessoa, um ícone a ser seguido!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Posso chamar de Jefhcardoso?

    Bom, de qualquer maneira passei para agradecer sua visita e comentários e conhecer seu espaço também! Adorei! Muita coisa par xeretar! Vou olhar tudo com calma! Mas não pude deixar de ler o texto sobre o Rubem Alves! Gosto muito do que ele escreve, e vamos combinar que quanta sabedoria né, ao dizer que chegou onde está porque seus planos deram errado... e se pararmos pra pensar faz todo sentido... Já tive a oportunidade de ouví-lo algumas vezes aqui em Campinas, mas uma vez o encontrei numa padaria, fiquei parada na fila do caixa olhando para ele, que carinhosamente percebeu a minha reação e acenou com a cabeça...
    Beijos e parabéns pelo espaço! Já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  29. Olá Mestre...

    Foi bom ler seu texto. Me trouxe boas lembranças do velho mestre Rubem Alves.Confesso que sempre fui fã do modo leve e solto dos seus textos. Das crônicas tão reflexivas e vivas.
    "Mansamente pastam as ovelhas". Me senti uma ovelha, mas tranquila e segura.
    Te sigo mestre!

    ResponderExcluir
  30. Mais um bom post, neste bom espaço
    Há que se aproveitar esses momentos e encontros, porque eles sempre constroem, edificam.Um abraço !

    ResponderExcluir
  31. Ei Jefh! eu de novo.

    Ah! Rubem Alves...Sou fã de carteirinha.
    Já tive tb o prazer de assistir 3 palestras com ele.Último livro que li do Rubem Alves;
    "Se eu pudesse viver minha vida novamente" amei!Aliás,livro de cabeceira, sempre visível.
    Afinal meu caro, sou mineira e não poderia ser de outra forma. Aqui em MG, somos apaixonados por ele. Acho bom parar não é mesmo!? tietagem total e irrestrita.rs
    Adorei suas crônicas.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Continua a escrever assim ;)

    Estou bem ;) e você amigo?

    Todas as fotos postadas lá no meu blog são de minha autoria :)

    beijo e abraço

    ResponderExcluir
  33. Encontros assim são presentes do céu!
    Quem diria que no meio da praça, atravessando a rua vc encontraria o Mestre?

    É a vida e suas deliciosas surpresas.

    beijos

    ResponderExcluir
  34. Oiee ^^
    Obrigada por me visitar :)
    Poxa mas ultimamente eu ando sem inspiraçao =/
    rs
    gostei muito do seu blog *-*
    parece me ser um homem simpatico yhu .

    Beijos
    sempre que puder me visite ficarei felizzz ;D

    ResponderExcluir
  35. Que história massa. É sempre uma emoção conhecer alguém que admiramos e achamos que estão lá, tão inatingiveis!

    ResponderExcluir
  36. Bom dia!
    Passei pra te deixar um abraço, e te agradecer pela visita, com carinho, Josy

    ResponderExcluir
  37. Dead or Alive, muito obrigado por sua grande atenção em vir e trazer-me estas informações. Não tenha receio em querer simplificar, eu falo apenas o português e me embanano sempre. (sorrio). Agradeço, e fico pensando. Talvez eu permaneça por mais tempo utilizando-me dos comentários como único modo de comunicação do blog. Pensarei. Obrigado, DeadorAlive! Abraço!

    Daniela Filipini, se eu fosse espírita diria que sempre há uma mesa branca perto de sua casa, mas como não é o meu caso, perdoe-me pela brincadeira, foi mesmo algo muito emocionante. Lembrança que guardo como um prêmio da vida para mim. Abraço!

    Lilian, o Rubem Alves é mesmo um grande nome de nossa literatura e também um ser encantador. Tenho muita sorte. Abraço e muito obrigado por sua atenção!

    Michelle, fique à vontade. Sim, ele é simples e brilhante. Legal você vir e compartilhar esse momento que teve ao encontrar o autor em uma padaria. A vida é isso mesmo, cheia de momentos mágicos, pessoas admiráveis, pessoas sensíveis. Muito bom. Gostei muito, Michelle. Quero lhe ver por aqui mais vezes. Abraço!

    CrônicasdoCotidiano, é uma honra para mim ter aqui mais um admirador do grande Rubem Alves a fazer parte dessa casa que criei. Ele sim é um mestre, eu sou mesmo é um esforçado aprendiz. Agradeço ao seu apoio e carinho, amigo. Um grande abraço!

    IVANCEZAR, agradeço por sua atenção, que não me tem faltado, amigo. Sim, estas são grandes oportunidades de aprendermos. Tenho tido muita sorte. Ivan, abraço, amigo, e até breve!

    IT, vocês mineiros são mesmo tudo de bom. Sou vizinho, moro aqui em Ituverava, distante apenas 70 km de Uberaba. Rubem Alves é mesmo um homem o qual quanto mais a gente ouça, mais quer ouvi-lo. Abraço e obrigado por compartilhar, linda!

    Cláudia Martins, eu continuo tentando escrever. (sorrio). Parabéns por suas fotos, são lindas! Obrigado por vir, e fiquei muito feliz em saber que vai bem. Abraço!

    Cris, foi mesmo algo incrível, mas o incrível tem andado comigo. Deus sempre me presenteia, sempre me presenteou. (sorrio). Abraço e muito obrigado pelo carinho!

    Muuurphy, realmente foi uma honra para mim. Fico feliz que tenha gostado. Grande abraço e muito obrigado, amigo!

    Meloony Moore, foi um prazer. Agradeço por suas gentis palavras. Visitarei seu blog sim. Abraço e obrigado!

    Amanda Carvalho, falou tudo, querida. É isso mesmo. É como se fosse algo mágico. (sorrio). Abraço e obrigado por sua atenção!

    Josy, boa tarde agora! Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Olá,
    Obrigado pelo comentário no Vampiro & Wicca.

    Gostei de conhecer o teu blog
    Passarei a vir te ler, vou te add aos meus blogs

    Beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  39. Jef, que satisfação deves ter sentido. Estar perto de uma pessoa assim, que tanto encanta com suas palavras, faz bem como uma benção. Volte mais vezes ao meu blog, fique à vontade. Meto-me a escrever algumas crônicas.

    bjs.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Jeff!!

    Uma delícia receber tua visita em nossos blogs... E uma alegria vir aqui conhecer você, retribuir a gentileza e me deparar com uma crônica sobre Rubem Alves que, pelos fatos que a inspiraram, eu adoraria ter escrito!

    Rubem é uma daquelas pessoas raras e iluminadas, que de tempos em tempos, o céu dá de presente à Terra! Maravilha!

    Amei conhecer teu blog e saber que gosta de fotografia e faz dessa arte o complemento para teus belos escritos!

    Muitas coisas belas e boas por aqui!

    Concluo meu comentário com uma frase do "nosso" Rubem, para ilustrar tudo o que encontrei aqui:

    "Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado." E com certeza, você está.

    Meu abraço, admiração e carinho,

    Helena.

    ResponderExcluir
  41. Em suas andanças tens colhido bons frutos, mérito por escolheres bem os pomares a frequentar.
    Não li muita coisa de Rubem Alves, apenas algumas cronicas,mas foi sufuciente para admirá-lo e assim invejar sua sorte em conhecê-lo pessoalmente.

    Fique com Deus.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  42. jeferson, vim agradecer sua gentilíssima visita aos nossos blogs e dei de cara com rubem alves e uma crônica dinâmica, rica e confessional. mas, confesso uma pontinha de ciúme: gostaria de haver estado em seu lugar. esse seu encontro foi, com certeza, uma dessas coisas mágicas que acontecem na vida de uns poucos afortunados (rsss). prometo voltar.
    meu carinho,
    anderson fqabiano

    ResponderExcluir
  43. Olá

    O amor não tem pasciência, no meu caso até tenho tido, mas chega hora que temos que tomar a iniciativa e ver onde vai dar

    Boa semana

    Beijos, apareça mais vezes será um prazer

    ResponderExcluir
  44. Obrigado pela visita em "Reflexões de um olhar". Fico feliz que tenha gostado do texto.

    Seu texto também é muito bom. Visitarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  45. Olá Jefh!

    Passei pra agradecer a visita ao meu refúgio e conhecer o seu espaço também.

    Está convidado pra voltar mais vezes. Eu voltarei!

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  46. =)
    Olá moço...
    Boa noite!
    adorei as palavras que colocou no meu blog.
    abração
    =)

    ResponderExcluir
  47. Legal tua visita ao meu blog. Quando quizeres ter notícias, cultura, som, arte e muito mais de Porto Alegre, além do Urbanismo daqui e do mundo, passa por lá. Vou acompanhar também o teu, gostei muito.
    Arquiteto Paulo Bettanin

    ResponderExcluir
  48. Rubem Alves é ótimo! Meu blog é inspirado no livro dele "A Menina e o Pássaro Encantado"... A simplicidade em explicar sentimentos complexos em frases que poderiam ser ditas a uma criança é o que encanta.

    Bom te visitar.
    Obrigado pelo comentário no blog.

    ResponderExcluir
  49. Jefh, não estou conseguindo enviar meus comentários, esse será como terceira tentativa em dias diferentes.
    Já pedi ajuda até pra Frida, mas ela me disse que não tem encontrado com você.
    Não esntendo o que possa estar acontecendo, e o mesmo ocorreu em alguns outros blogs.
    Vou aguardar, aí comento sobre Rubem Alves.

    Beijo carinhoso e triste.

    ResponderExcluir
  50. Que delícia, fui lá verificar as ditas palavras e surpresa!!!
    Acabou o castigo, adorei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  51. Que experiência fantástica,a sua! Legal você compartilhar. Muito bonitas as fotos,também. Obrigada por sua visita e comentário.Gostei muito do seu blog e vou te seguir! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  52. Considere-se bastante sortudo! E eu morta de inveja branca.

    Beijos na alma!
    Layla Barlavento
    culpadowalter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Que delícia, vc conheceu o Rubem! É meu desejo poder ver de pertinho ele, nossa! Leio esse homem há um bom tempo, o adoro! Brigada pelo comentário em meu blog, eu aceitei, só não sei o porque, mas sumiu da minha página!

    E os conceitos são meros conceitos mesmo, grata!

    Solange

    ResponderExcluir
  54. Muito Obrigado por acessar nosso blog
    Siga-nos:http://www.twitter.com/beforeidiebr
    E Escute nosso trabalho:http://www.myspace.com/beforeidiebrazil

    Pois é,como vc mesmo disse:as novas mídias como forma de divulgação. É novo mundo puro =)
    Bem legal.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  55. Certamente, deve ter sido um prazer imenso conversar com o Rubem Alves. Quem dera estar no seu lugar!
    Eu mudei a cor da fonte na última postagem a qual vc comentou. Obrigada pela visita. É sempre bem-vindo.
    Um abraço.

    pribaroni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. Passando para agradecer a visita e o comment no blog e acabo tendo a agradável surpresa de descobrir seus textos! Excelente semana pra ti!!;)

    ResponderExcluir
  57. Jeferson, que prazer incrível teu encontro com Rubem Alves, hein?!
    É um escritor super especial p/ mim... minha adolescência foi regada a livros dele.
    Bjão e um ótimo começo de semana.

    ResponderExcluir
  58. Nossa adorei a visita. realmente fiquei honrada, estou seguindo seu blog...espetacular!
    parabens e obrigada
    bj bj boa semna

    ResponderExcluir
  59. Esse sorriso dele expressa exatamente o que tu disseste. :)

    ResponderExcluir
  60. Que belo encontro! Imagino a honra que você deve ter sentido.

    Belo blog! Voltarei... BjsSs!

    ResponderExcluir
  61. Nossa! que honra não é!!! estar com um ser tão iluminado como R. Alves...

    Enorme abraço e parabéns pelas palavras deste post.

    Ah!!!!
    Tem selo homenagem no meu blog! passa lá se tiver um tempinho... E fique à vontade para postá-lo ou não.

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  62. Sabe que estou adorando passar por aqui e aprender com vc? Sim, isso mesmo! Por exemplo, eu não conheço Rubem Alves e também tinha lido algo (muito pouco) sobre Carpinejar. Vim aqui, qdo vc postou sobre ele, e fui pesquisar (sou uma 'ignorante curiosa'..rs). De cara gostei das coisas que ele escreve e tals, pra minha surpresa no dia seguinte á isso tive uma insonia daquelas e fui assistir tv. Quem estava no Programa do Jô? Carpinejar. Engraçado, que pelo que li e fucei na net, achei que fosse um cara sério, até meio carrancudo! Que nada, uma figura engraçadona, cheio de carisma e que 'de quebra' escreve bem demais! Amei Jefh...e devo isso a vc, que tem me inspirado a fazer boas leituras e a conhecer boas pessoas.
    Beijão da Bell

    ResponderExcluir
  63. Olá Jefh, venho retribuir a visita e parabenizar-lhe pelo blog. Tenha a certeza que voltarei mais vezes :D

    Abraços,
    Bruno Carvalho

    ResponderExcluir
  64. Rachel do Whispers, muito obrigado. Abraço!

    Ana Lucia Franco, foi realmente algo mágico. Irei ver as suas crônicas sim. É muito bom criar, faz-nos bem à alma. Abraço!

    Helena, que lindo isso que disse. Ele é mesmo um presente divino. Helena, e você além de citar o Rubem Alves ainda trata-me com tamanha generosidade. Muito obrigado, linda. Fico grato e emocionado por sua delicadeza. Abraço!

    Fátima, foi sim uma grande sorte a que tive. (sorrio). Abraço e muito obrigado por seu carinho!

    Anderson Fabiano, eu já me sentia com sorte durante a após o ocorrido, mas agora com estes comentários... sinto-me mais sortudo ainda. (sorrio). Abraço, amigo e muito obrigado!

    Feiticeira, que o amor brilhe em seu caminho nesta semana e em todas as outras, linda. Abraço e muito obrigado!

    Clauderlan, foi um prazer, amigo. Espero que nos visitemos muitas outras vezes. Abraço e obrigado!

    Priscilla, muito obrigado pela atenção e pelo convite. Você é muito atenciosa. Abraço e até breve!

    Nos meus pés, foi um prazer, amigo. Grande abraço e muito obrigado por sua atenção!

    Arquiteto Paulo Bettanin, agradeço ao seu convite, ao qual terei grande prazer em atender. Espero te ver mais vezes aqui. Abraço, amigo, e muito obrigado!

    Mari, que lindo saber dessa particularidade de seu blog. Isso é incrível. Inspirado em livro do Rubem Alves então!? Muito lindo. Obrigado por compartilhar conosco. Grande abraço e até breve!

    Fátima, você pediu para que a Frida lhe ajudasse então? (sorrio). Muito bom. Houve alguns dias que eu tive problemas para gerenciar o meu blog também. Estava falhando e tal. Mas hoje, que já é dia 13, está tudo normal. Acho que estavam fazendo alguma manutenção. Abraço e aguardarei o que você dirá sobre o Rubem Alves. Abraço!

    Kássia Reis, fico feliz que tenha gostado. É muito bom compartilhar com todos. É como ter mais um pouco de tudo que acontece. Tudo amplificado. (sorrio). Abraço e muito obrigado!

    Layla Barlavento, inveja branca é do bem. Que mal tem? (sorrio). Abraço, linda!

    Sole, irei comentar novamente. Essas coisas acontecem. Sobre o Rubem Alves, espero que você o conheça. Ele é uma pessoa muito simpática e acessível, um bom mineiro. Abraço e muito obrigado!

    BeforeIDie, muito obrigado por seu gentil convite. Irei sim. Quero saber mais de seus trabalhos. Grande abraço e viva o novo mundo da inclusão digital mundial!

    Priscila Baroni, foi mesmo algo incrível. Agradeço por sua atenciosa visita e irei ao seu blog ver como ficou a nova cor da fonte. Abraço!

    Mônica Novaes, que bom que gostou de meus textos. Espero lhe receber muitas outras vezes. Grande abraço e muito obrigado!

    Grasi, foi uma grande sorte, algo muito especial para mim. Rubem Alves é mesmo um escritor fantástico. Abraço!

    Amina Fainemen, muito gentis as suas palavras, linda. Obrigado por sua atenção e apoio. Espero lhe ver aqui muitas vezes mais. Abraço!

    Priscila, e o que dizer do quanto eu sorria? (sorrio). Foi como um sonho realizado. Algo mágico. Abraço e muito obrigado por sua atenção!

    Pérola Anjos, foi algo mágico. Fiquei muito feliz em compartilhar com todos aqui. Obrigado por sua atenção, linda! Grande abraço!

    Psico?Lógico!, que bom ver você aqui. Senti a sua falta, menina. Obrigado por seu carinho e atenção. Foi muito legal sim. Abraço!

    Bell, que lindo isso! Estou comovido. Fico muito feliz que tenha lhe oferecido boas dicas de leituras e pessoas para conhecer. Espero continuar lhe inspirando assim, querida. A entrevista do cara foi muito engraçada mesmo. Tem no blog dele também. Bell, abraço e muito obrigado pelo carinho das suas palavras. Você é incrível!

    Bruno Carvalho, prazer lhe receber aqui. Espero novas visitas, amigo. Grande abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  65. OI VI SEU COMENTÁRIO LÁ NO MEU BLOG... VOU VOLTAR A POSTAR TEXTOS, É QUE PASSEI POR UM PERÍODO MEIO CONTURBADO, PEDI PESSOAS QUE AMAVA MUITO...
    ESTOU TE SEGUINDO, ME SEGUE LÁ NO MEU BLOG... ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  66. Quantas surpresas vc viveu . Tenho certeza que jamaisesquecerá. Que bom podermos estar perdo de pessoas que adimiramos e poder apreciar nem que por breves momentos a bela companhia delas.
    Maravilhoso!!! Um imenso abraço pra vc meu querido Jefh!!

    ResponderExcluir
  67. Olá amigo! Muito obrigado pelas palavras, fico feliz que tenha gostado dos meus desenhos. Seus textos são excelentes, meus parabéns! grande abraço! Sucesso!

    ResponderExcluir
  68. Estou babando sobre a sua foto com o grande Rubem Alves! Um escritor simplesmente fantástico, verdadeiro educador!

    Parabéns, Jefh! E muito grato por visitar meu blog! Seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir
  69. Simplesmente: digno.

    http://entre-primos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  70. *
    Amar é ter um pássaro
    pousado no dedo.
    Quem tem um pássaro pousado
    no dedo sabe que,
    a qualquer momento,
    ele pode voar .
    ,
    in - Rubem Alves
    ,
    saudações
    m
    *

    ResponderExcluir
  71. Pois do Rubem Alves é que deveriam brotar as leis e diretrizes para o ensino das crianças e jovens, que hoje, não se atentam mais para o antigo método da leitura mas sim para métodos que se fossem aplicados, dariam certo e não levaria nossos jovens para o mundo da alienação, pois Rubem Alves é a inteligência emocional em pessoa e ícone.
    Grande privilégio o seu!

    ResponderExcluir
  72. Jefh,
    Vim retribuir sua visita e o doce comentário e adorei seu espaço.... Suas narrativas são muito gostosas e fluem super rápido..
    Parabéns!
    Confesso que Não conheço a obra de Rubem Alves, mas já estou super curiosa, até porque adoro contos e crônicas...
    ps: de uma olhadinha no retrovisor...
    Estou te seguindo!
    Beijo!
    Aline Morais Farias
    Blog: Periódico Subversivo
    http://alinemoraisfarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  73. Imagino o calor desse abraço! Que bacana! Parabéns pelo Blog e obrigada pelo incentivo e comentário em http://www.chrisconta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  74. Vc é maravilhoso, nossa escreve muito bem, cheguei a ficar envergonhada, de vc ter passado no meu blog rs rs, eu sou tão comum escrevendo. Por isso agradeço pela visita e mais ainda pelo comentário. bjs

    ResponderExcluir
  75. Fernanda Leite, lamento pelo momento difícil que você atravessa. Espero que o blog possa lhe ajudar como uma forma de distrair-se. Agradeço por seu convite e seu apoio. Muito obrigado e um grande abraço!

    Crisc, foi algo muito legal sim, algo mágico, como eu já disse aqui. (sorrio). Muito obrigado por sua atenção e carinho, querida Crisc. Abraço!

    Samuel, parabéns por seu trabalho, amigo e, muito obrigado por sua atenção e palavras gentis. Abraço!

    El Bailaor, sim. O Rubem Alves é um escritor educador fantástico. Gostou da foto? (sorrio). Grande abraço e muito obrigado por sua atenção, amigo!

    Primos, muito obrigado e um grande abraço!

    Poetaeusou, muito obrigado por enriquecer este espaço. Grande abraço!

    (b), faço minhas suas palavras. Foi uma grande honra para eu conhecer o Rubem Alves. Abraço e muito obrigado por sua atenção.

    Aline, vale demais a pena dar uma conferida no trabalho de Rubem Alves, você gostará com certeza. Muito obrigado pelo que disse sobre os meus textos; algumas pessoas já se queixaram por serem eles um pouco extensos, mas se fluem rápido mal há, né?. (sorrio). Abraço!

    Chris, foi algo muito especial. Abraço e muito obrigado!

    Celinha, deve se orgulhar do que você escreve. Mesmo eu sendo comum sou especial quando escrevo, pois sou sincero em meu desejo, e isso acontece com todos nós blogueiros. Grande abraço e parabéns por seu blog!

    ResponderExcluir
  76. Obrigada pela visita! E parabéns também pelo seu Blog! Visitarei mais vezes...

    @civonemedeiros

    ResponderExcluir
  77. Oii Jeferson,
    Vim aqui agradecer pelo comentário emocionante que você deixou em meu blog.. Fico muito feliz que tenha gostado rs.
    Em comparação, seu blog é perfeito, espero ter um dia a metade de seguidores que você tem..
    E impressionar muitas outras pessoas assim como você. Muito Obrigada pela visita, e espero receber sua visitinha mais vezes.
    Desejar á você muito sucesso.

    Adorei seu blog.. estou seguindo! :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  78. querido jefh,
    que divino colocaste aqui.
    fiquei emocionada..escreve divinamente.
    que lindos momentos.
    no post anterior lembrei de você na entrevista ao jo soares foi hilario muito bom..e agora rubens alves eu ja li varias livros dele e tem muito professor que precisa muito desta leitura.
    fico feliz pelos seus momentos é merecedor.
    amigo eu estou bem mas com o frio a coisa piora você sabe trabalha na area.
    e seu resfriado ja foi embora?
    meu abraço pra todos dai de sua casa.
    um especial para um encantador amigo.
    bjos.

    ResponderExcluir
  79. Amigo vai ver e ele gostou dos seus textos ;)
    Pelo que li, o Ruben, é um cara bem legal!
    Só escreves para o blog ou também colaboras em jornais?
    Beijo

    ResponderExcluir
  80. Admito que agora fiquei curiosa para saber como é a escrita de Rubem Alves, haha

    ResponderExcluir
  81. Retribuindo a visita:
    As fotos estão lindas.
    Deve ter sido uma honra conhecer Rubem Alves pessoalmente e ter seu textos lidos por ele.
    Nossa..você deve estar numa curiosidade pra sabe o que ele achou..rs

    Gostei muito do que você falou pra Celina aqui no comentário logo acima. Seu dom pra escrita é único !

    Abraço.

    ResponderExcluir
  82. Oie...
    Obrigado pela visita, adorei seu blog...rs
    Já estou te seguindo...bjus bjus

    ResponderExcluir
  83. Jef que hermoso!!!!!!!!!!!!!!!pase a saludarte,y agradecerte
    un abrazo inmenso!
    lidia-la escriba

    ResponderExcluir
  84. Passando para parabenizá-lo! Incrível o blog! Já estou te seguindo para sempre me atualizar!

    ResponderExcluir
  85. Muito obrigado pelo post no meu blog (Segredos de Quinca) e parabéns pelos seus textos. São realmente brilhantes. Seu gesto voltou a me motivar. Quem sabe volto a escrever... Existem paixões que abandonamos pela correria do cotidiano, contudo são deliciosamente retomadas quando nos deparamos com atitudes como a sua. Volte sempre ao meu blog... Será um prazer recebê-lo. Abraços! Quinca

    ResponderExcluir
  86. Civone Medeiros, sou eu quem agradece e estarei lhe aguardando. Abraço!

    Pamela Brigatto, você é muito gentil. O blog sempre é fruto de trabalho. Você começa sempre sozinho, aí vai conhecendo gente, fazendo amigos... Muito obrigado por seu apoio, carinho e atenção. Aquele texto em seu blog é fantástico! Abraço!

    Rita, muito obrigado por suas sempre gentis e amigas palavras. Tente manter a articulação bem confortável. Estou melhor sim. Ainda me recuperando, mas melhor. (sorrio). Obrigado pelo carinho para com os meus. Envio abraços aos seus também. Que seja ótimo o final de semana de todos vocês! Abraço, Rita!

    Cláudia Martins, tudo é possível àquele que crê. (sorrio). Da sua pergunta: eu colaboro com alguns pequenos jornais. Abraço e muito obrigado por seu carinho e atenção.

    Camila, é muito bom. Vale demais à pena. Abraço!
    Neilon de Sousa, a sua capacidade de ser agradável é que é insuperável. (sorrio). Às vezes fico curioso para saber o que estas pessoas acharam dos meus textos; mas penso que ainda não escrevi nada que impressionasse a eles, mas eu ainda chegarei lá. No que depender da generosidade dos meus amigos de blog este dia está perto. (sorrio novamente). Abraço e muito obrigado!

    Juliana Villagio, foi um prazer. Muito obrigado por sua atenção e apoio, linda. Grande abraço!

    Lidia, que saudades de você, minha querida amiga. Muito obrigado! Um grande abraço!

    Idéias Dela, é muita generosidade sua. Muito obrigado por sua atenção e apoio. Grande abraço!

    Quinca, muito legal esse seu comentário. O blog, como disse certa vez um amigo meu, é como uma planta, precisa ser cultivado para que dê resultados. Blogar é um grande prazer e um ótimo exercício mental. Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  87. yeah! adorei seu blog!
    seguirei ;)
    O negócio é movimentado por aqui não?

    ResponderExcluir
  88. és muito gentil, obrigada por comentar minhas fotografias (:
    abraço!

    ResponderExcluir
  89. Jef,
    Não me surpreende que Rubem Alves nos seja querido, gosto tanto dele que tomei a liberdade de reproduzir uma de suas crônicas no meu blog com o título "Sobre a Bíblia" este mês. Abraços e hoje tem cerveja no meu blog. JAIR.

    ResponderExcluir
  90. Olá Jefh, é um prazer conhecê-lo! agradeço sua visita e comentários no meu blog. Poxa vc é um escritor de sorte, conheceu, conversou e reencontrou por duas vezes esta pessoa especial que é o Rubem Alves, Parabéns! só não estou com inveja porque a Drª Conceição que vc conheceu no meu blog e que é lindíssima em todos os sentidos, foi minha professora na pós de cultura africana. Eu e meus colegas temos orgulho de conhecê-la, ter sido seus alunos e por algumas vezes termos compatilhado de almoços, eventos teatrais, congressos, ouvi-la cantar num coral afro etc... Os livros dela são belíssimo, um deles já foi traduzido nos EUA. Quando puder leia "Ponciá Vicêncio" um clássico da Drª conceição Evaristo. Amanhã estaremos lá no Congresso aprendendo um pouco mais com esta mestra sensível e generosa. Um grande abraço e apareça quando puder.

    ResponderExcluir
  91. Jefhcardoso, obrigada meu querido pela visita e pelo comentário que fez em meu blog, eu já estive aqui e gostei muito, só não estava seguindo por que o PC deu pau justamente no momento em que estava no processo para ser sua seguidora rsrsrs, depois esqueci de refazer... Adoro o Rubem Alves , Saramago , Carpinejar, enfim acho que vou virar " freguesa" do seu blog, estou adorando tudo por aqui. Parabéns e abração!

    ResponderExcluir
  92. Que lindo!
    Rubem é maravilhoso!
    Abraço forte.

    Ps. adorei a camisa dos Ramones <3 haha *-*

    ResponderExcluir
  93. Então é aqui que mora o moço que também já viu Papai Noel??? Muito prazer!!! Fiquei até lisonjeada em ver o autor de um blog tão seguido e comentado passar pra me visitar! Não quer uma xícara de café? heheheh. =P

    Se ele existe ou não eu não sei! Mas que eu o vi, isso vi! E estava 100% sóbria! rsrsrsrs

    bjks e muito obrigada pela visita e pelo comentário! Logo apareço com mais tempo pra ler bastante! Já estou te seguindo! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  94. oii tudo beim? eu vi seu comentário no meu Blog e adoreii! Mas quem é vc? Me envia outro comentário no meu blog falando +....
    Abraços

    ResponderExcluir
  95. Oii entaão sou eu de novo! Só uma pergunta o que vc axa do meu blog ? Pouco evoluido, legal, perfeito ... da seu comentário! Valeu

    ResponderExcluir
  96. como vc fez pra ter tantas visitas e tantos seguiidores?

    ResponderExcluir
  97. Ahhhhhhhh Obrigada, vc me matou de inveja, quando vi sua foto com Rubem alves, Rapaz sou apaixonada por ele, acho que ele escrevi especialemente pra mim, é impressionante como me identifico com Rubem Alves, tenho algumas coisas dele postado aqui, um grande abraço...sim e ele teve grande participação na escolha da minha tattoo rrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  98. http://entrefloresefolhassecas.blogspot.com/2010/12/vida-e-surpreendente-e-minha-entao-kkk.html

    ResponderExcluir
  99. Ale, tenho muitos amigos. (sorrio). Grande abraço e muito obrigado por sua atenção e apoio!

    Nem precisava agradecer. Foi mesmo um grande prazer, Ale.

    Jair, temos mais este gosto em comum, amigo. Rubem Alves é divino. Quero aproveitar para ler esta crônica que ainda não conheço. Abraço e obrigado por vir mais uma vez.

    Denise Guerra, será um imenso prazer ir outras vezes ao seu blog. Eu li ao seu comentário e achei muito bonito o carinho que você manifestou pela Doutora Conceição Evaristo. Fiquei com vontade de conhecer o “Ponciá Vicêncio”, pela maneira entusiasmada que você o indicou. Obrigado por sua atenção e um grande abraço!

    Elaine Berti, estou me sentindo sabotado por seu PC, mas se você diz que virá sempre, assim fico mais tranquilo. (sorrio). Que bom que gostou de meus temas mais atuais. Espero ter sempre um comentário seu por aqui. Abração e muito obrigado, Elaine!

    Nadine, o Rubem é mesmo fantástico. Abraço e obrigado por sua atenção!

    Liz, linda! O prazer foi meu. Aceito um café sim. Claro que aceito. [sorrio]. Volte quando puder. Preparei um monte de textos e quero muito que me leia. Abraço!

    Jeffinhóò, seja bem vindo. Cara, o blog é uma coisa muito pessoal. No que você se propôs está fazendo muito bem.
    O blog é comparável a uma planta. Primeiro a semente (idéia), depois a germinação (o início), depois o cultivo (cuidar das amizades do blog, divulgar, caprichar muito e ter compromisso com as postagens), e dependendo de tudo isso, pode-se obter sombra e até frutos (prazeres da comunicação). E sobre os meus amigos: tenho cultivado constantemente o blog. Abraço!

    Fá Maia, muito bom! [sorrio]. Viu só que sorte eu tive? Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  100. Poxa,muito legal quando as coisas saem melhor do que imaginamos!!!
    Fantástico seu passeio mas...me diz aí,ele já te visitou?
    Gostei da mistura cultura x lazer,valeu a pena mesmo.
    Parabénsssssss por esse dia.
    Beijokas Millllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  101. Jef, ao visitar seu blog quantas coisas maravilhosas e sua experiência com Rubem Alves que delícia! Ele é um exemplo de escritor e ser humano.Obrigada pela visita ao meu blog. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c