Pular para o conteúdo principal

José Saramago (História Do Cerco De Lisboa)

Eu, que sou cristão, pude ver que era do alto da torre da mesquita, voltado para a direção de Meca, que o almuadem chamava a todos para a primeira oração do dia.
Aconteceu comigo, amigos. Tive uma grata descoberta. Um estilo ao qual eu não conhecia passou a fazer parte de meu histórico de encantamentos nessa vida. A História Do Cerco De Lisboa trouxe-me as tonalidades “frias e intensas” da escrita de Saramago, que até quando emocionado, refiro-me a como me pareceu o autor durante a composição deste livro, o qual li e agora falo, é comedido e racional. Não há alegrias baratas em seu estilo. O Homem não é de chamar palavras gratuitas ou despropositadas. Sua relação com as palavras é de uma abissal precisão cirúrgica. E até alguma palavra chula, ou “imprópria”, vai ao texto no momento exato em que deveria ir. Estou rindo agora, pois não pude evitar surgir-me a lembrança de rara ocasião de completo desbocamento do autor, como a ocorrida na pagina 284, onde, certamente que por solidariedade à reprimida mulher-a-dias, Saramago lhe coloca um dedo impertinente e sujo na boca. Impressiona também a habilidade do autor em conduzir a história, ou as histórias concomitantes. Vai tecendo de modo a parecer natural o curso de duas histórias distintas e anacrônicas entre si, em uma única e harmoniosa história.
O revisor literário Raimundo Silva evolui lado a lado com a História Do Cerco De Lisboa. É clara a paixão do autor pela cidade. Este sentimento está presente em todos os momentos em que a descreve. Lisboa vai sendo deliciosamente pintada em detalhes diante dos olhos extasiados do leitor, que sobe por mais de uma vez, e sem cansar-se, os cento e trinta e quatro degraus das escadas de S. Crispim. Magnífico o momento em que o autor, através do narrador, diz: “Lisboa aparecia como uma jóia por assim dizer reclinada na encosta, oferecida às volúpias do sol, toda coberta de cintilações, rematada lá no alto pela mesquita do castelo, rebrilhante de mosaicos verdes e azuis...”
Confesso que suspirei deliberadamente por Lisboa, e fui completamente seduzido pela bela.
No mais não direi nada. Não quero que o leitor desconfie que “haja mouro na costa” de meu texto. Não tenho qualquer intenção de revelar o conteúdo do livro. Acho atitude de enorme mau gosto estragar livros que podem dar imenso prazer a quem se der a descobri-los de parágrafo inicial a ponto final. E ponto final.
*
Obs. Vote neste blog para o Top Blog 2010 clicando no selo logo abaixo do meu perfil. Obrigado!

Comentários

  1. Meu amigo
    Um belo texto, eu não gosto de ler Saramago.
    Gostei apenas de Levantados do Chão...me perdoem...

    beijinhos e obrigada pelas visitas.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  2. Olá! Uau, você escreveu com tanta paixão que até deu vontade de ler, de verdade, sem contar que Lisboa está na minha lista de lugares para visitar, seria muito bom ler um livro que a descreva tão bem... :D Abraço! Votarei.

    ResponderExcluir
  3. Qual mouro na costa, qual nada!

    Olhe aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=CYkodkdpo1Y

    Abraço
    João

    ResponderExcluir
  4. será que ler Saramago é tão bom quanto ler vc?
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  5. Você fala tanto de Portugal que está me despertando uma enorme vontade de conhece-la.
    Eu nõ conhecia Saramago até o início deste ano, mas assim que fui apresentada à sua obra me encantei.
    Beijos
    =*

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha.
    Me deu vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. José Saramago, grande homem, grande escritor. Muito bom o seu blog, hein? Parabéns.
    PS: O Carpinejar é uma figura...vi a foto dele aqui no final do post.

    http://diariodagordinha-online.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog e pela crítica!
    Sou grande fã de Saramago, já li vários livros deste autor e foi com muita tristeza que recebi a recente notícia da sua morte.
    Ainda não li este livro, por isso fiquei curiosa...

    Obrigada pela visita e comentário deixado no meu blog.
    Até breve!

    ResponderExcluir
  9. Vim te ler e te deixar mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  10. Pode até parecer um paradoxo. Mas para mim o José Saramago é divino!

    Penso em fazer minha tese de especialização sobre o feminino em O evangelho segundo Jesus Cristo,qualquer ajuda é bem vinda haha-

    Obrigada pela visita,seu blog é muito bom te seguindo
    volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. Pois é amigo, foi uma grande perda esta do nosso escritor José Saramago. De tantas obras a única que li foi "As pequenas memórias" como o amigo dizia, não era fácil a leitura de suas obras mas este lê-se muito bem, e depois fala da sua terra natal ( Azinhaga ) onde também tenho raízes. Ele era primo da minha falecida avó. Nunca tive o previlégio de o conhecer pessoalmente, há relativamente pouco tempo ele fez o lançamento de um dos seus últimos livros, na Azinhaga, mas nesse dia não me foi possivel estar presente. Foi a minha única oportunidade que tive de o conhecer pessoalmente e de ele me autografar este livro que li e que tanto gostei...Há um ditado que diz "não deixes para amanhã o que podes fazer hoje" e é bem verdade, agora me arrependo de não ter estado presente nesse dia. Ele saiu da Azinhaga muito novinho para ir viver com os seus pais para a capital, Lisboa, o livro que te falei há pouco fála-nos um pouco das memórias dele vividas na Azinhaga em casa de seus avós, ele vivia em lisboa mas passava grande parte das suas férias em casa dos avós, mais tarde casou-se com uma senhora também da Azinhaga, teve filhos mas seu casamento não deu certo. Passado algum tempo casou-se então com a Espanhola Pillar, e pronto é tudo o que sei acerca dele...Assim me despeço com um abraço desta amiga que de vez em quando gosta de ler o que encontra por aqui, e desculpe que eu escrevo um pouco mal, mas pronto é o que sei...Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Sonhadora, não há motivo para pedir perdão. Aqui você é livre para compartilhar. Agradeço por seu sincero comentário. Abraço!

    Renato Orlandi, Lisboa é um sonho que temos em comum, amigo. E quanto ao livro eu lhe recomendo como forma muito peculiar de ver esta cidade. Abraço e obrigado por comentar!

    João de Sousa, irei conferir o link. Estou curioso pra ver do que se trata. Abraço e agradeço antecipadamente.

    Solange, você é um encanto! Não mereço um centésimo do seu carinho. Saramago é um gênio, linda. Eu sou apenas um homem comum. Abraço! (sorrio).

    Natália Mendes, encanto igual ele causou em mim, e Portugal está em meu sangue. Sou neto de português.

    Prity, eu, particularmente, gostei muito do livro. O recomendo como um delicioso livro. Leia e não se arrependerá, amiga. Obrigado por sua atenção. Grande abraço!

    Dona da Bagunça, Saramago é um gênio e o Carpinejar é mesmo fantástico. Obrigado por sua atenção. Grande abraço!

    Ana Pina, a morte de Saramago é mesmo um fato lamentável. Sua obra é um legado pra lá de rico que ele nos deixou. Grande abraço!

    Rachel do Whispers, muito obrigado por seu carinho. (sorrio). Mil beijos pra você também, linda!

    Araúja, gosto de sua sinceridade nos comentários. Eu aprecio deveras a sua presença neste blog, linda. Grande abraço desde o Brasil!

    OmundodaReis, não poderei lhe ajudar com este livro, pois ainda não o li. (sorrio). Muito bom que minha postagem tenha ido de encontro a um gosto seu. Fico feliz quando isso ocorre. Sou eu quem lhe agradece a visita e seu convite. Até breve!

    Ganga Flor, incrível este parentesco de sua avó com o Saramago. Muito obrigado por compartilhar todas essas informações aqui neste espaço. Sua visita enriqueceu muito esta postagem. Fico muito grato. Você foi muito atenciosa, e admiro a sua modéstia quanto a sua escrita. Ficou uma delícia de ler o seu relato. A lamentar somente o fato de você ter perdido oportunidade única de estar em sua presença. Abraço e muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  13. jefhcardoso, fiquei encantada pela maneira com que escreves.É tão natural que parece que ouço tuas palavras.Não, não parece que ouço...eu realmente estou ouvindo...rs
    A materia é atraente e o livro tornou-se bem mais interessante.
    Aproveito a oportunidade para agradecer-te a visita e comentário deixaso em meu blog, colega ft.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Passando pra retribuir a visita mais adorei aqui , estou seguindo , e votei , merecidamente tu deveria ganhar!

    ps: FELIZ =D q tu tenha curtido , Feeder é d+ rsrs , amo ,<3 minha banda favorita !

    Beijos , e até o próximo post !

    ResponderExcluir
  15. Retribuindo a visita. E parabéns pelo blog tá de +. Já estou te seguindo...

    ResponderExcluir
  16. Da mesma forma que seu texto diz ser seduzido por Lisboa, eu fiquei apaixonada por suas palavras.

    To seguindo aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Jefh...

    Cheguei até sua varanda e me convidei a ficar para contemplar seus escritos.

    Obrigada pela carinhosa visita e comentário!

    Um grande abraço amigo

    ResponderExcluir
  18. Jef,
    Primeiro, agradeço a visita ao meu blog. Depois quero cumprimentá-lo pelo excelente texto sobre o Cerco de Lisboa. Também sou fã do Saramago e, por ocasião de sua morte publiquei um pequeno réquiem para ele no dia 18/06/10, veja lá. Quanto aos livros do Saramago já li quase todos, mas os que mais gostei e recomendo são: "Ensaio sobre a cegueira", "Jangada de pedra" e "Intermitências da morte". Abraços, e vou continuar a visitá-lo, será uma atividade prazerosa fazê-lo. JAIR.

    ResponderExcluir
  19. e foram os homens comuns que mais fizeram sucesso neste planeta..rs
    bjs.Sol

    ah..um ótimo final de semana pra ti

    ResponderExcluir
  20. Realmente, não se pode negar que Saramago soube encantar como poucos. Pois ele encantava as palavras para nos fazer refletir.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito do Saramago, mas não li essa obra ainda. Quem leu e também ficou encantado, foi meu namorado, mas ele também é suspeito, fã de Saramago e Lisboa... Pretendo ler um dia e sentir as emoções que ele consegue proporcionar com estilo...

    ResponderExcluir
  22. Boas noites...
    Vim ter a este blog atraves de um comentário que vi no "maildeumlouco".
    Está muito bom.
    Convido também a espreitar um artigo sobre Saramago seguindo este link. http://voabaiela.blogspot.com/2009/10/critica-literaria.html
    Quem não se lembra da polémica "Saramago e Mario David"? Deixe a sua opinião.Saudações;)

    ResponderExcluir
  23. Gall, quão gracioso e gentil o seu comentário. Senti-me acariciado por suas palavras. Pude ouvi-las também. (sorrio). Que a Fisio seja sempre algo muito bom em sua vida! Abraço!

    L!mOnadah, muito obrigado pela força. Quando ao Feeder, vou conhecendo. Fico mesmo grato pela dica. Abraço!

    Carolina, muito obrigado pela atenção e apoio. Abraço!

    Iasmin Flôr, você é doce. Obrigado, muito obrigado!

    Liene, entre, não se acanhe. Esta casa é mesmo aberta para todos que queiram entrar nela. Abraço e fique à vontade!

    Jairdlopes. Obrigado por sua atenção em vir e deixar aqui as dicas de Saramago. Quero ler mais dele. Irei com todo o prazer ler ao seu réquiem sobre o autor. Grande abraço!

    Soange, você quer mesmo me inflar, não é? (sorrio). Obrigado. Você é linda!

    Eduardo Trindade, ler Saramago é um verdadeiro exercício de reflexão. Impossível ficar indiferente as suas propostas, seja quando fala da vida, seja quando fala de um cão. Abraço!

    L.M, Saramago será eterno. Não tenho dúvida. Abraço e obrigado!

    Laís Bastos, eu e seu namorado podemos até ser passionais ao falar de Lisboa e Saramago, mas acredite, é tudo verdade quando falamos coisas incríveis sobre estes. (sorrio). Abraço!

    Worstemy, adoro convites. Esse seu me veio muito interessante. Irei conferir. Obrigado e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Saudoso Saramago...
    Mais uma vez tento, sem sucesso, me desvencilhar dessa sensação de "ausência de reposição". Isso sempre acontece quando um gênio se vai...

    Bela resenha, Jefh! Ainda não li esse livro, vou providenciar! :)

    ResponderExcluir
  25. Confesso que para mim,vir aqui foi como se eu estivesse num show ou em algum lugar onde a gente senta pra ouvir histórias.Vou marcar bem meu assento pra voltar de novo.Muito lindo tudo.Saramago,Adriana,Carpinejar...e como dizia Rilke:Se és sonhador, sou
    teu SONHO.
    Mas se queres acordar,
    sou tua VONTADE.

    ResponderExcluir
  26. Consegui, finalmente, retribuir a visita :) Nos últimos tempos tem sido complicado.
    De qualquer das forma, gostei. E muito.
    Beijo
    ***

    ResponderExcluir
  27. Os livros do Saramago mudam a gente... Todo mundo devia ler...
    O mundo perdeu um excelente escritor.. A literatura perdeu um Deus.
    Nunca li essa obra... Está na minha lista, mas são tantos livros, tantos autores....
    BJok

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigado, fico contente por ter gostado :)

    ResponderExcluir
  29. Sim, está agindo um pouco mal. E eu sinceramente já estou farta. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  30. fico muito contente que tenha gostado :)

    ResponderExcluir
  31. ah, eu quero ler, vou ver se na biblioteca tem, pareçe ser ótimo, eu nunca li nada de Saramago.
    obrigada pela visita, muito legal aqui, vc escreve muito bem

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Legal, fiquei curioso... Já li "Ensaio sobre a Cegueira" (meu preferido, embora não tenha gostado do filme...) e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", muito bom também, pena que não tenho conhecimento da Bíblia o suficiente para captar todas as referências...

    ResponderExcluir
  33. Oi Jefh, não sei se há vida ou não depois da vida, mas se houver, Saramago deve estar deliciado com os textos que lhe tens vindo adedicar...Até quem nunca leu, já ficou a gostar de Saramago.
    Beijinho...tinha saudades!!!

    ResponderExcluir
  34. Amei o comentário no meu blog, muito obrigada.
    Adorei seu blog, e sobre como tu fala sobre Saramago, aliás, me deu até vontade de ler.
    Voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  35. AVISO!

    Olá..
    eu fiquei um tempo afastada do blog.. mais já voltei, me visita lá? Lay novo *-*

    PS: estou respondendo os blog's com o mesmo comentário, mais só dessa vez.

    Beeeeijos :*

    ResponderExcluir
  36. Olá Jerfeson..Tõ meio sumida né?É tempo!Mas sim, a ft é de uma Fotografa Lali do blog Atelie Fotocravia Criativa!
    http://atelliefotografia.com.br/

    ResponderExcluir
  37. El Bailaor, insubstituível é Saramago. Obrigado por sua atenção e gentis palavras. Abraço!

    Mariana, que lindo seu comentário. Alem de ser muito gentil para comigo, também enriqueceu o meu texto com essa citação linda de Rilke. Obrigado!

    Niniane, eu sei como é. Mas fiquei muito feliz com sua visita e por você ter gostado. Abraço!

    Deborah Simões, o tempo realmente é pouco para tudo que temos para desfrutar. Filtremos, filtremos amiga. Saramago vale muito à pena. Abraço e obrigado por sua atenção!

    Fláviomata, foi um prazer. Grande abraço!

    Mafalda, voltarei ao seu blog para acompanhar mais deste caso que contou. (sorrio). Abraço!

    Patrícia, que bom! (sorrio). Abraço!

    Marta Filipa, alegria minha. Abraço!

    Vandi, obrigado! Você é muito gentil. Espero que encontre livros de Saramago, pois é muito bom o ler. Boa sorte e abraço!

    Elemento, quero ter também essa experiência de ler o livro para depois ver o filme. Preciso adquirir o livro. Amigo, obrigado por sua atenção e apoio. Grande abraço!

    Ana Paula, você é linda. Eu não mereço todo esse carinho e delicadeza. Fez mais doce a minha semana que vai começar. Obrigado e um grande abraço! Saudade também.

    Larissa, o homem realmente me encantou. Acho que falarei muitas vezes daqui por diante. Abraço e obrigado!

    Dryka Sales, sim. Bom retorno! Visitarei sim. Abraço!

    Lara Mello, legal! Vou conferir o blog, mas não me é estranho. Creio que já estive nele. Irei assim que puder. Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Meu querido, fico aqui me coçando para ler Saramago, e já me comprometi a voltar e comentar sobre Rubem Alves, não cumpri ainda,ando mais enrrolada que novelo de lã ambramado.
    Sua forma de explanar os temas nos aguça a vontade de ler seus indicados , ô poder de persuasão dos diabos!
    Juro que vou terminar alguns livros já iniciados e vou de Saramago, tá combinado.

    Adoro suas visitas, sempre muito fofas e carinhosas.

    Beijo no coração.

    p.s. Não é Judeu não né!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Cara, que texto maravilhoso,
    podia muito bem escrever um livro.
    PERFEITO.

    Bom, obrigada por visitar meu blog,
    seja bem vindo.
    Estou te seguindo.

    Beijokas.

    ResponderExcluir
  40. Jefh...
    confesso...
    bem baixinho para você...
    que não li esse...livro...
    Estou às voltas...com outra obra de arte...
    de Saramago...
    "A Viagem do Elefante"...
    está muito belo...esse...
    assim que terminar...
    confiro esse...

    Beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  41. Olá,

    Obrigado pela visita e comentário em meu Blog,
    espero que volte. Bem, quem sou eu para falar de Saramago...??? só posso dizer que amo POESIAS.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  42. Saramago é mesmo um ótimo escritor,
    gostei muito, apesar de ter pegado um livro dele e não terminado de ler.
    :/

    Gostei da descrição,
    abriu curiosidade...
    A falta de tempo, ano de vestibular... é complicado. Mas vou anotar aqi, qualker dia pego pra ler =]]
    beejo .

    ResponderExcluir
  43. Curti esse blog... É bom encontrar coisas assim, enquanto navegamos pela internet!! Vou seguir!

    ResponderExcluir
  44. Ah, Jefh... que gentil!

    Paz e bem.
    Li:)

    ResponderExcluir
  45. Com todo o prazer apresento-lhe Camila Paier: http://calmila.blogspot.com/

    Boa semana pra ti! ;)

    ResponderExcluir
  46. Sem sono, três da matina, comendo chocolate e lendo o teu blog...Deleite!!!
    Melhor que saramago!!!(?)
    (risos)
    Abraços no coração!

    ResponderExcluir
  47. Ola passei ca pa ti deixar uma abraso;)

    Já deixei também um voto ao seu blog;) Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  48. Olá,

    eu não conheço os livros do Saramago, mas pelo que li acho que vou ler e vou me encantar.
    amigo obrigada por sua visita.
    beijos e força na sua jornada

    ResponderExcluir
  49. Amigo querido
    passando aqui para dizer que estva com saudades, demorei a vie pois, estva de férias e precisava cuidar damiha saúde , mas como sempre escreves muito bem, adorei, pois estimula a todos a lerem , agora é só me organizar, bjs imensos Lu

    ResponderExcluir
  50. bonito texto
    vou confexar qe nao gosto muito dos livros do josé Saramago
    :X
    gostos sao gostos
    e eu gostei deste texto :P

    ResponderExcluir
  51. José Saramago! Muito bom!

    Obrigada pela visita.
    www.batomnosdentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Adorei seus textos, parabéns e obrigada pela visita e comentário no meu blog, ainda to começando... rs! bjo

    ResponderExcluir
  53. Fátima, você não se cansa de me encantar. Então você também lê vários livros ao mesmo tempo. Pensei que essa mania fosse coisa rara, mas vejo que não são poucos os que fazem como eu. (sorrio). Saramago vale demais à pena. Trata-se de um estilo único.
    Fátima, estou aguardando aquele comentário que me prometeu. Desenrole-se. (sorrio novamente. Abraço!

    Gika Stella, eu estou tentando. Estou tentando. (sorrio). Muito obrigado por seu carinho e apoio. Abraço!

    Isabel, sou eu quem agradece. Abraço!

    Erico, torne-se íntimo de Saramago. Não se acanhe. Os livros dele são como a vida dos mestres, são livros abertos. (sorrio). Abraço!

    Cátia Linda Mourisca, sou eu quem lhe agradece. Abraço!

    Sara Roosevelt, leia sim. Faz bem. Boa sorte pra você em seu vestibular! Mais do que isso; desejo-te boa escolha de profissão. Abraço!

    Ragas, que bom que gostou. Obrigado com seu apoio. Conto com você. Abraço!

    Aline, .(sorrio). Abraço!

    Gê, obrigado. Irei conferir de perto. (sorrio). Abraço!

    Dica, mas quem é de leite, o chocolate ou o meu blog? (sorrio). Muito obrigado! Lindo o seu comentário. Me senti nas nuvens!!!! Abraço!

    MRVADAZ, obrigado por sua atenção e apoio. Grande abraço!

    Simone Domingues, Saramago tem me feito muito bem. Obrigado pela força. Abraço e força também!

    Lu Saldanha, sempre carinhosa e atenciosa. Uma flor. Espero que sua saúde esteja legal, linda. Espero também que tenha recarregado as suas energias. Obrigado pelo carinho e atenção. Abraço!

    SandraaOliveira, muito legal você vir e compartilhar. Fico feliz que se sinta nessa liberdade. Isso enriquece o meu lugar. Abraço e até breve!

    BatomnosDentes, sou eu quem agradece. Foi um prazer. Grande abraço!

    Joice Cesar, vida longa para o seu blog. Que seja sempre um prazer esta tarefa. Abraço e tudo de melhor! Obrigado!

    ResponderExcluir
  54. Af! Aleluia! Tem tanto comentário que a janelinha de comentar naõ chegava nunca...
    Brincadeirinha,parabéns e parabéns pelo texto que ficou muito bom. Saramago te inspirou mesmo. Grande perda não? Ainda bem que tem os livros, eternizando este José.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  55. O finalzinho q se refere ao mau gosto...
    E vc tem isso Jeff? Adoro ler o que vc escreve, anda meio sumido, q pena! Apareça...beijooous da Bell

    ResponderExcluir
  56. Grande homem esse não? E eu só o conheci depois de ter morrido, eu nunca ouvi falar dele, e de repente no dia em que faleceu um amigo comentou comigo e perguntou se eu o conhecia, mas que tristeza não ter conhecido antes, escrevia coisas muito legais e interessantes, coisas que realmente nos faz refletir*

    Beijos grandes

    ResponderExcluir
  57. Famosa meninaque comeu o bono?
    KSPOAKSOKASOAPSKAPOK
    Fiquei surpresa.
    Adorei o blog e voltarei aqui sempre.
    Portugal está em segundo lugar na minha lista de países para visitar. Meu sonho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  58. olá jefh!

    É realmente impressionante e meio intimidador seu nº de seguidores... assim como a quantidade de comentários..

    Mas já deixei de me perturbar por isso... a gente escreve, espera que os outros leiam e cada comentário tem sua relevância... então cá estou eu comentando...

    'Fiquei morrendo de vontade de conhecer Portugal!' pronto falei! rs!

    ps: que raios vc foi fazer num blog de emagrecimento??!

    ResponderExcluir
  59. Fico feliz que tenha gostado do texto q levou ao boneca de estante... rs! Não sei como fazer para agradece-lo, entao deixo aqui o meu agradecimento pela visita! Bjo

    ResponderExcluir
  60. Li muita coisa do Sramago, mas não tudo. Acho que li uns 80% do que ele escreveu, mas não li este que vc citou. Amo Saramago! Amo o que ele escreveu... Vou procurar este livro que vc indicou.
    Bjkas e uma ótima quarta-feira.

    ResponderExcluir
  61. Obrigada pelas constantes visitas e pelo carinho.
    Adoro te visitar também!
    Votei no teu blog, estou torcendo por você.

    ResponderExcluir
  62. é uma história baseada na história do harry Potter. Fez parte da minha adolescência, e eu achei q a autora podia ter escrito muito mais, aí decidir dar uma continuidade à história dela. É o gênero fanfic. não é grande coisa, eu só gosto mesmo de escrever. Alguns personagens eu inventei, mas os personagens mais velhos são todos da J K Rowling.

    ResponderExcluir
  63. Olá! Vim retribuir o comentário no meu blog, e gostei muito daqui! Gostei dos seus textos, estarei sempre por aqui acompanhando!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  64. Antes dele falecer, li algumas coisas dele, mas confesso que, nenhum livro. O que me chamou mais atenção, foi o crescente número de fãs póstumos que ele agregou. Me deixa triste que, um grande escritor como ele, precisasse morrer para que sua arte tenha sido apreciada..Triste, não acha?
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  65. Olá

    Saramago, não só Portugal, não só Espanha, mas o mundo perdeu um grande autor... Eu sou imensamente suspeita, para além de ser portuguesa, de alma e coração, adoro Saramago. Não foi por acaso que ganhou o prémio Nobel.

    Mas... como todos os génios, também este foi incompreendido em vida e agora que não está mais entre nós, amado...

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  66. ola
    tudo bem
    retribuindo a visita
    virei sempre por aki
    estou te seguindo
    beijos. ate mais....

    ResponderExcluir
  67. bem acho que sim já voltei de Marte, estive ausente como toda a gente está , e agora acho que já cá estou (:

    ResponderExcluir
  68. Eliane Ratier, fico feliz que tenha atendido ao meu convite. Você é mesmo muito atenciosa. Obrigado por seu cuidado. Quanto ao Saramago, não o temos mais entre nós, porém temos a sua obra para aprender e celebrar com este mestre da Literatura. Abraço e muito obrigado, linda!

    Ariana, obrigado, muito obrigado. Abraço!

    Bell, obrigado por suas gentis palavras. Agradeço também ao seu convite. Será um prazer. Abraço!

    Tatiane Lemos, é mesmo lamentável que ele tenha partido. Mas deixou muita coisa para desfrutarmos. Assim são os grandes homens. Abraço e obrigado!

    AmeninaquecomeuoBono deixou algum pra gente? (sorrio). Deixou-me agora curioso para saber qual é o seu primeiro lugar da lista. Abraço!

    Renata, você é linda! Muito legal o seu comentário. Divertido. Não tema. (sorrio). Aqui somos todos livres. Portugal é o sonho dos que sonharam com o Brasil. Abraço, obrigado!

    Joice Cesar, foi muito delicado de sua parte, vir aqui para agradecer. Sou eu quem lhe agradece. Abraço!

    Betty Gaeta, que bom que veio! Terá uma ótima leitura com a História Do Cerco De Lisboa. Tenha certeza. Abraço e obrigado!

    Ellen Azevedo, você é linda! Muito obrigado pelo carinho e pela atenção. É sempre um grande prazer estar em contato com você. Obrigado por seu apoio! Abraço!

    Aleska, se você curti escrever, tudo o que fizer será para alimentar esse seu gosto. Todo exercício de escrita nos leva a aperfeiçoar. É ótimo que a autora lhe inspire. Sigamos, moça. Sigamos. Abraço!

    Renata, fico feliz que tenha gostado. Espero mesmo lhe encontrar mais vezes aqui. Abraço!

    Camila Paier, penso que mesmo os grandes como Saramago acabam atraindo a atenção quando o evento que lhes envolve é este último e temido por todas as gentes. São coisas da vida. (sorrio). Irônico, né? Abraço e obrigado por compartilhar aqui.

    Lili, você está com toda razão. Uma grande perda hoje e uma grande incompreensão ontem. Muito obrigado por vir e compartilhar em meu humilde blog. Grande abraço deste neto de português! Também sou apaixonado por sua terra.

    Raquel, sou eu quem lhe agradece. Abraço!

    Elaine, muito obrigado por sua atenção e apoio. Espero que goste do lugar. (sorrio). Abraço!

    AUTCHMEN, sim. (sorrio). Que bom que retornou de Marte! Obrigado por sua a tenção e por seu divertido comentário. Abraço!

    ResponderExcluir
  69. Só agora é que vi os comentários.
    Não tem qualquer problema.
    (:

    ResponderExcluir
  70. O amor, é algo que nunca será visto com seu sentido hoje propiciado. Ele vem sofrendo como as gerações de anos pra cá. Felizes são aqueles que conhecem o seu real sentido e disso tiraram conhecimento. Fiquei realmente encantada com suas citações à respeito Jefh. posso chamá-lo como tal, aliás? Seu modo de escrever, envolve, em meio a sinceridade e sentido. Você é um escritor nato, parabéns. Obrigada pela visita, pelo maravilhoso comentário e opinião deixado em meu blog, reli várias vezes, e sempre consegui tirar algo novo. Espero que volte a ler minhas ideias talvez nem sempre com o sentido que agrade, sempre estarei lendo aqui quando puder. Ando meio sem tempo para o blog, mas quando a leitura compensa, realmente vale.

    Abraços.

    http://luriacorreamartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  71. Caríssimo Jefh,
    Parabéns pelo belo texto! Li apenas um livro de Saramago (A Caverna) e o achei "denso" (risos)!
    Ao ler seu texto recordei de meus próprios sentimentos ao lê-lo!
    Saramago não é meu autor favorito, mas possui seu encanto e peculiaridade!
    Abração.

    ResponderExcluir
  72. Sua escrita é o olhar sutil de quem entra na casa alheia e ouve o que dizem as paredes, os ares!! Gostei do que vi! Abraço.

    Eunice M. http://teorialiteraria-uniandrade. blogspot.com.

    ResponderExcluir
  73. Guilherme Mattar Strazeio22 de dezembro de 2010 às 03:52

    Jefh
    to passando pra dizer q adorei os textos, eh um ponto de vista de varias historias q eu nunca tinha visto......
    tbm quero te lembrar de ler o "Ensaio sobre a cegueira" como ja haviamos comentado, vale mto a pena, o autor vc ja sabe sauhsuahsua eh o tipico europeu preconceituoso hahahaha
    quero te dar boas referencias sobre a UNIANDRADE, e pedir para q vc navegue e conheça a minha universidade em Curitiba
    www.up.com.br conheça o campus e o teatro da UP q eh o maior teatro de Curitiba
    quero pedir desculpas tbm pela linguagem de internet q usei nesse comentario, nao leve em consideração...
    abraçooooo e vo te acompanhar sempre ( FAVORITOS )

    ResponderExcluir
  74. OK b. Prazer em rever-te. Grande abraço!

    Luria Corrêa, por favor, chame-me de Jefh ou como queira. Fico muito lisonjeado com suas generosas palavras para com a minha escrita. Enche-me de ânimo. Será um grande prazer continuar lhe visitando e lhe recebendo. Essa questão do tempo eu sei bem como é. Trabalho em regime de plantão, sou Fisioterapeuta, sobra-me pouco tempo para blogar. Mas espero que não nos percamos. Abraço!

    Flávio Nunes, é muito legal ver que meu texto lhe fez recordar sentimentos que teve durante a leitura de Saramago. Bom isso, cara! História Do Cerco De Lisboa foi meu primeiro livro do autor. Espero ler outros. (sorrio). Abraço e muito obrigado por sua atenção e por compartilhar aqui, caríssimo Flávio!

    Equipe Mestrado Uniandrade, cada comentário que recebo eu os tomo com a um presente. Muito obrigado por sua generosa contribuição para o fôlego deste modesto blog, Eunice. Abraço!


    Guilherme Mattar, fico feliz que tenha gostado. Saramago, independente de qualquer distância, é um grande mestre da literatura universal. Agradeço ao convite e apreciarei o lugar. Tranqüilo, amigo. Um grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  75. Ñ vai revelar nenhum pedacinho? Vc é guloso heim!!!
    Tenho que admitir que nunca li nada sobre ele mas ouço falarem dele como se fosse um Guru ou algo do tipo.
    Acho que vou ter que ler um pouco sobre ele para me interar melhor do assunto.
    Por essa razão eu disse a vc outro dia,dificil comentar algo que vc ñ entende.
    Parabéns pelo blog,estou degustando seus textos como se degusta um vinho de uma safra bem especial. Hummmm,falei bonito agora né não!!!
    Beijokas,subindo rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c