Pular para o conteúdo principal

O Verbo Blogar



O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer.
Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira.

Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o prazer é dobrado. Vem gente mais letrada que a gente, vem gente simples como a gente, vem gente nova e gente experiente; vem toda a gente; ou simplesmente não vem gente. Em meu caso, especificamente, quando não veio gente eu chamei as pessoas de meu convívio; ofereci um papelzinho do tipo convite com o link e fiquei esperando, ou então enviei o link por email; os amigos não me decepcionaram. (sorrio). A eles sigo muito grato. Pois se não são os comentários... Ai de nós blogueiros quando solitários! Confortamo-nos com a possibilidade das visualizações dos leitores tímidos.

Blogar é um jeito romântico de se escrever – só não é mais romântico que cartas apaixonadas.
Blogar é como o samba descompromissado de Noel Rosa em “Conversa de Botequim”; é como o drible de Garrincha sobre o Zé, ou as peripécias de Mazzaropi; ambos em preto e branco. Blogar é como certa filosofia da Boneca Emília, “filha” do saudoso Monteiro Lobato, que certa vez disse nas ‘Memórias da Emília’: “A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso... A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e estuda; pisca e ama; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre.”

E blogar é uma linda maneira de se entre piscar; é “altruísmo ego centrista”: (sorrio); é divino e sagrado; é romântico e prazeroso; é sonhar e realizar; é compartilhar enfim.
Obs. A citação é um trecho do livro Memórias da Emília, de Monteiro Lobato.

Comentários

  1. Como diante de um texto tão bem elaborado não deixar um comentário por mais simples e curto que seja?
    Vc descreveu de uma forma tão verdadeira o ato de blogar que ao lê-lo nos sentimos autores do texto...rs
    Pois é amigo,costumo dizer que no meu caso blogar dá trabalho, mas não dá dinheiro...rs
    Mas não tem dinheiro que pague nesta vida o que fazemos com amor,né mesmo?
    Amei o post!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Blogar é tudo isso mesmo que você falou, meu amigo.

    Quando blogamos, somos escritores, editores, jornalistas. Temos plateia (nossos leitores). Temos colaboradores (nossos leitores-comentadores). Temos fãs (nosssos seguidores).

    Além disso, blogar nos traz amigos. Pessoas que, geograficamente, estão distante de nós, mas com as quais temos grande afinidade.

    É isso, blogar, é um prazer.


    Abração.

    ResponderExcluir
  3. E não é que é mesmo uma delícia tudo isso???? Encontrar gente boa é bom, bom demais, mas, sei lá, esse encontro com a palavra alheia, esse encontro com a criação alheia, essa forma de dizer que o outro tem e que eu queria mas não é minha, mas que me delicia ler, ouvir, sentir...É muito bom. Seu texto, claro, uma delícia de ler! Fico de olho nos meus blogueiros preferidos (claro, os temos, mas não precisamos alardear) e basta um post, estou eu cá, como estou agora!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Sou blogueira assumida, amo tudo isso aqui, amo os amigos que aqui fiz. Vocês e a blogsfera fazem parte da minha família,da minha vida, aqui encontrei:paz, alegria, amor, carinho, ternura, encontrei o oposto tb, mas o Bem vence o Mal.

    Obrigado!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Olá jefhcardoso!

    O Blog me veio em um momento muito interessante, me "salvou" digamos assim, rs...
    Hoje quando coloco uma postagem, por mais que não agrade a todos, quando a mim agrada tá ótima...nossa é muito bommmmm....

    Belo poste esse seu, linda mensagem.
    Bjs

    Mila

    ResponderExcluir
  6. "Blogar é um jeito romântico de se escrever – só não é mais romântico que cartas apaixonadas."

    Acho que pensamos alguma coisa em comum... Depois dá uma olhadinha no texto http://catadoradepalavras.blogspot.com/2010/04/deixe-seu-recado-logo-apos-o-sinal.html

    Aproveito para convidar você para uma visita no blog.
    No início eu também era sozinha. Mas, a cada dia que passa, mais pessoas se juntam para catar palavras comigo.
    Vem também!
    Espero por você e pelos seus comentários.

    Abração,

    Luciana (Catadora de Palavras)

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo meu amigo neste texto. Blogar é isso tudo mesmo.Quem tem sabe que:" Palavras

    Viva o amor em palavras faladas e escritas,
    mate a saudades, peça perdão,aproximi-se, recupere o tempo perdido,
    insinue-se, alegre alguém,ofereça um simples bom dia, faça um carinho especial.
    Use a palavra a todo instante, de todas as maneiras.
    Sua força é imensurável.
    Lembre-se sempre do poder das palavras.
    Quem escreve constroi um castelo e quem lê passa habitá-lo"

    Bjs Lu

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo! Acho que foi muito feliz com o texto,creio que acertou em cheio o ato de blogar.Cada um tem seus motivos,mas, as pessoas na mesma sintonia compartilham e nos fazem mais felizes. Para mim blogar é compartilhar e cuidar do blog é como cuidar do filho.Queremos que tenha saúde,carinho,amor,amizade...Enfim, que cresça,pois assim, crescemos juntos e o prazer é imenso. Adorei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  9. Blogar nesta blogosfera é uma arte, a mais pura, a mais virgem, a menos sabida, a menos discutida, a menos analisada, mas a mais eficaz. Discordo dos que dizem que não se faz mais leitores como antes e, em se tratando de Brasil, não se faz mais leitores como os românticos...discordo: hoje lemos muito, muita coisa tosca (se há tantas assim), tal como antes, mas se lê pérolas como estas deste blog. Acho que os olhos do povo, da sociedade, da educação, das pesquisas, das ecolas, etc etc etc...deveriam se voltar para este lugar: a blogosfera. Aqui há mais mistérios (não mais entre o céu e a terra) entre o "eu" e o "outro" do que a gente imagina; mas tal mistério está dividido entre a minha tela e a sua tela.
    Grande abraço, obrigado por sua valiosa blogofilosofia, eu daqui continuo blogofilando.
    Petro...o narrador de Lins.

    ResponderExcluir
  10. Blogar é uma delícia, é uma apaixonante atividade, uma envolvente aproximação com temas mobilizadores, que não cessam nunca...escorrem de uma "caixinha" onde nascem nossos amores...

    Adorei o texto.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. O Blogar é como ven dis a comunicación, o coñecemento, a expresión e como non o compañerismo e amistade de todos nós.

    Bela reflexión Jefh.

    Unha aperta desde Galicia.

    ResponderExcluir
  12. Que belo texto, Jefh!
    Aguardo a tua visita nos meus blogs. Ficarei felizzzzzz! rs
    Bjkas, muitas!

    ResponderExcluir
  13. Estoy de acuerdo Jefh, los blogs democratizan la Literatura, la poesía, la narrativa, estimulan la lectura, por que a día de hoy ¿Cuantos se sientan a leer un libro?...con esto de los blogs algo se ha ganado en ese aspecto.
    Saludos!

    ResponderExcluir
  14. Excelente texto, obrigado pela partilha.
    Abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  15. amei o blog, o texto e me senti representado por tudo o que voce escreveu aqui. voce é de onde? abraços e parabens pelo lindo blog!

    ResponderExcluir
  16. Amigo, vc foi muito feliz nessa descrição do 'blogar'. Tem gente q não entende porque perdemos tanto tempo elaborando, atualizando, publicando, sem ganhar nada com isso.
    Se enganam, ganhamos sim! E a nossa moeda é o carinho. Carinho daqueles muitos amigos q nunca vimos, mas q estão sempre lá para nos dar uma palavra de incentivo, um elogio, um conte comigo.
    Blogar é uma dádiva, e se tornou um dos meus hobbies favoritos. O meu pagamento? Pessoas especiais pelo quais me orgulho de serem meus amigos.

    ResponderExcluir
  17. Vou abrir a porteira dos comentários e continuar incentivando-o a escrever.
    Parabéns pela crônica: sensível e muito bem escrita.
    Obrigada pela visita lá no blog.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Ops! Cheguei cedo por aqui... Sou a primeirona! ehehe.... Menino, blogar também é expor a alma, pedir ajuda, gritar socorro!

    ResponderExcluir
  19. Jefh,
    Vamos continuar piscando, pois piscar também é um vírus(do bem) e contamina na melhor dos sentidos.
    Abraços de luz
    Álvaro Cézar Galvão
    http://divinoguia,blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. ENTÃO MEU AMIGO JEFFERSON, VOCÊ PARIU MAIS UMA PRECIOSIDADE, FICOU BEM ORDENADO E EXPRESSADO. FAÇO MINHAS AS VOSSAS PALAVRAS BENDITAS. PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  21. Ser blogueiro é uma arte.
    somos movidos a palavras e sentimentos afim de expô-los.
    tenho orgulho de te ler! é sim um grande aprendizado.

    um beijo querido.

    ResponderExcluir
  22. Jefh, vejo que você é tão apaixonado pelo universo dos blogs quanto eu! Eu também gosto de devanear e filosofar sobre este universo e sobre a Internet também. Quem diria: um dia, pessoas comuns como nós estaríamos produzindo conteúdo e divulgando-o por aí. Isto é muito prazeroso e excitante, com certeza.
    Boas delícias!
    Maíra

    ResponderExcluir
  23. verdade verdadeira!

    assino em baixo.
    beijos
    pri

    ResponderExcluir
  24. Blogar é como ouvir Rock and Roll no início da década de 1960, quando os rapazinhos que ouviam Beatles e Rolling Stones, descobriram que se passassem a compor, cantar e tocar instrumentos, também subiriam ao palco e se tornariam grandes astros.

    E depois deles, quantas coisas boas e diferentes surgiram.

    ResponderExcluir
  25. Oi Jefh,

    Obrigada pelo convite.
    Blogar realmente é maravilhoso... Alivia, é um desabafo. Muitas vezes é feito de confessionário disfarçado de crônicas, romances, contos...

    Blogar é também um exercício.
    Quando se acostuma, vira um vício, não se pode parar. Mas, quando se pára... Recomeçar é tão difícil!

    Não creio que o prazer de blogar esteja associado aos comentários. As vezes, visitas nos bastam. As vezes, só o fato de escrever, já basta. Depende de cada um, de cada necessidade e fase em que estamos vivendo...

    As vezes queremos ser vistos e comentados, as vezes só queremos blogar. Só por blogar. Como em um diário.

    Abraço ;)

    ResponderExcluir
  26. Tens razão. E olhando a foto que você publicou com o texto eu chego tambem à conclusão de que, somos todos como um rio de palavras, de sensacões. Somos pessoas que têm sempre algo que dizer, queremos ser ouvidos, e, se por desgraca não houver quem nos ouca, que pelo menos o grito ecoe em alguma parte do mundo (virtual ou real). rs
    E è tão gostoso quando alguem nos escuta, escuta as nossas urgências e de repente se põe tão de acordo, como para dizer que acabou de ler tudo aquilo que ele queria dizer mas não saboa como. Somos uma voz audivel. Precisamos gritar esperanca, coisas boas, precisamos empurrar as pessoas pra frente, que assim è mais provàvel que tambem sejamos empurrados. È dando pão que se mata a propria fome, aprendi.
    Gostei muito do texto. Senti uma coisa boa quando o li. Eu tambem comecei pra um grupo de 5 amigos que gostavam de ler as coisas que eu ecrevia no meu canto, sozinha. E acabou que mais de 70 mil pessoas ja passaram por ali pra ler sobre o que eu acredito, sobre o que eu sinto, e achava tão desimportante pros demais. Recebo mails, o pessoal me busca nas redes sociais. Resolvi aparecer mais, então, me deixar encontravel. E agora me cobram o livro. rs
    A verdade è que eu não me considero escritora, e sei que na realidade estou longe disso com eses meus termos luso.hispânicos. rs Mas se eles querem è porque de alguma forma precisam. E eu estou aqui pra dividir. Me perdoem os senhores da letra, mas creio que è o nosso momento! rs

    Um beijo grande à ti e a todos os blogueiros.
    Sigamos, pois.


    Dani Cabrera.

    PS.Desculpe os erros ortograficos. Meu teclado tomou um banho de coca cola com run.

    ResponderExcluir
  27. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO JEFICARDOSO
    Esse post é nota dez... Li, gostei, favoritei e vou repassar para a comunidade do nosso Blog.
    Parabéns pelo excelente texto!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  28. Olá amigo,

    Fiquei encantada com o texto lírico que publicou.

    É bem verdadeiro o conteúdo, pois quem escreve, espera ter suas palavras degustadas pelos amigos que compartilham ideais, interesses, amizade e ganhar a recompensa ao receber um comentário sobre sua criação.

    Parabéns pela postagem.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  29. Poxa, Jefh... gostei muito do seu texto. Ótima abordagem, e dá pra sentir que veio de dentro da alma. Este texto deveria ser lido por todos os blogueiros que estão desistindo da arte de blogar.
    bjus
    www.blogdanich.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Blogs, contatos virtuais dessa maravilhosa troca de energia que exercemos através da internet. Conhecemos pessoas, amigos que se fazem através da tecnologia, cabos, conexões e satélites. Pessoas que nos contam suas histórias de vida, que nos presenteiam com suas mensagens, que nos ajudam com seus conselhos. É um mundo maravilhoso, onde o julgamento, a crítica, a indiferença não têm espaço.
    Belo texto e bela homenagem a esse mundo do qual também faço parte. Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Jef,

    Sensacional tua reflexão!! Acredito que, quando pensamos, concebemos fetos mentais. Quando transliteramos os pensamentos, parimos filhos literários. Quando alguém "acaricia" esse nossos filhos, nos dá um orgulho, também pueril, de pai babão!!

    Não importa acerca de que escrevemos: poesia, contos, sobre internet, piadas...s[o em ver a reação de "outros pais" já nos dá vontade de "passear com esses nossos filhos" por todo o parque internáutico...

    Levar meu filho,
    Transliterado,
    Quem sabe ao Maranhão,
    Tecer um trocadilho
    Em braille, pintado,
    Quem sabe ao Japão...

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  32. Ciao,
    sono pienamente d'accordo con te!!!;-)
    Ogni persona proprietaria del proprio blog da l'anima divertendosi,per rendere il tutto ancora più bello per se e per chi lo segue..:-)
    Ciao saluti e complimenti per il tuo bellissimo blog!!!:-)
    Daiana

    ResponderExcluir
  33. Maravilha de texto! Concordo plenamente com todo o teor dele.
    Blogar é um praser gratuito que podemos temos a qualquer hora do dia ou da noite. É uma forma de exercer o direito da liberdade de expressão. Podemos criar, interagir, emocioar e fazer desabafos que fazem muito bem à nossa alma.
    Parabéns por esta linda postagem.
    Um abraço.
    João

    ResponderExcluir
  34. Dará gloria de leer ese libro del Diario de Emilia.
    Ha sido una gozada el leerte.
    Muy buen post. La verdad es que escribir en el blog es una oportunidad magnífica que nos da la vida para no sentirnos solos.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  35. Olá Jef,

    Gostei muito e concordo com o teu texto. Blogar é uma paixão! Eu diria até que é um amor. Umas vezes esmorece, mas basta um pequeno sopro para que ele se ateie de novo.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  36. Bonito, pois esplica o motivo que você bloga, bloga pelo amor de parir as palavras e por cont os sentidos que elas levam...

    Fique com Deus, menino Jefh Cardoso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Jefh meu amigo, adoreiiiiiii. Bem por ai mesmo, nada a acrescentar rs.
    Eu adoro "Blogar" rs.
    Eu fiz esse meu blog a pouco tempo, fiz por uma terapia. Pra esquecer os problemas do dia a dia, pra esquecer tantas coisas. Eu não escrevo, nem tenho esse dom, mas qdo posto alguma frase, texto, poema, de algum escritor (a), alguma pessoa que me significa muito, eu coloco como se fosse voltada a mim mesma.
    Cada frase, as vezes, é o significado de um momento meu entende? De algo que eu vivi, quero viver (Ou sonho em viver, ou me imagino viver).
    Sem contar o principal do meu blog:
    Eu fiz lindos e queridos amigos aqui (E bato no peito pra dizer isso). Pessoas que vem, deixam um carinho, um afago, um bom dia, enfins, pessoas que deixam suas marcas.
    Adoro essa interação. Mesmo que nunca conheceremos essas pessoas, mesmo que nunca as olhemos nos olhos, elas passam a ser pessoas tão importantes pra nós. Trocam, compartilham, sentem nosso momento e ai vai.
    Nada melhor do que isso na vida.
    Através desse blog, dentre os queridos amigos que fiz, posso citar voce com certeza.
    Um querido, que compartilha suas coisas com a gente, e que nos permite compartilhar com voce.
    Um grande abraço, adoro seu espaço e sempre que posso estou de olho aqui!!

    ResponderExcluir
  38. Quando minha vida estava já quase sem piscadas, eu criei um blog, singelo e muito tímido, porém quando escrevo é um desabafo e sinto que minhas pálpebras estão mais leves e que posso piscar cada vez mais. Junto dessa alegria veio também muitas outras piscadas e com elas a alegria de fazer amigos e poder compartilhar de seus pensamentos, suas críticas e seus desabafos... Enfim blogar me proporciona milhares de piscadas sem fim e deixou o mundo diferente a cada nova piscada!
    Querido amigo, você foi sútil e invasivo ao mesmo tempo... Adorei seu texto!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  39. Adorei : "blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer." utilizei esta frase mas fiz minha referência total a você.
    Ótimo. beijos

    ResponderExcluir
  40. blog não mudou minha vida
    mas mudou minha maniera d expressar algumas opiniões
    pumsamentos
    e afins.
    é bm legal interagir com uma galera que não é o altas horas mas tem vida inteligente.

    *-*

    ótima dissertação sobre o assunto e eu não sou autruistaaaaaaaaaaa
    kkkkkkk
    humorista emergente *-*


    enfim

    ótima quartaa...
    e faço das do zé as minhas palavras..

    melhore sua vida...
    tome activia com johnnye walker...e saia cagando e andando..
    *-*

    e no rio grande do sul sexta estréia o filme..
    o homem QUE LEVOU ferro 2....aieeeeee***

    Fuii...

    ResponderExcluir
  41. http://aryanepinheiro.blogspot.com/2010/04/olhando-por-ai.html

    ResponderExcluir
  42. E vir aqui te ler, é como estarmos sentados à mesa, dividindo uma garrafa de vinho ou até uma garrafinha de água..(todos os dias.. sem hora marcada) e ainda poder colocá-lo entre os meus favoritos!!
    bjoooo.

    ResponderExcluir
  43. Oi Jefh!

    "Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até..."

    Isso é verdade, vc compartilhou algo de todos nós, qualquer um se encaixa no seu belo texto,
    me vi projetada em suas palavras, só quem gosta de escrever (seja bem ou mal) sabe o prazer que isto trás, e como um escritor disse, essa Afinidade vai reunindo todos em torno de si...

    Abraço fraterno,
    Ester.~

    ResponderExcluir
  44. Oi Jefhcardoso,

    "Blogar é uma arte e é uma paixão"

    Muito bacana o que você escreveu...parabens

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Vamos todos continuar a blogar

    meu caro!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  46. "Quando recebemos comentários o prazer é dobrado. Vem gente mais letrada que a gente, vem gente simples como a gente, vem gente nova e gente experiente; vem toda a gente; ou simplesmente não vem gente".

    Blogar é um ciclo de alegrias, muitas vezes para nós que blogamos, ou para os outros, que nos visita ou comenta. Resumindo: blogar é tudodebom.com! rss

    Texto excelente, do início ao fim!
    Abraço e obrigado pela visita em meu blog.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  47. Olá Jefh!
    Gostei muito de vir aqui. Costumo contar que eu estava numa ilha deserta e comecei a jogar minhas garrafinhas ao mar, com meus bilhetes,desejando ser ouvida, lida, ou apenas falar,mas até mesmo sem certeza de esperar a resposta.... Ela veio e fiz bons amigos, depois que comecei a blogar. Me apaixonei por meu Sr. Blog (como o chamo carinhosamente)à primeira vista. Adorei ler seu texto.
    Blogar, é mesmo como você descreveu tão bem.
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir
  48. Jefh, um texto-poesia desses não dá pra não comentar, né? Me emocionei, ainda mais com a citação da Emília, tão simples, enxuta e verdadeira. Parabén! Bjão!

    ResponderExcluir
  49. Blogar para mim tem sido um enorme prazer. Sabe que eu tenho conhecido pessoalmente muitos amigos, hoje mesmo conheci um de outro estado que fez questão de falar comigo, tomamos um cafe e falamos sobre a arte de escrever. Eu ganhei muitos amigos e o prazer de fazer o que sempre gostei: ler, comentar e escrever.

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. Olá,meu amigo Jefh.
    Adorei o seu texto. Nesse seu jeito especial de escrever falou, não só dos seus, mas também dos nossos sentimentos.
    Obrigada pela visita ao Senhora Persona e obrigada por suas palavras tão gentis. Aos poucos espero retomar minhas atividades nos blogs, atualizando-os semanalmente.
    Ah, não se preocupe com o selo, jamais deixaria de visitar seu blog por esse motivo. Eu entendo perfeitamente essa questão de tempo (risos).
    Um abraço
    Bel

    ResponderExcluir
  51. O fisioterapeuta blogueiro , sensacional!

    Sabe que estive pensando sobre uma coisa ainda esses dias... Que as pessoas que idealizamos são na maioria muito melhores que as que visualizamos.
    Que os sonhos são sempre muito mais bonitos enquanto só são sonhados.
    Que a dor é muito mais doida quando a sentimos que quando a expressamos.
    Que o brilho é muito mais intenso quando buscamos que quando encontramos.
    e por aí vai...
    Então, quando estamos nessa relação virtual e imaginária, permitimos que cada um a seu modo nos idealize , traçe-nos um perfil...que seguramente será kilômetros de distância do que somos realmente.
    E o inverso também é verdadeiro.
    É aí que reside o encanto dessa relação viciante.
    Suprimos nossas carências , escondemos nossos defeitos , sugamos da sabedoria alheia sem sermos criticados, ao contrário, eles nos agradecem por seguí-los.
    (tenho inclusive essa colocação no perfil).
    Ou então nos abrimos colocando nossos medos e inseguranças (ocultados no real), nossos desafetos , nossa ira (sempre contida no real)
    Demonstramos afeto sem pudor, "meu querido" "minha linda", distribuimos abraços e beijos, coisas que certamente não fazemos quando a luz do PC se apaga.
    Concluindo , aqui vivemos com mais autenticidade e liberdade, pois não existem regras generalizadas, e ninguém aqui é efetivamente alguem real, é quase que um anonimato , onde podemos ser e fazer o que e como quisermos.
    Entramos e saímos sem sermos vistos e sem deixarmos nenhum rasto...ou deixamos exatamente o que queremos mostrar e nada mais, e ninguém tem como checar.
    Perceba a liberdade que aqui vivemos .

    Isso já é um texto, chega né.

    Bom fim de madrugada.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  52. Poxa Jefh, como sorri e me encontrei em teu texto... e tens razão e sentimento em tudo que disse... concordo em genero, número e grau...

    Blogar é assim... simplesmente assim... rs

    E ler os blogs tbm traz sensações das mais diversas... é tão diferente de ler de outra forma... e q me desculpem os profissionais, mas me deleito por demais com os amadores... hehe

    beijos guri! Parabéns por este espaço tão gostoso... até.

    ResponderExcluir
  53. MUITO GRATA PELO COMENTÁRIO QUE DEIXASTE LÁ...GOSTEI DE SABER DAS NOVIDADES....

    AGORA O TEU TEXTO...ISSO É QUE FOI PISCAR E SORRIR. MUITO BOM.

    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  54. Olá, bom dia caro amigo! é perfeito, gostei muito, são poucas as coisas, as oportunidades de comentar tal pensamento, livre para pensar, voar e ler e escrever é viver, um forte abraço e muito grato.

    ResponderExcluir
  55. Nossa, amigo! SENSACIONAL! Você definiu exatamente o sentimento que tenho! Será que me acho uma blogueira? rs...mas estou me redescobrindo, abrindo portas de conhecimento e amizades, que antes não tinha! E estou me sentindo muito bem com isso!
    Obrigada por esse presente!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  56. É isso aí, rapaz, traduziu - tim-tim por tim-tim o que é, para nós, simples catadores de letras a imensidão das palavras, mágicas ou simplesmente retóricas. Piscou bonito!

    ResponderExcluir
  57. Olá... um enorme prazer conhecer seu blog, vc descreveu lindamente nossas paixões, traduzindo o que nós blogueiros sentimos ao escrever nossos sentimentos, relatar acontecimentos...enfim alimentar com letras o nosso cantinho preferido no mundo virtual...um grande abraço...volte sempre lá nos meus blogs...aqui já estou te seguindo...

    ResponderExcluir
  58. Às vezes fico pensando, porque estou escrevendo aqui? será que alguém vai ler? e se ler? e se não ler?
    Por outro lado é muito bom entrar em meu blog e escrever e ler os comentários e ler outros blogs e descobrir que no fundo somos todos iguais, e que um dia vamos e outros viram e vão nos ler e se perguntar sobre nós, será que somos um novo modelo de escritores sem papel? tudo virtual!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  59. Caro Jefh,
    Fiquei feliz e honrada com o convite de me expressar aqui, nesse seu cantinho cheio de prosa e história.
    O meu blog é minha paixão, me encontro em cada palavra que escrevo...
    Parabéns pela iniciativa, linda a passagem da Emília, "eterna amiga de infância", dona de uns olhos que até hoje piscam para o mundo de um jeito especial.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  60. Blog , pra mim é como diário... Pelo menos os meus...
    Vim convidar pra ver meu vídeo novo.
    http://sentimentosjacque.blogspot.com

    Beijo

    ResponderExcluir
  61. Acho que sou a quinquagésima quinta, mas acho que ainda venho a tempo de agradecer a visita ao meu blogue e de o felicitar pelo seu, nomeadamente por este texto tão emotivo sobre a nobre arte de blogar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  62. olá...

    Perfeita tradução...
    Blogar é tudo isso mesmo... Para mim, é um exercicio diário de retratar pensamentos, dar vida a algo impalpavel...

    Parabens pelo post!

    beijos

    29 de abril de 2010 07:24

    ResponderExcluir
  63. É!
    BLOGAR É TUDO ISSO!
    É CONFORTANTE,É PRAZEROSO!
    TEXTO PERFEITO!
    PARABENS PELO BLOG!

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  64. Ser blogueiro é a arte pessoal de cada um expressar os seus gostos, suas tristezas, revoltas e até desejos, ser blogueiro é ser alguém que voce sempre quis ser, mas não é, no papel, pois no mundo dos blogs, você pode tudo aquilo que deseja ser, escritor, jornalista, amante, cronista e até produtor, como você mesmo disse, Jefh. Ótimo blog! Parabéns e obrigado pelo comentário publicitário de bom gosto que me trouxe até aqui. Abraço, ganhaste um novo seguidor.

    ResponderExcluir
  65. Jefh

    seu blog é o mais belo florescer de um coração, sente-se o aroma deste campo florido de longe, não é a toa que atrai tantos beija flores borboletas todo tipo gente querida...

    sei que a leveza que sentimos após criar e compartilhar um post, é exatamente a leveza de uma nuvem compartilhando seu conteúdo, sei que um comentário do leitor é como um sol criando um arco íris em nossos corações...

    parabens a todos nós blogueiros!!!

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  66. FANTÁSTICOOOOOO......isso que posso expressar ao ver à importância de tudo que nós blogueiros somos uns para os outros!Encontramos a nossa vávula de escape....e assim continuaremos "PISCANDO, SEMPRE"!!
    Camila + uma seguidora!!

    ResponderExcluir
  67. Oi Jefh,
    querido!
    seu texto é barbaro e você é um blogueiro de fato.
    eu ainda não me vejo assim rsrsrs
    mas eu chego la sou teimosa italiana não desisti jamais.
    se bem que o texto é uma poesia por isto te coloco ao lado de quintana um dia você vai me dar razão.
    ainda vou a lançamentos de seus livros com direito a autografo e alegrias hehehehe.
    seus recados são delicias de ler. e não se preocupe a respeito do seguir o importante é ser o amigo querido que por aqui nos tornamos.
    mas me senti feliz tendo você la.
    da um baita orgulho.
    amigo aquele parte do pinguim vc tem toda razão e muito lindo de ver.
    é com muito chops a turma acaba não vendo nada rsrsrsr.
    adoro suas paginas parabéns por tudo.
    um grande e carinhoso abraço da amiga rita.
    bjos.

    ResponderExcluir
  68. Parabens. Vc redige muito bem e tem estilo.

    ResponderExcluir
  69. Caminhe palavra, encontre sentido, signifique-se sim e continue fazendo do verbo maneira de ver...
    Sucesso, amigo.

    ResponderExcluir
  70. Ah blogar é isso mesmo!

    É por a alma pra fora, em forma de palavras e expressar pra o mundo o que fica ali, bem no fundo do coração!
    Belo post, amei!

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  71. Interessantissimo esse seu blog.
    Meus parabéns e me desculpe a invasão.
    Quando tiver um tmpinho venha conhecer meu blog de fic, espero q goste.
    Abços!
    Kimura.

    http://kimuratorredevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  72. blogar é uma Arte .
    Temos que saber conversar partilhar e estar.
    Temos que estar sempre atentos aos precipicios. Depois devemos tbm cultivar a Amizade...
    beijos

    o silêncio deve ser escutado...sempre


    um beijo


    SILÊNCIO


    É noite
    Noite escura
    Tudo dorme
    Tranquilamente...
    E eu?
    Neste silêncio
    Escuto...
    Escuto o quê?
    Não sei...
    Escuto a tua voz
    Que baixinho...
    Me diz ao ouvido...
    É noite, tudo dorme...
    Mas eu estou aqui...
    Para ficar contigo!...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  73. oi Jefh, como não deixar um recadinho aqui...adorei a sua visita e sua idéia de despertar a nossa atenção a sua postagem.Blogar para mim é sacudir os meus sentidos e idéias...é extravasar os meus sentimentos...é passar experiencia aos que estão começando a percorrer os difíceis caminhos da vida...enfim, é prazeroso, é legal demais!

    ResponderExcluir
  74. Al fin pude venir y digo al fin, porque tuve que terminar algo para poder pasar de visita por lo tanto aquí estoy … Que lindo lugar tienes, quiero darte las gracias por tu comentario y hacerte la devolución, diciéndote que cada vez me siento mas cómodo en tu sitio, lo disfruto plenamente… La invitación de siempre a Cuentos y Orquídeas, para recibirte con una nueva fabula haber si gusta. Te mando un fuerte abrazo, mucha luz y hasta pronto…

    ResponderExcluir
  75. Amigo, me surpreendeu seu post em meu blog, seu convite ao desconhecido. E claro, como todo mundo aqui, curioso e blogueiro, me surpreendi novamente com o que encontrei. Visite o meu quando quiser; é bem-vindo. Estarei sempre por aqui dando uma olhada. Aliás o convite se estende a todos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  76. Cardoso

    Muito pertinente o reu texto, não pode haver dúvida que o serviço bloguer, aparecido em 1999, veio democratizar muito a actividade escrever. E meu amigo aparece por aqui cada escritor!
    Sem dúvida que criar, esver blogar é prazer. Um prazer que direi solitário. Porém o maior, o supremo vem dos comentaristas. Que vejam, depois aquilatar opiniões é grticante.
    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  77. Con suave coqueteo
    pido el consentimiento

    me acerco
    y te rozo la mejilla con un beso

    para ir despidiendo
    el fin de semana en silencio

    dejando y hallando
    sueños de pétalos dorados

    mientras paseando
    las ilusiones de la mano
    van jugando.

    María del Carmen

    ResponderExcluir
  78. Olá, Jefh, blogar é tudo de bom, como você disse no post. É tudo ótimo, maravilhoso, é viajar sem sair do lugar, sem tirar os pés do chão...
    Muito bom o seu post e o seu blog. Parabéns! Beijos

    Lu

    ResponderExcluir
  79. Bela justificativa! Nós blogueir@s agradecemos.

    ResponderExcluir
  80. Realmente blogar é um prazer, nos deixa mais "leves".

    Ótimo texto.

    =D

    ResponderExcluir
  81. Blogar é uma forma de se misturar "nas pessoas" os comentários que mais gosto é quando me dizem: Re vc escreveu pra mim hoje.
    É incrível chegar tão perto de alguém mesmo estando longe.

    Lindo texto

    Parabéns

    Beijos cintilantes

    ResponderExcluir
  82. Oi tem um selo para você no meu blog
    O seu blog está entre os quais mais admiro...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  83. A Jefh Blogar me trouxe devolta a menina que sonhava, com livros, escrevia poeminhas, criava desenhos, fazia agenda com fotos , figurinhas(Parente distante do blog no meu ver),
    cada post,cada comentario me da um prazer tão grande e ler os outros blogs tambem, trazer isso e as vezes até conforto na alma. seu texto esta ´perfeito para nos descrever . Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  84. Simplesmente sensacional o texto!!!
    O blog pra mim foi mais uma "válvula de escape"... Primeiro pelo momento importante de preparar um casamento, a ansiedade é muito que preciso escapar de alguma forma, segundo em situações do cotidiano, que as vezes preciso desligar-me e respirar.... e faço isso no meu blog!!! alem do mais é um ótimo exercicio pra organizar as ideias, sentimentos, aflições, alegrias... simplesmente d+++!!!

    ResponderExcluir
  85. ADOREI. Sinto exatamente o mesmo, e fico feliz, mesmo que entrem no meu blog só pra deixar uma vírgulinha! Blogar pra mim, é a verdadeira demosntracao do eu! Beijos Jef!!

    ResponderExcluir
  86. Vi teu comentário no blog da Ana Paula e vim correndo ler a crônica...Me identifiquei com cada ponto e vírgula, com cada palavra e seu significado. Simplificando:amei!
    Parabéns por tal sensibilidade.
    Já estou te seguindo e serás bem vindo caso queiras me visitar:
    tudoqueadoro.blogspot.com
    tudoqueadoroler.blogspot.com
    Até mais!
    Jaque

    ResponderExcluir
  87. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo convide.
    Sinto-me honrada por poder ter o prazer de desfrutar de tuas palavras.
    Adorei o blog..
    Simplesmente.
    Passarei a segui-lo, com toda certeza.

    Quanto ao post, está certissimo.
    Sem tirar nem por.
    No meu caso, pouquissimos amigos do meu convívio conhecem meu blog.
    Alguns já ate chegaram a visitar, mas não se interessam muito por "estas coisas"..
    Apenas uma amiga (que é aquela a quem considero uma irmã) é também uma blogueira e está sempre por lá.
    E apesar dos amigos "reais" não andarem muito por lá, encontrei muitas pessoas especiais aqui na blogosfera.
    Faço do blog as vezes uma "tecla de escape".
    Alias, na maioria das vezes..
    rs.
    Mas também exponho minha opinião, meus desejos..
    Exponho poesias e músicas que me inspiram..
    Enfim..
    Tanta coisa!
    haha..
    Gostei de te ver por lá.
    Espero que volte!

    BeijO com carinho!

    ResponderExcluir
  88. Realmente blogar é tudo.! aqui estou eu, uma blogueira amadora, mas, sempre criando, inventando,piscando. blogar é o maior prazer pra uma pessoa cheia de vida <3

    ResponderExcluir
  89. E este "blogar" é vicioso, meu querido... e como é!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!!! :o)

    ResponderExcluir
  90. Paso a dejarte un cordial saludo en esta mañana de sábado. Me encantó leerte y disfrutar de tus inspiradores escritos. Como siempre, un placer visitarte

    ResponderExcluir
  91. venha ser um seguidor do meu blog!

    Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  92. Jefh,
    Concordo com vc e vim dizer que fico muitoooo feliz quando recebo seus lindos comentários em meu blog...isso sim, nos deixa felizes e só reforça o quento é bom blogar para receber mimos assim :)
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  93. Oie jefh ;) olha eu aki dnovo rs

    adoreiiii , simplesmente amei o seu texto é de uma verdade absoluta : blogar é tudo isso !

    "Ai de nós blogueiros solitários"

    por muito tempo postei no meu blog sem ter nehum retorno, mas ainda sim blogar me fazia tão bem, que optei por não desistir , um dia veio o primeiro seguidor , ai eu percebi o quanto por mais simples que sejam nossas ideias , o quanto nos tornamos tão intimos, compartilhar no mundo da blogosfera ameniza a dor da solidão, encurta a distância de um coração ao outro , nos faz amigos ainda que por breves minutos, ainda que sejamos desconhecidos, nos tornamos como amigos de infância . Blogar é tudo isso!

    bjussss

    ResponderExcluir
  94. Olá, Jefh: BOA TARDE.
    Obrigado por me convidares a deixar "uma palavrinha" sobre o teu artigo versando o tema "blogar/blog/bloguers".
    Tb eu sinto e subscrevo 96,5% (rsrs...) do que escreveste e, tal como tu, é tb ENORME o prazer de blogar e passar tanta coisa de nós e... do Mundo... para TANTOS outros Amigos que AMAM de "igual forma" este "bichinho" que nos é tão prestativo em múltiplos aspectos!!!...
    Os outros 3,5% não te dou pq, como Português que casou, estuda, vive e trabalha no Brasil, não possuo esse rol de AMIGOS que tu possuias em "carteira". Comecei mesmo do ZERO mas agora SINTO que as "coisas" tão a mudar, visto que já tenho 111 Seguidores. Quem sabe se ainda não vou buscar mais uns quantos AMIGOS VIRTUAIS através do teu Blog...?!...
    Vou-te deixar com um Poema de uma Setubalense, a Alexandrina Pereira. Pode ser...?! Aí vai...

    Um banco de jardim...
    Uma criança.
    Um livro...uma canção...
    Uma esperança!
    Aroma de jasmim
    ou alfazema...
    Música nas palavras
    de um poema
    escrito com raiva
    mágoa ou prazer...

    Eu to ofereço...
    se tiveres tempo para o ler!!

    Acrescentaria ao Poema de Alexandrina... o BLOG... que achas...?!...
    ABRAÇÂO e... VOLTA SEMPRE...!!!
    Rui
    ++lindomenino

    ResponderExcluir
  95. Concordo com tudo o que você disse. Criei meu blog quando fiquei desempregada. Pra mim blogar era um refúgio e acabou virando vício.

    ResponderExcluir
  96. Lindo tu escrito, gracias por tu visita en miblog
    Un abrazo
    BB

    ResponderExcluir
  97. Adorei, de verdade, muito bom.
    Tudo o que foi escrito aí, é exatamente o que eu sinto ao escrever no meu blog, ao receber comentários e saber que alguém leu o que eu escrevi. Sonho em ser profissional nessa área de escrever. Como jornalista ou cronista, ou qualquer outra dessas que você citou. Mas realmente, não é por dinheiro, é pelo prazer de se fazer o que gosta, por isso tenho blog, por isso nós temos blog. :D Sim, nós somos escritores, não importa que não sejamos profissionais. SOMOS ESCRITORES :D
    Obrigada pelo texto nos homenagenado.
    Abraços. :D

    ResponderExcluir
  98. Olá Jefh
    Obrigada pelo post no 3x30!!
    Um beijo meu e do baby

    ResponderExcluir
  99. Olá Jef! Blogar é tudo isso mesmo! Sinto que faço parte de uma nova comunidade, conhecemos pessoas que talvez, por causa da geografia, de encontros e desencontros nunca nos conheceriamos. Por ex: vc! agora tenho o prazer de te conhecer e ler esse texto lindo e ser sua amiga blogueira! Sinto mesmo uma grande satisfação qdo estou postando no blog e ainda mais qdo temos coments! Vc deve estar feliz com os coments deste post, não? bjo grande , estarei sempre por aqui, estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  100. Jefh,

    Acho que a descrição do verbo blogar foi perfeita. Sentimos tudo isso descrito tão bem em suas palavras quando elaboramos os nossos textos, nossas idéias, e depois ficamos à espera de comentários. Interação que muitos ainda teimam em dizer ser apenas virtual. Mas o importante é tocar o barco em frente sempre.
    Parabéns, estou sempre por aqui!

    Abraços e bom final de semana,

    ResponderExcluir
  101. Blogar é, para mim, trocar impressões com analogias de mim. um blog são retalho de nós, vicissitudes da alma, prantos, silêncios redondos quando não estranhos "fantasmas".
    O blog é, por vezes, a nossa "festa" virtual interior.O resto é o postado. Esse resto que oferecemos aos outros mas que nem sempre são o retrato fiel de nós. Restos que não são mais do que aquilo que gostaríamos de ser.O nós verdadeiro raramente se encontra no nosso blogue. É um nós fugidio que raros visitantes podem "tocar"...
    O martírio maior é quando alguém se apaixona pelas analogias de nós que encontra em cada uma das pastagens do nosso blog ou pelos restos.
    O virtual tem destas coisas....a realidade, não.
    É por isso que muitos bloquistas amam de coração a sangrar pois as algemas do virtual não lhes permitem ser reais sob pena da realidade "apagar" o sonho... O sonho que, como diz o poeta, comanda a vida...
    Abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
  102. oi jefh!
    meu querido blogueiro hehehehe
    adorei seu carinho.
    e olha tenha certeza logo vamos a um noite de autografos e eu vou estar la toda orgulhosa.
    amigo vou dar uns roles então so vim desejar um lindo fds com carinho da amiga rita.
    a gente vai se falando.
    bjos milllllllll

    ResponderExcluir
  103. Este é o 104º comentário deste post e você ainda diz que se conforma quando só tem os leitores tímidos... kkkkk
    blogar é tudo isso sim, parabéns pela excelente "metapostagem".
    Blog é mesmo a máxima democratização literária, agradeçamos aos deuses e ao seu inventor esse espaço!

    PS.: Essa fala de Emília é, definitivamente, uma das coisas mais lindas do mundo!! ^^

    ResponderExcluir
  104. Olá!!! Que texto maravilhoso de se ler! É ótimo encontrarmos posts assim, verdadeiros, com melodia, e principalmente sobre assuntos tão diferentes dos clichês de tantos!!

    Blogar... pode até, por alguns - por mim -, ser definido como um sentimento... as vezes solitário, as vezes compartilhado, porém sempre necessário...

    Um post que até poder ser considerando a oração dos blogueiros..rsr

    Bom FDS!

    ResponderExcluir
  105. Ola Jefh.
    Nossa to comovida com sua visita e proposta.
    Para mim esta última soa até meio indecente rsrsrs. Eu nao sou blogueira nao...Registro algumas impressões das coisas que vivo..só isso.
    Quem me dera...Nem tenho tal pretensão. Reconheço meus limites.
    Mas olhe estarei sempre por aqui.
    Nem sei como vc chegou até meu blog...mas tô me sentindo...
    Bj

    ResponderExcluir
  106. sou a 106 *-* 1+6 = 7 ♥
    adoreeei o texto, escrever é o maior prazer que hoje tenho, é tudo que tenho, que sempre será meu e só, meus proprios sentimentos e expressoes, apenas meus.
    aah que bom compartilhar isso com você (:

    ResponderExcluir
  107. Meu grande escritor, um dos mais preferidos daqui...no "mémoires" há um selo "pour toi". Veja "la-bas".
    Abraço.

    ResponderExcluir
  108. Gracias por entrar en mi blog...el tuyo,aunque me cuesta seguirte por el idioma...me gusta,seguire visitandote

    ResponderExcluir
  109. Eu me surpreendo com voce, a cada post seu, eu fico muuito mais motivado a dar o melhor de mim em meus posts, seu blog é um blog de auto ajuda (risos) pelo pra mim. Gostei muito desse texto parabens !

    ResponderExcluir
  110. Oii Jefh! Valeu pelo convite, adorei o blog.
    Esses dias entramos nesta discução na aula de português, sobre blogs. Tentei explicar para várias pessoas contrárias o significado todo de ter um blog, que "blogar é a expressão máxima da democratização literária". Mas acho que foi você que conseguiu expressar isso de uma forma fantástica, neste texto lindo. *-*
    :*

    ResponderExcluir
  111. Olá, Menino!

    Voltei com "asas" cá está eu novamente.
    Talvez! se lembra de mim, talvez não! tudo bem, o importante é que estamos aqui...
    eu, vc, todos nós...

    Blogar para mim é...."voar" voar sem asas.
    cantarei pra você...espero que goste.rs

    VOA LIBERDADE
    Voa, voa minha liberdade
    Entra se eu servir como morada
    Deixa eu voar na sua altura
    Agarrado na cintura
    Voa feito um sonho desvairado
    Desses que a gente sonha acordado
    Voa, coração esvoaçante
    Feito um pássaro gigante
    Contra os ventos do pecado
    Voa nas manhãs ensolaradas
    Entra, faz verdade esta ilusão
    Voa no estalo do meu grito
    Quero ser teu infinito
    Neste azul sem dimensão
    Voa...(Jessé)

    Um olhar de admiração ao Jefh.

    ResponderExcluir
  112. Excelente texto, o importante é blogar para ficarmos felizes.
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  113. O blog são nossos pensamentos traduzidos em palavras e imagens.
    Adorei seu texto! :D

    Beijo e com certeza retornarei para as futuras postagens!

    ResponderExcluir
  114. Hoje à partir das 18 hrs, meu blog está concorrendo mais uma votação da Copa Blog, conto com seu voto amigo.Essa votação termina dia 05/05 e, depois aguardar a semi- final.

    Meu blog é:

    http://anamgs.blogspot.com

    O site para a votação é esse aqui:

    http://dado.pag.zip.net/

    Caso não consiga acessar por aqui, o link está no final do post atual meu.

    Desde já fico-lhe grata.

    Uma semana de muita luz.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  115. OI VC TEVE NO MEU BLOG D POESIAS, SEJA BEM VINDO NO MANUPINK, É UM BLOG DE ATUALIDADES.BJOKAS.

    ResponderExcluir
  116. Olá!
    Concordo contigo.
    Blogar e tudo isso e um pouco mais, e só que é blogueiro sabe e entende o gosto que é blogar.
    Obriga pela vistia em meu cantinho, espero que volte mais vezes.
    Vou dá uma passadinha sempre que puder.
    Beijos

    ResponderExcluir
  117. Boa noite amado.
    Desculpe a minha ausência,eu volto com tempo para acompanhar ok.
    Um beijo grannnnnnnnnnde.

    ResponderExcluir
  118. Olá Jefh!
    Obrigada pela visita!
    Adorei seu texto e concordo que blogar é realmente um prazer;)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  119. Só mais um comentário. Talvez um a mais. Faça ou não diferença não há como não comentar. Por acaso encontrei seu blog e, sinceramente, gostei muito, muito mesmo. Entre os letrados garanto que me enquadro como um quase iletrado, mas compenso isso com o excesso de emoção e sentimento verdadeiro nas palavras. Há pouco tempo conjugo o verbo blogar e sinto que não se distancia dos verbos amar e sonhar, pois amo e sonho blogando, ao escrever lançando ao vento para quem quiser ver um pouco do que penso e sinto, alguma coisa que eu possa ensinar ou a dúvida para que me ensinem algo. Não vou me estender mais, parabéns, ah e possui um seguidor a mais. Um jovem aprendiz de blogueiro, inexperiente,as vezes meio inconveniente, mas com apenas um objetivo: deixar por aí meus escritos para que possam ser lidos, sendo úteis ou não.

    ResponderExcluir
  120. Olá, foi maravilhoso receber um comentário seu me informando de uma postagem tão legal e criativa quanto essa. Parabéns pelo blog e obrigada por essa homenagem tão simples e bonita que fez aos blogueiros. Blog MARA! vou seguir...

    ResponderExcluir
  121. Um texto muito bom, ao qual nada tenho a acrescentar ou criticar. Está tudo aí…
    No meu caso, comecei por criar um blog para homenagear duas pessoas que me foram muito queridas e que infelizmente me deixaram há uns anos, sem que pudesse dizer-lhes tanta coisa, que por vergonha, ou por não dar valor na altura, nunca disse: meus avós.
    Por isso meu blog serve para isso, para falar de sentimentos, para divulgar uma vila meio esquecida neste Portugal, também ele meio esquecido…
    Serve até quase como diário, onde poderei um dia recordar os melhores momentos; onde ficarão lá gravadas as palavras e imagens, quem sabe para meus netos e bisnetos, e todos que hão-de vir…
    Muitas vezes o blog fica parado, ou porque nem sempre temos algo a dizer, ou porque não temos tempo, na correria do dia-a-dia, ou porque pensamos que ninguém nos está a seguir, que ninguém dá por nossa falta. Mas é como se fosse uma segunda casa, e um dia sempre voltamos…
    Continue com seu bom trabalho e a presentear-nos com suas postagens…
    Tudo de bom para si!
    Cristina

    ResponderExcluir
  122. Blogar é tudo isso pra mim.

    Muitas coisas me emocionam,mas poucas coisas me emocionam de fato.esse seu texto me emocionou de veras.

    ResponderExcluir
  123. Oiiiii
    Saudadesss daki
    Tive q me ausentar por uns tempos por conta de trabalho
    Mas aki estou eu novamente...
    Bem... adoreiiii o post
    Tenho o maior orgulho de dizer que sou
    BLOGUEIRA por amor, de coração aberto, por expressão...
    Bjoo grande e boa semana
    =D

    ResponderExcluir
  124. Oi, hoje eu recebi um selo e fiquei muito feliz, pode parecer meio bobo, mas achei um gesto bacana. Então eu te indiquei... se quiser receber o selo.. ve nesse post como faz. Gosto muuito do seu blog.

    http://blogaltospapos.blogspot.com/2010/05/selo.html

    ResponderExcluir
  125. Gostei muito... é isso tudo e mais um pouco rsrsr
    Blogar é mesmo tudo de bom!
    Parabéns pelo seu trabalho, gosto da maneira que escreve.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  126. Respondendo:
    Além de encontros de blogueiros, irei num outro no dia 16 de maio, eu fiz amizades que sairam do virtual para o real. Eu tive, por exemplo, uma audiencia para ir e nao queria ir sozinha, um casal do dihitt me fez companhia. Eu dei graças a Deus por esta benção.

    Tambem eu tenho muita facilidade para novas amizades.

    E quanto a amizade que tomou café comigo... kkkkk... sumiu... kkkkkkkkk voltou para a terra dele! Afinal, mora em outro lugar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  127. Uma delícia, poderia ser deixado como ‘carta testamento’ ao blogueiros: bloguem por amor!!
    E é isto, blogamos por tudo que você disse e por tudo que vi escrito pelos nossos amigos. E o bom da coisa, é que muitas vezes encontramos muitos, num só blog...

    Então vamos seguindo assim:

    Eu blogo
    Tu blogas
    Ele bloga
    Nós blogamos
    Vós blogais
    Eles blogam...

    Perfeito.
    Bjs
    Tais luso

    ResponderExcluir
  128. Nem sei como descobri você, foi lindo me encontrar na sua fala. Sou blogueira amadora.
    Acho que só existe blogueiro amador. Vamos em frente, convido voc~e ao meus espaços, e frequntarei os seus.
    um abraço,

    Eliane

    ResponderExcluir
  129. Lindo texto...

    Blogar é parir sentimentos...é dividir...é chegar perto...e é, além de td, testemunhar a democracia das palavras.
    Parabéns pelo blog, escreve divinamente.
    bjs

    ResponderExcluir
  130. Eu na verdade não sei ao certo o que significa ser blogueira.Outro dia assumi que possuo nove blogs e não sou
    blogueira ,levando em conta a forma como administro minha relação na blogosfera.Acho que sou uma "blogueira rebelde"pois não gosto de tenho quês-minhas ações e atitudes sempre estão relacionadas ao prazer.Eis a razão de pouco deixar comentários apesar de muito visitar.E este post tem tudo a ver como penso, por isso eis -me aqui a dizer: é assim que penso também!!
    Bom final de semana para você!

    ResponderExcluir
  131. Amanda, que não bloguemos por dinheiro, mas que seja sempre um grande prazer blogar. Grande abraço! Obrigado por seu comentário. Abraço!

    Valdeir Almeida, ótimo complemento para a crônica O Verbo Blogar! Obrigado e um grande abraço!

    Tânia Regina, obrigado por seu gracioso comentário. Grande abraço!

    Pelos Caminhos da Vida, que bom é blogar! Abraço!

    Mila, agora eu fiquei curioso para saber qual foi o momento em que o blog lhe salvou. (sorrio). Você pode me contar? (sorrio novamente, é claro). Abraço!

    Luciana Horta, obrigado por seu gracioso convite para conhecer o catadoradepalavras! Assim que eu conseguir me desenrolar da montanha de trabalho que está sobre mim eu irei lhe visitar. Se demorar não se esqueça de mim, nem me tome por mal. Grande abraço e obrigado!

    Lu Saldanha, obrigado pela poesia que deixou para enriquecer o meu espaço. Grande abraço e vivamos as palavras!

    Elaine Barnes, que nossos queridos blogs cresçam feito planta, feito criança. (sorrio). Abraço!

    Petro, concordo com o que disse sobre haver muitos leitores atualmente. Misteriosa blogosfera de blogofilosofia; e sigamos blogofilando. Muito bom, cara! Parabéns!

    Denise, parabéns pela caixinha como alusão ao blog. (Blog de Pandora). (sorrio). Abraço!

    El Ave Peregrina, muchias gracias por su atención! Blogar é a Expresión universal. Abraço!

    Sônia Silvino, obrigado! Obrigado também por seu convite. Irei aos seus blogs assim que me desenrolar da pilha de trabalho que me toma quase todo o tempo nos últimos dias. Abraço!

    Eurice, obrigado por seu comentário. Muchas gracias! Sabias as suas palavras. Abraço!

    António, obrigado, amigo!

    Xicoarantez, obrigado por suas gentis palavras, amigo. Eu sou de Ituverava-SP. E você , amigo de onde é? Abraço e aguardo!

    Gabys, quero ser uma de suas pessoas especiais para o seu blog. “Blogar é uma dádiva”; lindas as suas palavras. Grande abraço do Jefhcardoso.

    Cris, errante... , bondade seu comentário! Abra as porteiras e venha comentar até subir a poeira em meu chão. (sorrio). Abraço!

    Leci Irene, obrigado pelas palavras que complementam perfeitamente a minha crônica O Verbo Blogar! Abraço!

    Álvaro, pisquemos felizes os olhos nesta vida até o último fechar de pálpebras. Abraço!

    Edvalter, sim, amigo. Eu trouxe para a luz da blogosfera mia um filho em meu blog. (sorrio). Obrigado, amigo. Grande abraço!

    Sarah, orgulhoso fico eu em receber tamanho carinho em suas palavras em meu blog. Grande abraço, moça!

    Maíra Bezzi, a blogosfera é uma dádiva, como já foi dito nestes comentários. Abraço e obrigado por sua atenção e carinho!

    Priscylla de Cássia, obrigado por sua atenção em meu blog. Grande abraço!

    Almanakut Brasil, muito bem lembrado o seu comentário. Obrigado e um grande abraço!

    Amana, o seu comentário em meu texto discordando em parte foi muito bem vindo. Pôs-me a pensar. Achei linda e sincera a sua exposição da sua maneira de ver o blogar. Parabéns! Grande abraço
    Jefhcardoso

    Dani Cabrera, a coisa mais gostosa da postagem é isso; é ler o que as pessoas trazem. A história de seu blog é uma jóia; e se querem um livro teu: livro teu neles! Uai! Sorrio. Grande abraço!

    Lison, obrigado por toda a sua atenção, amigo. É assim que os textos voam, nas asas da generosidade de pessoas como você. Grande abraço!

    Lilian, fico feliz que tenha gostado do texto que escrevi. Obrigado por sua atenção. Carinhoso e fraterno abraço para você também.

    Vanessa, obrigado. Beijos.

    Herval, obrigado por sua atenção, suas gentis palavras e por seu convite. Assim que eu me desenrolar apareço no blog. (sorrio). Grande abraço, amigo e todo sucesso em seu jovem blog!

    Maria José, viva este maravilhoso mundo da blogosférico! Grande abraço e obrigado por seu comentário!

    Ebrael, obrigado por seu fantástico comentário em meu texto O Verbo Blogar! Achei incrível a história que você construiu; aquela idéia resulta em um bom tema para ser desenvolvido em um conto. Parabéns!

    Honey82 bella, ho amato il tuo commento. Sono molto felice con la loro visita. Grazie, bella!

    ResponderExcluir
  132. Lu Nogfer, obrigado por seu comentário em O Verbo Blogar. Blogar é tudo de bom. Grande abraço!

    Déko, venho tarde, mas muito grato por seu apoio e palavras que deixou em meu texto O Verbo Blogar. Blogar é mesmo uma realização, cara. Grande abraço!

    Will, obrigado por seu poético comentário. Obrigado pela homenagem na homenagem. E parabéns a todos nós blogueiros!!!

    Camila de O Caderno, obrigado por seu apoio e atenção ao comentar o meu O Verbo Blogar. Sigamos sorrindo e piscando. Abraço!

    William, obrigado por seu comentário gentil e cheio de força incentivadora, amigo. Conto com você para as postagens que estão por vir. Aliás estou com texto novo (O Diário de Bronson). Abraço!

    Bê, abraço e sucesso, amigo. Obrigado!

    Juliana Lira, obrigado por seu gentil comentário e milhões de beijos. Abraço!

    Kimura, fiquei muito feliz com sua presença em meu blog. Estou aqui conforme me convidara e trago os parabéns por seu trabalho. Interessantíssimo. Criatividade a solta. É isso aí meu amigo, He ho, let’s go!!!!! Abraço!

    Lili Laranjo, as suas visitas sempre me são como um presente de Deus; mais uma vez trouxe poesia ao meu espaço. Muito obrigado! E quanto às amizades, eu preciso me fazer mais próximo, pois elas não têm falhado comigo. Abraço!

    Teresa Aragão, fico feliz que tenha compartilhado a sua linda concepção de blogar, em meu O Verbo Blogar. Obrigado e até breve!

    Lely, fiquei muito feliz com sua atenciosa visita. O tradutor não ajuda muito, mas eu gostaria de dizer muitas coisas. Assim optei por falar um pouco em meu idioma. Amigo, me comovo ao saber que se sente cada vez mais à vontade em meu blog. Isso é algo muito bom de receber. E quanto ao seu convite, terei prazer em ir ao seu blog. Abrazo e mucha luz también.

    DiálogosdeSustão, obrigado por sua atenciosa visita! Um grande abraço e sigamos. Hey ho, let’s go!

    Daniel Costa, obrigado por seu comentário enriquecedor e sintético em meu texto O Verbo Blogar! Então foi em 1999 que teve início o serviço bloguer? Legal! Abraço e sigamos, amigo!

    La Gata María, trago um grande abraço de agradecimento a sua atenção que não me tem faltado. Sucesso!

    Luciana P., obrigado por seu comentário em meu O Verbo Blogar. Blogar é mesmo tudo de bom. (sorrio). Sigamos. Abraço!

    Leni.com, obrigado por seu comentário em meu O Verbo Blogar! Abraço!

    Gabi, sigamos com o prazer de blogar. Abraço!

    Re Fagundes, você escreveu pra mim hoje, só faltou um (o), tipo assim, entre parênteses. (sorrio). Obrigado por seu gracioso comentário em meu O Verbo Blogar. Grande abraço!

    Eliane, fiquei duplamente feliz por seu comentário em meu O Verbo Blogar: Primeiro, foi muito bom você ter compartilhado a coisa linda que o blog significa para você, esse resgate da menina que sonhava com coisas magníficas. Segundo, por você ter se identificado com a maneira como nos descrevi (blogueiros). Abraço e muito obrigado!

    Thatha, incrível a sua relação com o blog e o blogar! Obrigado por compartilhar no espaço de comentários de meu O Verbo Blogar. Grande abraço e sigamos!

    ResponderExcluir
  133. Brú, muito legal a sua visão de blogar. Obrigado por compartilhar em meu O Verbo Blogar. Grande abraço e sigamos.

    Jaque Bresolin, adorei a sua visitinha. Enalteci os bons ventos do blog da Ana Paula que lhe trouxeram ao meu blog. Fico feliz que tenha gostado de meu texto e ainda me apoiado nos trabalhos. Grande abraço e obrigado!

    RaH, linda a sua maneira de se relacionar com o seu blog. Lendo o seu comentário é natural querer bem o seu blog. Muito obrigado e muito sucesso. Abraço para sua amiga blogueira firmeza. Certo? (sorrio).

    Jess’, é isso mesmo, blogar é um exercício que celebra a vida, ou seja, coisa de quem é cheio de vida. (sorrio). Obrigado por seu comentário em meu O Verbo Blogar! Abraço!

    Carmem Lucia, do seu comentário em meu O Verbo Blogar: e que “vício mais saudável” este de blogar. (sorrio). Abraço e obrigado por sua atenção!

    Placer, María Jesús Verdú. Muchas gracias!

    Paulinho Legal, obrigado por sua visita e por seu convite, amigo. Grande abraço!

    Cris Teles, que graça o seu comentário! Obrigado! Abraço!

    Fabi, obrigado por compartilhar a história de sua vida de blogar. Achei lindo como aconteceu com você no início. Grande abraço e muito sucesso, linda!

    Ei, eu vim agradecer o seu comentário e... ou, você me emocionou. Que droga esse negócio de pais que não cuidam do amor das filhas! Que droga esse amor das filhas que não passa! Queria lhe dar um abraço e dizer algo que lhe curasse definitivamente, mas isso não existe, nem o abraço quando tão longe, nem as palavras mágicas. Sabe, quando algo doer muito, chatear você, deixe pra lá, pense no que lhe faz feliz; e acredite, tudo é vaidade e aflição de espírito. A busca pela felicidade passa por um caminho tortuoso, mas é justamente nele que temos que saber ser feliz. Abraço menina e desculpe qualquer coisa.

    Ucha, que lindo o momento em que o seu blog lhe ajudou; foi quando precisou muito. Já conseguiu trabalho? Espero que sim. Obrigado por compartilhar em meu blog. Grande abraço e tudo de bom!

    Rui, o comentário que deixou em meu blog é rico e possui momentos distintos. Foi muito agradável ler; o poema é muito agradável e belo. Desejo sorte em sua evolução no blog e muito sucesso. Use o meu espaço sempre que quiser. Será uma honra e um prazer lhe receber. Grande abraço e obrigado por tudo, principalmente por seu poema!


    BB, gracias por tu visita em mi blog. Un abrazo!

    Pamela, escritora Pamela, sim, corramos por nossos sonhos e alcancemos o prazer de fazer o que gostamos. Hey ho, let’s go! Abraço do Jefhcardoso!

    Flavia Werlang, obrigado por seu carinho e atenção ao meu blog. Beijo pra você o pro Baby. Abraço!

    Aline, fiquei sim muito feliz com todos os comentários; e obrigado por seu gracioso. É bom ser reconhecido como amigo seu. Obrigado pelo carinho e deixo pra você um grande abraço.

    Jonathas, mesmo que digam ser uma interação virtual o que ocorre com o universo dos blogs, é sim uma prazerosa e intensa interação. Obrigado por mais esta contribuição para o meu espaço, amigo. Grande abraço!

    Paulo Sempre, grande Paulo! Muito obrigado por compartilhar em meu blog a sua visão de blog e bloguista! Enriqueceu o meu espaço. E que nossos sonhos comandem nossas vidas rumo à felicidade sustentável. Abraço!

    ResponderExcluir
  134. Nara, caramba, né? Que coisa essas palavras do Monteiro Lobato na fala da Emília que coloquei em minha última postagem!
    Quando é que a gente vai imaginar que num livro infantil encontraremos algo deste gênero, dessa riqueza? Fiquei emocionado quando li estas palavras pela primeira vez em um blog que as citava, e depois me emocionei quando lia o livro para a minha filhinha de 7 anos e me deparei com este trecho pela segunda vez; e agora me emocionei com o seu lindo comentário. Obrigado Nara! Abraço!

    Suh, devo ter corado ao ler onde disse que meu post poderia ser considerado a oração dos blogueiros. (sorrio sem jeito). Como foi gracioso o seu comentário! Muito obrigado menina, você é muito simpática e amável. Um grande abraço, linda!

    Gueixa, magistral o Lupicíneo! Venho lhe trazer um fraterno abraço e lhe convidar a dar a sua contribuição ao meu último texto de O Diário de Bronson. Obrigado por seu carinho e atenção ao meu O Verbo Blogar.

    Sabrina, obrigado por sua graciosa visita! Abraço!

    Petro, obrigado pelo carinho e atenção! Grande abraço!

    Cisne, muchas gracias por tu comentário em mi blog! Abrazo!

    Gabriel, o seu comentário foi que me surpreendeu enquanto eu lia e respondia aos amigos. Eu fui quem ficou cheio de ânimo e motivação para trabalhar mais e melhor em meu blog. Muito obrigado, meu jovem amigo!

    IT., adorei você cantar para mim a canção Voa Liberdade. (sorrio). Obrigado pelo carinhoso e generoso comentário. Conto com o seu apoio e sigamos. Abraço!

    Maria Rita, que aula fantástica essa em que você discute o tema blog! Eu sempre quis participar de um debate como este. Parece que o movimento esta crescendo. Ao contrário do que se imaginou ao ver surgirem o novo Orkut e o Twitter, o blog vem alcançando e consolidando um espaço na literatura virtual. Não sou um militante do assunto, porém sinto muito prazer em tratar do tema. Obrigado por seu carinho e atenção ao meu blog através deste texto O Verbo Blogar. E obrigado por compartilhar essa sua experiência, que me deixou muito interessado. Abraço!

    Janeisa, bloguemos para a felicidade geral. Obrigado por seu carinho e atenção no meu texto O Verbo Blogar! Abraço!

    Sika, obrigado por seu carinhoso comentário em meu texto O Verbo Blogar. Grande abraço e sigamos!

    Manupink, obrigado por seu carinho e atenção. Abraço!

    Mikaele Tavares, obrigado por seu carinho e atenção. Abraço!

    Pérola, hoje sou eu quem traz um beijo e um abraço, linda! Assim retribuo um pouquinho do seu imenso carinho e atenção para com todos nós.

    Liduh, sou eu quem agradece por sua visita, por sua atenção. Grande abraço!

    Danilo +, lindo o comentário que deixou em meu texto O Verbo Blogar. Fiquei muito honrado por você ter compartilhado a sua maneira de conjugar o verbo blogar. Agradeço o seu carinho e apoio, amigo. Grande abraço e sigamos!

    Nayane, sou eu quem agradece por sua atenção e apoio. Muito, mas muito obrigado! Sigamos. Abraço!

    Cristina, para mim o seu Portugal jamais vai esquecido. Sou neto de um Ernesto sonhador que partiu daí aos 17 anos e foi pai de minha mãe. Obrigado pelo carinho e pelo incentivo. Continuarei escrevendo sim, e a sua atenção será um prêmio, um tesouro para mim. Linda a história de seu blog inspirado em seus avós. Grande abraço!

    Indy, fico muito feliz que meu texto O Verbo Blogar tenha lhe dito algo ao coração. Um grande abraço e obrigado por sua atenção!

    ResponderExcluir
  135. Bia, que bom lhe ver novamente comentando por aqui. Sigamos blogando por amor, e por amor. (sorrio). Abraço e um ótimo final de semana!

    Cantagalo, obrigado por desejar-me felicidade em meu blog. Venho lhe trazer os mesmos votos. Abraço!

    Sabrith, fico feliz que tenha gostado de meu texto, mais ainda por ter dito que gosta da maneira como escrevo. Obrigado por sua atenção! Um grande abraço!

    Flávia Mariotto, obrigado! (sorrio).

    Sissym, pode ter soado meio exagerada a minha curiosidade, mas não é o caso. Na verdade eu me interesso pelos fenômenos da comunicação, e o blog é um movimento do qual estou participando. Sendo assim me interesso por aspectos interessantes como os que você levantou. Obrigado por sua atenção e quando tiver mais notícias eu gostaria de saber; se achar legal esse assunto, como creio que ache. Abraço!

    Tais, que gracioso o seu comentário, isso sem falar em sua conjugação do verbo blogar. Veja, quanta coisa legal acontece devido ao blog. Achei lindo e delicado o seu comentário. Emocionou-me. Um grande abraço, linda!

    Eliane Accioly, muito obrigado por seu atencioso comentário. Quanto aos blogueiros, existem também os profissionais, gente que se dedica 100% e ganha para isso; mas a grande maioria é como nós; blogam por amor mesmo. (sorrio). Grande abraço e sigamos!

    Lila, obrigado por seu gentil comentário. Você foi muito generosa para com minha escrita. Muito obrigado! Abraço!

    Rejane, você não é blogueira, você é a blogueira. (sorrio). Possui 9 blogs e ainda lê um monte mesmo sem comentar. Se isso não for ser blogueiro... Obrigado por seu delicioso comentário e espero ter o prazer de me corresponder com você tantas outras vezes. Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  136. E assim é hoje em dia: é blogando que a gente se entende! Jeff, quando quiser vem escrever na digital VARAL DO BRASIL (wwww.varaldobrasil.ch) com a gente. É feito para pessoas como você, que gostam!
    Abraços, Jacqueline

    ResponderExcluir
  137. A honra é minha e julgo grandiosa a sua postura de dar atenção aos seus leitores, respondendo aos comentários, isto apenas valoriza ainda mais o seu trabalho e demonstra caráter. A maioria dos blogueiros e blogueiras qeu já possuiem certo reconhecimento tornam-se arrogantes e consideram-se melhores que os outros. Não percebem que ao se julgarem grandes diantes ds próprios olhos apequenam-se perante os outros, graças ao egoísmo e mesquinhez. O sucesso acompanha os que nele vêem apenas o reconhecimento de um trabalho e identificam o quanto isso serve não para o crescimento próprio, mas para contribuir para um desenvolvimento da humanidade, pois somos apenas peças que compõem um todo.

    ResponderExcluir
  138. Adorei sua meneira de expor aquilo que é pra nós blogar,você conseguiu expressar o modo como me sinto quando me sento de frente o PC e decido escrever.É um momento meu,mas que gosto de mostrar pra quem se interessar a ler.Adorei de verdade seu post e continuarei a acompanhar seu blog!

    ResponderExcluir
  139. Que lindo a sua visão do blogueiro!...
    Você tem toda a razão. Acabo de ler como exatamente me sinto com relação ao meu.
    Não há nada mais gratificante quando entro no meu blog e leio um comentário de alguém que entra de forma descompromissada e despeja o que lhe vem à mente quando lê um texto meu.
    Obrigada por sua presença surpresa em meu blog.
    Volte mais vezes, quando quiser e puder!

    ResponderExcluir
  140. Oi Jefh, seja bem vindo... e volte sempre!
    E obrigada pelo convite, e pode ter certeza, não achei pretenciosso... rss
    De repente, quem sabe, não seguirei seu exemplo!? rss
    Já fui te visitar e gostei desse post, por isso escolhi ele para te responder...

    "O Blog, à nossa maneira, à maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Blogar é um jeito romântico de se escrever – só não é mais romântico que cartas apaixonadas.
    E blogar é... divino e sagrado; é romântico e prazeroso; é sonhar e realizar; é compartilhar enfim."

    Parabéns!

    Vou voltar outras vezes, viu!?
    Bjs,
    Ivy

    ResponderExcluir
  141. Por incrível que pareça, também escrevo o meu texto para os que lêem.

    Sacas?
    ;]

    ResponderExcluir
  142. Jacqueline, que o prazer de blogar nos seja sempre e eterno em nossas vidas! Obrigado por sua atenção e seu carinho. Eu quero escrever no Varal do Brasil. Abraço e um ótimo domingo mater!

    “Somos apenas peças que compõem um todo” (por Danilo+). Vê por que é tão prazeroso o ato de blogar? Cara, que comentário forte que você dedicou a minha pessoa lá no meu O Verbo Blogar. Muito obrigado, amigo. Foram motivadoras as suas palavras. Grande abraço e um feliz domingo mater para você e as mães de sua vida.

    Biaaa, foi eu quem adorou a sua atenciosa e graciosa visita ao meu texto O Verbo Blogar. Grande abraço e um ótimo domingo mater!

    Malu, obrigado e um abraço!

    Ivy, obrigado e um abraço!

    Thai, sim. Saquei. Estou indo lá em seu blog ler e comentar. (sorrio). Abraço e obrigado!

    Vanessa, obrigado, linda! Abraço!

    ResponderExcluir
  143. Gostei muito da postagem e do blog.
    PARABÉNS!
    Como escrevi lá no Vórtice: Escrever salva-me diariamente.

    Tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  144. Blogar é partilhar ... tudo o que disse é verdade!
    Acabamos por partilhar parte de nós com quem nos lê.... e tal como o grande luzeiro fernando pessoa eu acrescrento... a melhor forma de elogiar um poeta, escritor ou BLOGUISTA é lendo a sua obra...
    Parabens! obrigado por dar-me a conhecer o seu mundo... Um abraço e beijo desde os açores!!!
    xoxo

    ResponderExcluir
  145. Visito seu blog, pelo convite que voc fez no meu. Gostei especialmente dessa postagem, isso é a definição de quem sente a mesma emoção que eu.

    http://midisouza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  146. Admirável o que escreveu. Eu amo escrever é minha vida. Tens razão quando diz que é tudo de bom, aqui podemos expor nossos sentimentso, mágoas, alegrias, enfim....Tudo.
    E por vezes fazemos amizades sim e muito sinceras, até amores encontramos.rs
    Gosto de escrever o que vai na minha alma, o que estou sentindo, não programo nada, acho que assim é mais sincero. Nem todos gostam, mas não importa, o que importa és tu sentir-se bem, sentir-se mais leve.
    Claro que os comentários são gratificantes, mas não escrevo por numeros e sim pelo prazer de escrever, ainda que ninguém venha visitar meu canto, continuarei a postar.
    Sou grata pelo carinho de tua visita, e que tenha apreciado meu canto.
    Gostei daqui, muito interessante e inteligente. Aprecio pessoas inteligentes.

    Un beso

    ResponderExcluir
  147. Colega de blogagem: não entendo muito desse negócio de blog, mas de escrever, um pouco. E você escreveu de escrever o que eu escreveria se a idéia tivesse tido. Visitando seu blog, além de me deliciar com as palavras, devo confessar minha inveja com a quantidade enorme de comentários e tão grande de seguidores...
    Do modesto lugar de minha pequena solidão de bloguinho, faço minhas as suas palavras.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  148. RETRIBUINDO A VISITA AO MEU BLOG, AMIGO. OLHA, SOU UMA BLOGUEIRA DE PRIMEIRA! TENHO 3 BLOGS, E AINDA BLOGS DENTRO DOS SITES DA REDE NING, ONDE PARTICIPO DE VÁRIOS SITES...ENTÃO BLOGAR PARA MINHA PESSOA É COMO COMER TODOS OS DIAS... UM BEIJO, E GOSTEI DO SEU TEXTO!

    ResponderExcluir
  149. Oi, Jefh...

    Adorei a visita!!! Ainda mais que me entendeu bem... vejo o porquê ao ler este teu post... é exatamente o que sinto...sou jornalista feliz, mas uma escritora frustada, pois, na verdade, os textos livres são os que me encantam. Ainda bem que os blogs vieram para que neles, pudéssemos descarregar essas ansiedades.... Obrigada pela visita e tomara que seja frequente... beijos..

    ResponderExcluir
  150. De cada pessoa que comentou aqui, eu fui ao blog e deixei o meu abraço, e agora aqui eu deixo registrada a minha gratidão: obrigado Angélica Lins, Cláudia Martins, Midi, “re”, Henrique Peixoto, Fátima Abreu e Renatinha Porto. Abraço do Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  151. Adorei o post!
    Porque blogar é mesmo assim.
    Tenho tanto a compartilhar que
    criei 3 blogs pra poder
    escrever 3 assuntos diferente.Sabe escrever nos blogs , ler outros,comentar e ler cmentarios
    é pra mim CONVERSAR
    Adoro.
    Bjins entre sonhos e delírios

    "Simplesmente
    Adeus sem lágrimas
    Sem porquês só

    Adeus "Reflexo d' Alma

    ResponderExcluir
  152. É exatamente assim que a gente se sente como jornalista... mesmo gostando de exercer a profissão, contando belas histórias dos outros, mesmo nos encantando com personagens reais do dia-a-dia, ainda somos presos às margens, ao número de caracteres medidos, cortados e fiscalizados pelos editores... por mais que narremos boas passagens sobre fatos e pessoas, ainda faltam espaços para as reminiscências, os detalhes que nunca cabem nas matérias. O blog é infinito... ele possibilita, oferece fluxo! E posso nele dizer sobre o que bem pretender... é por aí... ando amando ser blogueira, muito mais por ter liberdade de escrever do que por ser lida.... na revista em que trabalho já sou lida... o blog lê quem se interessa mesmo... beijo, guri... apareça mais... e vice-e-versa!! Ou, se preferir, usando o "lado avesso"!! Valeu...

    ResponderExcluir
  153. Uau, Jefh! Deves estar todo sorrisos. A alegria de blogueiro é receber comentários e teus generosos leitores soltam o verbo por aqui.
    Blogar é mostrar-se inteiro sem precisar tirar a roupa, né.
    Adorei a visita no Construtora de Palavras. Espero te ver por lá outras vezes.
    Bj,
    http://www.construtoradepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  154. Ótimo texto sobre blogar, esse novo e simpático verbo que nos convida a escrever.
    Ótimo post sobre o "verbo blogar".
    Escrever é algo incrível, todo mundo tem um pouco de escritor e blogar libera a criatividade, assim vamos fazendo nossos posts pontuados de sensibilidade entre um assunto outro, entre fotos, viagens e outros momentos preciosos descritos pelo escritor que habita em nós. Parabéns pelo post.
    Rita

    ResponderExcluir
  155. Tens razão, querido, blogar dá prazer, mas também dá um trabaaalho, rs*

    Já pensei em parar várias vezes, mas fiz tantos amigos.... sem falar que vira vício, cachaça...

    beijos e obrigada pela visita, volte sempre que quiser

    MM.

    ResponderExcluir
  156. Adorei seu texto, coloquei no meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  157. Reflexo da Alma, ter três blogs é compartilhar 3 vezes. Concorda? (sorrio). Bjins.

    Renatinha, fiquei curioso. Pode dizer qual o assunto que trata a revista na qual você trabalha?

    Marinha, sua definição de blogar (“Blogar é mostrar-se inteiro sem precisar tirar a roupa”) é qualquer coisa de sensacional. Adorei! Estou muito feliz sim, o blog tem tido muitos comentários, estou sorrindo fácil. (sorrio). Abraço e obrigado!

    Rita de Cássia, minha linda e atenciosa amiga, o blog é sim a nossa expressão. Bloguemos. Abraço!

    Fina Flor, ergamos um brinde à nossa saúde, e com cachaça blog para brindar. (sorrio). Obrigado!

    Mônica, muito obrigado. Deixo no seu blog o meu recado. Abraço!

    Giuliana, essa é a maior honra para um blogueiro. Fico muito feliz que meu texto tenha lhe agradado ao ponto de levá-lo para a sua casa. (sorrio). Venha quando quiser e peque o que tiver vontade de levar. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  158. O seu texto foi construido para dentro de cada um, inclusive eu, um mero iniciante. Os comentários assim confirmam. Em especial, faço minhas, as palavras da Tânia Regina Contreras.
    A propósito, já votei e passo a segui-lo.
    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  159. Gostei muito!

    E identifico-me com tudo o que escreveu!

    Blogar acaba por ser uma arte.

    O meu blog é recente (tem pouco mais de duas semanas), mas já se está compondo :D

    estou a seguir ;)

    ResponderExcluir
  160. Jefh,
    que verdades você escreveu ...
    Com esse invento, tornamo-nos 'escritores','editores','diagramadores' ...
    Eu fico muito feliz com isso ...
    e realmente, é um prazer indescritível postar ...
    Penso que seja pela possibilidade de compartilhar algo nosso; possibilidade que não tínhamos antes ... e, pensando bem, é tão recente esse evento da internet, não?
    gostei deste teu espaço ...

    bjos

    ResponderExcluir
  161. Jefh,
    parabéns pelo blog ..
    pelo que vejo é tão recente e com todo esse sucesso ...
    Eu já tenho um blog particular desde 2006, outro para os amigos, desde 2007 e esse aqui, o Intimidades, desde 2008, com um conteúdo variado, mas predominando o tema sensualidade e sexualidade, tema que não temos muito espaço para debater na 'vida real' ...

    E amei o que escreveste ... Realmente, cada post é um gozo, não há termo melhor ... E, a mim, o que mais me faz bem, é poder colocar pra fora o que me angustia ou o que me está fazendo bem, é um desopilar contante ... Algo que antes escrevíamos somente para nós mesmo .. Agora podemos compartilhar e buscar/emcontrar outros que pensem como nós ... É uma experiência fascinante, a internet ...

    tornei-me seguidora e voltarei .. espero que não te importes pela temática de meu blog ...

    caso te importes, basta me avisar ...

    bj

    curiosa

    ResponderExcluir
  162. The RP, Roséli - a Flor, Curiosa, levo a resposta do comentário aos blogs de vocês. Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  163. Olá,td bem?
    Acho que blogar é realmete muito bom, faço disso uma distração, mas com o compromisso de ser fiel aos meus seguidores.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  164. Ultimamente me auto diagnostiquei e creio que descobri meu mal, ou meu bem. Sofro de uma síndrome chamada TCPB (transtorno compulsivo por blog. Conhece alguém que tenha esse problema?
    Até descobrir o mundo da blogosfera eu não gostava de internet. Só me encontrei depois que conheci um blog...depois outro...outro e abri o meu. Já estou no quarto blog e pretendo parar por aqui por absoluta falta de tempo, porém, nunca se sabe!
    bjus
    Marineide

    ResponderExcluir
  165. Bom jefh, demorei pois fiquei sem internet por um bom tempo, mas cheguei, vim aki lhe prestigiar e agradecer pela bela homenagem aos blogueiros. você conseguiu retratar verdadeiramente o que sentimos quando fazemos um blog e quando fazemos nossas postagens. Te desejo todo sucesso do mundo e espero ler outras postagens interessantes! ABÇ
    Pedro! http://depontacabecablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  166. Jefh !!

    Que texto lindo! Vou pegar ele emprestado para publicar na UBE (União de Blogueiros Evangélicos)... Veja só o que é blogar, através de um comentário seu em meu blog pude descobrir este espaço com mil encantos.

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  167. Obrigado Cris, Brasigrega, Pedro/Dark, JS Pereira e Wilma Rejane! Respondi a todos em seus respectivos blogs. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c