Pular para o conteúdo principal

O Diário de Bronson (06 - Sabotagem)

Bronson ao chegar a sua casa não comentou nada sobre a conversa que teve com o Dr. Mendelson. Fato é que, não lhe agradou o teor do dialogo. Aquela conversação ao telefone havia dissipado a energia adquirida pela discreta redução do peso.
Frida notou que o marido voltara apático do encontro, um tanto abatido até.
_Foi tudo bem, Bronson? Ela quis saber.
_Sim. Respondeu Bronson e Frida satisfez-se.
Naquela semana que seguiu, principalmente no início, Bronson sentiu um pequeno abalo em sua confiança. Ele já havia mudado muitas coisas em sua rotina alimentar, contudo sempre alimentou a crença de que Dr. Mendelson lhe ofereceria uma dieta milagrosa ou coisa assim. Bronson sempre quis uma dieta milagrosa. Não queria remédios, mas uma boa dieta isso sim. Frida era uma boa esposa, porém não era pessoa com que se contasse em se tratando de ambição de emagrecimento. Ela já havia tentado por diversas ocasiões emagrecer, mas tinha sua própria maneira de pensar; era muito apegada aos hábitos de comilança que herdara de seus pais; estes possuíam origem alemã, italiana e portuguesa, e adoravam festas, mesa farta, vinho e cerveja. Além do mais, Frida, que era artesã, trabalhava em casa e adorava cozinhar para relaxar. Dizia ser sua terapia.
Bronson às vezes tentava discutir a relação, digo, a alimentação, mas Frida não tolerava este assunto. A mulher dizia que o marido estava ficando obcecado com os novos hábitos alimentares, dizia que ele estava ótimo para ela e que não via motivo para mudanças. Afirmava que a preocupação de Bronson por hábitos de alimentação mais saudável nada mais era que uma ortorexia em fase inicial. E ainda o advertia sobre o risco de tornar-se anoréxico.
_Bronson, esse seu excesso de preocupação com uma alimentação saudável é patológico. Isso já é ortorexia, Bronson, vai acabar anoréxico. Dizia Frida com certo ar de deboche.
Mesmo com Bronson afirmando com convicção seu desejo de emagrecer, Frida não mudava sua rotina na cozinha. Às vezes parecia até intensificar a produção das comidas, ampliar a variedade de pratos. Caprichava mais nos temperos e dobrava as quantidades das receitas. Noutras vezes desregulava os horários das refeições tumultuando a reeducação de Bronson, como que intencionalmente, contudo era claro que não havia um propósito consciente, declarado, porém não deixava de ser um comportamento um tanto suspeito o de Frida.
Sabotagem inconsciente? Talvez. Porém, indubitavelmente sa-bo-ta-gem.
Na segunda-feira, dia seguinte ao da conversa com o Dr. Mendelson, Bronson via a imensa semana que viria pela frente.

Comentários

  1. estou apaixonada pela historia do Bronson. ja me afeiçoei a ele.. que esposa ingratta.. tadinho dele.. porque emagrecer é uma luta e do jeito que ela faz como ele vai conseguir.. estou aqui torcendo por ele..linda npote para ti..beijão

    ResponderExcluir
  2. Adorei este novo capítulo,e já estou ansiosa para ler o próximo!
    parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. querido bronson... quem não quer uma dieta milagrosa??? como queria que existisse, hoje eu seria até uma pessoa melhor rsrsrs
    Mais precisamos percorrer um longo caminho, que com as "sabotagens" ficam maiores ainda... mais vc chega lá...
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom texto e figuração magica.
    Obrigada por sua chegada em meu cantinho..Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo convite jef :) ainda hoje tentarei ler o post mais atentamente e mais tarde venho aqi fazer um comentário mais formal okk? tou ansioso p ver :b

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando...Sabotagem!

    ResponderExcluir
  7. Maria Bonfá, eu também me compadeço do desafortunado Bronson. E o que dizer de alguém como você, que me incentiva com palavras tão entusiasmadas e graciosas?
    Obrigado, amiga e tudo de melhor!

    Mayla, muito obrigado por atender ao meu convite e conto com a sua atenção pelas próximas postagens. Abraço e tudo de melhor!

    Senhorita Poulain, sigamos. Sigamos em nossa árdua luta e sempre cuidadosos da sabotagem astuta. Obrigado por vir e comentar de forma tão descontraída. Abraço e tudo de melhor!

    Mulher Cristalina, obrigado por seu gentil comentário e por sua atenção! Espero ter-lhe mais vezes nesta casa. Abraço e tudo de melhor!

    JRonson, obrigado por seu cuidado de atenção e aguardarei ansioso por suas próximas palavras, amigo. Abraço e até!

    Maria Ângela, que bom que gostou! Abraço e... Sabotagem! (sorrio)

    ResponderExcluir
  8. Assim como o Bronson.. todas queremos uma dieta milagrosa..rs.. bjs e uma ótima segunda

    ResponderExcluir
  9. Jefh, esse capítulo devia chamar-se "Domindo com o Inimigo"...hehehe

    ResponderExcluir
  10. Mais uma personagem entra no enredo: Frida. Mesmo o narrador que você construiu dizer que a esposa de Bronson exagerava nos condimentos alimentares do marido inconscientemente, fica a dúvida.

    Eu acho que o narrador quer surpreender o leitor nos próximos capítulos. É ou não é?

    Abraços e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. ei jefh, moças vaidosas gostam sim de literatura...rs
    eu adoro
    vou segui-lo!

    ResponderExcluir
  12. Nanna, se houvesse a tal dieta que de tudo se pode comer e nada engorda-se... Obrigado por sua atenção, bjs e até!

    Grande Beça! Frida não tem sido legal com o cara. Não haja dúvida. Abraço e bom lhe ver por aqui, amigo!

    Amigo Valdeir, quero ser sincero em minha resposta: não sei que caminhos tomará Bronson nesta vida de reeducando (sorrio). Prossigamos. (sorrio novamente). E antes de despedir-me, amigo, quero lhe dizer que sua atenção, seus comentários, tudo, me têm sido de grande importância nesta jornada. Muito obrigado!

    Débora. (sorrio). E que bom que moças vaidosas gostam de literatura! Seja muito bem vinda, amiga. Abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Olá Jefh! Passando para agradecer a visita e o comentário deixado no nosso humilde espaço. Espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado. Com certeza, aqui voltarei mais vezes para apreciar com mais tempo as tuas postagens.

    Quanto ao nosso amigo Bronson, acho que deveria abrir mais os olhos com relação a Frida e, se possível, produzir seus próprios alimentos. Agora, se ele realmente deseja uma dieta milagrosa, eu conheço a dieta mais milagrosa do mundo, inclusive, para segui-la é muito fácil, a única coisa que ele precisa fazer é fechar a boca. Rsrs.

    Perdoe-me pelas baboseiras.

    Abraços e uma ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  14. Sim Jefh nós gostamos de literatura... Eu particularmente adoroo...

    Bjos obrigada pela visita e pelo comentario.

    ResponderExcluir
  15. Sa-bo-ta-gem... rs... amei! a história então cresce, os personagens aumentam a cada capítulo... muito bom guri...

    estou a apreciar o desenrolar da história... aguardo ansiosa pelo desfecho... e pelo curta agora... hehe

    bjs guri. até breve...

    ResponderExcluir
  16. Jeph
    Estou retribuindo sua visita, e passando para parabenizá-lo por sua incrível história de Bronson.
    Estou ansiosa por ler mais um capítulo.
    Será como que vai terminar...

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Furtado, Bronson e Frida vivem uma relação muito complexa. Quanto a Bronson preparar seu próprio alimento é uma ótima sugestão. (sorrio). Obrigado por sua atenção e seu bem humorado e espirituoso comentário, amigo! Abraço e até!

    Desassossegada, obrigado por sua atenção e cuidado em vir e responder a minha pergunta! Espero lhe ter mais vezes nesta casa. Abraço e até!

    Tati, é tentadora essa história de curta. (sorrio). Fico muito feliz que esteja gostando do desenrolar da história. Fico cheio de pilha para continuar. (sorrio). Abraço e até, guria!

    Regina Regina Regina, obrigado por vir. Estou muito feliz em lhe ver aqui novamente. Muito obrigado! A história de Bronson só Deus sabe como termina. (sorrio). Abraço e até breve, amiga!

    ResponderExcluir
  18. Jesuisssssssssssssss....o bronson sou eu....e a frida é meu marido ahahahahahahaha esta historia do anorexico eu ouço faz 1 ano e cada vez ta pior, mesa farta é com meu marido mesmo, habitos alimentares horrorosos e a neurótica sou eu haahahahahahah Adoreiiii !

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jefh! Ando totalmente sem tempo. Muiiito trabalho. Mas deu pra perceber que a história é boa.:) Assim que eu puder volto pra ler tudo, desde o começo. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Olá, vim agradecer ao parabéns pelo dia da mulher, e não se preocupe, de atraso eu entendo (axo q vc já percebeu pelo tempo q a resposta demorou neh rs). Muito obrigada pelo carinho!
    E muito interessante essa história, estou voltando pro início porque fiquei muito interessada, vc escreve muito bem.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite meu querido.
    Para q eu faça um comentario á altura vou precisar voltar um pouco as suas postagens para entender bem o q se passa.
    Te prometo fazer isso no fds ok.
    Obrigado pela sua visita.
    Um beijo grande.
    Provavelmente eu leia mais tarde e prometo-lhe colocar os meus comentários em dia.
    beijokas.

    ResponderExcluir
  22. Ex – gordinha, muito legal esta identificação com a personagem! Isso é uma das melhores coisas que podem acontecer quando se publica um texto. Muito obrigado por sua divertida visita. Espero lhe ter aqui muitas outras vezes. Abraço!

    Nydia, sei bem como é a questão da correria. Fico feliz por sua gentileza de vir. Aguardarei ao seu comentário pós-leitura. (sorrio). Abraço!

    Gabys, obrigado por sua atenção e seu gentil comentário. Abraço!

    Pérola, estarei aguardando sua presença. Venha quando puder. Será sempre muito apreciada por aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Poxa a esposa também ñ o ajudava em nada.Age com egoísmo e isso é ruim.Tomara q ele consiga.
    Beijokas e até a próxima postagem.
    Valeu rs.

    ResponderExcluir
  24. Vanessa, obrigado por vir e comentar. Quanto a sua sugestão não é a primeira vez que um visitante me diz isso. Ocorreu que tentei inverter tornando o fundo branco e as letras pretas. Não me senti bem. Durou 12hs apenas. Parecia não ser o meu blog e as fotos me pareceram não combinar com a mudança. Então retornei a cor original e creio que não conseguirei me desapegar dela por hora (sorrio). Gostaria muito que você se sentisse melhor durante as leituras, gostaria até de programar uma mudança para facilitar, mas por agora não consigo (sorrio). Abraço e muito obrigado por seu cuidado e atenção!

    Pérola, Fridas existem em toda reeducação alimentar. Em toda parte que o reeducando vá.
    Obs. Fiquei perplexo e maravilhado esta manhã ao ver o carinho cm que leu e comentou meu blog. Estou de saída para o trabalho, mas vou com uma imensa vontade de ler cada e responder aos seus comentários. Farei isso assim que eu retornar hoje. Abraço e um imenso obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Sabe, ontem voltei aqui e reli, o maior sabotador é a nossa cabeça !!! eu tinha a mania de dizer, eu engordei porque meu marido come e bem.... mentira.... isso são as 4200 desculpas de um gordinho.... hahahahah....se não mudarmos o modo de pensar...a sabotagem vem de dentro !!! :P

    ResponderExcluir
  26. Opa! Gostei do que li...
    Voltarei ao início, fiquei curiosa pra entender algumas partes!
    Macro beijos!

    ResponderExcluir
  27. bem tenho mesmo q ler todos os anteriores capitulos, acho q apartir d agora ficarei a ler tudinho mesmo para entrar na historia :) mt bom

    ResponderExcluir
  28. Olá Jefh, resolvi visitar seu blog, nem só de beleza vivemos, e como vc disse, todas nós somos chegadas a uma leitura sim, visite meu cantinho, ficarei feliz, já sou seguidora, bjs!!

    ResponderExcluir
  29. Oi Jefh,posso te chamar assim?
    Gostei do seu Blog,já estou te seguindo.
    Agradeço a sua visita,volte sempre que quiser,ok!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  30. Ex – gordinha, é isso mesmo. Está tudo em nós, mas está tudo em todos também. Impossível não nos influenciarmos, porém a superação é por nossa conta. Abraço!

    Carol Maia, leia sim. Fico feliz que tenha gostado. Abraço e obrigado!

    JRonson, conto com a sua atenção e comentários. Não deixe de comentar em tudo que ler. Os comentários me são de suam importância. Abraço e obrigado!

    Bonequinha de Luxo, visitarei sim. E muito obrigado por vir. Abraço!

    Dona Doçura, fique à vontade. Obrigado por vir. Voltarei para uma visita a qualquer momento. Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Agora é minha vez. Li e gostei muitíssimo:

    Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?


    .
    .
    .


    Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
    Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.."


    - Mateus 6. 28 a 33 -

    Espero que lhe traga alento.
    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  32. Pulinha, incrível! Eu já conhecia a passagem, mas ainda assim causa admiração ao ler novamente. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c