Pular para o conteúdo principal

COLDPLAY

João Gusmão era de 27. O João era muito velho. Um livro com a idade do João teria todas as paginas amareladas, teria avarias causadas por traças e teria uma poeira insuportável. Eu que sou alérgico, teria uma crise das bravas com um livro tão velho e empoeirado; precisaria de máscara para suportá-lo.
Ainda pensando na idade do João, uma roupa com essa idade seria completamente gasta ou completamente antiquada, ultrapassada, e certamente empoeirada.
Era uma quarta-feira comum, sem nada diferente na agenda; apenas rotina. Eu havia tomado um bom banho, mas... bem, antes do banho eu havia acordado é claro. Havia acordado, feito minha higiene oral, minha higiene facial e ido comprar pães para o café matinal. Pão fresco é uma delícia.
Enquanto eu me punha a caminho da padaria, o João amanhecia acordado e respirava com alguma dificuldade.
Tomei meu café com muito gosto, muito prazer. Conversei bem humorado com os meus queridos que á mesa estavam.
João estava lá. Lá em seu lugar. Havia muito que João não saia de lá para nada. Desde o triste dia em que quebrara a perna. Alguém sempre o trocava. Alguém sempre o virava para prevenir escaras. Alguém sempre o medicava na hora certa. Alguém sempre o alimentava com uma papa horrorosa. Você gosta de papa? Eu acho papa uma coisa horrorosa.
Naquela manhã tomei um banho delicioso, com bastante água fresca; não gelada, apenas fresca – me faz bem pra a circulação; faz minha energia circular.
O João tomava um banho de leito; é banho de bacia, é banho na cama, é banho de pano, é banho de gato, de trapo.
Meu banho foi ótimo. Bastante água corrente a arrebentar sobre minha pele molhada, sobre meus cabelos encharcados. Usei um sabonete cheiroso que me prometia sentir o frescor do verão todo dia; e era outono. Era de uva verde e água de coco. Isso seria bom até para comer, mastigar. “Puro vegetal” dizia na embalagem. Usei também um shampoo sem sal, que prometia reparação insuperável.
Lavaram os cabelos do João, mas os cabelos do João precisavam ser cortados. Estavam sem corte, meio compridinhos, desorganizados. Eram fiapos de cabelos brancos amotinados. Sua barba também pedia lâmina. Era uma barba branca de uns três ou quatro dias - Quem sabe?
Em meu banho eu cantarolava uma balada do Coldplay; do jeito que me ocorria. Meu inglês é péssimo, meu inglês é uma lástima. Meu inglês? Que nada.
Já o João, em seu banho de gato, só gemia e respirava com alguma dificuldade; talvez fosse a asma de sempre.
O ensaboaram. Espalharam o sabonete no corpo, exceto no rosto. Usaram um pano bucha, ou uma bucha de pano, não sei. Ao terminar lhe passaram panos úmidos. Depois o secaram. O secaram bem seco. Passaram-lhe até talco; espalharam cuidadosamente na pele limpa e seca. Aquilo deixaria a sua pele suave, macia e perfumada, protegendo-a contra a umidade. E João Gusmão só gemia. Terminei meu banho. E como gosto de minhas toalhas! Gosto de minhas toalhas que já foram felpudas e hoje vão gastas. São macias e secam bem. Não as trocaria por outras novas e caras.
Saí do banheiro seco e bem disposto.
Deixei as crianças sorridentes na escola enquanto João não passava bem após o banho.
A caminho do hospital eu ouvia o mesmo Coldplay do banho, a canção era Trouble, que significa o mesmo que aborrecimento, transtorno, preocupação, dificuldade... e se eu soubesse que era esse o significado teria escolhido outra; teria escolhido Viva La Vida, que também é dos caras e eu gosto. A canção se misturava a sirene de ambulância.
A enfermeira acompanhante do João chamou o resgate. Achou que o João não estava legal após o banho. Nada legal.
Quando cheguei ao hospital cruzei com vários amigos com quem troquei curtos cumprimentos simpáticos. O resgate foi rápido e João já estava subindo do pronto-socorro, e quando pisei em meu setor o João já estava sendo “reanimado”. O João não estava legal. Não estava nada bem. Tentaram de tudo, porém não era a vez do João continuar. João encerrou ali a sua luta, sua caminhada, sua carreira, sua jornada. Como queira.
Eu vi o João suspirar. Era o último suspiro de João. Eu vi. Foi um suspiro de alívio. Eu vi e posso afirmar com toda convicção que o achei aliviado ao suspirar. Eu também suspirei ao ver João Gusmão suspirar. Era um suspiro aliviado com certeza. Eu que sou de 74 posso afirmar.

Comentários

  1. Brilhante texto...muito bem escrito.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jéferson, ótimo texto.
    Gosto de contos sobre o cotidiano.....
    Só faltou colocar a música do Coldplay que adoro.
    Continue sempre assim, nos privilegiando com suas estórias, trazendo-nos um pouco de alegria, sentimentalismo, nostalgia....enfim, tudo que precisamos no nosso cotidiano.

    Abração...e muita PAZ.

    ResponderExcluir
  3. Como vai Jefh?Só queria parabenizá-lo pelo blog e dizer que fiz um mini-banner para seu blog e coloquei no meu para direcionar ao seu,ele está junto dos "banners móveis"que tem no meu blog.
    Tudo de bom pra você...até mais!
    By Thellyn Metal Blogspot

    ResponderExcluir
  4. Rapaz de 74, isso é covardia vc fez a senhora aqui de 72 chorar pelo alivio do João de 24. Um bom dia, sem choro nem agonia.

    ResponderExcluir
  5. Eu leio todos os tipos de blogs. Não conhecia o seu, vou dar uma conferida. E o blog no qual vc comentou não existe mais, experimente o renatachecha.blogspot.com, no qual falo de tudo um pouco. =]

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meu querido.
    Muito obrigado pela paciência de responder todos os comentários rs.Eu amei.Eu falo pelos cotovelos mesmo rs.
    Adorei a sua postagem,o João era paciente do hospital em q tu trabalha?
    Cumpriu a sua meta,já estava velhinho e vejo pela comparação dos seus hábitos ao dele q ele já ñ cumpria as suas funções sozinho nem as mais simples.Suspiro bem vindo e a julgar pelo q relata, majestoso.
    Vc narra as suas postagens numa perfeição absoluta,deixa bonito o q certamente nos entristeceria.
    Parabéns meu querido e muito obrigado pelo q deixou lá na minha concha.Obrigado mesmo de coração.
    Beijokas e um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  7. O texto é bem forte, mas remete a uma realidade que reconheço em alguns idosos, em algumas situações...

    Infelizmente muitos de nossos velhos, que já foram jovens e viris, acabam seus dias dependente de outros... e não são todos os que possuem a sorte de ter um alguém que lhe sirva uma "papa horrorosa" ou lhe dê banho e se preocupe com talco.

    Gostei da forma como escreve, está de parabéns.

    Beijo Grande e grata pelo convite de conhecer teus textos, estarei sempre aqui.

    Aramantha
    maoslindas.blogspot.com
    @maoslindas

    ResponderExcluir
  8. Bom diaaaa, tudo bem?? Gosto de ler sim, minha mãe é professora de português, vamos supor que estou nesse meio de leitura rsr, obrigada por visitar meu blog, mas gostaria que me seguisse também pode ser? agradeço rsr, apesar de que meu blog não está atualizado esses dias, correria d++. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    Passando para dar uma espiada nas novidades e dar os parabéns pelo dia de hoje.
    Desculpe a minha ausência esta semana, mas estou sem internet, tendo que recorrer a uma lanhouse. Não gosto muito de recorrer a estes lugares, mas... fazer o quê. Para quem mora dentro do mato como eu, é a única opção no momento, assim mesmo muito lenta.
    Não sei por quanto tempo vou ficar sem conexão, o 3G apresentou um problema e estou aguardando uma solução (sentada porque em pé vai cansar ).
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveitra para desejar um bom final de semana.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  10. Tem selinho pra ti do dia do blogueiro em http://memesdamiss.blogspot.com/
    Espero que goste, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Hugo, é bondade sua, amigo. Obrigado e abraço!

    Dória, o Coldplay é muito bom. Gosto da atmosfera meio tristonha das canções. (sorrio). Obrigado por seu delicioso comentário. Abraço!

    Thellyn Hetfield, (sorrio) valeu amigo. Achei muito legal esse lance. Irei lá ver o mini-banner e lhe visitar. Muita atenção sua. Abraço, brother!

    Eliane de 72, chore. Chore amiga. Chore pela vida. Ela é linda! Abraço e um ótimo domingo que se aproxima.

    Renata Prado, obrigado por vir e obrigado pelo convite. Abraço!

    Pérola nossa jóia da blogosfera, foi um imenso prazer bater papo via comentários. (sorrio). Majestoso o seu comentário. Sou eu quem agradece por sua perfeita amizade. O João é mais um na multidão. É o meu avô, é o meu tio, é o vozinho da minha filha e de meu filho, é o paciente que vejo todos os dias. Um forte abraço e um ótimo domingo que se aproxima!

    Bruxa Amarantha, que os Buendia sirvam de testemunhas do quão duro são 100 anos de solidão. (sorrio). Você tem toda razão ao enxergar a sorte dos que recebem algum cuidado. Sabemos disso. Obrigado por vir e um grande abraço!

    Gigi, por nada. (sorrio). Abraço!

    Nathalie, um abraço para a sua mãe! (professores são tudo). Seguirei sim. Obrigado por convidar-me. Abraço!

    Silvana Nunes, senti sua falta. Hoje é o dia do blogueiro, né? Soube só agora. Obrigado! Parabéns para você também! Ficar sem internet é muito difícil. Saudações Interioranas!

    Miss, obrigado. Irei buscar. Abraço e tudo de melhor!

    ResponderExcluir
  12. Amarelo ...
    Como a cor da idade dele
    Amarelo ...
    É o sorriso das gerações
    que tardam a entender
    que amarelo
    será o amanhã

    ResponderExcluir
  13. Passar por aqui é um prazer... ainda mais qdo leio em teus relatos não apenas a sensibilidade, mas os detalhes de quem atento e observador exímio, não ignora o simples e pode notar 'ultimos suspiros'... lidar com a morte não é notar o 'fim', óbvio, mas perceber nela o começo para outras coisas q nos são acresentadas toda vez que ela nos toca de alguma forma...

    suspiro agora... e me vou. abraços Jeff e até guri.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!!!
    Vim te agradecer a visita meu querido rs.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jefh!

    Triste, mas muito bem escrito. Prende o leitor do início ao fim.

    Vivi situação semelhante com meu pai, e sentia um certo nojo de mim, ao tomar um banho fresquinho e no meu ritual de odores preferidos, enquanto ele, na cama, tal e qual o personagem, tomava banho de pano, e se alimentava de papas, e depois parenteralmente.

    Sorte a do João que não percorreu tão longos 13 anos em cima de uma cama.

    Mais uma vez, parabéns, pelo belo conto!

    Forte abraço!

    Mirse

    ResponderExcluir
  16. Olá!! Tem selo pra vc no meu blog! Fique à vontade se quiser pegar... O que vale é a homenagem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. E que falta fará o hoje de nossa tez multicolorida quando amarela for!
    Ivan, obrigado, amigo, por seu cuidado em vir e comentar este texto de grande significado para mim. Abraço e um domingo mágico!

    Tati, prazer é ver você passar por aqui. Fico sempre a admirar quando passa. (com todo respeito, claro). Suspira, vai e já deixa saudades. Abraço e um domingo mágico!

    Boa tarde, Pérola! Quem agradece sou eu. Abraço e um domingo mágico!

    Mirse, 13 anos é muito tempo para só pensar. Mas, é assim. O que fazer? A existência tem diversas formas de ser, a convalescência prolongada é uma delas. Aprendamos. Aprendamos amiga. Abraço e um domingo mágico!

    Oi Psico, desculpe se me atraso muito para buscar um presente tão carinhoso, não é por mal ou desdém, é que não sei mesmo mexer com selos. Colei um através de um passo a passo e depois desse tentei colar outros dois e não deu certo. Mas darei um jeito, estou muito grato, é um carinho muito especial este de oferecer selos que ornam o blog que tanto gostamos. Obrigado e um grande abraço mais um domingo mágico!

    ResponderExcluir
  18. oi, amigo novo! Jef! obrigada por ter vindo me ver, e aqui estou vendo o teu espaço, e estou achando muito, muito interessante,e gostei deste texto!muito bem escrito...
    espero que continues me visitar e assim farei eu tbem!
    um abraço

    ResponderExcluir
  19. OI OBRIGADA PELA SUA VISITINHA NO POESIAS PINK!
    ESTE É UM BLOG Q QUASE N ESCREVO, TENHO UM Q ESCREVO MAIS
    WWW.MAANUPINK.BLOGSPOT.COM


    BJOKAS!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Jefh!!

    Olha! como vc viu recebí três selos. Se vc clicar na opção leia mais do meu blog, verá qual foi o seu!!!! Foi o segundo que eu te dediquei.
    Veja bem, tem uma maneira muito simples... Vc clica nelçe com o botão direito e escolhe salvar imagem como. Ai vc coloca na pasta que vc quiser.
    Quando for publicar, tem inserir imagem na parte de escrever a postagem, então vc captura ela...
    Qualquer dúvida estou por aqui!!

    Enorme abraço

    ResponderExcluir
  21. Vim te deixar o meu boa noite.
    Muito obrigado pela visita.
    beijokas.

    ResponderExcluir
  22. olá!!
    retribuindo tua visita e virando fã....
    ah!!aquela cobra é pra alguém em especial, que muitas vezes me fez rastejar..
    bem..isso é uma outra história..
    adoreiiiiiii!!!
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jeferson

    Teu texto é muito bem escrito, aliás tem muito texto bonito por aqui.
    Quantos "João" não devem existir por aí? Sempre é bom lembrar disso para valorizarmos o prazer das pequenas coisas que só quando nos são privadas é que damos o seu real valor.


    Obrigada pelas palavras carinhosas que me deixaste no Maria Clara, agradeço de coração!
    Voltarei mais vezes,
    Bjs

    PS: Adoro Coldplay, Viva La Vida é uma das minhas preferidas! Temos bom gosto musical, concorda?..rsrsrs!

    ResponderExcluir
  24. Myra, fico muito feliz que tenha gostado. Veremos-nos no futuro. Obrigado e abraço!

    Poetisa Pink, obrigado pela atenção e pelo convite! Abraço e até!

    Psico, eu cliquei, mas... vou lá novamente e não dispenso a sua ajuda. (sorrio). Obrigado!

    Pérola, boa noite e uma ótima semana para você!

    Solange, rastejar não é nada fácil. Lamento. Que bom que gostou do meu blog e fã é muito, estamos em pé de igualdade, então sou seu fã doravante. (sorrio). Abraço!

    Wania, o João sou eu é você, somos todos. O que não é será. O que não será é por não ter chegado lá, mas nem por isso deixa de ser João.
    Obrigado eu por seu carinhoso comentário e se temos bom gosto eu não sei, mas que gostamos gostamos, e tem gente que dirá que é mau gosto. Respeitaremos. Ok? (sorrio). Abraço e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Primeiramente, obrigada pela visita!
    E respondendo às suas perguntas, eu gosto sim ler- e Muito!-, até pq pela profissão de Advogada e eterna estudande (estudo pra ser Promotora e pro meu futuro mestrado em Ciências Penais), a leitura é obrigatória!
    Além dos livros jurídicos, que fazem parte do meu dia-a-dia, eu também gosto de relaxar lendo um bom livro!
    Gosto de moda, tenho brechó virtual, mas também sou culta!!! Rsrsrsrs.
    Obrigada!
    Beijocas,
    Larissa.

    ResponderExcluir
  26. Oi, estou retribuindo sua visita no meu blog "Brecho Encantada", muito obrigada pelo comentário e convite em conhecer seu espaço.
    Podemos trocar links, será ótimo.
    Bjs
    Clau

    ResponderExcluir
  27. Muito legal o texto. Parabéns!

    Saudações fashionistas, Bell!
    [http://fashionistabaiana.blogspot.com/]

    ResponderExcluir
  28. Adorei o texto, muito bem escrito e as formas como faz sua postagens tbem. Com certeza muitas leitoras e blogueiras irão adorar seu blog. Continue...

    abraços

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo blog, muito interessante o que escreve!!

    Fiz umapostagem sobre seu blog, ok?

    ResponderExcluir
  30. Oiiii
    Invada o Permita-se sempre q quiser... hehe
    Bjos e boa semana!
    Volto com mais tempo dpois
    =)

    ResponderExcluir
  31. Lary’s, que legal esse seu gosto pelas letras, essa sua história familiar. Parabéns por suas conquistas e seus projetos, e por sua gama de interesses! Vejo que não apenas gosta das letras como as vive intensamente. Obrigado pela visita e espero lhe ver mais vezes por aqui. Abraço!

    Bell, quanto tempo! Legal que veio e comentou. Obrigado! Abraço!

    Ana Paula, obrigado por suas incentivadoras palavras, por sua atenção e tudo mais! Obrigado e abraço!

    Ana editora do Calcinha Fru Fru, obrigado pelo carinho! Já estou indo lá conferir. Abraço!

    Oi Bia! Bom lhe ver novamente! Permitir-me-ei sim. Uma ótima semana e abraço!

    Tânia, sou eu quem agradece por seu sincero comentário. Espero lhe receber aqui novamente, uma vez que não sou um poeta para que fuja de mim, mas apenas um homem comum que gosta de escrever. Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Jeph!

    Obrigada por sua visita ao meu blo de arte!!

    Abraços,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir
  33. Oi, obrigada pela visita e o comentário lindo. Realmente a Sam para mim é mais que uma flor é o meu tesouro.
    Não somos iguais mesmo, talvez o talento do Davi seja mesmo outro e não menos importante, devemos incentivar os nossos filhos a realizar os seus sonhos e ajudá-los nisso, não é? rs
    Bjs! Seus textos são legais, voltarei sempre. Lu

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo texto! Além do Rodizio de roupa, tenho um blog chamado Cantinho da Má (http://marcellalobo.blogspot.com/) onde escrevo também. Apareça!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  35. Olá, Jefh, amei sua visitinha no meu brecho-blog, e sempre gostei muito de ler e, principalmente de escrever,....versos, poemas,poesias...quando me dou conta já estou rimando, enquadrando em blocos , e por aí..."mas, sem coragem ..
    medo, pura bobagem...
    guardo tudo pra mim.
    Minha vida tão aberta!?...
    só pra pessoa certa,
    desculpa, mas sou assim."
    Saiu agora enquanto estava digitando pra vc.
    tenha certeza que estarei sempre por aqui, adorei seus textos!!!!
    Bjinhossss(abraços, senão meu marido me esfola...kkkk)
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Querido poeta

    Parabens pela riqueza como tratas o cotidiano
    Seu blog é um dos mais valiosos presentes que ganho apartir de agora
    Espero sua visita tambem no meu espaço

    bjos

    Ceição Bentes

    ResponderExcluir
  37. Adorei o comentário em meu blog, é bom saber que existem pessoas que acreditam que apesar de muitos blogs femininos falarem de coisas sem valor "intelectual", do tipo batons entre outras coisinhas, nós também somos apaixonadas por leitura.
    E seu blog é maravilhoso, com certeza ele fará com que muitas outras pessoas se entreguem ao fantástico mundo da leitura!

    A partir de agora minha presença é garantida por aqui! Até mais!

    ResponderExcluir
  38. Seus contos circunstanciais nos levam além, apesar de falarem do cotidiano. O olhar sempre faz a diferença na hora de escrever. A poesia está sempre mesmo nos simples detalhes da vida.

    Gostei muito mesmo!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite meu querido.
    beijokas.

    ResponderExcluir
  40. Jefhcardoso
    Adoro, amo a Clinique por me faz sentir bem, fresca, mimada e mais bonita…
    E tu já experimentaste produtos da Clinique? Também há para homem… Quem sabe não te inspiram mais um pouco, para os teus contos…
    Em relação a literatura, adoro. O que seria de mim sem ler?
    Então deixo-te aqui alguns dos meus livros favoritos, que aconselho vivamente toda a gente a ler, em vez de andarem a ler Paulo Coelho e Stefan King, como agora se usa:

    Ensaio sobre a cegueira – José Saramago
    Spunik, meu amor - Haruki Murakami
    Gabriela Cravo e Canela – Jorge Amado
    Casa dos Espíritos – Isabel Allende
    O nome da Rosa – Humberto Eco
    A Colmeia – Camilo José Cella
    Orgulho e Perconceito – Jane Austin
    Novos Contos da Montanha – Miguel Torga

    Certamente, que o nosso Munda se modifica quando se lê estes livros…

    ResponderExcluir
  41. Andrea Guim, seu blog é lindo! Parabéns! Abraço!

    Louise, o Davi possui talentos diversos, é uma das pessoas mais talentosas que já conheci, desenha como um virtuoso, é um exímio praticante de artes marciais aos 9 anos, e escreve divinamente, é um poeta mirim; mas a Ana fotografa muito bem, e possui um talento especial para mímicas e expressões corporais. São meus mestres inspiradores para tudo que faço. Como o assunto era fotografia... (sorrio)
    Seus textos também são legais, voltarei sempre.
    Abraço : Jefhcardoso

    Marcella Lobo, obrigado pela visita e pelo atraente convite. Irei sim. Abraço!

    Beth Mello, não perca tempo. Todos estão compartilhando os versos que brotam na alma. Nunca foi tão comum alguém abrir-se para o mundo em poesias.
    Estarei aguardando a estréia de seu blog de poesias. (sorrio). Abraço e sucesso com seu brecho-blog!

    Conceição, que lindo seu comentário. Isso me emociona. Irei sim. Com todo prazer. Abraço!

    Jú Vasconcelos, muito obrigado! Suas palavras são doces e incentivadoras. As moças que cultuam a beleza também cuidam da cultura e são ótimas leitoras e comentaristas. Ninguém se dedica a um único assunto nos tempos atuais. Eu por exemplo sou fisioterapeuta. (sorrio). Abraço!

    Lara Amaral, que bom que gostou! Espero lhe ver por aqui muitas outras vezes. Abraço e obrigado!

    Bia Carvalho, esse blog parece bem interessante. Visitarei sim. Abraço e obrigado pelo cuidado em avisar-me. Abraço!

    Pérola, boa noite! (sorrio)

    Clara, provarei os produtos com certeza. (sorrio). Linda a sua lista e quanto aos comercias... eles possuem o seu valor. Tudo é momento. Hoje não os leio por gostar de outros, porém já li, e na época gostei. Não vou negar. Obrigado por seu ótimo comentário e abraço!

    ResponderExcluir
  42. Olá...
    Vc me pediu para add, e cá estou eu add e lendo!!!
    Posso falar que amei este conto em particular???
    Não sei se vc mesmo percebeu que ve impõe um certo ritmo na narração, e de repente, esse ritimo é calado junto com o ultimo suspiro (aliviado) do João...
    Perfeito... um gosto de "queria mais"...

    armariodeboneca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Armário de Boneca, percebi sim. Percebi tudo o que falou. Eu também gostei muito deste conto que fiz. Fico feliz que tenha lhe agradado. Conto com sua presença e comentários. Obrigado e abraço!
    Obs. Seu perfil não está ativado, desculpe não lhe chamar por seu nome.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, Jefh, recebi sua visita em meu blog Central da Poesia, pelo que agradeço. Vim conhecer teus trabalhos e me deparo com belos contos. Será um prazer acompanhá-lo.
    Abs., Miguel-

    ResponderExcluir
  45. Miguel Eduardo, boa noite! Fiquei muito feliz por você ter vindo e mais ainda por ter gostado de meus contos. Deixo aqui um forte abraço e o meu agradecimento pelo apoio ao meu blog.
    Que seja ótima a sua semana, com muita poesia e histórias; memoráveis histórias!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  46. Nossa, meu...seus textos são magnificos..Gostei muito mesmo. Posso voltar? Abração

    ResponderExcluir
  47. Petro, obrigado por seu generoso comentário. A casa é sua, amigo. Sou mais feliz a cada vez que sou lido e comentado. Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  48. Olá!
    Há dias eu estou ensainado para vir até aqui e conhecer seu blog, afinal, você passou lá no meu (um dos meus), o Entre Outras Atividades.
    Antes de qualquer coisa, obrigada pela visita e pelo comentário.
    Agora, vamos aos fatos:
    Sou Andréa, também de 74, e li vários de seus textos (enquanto eu devia estar trabalhando, mas tudo bem, já está quase na hora de ir embora). Porém, esse me tocou muito. Demais mesmo.
    Perdi alguém muito importante logo no início desse ano. Alguém que, como o seu personagem, também cansou e deu seu suspiro final.
    Também ouvi Coldplay até dizer chega naquele dia e nos outros que se seguiram.
    E justamente como na música The Scientist, posso te dizer com a absoluta certeza "noboby said it was easy".
    Beijo grande (e muito emocionado mesmo por conta das memórias), parabéns pelo blog e obrigada pela visita,

    Andréa

    PS: dá uma olhada no meu outro blog, o Don´t Wait too Long: http://andreamdiniz.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c