Pular para o conteúdo principal

O Jardim da Morte

A Morte estava em seu imenso jardim a podar algumas roseiras, a aparar alguns arbustos, a arrancar algumas ervas daninhas, quando, bem ao auto da imensa estufa de jardinagem, veio o som do alto-falante a chamar-lhe para atender a uma ocorrência; e que ela sempre estava de plantão; vivia de plantão. Como em todas às vezes o chamado era urgente. Ela já sabia que aquilo ocorreria, estava de sobre aviso, e sua experiência profissional lhe permitia prever com certa antecedência o momento em que um cliente precisaria de seus serviços. Partiu veloz. Passou por toda parentela que se encontrava a porta do quarto hospitalar do pobre ancião agonizante. Colocou-se lado a lado com os que se encontravam junto do velho a beira do leito. Alguns a sentiram romper ao passar. Sentiram uma espécie calafrio que percorrera num segundo dos pés a cabeça, ou vice-versa. Outros dizem ter sentido algo estranho, como um mau presságio, uma coisa ruim ou algo assim. O fato é que ela veio. Se se demorou a chegar, se chegou rápido demais, nada disso tinha relevância. Na exata hora em que era para ela ali estar, ali ela estava. Nem uma fração mínima de segundo fora do que estava previsto no grande livro da vida. Ao chegar deparou-se com o ancião a lutar intensamente para deixar as dependências da carne. Era uma gemência sem pausa, uma respiração dificílima, agônica. Fadigado de tanto tentar desgarrar-se da aparência que conhecia por ser seu ser, sentiu enorme alívio ao ver que a conceituada e infalível profissional do ramo havia chegado. Ao aproximar-se do homem, ela lhe tocou nas feridas interiores com sua vasta experiência; coisa acumulada desde o primeiro protozoário que partiu, até o presente momento em que se encontrava ali naquele quarto de hospital. Arrancou o homem de sua carcaça como quem retira uma carta de um envelope. Pediu-lhe que aguardasse num canto do quarto que as outras providências já estavam encaminhadas e partiu. Retornou para o seu jardim. Mas é claro que o sabor da manhã já havia mudado devido à interrupção do desfrute daquele dia ensolarado. Dizia ela, em sua intimidade, que a manhã é como o café, se não é tomada toda de uma vez, do início ao fim, ela fica fria e perde o aroma e o sabor. Pensando dessa maneira, é claro que não era uma senhora muito bem humorada com seu ofício, de bem com a vida por assim dizer. Ela continuou suas podas.

*

Obs. Este texto foi originalmente produzido e postado por mim, em meu blog, no dia 17.01.09. Achei que seria válido retomar a idéia, e numa releitura acabei reeditando e modificando algumas coisas (inclusive o título) que fizeram toda diferença para mim. Aos que leram o original eu espero que o apreciem nesta reedição, e aos que não leram espero que gostem como eu gostei.

Comentários

  1. Jefh,

    que texto lindo e realista.

    A morte é assim mesmo...impiedosa, ineperada.

    Gostei muito.

    Parabéns!
    Tenho alguns poemas sobre ela.

    http://labirintosdaalma.blogspot.com/2010/01/hora-da-partida.html



    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Senti calafrios! rs
    Nossa, que texto intenso esse seu. Tira o ar em alguma partes, e dá até uma certa angustia.

    "Dizia ela, em sua intimidade, que as manhãs são como o café, se não é tomada toda de uma vez do início ao fim, elas ficam frias e perdem o aroma e o sabor."

    Lindo isso. Vou guardar comigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá caro Jefh, passando para agradecer sua visita e gentil comentário. Quanto ao registro de poesias, você deve procurar a biblioteca pública de sua cidade e se informar a respeito.
    Há um custo que é cobrado pelas poesias registradas, por isso é bom ter várias reunidas num só bloco para fazer um registro único. Pelo menos no meu caso é assim que funcionou. Acredito que devem existir outras formas de registro de autoria. Espero ter ajudado... Um abraço. Volte sempre !

    ResponderExcluir
  4. Ianê, legal que gostou! Irei ao “labirintos” para ver o que andou falando da velha senhora (sorrio). Abraço e obrigado!

    Priscila, sentiu calafrios? Cuidado! (rindo) Brincadeirinha. Que bom que sentiu tanto e tanto gostou. Obrigado! abraço!

    Paulo, tenso, extremamente lírico? Você sabe agradar, amigo. Muito obrigado. Forte abraço!

    Úrsula, obrigado por sua pronta atenção. Tenho tomado algumas precauções (os públicos em jornais oficiais e guardo as publicações), mas correrei atrás de mais algo. Vai que faço sucesso (sorrio); quem sabe?

    ResponderExcluir
  5. amei o coment lá ... a XIFRUDA é uma BESTA ... ops ... THE BEST ...kkk

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Aí esta você, meu amigo Paulo, seriamente espirituoso. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muito me honrou ter sido chamado de amigo por pessoa que escreve tal Rubem Braga. Embora deva ressaltar que a amizade é algo abstrato e há muito escassa. E... quer saber? Também ando fatigado, mas com este viver que mais parece com o morrer.

    E no mais, não posso ser fatalista, pois o meu tenro humanismo me impediria.

    Valeu, ternura sempre!

    ResponderExcluir
  8. (sorrindo eu respondo) Meu relativamente amigo tenro humanista, Razek Seravhat, muito honrado fiquei eu com o seu cuidado em vir e se expressar, fazendo uso espontâneo de minha casa (blog). Quanto à comparação do estilo de Rubem Braga, fico muito grato, pois sei que este é um Senhor Escritor, pelo que tenho ouvido falar, porém, nada conheço de seu trabalho.
    Forte Abraço, "amigo"!
    Obs. Gostei muito do seu comentário.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jefh! Reflexão e inspiração, sempre. Valeu amigo! Gleidson Melo

    ResponderExcluir
  10. É isso aí, Gleidison. A vida nos inspira então publicamos. Forte abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jefh ,tudo blza!!Bacana o seu blog viu!
    Mto legal os textos!!
    Aproveito pra te convidar a conhecer o meu tb!!
    Abço "procê" e te vejo lá!
    Ahh já estou te seguindo!!Volto aki depois!!
    Té +++!!

    ResponderExcluir
  12. Kênia, comigo está tudo bem. Obrigado!
    Que bom que gostou dos meus textos!
    Abraço “procê” também e obrigado pelo convite para conhecer o seu blog. Será um grande prazer.

    ResponderExcluir
  13. Un saúdo...non concordo en que a historia dea escalofrios... na miña opinion mais ben da unha idea traquila e amigable da morte...como unha parte mais do ciclo da vida

    ResponderExcluir
  14. Olá! Td bem?

    obrigada pela visita! Estou conhecendo seu blog e achei muita coisa linda. É muito poético.

    E esse texto é muito forte, mas doce, sutil, gostei mesmo. Não conheci a versão anterior, mas essa está mais que aprovada, rs.

    bjs!

    ResponderExcluir
  15. boa tarde jefh,
    gostei do texto,,,
    volto mais vezes,,,um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ricelli e Ivo, eu estou bem, obrigado!
    Gostei muito de terem vindo e aprovado o meu texto. Espero tê-los aqui mais vezes.
    Abraço e obrigado!

    Porta Aberta, as minhas portas estarão sempre abertas para sua pessoa (sorrio). Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Ei meu amigo!!!!!!!!!! que saudades suas.
    Bem a morte é aquela quem vem quando menos se espera,mas acredito que ela seja uma porta que se abre, para termos a chance de continuarmos a viver de uma outra maneira.
    Muito lindo seu poema, pois tem a delicadeza de expressar algo tão doloroso, para quem fica ainda por esperar. bjs a ti meu amigo

    ResponderExcluir
  18. Oi (sorrindo)! Senti sua falta. Não devia ficar tanto tempo assim sem dar uma palavrinha nesta casa. Obrigado por chamar lindo o meu poema; isso, vindo de você, para mim é um prêmio. Obrigado por vir e um forte abraço para você!

    ResponderExcluir
  19. A morte sempre me faz refletir... e lendo seu texto senti realidade, mas um certo alivio em sua narrativa, no fato de vc narrar que todas as feridas são arrancadas... a carta sendo tirada do envelope... bela alusão...

    belo texto Jefh. Corrido, solto, sem delongas, realista, lírico, belo, trágico, mas romantico... parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Jefh!

    Do Maria Clara para cá.

    Muito bom seu texto. Falar sobre morte, nos traz uma espécie de esperança no viver.

    Viver bem, morrer em paz!

    Parabéns amigo,

    Abraço

    Mirse

    ResponderExcluir
  21. Bondade sua, Maria Caroline. Muito obrigado por vir! Forte abraço e um bom dia!

    Tati, eu também reflito nas questões da vida, a morte é uma delas. Trabalho em hospital (UTI), lido com estas questões nos meus dias, e a cada dia me é revelado algo da vida. Às vezes escrevo sobre estes aprendizados. Muito obrigado pelo elogioso comentário. Forte abraço e até breve!

    Bom dia, Mirse Maria! Muito obrigado por vir e me felicitar pelo texto! Seja muito bem vinda nesta casa. Espero que retorne sempre que tiver vontade. Será um prazer lhe ver por aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oii Jefh!
    Obrigada pelo seu coments fofo lá no Garotas.
    Espero te ver sempre por lá!!
    Oh só falta vc seguir a gente,afinal um opinião masculina no nosso mundinho feminino é sempre bem vinda!!kkkk

    Inté!!

    ResponderExcluir
  23. Pois é meu caro Jef...Abro espaço sim a exposição...o texto é este mesmo? O Jardim da Morte? Irei lê-lo com td certeza...

    Bem, sobre o incêndio...foi algo muito estranho...um garoto deixou cair uns produtos dentro do clorofórmio onde estávam uns restos humano ae pegou fogo...o laboratório dois...o incêndio foi pequeno e sem muitas perdas...mas na ala da zootecnia foi pior...pq várias pesquisas se perderam por conta das quedas de energia...ahahh...

    Bem, acho o seu blog magnífico...continue assim...até mais...

    ResponderExcluir
  24. Kênia, agradeço o seu carinho e atenderei ao seu convite; darei os meus pitacos por lá (sorrio). Muito obrigado e abraço!

    Sim Kim, o texto ao qual lhe convidei é este, mas fique à vontade para ler todo e qualquer. Lamentável o incidente. Quanta perda!
    Obrigado pelo magnífico. Fico honrado. Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  25. Peço Desculpas a você por minha ausência, pois tenho trabalhado muito, além de postar meus videos no youtube, depois se quiseres fazer uma visita em meu canla irei adorar amigo querido.
    Obrigada por seu carinhoe atenção para comigo.Agradeço a sua amizade a Deus pois te-la para mim é um premio( para fraseando você)Bjs Lu

    ResponderExcluir
  26. Sou eu quem agradece a Deus, Luciana (sorrio), por sua carinhosa amizade! Venha quando puder. Será sempre muito bem vinda aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pela visita em meu blog>

    "Morte" - Indecifrável
    Estamos aqui só de passagem, temos que dar o melhor de nós, viver cada segundo como se fosse o último.

    Abraços
    Mariah

    ResponderExcluir
  28. É isso, Mariah. Viver intensamente, com sabedoria. Sou eu quem lhe agradece pela visita. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns , consegue retratar como poucos sua sensibilidade na escrita... Inté.

    ResponderExcluir
  30. Obrigado a “A Cúpula das Vaidades” que se fez presente. Espero que retorne tantas outras vezes. Abraço e inté!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Muito bom! Vc escreve de modo delicioso!
    Gostei muito! Um grande abraço! E obrigada pela visita ao meu blog: http://historiaspegajosas.blogspot.com
    abraços!

    ResponderExcluir
  32. O que posso dizer do seu texto??
    É espetacular e intenso!!
    Textos desse tipo fazem meu gênero.
    Você escreve muito bem, está de parabéns!
    Sou blog é TOP!
    ^^
    Abraços,fui.

    ResponderExcluir
  33. Maga Macaca, muito obrigado! Você é muito gentil e generosa. Abraço!

    Obrigado Flávia! Beijo pra ti também!

    Raphael, muito obrigado, cara. Espero lhe ver sempre comentando com essa força por aqui. Abração!

    ResponderExcluir
  34. HUM BEM INTERESSANTE SUAS PALAVRAS E UM VOCABULÁRIO RIQUÍSSIMO ...ESTÁS DE PARABÉNS ABRAÇÃO AMIGO!!! SORTE PRA VC EM SUA VIDA OK?QUE CONTINUES SEMPRE SUAS METAS HEHEHHE BJO

    ResponderExcluir
  35. Conxita, obrigado por seu gentil comentário, amigo. Desejo o mesmo a você. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  36. Eu lembro q estive por aqui e comentei sobre esse texto.Ué,cade o meu comentário?
    Bem, falando da frieza da mulher.Deixe- me ver,se lermos com sabedoria,creio q a frieza ñ é contida por natureza própria o fato é que por estar no ramo a tanto tempo já se acostumou com pessoas partindo deste plano p/o outro, o q se tornou para a senhora um fato normal.Isso ñ quer dizer q necessáriamente ela ñ sinta nada,provavelmente sua dores estão contidas naquele jardim, onde lá, ela pode expressar os seus verdadeiros sentimentos.
    Acertei?
    Tomara rs.
    Parabéns pela postagem eu gostei demais,ao menos eu refleti, mesmo q ñ tenha chegado no contexto real da coisa rs.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  37. Nossa!nunca li algo lindo assim sobre a morte.
    Gostei muito do blog, estou devolvendo a visita,
    já estou seguindo seu blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  38. Michele, muito obrigado. Este é um texto que tem me dado muita alegria “de certa forma”. (sorrio). Gosto muito dele. Abraço!

    ResponderExcluir
  39. Olá Jefh, obrigada pela visita. Vim conhecer seu cantinho e comecei por esse texto cujo título me chamou atenção, gostei muito, parabéns! Quando tiver tempo volto para ler o resto. Quanto à sua pergunta: será que as moças vaidosas curtem literatura? Não sei se todas, mas eu gosto, só sinto não ter tempo suficiente para ler tudo que gostaria e tbm escrever, pois tenho um cantinho que anda abandonado, mas é lá que expresso meus sentimentos, quando quiser visitar é: www.oparaisodoamor.blogspot.com
    Bjobjo e ótimo fim de semana;)

    ResponderExcluir
  40. Celina, obrigado pela visita, obrigado pelo convite. Muito obrigado. Não deixe o seu gosto pela escrita adormecido. Dê asas para as palavras e elas voaram com você. Abraço!

    ResponderExcluir
  41. Pérola, desculpe por responder tão atrasado. Não sei o que houve. Quanto a sua leitura foi perfeita. Existe tudo que o texto lhe disse. Obrigado pela atenção e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  42. Adorei o texto,faz de um ato tão natural ser
    vinculado ao nosso meio sem problemas e frustrações.Pois o ser humano sabe que um dia em algum momento seu coração,sua mente pode não estar mais ali em comunhão com o mundo carnal,é quando chega a morte. Morte que com esse texto torna-se uma reflexão diária para aos quais dormem de olhos abertos com medo que ela chegue.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  43. Olá Jefh, tudo bem?
    Adoreio o conto. Vc abordou o tema, que não é nada agradável de maneira leve, sem aquele peso todo que o tema carrega.
    Me fez lembrar o filme Encontro Marcado, com Antony Hoppins e Brad Pitt.( aquele Feio ) rs
    Mais uma vez parabéns pelo seu talento!!

    Um beijo..

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  44. Me senti vivendo os meus 33 anos na área da saúde, quantas vezes assisti esse "filme", mas continuo com uma dúvida. É a morte que se apodera da carne ou a vida que escapa aos poucos?Muitos tecidos permanecem vivos, enquanto a alma já se foi...

    ResponderExcluir
  45. nossa gostei muito,to ate me sentindo mas alegre.
    gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir
  46. Parabéns,adorei o texto.Há pessoal que visita esse adoravel blog visitem o meu:http://teenafaze.blogspot.com.br/ Obrigada bjos.

    ResponderExcluir
  47. Amei seu blog também , e os textos são maravilhosos! Beijos! :))

    ResponderExcluir
  48. Adorei...deu até pra sentir esta dama rabugenta e inevitável rondando a minha pessoa...eu que igual ao ancião reluto em deixar este macação de carne que aprecio tanto e acho que serve tão bem a mim...rsrs. um abraço Tina Coelho

    ResponderExcluir
  49. Simplesmente intenso! Amei seu blog também, já faz mais de uma hora que eu estou lendo aqui.Voltarei sempre! Parabéns!

    ResponderExcluir
  50. Adorei este texto tão intenso sobre um tema delicado e a maneira como escreve através de comparações e metáforas. Magnífico.

    ResponderExcluir
  51. Jefh, Com poucas palavras você escreve um texto que mexe com todos. Parabéns e continue sendo esse grande escritor que você é!

    ResponderExcluir
  52. Lindas palavras! me identifiquei muito com seu texto. Um abraço Samanta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c