Pular para o conteúdo principal

Quem leu, recorde/Quem não leu, leia.



A ansiosa solicitude pela vida.

Dois grandes amigos conversavam enquanto o mais jovem, ansioso por se tratar de sua estréia, se preparava para apresentar-se a uma imensa platéia; o mais velho, experiente senhor de cerimônias, lhe orienta: _Vá meu filho, estão todos à sua espera, e com grande euforia. Todos querem lhe conhecer, por tanto, ande, e não seja tão tímido, tem gente que há meses espera para ver a sua cara. _Sim, mas... você tem certeza que ele já foi embora pare que eu possa entrar? _Não; ele lhe espera, mas você entrando ele vai embora, vocês vão cruzar-se na porta, se verão apenas nesta hora: olhe, olhe, ele esta se aproximando, entre e vê se não enrola: vamos, como é, não vá amarelar! _Não se trata disso, é que, bateu... “tipo” um friozinho na barriga; estou ouvindo um barulho imenso, uma arruaça: o sujeito, pelo visto, fez grande sucesso! Olhe o tamanho da festa de despedida que estão fazendo para ele! _Meu Deus, como você é ingênuo! Essa festa é sua, amigo, pois a dele foi ao chegar; na verdade pouca gente agradece quando vocês saem. _Me parece meio ingrato isso! _Mas se faz parte da profissão, o que se ha de fazer? E ande logo, que ele está parado à porta, lhe esperando para poder ir embora e lhe ceder o lugar. _Eu não sei se estou pronto de fato; meu coração esta disparado, é muita adrenalina, minhas pernas estão feito borracha; Toda essa gente! _Tem certeza que os mais amigos dele não vão virar-me à cara? _Disso eu não falo nada, afinal, cada qual tem seu jeito de encarar mudanças, mas isso também não é problema seu; você não pode fazer nada além do seu papel, que é entrar e correr. _Sabe, enquanto estávamos lá dentro, eu pensava: “Teve colega que entrou e tomou uma tremenda vaia, vai que não vão com a minha cara”. _Isso acontece, cada um vive o seu momento, há gente passando por tudo nesse mundo, há quem se mate por uma faixa de tecido branco e muito fino, mas a você cabe o seu papel na história e chega dessa conversa, está todo mundo lhe esperando para mudar tudo. _Aí, não falei! _ Está na cara que vai dar errado; afinal, eu não venho para mudar nada, quem tem que mudar não sou eu, mas sim eles; neles é que ha um monte de pendências. _Você tem razão, não nego, mas se você atrasa na entrada sou eu quem fica encrencado, tem gente que já tomou umas a mais e está começando a dar trabalho, assim, a festa pode terminar em confusão e tragédia, por tanto, é melhor você entrar logo. _Pronto, mais um motivo para que eu não atravesse àquela porta; com bêbado eu não trato, se começa assim, já começa tudo errado. O senhor de cerimônias, percebendo que o jovem estava mesmo muito receoso com aquela estréia, temeu pelo andamento da festividade, intuiu que o principal convidado, a atração maior da noite, estava ao ponto de voltar para traz; foi quando na filosofia encontrou o argumento que faltava. _Meu jovem, não se preocupe, tenho tudo sob controle; preparei um discurso que esclarecerá essa gente que lhe espera. O Senhor de cerimônias apanhou uma folha de papel e, após pigarrear, a fim de angariar a atenção de todos, iniciou um breve discurso: _Amigos, por favor! _ Um minuto de vossa atenção; antes que o grande convidado entre quero participar-lhes de umas palavras, creio serem propícias; gostaria que refletissem sobre elas, quem as disse marcou-me muito, é um grande sábio, o maior que conheço. E assim o mestre de cerimônias seguiu com seu discurso: “...não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em seleiros; contudo, vosso pai celeste as sustenta. Por ventura, não valei vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: com o que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”(Mt 06: 25-34) O senhor de cerimônias, chamado “Tempo”, preparou com seu discurso a entrada do seu jovem amigo estreante “2010”. Este, após ver todos receberem a mensagem, ficou tranqüilo, entrou e começou a correr confiante que todos haviam capitado que: o futuro a Deus pertence, as mudanças estão dentro de cada um que se proponha a realizá-las e ao ano só confere passar.
*
Obs. A exemplo do texto natalino estarei oferecendo este texto, que faz parte de minhas primeiras publicações, como simbolo de meu sincéro desejo de que 2010 seja o ano de nossas maiores vitórias.
Abraço: Jefhcardoso.

Comentários

  1. Bom dia!!!!
    É com muita alegria q venho aqui para divulgar meu livro.
    O site está bem simples, mas é de coração. Entre e conheça um pouco do meu filhote, é para adolescentes... Espero q goste!
    Beijos e um Feliz 2010 p vc e toda sua família.
    Acesse: http://sites.google.com/site/escritorjoeliton/

    ResponderExcluir
  2. O livro ta no meu blog... Clica na capa para entrar no site... O nome é: REALIZANDO MEU SONHO... ou vc pode entrar num site q eu criei pra ele. Copie esse link e cole para acessar:

    http://sites.google.com/site/escritorjoeliton/

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus... Que texto maravilhoso!!!
    Parabéns... Espero q vc consiga alcançar muita pessoas assim como me alcançou com essas sábias palavras. O final foi surpreendente.

    Continue assim, escrevendo lindos textos.
    Desejo uma ótima semana!
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Parabéns pela iniciativa de criar um livro e os meios para divulgação do mesmo. Obrigado por seu generoso comentário. Espero que volte sempre nesta humilde casa de minhas idéias; é sempre uma honra enorme receber um escritor por aqui.
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  5. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Deus Vivo, e façamos jus ao poder do saber que o Nosso Senhor traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

    ResponderExcluir
  6. Jefh, visitei seu blog e gostei.
    Todos os dias eu do uma vasculhada pelos textos passados e me delicio com essas belezas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c