Pular para o conteúdo principal

Jefhcardoso>>de blog em blog (20.12.2009)


Quem quiser saber no futuro de como foram estes anos que vivemos hoje, terá que ler os blogs dos anônimos (estou rindo agora). Nada contra os blogs dos famosos, porém, estes escrevem dentro dos moldes em que se espera que eles escrevam; a fama certamente lhes tolheu a liberdade na qual nós, anônimos, vivemos.

Detalhes de nossos tempos estão sendo escritos em uma escala jamais imaginada; mais que imagens fotográficas ou filmagens, textos são produzidos aos milhares.

As pessoas dizem: _Hoje estou triste... Ou: _Estou muito feliz... Ou ainda: _Acho isso daquilo, e aquilo daquele...E também: _O vestibular está me enlouquecendo...E: _Eu acredito em...Ou: _Eu não acredito...Dizem também: _Te amo mãe! E também dizem: _Te odeio, fulano, por... Há quem divulgue seus gostos culturais, suas críticas sociais, seu talento, sua arte, sua humanidade, seus medos, seus anceios...
Nunca o ser humano se expôs tanto em toda jovem história da humanidade. São milhares de pessoas pensando e registrando seus pensamentos para quem quiser ver.
Um exemplo de algo agradabilíssimo de ler foi uma carta pessoal que encontrei no (
http://diarioflutuante.blogspot.com/; postagem de 15.12.09), de autoria do jovem que se define por sonhador natural, Thiago Klein, em que escreve uma carta extremamente sensível dedicada a certa musa de sua vida. Outro exemplo de algo que vale grandemente a leitura é o texto em que a Lígia Laginha Loulé (http://trocandoalmas.blogspot.com/; postagem de 27.11.09) faz uma exposição biográfica de Bocage, com direito a poema do mesmo na introdução do texto.

O processo é o mais amplo e variado possível. Por exemplo: ocorre um fato de grande repercussão na mídia, os escritores caseiros (blogueiros) se informam, assimilam, escrevem e aguardam por comentários.
Há postagens sem qualquer comentário, às vezes são varias postagens a fio sem uma resposta sequer, como muitas das minhas, por exemplo, (sorrio); outras recebem apenas um comentário - e são tão legais os comentários - vêem cheios de zelo para mostrar que entenderam o escrito, que gostaram da escrita da pessoa, que gostam da pessoa; isso é fascinante!

É isso. Firmo ser verdadeiro o supracitado e quem visitar os links verá que vale a pena.
Abraço: Jefhcardoso>>de blog em blog.

(Foto de Bocage e fora encontrado no http://catedral.weblog.com.pt)

Comentários

  1. Adorei sua crônica e seu blog em geral!
    Agradeço sua simpática visita ao meu humilde cantinho.
    Abraço,
    Ana Wagner

    ResponderExcluir
  2. Ana, quem agradece sou eu.
    Espero que volte muitas vezes aqui.
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  3. Oi você comentou sobre o texto do meu blog...
    A qual texto você se refere quando comenta de Castro Alves e um humanista espírita?

    abraços e parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por a passadinha em meu blog. tambem te desejo sorte...
    é muito bom ver amigos confiando em nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do teu espaço, colocação perfeita das palavras e idéias.
    Agradeço tua visita e palavras deixadas em meu mundo.
    Desejo que o espirito do Natal esteja presente nas pérolas que aqui deixo, proporcionando um Natal especial e um 2010 com muita luz e paz.
    Com carinho
    Eärwen

    ResponderExcluir
  6. Me referi ao texto intitulado de “Castro Alves” que está datado de 27.10.09: Se fazem longínquos os dias que a tua luz brilhou neste mundo... . Mas,mesmo sem ter vivido tua época gloriosa, posso ainda ouvir tua voz firme e serena, a se perder num chorar naufrago e dolorido em prol da liberdade dos negros cativos... Mas, eterno menino, sei que tu vives.
    Foi esta a postagem que me intrigou (sorrio).
    Abraço: jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  7. Larissa, as respostas se interpuseram, mas tudo bem.
    Sou eu quem lhe agradece por vir e me prestigiar com seu rosto em meu seleto grupo de nobres incentivadores.
    Obrigado e abraço!

    Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  8. Eärwen, obrigado, muito obrigado; e desejo o mesmo a você.
    Tudo de bom!
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o que fala,agora nesta época de Natal chove poesias e textos que falam sobre o dia, dia dos namorados, dia dos pais e das mães, a gente só le textos e mais textos dizendo eu te amo e sou feliz, parece que é só nos dias específicos.
    Mas hoje em dia é quase necessário expor sentimentos em blogs, antigamente escrevíamos cartas a amigos, parece que tinhamos mais amigos reais do que agora, mais pessoas que nos ouvia, hoje escrevemos sentimentos, bradamos dores, queremos ser ouvidos por pessoas que nunca vão nos ver, mas com certeza vão nos entender pq sentem dor tb.Escrever é exorcitar a alma.
    Abraços...Myrian http://almaencantada51.blogspot.com/2009/12/todo-dia-e-um-dia.html

    ResponderExcluir
  10. bom,escrevi esse texto também relembrando algumas psicografias de Castro Alves, como algumas que ele fez sob a pena de Chico Xavier.
    Sou espírita e acredito que em algum lugar do infinito a alma continua...
    Castro Alves segundo os espíritas, seria o mesmo Dirceu de Marília, Tomaz Antônio Gonzaga
    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Belas palavras, Myrian!
    Obrigado por vir.
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  12. Juliana Luiza, obrigado por vir e explicar as razões de seu texto.
    Isso foi muito atencioso de sua parte.
    Obrigado: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  13. Nossa Jehf, eu perdi muita coisa desde a última vez que você atualizou. Fiquei um bom tempo para ler tudo, mas valeu à pena, adorei o que você escreveu sobre os blogs anônimos e sobre os registros literários e emocionais que as pessoas tem feito. Adorei a poesia de Natal! Eu não conhecia! Pouca gente tem escrito sobre o natal, sobre o sentimento (seja ele falso ou não) das tradições de natal. A alguns anos as pessoas ainda "fingiam" gostar do natal, hoje em dia soh tem o caráter comercial mesmo, pelo menos na maioria. Foi bom você resgatar isso.
    Os Textos do Benedito são ótimos, super criativo! Aliás, são maravilhosos! De verdade!
    Fico te devendo uma releitura do "Cobrador", pois estou em atraso desde a terceira ou quarta parte.
    De qualquer forma, deixo aqui meu registro de um feliz natal, que tudo de bom aconteça a você a aqueles que te cercam!
    Grande Abraço!
    Confira a tirinha de natal e a charge da copa do mundo de 2014 no ZEZITO. Provavelmente será a última do ano!
    http://zehcalote.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Agradecido pela passagem em meu blog e a citação no seu. É bom ver gente apreciando o meu trabalho.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Antes tarde do que nunca, Zehcalote.
    Senti a falta de seu bom comentário, amigo. Sabe que é sempre muito bem vindo neste humilde lar.
    Obrigado por suas incentivadoras palavras!
    Desejo-te um feliz Natal também, amigo; para você e todos os seus!
    Irei sim conferir sua tirinha natalina.
    Forte abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  16. Thiago, obrigado por vir.
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  17. bom, acho que é educado iniciar com um 'obrigada pela visita' rs... e obrigada mesmo, não apenas por educação...

    bom, de fato estou no fim (ufa) de uma fase ruim, mas que compartilho ali no meu espaço pq sei que outros tbm podem estar passando.
    gostei muito do seu espaço, ainda não consegui ler muito, mas voltarei para ler com mais calma...

    por enquanto, ficamos por aqui. até.

    ResponderExcluir
  18. Bem, sou eu quem lhe agradece pela atenção.
    Volte com tempo e fique à vontade, comente bastante (sorrio).
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  19. Retribui sua visita ao meu blog e fui muito, muito feliz!!! Sua crônica me fez imaginar como seria o blog de um certo Álvarez de Azevedo (risos), cuja obra só foi reconhecida após sua morte precoce...Pena não ter havido internet no século XIX...
    Parabéns pelo seu blog! Voltarei com frequencia.
    abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá,Gostei do blog. Pretendo voltar...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  21. Realmente Jefh. Estou pensando em escrever algo a esse respeito também. Todos querem escrever, todos querem um instante de atenção (não por carência). Todos querem ser ouvidos. Também gosto de andar por aí, visitando e seguindo aqueles blogs que acho interessante.
    Tenho notado em alguns blogs que apesar da pessoas receber vários comentários elas sequer, volta ao blog para agradecer a visita. Lógico, não precisamos fazer isso sempre, mas, da mesma forma que queremos ser ouvidos precisamos ouvir também. E esse feedaback é muito importante.
    Estou neste universo a pouco tempo e estou adorando. Como é gostoso compartilhar, interagir. Como vc disse, como é gostoso o zelo que muitos demonstram pelos nossos comentários. Isso é estimulante, faz vc querer escrever sempre e melhorar mais e mais.

    Bem, por hoje é só. Depois conversamos mais.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Jef, escrever e compartilhar nossos pensamentos é algo que beira o divino.Nem sempre somos compreendidos e/ou aceitos, mas essa é a maravilhosa diversidade cultural que nos rodeia.Cada qual tem seu papel nesse mundo e que o nosso não passe despercebido.
    A palavra tem o poder de mudar uma vida.

    Vou continuar lendo e escrevendo.
    com carinho,
    Drix

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c