Pular para o conteúdo principal

Quem leu, recorde/Quem não leu, leia.


*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

O Velho Espírito Natalino


Vovô hoje vive um novo momento
Começou com um problema que trouxe uma nova vida
Mas nele, sem dúvida alguma, ainda vive um sonho antigo

Olha só quem vem vindo,
Se não é o bom e velho espírito natalino!
Ele está mesmo velhinho,cansado, mas bem vivo

Lembro-me dele chegando quando eu era menino
Eu esperava presente, mas me alegrava um presentinho
Meus olhos colavam na vitrine
Refletia aquelas maravilhas, todo aquele brilho
Juro que em sonho brinquei com cada um daqueles brinquedinhos

Cresci e me tornei rapazinho
Agora eu trabalhava, dava e recebia presentinhos
Já compreendia até a mensagem do nascimento do Deus Menino
Alegrava-me ver as ruas enfeitadas
Havia muitos eventos com o tema natalino
Canções comoventes, tudo era mágico e festivo
Havia sempre um papai Noel gordinho
Mas na falta destes eles se tornaram bem magrinhos
Mas era o Noel, disso nunca duvido

Casei-me, tive abençoados filhos
Havia festa em minha casa
Esperávamos ansiosos parentes e amigos
Um bom cheiro de comida,
coisa melhor que almoço de domingo
vinha um, vinham tantos, há quanto tempo eu não lhes via!!!
muitas vezes a casa se enchia

O tempo passou e tudo mudou
Dividi com outras famílias os meus queridos filhos
Estes me deram até netinhos
Meus passos é que foram ficando cada vez mais inseguros e lentinhos
Num belo dia, de forma repentina
Surgiu-me um descompasso, um desatino
Uma doença que me transformou novamente em menino
E
só não fui parar num berço por ser grandinho

Voltei a usar fraldas, mas se eu perdia o sono, ninguém me dava colinho
Agora eu era um bebê com mais de sessenta, setenta, enfim, com muitos quilos

Aquela comida que esperava para provar a meia-noite do dia 25,
Não era mais por boca que ela vinha e quando ainda vinha era uma papinha
Assim meu paladar tornou-se esquecido

Neste momento ninguém espere de mim gracinhas, palavras ou passinhos
Sou um bebê nas necessidades, mas na idade sou um velhinho
Não reclamo, pois sei que esta é uma face comum do destino

Mas neste natal estou feliz
Mal posso esperar pelo grande dia
Muitos virão aqui, pois se lembram deste amigo
Abraçarão a mim e aos meus queridos
Minha casa esta enfeitada, tem uma guirlanda, tem umas bolinhas...
Eu vi, eu vi, passar adultos e meninos!
Meus olhos vêem tudo, eu não digo, mas por dentro estou sorrindo

Apesar dos pesares o amor nunca me tem faltado
Não tenho posses, mas sou um homem rico
Recebo tesouros em forma de carinho
Agradeço a todos por cada sorriso
Aos que me inspiraram e aos que me retribuíram
Agradeço a Deus por estes maravilhosos cuidadores
E pelo infalível espírito natalino.

Aos enfermos que estão vivendo a luta pela vida em um leito, e aos seus cuidadores em todas instâncias dentro e fora da esfera familiar: meu feliz Natal!

*

Nos últimos dias, devido à retribuição de minhas visitas, tenho recebido diversas visitas aqui em meu blog, e novos amigos têm vindo e feito contato. Convidei uma pessoa, que aprendo a respeitar e admirar mais e mais a cada dia, para que ela visse um post antigo, um dos primeiros deste blog que teve início no dia 01.01.09.
Motivado pelo comentário muito generoso desta pessoa, a Giselda Nogueira do desassossego.blogspot, eu decidi trazer este post para frente de meu blog.
Caso você decida comentá-lo queira por gentileza dirigir-se ao post original, que data de 02.01.09, bem no início deste blog.

(foto: minha linda Ana guiando o trenó)

Comentários

  1. olá

    venho agradecer a sua visita e desejar tudo de bom para você.

    volte sempre!

    Bea

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tudo de bom para você também.
    voltarei sim.
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  3. Não admira que haja tantas visitas - o blog merece;)

    Vou voltar sempre cá (com mais tempo para ler tudinho, vale a pena!)

    Obrigada*

    ResponderExcluir
  4. Obrigado (sorrio)! Volte sim.
    Abraço: Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Retribuo sua visita, enviando desde Portugal , aquele abraço e o desejo de um santo e Feliz Natal.

    __
    GW

    ResponderExcluir
  6. Obrigado e um grande abraço para você também, GeneralGW!

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Parabéns pelo blog, dá pra ver que foi feito com muito carinho!! Obrigada pela visita e volte sempre! Aproveito pra desejar um feliz natal e um próspero ano novo!! Abracos!!!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que veio! Sim, há todo carinho nele.
    Tudo de melhor para você também!
    Abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  9. Camilla, espero receber-lhe outras vezes mais.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigo, passando aqui para ler, aprender e recordar/refletindo ou refletir/recordando...
    Procurei novo texto, não encontrei, então fui clicando e percebi que já li "quase" todo blog (sorrio)... Jefh, também já comentei esse texto (em outra data), mas como se aproxima mais uma vez o dia do aniversário do QUERIDO AMIGO JESUS (data que foi escolhida sabemos), fiquei aqui lendo e observando o quanto do dia a dia você descreve nesta mensagem... Ah! O Velho Espírito Natalino... Com certeza nestes instantes, mais ainda, nos voltamos para o "compartilhar", para o amor... Para viver JESUS em pletinude! Grande abraço amigo e, feliz fim de semana junto aos seus amados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c