Pular para o conteúdo principal

CARTAS A TAS (55 de 60) - NA TERRA BATIDA DA CADEIA



Ituverava, 18 de outubro de 2009

Cocão, meu velho, o que poucas pessoas sabem é de sua aptidão para o esporte bretão, que arrasta multidões por toda extensão continental de nosso Brasil a fora.

Certo é que, fora um verdadeiro demônio com a bola nos pés, meu amigo. 


Em outra carta, uma de número 19, cheguei a mencionar sua habilidade para conduzir a gorduchinha no campo das memoráveis peladas, velhaco. Sócrates nunca admitiu, mas foi com você que o doutor Magrão aprendeu a valer-se do calcanhar para ludibriar os adversários.


Você, seu matreito, possuía um bom chute de direita, mas era com a perninha esquerda, torta e forrada de densos furúnculos, alguns já adormecidos e outros plenamente ativos, perna forrada de perebas sobre perebas e banhada em pus,  que impunha o mais pleno terror aos goleiros de nossa época. Eles tremiam nas bases com seus potentes chutes a qualquer distância que fosse do gol. Era imprevisível o seu arremate, brejeiro. Com o semblante fechado, a cara contorcida em ódio, a arcada inferior projetada à frente e com os incisivos da base à mostra, punhos serrados, lá vinha o golpe furioso. A bola zunia. Infeliz do goleiro que cometesse a imprudência de interpor-se entre o gol e sua trajetória.


Lembra daquela ocasião em que derrubou o travessão com uma bolada violentíssima, quando jogávamos contra o time do Bicão? O goleiro, Pipão, tem problemas para lembrar fatos mais antigos e até os do dia de hoje. Ficou, por assim dizer, meio desmemoriado, lerdo, aéreo e fora de área, às vezes.


Mas a recordação que ficou mais viva em minha mente foi daquele jogo em que recebíamos o time da Vila São Jorge para disputar um mini torneio que o locutor Argemirão havia organizado para a molecada. As canelinhas finas chispavam umas contra as outras em meio à névoa que se erguia no campão de terra batida da antiga cadeia. Das celas, estendiam-se as mãos dos presidiários, que se divertiam fazendo movimentos a fim de aterrorizar os meninos mais medrosos, como eu, no caso.


A partida caminhava para seu final. Vencíamos por 2X1, resultado que nos tornaria campeões; lembra? O jogo estava muito disputado. O time da vila não parava de dar sufoco. Foi então que o treinador, sr. Diorgenes, chamou-lhe a um canto para conversar. No lance seguinte, já no campo do adversário, você correu para a bola e deu uma bicuda que a lançou para o lado de fora da cadeia; já havíamos usado esta estratégia por diversas vezes como recurso de finalizar a partida enquanto o placar ainda nos fosse favorável.


Você, Cocão, propôs-se a apanhar a bola e saiu em disparada rumo a rua José Sandoval. Apanhou a bola, precipitou-se para dentro de um bueiro e saiu apenas quando lhe avisamos que o time adversário havia desistido de esperar o retorno da única bola do jogo. Isso ocorreu quatro horas depois da sua bicuda. Foste um herói naquele dia como em tantos outros.


Comemoramos à grande. Tomamos muita guaraná maçã com pururuca artificial por conta do treinador sr. Diorgenes, lá na venda do seu Tóti Custório. Bons tempos aqueles! Bela jogada, parceiro!

Comentários

  1. eeee jefersommmmm cumpriu seu sonho..heheheheh mais vc ja ta qze igual a ele....calvo e escritor...hehehhehe abraço

    ResponderExcluir
  2. Heinnnn, amigo, que chic, do lado de uma celebridade... E olha que eu estou falando com o Tas... rsrssrssrsr.... Não, agora é sério, Jeferson, ficou legal a foto, e o blog tá show! Abrassss, me add no msn, depois te passo, ok?! Até mais!!! Wellington (TOM GALEGO)

    ResponderExcluir
  3. Eh Dr Jeferson , foi o presente do dia do Fisioterapeuta!!!! virou celebridade , ou melhor nos contos da vida e tanto no seu trabalho profissional és uma celebridade !!!Adorei a Foto , fiquei feliz por vc e o Blog está de Parabens !!!
    um abraço !!!

    ResponderExcluir
  4. E a Jeferson ficou legal a foto em hehehe agora tem q escrever uns contos pra nos!!! haha abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c