Pular para o conteúdo principal

Cartas a Tás (59 de 60) "O Meio"



Ituverava, 21 de outubro de 2009.
O desafio ao qual me propus não foi qualquer coisinha que se faça em um final de semana, eram 60 textos e mais de 60 fotos.
Como sabe, Cocão, sou pai de família, sou um profissional liberal com uma carga horária que dura o período em que se vê a luz do dia até o cair das primeiras trevas noturnas, e meu trabalho, apesar de eu gostar, não é bolinho; inicio o dia dentro de uma unidade de terapia intensiva e no restante do tempo visito as famílias ituveravenses com o propósito de levar qualidade de vida, com as minhas mãos e conhecimento, aos seus entes enfermos.
O que me resta de tempo não é algo que se diga: “como este sujeito possui tempo!”
Mas é isso, desafio é desafio. Tive meus percalços, andei meio abandonado por alguns dias, esquecido pelos amigos, mas para minha surpresa angariei leitores. Você crê, amigo? Hoje tenho mais de 2100 visualizações contabilizadas a partir do dia 20 de maio de 2009, ocasião em que instalei a ferramenta que registra as visitas ao meu blog. É bem verdade que não são comentaristas meus visitantes, mas são leitores.
Durante este período em que escrevi as cartas conheci diversas pessoas fantásticas, que me motivaram grandemente através de seus ensinamentos espontâneos nas situações mais corriqueiras.
Dona Lucília Junqueira, detentora de um prêmio Jabuti, disse-me: “Você leva jeito para a escrita, rapaz.”
Galeno Amorin, fantástico jornalista que possui um trabalho visceral para a leitura em nosso país, é ele o coordenador do maior estudo de comportamento leitor da população brasileira, parafraseando alguém, que não lhe ocorreu o nome na ocasião, disse-me: “Não somos nós que escolhemos a arte, mas ela é quem nos escolhe”. Decorridos alguns dias Galeno ainda me enviou um e-mail perguntando: “Como está comercializando seus textos?”. Ao que pensei: “Quem me dera!”
Um amigo meu, o Dedé da Santa Casa, também me ajudou muito; foi quem me abriu os olhos para o grande alcance de comunicação das imagens em contraposição aos textos, ele disse-me: “Uma imagem pode falar por mil palavras.” E foi após isso que decidi valer-me de minha modesta câmera amadora para ilustrar meus textos com as fotos de nossa cidade, conterrâneo.
Em fim, ficaria aqui por muitas horas rendendo agradecimentos a várias pessoas que de algum modo contribuíram para meu ânimo e aperfeiçoamento de meu projeto.
Longo caminho, porém, repleto de fantásticos amigos, boa caminhada (riso).

Comentários

  1. Em uma mescla de comentarista e escritor, o blog foi o meu primeiro grande achado quando comecei a me aventurar pelo mundo da literatura na internet. Com um estilo descontraído, mas com análises criteriosas quando necessário, encontramos no blog curiosidades em geral, ferramentas e indicações úteis para leitura na internet e claro, algumas opiniões quase filosóficas deste escritor amante da cultura de nossa cidade.

    Parabéns pelas fantásticas junções entre palavras..

    Ass.. Dedé

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo
    Como diria Jô Soares que certa vez fora entrevistado no programa Roda Viva da TV Cultura à respeito do seu livro "O Xangô de Baker Street" e Boris Casoy que estava na bancada perguntou-lhe que horas que ele escrevia o livro devido à grande atribuições do mesmo então ele respondeu:
    Boris... a gente só não tem tempo para aquilo que a gente não está com vontade de fazer... quando a criança está brincando ela não quer comer, não quer tomar banho porque brincar é o mais importante então eu levantava de madrugada e pensava... é nao vai dar para esperar até amanhã vou ter que levantar e ir lá mudar aquela frase agora...
    Carpe Diem amigo, vai fundo
    Abraço Étore

    ResponderExcluir
  3. Bem diz a sabedoria popular: "Quem quer arranja tempo, quem não quer arranja desculpa".
    Parabéns pala foto com Tás (sou fã), pelos comentários renomados e pelos prosaicos a cerca de seus escritos, de seu talento, parabéns pelos contatos, amizades, reconhecimento, pelo amor e apoio de sua companheira. E ainda que nada disso houvesse acontecido: mtos acesso, contatos e elogios, escrever, registrar, compartilhar seus pensamentos, devaneios, opiniões, realismos e romantismo já é de grande valia.
    Obrigada pela vista em meu blog e pelo coment.
    Sucesso, renovação das folhas nos outonos, fortalecimento nos invernos, florescer nas primaveras, lumiar nos verões.
    “O arvoredo mais corpado já foi uma humilde semente.” Lilinha Fernandes

    Tina Couto
    http://blogdtina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. É isso que o autor espera de você, leitor.

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas a Tás (20 de 60)

Ituverava, 30 de junho de 2009 Aqui estamos, Tás. Eu e essa simpatia que é Lucília Junqueira de Almeida Prado, autora de mais de 65 livros publicados, capaz de recitar poemas de sua autoria compostos com cantigas de roça, bem como poemas de Cora Coralina, feito uma menina sobre o palco. Estive novamente na feira do livro, engoli meu orgulho de vez e abracei a causa. Fui lá não para vingar-me, com críticas sobre o fabuloso evento, nutridas por minha derrota no prêmio Cora Coralina, mas sim, para divulgar a campanha Cartas a Tás, que agora ganhou um slogan; “Restitua a cidadania do menino encardido que ficou famoso e apátrida”. Tás, você é de Ituverava e Ituverava é sua, irmão. Espero que aprove, meu mestre, pois para servir nesta batalha tive que ser um bom perdedor. E não é bom perder, isso aprendemos nos primeiros anos de existência, acho até que já nascemos com este instinto, pois quando uma criança toma por força algum objeto que por ventura esteja em nossa posse, qual menino não se

O Verbo Blogar

O Blog, á nossa maneira, á maneira do blogueiro amador, blogueiro por amor, não dá dinheiro; mas dá prazer. Isso sim. Quando bem trabalhado dá muito prazer. Quando elaboramos uma postagem nos percorre os sentidos uma onda de alegria. Somos tomados por uma euforia pueril. Tornamo-nos escritores ou escritoras que “parem” seus filhos; tornamo-nos editores; ou produtores; ou mesmo jornalistas, ainda que não o sejamos; tornamo-nos poetas e poetisas; contistas e cronistas; romancistas; críticos até. Queremos compartilhar o quanto antes aquilo que criamos. Criar é uma parte deliciosa do “blogar”; e blogar é a expressão máxima da democratização literária – e os profissionais que não façam caretas, pois, se somarmos todos os leitores de blog que há por aí divididos fraternalmente entre os milhões de blogs espalhados pelo grande mundo virtual, teremos mais leitores que Dan Brown e muitos clássicos adormecidos sob muitos quilos de poeira. Postar é tudo de bom! Quando recebemos comentários o praze

O Cavaleiro Da Triste Figura

Há algum tempo que conheci um descendente do Cavaleiro da Triste Figura. Certamente que era da família dos Quesada ou Quijada; sem dúvida que o era; se rijo de compleição, naquele momento, como fora seu ancestral, eu duvido; porém, certo que era seco de carnes, enxuto de rosto e triste; e como era triste a figura daquele cavaleiro que conhecí! Parecia imensamente distante dos dias de andanças, de aventuras e de bravuras; se é que algum dia honrou a tradição do legado do tio da Mancha. Assemelhava-se a perfeita imagem que se possa configurar do fim. O homem contava mais de 80 anos por aquela ocasião. Era um tipo longilíneo, de braços, pernas e tórax compridos, tal qual me pareceu e ficou gravada das gravuras a figura do Cavaleiro da Triste Figura. Seu rosto longo, de tão retas e verticais as linhas, parecia ter sido esculpido em madeira, entalhado. Um nariz longo descendo do meio de uns olhos pequenos postos sob umas sobrancelhas caídas e ralas, dando aí o ar de grande tristeza que me c